Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


Notícia
Escolas de Votorantim aderem à campanha de recolhimento de pilhas e baterias  - 25/06/2012 08:50:52

Ação acontece em 12 escolas da rede municipal; objetivo é conscientizar a comunidade escolar para o descarte correto do material, evitando riscos à saúde e ao meio ambiente.

As pilhas e baterias usadas em aparelhos eletroeletrônicos são um grande fator de risco à saúde pública e ao meio ambiente quando descartadas de maneira incorreta, pois carregam metais tóxicos como mercúrio, chumbo, cobre, zinco e cádmio.

Pensando nisso e ainda no clima da Rio+20, o Programa de Coleta de Pilhas e Baterias já existente em Votorantim (SP) está sendo agora estendido para as 12 escolas da rede municipal que participam das oficinas de Matemática Empreendedora, dentro do Programa Educação em Tempo Integral.

A primeira etapa da campanha de conscientização e coleta começará nesta segunda-feira, dia 25, e será realizada pelos alunos de 4º e 5º anos, que farão a divulgação através de folhetos e cartazes. A Secretaria do Meio Ambiente participa doando os recipientes adequados para a coleta e armazenamento do material, sendo responsável também pela retirada e destinação desses resíduos aos órgãos competentes.
 
“Como tal assunto é de responsabilidade de todos, decidimos fazer parte desse Programa estendendo esta ação para as Unidades Escolares que trabalham com as oficinas de Matemática. Neste bimestre, o nosso tema é ‘Sustentabilidade’, em que desenvolvemos diversas ações de conscientização e responsabilidade social”, explica Cláudia Camargo, coordenadora das oficinas de Matemática Empreendedora em Votorantim.
 
Ainda no fim de junho, a escola que obtiver, durante a pesagem, maior número de objetos recolhidos na primeira semana da campanha receberá um certificado concedido pelo Secretário do Meio Ambiente, Sr. Elzo Savella.  No mês de novembro, a escola que coletar o maior número de pilhas, baterias e similares será contemplada com um troféu e o título de “Escola mais Sustentável”.
 
“As pilhas e baterias são compostas de metais perigosos para o homem e a natureza. O chumbo pode provocar doenças neurológicas e o cádmio afeta a condição motora, assim como o mercúrio. Precisamos aproveitar este momento, em que todo o mundo se mobiliza a favor da preservação do Meio Ambiente, para conscientizar nossas crianças e jovens, e também suas famílias, sobre a importância de ações como essa, em prol de nossa saúde e a do Planeta”, conclui Profa. Elizete Falocci Scarpanti, Secretária de Educação de Votorantim.

Avaliação desta Notícia: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)