Planeta Educação

Diário de Classe

João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Tutoria em EAD
Tutores ou professores?

Não existe ainda uma terminologia própria para utilizar-se no que tange ao papel exercido pelos educadores que trabalham em Educação a Distância [EAD].

 Ao observarmos com atenção a descrição dos verbetes Tutor e Tutoria apresentadas no Dicionário Aurélio, por exemplo, notamos que a conotação dada a estas palavras relaciona-se mais diretamente as necessidades e a realidade jurídica que propriamente a educacional.

Ainda assim estes termos foram aos poucos se estabelecendo no Brasil como representativos da função exercida pelos profissionais que oferecem suporte ao crescente público de cursos em EAD.

Não se fala e nem se mencionam os responsáveis pelos cursos como sendo professores ou educadores.

Há, certamente, um distanciamento provocado pela compreensão do trabalho de professores e/ou educadores como sendo aquele que se executa numa sala de aula, em moldes mais convencionais.


Para ler o artigo na íntegra, clique no link abaixo:
(clique aqui para ver o arquivo completo em PDF)

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas