Logotipo do Futura
Artigos
  • Um sentido para a vida
    -

    “Não importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim o que a vida espera de nós.” (Viktor Frankl)

  • Você gosta de Ciências?
    -

    O letramento científico precisa ser repensado nas escolas brasileiras para que mais pessoas se interessem, entendam, atuem e atuem na área no país.

  • Corrigir ou não corrigir? Eis a questão
    -

    Vocês se lembram ou já viram aquela plantinha que ao ser tocada, no mesmo instante ela se fecha toda? Pois é exatamente isso que acontece quando professores acabam oferecendo feedback aos alunos de qualquer maneira, com desleixo. A correção é o momento em que os alunos realmente aprendem e esse aprendizado vai influenciar na avaliação pela qual eles irão passar.

  • Aula Nota 10
    -

    Pergunte a alunos e professores o que seria para eles uma “aula nota 10”. Você esperaria respostas semelhantes dos dois grupos? Claro que não. Já até posso ouvir alguns leitores dizendo que nem mesmo entre um professor e outro teríamos semelhante retorno, quanto menos ainda esperar que os estudantes devolvam em seus pareceres iguais respostas.

  • Há janelas em meus olhos
    -

    Novela, briga de vizinhos, revista de fofoca, céu, beijos, ôh, beijos... Eu gosto mesmo é de ver janelas! Sim, janelas. Já reparou no mundo em que se esconde atrás delas?

  • Exige-se experiência prévia...
    -

    Um das maiores frustrações dos jovens que procuram o primeiro emprego é a condição imposta por muitas empresas de que já tenham exercido a função a que se candidatam, ou alguma semelhante. Isso depõe contra as próprias empresas, como se pretendessem que seus contratados já tivessem sido “treinados” pelo concorrente, já tivessem cometido os erros naturais do aprendizado em outro lugar, e chegassem preparados para desempenhar como autênticos campeões.

  • Inteligência Artificial?
    -

    O termo ciborgue remete à ficção científica, aplicado a personagens que, tendo perdido partes do corpo, as tiveram substituídas por peças mecânicas que potencializam enormemente sua força, velocidade, acuidade visual e auditiva, habilidades capazes de torná-los heróis, com poderes acima do comum. A expressão foi criada no início dos anos 1960, unindo as palavras cybernetics e organism, cyborg, organismo cibernético. Naquela época, começo da corrida espacial, aventou-se a necessidade de “melhorar” a capacidade de seres humanos com a junção a máquinas, o que lhes daria possibilidade de sobreviver no espaço.

  • Publicidade infantil: é proibido proibir
    -

    Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (No 5.921 de 2001) que visa ‘proibir completamente toda e qualquer publicidade destinada a promover a venda de produtos infantis’. Este PL quer retirar da televisão, rádio e demais mídias, toda e qualquer publicidade de produtos voltados às crianças, de qualquer natureza. Esse projeto coloca no mesmo grupo brinquedos, alimentos, roupas, mas também educação (livros para crianças) e cultura (peças de teatro infantis não poderiam ser divulgadas).

  • A Internet é boa ou ruim para seus usuários?
    -

    Pesquisas realizadas em países emergentes, como o Brasil, revelam que a internet é considerada um elemento positivo para a educação e negativo para a moralidade.

  • Lições da crise da água
    -

    A água é um dos mais preciosos recursos naturais existentes na Terra. Imprescindível para a vida no planeta seja para o consumo direto do homem e de outras espécies animais ou para o uso em atividades produtivas, na indústria, comércio, serviços, agricultura, extrativismo, mineração e pecuária.