Logotipo do Futura
Artigos
  • Escola e família no sistema educacional
    -
  • Qual é o seu problema?
    -

    “O problema não está em não enxergar a solução, mas em não enxergar o problema.” (Charles Kettering)

  • Não, o Português não atrapalha
    -

    Quando eu era mais moleque, estava na escola ainda, uma professora de inglês que tinha disse uma coisa que realente me marcou pra vida. Surpreendentemente (ou não), não foi nada relacionado à matéria. Ela disse “vocês não podem pensar em português se quiserem aprender inglês”. Muito provavelmente ela disse mais coisas que eu não me lembro, mas o core da “super dica” – ou teria sido bronca – foi esse. Isso ocorreu em meados dos anos 90, o inglês ainda não era matéria oficial do currículo escolar, os professores não tinham fácil acesso às informações e, talvez por isso, ela tenha ignorado o fato de a língua materna poder ser, sim, um aliado na aquisição da língua estrangeira (L2).

  • Gerenciamento das emoções no mercado de trabalho: o viés para minimizar o conflito entre as gerações
    -

    O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, requerendo competências mais complexas com atitudes e habilidades que se referem ao relacionamento interpessoal.

  • Alfabetização Científica: caminho eficaz para a formação do cidadão pleno
    -

    É evidente a necessidade de promover, de forma eficaz, a alfabetização científica, visto que a não absorção, o não entendimento e a falta de engajamento e de interesse dos alunos e cidadãos nesta área torna-se cada vez mais fugaz.

  • House of Cards: Nos bastidores da política
    -

    Maquiavel traduzido para a TV, ou melhor, para produção audiovisual na web.

  • Frases de Mãe
    -

    Mãe é aquela pessoa que não pode ficar doente. Nunca. É também aquela que escuta nossos gritos por uma toalha de banho, e que costuma dizer um “Não” com a justificativa que é para o seu bem. Soa familiar, né?

  • Provas com consulta ao Google
    -

    Criar facilidades. As tecnologias surgem sempre com o claro intuito de tornar a vida humana melhor, mais simples, fazendo com que algo complexo se torne fácil ou, ao menos, tentando diminuir seu nível de dificuldade.

  • Dia das Mães
    -

    Desde os tempos mais remotos as mães já eram homenageadas. A comemoração mais antiga do “Dia das Mães” tem origem na Grécia, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a “Deusa Mãe”. Na Roma antiga, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a “Mãe dos Deuses” romanos. Na Idade Média, trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que era chamado pelos ingleses de “mothering day”.

  • 20 anos de internet no Brasil: E se a web fosse um cidadão de carne e osso, como seria sua breve história?
    -

    Imagine se a internet fosse como um ser humano, a incorporar ao longo dos anos as marcas do tempo, boas ou ruins, a sua jornada. Após 20 anos, pensando neste indivíduo hipotético como sendo brasileiro, o que poderíamos contar numa breve linha do tempo biográfica sobre este “cidadão”?