Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


A Semana - Opiniões (413) artigos
Ordenar artigos por:    Título | Subtítulo | Autor | Data     
  • [ Universidades de bolso vazio ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Rankings educacionais: medir para quê? ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Comendo bola: O escândalo de corrupção da FIFA ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ O professor brasileiro do ensino fundamental público e seu perfil ]
    João Luís de Almeida Machado
  • [ Entre os últimos colocados novamente e caindo no ranking ]
    João Luís de Almeida Machado
    Brasil cai para a 60ª posição no ranking mundial de educação entre 76 países avaliados
  • [ Provas com consulta ao Google ]
    João Luís de Almeida Machado

    Criar facilidades. As tecnologias surgem sempre com o claro intuito de tornar a vida humana melhor, mais simples, fazendo com que algo complexo se torne fácil ou, ao menos, tentando diminuir seu nível de dificuldade.

  • [ A crise da educação norte-americana e a situação na Pátria Educadora ]
    João Luís de Almeida Machado

    EUA assistiu deterioração de sua educação nas últimas 4 décadas e Brasil padece igualmente quanto a vários problemas percebidos no país de Barack Obama.

  • [ Você gosta de Ciências? ]
    João Luís de Almeida Machado

    O letramento científico precisa ser repensado nas escolas brasileiras para que mais pessoas se interessem, entendam, atuem e atuem na área no país.

  • [ Publicidade infantil: é proibido proibir ]
    Marici Ferreira

    Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (No 5.921 de 2001) que visa ‘proibir completamente toda e qualquer publicidade destinada a promover a venda de produtos infantis’. Este PL quer retirar da televisão, rádio e demais mídias, toda e qualquer publicidade de produtos voltados às crianças, de qualquer natureza. Esse projeto coloca no mesmo grupo brinquedos, alimentos, roupas, mas também educação (livros para crianças) e cultura (peças de teatro infantis não poderiam ser divulgadas).

  • [ A Internet é boa ou ruim para seus usuários? ]
    João Luís de Almeida Machado

    Pesquisas realizadas em países emergentes, como o Brasil, revelam que a internet é considerada um elemento positivo para a educação e negativo para a moralidade.

  • [ Um filósofo no comando do ministério da Educação ]
    João Luís de Almeida Machado

    Platão, o célebre pensador grego, em seus escritos, defendeu a ideia de que o estado poderia ser comparado ao corpo humano. Assim sendo, nesta analogia, os componentes deste corpo, seriam representados socialmente por seus integrantes. O povo, por exemplo, seria representado pelos membros, as pernas e braços, tendo em vista que realizam a produção e compõem, desta maneira, a base da sociedade. O tronco seria composto por todos aqueles que auxiliam na defesa e organização do estado, como os soldados e os funcionários públicos. Caberia aos pensadores, aos filósofos, portanto, a grande responsabilidade da gestão de todos e dos vários interesses contidos no corpo social.

  • [ Supermercados: como fugir das armadilhas? ]
    Lélio Braga Calhau

    Um dos setores que mais evoluiu no Brasil nos últimos vinte anos foi o de supermercados. É fácil ver que, em muitos casos, o setor ganhou escala e isso foi bom, por um lado, para a sociedade. Ganhando escala, os supermercados ganharam força na negociação com os produtores e conseguiram, em tese, preços melhores para os consumidores.

  • [ Água e desenvolvimento sustentável ]
    Wanda Camargo

    Nosso país sempre teve políticas econômicas e industriais baseadas na abundante fonte de recursos naturais, diversidade da fauna e flora, recursos hídricos e minerais na extensa dimensão territorial (capital natural), assim como grande disponibilidade de mão de obra (capital intelectual e social).

  • [ Volta às aulas na educação infantil: dicas de adaptação ]
    Natália Cardenuto
    Fevereiro já está quase chegando e, com ele, o inicio do ano letivo escolar. Alguns pais, por diversos motivos, precisam colocar os filhos em creches logo nos primeiros meses de idade. Outros optam por deixá-los com familiares ou babás. Certo é que, mais cedo ou mais tarde, acaba por chegar o dia em que ingressam na escola.
  • [ Consciência e cidadania para um Brasil mais limpo ]
    Ariovaldo Caodaglio
    A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em agosto de 2010 (Lei nº 12.305), tem dois eixos principais, que são o fim dos lixões em 2014 e a implantação da Logística Reversa, esta voltada a equacionar o destino final dos restos do consumo, incluindo eletrônicos, lâmpadas, pneus e baterias. Independentemente do atraso no cronograma de implementação dos projetos, que precisam ser agilizados, há algo crucial, mais importante até mesmo do que as ações do poder público: a consciência da sociedade quanto à atitude de cada indivíduo, família, condomínio e empresa para a consolidação de uma nova cultura no trato da questão dos resíduos sólidos.
  • [ A escolha de uma escola para os filhos ]
    Wanda Camargo

    As famílias, quando escolhem a escola em que seus filhos farão o estudo fundamental, e principalmente o médio, deparam-se com uma série de questões importantes que é essencial resolver. Inicialmente surgem os aspectos logísticos: distância da escola a casa, os meios possíveis de transporte entre uma e outra e os horários de entrada e saída, que são determinantes, em tempos de congestionamento de trânsito, insegurança pública e até mesmo de dificuldade de algum adulto acompanhar as crianças.

  • [ CONAE 2014 – Alguma coisa se move na Educação Brasileira ]
    Wanda Camargo
  • [ Pré-Escola Obrigatória até 2016 ]
    Direito das Famílias ou das Crianças?
    Art. 4o: Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Diário da União, 04/04/2013. A lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, publicada no Diário da União no último dia 04, exigirá a matrícula de crianças no ensino infantil a partir dos 4 anos de idade. A notícia foi recebida com alegria por muitas famílias que anseiam ter um lugar seguro para deixar seus filhos no momento de saírem para trabalhar.
  • [ A Língua como Apoio a Todas as Disciplinas Curriculares ]
    Interações que Transformam
    A língua é muito mais do que a expressão do pensamento, ela está inteiramente relacionada às ações humanas. Considerando isso, todo o conhecimento que se pretende fazer com que os alunos formem em si precisa passar por essa reflexão. Assim como a língua não é isolada de um contexto, o ensino de qualquer disciplina curricular na escola também não conseguirá grandes sucessos se for apenas exposto, despejado sem ponderação.
  • [ Dicas de incentivo à Leitura na Escola ]
    Meios e Técnicas que Visam ao Despertamento do Comportamento Leitor
    Desafio de muitos professores, a leitura, em muitas escolas tem se visto em “maus lençóis”. Há alunos que, simplesmente, dormem nas aulas dedicadas ao despertamento do comportamento leitor. Tudo isso tende a deixar muitos professores desmotivados, mas, acalmem-se, há meios para vencer esses obstáculos.
  • [ Os Desafios Atuais da Educação Brasileira ]
    Métodos de Ensino e Aprendizagem
    A educação brasileira sempre se viu desafiada frente a importantes temas, tais como a qualidade da educação básica, o acesso à educação superior e a formação de seus professores. Além desses temas que já há muito estão sendo discutidos, há grande destaque para as metas do PNE (Plano Nacional de Educação), no qual grandes e polêmicos desafios se mostram a nossa educação.
  • [ Dia da Mulher em Sala de Aula ]
    Possibilidades para uma Abordagem Contextualizada
    Que tal levar para sua aula materiais que abordam o Dia da Mulher? Diferente do que pode parecer, a temática não se destina apenas ao público feminino. Quando as pessoas olham para a história da mulher, elas olham para dentro de si mesmas, passando a enxergar algo muito importante na vida de qualquer um: a conquista da liberdade. A liberdade é fundamental e indispensável a uma vida feliz. Ser humano nenhum foi feito para viver aprisionado.
  • [ Bater Educa? ]
    Considerações e Desafios
    Primeiramente, a intenção deste artigo é apenas mostrar algumas faces de um assunto polêmico, mas que precisa ser abordado por quaisquer que trabalhem com a área educacional, entendendo aqui, entre outros, pais, professores, coordenadores e gestores da educação. É fato facilmente constatado que as pessoas têm sempre muita pressa para tudo, e conversar, tentar compreender e discutir pontos de vista são práticas que demandam muito tempo.
  • [ É Mesmo Bom Ser Vida "Loka"? ]
    Conselhos e Reflexões para uma Vida Independente
    Ao sair “pesado” por aí, você deixa em casa sua mãe aflita e angustiada, buscando agarrar-se em qualquer sinal de fé, rogando por sua proteção. Os “peixes” e as “onças” que “compram” as delícias necessárias a sua vida “loka” não vão aliviar a sensação de impotência que ficará no coração de seu pai ao deparar-se com a ineficácia de seus conselhos. A alegria ao ver seus “concorrentes” se definharem em inveja e revolta passarão tão logo que o mal-estar da ressaca invadir todo seu organismo, diminuindo drasticamente sua qualidade de vida.
  • [ O que as Pessoas Buscam nas Redes Sociais? ]
    O Mundo da Aparência e Facilidades
    No mundo real, é muito complicado manter boas aparências. É um grande desafio manter-se penteado o dia todo, andar como se estivesse desfilando, ter sempre a resposta na ponta da língua para qualquer situação... Uma simples mentira parece ser um dos maiores desafios, pois qualquer um sabe desestruturar o mentiroso com a simples técnica do “olho no olho”.
  • [ Por que as Famílias não Vão às Reuniões Escolares? ]
    Participação dos Pais junto aos Professores nas Escolas
    Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases-Lei 9.39496), “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana...”. Com isso, as escolas brasileiras possuem características similares quando o assunto é reunião de pais! Todas as escolas realizam esse procedimento que, geralmente, acontece em determinados períodos do ano, especialmente no fechamento dos bimestres, momento que marca a entrega de notas.
  • [ Times de Futebol em Material Escolar ]
    Orientações Diversas a Pais e Professores
    O futebol desperta paixões e, aqui no Brasil, muito mais do que em qualquer outro lugar! A expressão “time do coração” está cada vez mais sendo usada e, o que até em certo ponto é preocupante, por crianças cada vez menores. Os brasileiros respiram futebol o tempo todo. Quem não gosta de ver seu time jogando, principalmente quando ele está ganhando? É impressionante o amor que os torcedores de todas as idades nutrem pelos seus times de futebol!
  • [ O Materialismo do Sapatinho de Cristal ]
    O Desencanto da “Meia-Noite”
    No tradicional conto “Cinderela”, a jovem afligida pela inveja advinda de suas irmãs e madrasta faz pensarmos o quanto a sociedade, desde tempos remotos, é materialista e o quanto um belo traje pode mudar a percepção de alguma pessoa. A simplicidade de Cinderela não estava apenas nas roupas velhas que tinha sido obrigada a usar para dar conta de todos os afazeres domésticos que lhes eram impostos em sua casa, principalmente quando seu pai, um rico comerciante, ausentava-se, deixando-a sozinha com sua nova “família”.
  • [ Chega de Indiretas e Mentiras ]
    Protesto em Defesa da Verdade
    Se o amor acabar pelo fato de se dizer a verdade, então que se acabe. Se a amizade se perder por causa da sinceridade, então é melhor mesmo que se perca. Se a verdade direta e clara doer e lágrimas tiverem que cair, então é melhor que arda e, se necessário, faça gemer. Se o medo do castigo for maior do que o respeito que se deveria ter em não negar a verdade a alguém, então tudo está fora de lugar.
  • [ Se 2013 Acontecer... ]
    Feliz Ano Novo!
    Se houver amanhã, que possamos ser muito melhores do que conseguimos ser hoje. Se ainda tivermos a chance de acordar mais um dia, que com ele nasça a coragem que nos motiva a prosseguir. Se mais uma vez conseguirmos a bênção de vivermos mais alguns momentos, que eles sejam de paz em companhia daqueles que amamos. Se precisarmos lutar para conseguirmos mais algumas horas de fôlego de vida, que essa luta nos deixe serenos, calmos e com um gostinho de vitória.
  • [ Elimine a Fofoca do seu Dia a Dia ]
    Palavras de Paz
    Uma verdade que poderia ter acontecido não é uma verdade, é uma mentira como outra qualquer. Às vezes, aquilo que você ouviu alguém falar a respeito do outro pode parecer o mais evidente para você, mas isso é tão somente para você. Pense bem antes de sair falando da vida alheia. Não corra o risco de passar pelo ridículo de ter acreditado numa inverdade fria, pessimista e cruel.
  • [ Rancor: Um Peso Insuportável ]
    Conflitos da Vida Pessoal
    A começar pelo significado da própria palavra, o rancor é uma das causas mais frequentes que, diariamente, levam tantas pessoas a buscar auxílio médico. Trata-se de um ressentimento (re-sentir ou sentir novamente) agudo e perverso, que revisita incessantemente episódios que nos causaram alguma forma de dor. O pior de tudo é que nem nossas crianças ficam isentas desse mal, uma vez que adultos de sua convivência acabam transferindo a elas a angústia que há dentro de si.
  • [ Não se Perca em Meio aos seus Sonhos ]
    Vida, Sonhos e Trabalho
    Todas as pessoas têm sonhos e anseiam realizá-los. A vida é tão corriqueira em meio ao trabalho, à família, ao lazer, à vida pessoal... Momentos para reflexão? Como é difícil falar dele. Os dias passam muito depressa, e as atitudes do dia a dia tornam-se mecanizadas. Em geral, as pessoas mal conseguem se desligar por alguns minutinhos que seja. Seria muito bom se elas reservassem esse tempo para si.
  • [ Você Gosta de Conselhos? ]
    Vida e Convivência
    Alguém fica sabendo que você está à procura de um novo emprego e, muito calmamente, se aproxima e o aconselha a desistir, pois, afinal, a vida não está fácil para ninguém. Outra pessoa percebe que você está em busca de uma dieta e exercícios físicos para, finalmente, conseguir a tão almejada redução de seu peso.
  • [ Um Lugar de Proteção ]
    A Família como Responsável pela Segurança Emocional de seus Filhos
    Nossa família necessita de proteção, cuidado, zelo, comprometimento e amor. Ao abrir o portão de casa, numerosos são os convites que, fantasiados, desejam ver nossos filhos prostrados e à margem de tudo o que é bom e ideal para se viver. Essas investidas, ao envolverem uma criança em pensamentos impróprios, comprometem seu modo de ser e de agir durante seus próximos anos de vida, impactando todos à sua volta.
  • [ Agradeça! ]
    Vida e Gratidão
    Agradeça por você ter acordado muito cedo hoje e em tantos outros dias e manhãs, pois isso mostra que você tem em que se ocupar. Agradeça pelo barulho da cidade grande e pela correria do dia a dia, pois você está em condições físicas e mentais para viver nesse meio. Agradeça pelos vizinhos que o acordam bem cedo em sua manhã de folga, pois isso mostra que você tem onde morar.
  • [ Ainda há Tempo ]
    Conselhos e Reflexões sobre a Vida
    Deu-se conta, somente agora, que agiu de modo incorreto? Olha para trás e se arrepende de não ter feito as coisas de outro modo? Desespera-se por sua mensagem não ter sido bem-compreendida pelos seus filhos? Seus erros são jogados no seu rosto todas as vezes que tenta se redimir?
  • [ “O Povo Precisa de Pão e Circo” ]
    Programas da Televisão Brasileira
    Quem se importa que pessoas morram diariamente nos corredores de um hospital público por falta de atendimento? Na verdade, quase ninguém. Quem realmente se preocupa com o fato de a casa do vizinho ser assaltada frequentemente, vitimando homens, mulheres e crianças? Infelizmente, pouquíssimas pessoas.
  • [ A Sabedoria de se Viver ]
    As Funções das Fases da Vida
    Por que as pessoas têm tantas dificuldades para identificarem o que há de bom no presente? Em detrimento de se viver melhor o agora, elas se alimentam de intensas lembranças acerca do passado, enquanto passam a vida esperando ansiosamente realizar algo no futuro. Quando começam a pensar em como estão vivendo, muitas dessas pessoas tomam por base as experiências vividas no passado, buscando por fatos que lhes proporcionaram bem-estar.
  • [ Infância – Um Conto Feliz ]
    Feliz Dia das Crianças
    Criança tem direito de sonhar com castelos, príncipes e princesas. Tem direito de sorrir, de correr descalça pela rua sem precisar temer o “Velho do Saco” que rouba as desobedientes. Não deveria temer os dragões e as bruxas malvadas que interferem na história sem pedir licença. A criança deveria acreditar no “final feliz” dos contos infantis e reinventar uma “Bela Adormecida” diferente, que, mesmo não sendo bela, consegue acesso igualitário à felicidade.
  • [ O Grande Mercado da Violência ]
    Um Gigante a ser Vencido
    Jogos violentos, novelas repletas de ódio e assassinatos, tensão e revolta nos telejornais, revistas faturando milhões com matérias sangrentas. O Grande Mercado da Violência parece render cada vez mais. Nós e, infelizmente, nossas crianças temos sido alimentados pela ânsia de um desejo incontrolável de vermos a violência acontecendo. Claro que não desejamos que nada de mal aconteça conosco e nem com aqueles que amamos, mas quando se refere à vida de alguém mais distante, distanciam-se também o nosso coração e o bom-senso.
  • [ Em Busca de Significados ]
    Conselhos para uma Vida Melhor
    Signifique as áreas de sua vida e não roube o seu direito de ser feliz, de se sentir bem e amparado em quaisquer momentos que você venha passar. Coloque-se em busca de significados que sejam capazes de limpar o espelho de sua vida, o qual foi embaçado e trincado por filosofias vãs e sem sentido. Encontre respostas às questões que sua mente abordada diariamente, e não fuja do desafio de encontrar soluções que sejam, de fato, satisfatórias.
  • [ A Ditadura do Desejo ]
    Pessoas Insatisfeitas e Aprisionadas
    Assim a vida segue, um quer ter mais que o outro, outros querem mais do que se tem ou se pode ter. Nos grandes centros comerciais, há falta de produtos que satisfaçam os desejos daqueles que se permitem submeter-se a uma ditadura sem limites. Em busca de si, as pessoas aglomeram-se em lugares badalados, endividam-se e adquirem produtos que possam elevar seu status num meio social que nem mesmo parece humano.
  • [ Pessoas de Destaque ]
    A Autoimagem Diante do Espelho
    Não dá para fingir ter forças para agir em quaisquer circunstâncias, de boa consciência, como se fôssemos imbatíveis. Simplesmente não dá. O curso das coisas vai mudando e a vida passa a nos mostrar que não somos tão poderosos assim, para vivermos a despeito do que causamos na história de alguém que passa por nós. Não dá para defender uma imagem de invencível como se fôssemos senhores do amanhã, como se nada pudesse fugir ao nosso alcance.
  • [ Antigamente ]
    Lembranças de Uma Infância Feliz
    O tempo passou, só o que não passaram foram as lembranças de uma época que, infelizmente, não volta mais. A infância feliz em que as crianças ainda brincavam seguras na rua, as vontades satisfeitas de um pai que tinha seu olhar de repreensão lido e respeitado pelos seus filhos, as mães com tempo para buscarem os filhos da escola e irem às reuniões de Pais e Mestres, a professora que começava suas aulas sem grandes dificuldades porque seus alunos faziam silêncio quando a viam...
  • [ A Vida É Assim ]
    Repense, remodele, reflita...
    A vida é assim, tem horas que dá vontade de jogar tudo para o alto e só ficar olhando aonde as coisas vão cair, estáticos, sem ação ou aparente reação. Dá tédio, cansaço e vontade de gritar até o ponto que aquilo que nos estressava deixa de ter importância. Os anos vão passando, enquanto a experiência que se acumula passa a nos ensinar que muitos infortúnios do hoje poderiam ter sido evitados.
  • [ A Plenitude do Amor de um Pai ]
    Feliz Dia dos Pais
    Nas mãos, aspereza de quem já experimentou o peso de uma enxada ou de uma caneta quando teve que assinar um importante documento. Nos braços, força para dar colo e abrigo para quem hoje quer prestar esta homenagem. Nas aventuras contadas e recontadas tantas vezes, o riso antecipado de quem já conhece o final. Na volta do trabalho, o agradecimento a Deus por tê-lo de volta, papai, sorrindo e feliz mesmo diante do cansaço depois da calma do dia.
  • [ Palavras que Encantam ]
    Reflexão e Envolvimento de Carlos Drummond de Andrade
    Há pessoas que acham esses versos antiquados, pois, cercadas de belas palavras, acreditaram, confiaram e, infelizmente, iludiram-se em algum momento de suas vidas. É fato que palavras desacompanhadas de ações que as comprovem tornam-se ineficientes, mas a família e a escola, também formadoras da sociedade, não podem deixar de abordar o encanto que elas exercem na vida das pessoas. Em muitas circunstâncias, nossos filhos e alunos terão diante de si apenas um recurso ao próprio favor: as palavras.
  • [ Vida em Família ]
    Uma casa transformada em lar
    A vida em família pode ser trabalhosa, pois quanto mais pessoas reunidas, mais trabalho terá que se ter para administrar a companhia e tê-las outras vezes por perto. É, contudo, um trabalho que vale a pena, pois poder contar com uma família que tem algum interesse em estar perto de nós é um desejável privilégio, nunca um ônus. Reuniões com familiares precisam acontecer com frequência, não apenas em momentos fúnebres e em datas de comemorações específicas.
  • [ Entre Flores e Espinhos ]
    Beleza, poesia e canção que marcam cada momento 
    Não dá para separar, os dois são únicos em si e, ainda que diferentes, a beleza da flor não é anulada pela força e significado dos espinhos. Vale a pena! Sem pedir licença, o perfume que é exalado pelas flores invade qualquer espaço em questão de segundos e, sem perceber, as pessoas são estimuladas por ele. Na poesia e na canção, as flores podem significar o que é belo, prazeroso e o que traz algum tipo de felicidade à vida. Elas também simbolizam a natureza, o estado de felicidade e, talvez, até mesmo o desejo de cura para aqueles que estiverem enfermos.
  • [ Desejo de Vingança ]
    Seriados, novelas e filmes como tentativa de reproduzir a vida humana
    Mergulhados no irreal e na fantasia da cabeça de algum autor, vibramos a cada chance de vingança apresentada por alguma trama muito bem-articulada. Aplaudimos a queda do malfeitor de uma novela, por exemplo, tal como se fosse um grande espetáculo. Não nos damos conta, mas a dor e o sofrimento constituem-se parte significativa de nossos pensamentos, influenciando os nossos mais remotos e presentes desejos. Ainda que na ficção, ansiamos, na verdade, por sangue e violência para satisfazer o ódio que nos permitimos sentir durante um tempo em que estivemos expostos aos ardis do personagem mau de um seriado, novela, filme ou qualquer conteúdo semelhante.
  • [ Culpa, Medo e Engano ]
    O Perdão como Habilidade na Escola e na Vida
    Há pessoas aprisionadas e amedrontadas dentro de si e que, dia a dia, tentam se acostumar com a ausência da liberdade e da paz. Há aqueles que se negam a dizer a verdade por medo da repreensão e, por isso, vivem amargurados e inseguros. Há aquelas que fogem dos próprios pensamentos, pois estes insistem em apontar fatos dos quais tentam se esquecer. Há gente que não sabe o que é dormir tranquilamente, pois vive em meio a pesadelos com chances razoáveis de tornarem-se reais.
  • [ Cheios de Razão ]
    Identidade Pessoal e Interesses
    Verdades e inverdades fazem parte do nosso dia a dia e, ao que parece, o estabelecimento de características únicas que possam nos identificar está se tornando cada vez mais difícil. Por exemplo, diante do mau humor do chefe, somos compreensivos, pois ele, quem sabe, não está numa fase boa. Ao recebermos uma bronca do nosso superior lá no trabalho, ficamos quietos, fingimos não ter sido conosco, deixamos passar. Quando somos injustiçados pelo coordenador, falamos a ele com toda a educação e profissionalismo.
  • [ Queremos Tocar seu Coração ]
    Feliz Dia das Mães!
    Pedimos agora ajuda para as palavras, mesmo que parecem insuficientes. Queremos tocar seu coração, pois é lá que encontramos nossa melhor moradia. Na expressão de seu olhar, achamos cuidado, carinho e compreensão que parecem não existir mais nesse mundo. O calor de seu colo é mais desejado que o calor de dias de folga e férias, e nenhum dia faria sentido para nós se a senhora não nos tivesse ensinado o bom caminho. Trocamos qualquer contato com amigos e conhecidos por um pouquinho que seja das carícias que somente suas mãos sabem fazer. O conforto do seu abraço é o melhor calmante que nos faz dormir mais sossegadamente, mesmo em dias que parecem infindáveis pelo cansaço e visível esgotamento.
  • [ Aprendi com as Primaveras ]
    Poesia, Beleza e Sentimento em todas as Estações
    “Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira”, palavras de Cecília Meireles que hoje parecem esquecidas, desconsideradas. Entre uma estação e outra, muita coisa acontece, muita gente deixa de existir, muitas pessoas reaprendem a viver. Há poesia, há beleza, há sentimento em quaisquer momentos, e cada um deles pode muito nos ensinar. Mesmo com a aparente desordem das estações do ano, a primavera, hora menos hora, vem dar a nós sua mais bela demonstração de sabedoria. A sabedoria, contudo, pode não ser evidente, principalmente quando nossos olhos estão voltados apenas para o nosso próprio bem-estar ao desconsiderarmos a importância do outro para sermos, de fato, completos.
  • [ Vida Dura ]
    Feliz dia do Trabalho
    Não sei se a vida é dura demais para quem precisa acordar cedo todos os dias para ir trabalhar, ir ao médico, cuidar dos filhos e da casa. Não sei se é dura se comparada ao cansaço que nos sobrevém após um exaustivo dia, ou se é dura porque simplesmente não a comparamos a nada. A afirmação de que a vida é dura é mais dura do que a própria vida, pois a frase está incompleta e não revela o objeto com que a dureza da vida está sendo comparada. Talvez o que nos falta é exatamente isso, ou seja, comparar a nossa vida e o nosso aparente desgaste com a vida e os trabalhos de outras pessoas.
  • [ Momento de Ficar Sozinho ]
    A Solidão como Oportunidade de Reflexão
    Sei que é ruim se sentir sozinho, mas há vários momentos que isso, necessariamente, acontece. Ali, num canto qualquer e aparentemente abandonados, a vida nos dá a chance de organizar os sentimentos, os pensamentos, enfim, é hora de colocar a “casa em ordem”. Às vezes, não queremos entender isso, queremos e até mesmo precisamos de alguma palavra amiga, mas há situações que elas, simplesmente, não acontecem. As pessoas, tão falhas como qualquer de nós, não são capazes, por mais que tentem, de aliviar a dor que sentimos quando alguém que amamos precisa partir. Palavras, por si só, são insuficientes nesses momentos, pois o nosso interior grita pelo retorno desse alguém ou de algo que se foi, ou seja, daquilo que tanta falta vai nos fazer.
  • [ Dentro de Você ]
    Administração pessoal
    Na vida, tudo depende do que há dentro de você, tudo o que, de uma forma ou de outra, um dia entrou e ocupou espaço em seu interior. As nossas importâncias regem os nossos desejos e aquilo que, consequentemente, somos ou queremos ser. Por causa de conteúdos não administrados, muitas vezes não há palavras e conselhos que sejam capazes de nos impedir de fazermos alguma coisa. Alguém já disse que somos a segurança do nosso não e o resultado do nosso sim, ou seja, somos o que nos permitimos ser.
  • [ Pessoas do Bem ]
    Em Nome da Independência
    Em nome da independência, pais são taxados como “quadrados”, como impróprios e que nada mais sabem da vida moderna. Em nome da autonomia, filhos são “jogados” aos cuidados de instituições, as quais são cobradas para darem a eles toda aquela educação que deveria ser compartilhada com a família. Em nome da liberdade, pessoas deixam suas casas e saem despreocupadamente em busca de experiências que não trarão bons resultados. Em nome da ousadia, vidas correm riscos incalculados, colocando a perder o bem mais precioso que pode ter: a própria existência.
  • [ Vidas e Vivências ]
    Reflexão e Análise sobre Pessoas
    O mundo está repleto de pessoas. Há aquelas que preferem viver como personagens secundárias e há aquelas que não aceitam nada menos do que o papel de protagonistas. Há pessoas grosseiras, gentis, amáveis, deselegantes, amigas e companheiras... Há, enfim, pessoas. Vidas que, não obstante a quaisquer aparentes diferenças, são iguais quanto às suas mais ínfimas necessidades e, independente de onde querem chegar, um dia terão encontro com Aquele que lhes forneceu ao dom da vida. Há pessoas que passam os mais belos anos de suas vidas em busca da autopromoção e há aquelas que são promovidas por meio de gestos de elegância em relação aos outros.
  • [ Conquistas de Mulher ]
    Reaja e Viva Feliz
    Que suas conquistas sejam capazes de promover a paz em seu coração e nos corações de todas as pessoas que convivem com você. Que não faça mau uso de sua liberdade, pois, por ela, muitas outras mulheres lutaram sem se deixarem desfalecer. Que seja defensora da vida de qualquer pessoa e esteja sempre disposta a lutar pelo bem delas. Que seja amorosa e saiba doar-se para trabalhar em favor de quem precisa de seu apoio. Que seus dias sejam úteis para trabalhar na construção de caminhos retos, de modo que, ao chegar a escuridão da noite, você tenha como se guiar por eles. Que haja força em suas mãos para ajudar a criança se levantar de um tombo e que haja abrigo em seu coração para mantê-la em pé.
  • [ Vale a pena – Por Toda a Vida ]
    Conselhos e Reflexões para a Vida Inteira
    De um jeito ou de outro, todos nós vamos engordar um pouquinho com o passar dos anos. Bom, já que isso é fato comprovado a olhos nus, que seja então por termos permitido nosso corpo gerar mais uma vida. Sem muito o que fazer para impedir, todos nós também vamos ter rugas que denunciarão os anos que Deus está nos permitindo viver. Já que é assim, que seja então rugas que mostrem que não tivemos medo de sorrir e nem de abrir bem os olhos para encarar algum fato. Ainda que possamos lutar contra isto, hora menos hora vamos ser surpreendidos por algum mal-estar, que denunciará algum desgaste em nosso organismo. Já que não dá para fugir disso também, que venhamos aproveitar nossa saúde e disposição para dar a mão para quem precisa de ajuda.
  • [ O Que Faço Com Esse Sentimento? ]
    O Momento de Reconstruir
    Não são raros os momentos que passamos por tanta dor que nosso peito parece que vai explodir. Não são raras as vezes que parece que estamos caindo num poço sem fundo ou caminhado numa imensa escuridão que cega nossos olhos. Não é raro vermos pessoas angustiadas, sem saberem o que fazer com todo o sentimento que lhes restou. Não é fácil vencermos os nossos medos e os incalculáveis temores que nos sobrevêm quando alguém nos deixa só, mesmo que seja involuntariamente. Quem se dispôs a amar sabe que esses momentos podem acontecer. Quem deseja dispor espaço em seu peito para o amor tem que saber que nem tudo são flores num mundo cor-de-rosa.
  • [ Como Folhas Secas Levadas pelo Vento ]
    Retomada da Direção
    Há dias que nos damos conta que estamos como folhas secas soltas em meio a um impetuoso vendaval. Parece que nada do que falamos ou fazemos é levado a sério, pois ninguém se interessa se estamos bem ou não. Normalmente, as pessoas tendem a mostrarem indiferença quando o assunto não é com elas, passam por nós e, quando muito, reparam nos nossos olhos vermelhos pela noite em claro. Precisamos compartilhar o que sentimos, o que queremos, mas sem perder de vista o que desejamos para um futuro próximo, o que queremos, de fato, viver daqui para frente.
  • [ A Transitoriedade do Tempo ]
    Reflexões Sobre as Oportunidades e as Características do Tempo
    Nada como um dia após o outro para acalmar os ânimos e reanimar aqueles que sofreram frustrações. Nada como atentar para a importância do tempo e reaprender lições já vistas anteriormente. Nada como o tempo para nos ensinar que o branco dos cabelos fala-nos da urgência de transferirmos os conhecimentos acumulados durante os anos. O tempo ensina, o tempo acalma, o tempo impõe verdades que não queríamos entender. A duração de um tempo é subjetiva. Um minuto pode ser tão pouco e insignificante quanto pode ser decisivo para a sobrevivência de alguém.
  • [ Votos para 2012 ]
    Um ano novo todo dia, toda hora, todo momento
    Que o ano novo traga mais harmonia, mais respeito, mais paz e mais amor, e que as pessoas realmente entendam que é por meio delas que isso acontecerá. Que o próximo ano tenha mais pessoas comprometidas e engajadas em diminuir o ódio, o rancor e a intolerância.
  • [ Natal – Tempo de Reflexão ]
    Ponto de partida para novos eventos em família
    Atribua significados verdadeiros para Aquele que é verdadeiro para sempre, Jesus, nosso mais ilustre aniversariante. Mesmo que essa data não signifique exatamente o seu aniversário, Ele existe mesmo antes da fundação deste mundo que entendemos como nosso. Permita que seus filhos entendam o verdadeiro valor dessa data que, como qualquer outra, deve ter o “aniversariante” em primeiro lugar. Não alimente sonhos impossíveis de promover a felicidade e a união entre sua família.
  • [ Dê o Primeiro Passo ]
    Conselhos e reflexões
    Não tenha medo de ser o primeiro a dar um passo em direção ao correto, ao necessário, àquilo que precisava ter sido feito há algum tempo, mas que até agora não se consolidou. Não tenha medo de ser ridicularizado, pois muitos que passam por isso tornam-se grandes para muitos outros e, principalmente, para si mesmos.
  • [ Trabalhe melhor seus sentimentos ]
    Enfrente com maturidade e autoconhecimento suas angústias e medos
    Lembra-se daquele dia que alguém foi indiferente enquanto você falava? Lembra-se da dor que sentiu ao ver alguém que você ama indo, inexplicavelmente, embora? Lembra-se de quanto sofreu ao perceber que seus esforços foram inúteis? Pois é, lembre-se, não tente apenas esquecer, mas trabalhe melhor seus sentimentos.
  • [ O Bom Relacionamento Intrapessoal ]
    Encare-se, conheça-se, cuide-se
    Para se ter as qualidades necessárias e desejáveis, todo relacionamento deve começar num exercício interno, num relacionamento intrapessoal. A imagem que passamos aos outros é uma consequência do que somos, do que estamos buscando, do que queremos para nós e para os outros à nossa volta. Uma falha no relacionamento intrapessoal pode nos impedir de conhecermos, de fato, muitas de nossas principais características. Ora, não é possível trabalharmos algo que não conhecemos, não é possível darmos contornos e moldes ao que não fomos capazes de identificar.
  • [ A Escola Zelando para o Bem-Estar Integral de seus Alunos ]
    Reflexão sobre Abordagens de ordem Emocional na Escola
    No peito, um vazio imenso. Nos olhos, mais uma lágrima dentre tantas outras. Dias e dias vão se passando e ainda não se entende como tudo aconteceu daquele modo. As ideias se misturam e os fatos começam a terem contornos ilógicos, nada mais parece ser a verdade. O vazio do peito dá lugar a um coração cheio de lembranças, cheio de dor e que se nega a acreditar que um dia tudo vai passar. Numa tentativa de sobreviver a tudo o que aconteceu, agarra-se às lembranças de tempos felizes, pois elas são as únicas coisas que sobraram de tudo o que foi ou não vivido.
  • [ Limites e Respeito na Arte de Educar ]
    A moda impensada da quebra de paradigmas
    Dia a dia com nossos alunos, passamos a eles muito mais do que os conteúdos de nossas disciplinas, passamos a eles muito do que acreditamos ser moralmente correto, digno e sensato de se fazer. Contudo, a arte de educar necessita de cautela, pois se corre o risco de agir contra o que a família do aluno está o ensinando, principalmente se nós não concordarmos e, muito mais, se estiver “fora de moda”. Fala-se muito em mudar e quebrar paradigmas, mas, antes de sair por aí quebrando barreiras à mudança insensata e sem considerar todos os envolvidos e suas devidas consequências, certifique-se de que você está sendo realmente justo em sua balança.
  • [ Querido Professor ]
    Comemore seu Dia, professor!
    Próximos dessa data tão especial, apesar de algumas circunstâncias dizerem o contrário, você, querido professor, tem sim muito o que ser celebrado. Sabe aquela pessoa que ajudou o idoso a atravessar a rua? Então, ela só fez isso porque, em casa ou na escola, teve um professor para ensiná-la, ainda que usando de tantos argumentos, a respeitar os mais velhos, dizendo que, hora menos hora, qualquer de nós estará no lugar deles. Sabe aquele olhar de desaprovação de alguém que viu uma pessoa sendo injustiçada, pois é, também esse olhar só existe porque alguém, como o senhor, ensinou valores morais e éticos em meio a tanta “gritaria” de conteúdos insanos que ensurdecem os ouvidos de algumas pessoas.
  • [ Um pouco de ar fresco ]
    Novas perspectivas a partir de um novo olhar
    Se você estiver achando que seus problemas vão sufocar toda sua esperança de ter uma vida com mais qualidade, quem sabe um pouco de ar fresco pode ajudá-lo a ver as coisas de um modo diferente. Erga sua cabeça e olhe para o céu que, mesmo com nuvens, tem muito a ensinar, você vai que, quando abaixar novamente sua cabeça, novas ideias estarão povoando seus pensamentos. Se uma multidão aperta e sufoca todos os seus sonhos, respire o frescor do anoitecer e permita-se admirar o crepúsculo e a luz da alvorada, pois, depois de respirar mais calmamente, estarão mais claros os caminhos que o levarão a realizar seus sonhos.
  • [ Supere-se ]
    Conselhos e Reflexões
    Supere-se, motive-se, não pare agora. Dê mais um passo, pois um novo horizonte poderá se abrir. Não fuja, não se esconda, mostre quem você é mesmo que isso possa parecer insuficiente diante de seus problemas. Estabeleça datas para seus sonhos, não os deixe adormecidos, persiga-os até alcançá-los, pois até mesmo no caminho haverá aprendizagens. Viva intensamente cada momento sem nunca se esquecer de Deus, pois é quem nos dá o fôlego de vida e é para Ele que um dia tornará.Trate seus dramas com sabedoria e, mesmo que o tédio esteja querendo tirar seu fôlego, dê o tempo que precisar para somente depois agir.
  • [ Viver é Tocar o Coração das Pessoas ]
    Reflexão nas palavras de Cora Coralina
    Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: Braço que envolve, Palavra que conforta, Silêncio que respeita, Alegria que contagia. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura... Enquanto durar (Cora Coralina). O coração de uma pessoa é um de seus maiores tesouros certamente. O que não é tão envolvido de certeza assim é o cuidado que muitos deixam de ter com sua própria vida, pois não cuidam de dar morada a sentimentos bons, tais como sentimentos de bondade, amor e compaixão consigo mesmo e também com o outro.
  • [ Memórias do Coração ]
    Feliz Dia dos Pais!
    De um abraço apertado e um olhar de seriedade a um coração que já sabe o que é amar. Do lado esquerdo do peito, as aprendizagens que somente conseguirmos vivenciar ao seu lado. Da volta do trabalho, momento tão esperado, a esperança de mais uma vez conseguirmos olhar para você e vivermos juntos aquelas experiências que jamais vão se apagar de nossas memórias, memórias de nossos corações. Não é fácil definir com palavras a nossa gratidão por você, papai, o que podemos fazer é seguir os caminhos que o senhor nos ensinou, ainda que, há algum tempo, estes mesmos caminhos não pareciam tão lógicos assim.
  • [ A coletividade dos erros e acertos ]
    Responsabilidades compartilhadas
    Dia após dia, somos abordados por situações que entram em desacordo com a moral e os bons costumes. Pessoas que agem com engano, pessoas que furtam a nossa vez de falar e aparecer, pessoas que impulsivamente reagem contra qualquer gesto sem maiores intenções de nossa parte, pessoas que tornam nosso dia a dia mais cansativo e, não raras as vezes, pessoas que acabam com a nossa energia de propor novidades, de agir com bondade. São várias as situações que nos vemos envolvidos com outras pessoas, com gente como nós, com alguém que, diferente do que podemos imaginar, é a consequência de ações ocorridas entre nós mesmos, de ações coletivas.
  • [ Amizade - A arte de cativar pessoas ]
    Feliz Dia do Amigo!
    No enredo da sala de aula, estamos acostumados a notar a ausência de um aluno que dificilmente está presente nas aulas, o qual é normalmente chamado de “turista”, do mesmo modo que sentimos facilmente a ausência de alunos que quase nunca faltam e assim por diante. Se o relacionamento entre professor e alunos é influenciado pela ausência ou presença destes, chama-nos a atenção a grande influência que sofre um sentimento que, muitas vezes, não temos muito tempo para darmos atenção: a amizade.
  • [ Efeito Midiático ]
    Sala de Aula: Lugar de Sensibilização e Reflexão
    Cada um tem o seu ritmo, cada um sabe ou saberá quando chegar a hora de tomar uma decisão, ainda que essa, aos olhos de outras pessoas, tenha sido adiada. Em tempos de grande velocidade, o mundo parece que desaprendeu a esperar pelo outro, a ser tolerante, a respeitar a tentativa que outra pessoa tem para conquistar harmonia entre fatos de sua vida, a respeitar, verdadeiramente, as diferentes opiniões. O que se vê é sempre alguém se comparando a outra pessoa e, quando não consegue “vestir o uniforme” imposto pelas mídias, frustra-se, envergonha-se, esconde-se.
  • [ Ressignificando ]
    A habilidade de reinterpretar fatos
    Somente nós, seres humanos, temos a capacidade de atribuir novos significados a fatos ocorridos em algum lugar do passado, independente de quais proporções eles tiveram. Na sala de aula ou em casa, desde muito cedo a criança precisa ser orientada pelo adulto sobre essa capacidade, pois quando a apresentamos a esse fato damos a ela a oportunidade de começar a administrar com mais clareza seus sentimentos. Uma discussão que ocorreu ontem, uma palavra proferida pelo professor ou pai, um olhar duvidoso, uma sequência de fatos que causaram desconforto e tantas outras situações ocorridas ontem e envolvidas nas mais diversas circunstâncias podem ganhar novos significados quando olhamos para elas hoje.
  • [ O Momento de Ajudar é Agora ]
    Auxílio em Tempo Oportuno
    No mais cheio dos ambientes, ainda assim há lugar para um gesto de gentileza, para um sorriso de bom-dia, para um olhar de caridade. Na mais apertada das rotinas, ainda há tempo para parar um pouco e estender a mão para alguém que, por um descuido, tropicou e caiu bem à nossa frente. Nos dias mais chuvosos, há, ainda, espaço debaixo do guarda-chuva para abrigar alguém que, desabrigado, está correndo a ponto de cair e se machucar. No ônibus mais lotado, há sempre um jeitinho de não “cair no sono” e fingir que não está se vendo o idoso, a gestante e a criança que estão por ali em condições desiguais de permanência. Na noite mais fria e no sono mais gostoso, há sempre a possibilidade de se levantar e atender ao telefone que chama por nós.
  • [ Desafios para ampliar jornada do aluno nas escolas públicas! ]
    Maria Christina Toledo Simões
    Nos últimos dez anos, o Brasil investiu esforços para cumprir o previsto no Plano Nacional de Educação. Porém, pelo elevado volume de itens, enfrentou dificuldades para o acompanhamento efetivo das ações. O novo PNE 2011-2020 para a próxima década objetiva fornecer diretrizes às políticas educacionais do país, dentre elas àquelas que promovam a erradicação do analfabetismo e favoreçam o processo de alfabetização e letramento de crianças até os oito anos de idade. Não foram poucos os programas destinados a atingir esse alvo de natureza latente, cuja trajetória perdura historicamente em nossa nação.
  • [ Uma Data Muito Especial ]
    Feliz Dia das Mães
    Em meio a tarefas que parecem não ter fim, ela arruma tempo para dizer que nos ama. Em meio à luta por ser vista e ser enxergada em seus mais diferentes papéis, ela atrai nossa atenção naturalmente, pois não dá para fingir que não a conhecemos. Se em algum momento não atribuímos a esta pessoa tão especial o seu devido valor, certamente ainda teremos muito a nos cercar de pesares pelos beijos e abraços que foram a ela negados, pela nossa ausência naquela noite em que ela disse para não sairmos, pelo simples telefonema para avisá-la de nosso atraso e que não a deixa enlouquecer de preocupação, pelo esquecimento de seus conselhos em momentos que não admitiam quaisquer erros...
  • [ Viva com prudência ]
    Caminhos de conhecimento e sabedoria
    Ouvir os conselhos dos mais velhos, como avós, pais e demais conhecidos, falar sempre a verdade com cuidado e ética, passar pelo o outro e oferecer-lhe um sorriso de bom-dia, buscar a paz com os vizinhos... Diminuir a velocidade do carro ao ver bola, pipa e, consequentemente, crianças por perto, oferecer lugar para o mais velho sentar-se, não agir impensadamente diante dos tantos infortúnios do trânsito, respeitar o espaço do outro... Ser gentil com o vendedor que precisa bater meta, buscar a Deus em todo momento, parar ao sinal amarelo e vermelho, oferecer água ao sedento e abrigo àquele que não tem onde sequer recostar a cabeça...
  • [ Queremos Paz ]
    Tragédia no 07 de abril
    Depois de tantas notícias ruins, queremos paz. Depois de perceber que a dor não vai passar, queremos novamente ter aquela sensação de tranquilidade, de ordem e de conforto. Ao buscarmos respostas, encontramos ainda mais perguntas que não podem ser satisfeitas tão facilmente. Será preciso pensar e repensar muitas vezes para tentarmos colocar um ponto-final em tantas questões.O que foi que aconteceu? Como poderemos contribuir para termos paz? O que fazer para que episódios tão violentos não roubem mais a juventude e a vida de tantos inocentes? Se tantos agressores são criados em nosso meio, há, certamente, alguma coisa que podemos fazer sim para tornarmos a noite em dia mais uma vez.
  • [ Dar Tempo ao Tempo ]
    Organização interna e pessoal
    Quantos transtornos são causados quando não se dá ao tempo um tempo hábil para que as coisas sejam devidamente resolvidas. Quantos dos nossos alunos, filhos, amigos e parentes dão passos certeiros em direção ao incerto. Quantas vezes negamos a nós o direito de chorar por algo que não deu certo e, no contraponto disso, quantas vezes negamos a nós o direito de cessarmos o choro, erguemos a cabeça e seguirmos em frente. A cada tempo, uma nova realidade começa a ser moldada. Nada é hoje como foi ontem e nada será amanhã como o presente se tem mostrado, ainda que “um dia faz declaração a outro dia”, como diz determinado trecho bíblico ao nos alertar sobre a nossa responsabilidade de plantar para o amanhã.
  • [ O Verdadeiro Exercício da Subordinação ]
    Relação de Dependência e Respeito
    Gritarias, insubordinações, reclamações, insucessos, não envolvimentos, fofocas, falatórios, vícios... Quantas são as situações que temos diariamente ante a nós que nos fazem reagir impensadamente... Às vezes, se não exercitarmos nossas capacidades de considerar o outro como um ser tão merecedor de respeito assim como nós, isso independente se ele compartilha ou não de opiniões semelhantes às nossas, corremos o risco de “atropelar” as pessoas, levando-as a ter “sequelas” que podem durar para uma vida inteira.
  • [ Ultrapassagem não Permitida ]
    Considerações sobre Respeito e Limites
    O que se quer, o que se deseja ter, o que podemos conseguir, o que consideramos ser o melhor... São tantas as circunstâncias que estamos expostos dia a dia, que se torna importante uma reflexão mais calma, mais coerente acerca da ação e a prática de respeitar. Se o respeito é bom, o respeitar é ainda melhor, aliás, muito melhor, pois é a ação de se conhecer e entender os limites do outro e, também, os nossos próprios limites.Todos nós só podemos dar ao outro aquilo que temos.
  • [ A Participação dos Pais na Escola Influencia Uma Melhor Aprendizagem ]
    Professora Júlia Séccolo
    Este texto tem a intenção de enfocar a importância dos pais na escola, analisando a importância do trabalho conjunto família-escola no processo ensino-aprendizagem. Mas quais são as várias causas dos problemas de aprendizagem da criança? O desenvolvimento infantil é um processo global. É evidente que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas tanto às características próprias da criança, quanto às atitudes inadequadas da família e da escola que afetam a criança enquanto pessoa em desenvolvimento. “A criança que desde cedo, tem contato com outra, é sabidamente mais sociável, menos egocêntrica e mais tolerante.
  • [ A Força da Vontade ]
    O Verdadeiro Afeto
    Quando desejamos muito algo, a força e o potencial que existem em nosso querer e em nossa vontade podem muito ser a razão que define o conseguir e o não conseguir atingir os objetivos por nós traçados, isto em quaisquer áreas e em quaisquer momentos que estejamos vivendo. O que não se pode deixar de dizer é que todo esse potencial sozinho não causa nenhum efeito e, por mais que isso pode ser até muito evidente, muitas são as vezes que vemos o tal “pensamento positivo” substituindo o lugar da dedicação, do investimento e do trabalho, aspectos que precisam de investimentos intensos por parte de todo aquele que deseja alcançar algum ponto.
  • [ A educação no Brasil precisa melhorar – e muito! ]
    Francisca Romana Giacometti Paris
    Infelizmente pudemos constatar que metade dos estudantes que estão cursando o último ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental no Brasil pode ser considerada analfabeta funcional e quase um quarto dos que concluem o Ensino Médio sai da escola sem ter se apropriado de saberes escolares básicos. Esses dados, já esperados, foram evidenciados recentemente pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Somado o resultado do Saeb à taxa de rendimento escolar que mede aprovação e evasão e ao desempenho dos alunos na Prova Brasil (exame federal que avalia a qualidade da educação pública), obtém-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
  • [ Momentos em Família ]
    Um Convite Especial
    Natal? Momento entre família? Por que não fazermos esse exercício durante o ano todo? Desta forma, evitaríamos as eventuais surpresas com o tamanho do sobrinho que nasceu no começo do ano e que nunca mais vimos, com o novo namorado da sobrinha, com as indelicadezas de uma tia sem “papas na língua” e outras muitas situações comuns quando só encontramos nossa família em datas especiais ou específicas. A família precisa estar juntas em todo o tempo, em todos os momentos, pois é dela a razão para muito do que somos, para muito do que nos tornamos, ainda que biologicamente falando.
  • [ Qual é a escola ideal para meu filho? ]
    Ricardo R. Irigoyen
    Chega fim de ano, mais um ano escolar que acaba. O boletim final nos é apresentado pelos nossos rebentos. Alegria ou decepção. Outras vezes fica a pergunta: Será que está na escola certa? Existem vários tipos de pais. Aqueles que acreditam piamente que qualquer decisão que eles tomem pelo seu filho é a certa. Outros que sempre ficam na dúvida e vão atrás da opinião de alguém que “sabe mais”. Alguns até não sabem o nome da escola do filho, é problema do conjugue que tem a custódia, somente está preocupado com a mensalidade. Também há aqueles que fazem a escola junto com os filhos, sempre estão atentos a qualquer problema e evitam que o filho sofra qualquer constrangimento. Enfim, somos diferentes, famílias diversas, situações complexas, decisões particulares.
  • [ A orquestra ]
    Ricardo Rolando Irigoyen
    Quando tinha nove anos de idade, meu pai comprou ingressos para a ópera e minha avó me levou. A partir desse momento passei a curtir a música clássica. Alguns anos atrás esse momento foi revivido na minha mente. Lembro-me como se fosse hoje que o que mais me impressionou, ao entrar no Teatro Colón, foi o barulho (só posso definir assim) da orquestra afinando individualmente seus instrumentos. Parecia uma cacofonia de sons sem sentido. De repente, entrou um senhor muito distinto com uma vareta na mão e se fez um silencio absoluto na orquestra. Cumprimentou ao público e dirigiu-se a uma plataforma.
  • [ Felicidade e Emoções Positivas nos Contextos Educacionais ]
    Célia Maria Lameiro Rodrigues
    Para adentrar ao tema da educação, precisamos deixar claro, antes de tudo, se estamos fazendo referência às ações educativas que se estabelecem entre as pessoas nas interações sociais, familiares ou escolares. Tanto no âmbito social, quanto no familiar ou escolar, inúmeras são as dificuldades enfrentadas neste momento atual das sociedades contemporâneas, lembrando que muitas das nossas crianças e adolescentes não têm limites, demonstram agressividade, não aceitam as frustrações, questionam os deveres e responsabilidades e não vivenciam relações harmoniosas pautadas por valores como a tolerância, cooperação, solidariedade e o respeito.
  • [ A liberdade ]
    Estímulos advindos da sala de aula
    Estas belas palavras estão presentes no filme “A Língua das Mariposas”, as quais foram pronunciadas pelo Dom Gregório (Férnan Gómez) ao conversar com outro personagem acerca dos seus conceitos de liberdade, democracia, republicanos, conceitos estes que o levaram à prisão em dado momento do filme. A Língua das Mariposas, apesar de ser recomendado apenas para maiores de 14 anos, é um filme que retrata muito do que desejamos para nossos alunos, muito do que desejamos para nossos filhos, muito do que desejamos para nós mesmos, ou seja, a liberdade.
  • [ Estímulos à Criatividade ]
    Despertar do prazer de escrever
    Muitos professores acreditam que podem usar o período de férias de seus alunos, de modo que sempre solicitam a confecção de uma redação sobre este período. Esta estratégia pode ser muito válida, acredito, se o professor, antes de solicitá-la, desenvolver alguns momentos de reflexão, de modo a abordar questões realativas a este período, tais como os programas televisivos que assistiram, os momentos dentro de casa, o acordar mais tarde ou até mesmo o cochilo no período da tarde, as brincadeiras nas ruas, as horas a mais que passaram em frente ao computador ou o videogame e assim por diante.
  • [ A ampliação do olhar no poder da escola ]
    Questionamentos e problematizações
    Antes de se ensinar a ler e a escrever, toda escola poderia mudar um pouco a perspectiva e se empenhar em ensinar o aluno a olhar, a olhar mais criteriosamente, de modo que a identificação de detalhes fosse realmente possível. Se assim fizer, a escola e o professor perceberão que a arte de ensinar e a arte de aprender ficam muito mais fáceis, muito mais evidentes, da forma como desejamos que sejam. A tal desejada e requisita produção escrita, por exemplo, não começa na mão do aluno que precisa escrever diante da solicitação de seu professor, o qual solicita a confecção de uma redação sobre as férias escolares ou afins...
  • [ Motive-se, professor ]
    Papéis desempenhados com amor
    Todo professor já se viu desempenhando papéis de psicólogo, médico, pai e mãe de alunos, de seus alunos, os quais estão diariamente em contato conosco em nosso dia a dia. Até mesmo quando o dia se finda, muitas são as vezes eles se deparam com outras crianças, jovens e até mesmo adultos que os fazem lembrar daqueles que estão sob seus cuidados todos os dias... O dia a dia, em meio a tantos desafios, é possível que muitos dos sonhos que tivemos um dia ao optarmos por esta tão bela profissão estejam em fase de frustrações, pois quem é aquele que consegue tanto? O professor.
  • [ Quando as lembranças acontecem ]
    Gestos de gentileza virtuais e reais
    Redes Sociais, tais como o Twitter, Orkut, Facebook e afins são ótimos recursos para nos lembrar de datas que são importantes para nós e para todos os que estão, de algum modo, agregados às nossas páginas pessoais. Dias das Mães, Pais, Idosos, Crianças, Datas de Aniversários e afins são lembradas com uma facilidade muito superior a de alguns anos antes, tudo porque é muito mais simples abrirmos nossas páginas e descobrirmos, por exemplo, os próximos aniversariantes e, facilmente, encaminharmos uma mensagem que é capaz de promover sorriso, alegria e satisfação àqueles que a recebem.
  • [ Palavras que promovem a paz ]
    Ferramentas para a construção de bases sólidas para uma vida melhor
    Palavras são como ferramentas, as quais podem ser usadas para diversas finalidades, passando sempre pelo processo de comunicação, ou seja, ao usarmos palavras estamos em diversas situações comunicando algo a alguém. Há alguns anos, um senhor me disse que “toda palavra pode ser dita a toda pessoa – dependendo da forma como é falada”. Isto é verdade, pois tal como um artista diante de uma pedra de diamante que precisa passar pelo processo de lapidação, assim também nossas palavras precisam ser moldadas para transmitir a paz, e não a guerra como temos visto acontecer em diversos momentos.
  • [ Guiados pela mente e pelo coração ]
    O filtro que permite a verdadeira consciência
    Pensar em nossa mente como um filtro que impede as mais diferentes impurezas fixarem moradia e descerem aos nossos corações é lição importante para trabalharmos com nossos alunos em sala de aula, seja qual for a disciplina que lecionarmos. Em casa, na rua ou até mesmo dentro dos altos muros de nossas escolas, nossos alunos estão expostos a diversas situações desafiadoras que, violentamente, invadem suas mentes, causando uma série de conflitos.
  • [ A distância não traz cura ]
    A genuína atenção
    Certa vez ouvi alguém dizendo que para se viver de bem com a vida é necessário nos afastar de pessoas egoístas e pessimistas. Contudo, a distância não traz cura de nenhum mal a ninguém. Há a necessidade de calor humano até mesmo para as pessoas que insistem viver sozinhas, pois muitas das vezes elas só estão temendo serem enganadas, vítimas de pouco caso, ridicularizadas e menosprezadas e, por isso, afirmam para o outro e para si mesmas que é melhor mesmo ser e estar desacompanhadas em suas dores, em suas vitórias, em suas vidas.
  • [ Prisioneiros do passado ]
    Uma nova chance para nós mesmos
    É comum ouvirmos nossos alunos falando sobre grandes feitos do ano passado. Referem-se ao “ano passado” como se estivesse tão vivo quanto o presente e, até mesmo quando por um acaso falam de algum episódio não tão agradável, ainda assim mostram-se muito ligados ao que já passou, ao que não existe mais. Esta característica pode ser muito ruim, pois eles deixam de olhar para frente, para o futuro e podem tornar-se prisioneiros do passado a ponto de não identificarem as belezas do hoje, do agora. Este aspecto, contudo, não está presente apenas em nossos alunos, mas muitos de nós, já adultos, também sofremos atrás das grades desta prisão, grades estas que nos tornam pessoas conhecidas pela nostalgia que, não tomadas algumas precauções, pode minar nosso otimismo diante daquilo que hoje estamos vivendo.
  • [ Fontes de satisfação e de bem-estar ]
    A busca pelo bem também dos outros
    Ao sairmos por aí, é comum vemos pessoas angustiadas, incomodadas e insatisfeitas. O descontentamento é nítido, pessoas vão e voltam apressadamente todos os dias, tendo sobre a pele do rosto as mais duras e rígidas expressões. Muitas resolvem dedicar seus dias a manifestar suas frustrações e insatisfações e, ao verem um otimista passando despropositalmente por elas, assumem ainda mais uma postura de desagrado e desprazer. Tendências assim, ou seja, persistir em se manter longe das pessoas com uma atitude pessimista, afastam as pessoas de nós e, também, a felicidade de se ter qualidade de vida. Ora, não dá para continuar assim, é preciso pensarmos em investimentos mais agradáveis para aplicarmos às nossas horas, ou seja, em vez de reclamarmos daquilo que não está bom, podemos perfeitamente elogiar aquilo que está indo muito bem.
  • [ Entre a Paz e a Guerra ]
    A boa moradia de um coração distante da guerra
    Muitas são as pessoas que dia a dia estão em busca de paz, de verdadeira e duradoura paz. Erradamente, muitos a buscam em lugares desprovidos dos rumores da cidade grande ou de uma casa sem paz. Buscam-na num campo arborizado, no qual o único barulho que se ouve é o canto dos passarinhos que por ali se aventuram. Olhando assim, de uma maneira despropositada, dá até para pensarmos que a paz pode mesmo ser facilmente alcançada, mas isto é um engano que não pode ser perpetuado. Paz nada tem a ver com o silêncio que tanto nos faz bem após um dia muito tumultuado.
  • [ Pais ou heróis? ]
    Feliz Dia dos Pais!
    Quando transferimos aos nossos pais a ideia de heroísmo, não podemos de maneira alguma impor sobre eles a condição de seres inabaláveis, pois cada pai é um ser como qualquer outro, o que o difere é, na verdade, a forma tão especial que um dia ele se assumiu como pai, como nosso pai. Contudo, a ideia de heroísmo pode ser perfeitamente defendida se, com herói, quisermos dizer que ele, nosso querido papai, é (co) protagonista de uma grande história, a história da nossa vida, a qual foi e está sendo construída sobre as bases de ensinamentos indispensáveis para cada um de nós.
  • [ Alegre-se na felicidade do outro ]
    Exercício do verdadeiro amor ao próximo
    Algo que precisa ser tema de intensas e contínuas reflexões nos dias de hoje é, certamente, a tendência que temos de sermos indiferentes aos outros. É necessário refletirmos, pois a reflexão é um importante instrumento que nos permite repensar muitos pontos dentro de nós e, assim, mudarmos aquilo que não está adequado quando o que se quer é uma vida melhor.Contudo, quando a indiferença é vencida, ou seja, quando conseguimos pensar mais no outro, sensibilizando-nos com as lágrimas que escorrem pela face conhecida ou não, precisamos pensar também sobre até que ponto estamos conseguindo de fato sermos mais humanos, mais amigos, mais companheiros.
  • [ Formadores de Opiniões ]
    O poder de impacto sobre o outro
    Algumas pessoas não se sentem confortáveis ao pensar que são, de uma forma ou de outra, formadoras de opiniões, pois o peso da responsabilidade que envolve esta importante característica pode ser demasiadamente grande e insuportável (sem suporte) para alguns de nós. Ser formador de opinião não é uma condição apenas de jornalistas, críticos e professores. Formamos opiniões sempre que afirmamos para o outro qual é o nosso conceito e/ou nossa avaliação sobre alguma coisa.
  • [ É Tempo de Parar e Aprender ]
    Os ensinos que nos fizeram chegar onde estamos hoje
    Sempre que olhamos para as características das vidas das pessoas de algum pouco tempo atrás temos a sensação, muitas vezes desconfortável, de que nada é hoje como um dia foi. Parece que tudo foi mudando de uma maneira tão sorrateira que não nos permitiu perceber quantas mudanças permitimos adentrar em nós. Tais mudanças foram e estão sendo tão intensas que atualmente nem ao menos conseguimos passar para os nossos filhos e alunos os diversos ensinamentos que nossos pais, com métodos que hoje questionamos e os temos por antiquados, passaram-nos.
  • [ A verdadeira autoestima ]
    Exercitando a confiança em nós mesmos
    Todos nós em algum momento já ouvimos falar a respeito da importância de termos autoestima, ou seja, aquilo que é, basicamente, a estima ou o cuidado conosco mesmo, pontos fundamentais para nos reafirmar como pessoas capazes de cuidar de nós mesmos e, consequentemente, construirmos caminhos para conseguirmos ser verdadeiramente felizes. Contudo, o que em geral não é compreendido é o fato de não sabermos ao certo o que realmente caracteriza a autoestima. No caso, não se pode entender a autoestima sem a ela ligarmos a autoconfiança e é aqui que normalmente temos falhado muito.
  • [ A insegurança precisa ser vencida por nós mesmos ]
    Exercício para vencer em todos os tempos
    Todas as vezes que nos sentirmos inseguros frente a alguma situação precisaremos, no mínimo, fazer uma autoanálise e entender verdadeiramente se esta tal insegurança está ou não mascarando conceitos que precisam ser mais bem trabalhados dentro de nós mesmos, pois a insegurança demasiada é algo que precisa ser combatido antes que ela nos faça reféns de nós mesmos. Sentimo-nos inseguros, muitas vezes, porque é perfeitamente possível acreditarmos que esperar que o outro faça algo para nós ou por nós é muito melhor, pois nesta condição não precisamos, num primeiro momento, assumir a responsabilidade por aquilo que está ou não sendo feito ou simplesmente acontecendo.
  • [ A boa administração da saudade ]
    Instrução e reflexão para nossos alunos
    Sentir saudades é algo natural a todos nós e é também a prova de que já vivemos ou vivenciamos coisas que nos fizeram muito bem e, por isso, sentimos saudades. O que, no entanto, passa a não ser muito natural ou saudável para nós todos é o fato de anularmos o que estamos vivendo hoje, pois se nos prendermos ao eterno passado que um dia nos fez bem, não estaremos livres para descobrir os novos sabores que a vida nos oferece. Quando a dor da saudade é tão aguda que não se há esperança de encontrar remédio que apresente solução, é hora de rever os nossos conceitos e considerarmos as belezas que existem no hoje e no agora, as quais estão prontas para nos servir se a elas nós verdadeiramente buscarmos.
  • [ Os frutos e a tão sonhada felicidade ]
    Uma reflexão sobre ser feliz
    Se pararmos um pouco para pensar em algumas questões da nossa vida, perceberemos que muitas são as pessoas que querem que alguma coisa em suas realidades fosse diferente do que é hoje, agora. A insatisfação tem tomado conta de muitas pessoas, enquanto que o pessimismo tem sido, infelizmente, uma constante na vida de milhões de vidas que se rendem diante de algo que não as agradam e, por isso, passam longos momentos a reclamar e a questionar o porquê de sua realidade não ser diferente do que é e, desacreditadas na verdade que diz que toda realidade é modificável, deixam de lutar efetivamente por uma mudança de horizontes.
  • [ Escolhas ]
    A necessidade de tomada de decisão
    É comum em nossas vidas fazermos escolhas. Desde o amanhecer até o anoitecer estamos rodeados por diversas alternativas que estarão conosco durante todo o dia. Contudo, apesar de ser algo natural e comum a todos nós, escolher nem sempre é fácil, principalmente quando o grau de seriedade aumenta, pois o impacto que a escolha causará será visível aos olhos e corações de pessoas e situações que estejam envolvidas de uma forma ou de outra. Escolher envolve análise, mas esta análise precisa fazer jus a sua real definição, ou seja, as partes precisam ser devidamente separadas e friamente avaliadas e, talvez por isso, muitos de nós temos sérias dificuldades para analisar, uma vez que ainda que dividamos o objeto de nossa análise em partes, nossa avaliação dificilmente é fria, pois de alguma maneira sempre fazemos refletir nossos conceitos e crenças sobre o que está diante de nós.
  • [ “Todo ponto de vista é a vista de um ponto” ]
    Leitura e compreensão do mundo
    Antes de formularmos e manifestarmos quaisquer pensamentos, conceitos ou preconceitos a respeito de algo ou alguém, é interessante atentarmos para a célebre frase de Leonardo Boff que intitula o presente artigo, a qual faz parte de seu livro A Águia e a Galinha. Isto porque todos enxergam o mundo e elaboram seus pontos de vistas (conceitos) de acordo com o ponto em que estão, seja este ponto real e concreto ou imaginário e psicológico. Como Leonardo mesmo disse no citado livro, a cabeça pensa de acordo com o lugar onde pisam os pés e, por isso, nós que somos pais e professores precisamos fazer de nossos lares e escolas um lugar justo a todos, com igualdade de condições. A escola e a casa devem ser lugares em que a criança aprenda desde cedo a pluralidade do mundo, no qual situações e circunstâncias podem contribuir para determinado condicionamento de pessoas.
  • [ Influências ]
    Ainda que influenciados, somos responsáveis por nossos próprios atos
    Em todos os momentos sofremos influências de diversos tipos. A televisão, a internet, a rádio e os mais diversos meios de comunicação querem nos influenciar a adquirir algo, a pensar de determinada maneira, a sentir vontade de comprar alguma coisa, a amar ou a odiar algo... Sem exercer influências, nem as mais fortes campanhas de publicidade jamais conseguiriam nos levar a tanto, aliás, o que seria das propagandas sem o poder da influência? Por estes e outras razões, temos que zelar a sermos donos de nós mesmos e não nos deixar influenciar por propagandas de diversas ordens, como se fôssemos folhas secas soltas pelo ar, as quais são levadas para onde o vento desejar, incapazes de oferecer qualquer reação diante daquilo que se propaga tão magistralmente.
  • [ Avaliação Diagnóstica ]
    Identificar problemas e planejar soluções
    Um dos conceitos de avaliação é análise, ou seja, avaliar é lançar mão de uma totalidade de coisas, dividindo-a em partes para permitir que cada uma das partes seja devidamente e rigorosamente examinada. Ao se aplicar avaliações no decorrer do ano letivo, o professor precisa ter claro dentro de si o que é realmente o ato de avaliar, pois muito mais do que dar uma prova, a avaliação é uma excelente ferramenta para identificar quais ações em sala de aula podem ou não ter continuidade. Além disso, a avaliação não pode ser apenas tratada como algo destinado aos alunos, mas sim, ao aplicar uma avaliação, o professor também tem a oportunidade de rever conceitos e valores sobre sua prática, enquanto um profissional comprometido realmente com o bom desenvolvimento de seus alunos.
  • [ Para Todas as Mães - Hoje e Sempre! ]
    Com palavras não é possível expressar esta beleza
    É comum ouvirmos palavras bonitas sobre o dia das mães em épocas assim. Mas em nenhuma das belas palavras proferidas nesta data tão amada por todos nós o verdadeiro significado é superado. A beleza do ser mãe não está em letras e expressões muito bem-colocadas. Muito mais que gerar vidas, a beleza é materializada em cada gesto que conduz à paz e à esperança as vidas que um dia estiveram dentro de si.
  • [ As aparências enganam ]
    Consumismo exagerado
    É comum vermos casos de pessoas que já sofreram algum tipo de agravo diante de outras pessoas pelo simples fato de suas vestimentas ou forma de falar não demonstrarem quem realmente são. Talvez por isso, ou seja, para fugir de uma interpretação simplória sobre si, várias pessoas se arrumam de maneira a ostentar sua (possível) pomposa conta bancária e, ainda, sua capacidade de reação diante de quaisquer desagrados, por menor que eles possam ser.
  • [ Individualismo e Solidão ]
    Tendências da vida moderna
    Falar de individualismo é falar também de egoísmo, tendência que é cada vez mais presente em dias de modernidade e de perda de bons valores que, por algum motivo, não estão sendo repassados aos nossos filhos e alunos. É cada vez mais comum vermos adolescentes, jovens e alguns adultos desrespeitando o idoso, a gestante, o deficiente físico ou quaisquer pessoas que, momentaneamente ou não, estão numa condição em que precisam de cooperação mútua e de compreensão. Para se ter ideia de como as coisas estão ultimamente, certa vez uma criança na faixa etária de 6 anos, uniformizada para ir à escola, entrou num ônibus lotado de pessoas que diariamente o utilizam para se encaminhar aos seus trabalhos.
  • [ Fechamento de Ciclos ]
    Momentos de Mudanças
    Criar hábitos é tendência que todos nós temos. Cria-se o hábito de acordar sempre no mesmo horário, fazer as primeiras higienizações pessoais do dia sempre com a mesma pontualidade, tomar um delicioso café da manhã no horário de costume, encaminhar-se para o trabalho de anos de dedicação e tantos outros hábitos que temos diariamente em nossas vidas. São costumes que nos marcam tal como nossa própria identidade e, talvez por isso, não queremos, em nenhuma hipótese, que eles sofram processos de mudanças ou alterações.
  • [ Super-Heróis – Sem erros, sem medos ]
    A inadmissibilidade do erro
    Estamos vivendo dias em que a sombra do menor erro é tida como fatalidade, como algo que nunca e em nenhuma hipótese poderia ter acontecido. As proporções que sentimentos naturais de todo ser humano, como o medo, as saudades, o arrependimento e, pasmem, até o direito de errar, são assustadoras, pois prega-se o modelo de super-herói, ou seja, seres humanos que perderam o direito de experimentar sensações naturais a sua condição intransferível de pessoa.
  • [ Efeito anestésico ]
    A indiferença diante do mal
    Ao tomarmos conhecimento do acontecimento de alguma coisa boa ou ruim, a sensação é sempre de agitação e de barulho, pois o imprevisto aconteceu, algo que toma conta dos noticiários veiculados de diversas maneiras. A agitação, contudo, parece ter data de validade, uma vez que sempre chega um momento que as sensações vividas ao acontecer de novidades, sejam ou não positivam, vão mudando de características até o esgotar de qualquer percepção diante daquilo que num dado momento foi novo.
  • [ Antes de toda plantação, a terra precisa ser trabalhada ]
    A famosa lei da semeadura
    Uma das grandes causas de tantas insatisfações hoje em dia é, sem dúvidas, o fato de querermos colher onde nunca plantamos. Não dá, é a famosa lei da semeadura, precisa plantar para depois ter o que colher. Há que se considerar que para haver plantação, a terra precisa ser trabalhada, o que, num mundo imediatista como o nosso, faz com que muitas pessoas tenham dificuldades para compreender esta verdade.
  • [ Dia Internacional da Mulher ]
    Igualdade e Diferenças
    Conheço muitas mulheres que buscam, incessantemente, ter os mesmos direitos dos homens. Porém, acredito que isso só pode ser válido se com “direitos iguais” estiver entendido o conceito de “direitos do ser humano”, e não apenas direito de mulher ou direito de homem. Antes de comparar-se ao homem, a mulher precisa compreender que todas nós, como o que é perfeitamente natural ao ser humano, temos características diferentes, não sendo, assim, uma questão de ser melhor ou pior a alguém, mas considerar a riqueza que existe na diversidade.
  • [ Você Deseja ou Apenas Sonha? ]
    Quando o querer é maior que o sonhar
    Todas as pessoas podem ter sonhos, metas, objetivos... e desejos. Contudo, aquelas que intencionam atingir metas ou alcançar objetivos precisam definir o ponto de chegada que se quer alcançar, pois não se sabendo aonde chegar, nunca se chegará a lugar nenhum. Vale pontuar que não é somente o ponto de chegada que precisa de atenção para que se tenha sucesso na realização de sonhos/desejos.
  • [ Dicas para a primeira semana de aula ]
    Márcia Rodrigues
    O início do ano letivo em muitos municípios já começou esta semana e, em outros, está em vias de iniciar. Para que este começo seja agradável a todos, daremos algumas dicas para afastar a insegurança das crianças neste momento.
  • [ Primeiro dia de aula – Novo começo ]
    Superação e experiência
    No primeiro dia de aula, o aluno tende a querer fixar a sua imagem, de forma a ser visto/reconhecido pelos demais colegas e professores de uma determinada forma. Esta maneira é, para ele, a melhor para se conviver num ambiente, no qual ele passará tempo significativo de seu dia e de sua vida, ou seja, a sala de aula repleta de outros alunos que passarão a partilhar diversos momentos juntos.
  • [ Agenda cheia, coração vazio ]
    Nossa lista de prioridades
    Agenda cheia, coração vazio. É assim que muitas pessoas se veem em dias tão tumultuados com assuntos indispensáveis, ou seja, reuniões, congressos, e-mails a ser encaminhados/respondidos, contas e mais contas a pagar... Mas será mesmo que os assuntos que tomam todo o nosso dia e levam o nosso vigor deixando-nos exaustos, são mesmos indispensáveis ao nosso bem-estar? Para responder a isso é necessário responder primeiro o que é que realmente nos proporciona o conforto, a satisfação e a paz.
  • [ Sua vida, sua história ]
    Responsabilidade pessoal
    Somos o resultado das escolhas que fazemos, sejam ou não realizadas sabiamente. É uma realidade inquestionável, nada do que fazemos, falamos, sentimos é jogado num vazio, que se perderá. O que fazemos hoje terá, certamente, respostas em algum momento no futuro. Daí a necessidade de repensarmos sobre nossa responsabilidade no que diz respeito a nós mesmos. Estamos mesmo plantando árvores que darão bons frutos ou estamos vivendo sem nos preocuparmos com o impacto que as nossas ações, palavras e sentimentos podem causar no outro e, hora menos hora, em nós mesmos?
  • [ Um inimigo dentro de casa ]
    Programação televisiva inadequada
    Estar dentro de casa, há algum tempo, era sinônimo de segurança e proteção, afinal de contas, qual mãe não ama ouvir o barulho da fechadura da porta, denunciando a chegada do filho no seu lar? Ainda hoje vemos crianças pequenas sendo buscadas da escola por seus pais ou, na ausência destes, por alguém que seja de inteira confiança, numa tentativa de salvaguardar seus filhos da violência, da malícia, do engano e de tantos outros males que assolam o mundo.
  • [ O Direito de Errar ]
    A utopia do mundo perfeito é opressora
    Não há tempo e espaço para erros nos dias de hoje. E isto se aplica ao mundo dos negócios tanto quanto à escola. Pelo menos é esta a postura adotada por milhões de pessoas em diferentes países que compõem o planeta. Errar deixou de ser uma possibilidade, tornou-se praticamente um crime ou um pecado mortal, como queiram... E se tentarmos raciocinar dentro desta linha de pensamento, vamos na seguinte direção: Qualquer falha, por menor que seja, indica fraqueza e, com isto, incapacidade de quem errou para estar na posição em que se encontra em uma empresa, por exemplo.
  • [ Ano Novo, Vida Nova! ]
    Encare os desafios, viva intensamente!
    Esta é uma breve fala da sabedoria popular que nos guia todos os anos quando se aproxima a passagem de um ano para o outro e, assim espero, signifique felicidade para todos nós, num mundo com menos violência, guerras, epidemias, corrupção, analfabetismo... Que o próximo ano (e os subsequentes) traga harmonia, prosperidade, ética, paz e muito amor para o mundo inteiro!
  • [ Natal nos Morros, Favelas, Cortiços... ]
    Desilusões e tristezas de quem não conhece o Natal
    Esqueçam o bom velhinho, que é, aliás, símbolo de Natal criado pela Coca-Cola e que se universalizou, tornando a festa um grandioso evento comercial. Tampouco atentem para o lado religioso da festa, celebração maior do cristianismo mundial, que relembra o nascimento de nosso senhor Jesus Cristo, o que, afinal de contas, deveria ser o maior de todos os motivos de celebração ontem, hoje e sempre...
  • [ O Professor Ideal ]
    Qualidades indispensáveis para melhorar a educação
    Procura-se o professor ideal. Quem é ele? A Revista Educação apresentou, como pudemos ver no início deste texto, algumas indicações daquilo que se espera deste profissional. Há algum tempo, em outros artigos, trabalhei informações do Estadão, através das quais se falava de um educador antenado, ligado nas tecnologias, capaz de estar presencial e virtualmente próximo de seus alunos.
  • [ As tecnologias nos tornam menos inteligentes? ]
    A Geração Internet: Mais burra que as anteriores?
    Lançado recentemente nos Estados Unidos pelo professor Mark Bauerlein, da Universidade de Emory, em Atlanta, o livro "The Dumbest Generation: How The Digital Age stupefies young americans and jeopardizes our future" (A geração mais burra: Como a Era Digital torna mais estúpidos os jovens americanos e compromete nosso futuro, na tradução mais literal possível), coloca em xeque as conquistas do mundo virtual para o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes nascidos após o advento e consolidação da rede mundial de computadores.
  • [ Tarefas escolares no banco dos réus ]
    É benefício? Atrapalha? Melhora ou piora o rendimento?
    Li no último dia 24 de novembro (2009), uma notícia que vem do Canadá e que relata a briga de um casal com a escola dos filhos pelo direito de isentá-los do compromisso e responsabilidade de fazer tarefas escolares. Os pais são advogados e alegam que após exaustiva carga de trabalho educacional no âmbito escolar, ao chegar em casa seus filhos tinham sobrecarga de trabalho ao ter que realizar longas séries de exercícios de disciplinas como matemática, história, inglês, ciências...
  • [ Que escola quero para meu filho? ]
    A felicidade em primeiro lugar, sempre, até na escola!
    Pergunta recorrente entre os pais que querem investir na formação dos filhos: Qual a melhor escola para matricular meu filho? E deste questionamento surgem alguns caminhos naturalmente seguidos para realizar esta escolha, partindo daquilo que é mais imediato e visual, como as instalações e os recursos materiais oferecidos até a linha pedagógica e a formação dos professores. Tudo isto realizado com o máximo de atenção e discernimento, ou seja, visitando as escolas pré-selecionadas e averiguando, in loco, como é a escola.
  • [ Universidade para o povo ]
    Mais alunos das classes D, C e E chegam ao 3º Grau
    Está em curso uma mudança que poderá alterar de forma sensível o futuro do Brasil. E não se trata de algo que está sendo conseguido à custa de investimentos altíssimos... Tampouco de uma revolução armada que irá derrubar governos... É, no entanto, visível a partir do momento em que nos deparamos com números como aqueles informados pela pesquisa da consultoria especializada, Hoper, e divulgados por Gilberto Dimenstein.
  • [ Sobre o Caso Uniban ]
    Falso Moralismo e Contextualização
    Manchete de jornais e de programas na televisão há alguns dias, o caso da aluna da Uniban, que foi à aula usando um vestido colante e curto demais, ganha repercussão ainda maior depois da notificação da expulsão da referida estudante pela universidade.
  • [ W.O. Pedagógico ]
    Considerações sobre as faltas excessivas de professores...
    Escutei a expressão W.O. Pedagógico em algum texto ou escola que visitei... Referia-se, no caso, à excessiva quantidade de ausências de professores na escola pública em que atua... As palavras, no entanto, não saíram de minha cabeça durante todo o dia e, mesmo à noite, ainda continuava pensando nelas.
  • [ Sobre a Lei Antifumo em São Paulo ]
    Guerra declarada contra a droga legalizada
    Vi recentemente a entrevista do governador de São Paulo, José Serra, ao programa do Jô. Entre os temas discutidos (política, educação, segurança pública, saúde...) foi dado grande destaque à Lei Antifumo que entrou em vigor no estado de São Paulo no início do mês de agosto (2009). E foram muito esclarecedoras as explicações dadas pelo governador tucano quanto aos motivos que levaram o estado a adotar tal medida.
  • [ Sustentabilidade num mundo de ansiosos e depressivos? ]
    O que é possível fazer?
    Foi exibido, no começo de setembro deste ano de 2009 em Nova York, o documentário "No Impact Man". Através dele ficamos conhecendo a história de Colin Beavan. Este homem decidiu passar um ano (2006/2007) gerando o menor impacto ambiental possível – o que incluía as atitudes da mulher, da filha (na época com 2 anos) e do cachorro. A exibição fez parte da série Green Screens (Projeções Verdes) do cinema do Lincoln Center, que apresenta filmes com propostas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
  • [ E o Nobel da Paz vai para... Barack Obama! ]
    Por que tão cedo? Não foi prematuro?
    O presidente americano Barack Obama foi escolhido para ganhar uma das maiores e mais importantes láureas mundiais, o prêmio Nobel da Paz. Desde que ganhou as prévias democratas, superando a forte candidata Hillary Clinton, a quem levou para sua equipe de governo, em atitude louvável e demonstrativa de seu caráter e valores, Obama tem surpreendido ao planeta em vários aspectos.
  • [ Sobre o roubo da prova do ENEM ]
    Prejuízo considerável para o MEC e para o próprio Exame...
    É, tudo no Brasil acaba (ou começa!) em Pizza... Descobrir que as pessoas que estavam tentando vender a prova do ENEM para o Jornal “O Estado de São Paulo” eram um dos seguranças da empresa contratada para produzir a prova, um DJ de clubes noturnos paulistanos e, ainda, como intermediário, o dono de uma pizzaria facilita a compreensão da fraude...
  • [ O Caso Renault: Briattore x Nelsinho Piquet ]
    Retratos do Mundo Contemporâneo...
    A Fórmula 1 parece um universo distante demais para realizarmos paralelos com a vida de cada um de nós, simples mortais. Patrocínios milionários, circuitos espalhados pelos quatro cantos do mundo, pilotos com supersalários, dirigentes relacionados com poderosos empresários, competição de alto nível...
  • [ O Novo ENEM revoluciona o Ensino Médio? ]
    Cuidado com o andor que o santo é de barro...
    A grande mídia propaga aos ventos que o Novo Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, criado para substituir os vestibulares e que, nos primeiros dias de outubro fará sua estréia, constitui uma revolução. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, como nos diz sábio provérbio popular. Vamos com calma, é preciso cuidado com o andor que o santo é de barro, nos ensina outro dito comum entre a população...
  • [ Avaliando os Professores ]
    Considerações Necessárias
    Inicialmente gostaria de dizer que sou totalmente a favor das avaliações que estão sendo criadas ou já aplicadas para avaliar o trabalho dos professores. Há, certamente, correções de rumo a serem feitas. Existem pontos que merecem uma maior atenção das autoridades e responsáveis por estes processos de avaliação. Creio, também, que da mesma forma como os professores estão sendo avaliados, cabe também realizar levantamentos de igual natureza quanto ao trabalho das pessoas responsáveis pela gestão das escolas.
  • [ Celular na Sala de Aula ]
    O que fazer?
    O telefone celular é, certamente, uma das mais celebradas invenções da humanidade. Tornou-se objeto do desejo não apenas no sentido de termos acesso a um aparelho qualquer ou aos serviços a ele relacionados. A constante atualização de seu design e possibilidades técnicas (cada vez mais ampliadas) estimulada por acirrada competição entre empresas poderosas (Nokia, Motorola, Sony Ericsson, LG, Apple...) faz com que as pessoas, no mundo inteiro, troquem de aparelhos com enorme constância.
  • [ Alienados somos ou estamos? ]
    Futebol, o ópio do povo...
    “Alienação e humanismo” é o título de livro de autoria de Leôncio Basbaum, lançado pela editora Global, na década de 1980, que de certa forma explica, ou ao menos tenta, o fenômeno ao qual se refere o goleiro Rogério Ceni, jogador do São Paulo Futebol Clube e um dos mais destacados atletas brasileiros em ação nos gramados nacionais.
  • [ O Twitter e uma nova Blogosfera ]
    Sobre Blogs e Microblogs...
    Resuma. Abrevie. Fale pouco. Seja breve. Não abstraia. Comunique em poucas palavras. Esta é lógica dominante na web. Poucos entenderam tão bem este padrão que se estabeleceu quanto os responsáveis pelo Twitter. Este microblog, como tem sido “definido”, delimita a experiência da escrita a apenas 140 caracteres.
  • [ Nós e o Google ]
    Repensando nossa relação com o site mais influente do mundo
    Deu na imprensa em maio de 2009: “Chefe do Google diz a jovens para saírem do virtual e viverem o mundo real". Delírio? Arrependimento? Surto de Consciência? Afinal de contas, o que Eric Schmidt, o CEO da Google, um dos mais importantes nomes do segmento de tecnologia no mundo de hoje queria dizer com esta afirmação?
  • [ Os nós que estrangulam a Educação Brasileira ]
    Paralelos entre São Paulo e Nova York
    Artigo publicado pela revista Veja São Paulo (edição de 12 de Agosto de 2009) apresenta apreciação feita por especialistas acerca de medidas tomadas em Nova York que melhoraram de forma realmente espetacular os resultados dos alunos daquela rede estadual de ensino nos Estados Unidos. Pensei em utilizar a expressão “melhoraram de forma considerável” para expressar a evolução da educação nova-iorquina...
  • [ H1N1: A Globalização da Doença ]
    A gripe nos quatro cantos do mundo
    Adiar a volta às escolas significa evitar que durante o inverno, ainda vigente e rigoroso, em que há altas taxas de umidade (especialmente nos estados do Sul e Sudeste do país) se criem condições propícias à propagação da doença entre as crianças, adolescentes e jovens. Os pesquisadores já sabem, por exemplo, que a incidência do H1N1 é maior em ambientes fechados, de pouca circulação de ar, em ambientes de baixa temperatura e alta umidade.
  • [ Pedofilia Online ]
    Cuidado, seu filho pode ser a próxima vítima...
    Assisti, estarrecido, a uma matéria produzida pelo programa CQC, da TV Bandeirantes, sobre pedofilia. No quadro em questão, o repórter Danilo Gentili, assessorado por uma atriz de 24 anos, que tinha certamente aparência de muito menos, podendo com facilidade passar por adolescente, entravam em salas de bate-papo na Internet e estreitavam a comunicação utilizando um webcam.
  • [ O Congresso representa o Povo? ]
    Pesquisa revela como pensam deputados e senadores...
    Pesquisa realizada pelo Instituto FSB a pedido da revista Época, publicada na edição 581 (de 6 de julho de 2009), revela como pensam deputados e senadores brasileiros e, para pouca surpresa de todos, demonstra que o Congresso Nacional não representa a vontade popular e sim os interesses pessoais, partidários, corporativos ou privados associados aos homens que hoje ocupam o Poder Legislativo.
  • [ Sobre o Novo ENEM ]
    Paralelos entre Reforma e Reformulação
    A mais famosa Reforma da história, ocorrida no século XVI, levou ao surgimento do Protestantismo e das religiões Luterana, Calvinista e Anglicana. Consolidou-se a partir da ação de homens que, movidos por ideais e interesses específicos...
  • [ Stress: O Mal do Século ]
    Crianças e adolescentes entre a vida e a morte
    Há poucos anos vivenciei experiência que não desejo a ninguém, vi uma adolescente, no esplendor de seus 15 ou 16 anos, desmaiar em frente à plateia que assistia uma apresentação teatral de finalização de evento escolar. Imediatamente, como alguns outros espectadores que se sentavam nas primeiras cadeiras do recinto, me levantei e procurei ajudar a garota a recobrar os sentidos.
  • [ Educação de Qualidade começa bem cedo ]
    Prêmio Nobel de Economia destaca ações de educação de qualidade
    Se alguém tem dúvidas ou questionamentos quanto à importância da educação nos primeiros anos de vida, nada melhor que dados e números para comprovar este fato. Partindo desta premissa, ou seja, a de que dados e estatísticas comprovam ações e práticas em educação e programas sociais...
  • [ Apagão Educacional ]
    O futuro do Brasil depende de uma Educação de Qualidade
    “Ainda muito há a aprender”... Este é o título da matéria publicada pela prestigiosa revista inglesa The Economist, no último dia 04 de junho a respeito da educação brasileira. É, o assunto é tão sério e preocupante que já atravessou o Atlântico, o Pacífico, o Índico...
  • [ Pobres professores... ]
    Quem são as pessoas que ensinam no Brasil?
    Que futuro tem um país no qual não há educação de qualidade? Não basta mais apenas oferecer às crianças e adolescentes o acesso às escolas. Isso é de conhecimento geral. A ampliação da oferta de vagas que permitiu ao Brasil ter aproximadamente 98% de suas crianças na escola é uma conquista de considerável dimensão, ainda mais se levarmos em conta o tamanho do país, mas é apenas o primeiro passo...
  • [ A Web rumo à onipresença ]
    É preciso melhorar o uso da Internet nas Escolas
    Há aproximadamente 15 anos alguns pioneiros aventuravam-se pelas BBS (Bulletin Board System). Era uma pequena revolução em curso. O que, até então, consistia em privilégio de universidades norte-americanas, militares, governos ou ainda, de forma incipiente...
  • [ O Código de Ética do Educador ]
    Os professores e suas responsabilidades
    É inerente a todas as profissões o compromisso, o engajamento, o comprometimento. Esta não é uma regra, mas assume-se que todas as pessoas devam tentar levá-la adiante, levando-se em conta que cada um de nós atue profissionalmente de forma ética, em benefício dos empreendimentos nos quais estamos envolvidos.
  • [ A Educação na Finlândia ]
    “Tudo é possível em educação se sabemos o que estamos fazendo”
    Na última sexta-feira, dia 24 de Abril, assisti em companhia de meu colega de trabalho Rômulo Faria, palestra proferida pelo Professor Doutor Pasi Sahlberg, especialista em educação, professor universitário e ex-assessor do ministério da educação de seu país, a Finlândia. Sua apresentação foi precedida pela fala do Cônsul finlandês em São Paulo que igualmente discorreu...
  • [ Gestão Escolar ]
    Diferencial para uma Educação de Qualidade
    Qual é o profissional mais importante para que se efetive em termos práticos a educação de qualidade que todos almejam? Se sua resposta foi o professor, tenha certeza que ele também é fator decisivo, verdadeiramente primordial para que isso aconteça, mas por incrível que pareça, pesquisas conduzidas no Brasil e no mundo têm atestado a importância...
  • [ Qual a fórmula da Educação de Qualidade? ]
    Quem tem razão na busca deste Cálice Sagrado?
    Imaginem uma sala de aula convencional, como tantas que conhecemos, podendo ser tanto àquela em que você estudou quanto outra qualquer, independentemente do contexto em que aconteça, neste caso sendo possível pensar ainda naquela que foi utilizada na formação de seus pais e avós ou na de seus filhos. O que lhe vem à cabeça? Uma mesa de professor tendo às costas um quadro negro ou lousa? Fileiras de carteiras de alunos? O andamento da aula...
  • [ Educar em Rede ]
    A Escola do Futuro já está sendo gestada
    Gestação, de acordo com o dicionário Aurélio, pode ser definida como o “tempo decorrido da concepção até o nascimento” ou, de forma mais abreviada, como “gravidez”. Se quisermos ir um pouco além daquilo que o dicionário nos explica, podemos pensar em gestação de uma forma mais idílica e romântica...
  • [ A Revolução Digital ]
    Dez anos depois de Matrix
    Se você neste momento está lendo este texto é porque já embarcou na Era Digital. E como em todas as grandes revoluções pelas quais passou a humanidade, também esta tem seus marcos culturais, materiais, humanos...
  • [ Analfabetos do Século XXI ]
    10% dos alunos cariocas não sabem ler aos 11 anos
    Fala-se tanto em tecnologia na sala de aula. Almejam-se novas metodologias. Pensa-se em recursos didáticos de qualidade superior. Investe-se em cursos de formação e atualização para os professores. Propõem-se alterações e modernização da gestão das redes e unidades educacionais.
  • [ Harry Potter nas escolas brasileiras ]
    Para incentivar a leitura no Brasil
    Sou a favor. Cravo logo no início do artigo meu posicionamento para que ninguém pense que estou em cima do muro. Está na hora de mudarmos um pouco a fórmula de trabalho com a leitura em nossas escolas em favor de algo mais ousado...
  • [ Trote Universitário ]
    Quando a zombaria vira caso de polícia
    Inicio o presente texto trazendo a tona duas definições sobre Trote, de fácil acesso a qualquer cidadão brasileiro, que buscam esclarecer, de princípio, no que consiste tal ato. Gostaria, inclusive, de iniciar a presente reflexão analisando algumas palavras que considero essenciais para a compreensão deste fenômeno.
  • [ O que é Educação de Qualidade? ]
    Educadores também salvam vidas
    Se tivesse que sintetizar e responder em poucas linhas a questão- título deste texto, não teria dúvidas, diria que educação de qualidade é aquela que garante ao cidadão acesso, compreensão e uso das possibilidades a ele concedidas pelo conhecimento, de forma crítica, cidadã, ética e fraterna.
  • [ Políticos e políticos... ]
    Ainda há luz no fim do túnel?
    Nos anos 1980 o escritor Luís Fernando Veríssimo criou uma personagem que se tornou célebre em todo o país por conta de sua crença ilimitada nas ações políticas dos governos que regiam o país naquela época.
  • [ Uma hora sem o Google... ]
    Dá para viver sem ele?
    Para as novas gerações, formada pelas pessoas nascidas a partir da década de 1990, parece impossível ou, ao menos, inadmissível um mundo em que o Google não exista. Mas no dia 31 de janeiro, por quase uma hora [exatos 58 minutos], o gigante da Internet parou. Era domingo e, certamente por conta disto muitas pessoas nem perceberam, não se deram conta.
  • [ Pais que tudo permitem... ]
    Que futuro estão legando para seus filhos?
    O personagem de Antônio Calloni na novela “Caminho das Índias”, de autoria de Glória Perez, apresentada no horário nobre da Rede Globo é um exemplo vivo criado pela dramaturgia daquilo que vem acontecendo no país há pelo menos 20 anos com sensível piora ao longo da última década.
  • [ Como organizo meus estudos ]
    A visão dos alunos
    Tive a oportunidade de realizar alguns levantamentos junto a grupos de alunos com os quais trabalhei acerca dos caminhos por eles percorridos para a organização de seus estudos. Desenvolvi este trabalho como parte inicial dos trabalhos em disciplinas como Metodologia de Pesquisa e também em Projetos.
  • [ O Presidente Negro ]
    Os desafios de Barack Obama
    Nas primeiras décadas do século XX um dos maiores escritores brasileiros, José Bento Monteiro Lobato, profetizou em uma de suas obras destinadas ao público maduro, a chegada de um cidadão negro à presidência dos Estados Unidos em seu livro “O Presidente Negro” [publicado em 1926].
  • [ Como estudar? ]
    Orientações importantes para um estudo mais eficiente
    Lembremos a recomendação de Bacon ao leitor: Leia, não para contradizer ou refutar, nem para acreditar ou aceitar como verdade indiscutível, nem para ter assunto para conversa e discurso...
  • [ Homens e Máquinas... ]
    Reflexões Necessárias
    O que seria da humanidade nos dias de hoje sem a eletricidade? O que faríamos se não tivéssemos a nossa disposição os motores à combustão? O que dizer então dos dispositivos que nos permitem a comunicação com pessoas que estão distantes de nós, como os telefones? Cruzar os oceanos em poucas horas tornou-se possível. Navegar em profundidades para descobrir como é a vida no fundo do mar, também se concretizou.
  • [ Recuperação Escolar ]
    Qual a efetividade deste procedimento?
    Todos os anos, entre o final de novembro e os primeiros dias de dezembro, as escolas brasileiras entram em período de recuperação. Durante aproximadamente 10 dias os alunos que tiveram rendimento abaixo das médias previstas têm um curso intensivo durante o qual devem recordar e estudar novamente os pontos mais importantes das disciplinas nas quais não conseguiram atingir os resultados esperados.
  • [ Formação universitária deficiente ]
    A raiz dos males educacionais brasileiros
    Para os céticos que imediatamente irão argumentar que mais um profissional de outra área está falando de educação sem conhecimento de causa, é bom saber que a antropóloga Eunice Durham atuou como Secretária de Política Educacional do MEC na administração de Fernando Henrique Cardoso, é professora da Universidade de São Paulo há 50 anos e realiza pesquisas na área de educação e políticas públicas.
  • [ A Crise Mundial ]
    Não aprendemos as lições de 1929...
    Em 1929 vivemos a maior crise do capitalismo mundial, surgida após um ciclo de prosperidade nunca antes vivenciado na história dos Estados Unidos. Foi a crise da superprodução, movida pela especulação financeira na bolsa de valores de Nova Iorque que acabou ocasionando, em outubro daquele ano, a quebra do mercado de ações e inúmeras falências. Quase 80 anos depois, o mundo não aprendeu as lições da história...
  • [ Tecnologias nas Escolas ]
    Reflexões necessárias
    Vou fazer uma breve lista com algumas ferramentas com as quais tive contato ao longo do último ano em meu trabalho como editor do portal Planeta Educação, ou ainda como pesquisador e professor na área de Tecnologias de Informação e Comunicação em educação, lá vai: Chrome, Twitter, Moodle, Skype, Firefox, Blogger, Wordpress, Picasa, Explorer, Blip, Kazaa, E-mule, Wikies, Adsense, Flickr, Phixr, MSN, Second Life, Lively, Google Maps, YouTube, Google…
  • [ Família e Escola ]
    Os pais precisam participar mais!
    Quantas horas por semana você, pai ou mãe, dedica a seus filhos? Conhece os amigos dele[s]? Sabe quais são seus passatempos preferidos? Poderia dizer quais são seus pratos favoritos? Se pratica esportes? Se está envolvido em atividades culturais? Qual é o rendimento escolar dele[s]? Que disciplinas gosta mais? Se gasta muito tempo no computador/internet? Por quais sites navega? Se lê ou ouve músicas [e que tipo de som]? Se assiste televisão e o que anda assistindo?
  • [ Os perigos da Internet para as crianças ]
    A família precisa acompanhar e orientar
    O acesso à Internet pelas crianças e adolescentes tem aumentado de forma exponencial e não há, por parte da família, informação e tempo suficientes para fazer o acompanhamento e dar as devidas orientações quanto a esta particularidade do mundo em que vivemos. O que fazer? Que cuidados tomar? Navegar na web por quanto tempo e por quais caminhos?
  • [ Crianças e Computadores ]
    Quando introduzir o mundo virtual à infância?
    A publicação do artigo “O dilema da primeira infância no século XXI: Brinquedos ou Computadores?” pelo jornal A Tribuna de Santos [SP] suscitou dúvidas, motivou entrevistas e mobilizou várias pessoas a entrar em contato conosco, no Planeta Educação.
  • [ Democracia, o melhor regime político? ]
    Reflexões acerca da experiência democrática brasileira
    Democracia, na acepção mais objetiva da palavra, significa o governo do povo [Demo=povo; Cratos=Governo]. Isso de certa forma explica, por exemplo, um fenômeno eleitoral e político como o presidente do Brasil, o ex-metalúrgico e sindicalista, Luís Inácio Lula da Silva.
  • [ Ensino Religioso nas escolas? Sim ou Não? ]
    Vantagens e Desvantagens
    Dizem que religião, futebol e política são assuntos que não devem ser debatidos, pois são extremamente polêmicos. Por minha vez penso que quanto menos abrirmos espaço para o diálogo, a troca de idéias, o embate entre partidários de diferentes posicionamentos, seja em futebol, política ou mesmo religião, menores são as chances de que possamos entender as opiniões alheias, perceber suas possibilidades, pensar a respeito de suas particularidades.
  • [ Tudo ao mesmo tempo agora ]
    O mundo dos seres multitarefas
    Quando a clássica série de TV “Jornada nas Estrelas” [Star Trek] apresentou ao mundo um aparelho chamado “teletransportador” - que permitia aos tripulantes da nave Enterprise, comandada pelo Capitão Kirk e por seu mais fiel escudeiro, Spock, as pessoas consideraram aquele equipamento como mais uma elaboração futurista...
  • [ Como chegar à Educação de Qualidade? ]
    Diferencial para a Qualidade: O Professor
    O mais temido “apagão” que pode abater o crescimento econômico do Brasil nos anos vindouros não é o do setor energético, dos transportes ou mesmo relacionado a recursos financeiros... É o caos que pode ser causado pela falta de trabalhadores qualificados...
  • [ Educação de Qualidade ]
    Todos querem... Como conseguir?
    Educação de qualidade ainda está restrita a alguns “oásis” no Brasil. Vivemos uma realidade na educação brasileira que se assemelha a de um grande deserto em que, em alguns locais isolados, conseguimos encontrar água e saciar nossa sede. Temos uma educação que deixa muito a desejar e...
  • [ Política e Educação ]
    A ignorância como cúmplice da corrupção
    Política, mesmo para aqueles que abominam as práticas espúrias normalmente associadas a essa parte de nossas existências; está no agir e também no não agir; no associar-se e igualmente no não aliar-se; no pensar e certamente, no agir por instintos ou por direcionamento alheio...
  • [ Retratos Recentes da Educação no Brasil ]
    Notícias que evidenciam avanços e problemas
    Louvável iniciativa do MEC através do CTC da Educação Básica. Cabem, no entanto, alguns questionamentos a serem respondidos com o passar do tempo pela comissão formada: - Quais serão os pontos de apoio desse projeto formativo? Universidades? Organizações Não-Governamentais? Empresas Privadas?
  • [ Por uma Revolução Verde nas Cidades ]
    Pelo direito aos 12m² de área verde por habitante
    Quanto mais conheço cidades no Brasil, mais me convenço que realmente somos um país atrasado. Digo ainda, para não ser deselegante com os cidadãos de outros municípios, que a situação que motiva o surgimento dessas linhas, também aflige a cidade em que nasci e resido (além de praticamente todos os locais onde já morei no país).
  • [ Educação e Esporte ]
    O que aprender com a Olimpíada
    Talvez a primeira grande lição dos Jogos Olímpicos de Pequim seja sobre o Fuso Horário... Assistir as competições de madrugada é tarefa inglória para todos aqueles que vivem do outro lado do mundo, como os brasileiros. Pelo menos estamos acordando cedo (muito cedo!) e não temos motivos de atraso para a escola ou para o serviço...
  • [ Como melhorar a educação? ]
    A lição dos rankings educacionais
    Schleicher tem condições de afirmar que as escolas, em sua maioria, estão congeladas desde o século XIX. Acompanhando a evolução do ensino mundial a partir dos dados coletados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), como coordenador geral do PISA...
  • [ Brasil, Um país em que não se lê... ]
    Reflexões sobre a importância da leitura
    O Instituto ProLivro (www.prolivro.org.br) realizou pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” entre os meses de novembro e dezembro de 2007. Para tanto, aplicou mais de cinco mil questionários de 60 questões e obteve resultados com margem de precisão equivalente a 95%. Através deste levantamento foi constatado que...
  • [ Idéias importantes para a educação Brasileira ]
    Para efetivar uma revolução nas escolas do país
    Quanto custa educar direito? - Os cálculos de especialistas acerca do custo de uma educação de qualidade para nosso país informam que temos que aumentar os investimentos em aproximadamente 1% a mais do Produto Interno Bruto em nossas escolas. Isso representaria saltar dos atuais 72 bilhões de reais gastos para um montante de 93 bilhões...
  • [ A Revolução Silenciosa do IDEB ]
    Avaliando e medindo para atingir a qualidade na educação
    Nos últimos anos estamos vivendo uma experiência nova e, diria, revolucionária para a educação brasileira, entramos na era das avaliações regulares dos sistemas educacionais públicos (estaduais e municipais). Entre os principais mecanismos criados para que saibamos, em detalhes, como andam as redes de ensino encontra-se, com destaque, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
  • [ A Educação no Século XXI ]
    Algumas considerações e reflexões sobre EAD
    O EAD, sigla utilizada em nosso país para Ensino a Distância é uma realidade em construção. Estamos ainda engatinhando em relação ao assunto e isso não é demérito para os brasileiros. As experiências internacionais ainda são embrionárias e não se avançou muito além do deslocamento das estratégias do presencial para o virtual e dos conteúdos que saíram dos livros e chegaram as telas dos computadores.
  • [ O que praticam as escolas? ]
    Avaliações ou Exames?
    A concepção apresentada pelos PCN a respeito do processo de Avaliação da aprendizagem vai buscar sentido na idéia de compreendê-la como parte de um processo, onde educadores e toda a comunidade escolar encontram elementos para refletir sobre sua prática.
  • [ Cinema na Escola no Brasil ]
    A cultura ao alcance dos alunos
    O cinema é, certamente, um dos elementos que está sendo percebido como excepcional ferramenta de reforço a bagagem educacional e cultural para nossas escolas. E esse movimento não é percebido apenas a partir da ação de nossos políticos e legisladores comprometidos com uma educação de maior qualidade, como o senador Cristovam Buarque.
  • [ A escola com que sempre sonhei e que não imaginei existir tão próxima... ]
    Nossa visita ao Colégio Engenheiro Juarez Wanderley
    Não acredito em fórmulas mágicas. Nem tampouco creio que existam idéias tão fantásticas que irão, por si só, revolucionar a educação ou qualquer área de ação humana. Penso apenas em trabalho sério, planejado em detalhes, estruturado passo a passo, contando com o apoio e dedicação de um grupo de profissionais bem formados e com suficiente clareza quanto aos objetivos que persegue.
  • [ As boas notícias da educação ]
    Ações e exemplos que podem e devem ser seguidos
    A educação não é exceção no que tange as más notícias. Para ser mais exato, nos últimos tempos a preocupação geral relativamente a essa área aumentou e, conseqüentemente, o tema tornou-se assunto corrente nos principais meios de comunicação. E a fiscalização maior por parte da sociedade, somada ao advento de mecanismos de avaliação (nacionais e internacionais) como o ENEM, o IDEB, o PISA, o SARESP e afins, tem evidenciado as ...
  • [ A fantástica fábrica de informações ]
    Você já entrou no Google hoje?
    “Welcome to the Fantasy Island!” (Bem-vindos a Ilha da Fantasia!), quem tem mais de 35 anos deve se lembrar dessa mensagem, proferida pelo personagem Sr. Rourke (Ricardo Montalban), sempre ladeado por seu fiel escudeiro Tatoo. Essa é, também, a frase que poderia ser dita aos visitantes de Mountain View, local onde se situa o GooglePlex, a sede da mais conhecida empresa de informações do mundo virtual, o onipresente Google.
  • [ A avaliação da aprendizagem nos dias de hoje ]
    Por uma avaliação mais abrangente e enriquecedora
    Nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político. Embora essas dimensões não sejam perceptíveis a todos os professores, observa-se, por exemplo, que um professor que usa o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desse educando e rever sua prática docente...
  • [ Tecnologias na Educação dependem de Inteligência Pedagógica ]
    Professores são essenciais para projetos eficientes com tecnologia
    Tecnologia na sala de aula... Como usar? Essa é a grande questão de dez entre dez educadores. E faz sentido, já que na maioria esmagadora dos casos, o educador é colocado em contato com computadores e internet sem que a ele sejam dados elementos para compreender e utilizar de forma adequada essas ferramentas em sala de aula. E isso faz uma enorme diferença entre o uso adequado e inadequado desses elementos na educação.
  • [ Apostilas ou livros didáticos? ]
    Qual é a escola que pretendemos construir?
    Outro dia fui questionado por uma educadora quanto à qualidade de dois materiais didáticos apostilados. A escola em que trabalha tinha a intenção de utilizar um deles e ela resolveu me perguntar qual seria o melhor. Penso que o melhor é aquele com o qual o estudante consegue aprender. Sei que essa resposta é bastante simplista, mas penso que ela também é válida quando somos questionados acerca do uso de apostilas ou livros didáticos em redes de ensino, sejam elas públicas ou privadas.
  • [ Exemplos e lições de superação e otimismo ]
    Notícias para ler e não esquecer...
    "Nas estatísticas, a presença de Ricardo Oliveira da Silva, 19, na sétima série do ensino fundamental contribui para a alta defasagem escolar - repetência - no país. No mundo real, é a história de um vencedor. Vítima de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), Ricardo foi condecorado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (26/02/08), no Teatro Municipal do Rio, com sua segunda medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, ocorrida no ano passado, um galardão destinado aos 300 melhores do país, numa disputa que envolveu 17,5 milhões de estudantes." (Fonte: Folha de São Paulo.
  • [ Recall urgente na educação... ]
    O SARESP e seus resultados abaixo da crítica...
    Temos visto com relativa freqüência casos de “recall” de mercadorias realizados por indústrias das mais diversas áreas de atuação. Desde fabricantes de brinquedos, passando por indústrias da área de alimentação e chegando até mesmo as poderosas montadoras de automóveis, defeitos têm ocorrido e gerado a necessidade de troca ou revisão/reparo dos produtos.
  • [ Educação não é prioridade... ]
    Estamos muito distantes da qualidade em nossas escolas...
    Queria escrever outro artigo... Tirar o não do título desse texto... Conseguir dizer com todas as letras que no Brasil a educação é prioridade para todos... Mas infelizmente, as afirmações quanto à importância e a relevância da educação em nosso país constituem, na maioria dos casos, apenas discurso, palavras soltas jogadas ao vento sem que as pessoas que as proferem tenham realmente assumido o compromisso verdadeiro de fazer a sua afirmação se tornar realidade.
  • [ A melhor escola do mundo... ]
    Creia nisso, pode ser a sua...
    A “melhor escola do mundo” foi descrita em artigo publicado pela Revista Veja (edição do dia 20/02/2008). Essa matéria apresentou as particularidades do sistema de ensino da Finlândia, país nórdico europeu que até 30 anos atrás possuía educação equivalente a do Brasil. E com base em que critérios foi possível definir que o sistema educacional finlandês pode ser considerado atualmente como o melhor do planeta?
  • [ Tropa de Elite X Educação ]
    Lições do vencedor do Leão de Ouro em Berlim
    Inicialmente gostaria de parabenizar José Padilha, equipe de produção e elenco pelo merecido sucesso no Festival de Berlim, edição 2008, encerrado na última semana com a premiação de “Tropa de Elite” com o Leão de Ouro, o prêmio máximo daquele respeitadíssimo encontro internacional de cinema.
  • [ Lições da Engenharia ]
    O hotel das mil e uma noites...
    Assisti um documentário no National Geographic Channel sobre a construção do único hotel 7 estrelas (isso mesmo, sete estrelas...) do mundo, o Burj Al Arab, localizado em Dubai, no Oriente Médio. Fiquei impressionado com vários aspectos do projeto, do trabalho, da ousadia e da perspectiva de futuro dos líderes locais. Creio que há várias lições e exemplos dessa notável obra da engenharia para a educação e também para ...
  • [ De olho no futuro... ]
    O perfil dos futuros profissionais em estudo
    “O mundo corporativo americano está em transição. A geração de 50 anos, identificada como baby boomers, prepara-se para sair de cena. Nos próximos anos, algo como 7 milhões de profissionais vão se aposentar nos Estados Unidos, abrindo espaço, na base da pirâmide, para a próxima geração de executivos. Aí reside um problema: a garotada com pouco mais de 20 anos
  • [ O fim do emprego ]
    O futuro do trabalho no mundo globalizado
    Fui demitido. Perdi o emprego em que estava há trabalhando há 6 anos. Especialista numa área em que poucos profissionais possuem conhecimento e preparo para atuar, definitivamente não esperava que isso viesse a acontecer. Nem meus colegas de trabalho entenderam os motivos...
  • [ O fim do emprego ]
    O futuro do trabalho no mundo globalizado
    Fui demitido. Perdi o emprego em que estava há trabalhando há 6 anos. Especialista numa área em que poucos profissionais possuem conhecimento e preparo para atuar, definitivamente não esperava que isso viesse a acontecer. Nem meus colegas de trabalho entenderam os motivos...
  • [ A educação em debate através dos blogs ]
    Tecnologias podem ser aliadas para a melhoria da educação
    Em recente entrevista ao jornal “Folha do Dia”, fui questionado quanto a violência nas escolas contra os professores e também acerca do uso de blogs na educação no Brasil. No caso da primeira temática, o interesse era ampliar o debate acerca de uma questão bastante delicada e que tem sido alvo crescente de matérias publicadas pela imprensa. O ano de 2007 foi marcado por
  • [ Planos (e sonhos) para 2008 ]
    O que queremos para o ano que se inicia...
    Estou lendo um livro muito curioso, pautado em rigorosa pesquisa científica feita nos Estados Unidos, quem tem como autor um doutor em administração pela Universidade de Geórgia e grande especialista no assunto a que se refere à obra em questão... Trata-se do título “A mente milionária – Como pensam os ricos”, publicado no Brasil pela editora Novo Conceito e que, creio eu, traz embalado em suas páginas o sonho máximo da maior parte das pessoas que vivem no Brasil e no mundo, ou seja, enriquecer...
  • [ “Temos uma escola de século XXI com a cara do século XIX” ]
    Precisamos de meritocracia na educação
    O primeiro passo é mudar radicalmente a velha cultura que abomina a competição e a meritocracia no ambiente escolar. A ausência de competição e de honra ao mérito é predominante não só em colégios de países em desenvolvimento, como o Brasil, mas também em escolas americanas. Em quase quarenta anos como professor e pesquisador do assunto, sempre me causou perplexidade o fato de que, mesmo em um país como os Estados Unidos...
  • [ Corinthians, Renan e PISA... ]
    Sínteses da história recente do Brasil
    Enquanto se discute pelos quatro cantos do país o destino da nação alvinegra, estimada em quase 30 milhões de pessoas, formada pelos torcedores do Sport Club Corinthians Paulista, recém-rebaixado à segunda divisão do campeonato brasileiro de futebol...
  • [ Faça a coisa certa... ]
    Temos que nos unir para combater a corrupção
    O Brasil tem muitos problemas. A baixa qualidade da educação, o deficiente sistema de saúde pública, a violência disseminada, a crise nos aeroportos, estradas esburacadas que precisam de manutenção, a altíssima carga tributária que incide sobre os cidadãos,...
  • [ Brasil: A eterna promessa... ]
    Sem pesquisa e desenvolvimento não progrediremos
    “As empresas brasileiras têm poucos cientistas, e não sabem utilizar o potencial de pesquisa e inovação proporcionado pela interação com as universidades e institutos de pesquisa. Este é um importante fator para explicar por que as atividades de pesquisa e desenvolvimento no Brasil ainda são fortemente dominadas...
  • [ A educação precisa de "educadores" ]
    Pesquisa inglesa conclui que o essencial são professores qualificados
    O governo britânico, diz Sir Michael Barber, antigo assessor do ex-primeiro ministro Tony Blair, mudou quase todos os aspectos da política educacional na Inglaterra e no País de Gales, e em muitos casos mais de uma vez. "As verbas das escolas, a gestão, os padrões curriculares...
  • [ O fenômeno “Tropa de Elite” ]
    Por que o sucesso do filme incomoda tanto?
    Inicialmente não posso deixar de dizer parabéns a José Padilha, a toda a equipe que produziu o filme, ao elenco (capitaneado com maestria e indiscutível qualidade por Wagner Moura) e também aos grupos que financiaram a produção pela coragem
  • [ Reflexões sobre o mundo do trabalho ]
    O que se espera do trabalhador do futuro...
    "Olhando pelo lado positivo, empregadores estão contratando funcionários com níveis cada vez mais elevados de educação, e os empregos estão demandando ainda mais sofisticação e aperfeiçoamento. De acordo com o Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas sobre o Trabalho), 34% dos trabalhadores adultos nos Estados Unidos possuem algum curso de pós-graduação..."
  • [ Você é o que você come... ]
    Cuidado, a obesidade nos espreita...
    A obesidade hoje é considerada uma epidemia. Pode-se mesmo afirmar que é o problema mais candente de saúde pública (nos EUA) que enfrentam, custando ao sistema de saúde aproximadamente U$ 90 bilhões por ano. Três em cada cinco americanos sofre de excesso de peso; um em cada cinco é obeso. A doença antes conhecida como ...
  • [ Lições do mundo empresarial ]
    A escola que ensina é a que aprende sempre
    Destaco e comento a seguir algumas declarações extraídas do depoimento de Fernando Tigre, executivo da Alpargatas, "que transformou a Havaianas em grife mundial" à revista Época Negócios, (edição n° 4, de junho de 2007)
  • [ Como as pessoas aprendem? ]
    Pare e reflita sobre sua prática pedagógica...
    Livro bastante intrigante e revelador, "Como as pessoas aprendem: Cérebro, mente, experiência e escola", da Editora Senac de São Paulo e que tem como responsável pela publicação o Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, nos dá boas idéias acerca de como a aprendizagem acontece...
  • [ O Planeta Educação no Second Life ]
    Editorial
    Second Life é uma plataforma virtual 3D, de socialização que tende a extrapolar os limites de simulação do “mundo real”. Trata-se de uma bolha digital, um espaço comum, similar aos games 3D, no qual avatares customizados vivem sem se importar com as diferentes temperaturas de ambiente e necessidades existenciais biológicas. Todos já nascem com a ...
  • [ "Um país se faz com homens e livros" ]
    João Luís de Almeida Machado
    As estatísticas nacionais quanto à leitura indicam que os brasileiros lêem muito pouco. Em média, apenas quatro brasileiros em cada 10 têm algum contato com livros em nosso país, os outros seis (para ser mais exato, 61%), têm muito pouco ou nenhum contato com livros. E mesmo os demais 39% não praticam a leitura com alguma freqüência...
  • [ Inspiração para o Voluntariado ]
    Editorial
    Assisti recentemente a uma reportagem da TV Globo em que eram apresentados alguns exemplos de trabalho voluntário desenvolvido por jovens em diferentes regiões do país. Na tela da televisão, como um poderoso recado para o mundo, jovens de norte a sul do Brasil demonstravam orgulho, satisfação verdadeira e estavam nitidamente se sentindo valorosos e úteis socialmente.
  • [ Tarefas escolares ]
    Editorial
    Ao assistir o filme “Feitiço do Tempo” acompanhamos o personagem vivido por Bill Murray vivendo um autêntico inferno astral. Ele se encontra encarcerado no tempo, a viver repetidas vezes o mesmo dia, justamente aquele que no início da produção é descrito pelo mesmo como um dos piores de sua existência.
  • [ O mais fantástico entre todos os supercomputadores ]
    Editorial
    Estamos em constante mutação. Isso é biológico e atestado pelos cientistas. Não somos, é óbvio, como os camaleões ou iguais as borboletas. Nossas mudanças têm ocorrido ao longo de milhares de anos e ainda não temos um mapeamento completo de ...
  • [ O ócio produtivo e o mundo ]
    Editorial
    Sou professor de história da gastronomia e um dos movimentos relativos à alimentação que mais me encantam é o chamado Slow Food, que prega a necessidade de resgatarmos o prazer contido nas refeições, desde o seu preparo, passando pela comunhão celebrada em torno de uma mesa quando nos reunimos para almoçar ou jantar e atingindo até mesmo a conversa que ocorre logo depois, regada por ...
  • [ Dilemas de um professor ]
    Editorial
    Retorno às aulas amanhã. O que quero ao entrar novamente na escola? Será que tudo vai ser exatamente como foi até o presente momento? De que forma posso modificar o meu universo profissional para que eu e meus alunos nos sintamos mais empolgados e fascinados com as possibilidades do conhecimento? Será que ...
  • [ Sua escola é uma orquestra? ]
    Editorial
    Aproveito o ensejo da revista "Época Negócios", que em sua mais recente edição (do mês de julho de 2007), traz como matéria de capa uma análise do mundo corporativo e empresarial tendo como base um artigo clássico publicado pelo mais reputado pensador daquele segmento, o norte-americano Peter Drucker, para que possamos repensar a gestão da educação.
  • [ Brasil, o país da impunidade? ]
    Editorial
    Vivemos um tempo de paradoxos... Só para entender um pouco melhor prestemos atenção em duas matérias apresentadas pelos telejornais e rádios do país no dia de ontem... Para começar essa discussão vejamos uma boa notícia: De acordo com reportagem apresentada no Jornal Nacional da Rede Globo no dia de ontem (26/06/07) nosso país foi descrito por turistas estrangeiros que por aqui passaram como um local ...
  • [ Lição de Casa ]
    Editorial
    Tema quase tão antigo quanto à própria escola, a lição de casa se tornou, nos últimos anos um fardo pesado demais e, por isso mesmo, indesejado e desdenhado pelos estudantes e até por alguns professores. Assim mesmo temos que considerar que sua existência é ...
  • [ Crianças e tecnologia ]
    Infância tecnológica
    Advogo o uso das tecnologias nas escolas através dos artigos que escrevo para o Planeta Educação e também em meu blog. Acredito nos recursos que estão sendo incorporados ao cotidiano das pessoas como ferramentas que agilizam os processos e que, consequentemente, facilitam a nossa vida. Não creio que o mundo vá ...
  • [ Família, base da sociedade ]
    Editorial
    Quase todos os dias que almoço num restaurante ao lado da empresa na qual trabalho vejo numa das mesas próximas um casal. Não se trata de namorados, noivos ou de pessoas casadas. Não formam esse tipo mais convencional de casal. São, na verdade, irmão e irmã que juntos compartilham uma refeição. Talvez não chamasse a atenção de ...
  • [ O ensino universitário que não temos ]
    Editorial
    Estive pensando a respeito da vida universitária no Brasil e estou chegando à triste conclusão que, salvo honrosas exceções em termos de cursos, docentes e alunos, as universidades que temos por aqui não conseguiram constituir uma mentalidade acadêmica producente tal qual a que existe e vigora na ...
  • [ Nossas missões possíveis ]
    Editorial
    Diante daqueles homens um enorme penhasco de onde caiam as águas de uma deslumbrante cachoeira. E a eles havia sido dada uma missão importante. Para realizar esse propósito, teriam que escalar as pedras laterais dessa elevação, sem o auxílio de instrumentos apropriados. As rochas nas quais estariam se apoiando eram ...
  • [ Professores PowerPoint ]
    Editorial
    Fenômeno recente na educação brasileira, a utilização das moderníssimas mídias e recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) começa a criar alguns problemas nas universidades que nelas investiram pesado. Um desses sintomas é o surgimento da figura do Professor PowerPoint... Esse profissional realiza suas atividades docentes recorrendo insistentemente a utilização de ...
  • [ O Sentido da Fé ]
    Editorial
    A visita do Papa Bento XVI ao Brasil, que se iniciará na próxima quarta-feira, dia 09 de Maio de 2007 e que se prolongará até o domingo, 13 de Maio, dia das mães, abre espaço para que tentemos ir além das aparências no que tange a religiosidade. E que essa santa visita ilumine não apenas os católicos, mas a todos aqueles que ...
  • [ Escola, para quê? ]
    Editorial
    Estudamos durante anos e anos de nossas vidas. Teoricamente estamos nos preparando para a vida. Aprendemos (ou não) matemática, história, física, artes ou a nos comunicar em nossa própria língua. Descobrimos o mundo através da geografia, conhecemos o corpo ...
  • [ Pense globalmente, viva localmente ]
    Editorial
    Todas as semanas tenho uma rotina de viagens pelas estradas da região onde moro que me levam aos locais onde trabalho ou estudo. Será que tudo isso é realmente necessário? Fico me perguntando o quanto falta de lógica na determinação dos caminhos trilhados ao longo de nossas vidas já que, invariavelmente, como eu, há muitas e muitas pessoas que ...
  • [ Aprender a ser feliz ]
    Felicidade e conquista
    Trago a tona os ensinamentos dos Doutores da Alegria para ilustrar o quanto precisamos do sorriso, da risada, do bom humor, da diversão e da felicidade. O mundo ao nosso redor vive uma recorrência de más notícias que se repetem com grande constância em noticiários da televisão, do rádio, dos jornais e revistas e também da internet...
  • [ Cultura e Educação ]
    Um encontro imprescindível e inadiável
    Enquanto o mundo lá fora pulsa, intenso, cheio de energia e vibração, o reino da educação parece totalmente fora de sincronia com o que acontece. O ritmo das escolas segue em descompasso e carece de sincronia com as realizações da ciência, as inovações tecnológicas, o mundo do trabalho e as novas concepções da cultura e das ...
  • [ Por uma educação mais efetiva e interessante ]
    O que pode melhorar o trabalho em sala de aula?
    Em recente entrevista ao jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro, fui questionado quanto a vários aspectos relativos ao funcionamento, a estrutura, a metodologia e ao futuro das escolas e da educação no Brasil. A matéria fazia parte de uma pesquisa realizada pelo jornal juntamente a estudantes das redes de ensino daquele estado e tinha como objetivo verificar o que acontece nas escolas hoje - quanto a seu funcionamento, operacionalização, bases, recursos e...
  • [ O cotidiano que nos consome ]
    É preciso saber viver!
    Quanto tempo você tem ao longo do seu dia para pensar a respeito de sua vida? Ou ainda, quantas oportunidades durante a semana surgem para refletir a respeito de sua prática profissional? E os seus relacionamentos pessoais (família, amigos, colegas de trabalho ou estudos), ao longo do mês, você dedica alguma parte do seu tempo para ...
  • [ A escola sobrevive sem os professores? ]
    Temos que ser os artífices do desenvolvimento
    Até algum tempo atrás, talvez 8 ou 10 anos apenas, qualquer pergunta semelhante ao título desse artigo seria impensável. Para mim, enquanto educador, soaria como ofensiva e irresponsável. Onde já se viu, uma escola que possa sobreviver sem os professores seria como se pensássemos em hospitais sem médicos, ônibus sem motoristas, fábricas sem...
  • [ “Estudar pra quê?” ]
    Ser ou não ser, eis a questão...
    Parafraseando Shakespeare inicio esse artigo que tem como principal motivação uma dúvida que atormenta tantos estudantes brasileiros e também de outras nacionalidades, ou seja: “Estudar pra quê?” Por que devo ir à escola? Aonde irei chegar com os conhecimentos que me são legados através da educação? Todo o esforço que realizamos ao longo de vários anos de nossas vidas tem quais ...
  • [ Um novo PLANETA EDUCAÇÃO chegou ]
    Mais informações e análises sobre o universo escolar
    Ano novo, vida nova. Casa nova para todos nós do Planeta Educação, site novo no ar... Para comemorar o início do ano letivo, o Portal Planeta Educação ganhou cara nova, ficando ainda mais atraente e com maior conteúdo. O principal objetivo é levar a professores, alunos, pais, diretores de colégios e a todos os que estão envolvidos com o universo escolar uma ferramenta de auxílio na melhoria da educação no país que seja ainda mais eficiente. Mais de...
  • [ O que é Educação? ]
    Reflexões necessárias sobre essa nobre área de atuação
    Estamos tão imbuídos em nosso trabalho que na maior parte do tempo nem ao menos nos preocupamos em pensar e repensar o nosso ramo de atuação. Isso acontece em todas as áreas de atuação da humanidade, não apenas na educação. O que surpreende em relação à educação é que, a princípio, ela deveria estimular, promover e trabalhar a todo o momento o exercício da reflexão, da análise e do pensamento. Inclusive quanto a sua própria existência, funcionamento, ferramentas e estrutura operacional.
  • [ Blues carnavalesco ]
    A violência e a impunidade ameaçam o reino de Momo
    No reino de Momo, onde deveriam prevalecer a alegria, o encantamento e a festa das Colombinas e Pierrots o que mais tem chamado a atenção de todos são os excessos que ocasionam a violência, o abandono das tradições e as celebrações marcadas pela tristeza onde a batida mais se parece com o ritmo triste e arrastado ...
  • [ Manifesto por uma nova escola ]
    Reprovados outra vez... Temos que dar um basta!
    Era uma vez um país em que a educação era a prioridade número um de todos os governos. Isso desde tempos imemoriais ou, para ser mais exato, desde a fixação das primeiras vilas, aldeias e núcleos produtivos naquelas terras. Como conseqüência dessa preocupação com a formação...
  • [ Próximos do apocalipse? ]
    A irreversibilidade do aquecimento global
    Na semana passada, aproximadamente 15 anos depois da Rio-92, a conferência internacional na qual se assinaram os primeiros documentos em que se estabeleciam metas de diminuição da emissão de poluentes na atmosfera terrestre (entre outras importantes medidas), foi divulgado um novo documento, dessa vez assinado por um grandioso grupo de cientistas do mundo todo.
  • [ Ensinar valores ]
    Atribuição essencial das escolas
    Matemática ou português? História ou biologia? Inglês ou física? Geografia ou artes? Educação física ou química? Qual é a mais importante disciplina trabalhada em uma escola? E na sua escola, qual é a área de mais destaque: humanas, exatas ou biológicas? É certo que cada escola e seus professores trabalham com afinco para que os resultados obtidos em suas matérias específicas resultem em sucesso.
  • [ Não leve gato por lebre... ]
    Você realmente sabe como é a escola de seu filho?
    Quando estamos em período eleitoral e assistimos aos programas da propaganda gratuita dos candidatos na televisão ficamos indignados com promessas vãs, irrealizáveis e irresponsáveis de boa parte dos candidatos que desfilam pela tela. Já ouvi e li em algumas fontes que os “marqueteiros” responsáveis pelas campanhas dos candidatos orientam seus contratantes a ...
  • [ Ano Novo, Vida Nova ]
    Renove sua escola, Revolucione suas aulas
    Gostaria de saudar todos aqueles que nos fizeram ganhar mais espaço e que através de suas críticas, elogios, considerações e sugestões permitiram ao Planeta Educação crescer em todos os sentidos. Nesse início de ano o tema é vida nova, renovação e uma necessária revolução em nossas salas de aula.
  • [ A Educação em 2007 ]
    Sonhos, desejos e utopias
    É, o ano de 2006 terminou... Você já fez o fechamento de suas contas? Parou para pensar no que realizou? Está feliz com o que conseguiu realizar? Frustrou-se por não ter atingido algum objetivo em particular? O final do ano é o momento para que possamos refletir a respeito de tudo aquilo que aconteceu, que deveria ter acontecido mas que não se realizou e também para fazer as projeções e os planos para o futuro...
  • [ Aprendiz de Feiticeiro ]
    Formaturas: Hora de Adeus e Agradecimentos
    Ainda me lembro dos primeiros dias de todos. Acanhados e tímidos. Medindo cada centímetro do novo espaço em que estavam entrando. Olhavam uns para os outros com desconfiança mas com alguma esperança. Alguns esboçavam sorrisos de “canto de boca”; outros preferiam manter uma postura mais distante. Todos estavam evidentemente nervosos e preocupados com o que iria acontecer nos próximos anos...
  • [ Ler ou não ler... ]
    Eis a questão!
    Todos os anos as escolas preparam listas de leituras que serão pedidas aos alunos. A base dessas relações de livros é variável, em muitos casos sustentam-se nos títulos propostos pelos principais exames vestibulares do país (especialmente para alunos do Ensino Médio e para as duas últimas séries do Ensino Fundamental).
  • [ Esporte + Cultura = Saúde ]
    Pelo futuro de nossas crianças e jovens
    Nosso país não tem projetos consistentes de esporte na escola. Esse é um erro grosseiro de nosso planejamento curricular. A educação física deve ser encarada com muito mais respeito e ter uma atuação mais integrada com as outras disciplinas. Não sinto isso como um erro cometido pelos professores que atuam na área, pelo contrário, conheço muitos deles que se ...
  • [ O Capitalismo “Social” ]
    O Banqueiro que ganhou o Nobel da Paz
    É pouco provável que você já tenha ouvido falar de Muhammad Yunus. Nem mesmo sua lucrativa instituição financeira, o Grameen Bank. Yunus e seu Grameen Bank foram agraciados nesse ano de 2006 com o Nobel da Paz. Fato muito inusitado por se tratar de um banqueiro. Normalmente associamos os donos das grandes empresas do ramo financeiro a um ...
  • [ Lições da Gastronomia ]
    Aqui é o meu país...
    Na semana passada tive a grata incumbência de mediar uma mesa de discussões que tinha como temática a globalização e seus efeitos sobre a gastronomia brasileira e mundial. Foram realizadas palestras, workshops e discussões organizados pelo Senac-SP sobre o tema tentando envolver os estudantes e a comunidade. Ofereceu-se um pouco daquilo que há de melhor no ...
  • [ Censura prévia ]
    Por uma nova relação entre as crianças e a televisão
    Ao conversar com crianças na faixa etária de meus filhos (9-10 anos) sempre me espanto ao saber da liberalidade dos pais em relação à televisão em suas casas. E isso não se restringe especificamente a crianças nessa idade, aplica-se também a menores abaixo dessa linha divisória e também àqueles que estão um pouco acima. Há casos e mais casos de infantes que ...
  • [ E agora, Lula? ]
    Carta aberta ao presidente reeleito...
    Senhor presidente, inicialmente acho que devo parabenizá-lo pela vitória nas eleições. Espero que, passadas as fortes emoções de uma jornada que seu partido imaginava mais curta do que foi, os ânimos voltem ao normal e os excessos sejam abrandados. Os golpes desferidos por todos, no calor dos debates e nas manchetes dos principais órgãos noticiosos, devem ser colocados em segundo plano (sem que as denúncias, desmandos e erros deixem de ser apurados...
  • [ As lições do Cirque du Soleil ]
    Renove sua linguagem, não tenha medo de ousar
    Começo ressaltando a necessidade do sonho. Não apenas o sonhar vago, distante e que não promove realizações. E sim aquele que alimenta o espírito e faz com que tenhamos força para transcender, ir além daquilo que a vida espera de nós, rompendo as barreiras do destino previsto para o nosso futuro. Como no caso do Cirque du Soleil, composto a partir do ...
  • [ As crianças e o dinheiro ]
    Aprendendo com a fábula da cigarra e da formiga
    Lembram-se da fábula da cigarra e da formiga? Aquela em que a formiga trabalha arduamente durante as estações que precedem o inverno para se prevenir contra as durezas do clima frio e a falta de alimento nessa época do ano enquanto a cigarra fica alegremente a cantar sem qualquer preocupação com o futuro que está ...
  • [ A educação em construção ]
    A reforma começa nos alicerces...
    Não se começa a construir uma casa pelo telhado. Se não temos os pilares que irão sustentar o madeiramento, como poderemos erigir a cobertura do imóvel? E, por sua vez, para que os pilares e as paredes possam ser erguidos, temos que fazer a fundação e os alicerces. A construção das bases dessa edificação inicia-se com a ...
  • [ A Revolução da Educação ]
    Mais do que um discurso eleitoral...
    Na semana passada tivemos a oportunidade de assistir ao debate eleitoral entre os presidenciáveis. Todos compareceram, exceto o atual presidente, candidato à reeleição. Dizem os especialistas em política que essa ausência e as denúncias contra o Partido dos Trabalhadores no caso do Dossiê custaram ao candidato-presidente a reeleição ainda no primeiro turno. A despeito disso, e da participação ativa de todos os demais candidatos ao...
  • [ O fim da ética? ]
    A esperança parece estar chegando ao fim...
    Recente pesquisa demonstrou que adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 25 anos, não acreditam em ética. Apenas para ilustrar essa constatação resgato aqui uma história que escutei há poucos dias a partir do relato de uma educadora. Durante uma palestra realizada na escola em que trabalha, abordando a necessidade de selecionar o ...
  • [ Para melhorar a educação no Brasil ]
    As soluções podem ser as mais simples...
    Estamos às vésperas de mais uma eleição importante. Escolheremos o futuro presidente, os governadores dos estados, os senadores, os novos deputados federais e também os estaduais. A despeito da comicidade das campanhas eleitorais temos diante de nós uma ...
  • [ O “caçador de crocodilos” deixa saudades... ]
    Steve Irwin – A morte prematura de um ambientalista
    Quando cheguei em casa e disse a meu filho que o “caçador de crocodilos” tinha morrido ele imediatamente ficou amuado. Cara fechada, semblante triste, olhos a indicar que as lágrimas poderiam rolar. Para o meu menino, Steve Irwin, o ambientalista que se tornou conhecido mundialmente em virtude de seu programa de televisão exibido pelo canal Animal Planet, era um daqueles amigos que ...
  • [ A felicidade que tanto desejamos ]
    Um novo tema para a ciência
    Os versos acima resumem em poucas, singelas e sábias palavras aquilo que todos nós perseguimos incessantemente durante toda a nossa vida, a felicidade. Sábios são os poetas, que de sua inspiração conseguem traduzir em palavras o que a academia e seus pesquisadores tanto perseguem com a ciência. Breves metáforas elaboradas por ...
  • [ Política e Educação ]
    A escola tem que politizar seus estudantes
    Em meu governo a prioridade é a educação. Para que possamos crescer temos que investir em educação. Os países que mais evoluíram nas últimas décadas conseguiram isso por investirem na educação. Revolucionaremos o sistema educacional com mudanças grandiosas. Teremos a melhor educação do país e, até mesmo ...
  • [ Cinco Princípios para uma Escola Democrática ]
    Um encontro com Michael Apple na PUC-SP
    A sala lotada de estudantes da pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e contando com uma seleta platéia de professores já é um indicativo da qualidade do palestrante convidado. A atenção despendida por todos e os olhares focados na mesa que centraliza o evento também dão uma medida precisa da importância desse encontro. Estamos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e temos diante de nós um dos ..
  • [ Estenda a mão, faça o bem ]
    O mundo precisa de mais solidariedade
    No último sábado, 12 de Agosto, o programa Ação, exibido pela TV Globo e apresentado por Serginho Grossman, destacou a ação de duas notáveis ONGs:- A Odonto-Criança, de São Paulo, e a Médicos Solidários, do Rio de Janeiro. Através do depoimento de seus presidentes e da apresentação de imagens demonstrando a atuação de seus integrantes, ficamos sabendo de ações realizadas em função ...
  • [ Não há Fair Play no jogo político ]
    E o maior perdedor pode ser você...
    Talvez você ainda nem se tenha dado conta, mas já estamos em plena campanha eleitoral. O indicador mais claro de que isso está acontecendo tem sido a televisão através de seus principais noticiários. Também os jornais e a Internet têm dado cobertura aos principais passos dos candidatos ao comando do executivo nacional e estadual.
  • [ Por que o mundo precisa do Super-Homem? ]
    Sonhando com um mundo mais justo
    Como vocês devem estar imaginando tive a oportunidade de assistir ao novo filme do Super-Homem, lançado nos cinemas brasileiros justamente no mês das férias escolares. Aproveitando o breve recesso que tive, levei minha família ao cinema em busca de lazer, relaxamento e acima de tudo bom divertimento. Não tinha a intenção inicial de conseguir material para ...
  • [ O Brasil e a síndrome de vira-latas ]
    Precisamos de mais atitude para sermos respeitados
    Essa época do ano nas escolas é marcada por uma realidade díspar, enquanto alguns estudantes aproveitam os dias de férias, outros estão nas escolas, em aulas de recuperação. E o que é a recuperação senão o momento em que o estudante tenta revalidar o semestre em alguns poucos dias? Tempo curto durante o qual as principais matérias trabalhadas em algumas disciplinas têm que ser aprendidas para que o
  • [ Paixão pelas palavras ]
    Uma visita ao Museu da Língua Portuguesa
    Quando descemos do ônibus, apinhado de estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e de alunos do Ensino Médio, já nos sentimos fascinados pela monumental construção que é a Estação da Luz. Sinceramente parece que viajamos no tempo e que estamos prestes a entrar na história de uma cidade de São Paulo que não mais existe. Não há como escapar ao magnetismo da edificação histórica.
  • [ Aula Aberta de Interdisciplinaridade ]
    Entre livros, filmes, jardins e projetos arquitetônicos
    Os versos da poesia simples, pura e inteligente de Cora Coralina iluminaram os olhos de todos que ali estavam presentes. Através deles nos foi apresentada a imagem de Ivani Fazenda, nossa professora de interdisciplinaridade na PUC. Foram escolhidos pela Silvana, uma de nossas mais quietinhas colegas de curso e imediatamente acolhidos por todos como verdadeiramente representativos do que essa dedicada, prestigiada e ...
  • [ A universidade brasileira na contramão da história ]
    Demitimos doutores e paralisamos a pesquisa
    Imaginem uma situação hipotética em que o técnico da Seleção Brasileira tira de campo seus melhores jogadores e resolve colocar em seus lugares alguns desconhecidos novatos que ainda não conseguiram conquistar um lugar ao sol no mundo do futebol.
  • [ Quem tem medo de computador? ]
    As inseguranças dos professores diante dos computadores
    Conheci um alemão chamado Hans que me confessou, com sinceridade, que tinha medo de computadores. Assim como muitas outras pessoas, receava o amigo germânico que os computadores fossem máquinas tão fantásticas que poderiam ameaçar seu emprego ou confrontar sua inteligência. Acho que Hans estava influenciado por filmes como 2001, Uma Odisséia no Espaço (do fantástico diretor Stanley Kubrick), em que ...
  • [ Tente outra vez ]
    Reclame menos, trabalhe mais
    No último final de semana voltei às aulas. Tive um recesso forçado, pois quebrei a mão e não podia trabalhar em virtude de licença médica. Estava com saudade da sala de aula. Sinto que toda vez que entro em férias, no finalzinho desse período, vem aquela vontade de voltar ao centro das atenções na escola, trabalhando conceitos, idéias, práticas e propondo aos estudantes que estudem, cresçam, se aperfeiçoem e também que nos ...
  • [ A Copa do Mundo e a Escola ]
    Preocupações e possibilidades quanto à febre do futebol
    Como um fenômeno climático que se repete de tempos em tempos, a Copa do Mundo organizada pela FIFA a cada 4 anos irá se realizar a partir do próximo dia 09 de junho. Serão 30 dias durante os quais todos os demais temas de interesse ficarão em segundo plano. Política, Cultura, Economia, Cotidiano, Ciência e artes serão relegados a um breve esquecimento. No Brasil, onde a paixão pelo futebol é exacerbada, já ...
  • [ As lições do pesadelo ]
    Os remédios amargos que temos que tomar...
    Acordar assustado durante a noite nos últimos dias em virtude de qualquer barulho diferente no quintal ou na varanda se tornou rotina entre milhares de paulistas. Em cidades próximas de presídios o medo foi ainda maior. Reféns dos bandidos que atormentaram o estado de São Paulo, terminamos a semana retornando a normalidade de nossas vidas ainda pensando ...
  • [ Caos na Paulicéia ]
    São Paulo contra o crime
    Ônibus incendiados. Agências bancárias atacadas. Policiais mortos. Escolas fechadas. Portas do comércio baixadas muito antes da hora normal. População assustada. Ruas desertas por volta das 19 horas. Esse é um retrato aproximado do Caos que se estabeleceu na cidade e no estado de São Paulo neste final de semana em que ...
  • [ Os excessos da paixão ]
    O fanatismo que mata e destrói
    Sempre fui orientado pelos meus pais e por pessoas mais velhas que qualquer tipo de excesso leva, invariavelmente, a prejuízos. Se comermos chocolate ou camarão em quantidades muito grandes iremos padecer de dor de barriga, podemos sofrer algum tipo de contaminação alimentar ou, na melhor das hipóteses, teremos uma ...
  • [ Quem são nossos heróis? ]
    Quais são os nossos valores?
    Mais veloz que o som. Tão forte quanto dez ou vinte homens. Capaz de ver e ouvir a distâncias incríveis. Defensor dos fracos e oprimidos. Leal e honesto. Esse é o perfil de alguns dos heróis dos quadrinhos que há décadas têm alimentado a imaginação de crianças, adolescentes e até mesmo adultos do mundo inteiro. E no mundo real, quem são os ...
  • [ Mudanças ]
    Dores que levam ao parto...
    Acredito que a mudança de cor da pele realizada pelo camaleão não seja dolorida, isso deve ser conseqüência dos milhares de anos de evolução vivenciados pelos antecessores da versão atual desse animal incrível. Talvez nos primórdios, quando essa capacidade natural estava se desenvolvendo, algumas dores tenham incomodado essa espécie. Valeu a pena? Sem dúvida, as transformações pelas quais passa o camaleão permitem a ele ...
  • [ Quem pode ser professor? ]
    A metáfora da lagarta e da borboleta
    Teoricamente o exercício dessa nobre profissão deveria ser restrito às pessoas que possuíssem formação específica para atuar em sala de aula, com conhecimentos aprofundados de pedagogia, mesmo que direcionados ao trabalho com um determinado campo do ...
  • [ Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula ]
    Repensando a relação professor-aluno
    Ao ser parado por policiais rodoviários no caminho de volta para casa fiquei pensando na relação que estabelecemos com a autoridade. Conceito etimologicamente demarcado a partir de um dos mais prestigiados dicionários brasileiros, fiquei pensando na origem abstrata desse direito de fazer-se obedecer e ...
  • [ Professores reféns ou reféns dos professores? ]
    Idéias para libertar professores e alunos
    Em seu novo livro a educadora Tânia Zagury revela, a partir de extensa e importante pesquisa alguns aspectos bastante reveladores quanto ao professorado brasileiro. Ficamos sabendo, por exemplo, que nossos educadores estão conscientes da deficiente formação pela qual passaram e que resultou em ...
  • [ As quatro estações ]
    Aprendemos mais que conteúdos na escola
    Digo com freqüência aos alunos com os quais trabalho que nossas aulas são grandes oportunidades. Amplio o raciocínio explicando que não teremos outra chance de nos encontrarmos para abordar tais temáticas e, principalmente, para nos relacionarmos. Quando falo em relações humanas com os estudantes desejo explicitar a idéia de que os debates realizados nas escolas não apenas exploram ...
  • [ Os Meninos Perdidos ]
    Os morros da droga e a lei da selva
    Impotente. Estarrecido. Amedrontado. Desiludido. Os adjetivos apresentados no início desse artigo revelam o estado de espírito que se apossou de mim ao assistir, no último domingo, ao documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”, exibido pelo Fantástico da TV Globo. Enquanto pensava sobre a profusão de informações que eram despejadas pelo documentário realizado por MV Bill e Celso Athayde ia percebendo a fragilidade que se estabelece em ...
  • [ Honestidade é um mau negócio? ]
    Brasil, o país das picaretagens
    Quando uma criança pergunta aos pais se vale a pena ser honesto em nosso país estamos diante de um sintoma grave da falta de credibilidade de um dos pontos essenciais de nossos princípios éticos. Se essa criança aponta o dedo em várias direções e enumera casos de ...
  • [ Escrever é preciso ]
    Vamos resgatar o lápis, o papel e a borracha
    A televisão tem nos mostrado há algum tempo uma propaganda em que um homem está sentado à frente de um computador, trabalhando num escritório, solitário, cumprindo horas extras. Depois de alguns segundos a câmera se aproxima desse sujeito que ergue as mãos e ...
  • [ Help, I need somebody... ]
    O que podemos fazer pelo ensino de línguas nas escolas?
    Ensina-se inglês nas escolas brasileiras desde pelo menos a 5ª série do Ensino Fundamental. Essa prática se repete pelos demais anos do Fundamental e continua durante os três anos de Ensino Médio. São, no total, sete anos de estudo dessa importante ferramenta para quem ...
  • [ Dizer não ]
    As lições que a escola tem que ensinar e aprender
    Dizer não é muitas vezes uma dolorosa iniciativa. Sempre queremos afagar, conceder, permitir ou ainda agradar ao articular nossa resposta na direção de um sim. Em especial quando as respostas que estamos dando referem-se a escolhas e pedidos de nossos próprios filhos.
  • [ A Auto-Estima do Professor ]
    A escola e os educadores precisam de mais respeito
    Sabe-se que a atenção dada pelo professor ao aluno é fundamental para que o rendimento escolar e a própria auto-estima do estudante sejam melhoradas. Há muitas histórias de crianças, adolescentes ou jovens que se sentiam incompreendidos pelos pais ou até mesmo pela própria sociedade que tiveram na figura do professor um ...
  • [ A aposentadoria da Aula Expositiva? ]
    Revisando e Reestruturando as aulas expositivas
    Giz, lousa e saliva – essas três palavras são utilizadas muitas vezes para sintetizar o que significaria uma aula expositiva. Quem utiliza esses termos para assim explicar uma das mais tradicionais técnicas de trabalho em sala de aula? Em grande parte dos casos os próprios professores. E o que isso significa? Que a compreensão dessa forma tão comum de trabalho em educação precisa ...
  • [ Parceria fundamental: Escolas e Professores ]
    É preciso melhorar os planejamentos e as relações de trabalho
    Pode até parecer um contra-senso o título escolhido para o primeiro Editorial do ano. Alguns internautas devem até estar pensando que a exposição exagerada aos raios solares durante as merecidas férias de final de ano queimou alguns de meus neurônios. Não, o título foi escolhido de forma consciente e tem uma estreita relação com o período que vivemos todos os anos a partir da segunda quinzena de janeiro, época em que fazemos nossos planejamentos e ...
  • [ Um Conto de Natal (Releitura) ]
    Sonhos e desejos para o ano que se inicia
    Estamos na véspera do Natal. As luzes apagadas nas ruas da importante cidade revelam que o movimento está acontecendo nas casas das pessoas. Alegres e festivos lares que têm suas mesas decoradas e fartas, as árvores enfeitadas com bolas coloridas e enfeites que lembram o nascimento de Cristo.
  • [ 147,99% a mais de esforço ]
    O que precisamos fazer por uma universidade melhor?
    A educação superior no Brasil teve aumentos da ordem de 147,99% nas mensalidades das universidades e faculdades privadas nos últimos nove anos. Esse índice supera os dados relativos à inflação oficial medida para o mesmo período em nosso país.
  • [ Promessas e pedidos para um ano melhor ]
    A escola dos nossos sonhos para o ano que vem
    Se propuséssemos aos nossos alunos e também aos professores que produzissem uma redação de final de ano em que pensassem as melhorias desejadas para a educação no Brasil no próximo ano que respostas teríamos? E se ampliássemos a discussão e colocássemos os pais e a comunidade em geral que falasse abertamente...
  • [ Tenho orgulho de ser professor ]
    A educação precisa de mais felicidade e prazer
    Quando resolvi cursar história recebi o apoio de meus pais apesar de suas evidentes preocupações quanto ao meu futuro. Pensavam eles a respeito da desvalorização profissional pela qual passavam todos aqueles que resolviam trilhar essa carreira ao longo de suas vidas. Percebiam com clareza que os professores já não possuíam a ...
  • [ Grito de Alerta ]
    A Terra está definhando, temos que fazer alguma coisa...
    Nos últimos dias, meses e também anos temos vivenciado uma autêntica montanha-russa de alterações climáticas. Invernos mais quentes do que deveriam ser, chuvas em demasia, estiagens prolongadas, verões antecipados, quedas bruscas de temperatura, furacões e tornados em grande quantidade e até mesmo maremotos tem provocado a ruína de agricultores, a destruição de ...
  • [ Saboreando a Cultura ]
    Com água na boca e saudades de casa...
    Estive participando de um evento que considero da mais alta relevância para a cultura nacional, um seminário sobre gastronomia regional. Reunidos em Tremembé, município vizinho (praticamente colado) de Taubaté, no Vale do Paraíba paulista, estávamos mobilizados em mesas em que se discutia a pertinência do tema, a necessidade do ...
  • [ Discipline-se ]
    Para saborear muitas vitórias
    Sabe aquele curso que há muito tempo você planeja fazer e que sempre teima em adiar para a próxima temporada? Lembra-se das promessas de início de ano que você fez de dedicar-se a causas solidárias e que ainda não encontrou brecha na agenda para realizar? E o retorno às atividades físicas previstas para a próxima semana? Aquela dieta tão sonhada ...
  • [ A dois reais da dor e do sofrimento... ]
    O alcoolismo entre adolescentes
    Dois reais. Esse é o preço médio pago por adolescentes e até mesmo crianças para consumir uma latinha de cerveja. Por outro lado, os custos relativos a tratamentos de recuperação quanto ao alcoolismo ou ainda pagos a hospitais em cirurgias para salvar acidentados provenientes de batidas de automóveis motivadas pelo ...
  • [ Carpe Diem ]
    Viva com intensidade e sabor cada momento
    Abra os olhos devagar. Não se levante prontamente, seu corpo precisa ser ativado aos poucos. Se espreguice depois de umas horas inativo, é o sinal para a retomada das atividades do cotidiano. Sinta os pés no chão, a energia a fluir da terra para o seu organismo. Lave o rosto e escove os dentes tentando perceber com maior clareza a água e a ...
  • [ Almoços em família ]
    Entrando em sintonia com os filhos
    Lembram-se de como era gostoso se sentar à mesa para poder compartilhar a excelente refeição de domingo preparada por nossas mães ou avós? Quantos de nós ainda guardamos esse hábito tão essencial para a preservação da família? E não me refiro apenas a ...
  • [ Currículo Oculto e Currículo Oficial ]
    Sintonizando as salas de aula e o mundo exterior
    Esqueçam as clássicas e tradicionais salas de aula. Carteiras enfileiradas geometricamente onde os estudantes se acomodam calmamente e ficam a espera de seus professores para que novas aulas sejam dadas. Alunos respeitosos e que trazem de suas casas recomendações expressas de bom comportamento e de máximo aproveitamento das ...
  • [ A fábula da desonestidade ]
    Num reino não tão distante assim...
    Era uma vez um país onde ser honesto não era um bom negócio. Honestidade havia se tornado sinônimo de estupidez enquanto malandragem, sem-vergonhice e falta de ética (entre tantos outros desvios de comportamento) representavam a idéia de esperteza e a certeza de progresso pessoal e profissional. Para ocupar cargos de importância ou ter dinheiro no bolso não era importante ter competência e qualificação, estudo e aperfeiçoamento. O que bastava era conhecer outras pessoas importantes e se “relacionar” muito bem com elas...
  • [ Repensando a Avaliação ]
    Avaliar? Por quê? Como?
    Quando avaliamos em educação estamos de olho apenas numa folha de papel contendo explicações, cálculos, conceitos, definições, fatos e idéias ou queremos ir muito além disso e perceber a evolução real, o crescimento, a maturação e o desenvolvimento de nossos estudantes?
  • [ Como produzimos e gerimos nosso conhecimento? ]
    O que é e para que serve a Gestão do Conhecimento?
    Como você produz o seu conhecimento? De que forma gerencia os saberes adquiridos? Perguntas aparentemente simples como essas são o cerne de importantes e pertinentes pesquisas em andamento em universidades brasileiras e internacionais. O que poderia parecer fácil de responder com base naquilo que observamos de ...
  • [ Biloxi Blues ]
    Os Estados Unidos devastado pelo Katrina
    O estado norte-americano do Mississipi é um grande pólo de turismo naquele país em virtude da grande diversidade étnica e cultural que permitiu o surgimento de uma das maiores expressões culturais daquele país, o Jazz. Não foi somente o Jazz que por ali floresceu, muitas outras importantes matrizes culturais dos Estados Unidos devem a ...
  • [ Professores e Maestros ]
    Irmanados na educação
    Na última semana tive uma oportunidade impar: durante um período de aproximadamente 3 horas estive reunido com os colegas de curso da PUC de São Paulo com professores de vários países latino-americanos e africanos. Estávamos juntos para discutir um tema importantíssimo para a educação e que é o Norte orientador de nosso ...
  • [ O menino no ofício do aluno ]
    Novas lições da Escola da Ponte
    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima, localizada no bairro do Butantã, na cidade de São Paulo já apareceu até em reportagem veiculada pelo Globo Repórter, da Rede Globo de televisão em cadeia nacional. Celebrizou-se nacionalmente em função de suas particularidades pedagógicas que a tornam parceira de uma das instituições de maior prestígio entre educadores do Brasil e de ...
  • [ A Generosidade e a Responsabilidade ]
    As lições que extrapolam a sala de aula
    Não é só de grandes teorias e autores que se faz um curso de ponta, mesmo a nível de doutorado. É claro que há muita leitura (muita mesmo!), estudo aprofundado, necessidade de atualização, capacidade de se entregar e se dedicar à pesquisa e, é lógico, participação intensa nas aulas. Não dá para ...
  • [ Não tenho tempo ]
    Está na hora de repensar a agenda de compromissos
    Imagine se você tivesse a oportunidade de corrigir imediatamente um erro que acabou de cometer ou mesmo a chance de voltar ao passado para reescrever a sua história em momentos particularmente infelizes. Não há, entre as pessoas, alguém que não se arrependa de atitudes e de deslizes cometidos no passado recente ou distante. Somos humanos e, como tal, estamos sujeitos a errar. Não há problema algum nisso se somos capazes de aprender com as dificuldades e, ...
  • [ Pastores e Rebanhos ]
    Repensando a relação Professor e aluno
    Os professores normalmente atribuem os problemas de relacionamento em sala de aula aos estudantes (...). Em muitos casos a balburdia é tão grande que ocasiona a expulsão dos causadores e a aplicação de punições severas por parte dos orientadores e diretores das escolas. Será mesmo que os problemas são causados apenas por alunos irresponsáveis e despreparados? E os professores, ...
  • [ É tempo de férias, é tempo de família ]
    Que tal aproveitar o mês de julho com seus filhos?
    Não foram poucas às vezes em que vi ou ouvi os pais se lamentando em função da chegada das férias. Nada poderia ser mais desanimador para as crianças do que saber que seu pai e sua mãe não ‘curtem’ a possibilidade de todos estarem juntos durante períodos mais longos de tempo. As férias existem também para isso, para ...
  • [ Para gostar de ler ]
    Temos que incentivar a leitura entre a nova geração
    “Para gostar de ler” é o título de uma coleção de livros lançada no início da década de 1980 e que se compunha basicamente de crônicas escritas por alguns dos mais expressivos e ilustres escritores brasileiros. Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade assinavam histórias deliciosas que ilustravam para os jovens leitores de ...
  • [ Entre impostos e corrupção ]
    A bandalheira que custa muito caro aos nossos bolsos
    Há uma campanha sendo veiculada através da rádio Jovem Pan que classifica o Brasil como o campeão mundial dos impostos. Existe também um movimento que tem cruzado o país na tentativa de demonstrar, na prática, de que forma as taxas incidem nos produtos que compramos sem que nem ao menos tenhamos percepção disso. Os índices são assustadores, raramente inferiores a ...
  • [ Os desencantos do Consumismo ]
    Quando comprar vira uma grande dor de cabeça
    Entramos numa loja de brinquedos e vemos as crianças andando desorientadas entre as prateleiras atrás de um brinquedo. Era um presente de aniversário e, por isso mesmo, tinha que ser especial. Havia uma infinidade de possibilidades entre bonecas, bolas, carrinhos, jogos e bichos de pelúcia. Ao final de uma visita que durou aproximadamente uns 40 minutos, saímos de mão abanando. Nada realmente interessou e encantou...
  • [ Condenados pelo vício ]
    Aumentou o consumo de álcool e drogas entre os jovens
    As notícias divulgadas na grande imprensa nas últimas semanas foram desalentadoras. Entretanto, como foram apresentadas de forma esparsa, diluída, não tiveram o impacto que deveriam no seio de nossa sociedade. A primeira apreensão da pílula do medo em terras brasileiras, o crescente fluxo de ecstasy ou ainda a divulgação de pesquisas que demonstram um expressivo aumento de consumo de álcool entre os ...
  • [ A importância da educação pré-escolar ]
    A precariedade das creches e pré-escolas no Brasil
    Nas últimas semanas o Brasil foi visitado por especialistas em educação interessados em descobrir como funciona a educação infantil e o sistema de creches em nosso país. As preocupações que trouxeram uma importante delegação da Unesco (órgão da ONU), formada por ...
  • [ Reavaliar para mudar ]
    É preciso ter coragem e muita força
    “Toda e qualquer mudança passa por uma reavaliação de nossos parâmetros, de nossos comportamentos e, em muitos casos, a reformulação de nossa filosofia e ética de vida”.
    Escrevi as linhas acima há algum tempo atrás para um de meus artigos da coluna Cinema na Escola. Não me referia somente ao trabalho desenvolvido pelos professores, tampouco ao universo educacional especificamente. A abordagem era mais ampla. A intenção era...
  • [ Os pequenos vendedores de pinhão ]
    Os compromissos sociais de todos nós
    Toda vez que subo a Serra da Mantiqueira e me dirijo para o Centro Universitário Senac, em Campos do Jordão, percebo a presença constante de algumas crianças e adolescentes postados a beira da estrada, já nas proximidades do perímetro urbano daquela conhecida e freqüentada estância turística, vendendo sacos e mais sacos de ...
  • [ Quais são as melhores escolas? ]
    Sobre as escolas que mais aprovam no vestibular da USP
    Na última sexta-feira, dia 29 de abril, a Folha de São Paulo divulgou pesquisa em que foram levantados dados acerca das escolas de origem dos aprovados no mais importante e disputado vestibular do Brasil, da Universidade de São Paulo (USP). Do ponto de vista dos resultados, não há grandes novidades, mesmo porque ...
  • [ Globo e Você, Tudo a ver? ]
    Os 40 anos da rede de Televisão mais popular do Brasil
    Para mim é difícil imaginar o Brasil sem a TV Globo. Nasci em 1967 e nesse ano a emissora já havia completado dois anos de funcionamento. Nessa época, diferentemente de hoje em dia, nem toda casa do bairro tinha televisão, por isso mesmo, de acordo com os relatos de meus pais, tios e avós, era comum que as pessoas se deslocassem para ...
  • [ Contra todo e qualquer Racismo ]
    Os Campos de Futebol e a Intolerância Racial
    Já se passaram mais de 40 anos desde o discurso proferido pelo reverendo Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, em favor dos direitos civis em seu país. A grande maioria dos países do mundo contemporâneo entrou no século XXI livre da chaga da escravidão, ao menos em suas leis, o que não deixa de ser um avanço considerável se levarmos em conta que a virada de século anterior ...
  • [ A Fogueira das Vaidades Acadêmicas ]
    Algumas razões de nossos fracassos...
    Há alguns anos atrás um livro de grande sucesso foi lançado nos Estados Unidos. Teve grande repercussão não só no mercado editorial norte-americano, mas também em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Seu autor se tornou um dos mais célebres escritores de best-sellers das últimas décadas. O livro notabilizou-se por ...
  • [ Ao encontro de Deus ]
    A morte de João Paulo II
    A transição desse mundo para outra dimensão é tema polêmico, muito mais afeito a teologia que a ciência. Nos últimos dias, devido à enfermidade do Papa João Paulo II e ao trágico desfecho no último sábado, dia 02 de abril de 2005, com o falecimento do sumo pontífice da Igreja Católica, voltaram a tona discussões acerca desse assunto que nos é tão caro, a morte.
  • [ Aprendendo com a publicidade ]
    O contra-exemplo que nos leva a reflexão
    A publicidade brasileira é uma das melhores do mundo. Premiada em festivais internacionais diversas vezes pela enorme criatividade de seus produtores e realizadores, é capaz de nos fornecer elementos preciosos inclusive para o trabalho em sala de aula. Um dos exemplos ...
  • [ Em busca do Foco ]
    Perdemos a capacidade de nos concentrar
    Em uma das memoráveis aulas que tivemos no mestrado, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o professor e artista plástico Norberto Stori, ficamos sabendo como ele havia aprendido a focar sua atenção e talento em sua produção artística. Norberto nos contou que em uma determinada etapa de sua formação em artes plásticas ele era deixado numa sala vazia, onde os únicos móveis eram uma mesa e algumas cadeiras. Sua companhia, além dessa mobília, eram ...
  • [ Sobre a relatividade do tempo de nossas vidas ]
    Desacelerando para viver mais e melhor
    Desde a Revolução Industrial até o presente momento fizemos de tudo para conseguir agilizar ao máximo nossas vidas. Criamos uma enorme quantidade de máquinas e recursos para que nossa existência se tornasse cada vez mais prática. Não pensamos mais em velocidade, vivemos de forma acelerada ao quadrado, ao cubo ou a qual potência máxima pudermos atingir.
  • [ Em busca do cálice sagrado da Criatividade ]
    Nossas aulas precisam de novas idéias
    As perguntas mais freqüentes que são feitas nas oficinas e palestras que conduzo normalmente são aquelas relacionadas a criatividade. Os professores têm grande curiosidade quanto a fonte na qual devem beber para conseguir inovar sua prática pedagógica. Imaginam existir um caminho mais curto, um atalho pelo qual possam atingir esse “cálice sagrado” e tão ansiosamente perseguido.
  • [ Família e Escola ]
    Relação decisiva para o sucesso da Educação
    Ao escolher os serviços educacionais de uma determinada instituição os pais assinam não apenas um contrato de matrícula, assumem um compromisso muito maior e concedem a escola uma carga de responsabilidade muito grande. Formar uma criança, um adolescente ou um jovem demanda muito conhecimento, capacidade de adaptação, atualização constante e estabilidade emocional ...
  • [ A Televisão que deseduca ]
    Hábitos e valores invertidos
    Todos os dias, em horário nobre, a grande maioria dos lares brasileiros é ”iluminado” pelo colorido fascinante das redes de televisão. Há uma oferta de canais que permite aos cidadãos brasileiros optar entre uma pequena oferta de possibilidades. Mas, se por um lado essas alternativas existem, o problema é que poucas vezes conseguimos alterar alguns vícios antigos adquiridos há poucas décadas. Continuamos a ...
  • [ Os erros do meu português ruim... ]
    Pela qualidade no uso da língua portuguesa
    Tive uma professora de português que era tão rigorosa que fazia questão de corrigir nossos erros, por menores que fossem, mesmo quando falávamos ao telefone. Uma outra professora, tão importante para minha formação quanto a primeira, era muito exigente em suas aulas e fez questão de requisitar a leitura de alguns dos livros mais importantes da literatura brasileira e portuguesa.
  • [ A Volta às aulas ]
    Aprender tem que ser o maior estímulo nesse retorno
    Entre hoje e amanhã a maior parte das escolas de nosso país volta a funcionar. Milhões de alunos retornam ao cotidiano da sala de aula, esperançosos e ansiosos. Trazem consigo a vontade de estar novamente nesse ambiente tão peculiar que é a escola. Querem reencontrar seus amigos, saber quem são seus professores, descobrir em que salas terão suas aulas, tomar o primeiro contato com seus novos materiais. Aprender? Talvez...
  • [ A Escola encontra os Esportes Radicais ]
    Lições da Prancha de Surfe
    Nunca pratiquei esportes radicais. Confesso, porém, que admiro as pessoas que os praticam pela coragem e ousadia. O mais interessante é notar que nos últimos anos a quantidade de pessoas que tem se envolvido com rafting, bungee-jump, pára-quedismo, surf, alpinismo, skate ou outras modalidades igualmente radicais vem aumentando significativamente. O que mais surpreende as pessoas que como eu não praticam tais atividades é que mesmo diante das maiores adversidades esses esportistas não desistem.
  • [ Resoluções para o Ano Novo ]
    Em busca de um mundo melhor
    Já se passaram alguns dias da virada do ano, mas como nesse período estávamos curtindo alguns dias de férias, não foi possível refletir com a devida seriedade a respeito das mudanças para o ano que se inicia. Na verdade todos nós sempre pensamos em momentos de transição acerca de novos projetos, mudanças necessárias para melhorar nossas vidas em todas as suas instâncias, sejam as pessoais ou as profissionais.
  • [ É Natal... ]
    E o que ensinamos as crianças sobre isso?
    Lojas lotadas. Shopping Centers onde as pessoas mal conseguem andar. Ruas de comércio popular em que as vendas superam os recordes dos anos anteriores. Economia aquecida por um saudável crescimento de quase 5% e pela queda dos índices de desemprego. Mais dinheiro no bolso em virtude do 13º salário. Comerciantes e consumidores em comunhão no sentido mais evidente do Natal, o consumismo...
  • [ Gratidão e Saudade ]
    Está na hora de dizer adeus...
    Devemos aprender a agradecer por tudo aquilo que recebemos ao longo de nossas vidas. Não temos esse costume, não realizamos essa prática com a freqüência que se espera. Muitas vezes deixamos de dizer as pessoas palavras de agradecimento que podem significar muito para nossos interlocutores.
  • [ Educação com mais prazer e eficiência ]
    Planejando para o ano que vem...
    O que se espera a partir dessas medidas prementes é que a escola possa rever suas práticas. O que se quer é que essa revisão redunde em transformações que melhorem a educação. O que se deseja é que os professores e os alunos tenham maior satisfação ao longo do ano letivo. O que se almeja é que a educação seja mais prazerosa, inteligente, sedutora e eficaz...
  • [ Paixão pela arte ]
    A Humanidade e seu divino dom da Criação
    Desde que me conheço por gente cultivo uma relação intensa, verdadeiramente apaixonada com a cultura, o conhecimento e, como conseqüência, com a arte. Conheço muitas outras pessoas que também vivem essa sensação gostosa de apreciação da música, da literatura, do cinema, das artes plásticas, do teatro e de tantas outras formas de criação da humanidade.
  • [ Amar ao próximo como a si mesmo ]
    Quando o respeito garante consideração e estima
    Costumo dizer a meus alunos que mostrar boa educação no trato com as pessoas em momento algum representa perdas ou problemas para quem quer que seja. Quando cumprimentamos uma pessoa com uma saudação como bom dia, boa tarde ou boa noite; ou ainda
  • [ Diferença de Perspectivas ]
    Até onde a Educação pode nos levar?
    A escolha do ambiente escolar onde irá ocorrer a formação de seus filhos é uma das principais atribuições da família. Conhecer as dependências da escola, o corpo docente, a proposta pedagógica, as atividades extra-curriculares permite aos pais projetar de forma correta as perspectivas futuras de seus filhos.
  • [ A 3ª Idade e a Educação ]
    Lições da Escola da Vida
    Estive conversando com alguns pesquisadores e a partir dessa troca de idéias fui informado que alguns deles pretendem focar suas pesquisas sobre o retorno das pessoas da 3ª Idade as escolas. Achei particularmente muito fortuita essa proposta de estudos, mesmo porque já tive a feliz oportunidade de trabalhar em cursos destinados a alunos dessa faixa etária e posso atestar, a partir daquela vivência, que há muitos pontos positivos nessa reinserção dos experientes membros da comunidade ao ambiente educacional.
  • [ 25/10/2004 - Aprender a pesquisar é fundamental ]
    Em nossas escolas não se ensina a pesquisar
    O estudante vai a escola. O professor define um tema a ser trabalhado em suas aulas. Durante os próximos 50 ou 100 minutos de uma modorrenta aula expositiva apresentam-se aquelas informações consideradas essenciais a respeito do tema. Depois de todo esse tedioso compromisso é passado aos alunos um trabalho de pesquisa. Trata-se de um aprofundamento a respeito do assunto central da aula.
  • [ 15/10/2004 - O Professor que desejamos ser... ]
    15 de Outubro – Dia dos Professores
    Os alunos desavisados conversam animadamente entre uma aula e outra. Entro sem ser notado e, de repente alguns percebem a minha presença e esperam, comportadamente, que eu lhes dê direcionamentos e especifique o que iremos fazer ao longo da próxima hora-aula.
  • [ 05/10/2004 - O Recado das Urnas ]
    Mais decência e dignidade na vida pública
    Ainda temos pela frente o 2º turno em algumas das maiores e mais importantes cidades de nosso país, entretanto já há dados suficientes para podermos analisar o resultado final das eleições brasileiras no 1º turno das disputas municipais para os cargos de prefeitos e vereadores.
  • [ 27/9/2004 - Aprendendo com a Sétima Arte ]
    O Cinema chega ao Vestibular
    Aos poucos as barreiras da academia estão sendo derrubadas e o cinema está sendo incorporado ao cotidiano do ensino universitário. Já é muito expressiva a utilização de filmes em sala de aula por professores das mais diversas disciplinas e cursos. Não há restrições desde que a produção cinematográfica esteja de acordo com os planejamentos e conteúdos previstos na programação.
  • [ 21/9/2004 - O Mundo da Informação Rápida ]
    Quando nossos filtros já não funcionam mais...
    E o que estamos fazendo em relação a isso? Que posturas assumimos quando nossos filhos passam horas diante da TV ou da Internet sem qualquer critério quanto a que tipo de programa ou site estão vendo? Como agimos ao escolher aquilo que vamos ler ou assistir? Estamos preocupados em selecionar ou filtrar as informações a que temos acesso todos os dias ou isso já não importa mais?
  • [ 15/9/2004 - As eleições estão chegando... ]
    O que não fazer na hora de votar!
    - Não vote em candidatos que prometem cuidar da cidade e mantê-la limpa e organizada se o discurso não for condizente com a prática. Como saber? Fácil, basta encontrar santinhos, faixas e outras formas de propaganda utilizadas por esses mesmos políticos espalhados pelas ruas, sendo engolidos pelas bocas de lobo, atrapalhando a leitura de placas ou a visualização de semáforos ou ainda amontoados em postes de iluminação.
  • [ 08/9/2004 - Pátria amada Brasil? ]
    7 de Setembro - Mais um feriado para pegar uma praia?
    A constatação de que o nosso equivalente ao “14 de Julho” (dia nacional da França) ou ao “4 de Julho” (dia da Independência dos Estados Unidos), ou seja o “7 de Setembro” pouco ou nada tem de civismo, nada acrescenta em termos de patriotismo. Não percebemos nossa brasilidade e valorizamos nosso povo, história e tradições ao celebrar nossa independência. Estamos muito mais interessados na possibilidade de viajar, descansar ou curtir algumas horas de lazer...
  • [ 30/8/2004 - O que aprendemos em Atenas ]
    Dez importantes lições das Olimpíadas
    Dezessete dias de esporte que envolveram o mundo numa grande e fraterna corrente. Período durante o qual os competidores foram ao limite de suas forças para subir ao pódio ou, ao menos, representar com dignidade as cores de seus países. Durantes as Olimpíadas de Atenas víamos atletas de várias nacionalidades disputarem palmo a palmo cada metro de corrida ou natação, golpe a golpe cada momento das lutas, ponto a ponto cada vibrante instante dos esportes coletivos...
  • [ 23/8/2004 - O que nos faz muito bem ]
    A felicidade está ao nosso alcance
    Leiam mais. Amem mais seus familiares. Vivam com maior intensidade cada precioso momento dessa jornada fabulosa chamada vida. Valorizem os encontros com seus filhos. Estejam mais presentes na casa de seus pais. Visitem seus avós. Contem histórias para as crianças. Desliguem a televisão e sentem na rede para ler quadrinhos com os pequenos... É disso que precisamos para que sejamos mais felizes, parece pouco, mas é a receita fundamental...
  • [ 16/8/2004 - A Voz das Crianças ]
    Lições que vem do coração
    As crianças em raríssimas oportunidades são escutadas pelos adultos. Prevalece a idéia de que a experiência e a maturidade dos mais velhos deve ser, sempre, a base que orienta e educa, que dá rumo e estabilidade aos mais novos. Há uma certa dose de razão nesse tipo de pensamento, porém ele não implica, necessariamente, num fechamento radical em relação aos posicionamentos, raciocínios e deduções elaborados pelos pequenos.
  • [ 9/8/2004 - No topo do Olimpo ]
    O esporte pela paz
    A cada quatro anos são reunidos em alguma parte do planeta para celebrar a maior de todas as festas do esporte, as Olimpíadas. Independentemente dos vencedores, aqueles que terão a grande honra de voltar para casa ostentando em seus pescoços uma lustrosa medalha (de ouro, prata ou bronze), todos aqueles que conseguiram atingir índices em suas respectivas modalidades já podem se considerar autênticos campeões.
  • [ 2/8/2004 - A Escola e seus Múltiplos Laboratórios ]
    Antigos vícios e propostas de renovação
    "Infelizmente as aulas continuam sendo dadas de forma extremamente tradicional. As teorias educacionais que estão, aos poucos, revolucionando a educação em outros países são estudadas dentro de um formato tão convencional que sua essência acaba sendo colocada em contradição com a prática dos educadores. A crise do ensino universitário também atinge a graduação em pedagogia e, em cadeia, se espalha pelo ensino fundamental e médio."
  • [ 6/7/2004 - Manifesto em Favor da Infância ]
    “Quando eu voltar a ser criança”
    Há algum tempo temos vivido um fenômeno que se não for devidamente estudado e analisado pode, verdadeiramente, causar resultados nefastos para a infância no Brasil e no Mundo. A infância e a adolescência têm sido “queimadas” como etapas naturais vividas por todo e qualquer ser humano em favor de processos de maturação precoces. As crianças abandonaram as brincadeiras e passaram a se espelhar de forma totalmente prematura no cotidiano dos adultos que as rodeiam.
  • [ 29/6/2004 - Crise de Identidade? ]
    Quem tem razão: SAEB ou SARESP?
    A semana passada foi um tanto quanto confusa para a educação nacional em virtude da divulgação de dados do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) feita pelo governador Geraldo Alckmin e por seu secretário de educação, Gabriel Chalita. Respaldados em informações auferidas por um dos mais prestigiados institutos de pesquisa do país, a Fundação Carlos Chagas, as principais autoridades estaduais relacionadas à educação nos mostraram um cenário digno de país de primeiro mundo para as escolas estaduais de São Paulo.
  • [ 22/6/2004 - O que podemos fazer por nossos jovens sonhadores e realistas? ]
    Acreditar, respeitar e estimular cada vez mais
    Toda vez que penso a respeito dos jovens com os quais trabalho, vejo neles um enorme potencial. Não se trata apenas de capacidade de trabalho, de produção ou realização profissional futura. Há muito mais, mesmo que os pais e muitos professores não consigam perceber a força que esses garotos e garotas carregam dentro de si.
  • [ 15/6/2004 - Os 60 Anos de Chico Buarque de Hollanda ]
    Com Açúcar, Com Afeto
    Imagine o Brasil sem Chico Buarque de Hollanda. Será que você ou qualquer um de nós conseguiria? Afinal de contas desde os anos 1960, a contribuição desse excepcional artista faz parte obrigatória do acervo cultural de nosso país. Além de cantor e compositor, Chico se tornou referência por seus posicionamentos políticos, especialmente por sua luta contra a ditadura militar. Não bastasse tudo isso, recentemente o filho pródigo do grande historiador Sérgio Buarque de Hollanda entrou no mundo das letras, onde também faz sucesso de crítica e público (publicou “Estorvo”, “Benjamin” e “Budapeste”).
  • [ 8/6/2004 - Elas e Eles ]
    Por que as meninas estão em vantagem na escola
    Pesquisas divulgadas através da revista Veja (ed. 1857, de 9 de junho de 2004) esclarecem que as meninas têm, nos últimos anos ultrapassado os meninos em alguns importantes quesitos relativos a vida escolar.
    A primeira grande novidade refere-se ao número de estudantes do sexo feminino ser superior ao de seus pares desde da 5ª série do Ensino Fundamental, passando por todos os níveis a partir de então até o 3° ano do Ensino Médio e reiterando-se na universidade (o dado é ainda mais expressivo se levarmos em conta que também na pós-graduação elas são mais numerosas).
  • [ 1/6/2004 - Conversa de Gente Grande ]
    Algumas idéias de Rosely Sayão e Gilberto Dimenstein
    Neste final de semana tive a ótima oportunidade de participar de uma palestra em Taubaté (SP), organizada pela escola Jardim das Nações, com a psicóloga, consultora e articulista da Folha de São Paulo (suplemento Equilíbrio), Rosely Sayão. O tema do encontro não poderia ter sido mais pertinente para todos aqueles que se interessam e vivenciam o cotidiano educacional em nosso país, a relação entre a família e a escola.
  • [ 25/5/2004 - Fórmulas Simples ]
    Basta prestar atenção e resolver os exercícios
    Na revista Veja dessa semana há uma matéria dedicada a traçar o perfil dos alunos que obtiveram os melhores resultados no último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O que mais impressiona é a colocação feita por alguns desses estudantes garantindo que a obtenção de uma boa avaliação depende basicamente de uma fórmula tradicional e muito simples, prestar atenção às aulas e resolver os exercícios e tarefas propostas para casa.
  • [ 17/5/2004 - O sistema de cotas das universidades federais ]
    Você é contra ou a favor?
    Semana passada fui questionado várias vezes a respeito do sistema de cotas criado pelo governo e enviado para aprovação pelo Congresso que define que 50% das vagas das universidades federais devem ser reservadas para alunos provenientes de escolas públicas.
  • [ 10/5/2004 - Vitórias possíveis... ]
    Quando formamos verdadeiras equipes
    É impossível pensar em equipe sem associar o conceito ao esporte. A relação é praticamente direta por que pensamos na bola recepcionada pelo jogador de defesa que, com uma manchete tenta mandá-la redondinha para um dos jogadores responsáveis pelo passe, que a colocará ao alcance do levantador; este por sua vez deve deslocar a defesa adversária e conseguir abastecer um dos cortadores da equipe, que numa cortada fatal tem que marcar o ponto.
  • [ 3/5/2004 - O dinheiro que vai para o ralo... ]
    Quanto custa a corrupção para os brasileiros
    Na semana passada a revista Veja (edição 1851, de 28 de Abril de 2004) publicou uma série de dados estarrecedores acerca da corrupção nos municípios brasileiros. Calcula-se que aproximadamente 20% do montante captado pelas prefeituras a partir de impostos diretos ou repasses do governo federal sejam desviados para o caixa dois de prefeitos, vereadores, fornecedores e atravessadores relacionados aos negócios fechados pelas cidades brasileiras.
  • [ 27/4/2004 - As Lições de um Campeão ]
    10 anos sem Ayrton Senna
    Lembro-me, com clareza de detalhes, do dia em que Ayrton Senna da Silva morreu pilotando um carro de fórmula um no circuito de Ímola, na Itália. O mais interessante de tudo é que, excepcionalmente naquele domingo, dia “sagrado” para todos os brasileiros fãs do automobilismo em função das qualidades indiscutíveis de nosso “Pelé” das quatro rodas, não assisti a corrida. Na verdade nem podia, pois estava num retiro espiritual onde não tínhamos (propositalmente) a companhia da televisão.
  • [ 19/4/2004 - Governos Paralelos ]
    Quando os traficantes mandam no morro
    A semana passada começou muito quente no Rio de Janeiro, com o morro da Rocinha ocupado pela polícia, numa mega operação em que se tentava capturar os chefes do tráfico de drogas responsáveis por várias mortes em sua luta pelo controle desse lucrativo negócio na região referida. A morte de um desses marginais acabou promovendo situações para lá de inusitadas, como a obrigatoriedade dos comerciantes da Rocinha fecharem seus estabelecimentos em respeito ao enterro do traficante ou a arruaça promovida por muitos de seus seguidores (comparsas, adeptos) nas proximidades do cemitério em que o tal bandido foi sepultado.
  • [ 12/4/2004 - A polêmica em torno do filme “A Paixão de Cristo” ]
    “Quero um amor maior, amor maior que eu”
    Nove em cada dez pessoas que assistiram ao filme “A Paixão de Cristo” com quem tive a oportunidade de conversar procuravam, a todo o custo, justificativas que explicassem os motivos que as levavam a considerar os judeus ou os romanos como culpados pela morte de Jesus. A procura da culpa foi o principal foco da grande maioria dos espectadores. Poucos se lembraram de comentar os motivos que levaram a seqüência apresentada no filme a ser conhecida como “paixão” de Cristo.
  • [ 6/4/2004 - Lições de Harvard ]
    Ensinar a aprender
    “Num mundo em transformação tão rápida, talvez ensinar a aprender seja mais importante do que ensinar conteúdos específicos.” A afirmação acima é de autoria do economista Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro do governo Clinton e atual reitor da mais tradicional e conceituada universidade norte-americana, Harvard. Em passagem pelo Brasil onde participou de encontros políticos e proferiu palestras, Summers trouxe algumas idéias importantes para o centro das discussões no terreno da educação.
  • [ 29/3/2004 - 40 anos do Golpe de 1964 ]
    Ninguém para soprar as velas...
    Não se sabe ao certo a data real do nascimento desse filhote. Aqueles que o geraram falam em 31 de março de 1964. Os que foram vitimados por sua fúria dizem que tudo se iniciou num dia primeiro de abril... Soa como um falsete desde o princípio a partir dessa indefinição quanto a sua real data de “nascimento”.
  • [ 22/3/2004 - Para não morrer de sede ]
    O Dia Mundial da Água
    O noticiário da televisão (TV Globo, Jornal Hoje, edição de 22 de Março de 2004) divulgou que aproximadamente 1% de toda a água existente no planeta é apropriada ao consumo humano. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, entre o final de fevereiro e o início de março, a nova campanha da fraternidade com o tema: "Água - Fonte de Vida". A Sabesp tem feito campanhas regulares de conscientização na televisão e em outras mídias para motivar (e educar) a população a diminuir o desperdício de água no estado de São Paulo.
  • [ 15/3/2004 - Medo e Intolerância em Madri ]
    Quais os caminhos para a paz?
    Tive uma aula muito interessante com meus alunos do Ensino Médio no dia de hoje, falamos sobre espaço público e liberdades democráticas. Para que tudo ficasse ainda mais claro, abordamos uma situação específica que muito interessa a todos, o terror que assola o planeta desde o 11 de setembro de 2001.
  • [ 8/3/2004 - Excessos da Modernidade ]
    Receitas para o stress e a fadiga
    No filme "Um dia de Fúria", Michael Douglas interpreta um cidadão comum, consumido pelos excessos da modernidade, alucinado pela correria do dia a dia, que chega a seu limite e explode toda a sua incontida fúria a partir de seu stress.
  • [ 2/3/2004 - A Reeducação Alimentar, uma Necessidade ]
    Aprendendo a Comer Bem
    Todos sabemos da necessidade de uma alimentação balanceada para que estejamos com uma boa saúde. Esse balanceamento equivale ao consumo regular de alimentos das mais variadas espécies, com especial destaque para as hortaliças, os legumes, as verduras e as frutas. Isso significa que também temos que consumir laticínios, carnes, cereais, açúcares e carboidratos.
  • [ 20/2/2004 - Pais e Filhos ]
    Encurtando as distâncias que nos separam
    Elis Regina é paixão legada por meus pais. Meus gostos musicais herdaram intensa relação com a voz e o repertório da gauchinha radicada em Sampa. Legião Urbana é parte da minha adolescência, da minha rebeldia e da minha individualidade.
  • [ 16/2/2004 - Inversão de valores ]
    Passar no vestibular ou educar os filhos para a vida?
    Entro nos principais sites de notícias, alguns especializados em educação, e como notícias destacadas vejo apenas informações a respeito do final dos vestibulares. Listas de chamadas, prazos de matrícula, início previsto das aulas, aprovações em 2ª chamada,...
  • [ 9/2/2004 - Gol Contra ]
    Educação Universitária e Excelência
    Imaginem as seguintes situações: - O dentista interrompe o tratamento de canal a que submetia um de seus pacientes. Com um dos dentes ainda aberto, sem que seu problema fosse solucionado, o paciente é dispensado pelo dentista...
  • [ 2/2/2004 - Antes tarde do que nunca ]
    "Cidade de Deus" no Oscar
    Parabenizar Fernando Meirelles pelo seu excelente trabalho em "Cidade de Deus" é pouco se percebermos a envergadura de seu filme e a repercussão internacional obtida pela produção. Pode parecer tarde, especialmente se lembrarmos que o filme, uma das maiores bilheterias do cinema nacional dos últimos anos, já não está em cartaz em nosso país (apesar disso, vale destacar que "Cidade de Deus" já está disponível em vídeo e DVD há algum tempo, inclusive para venda direta aos amantes da sétima arte, como o articulista que lhes endereça essas palavras).
  • [ 26/1/2004 - Editorial ]
    Lições do Final de Semana
    O Brasil entra em campo para enfrentar o Paraguai. Basta um empate para se classificar para as Olimpíadas de Atenas. Do nosso lado estão alguns jovens talentos, precoces vencedores de títulos, atuando por algumas das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro, como o Santos e o Cruzeiro (os últimos campeões nacionais). O árbitro uruguaio pede um minuto de silêncio em homenagem a Leônidas da Silva, o genial jogador brasileiro, artilheiro da Copa de 1938 e inventor da bicicleta (um dos lances mais espetaculares desse esporte). Os espectadores chilenos, comovidos, batem palmas em homenagem a Leônidas. Tudo parecia perfeito para mais um grande espetáculo do único futebol pentacampeão do mundo. Parecia...
  • [ 20/01/2004 - Sampa ]
    450 Anos de Cultura
    Para entender um pouco melhor toda a riqueza da capital paulista, nada melhor que avaliar o acervo cultural disponível nessa cidade cujo coração bate cada vez mais forte, no esplendor de seus 450 anos completados agora, em Janeiro de 2004.
  • [ 12/01/2004 - Legados culturais das férias ]
    Editorial
    Olá! Estou de volta. Muito ânimo e disposição para 2004. Fôlego redobrado para trocar idéias e dividir experiências com todos os amigos que visitam com regularidade as nossas páginas do Planeta Educação. Por sinal, todos aqueles que nos conhecem devem ter notado que mudamos nosso visual.. Estamos mais modernos e totalmente antenados com as tendências e maiores qualidades dos melhores portais nacionais e estrangeiros. Menção mais que honrosa aos nossos colegas de webdesign e administração: Fabrício, Alexandre e Mauro. Parabéns pelo belo trabalho!
  • [ 15/12/2003 - Precisamos melhorar a qualidade do “espinafre” ]
    Reflexões de Final de Ano (II)
    Na semana passada tive a oportunidade de apresentar uma série de informações sobre a educação brasileira coletadas a partir de extensa pesquisa do IBGE. Esses dados foram fundamentais para que pudéssemos discorrer a respeito do valor dos diplomas que foram, então, comparados com o segredo da força (o espinafre) do personagem de histórias em quadrinhos e desenhos animados, Popeye.
  • [ 08/12/2003 - O Espinafre do Popeye são os nossos diplomas ]
    Reflexões de Final de Ano (I)
    Duas importantes notícias relacionadas à educação foram divulgadas na semana que passou:- A primeira delas nos informava das “mudanças” promovidas pelo MEC no provão; a outra, muito mais importante, foram os dados relativos ao nível de escolarização dos brasileiros, apresentado pelo IBGE.
  • [ 01/12/2003 - Unicamp, Fuvest e a agonia dos vestibulares ]
    Vestibular
    Mais de 150 mil inscritos prestaram a prova da Fuvest, no último final de semana, esperançosos de serem aprovados para passar num dos prestigiados cursos da mais badalada universidade brasileira, a Universidade de São Paulo (USP).
  • [ 24/11/2003 - Upgrade humano ]
    Trabalho infantil, exclusão digital, violência promovida por menores e os resultados do ENEM, uma semana desanimadora... Como superá-la?
    Os jornais da semana passada estamparam manchetes preocupantes para todos aqueles que imaginam que o Brasil pode ser um país muito mais justo e, especialmente, para todos os que têm acompanhado os esforços feitos pelo país na última década para pagar a enorme dívida social acumulada com sua população mais humilde, mais pobre. Na quarta-feira, por exemplo, divulgou-se que houve um aumento expressivo na quantidade de crianças que estão trabalhando (“Trabalho infantil cresce 50% no ano”, estampou a Folha de São Paulo).
  • [ 17/11/2003 - Livros, Sedução e prazer garantidos ]
    O prazer da leitura
    Comecei a ler muito cedo, para ser mais exato, logo que aprendi, na transição entre a educação infantil e a 1ª série. Desde então, não consegui mais parar. De vez em quando olho as estatísticas que apontam a média de livros lidos por habitante em várias partes do planeta e fico decepcionado com os resultados brasileiros. Não consigo imaginar que o país possa melhorar sem que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso a bibliotecas, a literatura, ao sabor dos livros, as possibilidades do saber contido em cada uma das páginas...
  • [ 10/11/2003 - Vamos brincar no museu? ]
    Pelo resgate da infância
    A Folha de São Paulo de ontem, dia 9 de novembro, publicou artigo em que noticia a criação do Museu do Brinquedo na capital paulista (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0911200318.htm). Já deram inclusive nome ao rebento que deve nascer em breve, irá se chamar Quintal da Luz, ficará numa área de 7.500 m², próximo ao Jardim da Luz, no centro de São Paulo.
  • [ 3/11/2003 - Consciência coletiva ]
    Prioridade total é combater o desperdício
    Poucas questões são tão fundamentais para os seres humanos quanto sua preservação, sua sobrevivência. A luta pelos recursos indispensáveis para se manter é tão antiga quanto à própria humanidade. Iniciou-se com a coleta de frutos, a caça de pequenos animais ou a pesca rudimentar a beira de rios e mares. Nos acostumamos a enfrentar intempéries de toda a espécie, do clima tantas vezes cruel e fatídico, passando pela força e voracidade de outros animais e grupos humanos e, mesmo, desembocando em nossa própria inclemência com o planeta, tantos e tantos são os solavancos que temos provocado no ar, na água e nos solos, especialmente depois da efetivação dos processos industriais, há aproximadamente 200 anos.
  • [ 27/10/2003 - Pobres Crianças... ]
    Falta comida, escola, saúde, informação,...
    A fome é um dos maiores flagelos mundiais. As crianças são suas maiores vítimas. Apesar do trabalho de várias Organizações Não Governamentais e do esforço do próprio Governo do Brasil, ainda estamos longe de garantir a todas as crianças esse direito essencial.
  • [ 20/10/2003 - 3 X Cursos = ? ]
    Brasil, o país que abriu 3 cursos superiores por dia nos últimos 5 anos
    O que o cidadão poderia pensar se o governo pudesse criar o equivalente a 3 postos de saúde por dia ao longo de todo um ano? Com certeza essa notícia significaria a resolução dos problemas da área de saúde em todo o país.
  • [ 13/10/2003 - Parabéns pra você... ]
    50 anos de Petrobrás
    No último dia 03 de Outubro, a Petrobrás completou 50 anos de vida. 50 anos. O que isso representa? Maturidade? Para pessoas como eu ou você, espera-se que sim. Para uma empresa de grande porte como a Petrobrás, a expectativa é um tanto quanto diferente. A cada novo ano incorporado ao currículo da empresa traçam-se novas metas e há novas vitórias a serem atingidas. A dinâmica do sistema assim o exige. As demandas do capitalismo definem que uma empresa tem que buscar o crescimento como uma constante. Não há paradas. Não devem existir pausas...
  • [ 6/10/2003 - Ontem e Hoje ]
    Um Retrato do Brasil no século XX
    Na semana passada o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou um importantíssimo documento intitulado “Estatísticas do Século XX”. Pelos dados disponibilizados nesse trabalho podemos verificar mudanças notáveis em diversos segmentos da realidade nacional...
  • [ 29/9/2003 - Viciados na Telinha ]
    Pesquisas comprovam que assistir muita televisão faz mal a saúde
    A TV também funciona como uma autêntica babá eletrônica, substituindo brincadeiras (o futebol, as bonecas, o esconde-esconde, a amarelinha,...), leituras, conversas, jogos tradicionais (jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, pinturas, colagens,...) e a necessária interação entre as crianças.
  • [ 22/9/2003 - Ler e Escrever... ]
    E as taxas de Evasão e Reprovação continuam altas...
    O que mais precisa ser feito para que possamos superar as persistentes mazelas que corroem a formação educacional de nossas crianças e jovens?
  • [ 15/9/2003 - Erradicar o analfabetismo? ]
    É possível alfabetizar com R$ 15,00 por mês?
    O que significa alfabetizar? Seria simplesmente permitir que o educando conheça as letras e saiba que ao uni-las formam-se palavras? E que essas palavras, articuladas a outras, formam sentenças que explicam, justificam, comparam ou medem? Ou ainda, que a composição de textos (reunião de várias palavras), também pode ser compreendida e realizada a partir de um processo de alfabetização?
  • [ 8/9/2003 - Juventude Extraviada... ]
    O Perfil da Juventude Paulistana (Um retrato do Brasil)
    Há algumas semanas atrás, para ser mais preciso no dia 24 de Agosto, a Folha de São Paulo publicou em sua Revista da Folha, uma matéria intitulada "O Mapa da Juventude" através da qual procurava traçar um perfil da juventude paulistana¹. Esse trabalho foi feito a partir de uma pesquisa da Coordenadoria da Juventude e desenvolvido pelo Cedec
  • [ 1/9/2003 - ENEM 2003 ]
    Investimento para o Futuro
    Ontem, 31 de Agosto de 2003, foi dia de ENEM. Aproximadamente um milhão e novecentos mil estudantes estavam inscritos e, ao que parece, a quantidade de faltosos foi muito reduzida. O dia não parecia dos melhores para sair de casa, no entanto a esmagadora maioria dos estudantes do Ensino Média não deixou para trás o compromisso, foram aos locais estipulados e tentaram fazer a sua parte...
  • [ 25/8/2003 - Como nascem os heróis ]
    Os Duelos em Alcântara e Bagdá
    Esse título me faz lembrar os antigos faroestes que passavam repetidas vezes nas sessões da tarde dos canais de televisão do Brasil. Me lembra John Ford e John Wayne, Sergio Leone e Clint Eastwood ou ainda, os spaghetti-westerns italianos que permitiram a sobrevivência desse clássico gênero cinematográfico quando os estúdios de Hollywood se desinteressaram (por motivos financeiros) em produzir novos filmes de faroeste.