Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


COLISEUM - Tecnologia Aprovada pelo MEC

Professores e alunos ganham novo recurso de ensino

Selecionado pelo MEC, Projeto Coliseum propõe forma inovadora de aprendizado,
através de competições virtuais entre alunos de escolas de todo o país

Projeto Coliseum, criado e desenvolvido por profissionais do portal Planeta Educação, divisão da empresa Vitae Futurekids, foi selecionado para compor o Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação e Cultura. O guia busca oferecer orientações pedagógicas aos professores sobre o uso de tecnologias nas escolas e faz parte do "Plano de Desenvolvimento da Educação", lançado pelo Governo Federal.

O Projeto Coliseum é uma nova concepção de estudo, pesquisa e cooperação na busca do conhecimento através da Internet. O objetivo é criar competições entre alunos de diferentes escolas, cidades e até estados, utilizando para isso os avançados recursos multimídia oferecidos pelo universo virtual dos computadores.

Para atrair o interesse dos alunos, a equipe de web designers do Planeta Educação caprichou na elaboração visual do Coliseum, que temo formato de um jogo de tabuleiro. Cada equipe tem na tela do computador um carro de corrida. A cada etapa vencida, o carrinho avança pelo tabuleiro. Aqueles que chegam ao final primeiro são os vencedores.

O Coliseum já foi aplicado em duas escolas do Estado de São Paulo. A 'gincana virtual' envolveu alunos do 9º ano das escolas Saloni e Monteiro Lobato, de São José dos Campos, e alunos da mesma série da escola Cecília Caçapava, de Caçapava, que pesquisaram sobre a Roma Antiga. Entre os recursos utilizados pelos alunos tiveram destaque: o uso de fórum, bate-papo, calendário, e-mail, testes virtuais, acompanhamento via Internet por parte de professores, envio de respostas através da web e monitoramento do projeto pelos coordenadores do Coliseum.

O projeto dá ênfase a uma proposta pedagógica construtivista, onde os alunos têm que pesquisar e aprender através do trabalho cooperativo elúdico, interagindo com outros alunos e buscando referências na arte, literatura, cinema, teatro, arquitetura e textos clássicos da História.

"O mais interessante é que o Projeto Coliseum é uma plataforma que pode ser utilizada para estudo e pesquisa de muitas disciplinas escolares. Ele é totalmente adaptável. É uma inovadora iniciativa criada pelo João Luís Almeida Machado, editor do portal

Conheça o Coliseum