Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Escritores da Liberdade - 19/10/2007
Palavras que emancipam

'

Jovens-rindo

Quem é você? E as pessoas com as quais todo o dia interage? Com que profundidade conhece os seus colegas de trabalho? Se atua em educação, quais são as informações que possui a respeito de seus alunos? Normalmente temos apenas uma visão superficial e pouco clara da maior parte dos relacionamentos que estabelecemos ao longo de nossas existências. E será que estamos preocupados com isso?

Em se tratando de escolas, por exemplo, em muitos casos parece que o nosso único dever é o de ministrar aulas, passar conteúdos, preencher cadernetas, corrigir provas, cumprir cronogramas e planejamentos. O que não parece muito diferente daquilo que acontece em tantos outros setores produtivos da sociedade, sejam eles hospitais ou escritórios, fábricas ou lojas,...

Bater cartão, cumprir responsabilidades variadas, entregar resultados e atingir metas. Viver dentro de um sistema em que a meritocracia é o principal indicador de valor social nos distancia cada vez mais uns dos outros e, aos poucos, vai minando (a ponto de destruir em certos casos) a nossa humanidade. Devo esclarecer, dede já, que não sou contrário à produtividade, ao ganho, ao crescimento profissional e ao desenvolvimento econômico de pessoas, empresas e países.

No entanto creio que todos têm que ponderar questões e situações do mundo real que afetam a coletividade e que colocam barreiras e criam problemas a nossa existência. O debate sobre o aquecimento global, por exemplo, é um caso mais do que premente e fundamental para a existência de todas as formas de vida residentes nesse planeta.

Duas-mocas-conversando-com-semblante-serio

Da mesma forma, enquanto não nos preocuparmos sinceramente uns com os outros, iniciando essa ação a partir das pessoas que nos são mais próximas e presentes, como podemos imaginar que as questões globais poderão ser resolvidas?

“Escritores da Liberdade”, filme do diretor Richard LaGravenese, estrelado pela talentosa atriz Hillary Swank (duas vezes premiada com o Oscar, pelos filmes “Menina de Ouro” e “Meninos não choram), baseado em história real, nos coloca em contato com uma experiência das mais enriquecedoras e necessárias. Sua trama gira em torno da necessidade de criarmos vínculos reais em sala de aula, conhecendo nossos alunos, despertando para suas histórias de vida, entendendo o que os motiva a ser as pessoas que são,...

Emocionante relato de uma experiência bem-sucedida que ainda está em desenvolvimento, “Escritores da Liberdade” tem tudo para se tornar um novo libelo do cinema em prol da educação mais efetiva (como “Sociedade dos Poetas Mortos” ou “A corrente do Bem”), onde se respeitam alunos e professores e também em que as pessoas se percebem em suas particularidades e se permitem construir, conjuntamente, como aliados, um futuro melhor para todos! Imperdível!

Professora-sorrindo-dando-aula

O Filme

Cansada do trabalho em empresas que desenvolvia até aquele momento e desiludida quanto às possibilidades de crescimento e realização pessoal naquele âmbito profissional, a jovem Erin Gruwell (Hillary Swank) resolve mudar de ares e dedicar-se à educação. Assume então uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos.

A pecha de turma difícil, pouco afeita aos estudos e que vai a escola apenas para “cumprir tabela” se mostra, no começo da relação entre a nova professora e os alunos, uma realidade. O grupo, formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos e negros), demonstra intolerância e resistência à interação, preferindo isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula.

A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas escolas. Suas iniciativas para conseguir quebrar essas barreiras aos relacionamentos dentro da sala de aula vão, uma a uma, resultando em frustrações.

Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de êxito no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste de sua empreitada. Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e dos demais professores, ela acredita que há possibilidades reais de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso, cria um projeto de leitura e escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”, em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas, relações, interações, idéias de mundo, leituras,...

Ao criar um elo de contato com o mundo, Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite aos mesmos se libertar de seus medos, anseios, aflições e inseguranças. Partindo do exemplo de Anne Frank, menina judia alemã, branca como a professora, que sofreu perseguições por parte dos nazistas até perder a vida durante a 2ª Guerra Mundial, Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do saldo bancário,...

“Escritores da Liberdade” é uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.

Professora-rindo-gesticulando-em-meio-aos-alunos

Para Refletir

1- Ame ao próximo como a si mesmo. Ensino cristão baseado nas palavras de Jesus Cristo não é devidamente compreendido como deveria. As pessoas costumam levar as palavras ao pé da letra e associar esse breve e profundo enunciado ao verbo amar em seu sentido mais literal. Poucos são aqueles que extrapolam a compreensão mais imediata do vocábulo e o entendem, nesse contexto, como respeitar aos próximos, tratar os mesmos com decência ou ainda admitir as diferenças e valorizar as mesmas como parte da diversidade humana que nos leva ao crescimento. Parece que sempre queremos impor princípios, modelos, práticas e ações que levem os demais a serem parecidos conosco. Falamos em demasia e escutamos muito pouco. As próprias escolas, em particular aquelas que ainda baseiam sua ação quase que exclusivamente no modelo mais tradicional de educação, realizam monólogos e dão pouca vazão ao conhecimento e a história de vida dos alunos. Desvaloriza-se tudo aquilo que o estudante tem de experiência ao mesmo tempo em que se impõe aos mesmos, goela abaixo, saberes que são considerados “essenciais” aos mesmos... Será que não está na hora de rever tudo isso?

2- A intolerância é, sabidamente, cultural. É um conceito construído ao longo de nossas existências. A tolerância, em contrapartida, parece nascer com cada ser humano. As crianças constituem o maior exemplo disso. Não há cerceamentos e restrições no contato com outros seres humanos entre os pequenos. Para eles, o importante é interargir, brincar, trocar, tocar, abraçar, jogar,... Será que podemos aprender as lições das crianças?

3- Ler e escrever são elementos básicos da civilidade. Projetos de leitura, atividades de produção escrita regular, valorização dos livros e da literatura, espaços para a divulgação daquilo que está sendo produzido nas escolas pelos alunos no que tange a textos ou ainda a ampliação dos espaços de leitura são realidades e preocupações que vemos em nossas escolas?

Capa-do-filme-Escritores-da-liberdade

Ficha Técnica

Escritores da Liberdade
(Freedom Writers)
País/Ano de produção: EUA/Alemanha, 2007
Duração/Gênero: 123 min., Drama
Direção de Richard LaGravenese
Roteiro de Richard LaGravenese, Erin Gruwell, Freedom Writers
Elenco: Hillary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April Lee Hernandez, Kristin Herrera, Jacklyn Ngan, Sergio Montalvo, Jason Finn, Deance Wyatt.

Links
http://www.cineplayers.com/filme.php?id=3257
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=12872
http://www.freedomwritersfoundation.org (site da Fundação Freedom Writers)
http://cinemacomrapadura.com.br/filmes/3136/escritores_da_liberdade_(freedom_writers_2007)

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










376 COMENTÁRIOS

1 Sara Aluska - Paulo Afonso BA
Esse filme é simplesmente o máximo, além de retratar as lutas que esses jovens travavam todos os dias para sobreviver mostra a garra que essa professora teve, mesmo com os problemas que ela estava passando não desistiu dos seus alunos. Amei como o filme abordou o fato do holocausto , o massacre de Hitler . Ótimo o filme.
26/09/2012 11:19:40


2 Carol - ParanáCuritiba
Nossa Amei Esse Filme Estou Loka Procurando o Diário deles Mais Num Sei Onde Tem Quem Poder Me Informa
02/06/2012 00:07:21


3 Glenda Severino Goris Castro - São Bernardo do Campo
Amei e me emocionei mto ao assistir este filme por três vezes,muitos ao ler isso diria q tenho problema,mas toda vez q ia desistir da vida este filme aparecia,era como se ele me chamasse para eu perceber q a vida é bem mais q só alguns problemas.Perdi vários amigos por causa de guangue,função,sabe é muito difícil.Até hj eu ñ sei o pq meu melhor amigo foi espancado pelas costas e morto na minha frente.Só sei q era era para mim.Com essa lição de vida q adquiri assistindo o filme consegui me perdoa e hj posso sorrir sem culpa nenhuma,pois sei q ele descansa em PAZ.Obrigada por poder falar.Indico esse filme para todos aqueles q acham q estrando em uma guangue é melhor do q os outros,guangue faz separação de tribos,raças,estilos e vidas tbm,mas se olharem de fora veram q aquele q vc julga tbm sofre e chora q nem vc.Pense nisso antes de entrar em uma guangue e dar o primeiro tiro,talvez esse possa ser o último.
27/04/2012 12:55:34


4 patricia souza - são pulo
eu gostei do filme porque nos motiva a perssistir,nunca desistir dos nossos sonhos,e nos ensina a ter respeito com o próximo.
25/04/2012 15:51:58


5 lucas - jiparaná
bom filme
19/04/2012 23:18:15


6 monike - itapevisp
pois amei esse filme e observei tudo da sala 203 pura criatividade adorei!!!!!!
17/04/2012 21:53:28


7 julia - alvorada
enquanto olhei este filme fiquei observando as atitudes de cada aluno da sala 203 achei bem parecida com a de meus colegas e fico bem chateada por causa disso . por mais que vejo as professoras tentam dialogar cm eles parece que eles nao entendem
17/04/2012 09:59:42


8 fernanda - serra azul
eu adorei o filme to na 8 serie e é recimendado por todas as escolas a assistir o filme
13/04/2012 13:34:07


9 aline - betim
muito bom!
26/03/2012 09:20:24


10 Roseli - AL
Gostaria de ver de nova mais dessa vez na TV.
05/03/2012 19:50:20


11 THIFANNY - CURITIBA
ESSE FILME É BOM SOU ALUNA DE 7SERIE E ME EMPRECIONEI AO ASSISTIR ESSE FILME
23/02/2012 18:50:21


12 keliane - petrolina
este filme mostra muitas realidades na vida de muitos jovens. é um filme exelente para qualquer pessoa principalmente para os jovens.
13/02/2012 23:40:14


13 michelly - belo horizomte
eu gostei quamdo os mininos ficaram brimgamdo com os outro alunos
11/02/2012 20:25:57


14 Luiza Araujo - Joinville
Eu já vi esse filme e eu amei amei amei muitoo
25/01/2012 17:46:10


15 tamires - borda da mata
eu amei esse filme emocionante , nos faz dar valor na vida a cada dia que passa ...somos todos iguas diferentes as raças .temos sentimentos e esperança ,como todo ser humano.é como a foto o tempo passa e fica guardado na lenbrança ......adorei
14/12/2011 14:30:43


16 Felipe Araujo dos Reis - São Bernado do Campo São Paulo
Bem tive a oportunidade de ver este filme ontem a noite fequei chocado , por ja fazia muito tempo que não via filmes tão bons . Ainda mais com uma historia tão rica , em mudanças e superar as dificuldades. É uma exelente historia. Acredito como foi muito gratificante pra pessoas que comentaram acima ,tambem foi pra mim.
12/12/2011 07:32:24


17 Luiza Bertoldi Hansen - Timbó
Bem, escrever de novo neste site é muito bom! Depois de eu ter lido o que estava escrito, me refleti. Depois de um certo tempo minha família, ficou percebendo que eu estava cada vez melhor. Por isso este filme e essas palavras escritas me ajudaram muito, porque algumas pessoas me achavam de várias coisas. Mas EU PROVEI QUE EU NÃO SOU ESSAS COISAS. Agora estou rodiada por meus amigos e amigas! Um beijão! _
12/12/2011 00:16:04


18 taty - borda da mata
amei o filme mostra a realidade dos jovens ,adorei mesmo
24/11/2011 17:56:42


19 nataly eloisa de souza prado - Ubatuba
esse filme é o mais encrivel q eu ja vi
23/11/2011 09:48:16


20 Valéria - Jacaraci
esse filme foi um dos mais emocionantes que eu já vi. Ameeeeý
22/11/2011 15:37:49


21 dandara resende paes - itaborai
eu amei amei esse filme
09/11/2011 15:29:51


22 karyne pires bastos bernardo - itaborai
gostei muito desce filme, muito maneiro, e nos ensina a não roubar matar e não se prostituir etc...
09/11/2011 15:25:33


23 WALLACE E NATANAEL - CRUZILIA
ESSE FILME É MUITO BOM GOSTEI MUITO
09/11/2011 09:28:25


24 andressa e ana paula - cruzilia
mt boum o filme!! é dificil axgar alguma escola assim!já pensou uma prof igual a ela?? hehe...mt lokoo.. éh só isso msm..tchau gente!
09/11/2011 09:27:13


25 Nery Thethe - Sampa
Não só recomendo mas adoro assistir ao filme sempre que me sinto com a autoestima baixa, para me fortalecer em sala de aula pois sou vice diretora de uma escola estadual de difícil acesso só fisicamente, mas em emocionalmente são maravilhosos,quando há possibilidade passo o filme para os alunos, que não são tão difíceis como o do filme, mas são alunos que precisam aprender a sonhar e a gosta da escola e da comunidade onde vivem.O filme, tem a vantagem de ser baseado em uma história real, o que faz com que seja ainda mais emocionante e estupefator. Tenha um bom filme@@@@@
10/10/2011 19:01:56


26 carolayne o.a - pedra azul
gostei muito do filme , é o espelho de muitas escolas por ai , e nos mostra que pra crecer é só querer.
03/10/2011 12:47:13


27 ana claudia - pedraazul
eu gostei muito mesmo do filme ele foi otimo eu gostei da parti da professora porque ninguem acretitou nela mas ela ganhou ne mesmo
01/10/2011 08:15:06


28 natalia santos - Belo Horizonte
aprendi que com esse filme apenas atos de coragem e pecistÊncia naquilo que voce quer que te ajuda a vencer e que temos que ser objetivos naquilo que queremos conquistar!!! adorei este filme ESCRITORES DA LIBERDADE`
20/09/2011 18:12:37


29 Lais Gonçalves Gomes - BetimMinas Gerais
Muito bom este filme,apaixonante. Um professor pode sim fazer a diferença na vida de muitos alunos,estou procurando o livro agora.
18/09/2011 00:07:16


30 Ramon Lopes - Rio de Janeiro
O filme e bom mais eu tenho um trabalho sobre isso pra fazer mais não sei como
17/09/2011 22:32:28


31 Leonardo Tadeu - são paulosp
Eu assisti esse filme 3x em um dia,essa pagina 1x só entendi tudo sobre o racismo + o racismo não se trata só de negro ou de judeus.Racismo sobre.Gays,raças,cor é etc... esse filme ajuda a refletir o mundo que nós vive dá pra melhorar basta todo o mundo ajudar Meu nome é leonardo Tadeu tenho 14 anosVAMOS MELHORAR SIM...
15/09/2011 18:20:22


32 keila - camboriu
oi eu tenho dez anos de idade e assisti esse filme na escola e nois fizemos farias brincadeiras eu cheguei em casa e li esta pagina 54 vezes e contando com mais dez que eu li hoje deu 64 vezes eu adorei data 25/08/2011
25/08/2011 18:24:29


33 paula - vila velha
adorei esse filme,fala de uma realidade que poucos obsevam esse filme fez muito sucesso na minha escola mario gurgel sempre que tenho tempo assisto ele,já vir esse filme mais de 50 vezes.agora quero ler o livro beijão
17/08/2011 11:50:37


34 biki - sao paulo
adorei este filme porque além de trazer drama faz com que as pessoas pense mais sobre ele,alem de ser legal,a maioria gostou porque reconheceu o que o filme quer dizer,mais quem não gostou ainda não viu ou assistiu do modo corretamente que deveria assistir
15/08/2011 08:19:50


35 Ana Beatris Carolame - Criciuma
oi meu nome é Ana Beatris eu amo esse filme e quem viveu de verdade sinto um arrepiu em meu corpo então agora irei mostrar este filme aos meus futuros filhos,este filme é muiuto bom obrigada Tchau
04/08/2011 19:28:37


36 luiza bertoldi hansen - timbó
oi eu a luiza ja assisti esse filme e achei muito interessante pois fala que aconteceu na vida real. Quero mandar um beião a vocês. Tchau
03/08/2011 21:14:22


37 Estefani - Moscou
Eu odeio esses escritores Giovana e Lucas, eles são os maiores escritores que eu já vi, morro de inveja!
02/08/2011 11:51:14


38 Lucas e Geovana - São Bernardo do Campo
Bom como dissemos nos lemos isso aqui todos os dias, acordamos,ligamos o computador e lemos 100 vezes! Somos viciados nisso! Muito bom o artigo.
02/08/2011 11:49:19


39 ´lilian araujo marinho - pacajá
gostei muito deste filme pois é uma lição de vida da realidade das nossas escolas e nos mostra que atraves da perceverança conseguimos fazer a mudança na vida dos alunos.
20/07/2011 09:23:05


40 gabriela - belém
Eu assisti esse filme na escola e na minha opinião é um filme muito bom, fizemos até um seminário sobre os temas dele. O meu grupo era de desvalorização da educação.
18/07/2011 10:00:13


41 liliane - MaracajuMS
Nossa pra quem presta atenção esse filme é uma lição de vida muito bom interessante ! A matéria tudo o que fala nessa pagina é muito bom e da para refletir adorei parabéns ao criador da pagina \õ
25/06/2011 18:57:35


42 Lucas e Geovana - São Bernardo do Campo
Bom, gostamos por que fala de uma professora que defende os direitos ,que luta por algo que ela quer, a igualdade social., Mas percebe que não vai ser nada facil, mas se mostra uma mulher muito persistente.Na escola há um imenso conflito entre gangues, então decide unilos e começa a ver o cotidiano deles e como são enxergados pela sociedade. Eles começam a enxergala como uma pessoa nova, uma mãe como eles dizem que apenas quer ajudalos, mas ela fica fixa demais e acaba esquecendo da sua propia familia. O 2ºano esta acabando e ela luta para que continue com eles, por que agora eles formam juntos uma familia. Bom esse é o nosso pequeno comentario dos maiores criticos Lucas e Geovana.
21/06/2011 12:13:35


43 Bruna e Amanda - São Bernardo do Campo
Nós assistimos o filme e gostamos muito, pois o filme é bem real
21/06/2011 12:09:09


44 lucas e geovana - São Bernardo do Campo
Esquecemos de dizer que foi legal.
21/06/2011 11:55:42


45 Priscilla Araújo - João Pessoa PB
Minha professora da faculdade passou esse filme para assitirmos e termos uma reflexão em relação ao método da professora usado na sala de aula, a relação entre professoresprofessores, professoraalunoase os direitos humanos que todo ser humano deve ter... Para mim foi de bastante importância começarei a olhar o mundo de outra maneira sem preconceito ou restrinção... Muito bom o Filme Recomendo e irei passar para os meus alunos Também!!
19/06/2011 23:45:19


46 Lucas e Geovana - São Bernardo do Campo
Bom, assistimos o filme na escola e gostamos muito.
17/06/2011 08:36:34


47 luan - Itapevi SP Eunapolis BA
gostei muito do filme relata sobre o dia a dia das escolas presisamos mudar no pais em forma de estudos presidenta ai falando na boa ajoda a gente nasas criançao q nasceram no futoro ajudo noso estudo valeuu!!!!!!!!!!! um abraço para Eunaolis Bahia
03/06/2011 16:01:51


48 Fernanda Vaz de Souza - Rio de Janeiro
Como trabalho na rede pública e lido todos os dias com alunos carentes de afeto e valores, resolvi passar esse filme. Eles adoraram!!!!! O filme é exemplo de superação e motivação.
28/05/2011 17:13:38


49 Susielem Costa Pinheiro - Manaus AM
Eu me minha turma da faculdade de Letras do Estado do Amazonas,assistimos a esse filme esta manhã, e ficamos bastante entusiasmados com a mudança radical na educação de nosso país. Acreditamos que se foi possível fazer com que esses meninos ficassem na história pela força de vontade dessa professora, nós também podemos fazer! Fica aí a indicação e o incentivo aos meus colegas de profissão.
23/05/2011 13:49:53


50 Susielem Costa Pinheiro - Manaus AM
Eu me minha turma da faculdade de Letras do Estado do Amazonas,assistimos a esse filme esta manhã, e ficamos bastante entusiasmados com a mudança radical na educação de nosso país. Acreditamos que se foi possível fazer com que esses meninos ficassem na história pela força de vontade dessa professora, nós também podemos fazer! Fica aí a indicação e o incentivo aos meus colegas de profissão.
23/05/2011 13:41:49


51 Anna Paula - anapolis goias
gostei muito do filme,ele é muito interessante!!!!!!!!!!!
23/05/2011 10:00:18


52 ailton ferreira - tarrafas
o filme é otimo pois meresia ganhar um oscar só que meresia ter outro filme baseado naquele
11/05/2011 14:02:05


53 Nayra Góis - TanabiSP
Esse filme,nos ensina o valor de uma pessoa,mesmo sendo pobre,negro,branco,rico...Não importa raça e nem cor,o que importa é o carater da pessoa,não importa se ela é traficante ou não,mas ela pode respeitar as pessoas muito mais do que um branco e rico...sou contra racismo,porque cor nao importa,o que vale,é o carater...e esse filme,nos mostra isso.
10/05/2011 13:34:33


54 jurema lucia da cruz rocha - São Paulo
Estou no ultimo semestre de Pedagagia, e hoje assisti esse filme na aula de Administração Escolar não tenho nem o que falar o filme é otimo, engloba todas as minhas disciplina, com certea terei no meu arquivo pessoal, recomendo é otimo.
09/05/2011 15:43:31


55 Laiza e Eduardo - Macatuba/ São Paulo
Bom a gente gostou muito, e aprendemos com o filme que aprendemos que todos são iguais!
19/04/2011 11:07:15


56 Amanda Maria - Osasco
Gostei muito do filme assisti na escola Newton Espírito Santo Ayres com a professora de portugues foi um otimo filme estou aprentendo muito com ele !
11/04/2011 22:33:49


57 rikinho - brasília
gostei mt do filme aprendi mt com ele .......
25/03/2011 10:56:30


58 Anderson Alexandre - GuarujáSP
Este filme é surpreendente, retrata um pouco as dificuldades na qual sofri na escola, pelo fato de ser póbre e sem pespectiva de alcançar um futuro melhor, uma faculdade, mas com a graça de Deus e muito esforço eu consequi, mudei minha realidade, me vejo neste filme.
21/03/2011 00:09:45


59 Anderson Alexandre - GuarujáSP
Este filme é surpreendente, retrata um pouco as dificuldades na qual sofri na escola, pelo fato de ser póbre e sem pespectiva de alcançar um futuro melhor, uma faculdade, mas com a graça de Deus e muito esforço eu consequi, mudei minha realidade, me vejo neste filme.
21/03/2011 00:06:06


60 Janessa Amanda Pascoal - Jaboatão dos Guararapes PE
AMEEEEEEEEEEEEEI ESSE LIVROOO, MUITO PERFEITO E UMA ÓTIMA LIÇÃO DE VIDA! AAAAA SE TODOS PROFESSORES FOSSEM ASSIM!
20/03/2011 12:29:50


61 Bruna Schavetock - Santa MariaRS
Já olhei esse filme por duas vezes. A maior conhecidencia é que a primeira vez foi na minha escola de ensino médio. Ele foi passado no dia dos estudantes o foi trabalhado por uma semana. E agora estou trabalhando ele na faculdade. Eu faço Sociologia e tenho certeza que esse filme ira me ajudar muito. Obrigada ESCRITORES DA LIBERDADE!
17/03/2011 15:14:34


62 Elisangela Palmieri - Recife Pe
Este filme é maravilhoso assisti a primeira vez na pos graduaçao de Pedagogia Empresarial, este filme relata bem a necessidade atual de seja nas escolas ou no ambiente de trabalho transformar esse meio na casa dos envolvidos se importando sim com o individuo enquanto serr humano, que tem seus medos, suas carencias, sua personalidade e nós mediadores do desenvolvimento dessas pessoas temos como obrigacáo respeitar a cultura de cada um e poder fazer a diferença na vida deles
27/02/2011 17:25:57


63 Lucia Helena Carbone de Oliveira - Taubaté/SP
Assisti o filme....maravilhoso, se todos os professores olhassem um pouquinho para seus alunos como seres humanos e não como mais um, o mundo com certeza seria bem melhor. Este filme mostra a luta dos jovens por algo melhor, só precisam ser valorizados, ou melhor que alguem os valorizem. Parabéns.
25/02/2011 16:23:20


64 carine barbosa das nevess - maragogipe
achei o filme muito bom! principalmente para que as pessoas veja que a vida é cheia de dificuldadesmais é preciso ter amor pelas coisas que nós fazemos e transformar essa dificuldade em vitórias
02/02/2011 14:24:53


65 Atenilde Cortês - Macau RN
Assisti o filme em um encontro de professores e achei belissímo. Ele deveria ser apresentados na semana pedagogica no inicio do ano letivo,como forma incentivadora para que todos os professores possam sentirse excelência em sua profissão.
11/01/2011 21:56:31


66 Dayanne de Paula - PortoSeguro Ba
Ameeeeeeii o filme é muitoo legal...aprendi muitoo...bjuus
30/11/2010 21:22:18


67 Denise C. Correa - Santos
Seria bom que nossos governates e as pessoas que não creditam ou acreditam na Educação visse este filme. Pois é a realidade da nossa Educação. Afinal são poucos,os que podemos chamar de EDUCADORES.Os que realmente tem compromisso e não ficam presos a conteúdos.Conseguindo acabar com a segregação de um país tão diversificado,trabalhando valores,éticas e principalmente autoestima
12/11/2010 23:00:06


68 rogerio da silva da masceno - rj
este filme conserteza mostra a historia real de cada um de nos conserteza
12/11/2010 12:30:44


69 alessandra - sorocaba
esse filme é maravilhoso,tive a oportunidade de assistir ele na escola hoje eu quase chorei tinha pessoas atras de mim chorando. Ele é muito emocionante é tambem recomendado por mim se acha q vive uma vida ruim assiste esse filme e vera q para eles é ter que travar uma batalha todos os dias de sua vida para eles é uma vitoria passar o dia pois estao vivos.é muito importante ver esses filmes ,para algumas pessoas mudara seu pensamento sobre a vida como mudou a minha
11/11/2010 21:19:50


70 larissa - marataizes
o filme escritores da liberdade e um hitoria muito interesante
21/10/2010 10:00:35


71 Milena - marataizes
Adorei o filme
21/10/2010 09:51:54


72 jhenefer - marataizes
O filme foi exelente
21/10/2010 09:50:42


73 Thais - Vitoria
Eu gostei muito
21/10/2010 09:49:38


74 ana clara - marataizes
o filme é muito bom principamente a parte que eles brindam.Eu gostei muito do livro o diario de Anne Frank
21/10/2010 09:48:14


75 ingridy souza gabriel - marataizes
olá, eu sou ingridy e vi esse filme na escola domingos jose martins entao daí me enteressei por ele . eu e o resto dos meu colegas e amigos simplesmente aprendemos muitas coisas atraves do filme escritores da liberdade a parte qe eu mais gostei do filme foi a parteda biblioteca e a parte qe a prof: conseguiu se da de bem com os alunos a parte qe eu nao gostei foi a parte em que aconteceu o crime. eu apenas aprendi que quando a gente qer mudar nos mudamos por conta propria nao por sermos emplorado . entao e isso que eu posso comentar atraves do filme bjs .e isso e um comentario para quem ainda nao assitiu e qe teja uma oportunidade
21/10/2010 09:48:12


76 Israel Rodrigues Ribeiro - Marataízes
Achei o filme bem legal,estimulante e realista. Trata da vida de aluguns adolescentes considerados turbulentos. Mas com a ajuda de uma professora conseguem encontrar um destino na vida. Esse filme fala que todos os problemas da vida podem ser superados com a ajuda de derteminação e companherismo.
21/10/2010 09:47:05


77 Ruana Porto Paz Matos - Marataizes Espirito Santo
Um dos melhores filmes relacionados à profissão de professor. Engolidos pelo cotidiano , muitas vezes, cruel e desmotivador, este filme se apresenta para o professor como uma injeção de ânimo a todos nós que ainda acreditamos no potencial dos nossos estudantes. Não podemos ignorar e fingir que basta ensinar para que eles aprendam.mas parabens pelo seu filme que ningem deixou de ver nem um pouco mas vale a pena ver...Oque mais me enteressou foi o holocausto que e muto interessante sobre a vida dela bom o que eu posso dizer e meus PARABÈNS!!!
21/10/2010 09:45:18


78 Paulo Gabriel Scarparo - MarataizesE.S
O filme e muito bom, eu gostei muito. Eu gostei dos alunos as mudanças que eles aceitaram faz na escola. A professora e legal.
21/10/2010 09:43:57


79 damiria - marataizes
O filme foi exelente.Eu gostei muito parabens.
21/10/2010 09:43:40


80 Vinícius Pereira Machado - Marataízes
Eu sou da escola Domingos José Martins Achei o filme bem legal. Ele influência as pessoas seguirem em frente. No filme fala de vários problemas que os alunos tiveram. A professora ajuda os alunos.
21/10/2010 09:41:10


81 Vinícius Pereira Machado - Marataízes
Eu sou da escola Domingos José Martins Achei que o filme bem legal . Ele influência as pessoas seguirem em frente. No filme fala de vários problemas que os alunos tiveram. A professora ajuda os alunos.
21/10/2010 09:39:24


82 ingridy souza - marataizes
olá, eu sou ingridy e vi esse filme na escola domingos jose martins entao daí me enteressei por ele . eu e o resto dos meu colegas e amigos simplesmente aprendemos muitas coisas atraves do filme escritores da liberdade a parte qe eu mais gostei do filme foi a parteda biblioteca e a parte qe a prof: conseguiu se da de bem com os alunos a parte qe eu nao gostei foi a parte em que aconteceu o crime. eu apenas aprendi que quando a gente qer mudar nos mudamos por conta propria nao por sermos emplorado . entao e isso que eu posso comentar atraves do filme bjs .e isso e um comentario para quem ainda nao assitiu e qe teja uma oportunidade
21/10/2010 09:35:27


83 OLGA JASMINE - MARATAIZES
ESSE FILME E MARAVILHOSO... ELE E UM EXEMPLO DE VIDA, QUE BON SABER QUE AINDA EXISTEN PESSOAS QUE REALMENTE SE PREOCUPA COM A SOCIEDADE.A PARTE QUE EU MAIS GOSTEI FOI QUE A A BIBLIOTECA ESTAVA CHEIA DE LIVROS NOVOS, E OS ALUNOS NAO SE ENTERESSAVA EM SABER DE LER,ENTAO A SENHORA GCONSIGUIU CONQUISTA OS ALUNOS O QUANTO A LEITURA FAZ VC SE DENSENVOLVER.MUITOS CRITICARAM ELA POR TENTAR INSENTIVAR OS ALUNOS E ACHAR QUE ELA REALMENTE NAO IA CONSEGUIR...EU ACHEI MUITO INTERESSANTE POIS O FILME MOSTRA COM QUE AS PESSOAS MUDAN OS SEUS PENSAMENTOS E OPINIÕES.BEIJOS . OLGA
20/10/2010 08:02:41


84 Saullo Pinheiro - Marataizes
Gostei muito de ter assistido ao filme Escritores da Liberdade,aprendi que nos podemos fazer a diferençaajudando aos poucos as pessoas assistir ao filme na miinha escola e realmente é uma lição de vida, e a materia acima esta realmente muito boa!
20/10/2010 07:51:10


85 Geronimo - marataizes
Esse filme foi muito legal
20/10/2010 07:49:50


86 damiria - marataizes
Eu gostei muito do filme.
20/10/2010 07:47:03


87 Bruno - Campinas
nossa esse filme me emocionol, me mostrou que não existe pessoas com criminosas, mas sim pessoas que não tem chance na vida... realmente um filme que me causou diversas emoções, mas ao final não chorei como estava esperando, mas sim fi quei feliz por saber que era um filme baseodo em fatos reais da vida de pessoas que existiram... isso realmente me chocou e me fez pensar que o mundo pode ser cruel e você pode não ter chance nele, mas existe pessoas que querem que você seja alguem na vida e lutam para você ser independentemente de você querer ou não... eu recomendo esse filme para quem não assistiu...
13/10/2010 08:28:25


88 sandra - São José dos Quatro Marcos MT
este filme todos os professore antigos deveriam ver é um filme muinto bom que ensina que não é só quadro e jiz que educa
07/10/2010 21:58:40


89 yara gomes goulart - gama
este filme nos mostra a real situação nas salas de aula quando uma professora não consegue ter uma relação boa com os alunos.porem ela da a volta peo cima e muda a situação de cada um dos seus alunos. historias como estas acontecem no nosso cotidiano, quando um professor se limita a uma tabela de metas bimenstrais.Este filme nos mostra o quão importante é uma boa relação entre alunos e professores.
27/09/2010 20:56:01


90 vanda melo -
Acredito que a contribuição maior deste filme é no sentido de pensarmos, qual é o papel da educação? principalmente na vida dos sujeitos que vivem em contextos de exclusão parecidos com o do filme. A escola precisa deixar de ser lugar de ensinar conteúdos, e passar a ser lugar de tecer diálogos: Dos sujeitos entre se, dos sujeitos com eles mesmos, da realidade em que estão situados,com os conhecimentos acumulados historicamente. Esse dialogo tem a finalidade de tecer outros mundos sonhos possíveis.
19/09/2010 09:42:40


91 miro - Gravataí
muito fera o filme amei
17/09/2010 21:01:56


92 bruno ventura - itapevi
amei o filma assitir na escola muito legal amie
13/09/2010 20:36:06


93 rene - itajá
esse filme é òtimo!
09/09/2010 17:53:16


94 alia tina - floriano
estou cursando pedagogia e o nosso professor de psicologia em uma aula recente colocou o filme pra gente assistir e realmente foi muito prazeroso é disso q precisamos como educadores não somente ministrar aulas precisamos realmente educar.........muito legal.....estamos educando crianças para q homens sejam formados.......
02/09/2010 06:06:31


95 Cláudia Botelho - Salvador
Sou professora de Artes.Assim que vi este filme,identifiqueime desde o primeiro dia que posteime como educadora.A princípio sonhadora,hoje,idealizadora de projetos paupáveis e executáveis.Busco nos meus meninos,os meus anseios do período de estudante,assim os entendo e viajo com eles em um mesmo universo de realizações.A melhor forma de gratificação de uma pessoa é o reconhecimento.Sintome maravilhada,quando alcanço com eles,meu propósito em qq projeto.Escritores da Liberdade está sendo meu carro chefe,neste ano,como educadora.Acho que todo professor,juntamente com os alunos,deveriam assistir este filme.Afinal,a cobrança e o sucesso só podem ser conseguidos mutuamente,baseados no conhecimento das pessoas,fundamentados no respeito e no amor pelo que faz.Indico principalmente,este filme,para os Governantes deste País,pois se ainda lembram o que é ser aluno,deveriam entender e valorizar cada vez mais os educadores que podem fazer a diferença no Ensino Público.Quantos e quantos professores como a de Escritores da Liberdade protagonizam diáriamente nas Escolas Públicas e Minicipais deste País?Aos que lecionam nas Escolas particularse,ás vezes têm seu mérito anulado pelo sistema gerenciador que os condicionam,podam ou monopolizam por muitas vezes os resultados alcançados.A mente tem que estar aberta para alcançar o êxito.Um viva aos Escritores da Liberdade que ainda hão de surgir.Um brinde à mudança!
14/08/2010 16:14:14


96 Julia Muniz Trindade - AraruamaRJ
Po, eu adoorei o filme, é muito bom! Achei muito interessante, mostra que a professora teve força de vontade, e não desistiu de jeito nenhum. Bom, o filme ensina muito, gostei!
12/08/2010 21:42:01


97 Nathália de Carvalho Rodrigues de Souza - Araruama
Adorei o filme escritores da liberdade pois nos revela a realidade de muitos jovens que não tem estimulo, expectativa com a vida já que a vida foi tão cruel com eles. Porém diante de tantos acontecimentos percebi que existi pessoas maravilhosas como aquela professora que em nenhum momento pensou em desisti daqueles jovens perdidos, mesmo sabendo que abriria mão de sua vida, além do perigo que corria. Mas sua luta não foi em vão pois ela conseguiu tornálos pessoas melhores, ou até mesmo transformálos em outra pessoa.
11/08/2010 22:06:46


98 Amanda Braga - Araruama RJ
O filme é simplismente lindo!! As pessoas quando escutam sobre alunos desse tipo de escolas, que foram criados de formas violentas e tendem a serem violentos, todos pensam que não tem um meio de ``voltar atrás`` com isso, e ninguém pensa em um meio de ajudalos, ajudalos a viverem de verdade, de uma forma digna, sem preconceito, sem violencia... E mostra que não é bem assim, que se pode mudar as pessoas atravez de gestos de confiança.
11/08/2010 21:28:17


99 Pablo Miranda - Araruama
Achei interessante o filme , pois ele revela pessoas da raça negra e branca , ele ensina eles a viver do jeito certo . Gostei mt msm .
11/08/2010 21:20:25


100 Lorena Almeida - Araruama rj
esse filme é lindo Mostra que todos juntos podemos ser pessoas melhores.
11/08/2010 20:43:27


101 Kamilly Azevedo - Araruama
Achei esse filme ótimo, mostra que todos temos problemas, e não adianta recorrer a violência,drogas,gangues, que só criara mais problemas pra voce ,gostei da parte em que a professora da a idéia de cada um ter um diário, e todos espresarem o que quiser. No fim todos virar que o certo era parar pra pensar antes de tomarem atitudes precipitadas. Vi e recomendo :
11/08/2010 19:47:26


102 Juliana Oliveira - Araruama RJ
Ameiii o filme.Achei o filme muito lindo tbm triste em alguns momentos.O filme nos mostrou uma realidade que nós só vimos em filme,e que com a maioria de nós nunk aconteceu. Mostra o quanto a escola é importante em nossas vida e o esforço que os professores passam por nós.. Enfim nunk vi um filme tão maravilhoso assim..
11/08/2010 19:46:02


103 Danilo Nogueira - AraruamaRJ
Achei muito importante a iniciativa da nossa professora de português de passar esse filme. Esse filme nos mostra que as pessoas que já não acreditam mas em si mesmo, larga tudo, não quer saber mas da vida pode mudar, e foi oque a professora do filme fez, mudou a realidade dos alunos, fizeram eles crescerem na vida, ter valor, e saber viver derrotando os problemas, etnicos, raciais que qualquer um pode ter. Esse filme também nos serviu de lição por que nunca vamos estar derrotados, sempre a uma esperança para lutarmos e conseguir conquistar nossa felicidade.
11/08/2010 19:03:59


104 Amanda Rocha - Araruama RJ
Amei o filme super interessante. O filme ``escritores da liberdade`` traz a valorização a educação,a vontade que a professora teve em ajudar seus alunos e mostra que com um pouco de esforço você pode chegar longe. vale a pena assisti esse filme :
11/08/2010 18:52:54


105 Carolline Duarte - Araruama
Esse filme é muito interessante, pois mostra uma realidade que muitas vezes, não é notada por nós. É uma história de superação de jovens, que só conheciam aquela realidade, e com a ajuda da professora, tiveram seus horizontes abertos para uma vida nova, melhor.Ele nos dá uma lição de vida, enfatiza a importância de correr atrás de nossos sonhos e não desistir nunca.
11/08/2010 18:48:28


106 Leonan Pereira 900 - AraruamaRJ
O filme é muito bom, ensina boas maneiras de se viver, e mostra a realidade ! :D
11/08/2010 18:25:46


107 Mariane monteiro - Araruama RJ
tive oportunidade der assistir esse filme e adorei... esse filme nos faz refletir sobre o mundo desigualdade social, e uma serie de problemas que como no filme podem ser melhorados, e/ou consertados com a leitura, acesso a cultura,escrita,etc.. parabéns a todos que fizeram este filme. e obrigado a minha professora aline de me ter dao esta oportunidade de assistir ao filme.
11/08/2010 16:28:00


108 Juan Vasconcellos - Araruama RJ
Olá,estou aqui pra dizer que foi um ótimo filme,no qual tem muita lição de moral para dar, ele nos mostra que essa turma jovem enfranta dificuldades tanto em casa quanto nas ruas, pois vivem de bandidagens até que uma nova professora chega e os mostra um caminho certo na vida!!! adorei o filme eu recomendo a todos!!
11/08/2010 16:05:32


109 jessyca rozeêne - Araruama
olá,sou aluna do IJOP. Foi a primeira vez que eu assisti a esse filme,e adorei.A professora do filme, trabalhou corretamente os valores morais e cívicos,para se viver em uma sociedade livre da violência.Mesmo que a situação não se enquadrasse no meu diaadia,serviu como lição de vida. Adorei o filme.Parabéns Professora Aline.
11/08/2010 16:01:10


110 Alvaro Pereira - AraruamaRJ
Esse filme é muito bom ele fala um pouco da realidade no Brasil onde muitas escolas não ligam para os seus alunos, onde os jovens menos favorecidos acabam entrando em alguma facção criminosa,etc esse filme ele mostra que é possível mudar esses jovens ajudandoos a viver melhor em um mundo onde ninguém acredita neles. Muito bom esse filme :D
11/08/2010 15:32:22


111 Carlos Magno - Araruama
Muito bom o filme, gostei muito...Esse filme e uma liçao de moral... nos mostra a realidade de muitas pessoas... otimo flime... :D
11/08/2010 14:45:45


112 Hugo Guimarães - Araruama
Achei esse filme muito legal. Ele nos ensina que devemos ter esperança, e também que tem muitos jeitos de mudar o mundo. É só querer.
11/08/2010 14:31:15


113 Daniel Quintanilha - Araruama
Gostei muito do filme. Ele ensina muitas coisas boas que uma pessoa pode fazer para mudar o mundo.
11/08/2010 14:24:13


114 Julia Muniz - AraruamaRj
O filme é muito lindo, mesmo. Mostra que a professora tinha um objetivo e enquanto não o cumpriu, não desistiu dele! Ela teve muita força de vontade, muito amor pelos alunos.. Gostei muito!
10/08/2010 22:59:05


115 Thomaz Lage - Araruama
Gostei do filmes, pois ele foi muito interessante pois ele conta a historia de pessoas que só sabiam oque era um mundo de guerra violências e mortes até conheceream á professora nove deles então a professora conseguil mudar o pensamento de todos eles,mostrando oque era realmente o certo e o errado da vida D
10/08/2010 22:51:15


116 Mayarha nascimento - Araruama
Eu amei esse filme! Ele ensina bastante sobre o poder do companheirismo. Muito bom mesmo!!
10/08/2010 21:52:04


117 jose caio - araruama,Rj
cara esse filme mostra que uma pessoa faz a diferença
10/08/2010 21:36:11


118 leonardo prates - 9° ano, turma 900 araruama, rj
eu adorei o filme,este filme faz alunos e professores refletirem sobre o assunto, principalmente pela ajuda que a professora da aos alunos em relação a seus problemas pessoais , sociais e morais, principalmente quando estes problemas estão relacionados a guerra!!!
10/08/2010 19:43:56


119 Luisa Raquel - Araruama RJ
Confesso que foi a primeira vez que vi um filme deste tipo, falando sobre isso, e adorei. Achei o filme muito interessante. Ele motiva, não só os negros, mas a todos. Ele trata de assuntos polemincos, como o precoiceito. Um filme muito legal, recomendo a todo mundo!
10/08/2010 16:25:25


120 Giovanna Rocha - Araruama
Achei o filme muito legal, pois nos ensinava sobre a compaixão e a ajuda ao próximo, pois nós conseguimos fazer de tudo, só precisamos de uma oportunidade...
10/08/2010 15:49:25


121 Vanessa Ornelas - Araruama
É um ótimo filme,fala sobre a força de vontade que a professora teve em ajudar seus alunos colocando a leitura e a escrita na vida deles.
10/08/2010 15:30:10


122 Nathália Duarte - Araruama
Achei um filme muito bom, uma lição de vida, mostra a força de vontade que a professora teve incentivado os jovens a escreverem e de certa forma isso acaba mudando a vida deles.
10/08/2010 15:28:19


123 maria aparecida de santana foramiglio - sorocaba
sou professora de lingua portuguesa,e minha metodologia de trabalho é muito parecida com o filme,acredito na produtividade como um todo,acho que nos dias de hj temos que ouvir os alunos para q
10/08/2010 13:56:34


124 Thayná D. - Araruama
Achei super interessante a professora ter passado esse filme para os alunos,pois mostra que a escrita num é uma coisa qaulquer,vc precisa dela pra muuuiita coisa! e no filme a escrita pode tirar os alunos do mundo do crime adoreii!!! :D
10/08/2010 13:55:25


125 André Luis - AraruamaRJ
Filme Muito Bom ! Esse filme mostra a força de vontade e também mostra que apesar de que se as pessoas não querem aprender, se confiar neles eles vão longe.
09/08/2010 23:44:08


126 Rodrigo Fontes - Araruama
esse filme é show, abriu minha mente para as pessoas. nem sempre devemos julgar pela cor ou coisa parecida e sim pela força de vontade!!
09/08/2010 21:19:23


127 Lohan Louvem - Araruama
Achei a história muito interesante pois ela nos traz um modelo de vida diferente dos vistos por nós ou pelo menos pela maioria.Achei interessantissímo o fato de no final do filme eles conseguirem fazerum livro com suas histórias. Esse filme mostrou claramente como a leitura e a escrita podem mudar e salvar vidas...
09/08/2010 21:10:35


128 jorge cesar - araruama
nossa gostei muito da historia do filme mostra que com esforço vc pode chegar longe pois como mostra no filme a professora ia para escola com vontade ajudar e ensinar o filme mostra que todos somos capas!!! gostei muito do filme
09/08/2010 20:59:25


129 Felipe Ferraréz - Araruama RJ
Olá, meu nome é Felipe e sou aluno do IJOP que fica em AraruamaRJ Bom a pedido da professora de Português Aline, estou aqui para falar da mensagem que o filme mostra... Bom, eu sinceramente achei o livro super imporante, pois mostra com uma Professora atráves da força de vontade consegue mudar a vida de jovens que estavam envolvidos em coisas que não o influenciariam em nada de bom, e além de tudo que poderia fazer desses jovens pessoas sem progresso na vida e levar até a morte. Todos nóis sabemos que pessoas envolvidas em caso como esse não tem muito tempo de vida, entretanto, seria fácil saber qual seria o fim desses joves, mais a escrita transformou as vidas desses jovens. Esse fato da professora tornar esses alunos pessoas interessadas pela escrita, fazer com que elas passem a ler, a escrever seus sentimentos, o que elas vivem diariamente foi o que me despertou mais atenção. Bom, terminando eu queria parabenizar o filme pela mensagem que nos passa. Muito Obrigado!
09/08/2010 20:58:19


130 Tainá Furquim - araruama
Esse filme, mostra que os alunos tem como todo direito se expressar e desabafar na leitura. A atriz Hillary Swank professora faz de pouco em pouco a diferença naquela turma, pena que não fez no colégio inteiro. Muitos deles morreram por não ter saída dessa vida de tráfico, prostituíção, drogas ,fome e etc.Mais os que sobreviveram nessa batalha,perceberam que a Leitura e a escrita mudou radicalmente a vida deles.E com atos pequenos de bondade e amizade,que a professora fez neles fez que a harmônia tocasse no coração daqueles jovens!
09/08/2010 19:57:52


131 Lara Cardoso - Araruama
Foi a primeira vez que assisti esse filme. Adorei, super interessante. Minha professora de português passou esse filme. Ele nos mostra que devemos ter compaixão ao próximo, ter esperança apesar dos problemas. Gostei muito, mesmo. Lara Cardoso
09/08/2010 19:28:14


132 Rodrigo Fontes - Araruama
Esse foi um dos melhores filmes que eu já vi .Eles nos mostra triste realidade pelo pior que seja a vedade esta sendo dita... MAS MESMO COM DIFICULDADES NA VIDA ELES NUNCA DESISTIRAM DE SEUS SONHOS. Mas mesmo assim isso é para abrir a mente de muitas pessoas que nao gostam de expressar suas opiniões. a escrita é um bem que poucos espressam mas todos sabem....
09/08/2010 19:11:59


133 Thays Santos - Araruama,RJ
Esse filme traz uma liçao p/ nós, de que apesar que achemos a escrita chata, ela eh muito importante. O filme e interessante pois mostra que a professora nao desistiu dos alunos mesmo com algumas pessoas falando para ela desistir
09/08/2010 16:22:52


134 Carolina Mascarenhas - Araruama
Já vi esse filme umas 3 vezes. Minha professora Aline de Língua Portuguesa do colégio IJOP nos passou. Esse filme é uma lição de moral. É uma história de compaixão ao próximo, de luta. Ele mexe com cada um de uma forma diferente.Cada um uma lição de vida, com seus problemas, esse filme mostra que devemos ter perseverança. Eu gosto bastante desse filme.
09/08/2010 13:43:15


135 charles -
gostei muito do filme meu professor passou o filme pra gente e eu adorei
30/07/2010 09:39:47


136 anderson - venda nova do imigrantees
Esse filme foi uma lição de vida para mim e para meus colegas da escola Domingos Perim eu gostei muito do filme foi meu professor Dilson de projeto e pesquisa eu gostei muito tomara que todos gostem como eu.
27/07/2010 18:45:15


137 Rosemaria - SP
Amei o filme e nos faz refleti:Ela venceu,mas até que ponto devemos chegar, qual o limite p/ conseguirmos nossos ideais? Será que faríamos o que ela fêz? É para pensar.
14/07/2010 16:23:16


138 aline cristina - governador valadares mg
eu adorei ver esse filme muitooooooooo parabéns
10/07/2010 10:28:35


139 PALLOMA - AMELIA RODRIGUES
GOSTEI MUITO MOSTRA A VERDADEIRA REALIDADE...
04/07/2010 14:01:47


140 antoniorempel@yahoo.com.br - Lajeado
Vale a pena assistir. Ele supera muitos filmes anteriores, ligados ao tema Educação.
01/07/2010 20:51:03


141 leticia e thacy - sao bernardo do campo sp
eu gostei do filme ele e legal retrata violencia e tudo mais bjo valeu
23/06/2010 08:30:24


142 fernando - sbc
salve odiei o filme comentem tbm flw
23/06/2010 08:29:19


143 Raphael Simião - SBC
Filme muito bom, recomendado para alunos, professores, diretores e todas autoridades da escola em geral!
22/06/2010 09:45:04


144 Fernanda Santana Almeida - São Bernardo do Campo
o filme é muito bom,mostra a realidade de hoje em dia,os adolescentes que se perdem no tráfico e nao se importam com nada e o filme mostra que uma professora foi capaz de mudar isso,no começo do filme ninguem respeitava a professora e ao final do filme ela ganha o respeito de seus alunos!! o filme é maravilhoso e eu recomendo para que todos assistam!
22/06/2010 09:33:51


145 Vitória Cristina - Botucatu
Esse filme é muito bom, ensina esses adolescentes que a escola é um lugar de aprender, e que tem de volorizar o que os outros ajudam você, esses alunos não queriam nada com nada, faziam bagunça, e só brigavam, e a única que entendia era a professora G, que eles nasceram no trafico, e assim cresceram, alguns são até bandidos, e ela queria tanto ajudar ele, e eles nem aí, ninguem intendia eles, porque todo mundo achava eles os bandidos, e tinham muito preconceito contra negros, e eles odiavam brancos, porque os brancos, zuavam com eles, e as mães deles se tivessem, não tavam nem ai, a SRA G, levou eles num lugar pra eles conheçerem, num restaurante, a partir dai eles perceberam que o mundo do trafico não é bom, fizeram festa pra eles, quando o 1º e 2º ano acabou, eles não iam ficar na classe da SRA G, ficaram bravos, ela foi fala pra diretora, e não deixou o professor do 3º queria ficar com eles, mas no final acabou ficando no 3º, com seus alunos. Esse filme mostra que bandidagem, o trafico não leva em nenhum lugar. Se crescer desse jeito, no futuro que seja bem diferente. É isso que eu acho. ``
15/06/2010 19:59:28


146 Jeniffer E. da Silva - Pinhais PR
QUERIA MUITO QUE ALGUEM ME AJUDASE COM O NOME DO LIVRO QUE FOI FEITO PELOS ALUNOS .. POR FAVOR SE ALGUEM SOUBER ME MANDAR UM EMAIL . SÓ O NOME ? !! VALEU.
08/06/2010 22:28:01


147 Márcia Barbosa - Campinas
Já conhecia o filme, mas, somente agora, após passálo para minhas turmas do 9º ano é que pude me dar conta o quão rico é este material, podendo trabalhar todos os valores possíveis... de acordo com a formação da cidadania de cada indivíduo sobrevivendo nesta sociedade tão desigual... e de acordo com a realidade dos nossos alunos... que não deixam, também, de ser heróis nos meios, os quais, estão inseridos bjus
07/06/2010 19:37:18


148 juliana - Fortaleza
adorei o filme vi no colegio !! Um grande exemplo para nos , mesmo que esteja muito longe da nossa realidade , ele mostra muitos exemplos de como podemos melhorar nossas aulas A srtª Gruell começou sem noçao alguma de como dar aulas pra alunos dequele nivel e começou a conquistalos aos poucos ate que eles começaram a dar respeito o que eles nao tinham por ela . E um otimo filme recomendo a todos que assistolo .
05/06/2010 12:28:19


149 jacqueline daane lisboa - barbacena
filme mt bom recomendo a todos
31/05/2010 22:11:51


150 TÁBATA FERNANDA DE SOUZA - hortolândia
este filme é o filme mais lindo.Ele fala a verdade do mundo em q vivemos,racismo preconceitos,q na minha opinião não devia existirpois todos nós somos gente. OBRIGADA.
30/05/2010 14:18:09


151 Jose - Campinas SP
O que é bom pode ser usado em muitos ambientes. Falando em extensão universitaria, assistimos este filme e analisamos sob diversos aspectos. Ensinar vai além de passar conhecimentos. Sob o aspecto ético há discussões muito interessantes: um estado que investe milhões, mas não no alvo certo. Um pai de uma moral irreputável, mas que não evoluiu... A instituição que propõe realizar uma tarefa e não consegue ir além do formal, tornandose uma instituição engessada. A professora tem capacidade de instituir situação nova, a escola percebe seu limite, mas não tem a capacidade ir além.
29/05/2010 17:06:56


152 jhasminni marillena inácio fillus - guamiranga
meus parabéns por essa materia realmente é um filme muito bom . aAssisti e me emocionei muito eu acho q o que fala no filme sobre a história d anne frank é um pensamento. Principalmente para os jovens e adolecentes q sempre falam : a eu não gosto desta roupa ,a eu não quero mais estudar,oestudo não vai fazer diferença em minha vida. e essa historia faz com q eles pensem em sua vida ,o q eles irão ser,e o q irão fazer .
27/05/2010 01:49:35


153 Mauro Torres Vilhalta - Palma Sola SC
Mues parabéns pala materia escrita, pois tambem estuo ne formando na errea da eduaçao e assisti o filme foi muito bom e aproveitoso todo o professor deveria assistir este filme
26/05/2010 18:33:47


154 Byanca Gaião Pereira - Barra de São João
Eu já vi esse filme na casa do meu tio e amei muito ele ensina muitas coisas para os jovens de todas as idades, a minha professora está passando esse filme pra minha turma, pq a minha turma é mais bagunçeira da escola, e tem meninos da minha sala que não se interessam pelo estudo eles só vão pra escola mesmo é pra zuar... Meu nome é Byanca e estou no 7º ano 6º serie e estudo na escola Maria Teixeira de Paula em Rio das Ostras RJ
25/05/2010 18:28:51


155 VITOR - conceição do coite
esse filme foi muito bom um incentivo a muito jovem gostei de +. vou aproveitar e passar ele adiante pra outras pessoas assistirem e ver como exemplo esse filme obrigado.
21/05/2010 23:39:12


156 Luis - sao paulo
CURTI MUITO GOSTEI !
17/05/2010 19:43:01


157 Francisca Miranda - UmburanasBahia
O filme escritores da liberdade nos mostra uma realidade não muito distante da nossa,porém precisamos fazer como Hillary Swank, Fazer a diferença como bastante amor... Amei o filme!!!
14/05/2010 16:26:27


158 priscilla cavalcanti - recife pernambuco
os estudantes de direito da faculdade dos guararapes tiveram oportunidade de assistir esse filme que é espetacular, é uma lição de vida onde não so acontesse isso nos eua, aqui no brasil tbm muito alunos sofrem repressão e má educação por parte da escola como meio de tarem apenas assinando ponto e recebendo seus salários mensamente sem se importar com a qualidade da educação que ta sendo aplicada em sala de aula. nós alunos de direito da faculdade guararapes temos a honra de passar por aqui tbm para elogiar esse maravilhoso filme. PARABÉNSSS
14/05/2010 02:24:33


159 mariana silva santos - Cabo Frio RJ
NAO gostei pois ela so muda os alunos que ela da aula e nao os da escola enteira pois na o adianta mudar os delas pois eles nao podem mudar os outros porque eles nao entende nada disso que ela fala ai enquanto os seus alunos estao diferentes os outros estao se matando lutando pela sua cor e o que eles pensam mas isso na verdade e racismo entre brancos negros e mistiços.
11/05/2010 20:38:49


160 Breno santos - macau_Rn
escola estadual professora clara teteo ensino medio 2º ano a o filme escritores da liberdade e OTIMO! e educativo pois passa para gente que nunca podemos desisti dos nossos sonhor porqu ele pode se realizar mesmo que ajente enconte obstaculo no caminhor nunca posamos desistir. a nota que eu dou e 10 porque e otima...
07/05/2010 08:52:14


161 JOSELINA - são paulo
EUU CURTII MUITOO ESSE FILMEE !! É MUITOO LEGALL
06/05/2010 10:36:50


162 Julcimara - Pernambuco
Filme muitooooooooooo Bommmmmmmmm ! ADORAMOS QUANDO ASSISTIMOS NA ESCOLA!!
06/05/2010 10:36:24


163 ANONIMO - são paulo
ESSE FILME É MUITOO LEGALL, É UMA VERDADEIRA LIÇÃO DE VIDAA !! HASUSHASUAHA GOSTEII MUITOO !! MAS TEM MUITOO TEXTO PRA LER NESSE SITEE !! DIMINUAMM, TO DE BRINKSS TÁ LEGALL !! HAUSHAUHSUHAUHSAHSUAUS
06/05/2010 10:33:32


164 Ana Carolina Alves Marçal - Franca São Paulo
Olá, eu gostaria de comentar com vocês que o filme ``Escritores da Liberdade`` é muito bom, eu gostei bastante, porque ele fala sobre a realidade, eu achei que ele nos ensina a viver melhor, a ver as coisas diferentes.Eu gostaria de estar lendo o livro deles será que é possivel ? Alguem poderia me informar onde encontro ? Gente vocês que ainda não assistiu ao filme, pois assisntem é muito bom :D ! Se alguem souber onde encontro o livro me avise por favor ! Obrigada, Beijos
03/05/2010 13:40:58


165 bruna - franca
eu gostei muito deste filme ele mostra a capacidade das pessoas eu apredi muito com este filme ele mostra a realidade das pessoas quando eu comecei a ver o filme eu foi percebendo o quanto é triste esta pessoa que não podem sair de casa pois pode ser vitima de bala perdida com isto eu percebi que minha vida é muito boa
03/05/2010 09:11:21


166 larissa fernanda - Franca
Gostei muito, não foi a 1ª vez que eu o assisti na vrdade na primeira vez não dei muita bola mas o filme foi me chamando a atenção e eu fui me enteressando aos poucos .... amei o filme porque ele as vezes me mostrou q eu nao agia de maneira correta com as pessoas ... ele é uma lição de vida , gostei do comentário que li de uma professora que diz : que o filme fez a reconhecer que as vezes não tinha cumprido com os seus deveres.... porque nos alunos vemos quando um professor se esforça para cumprir com suas responsábilidades , mas pra mim o filme foi tudo de bom ... um filme que recomendo para todos ... voces todos que fizeram estão de parabens podiam continuar esse filme ... foi muito lindo ...
03/05/2010 09:05:56


167 bia - senador sa
esse filme e muito legal a professra teve muita passiençia com os alunos adolecentes esse filme fio basseado em fatos reais foi muito legal eu assiti fio muito bom
27/04/2010 09:34:41


168 karine lisboa - taquaritubasp
eu assisti esse filme semana passada, e amei por que fala de um tema que eu nao conhecia muito ,sobre como era as gangues na escola .No filme tambem mostra aquela professora dedicada que separou do seu marido por causa dos seus alunos. Quem nao assistiu tem que assistir esse filme.
19/04/2010 09:35:49


169 Karina - biguaçu . SC
Assisti esse filme essa semana em sala de aula e devo assumir que me fez chorar muitas vezes. Concertesa é um filme exelente e que toca ao coração daquels pessoas que passam por dificuldades mais que poucas pessoas podem perceber ou quererem ajudar! Irei começar a ler o livro o diário dos escritores da liberdade essa semana :D
16/04/2010 19:26:29


170 Danyela Borges da Silva - FlorianoPiauí
Olá! sou educadora e esse filme demosntra o compromisso que devemos ter com a educação do nosso país e a metodologia aplicada por enri foi brilhante.......... parabéns...
14/04/2010 11:00:46


171 elis - campo grande
quais os aspectos eticos abordados neste filme
07/04/2010 22:09:17


172 Maria Lúcia Gonçalves - Palmas To
Maravilhoso esse filme, faznos refletir sobre a realidade de nossas escolas e que mesmo enfrentando muitas dificuldades,trabalhando arduamente e com amor, podemos fazer a diferença. Uma licão de vida pra mim como professora. espero tambem fazer a diferença como professora.!!
29/03/2010 16:44:49


173 joao batista - mguberlandia
esse filme parece ser bom eu comecei a ver ela na escola mas eu perdi as outras aula pra min ter minar de ver curti o inicio quero ver o resto ....
24/03/2010 15:28:49


174 Sandro Queiroz - Belém Pará
Um excelente filme, principalmente para os educadores, em que vivenciam as realidades desse gênero ao pé da letra.´Seria importante se todos podessem passar para os seus alunos educadores, pois nos remete bastante os sentidos dos valores, principalmente quando se trata do respeito e da educação de família. Nota 1000!
04/03/2010 20:52:03


175 Dêvison Lisboa - Taperoá, Bahia
Quem ainda não assistiu ao filme, deverá, certamente, se debruçar nessa excelente obra, principalmente os estudantes das ciências educacionais, pois nos leva a uma constante reflexão à cerca dos problemas ainda existentes na educação brasileira. Quanto à matéria, a vejo como um convite para assistir ao filme. Abraço!!! Parabéns!!!
27/02/2010 13:06:21


176 CARLINE LINS - ESPLANADA BA
ESSE É O FILME! SOU EDUCADORA E CHOREI DO INÍCIO AO FINAL DO FILME. MUITO BOM MESMO. EXCELENTE! NOTA MIL.
25/02/2010 00:05:40


177 Lays Andressa - Maceió/al
Gostei muito do filme,pois mostra a triste realidade que enfrentamos não em nosso país mas o mundo todo!
05/02/2010 21:21:23


178 Léo jayme - uruocace
Começer o ano letivo vendo esse filme foi otimo, pelo simples fato dele servir para gente como um alerta e incentivo` para quee posamos em tudo que formos fazer reelembra esse filme e se tocarmos quee somos capazes de mudar,certoo quee precizaremos de um ombroo quee possa nos incentivar assim como a professora G , existem outras pessoas no mundõo a professora g dever ser tidã como retrato de um educador pois mesmo mesmos havendõ dificuldades ela não desistil,lotou e ao fim teve um otimoo resultadõo e deixõu um mensagem que sempre e tempo de mudar! , bastar acreditarmos em nos mesmo e querermos`,
01/02/2010 14:59:56


179 mauricio nery soter - paragominas
esse filme é otimo, sem contar que ele me deu um trabalho de ver bastante ele para mim fazer um trabalho de psicologia.esse filme tambem é bom porque ele retrata da vida do ser humano , nao adianta os pais deixarem o filho na escola se quando chegar em casa eles nao ensinarem a dar respeito. a educaçao começa em casa...
29/01/2010 17:49:38


180 Raissa - BrasiloaDF
Gostei muito desse filme, isso sim é um exemplo de superaçao... Achei aquele professora muito esforçada... Pois nao sao todas que sao assim...
12/01/2010 11:01:19


181 Danilo Oliveira - Pojuca BA
Realmente esse filme é super interessante, assisti no colégio, e o achei super realista, pois mostra a ideia de hoje em dia. Nota 1.000.000.000.000.000. Este filme merece mais 1000 oscas.
05/01/2010 15:43:37


182 ANA CAROLINA LAURO NEVES - sertãozinho
TODO MUNDO TEM PROBLEMAS. AS VEZES O PROBLEMA DE UM PODE SER UM POUCO PIOR DO QUE O PROBLEMA DE OUTRO.MINHA PROFESSORA MOSTROU ISSO PRA MINHA SALA NO FINAL DO ANO PASSADO. ACHO QUE ELA SI INPIROU NO FILME PRA MOSTRAR PRA GENTE OUTROS CAMINHOS. MINHA SALA ERA TERRIVEL,E OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIAM DAR SUAS AULAS MAIS TAMBÉM NÃO SI IMPORTAVAM COM OS ALUNOS,AÍ MINHA PROFESSORA DE HISTÓRIA FEZ UMA REFLEXÃO COM AGENTE E DISSE QUE NÃO IA ADIANTAR AGENTE LEVAR NOSSOS PROBLEMAS PRA SALA DE AULA,EXPLICOU QUE ERA MELHOR AGENTE TENTAR RESOLVER ELES DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL E NÃO DESISTIR NUNCA. ELA MI AJUDOU BASTANTE
04/01/2010 09:12:34


183 Francielle Carvalho - Porto Alegre
Este filme é muito bom o meu professor de história passou este filme na minha sala de aula, e eu até chorei. Excelente filme. Obrigada!
08/12/2009 20:54:54


184 leticia gabriella pereira - alfenas
EU ASSISTI ESSE FILME NA ESCOLA AMEI O FILME ACHO QUE ELE MOSTRA PARA OS ALUNOS QUEAS PEQUENAS COISAS DA VIDA PODE NOS MUDAR PARA O BEM OU PARA O MAL QUANDO EU VI QUE A PROFESSORA CONSEGUE MUDAR SEUS ALUNOS EU ATÉ CHOREI A CHEI MUITO LINDO...
08/12/2009 17:09:32


185 ANA PAULA DUARTE - BOM JARDIM PE
Este filme mostra a realidade de muitas salas de aula no mundo inteiro. Em toda parte existem preconceitos raciais e sociais,infelizmente, isso faz com que muitas pessoas se transformem muitas vezes em pessoas totalmente revoltadas, pois a sociedade com seus preconceitos acabam transformando pessoas. O filme traz também, além do preconceito o desajuste familiar, o sofrimento de muitos jovens que sem opção terminam se envolvendo em situações conturbadas para fugir e tentar sobreviver da tempestade de conflitos em que vivem, isso acaba refletino na escola e os professores não tiverem preparados para lhe dar com esses tipos de problemas, aí sim, a educação não mudará.
06/12/2009 17:17:15


186 amanda - duque de caxias
Uma verdadeira lição de persistência e de preocupação com aqueles que nos cercam. Tem sido muito fácil culpar os alunos, alegando que são desinteressados e não querem nada... mas o que fazemos para mudar isso? Será que antes de convencêlos não seria recomendado que tentássemos nos convencer da nossa capacidade de doar e de provocar mudanças? Este filme motiva... sem desprezar ou ocultar as dificuldades para se lidar com as muitas pedras presentes em nosso caminho... É como diz um trecho do filme ninguem é heroi somos todos iguais No começo é como se fosse você sozinho numa sala escura e vazia fria. A pessoas que dizem que só por sermos jovens devemos ser felizes , mais não pensam que a cada dia vivemos uma guerra nesse mundo , mais quando nen percebemos que devemos no unir e fazer um mundo bem melhor ... Bem um otimo filme bastante realista bem é como todos os professores deveriam fazer, bem é como todos nós um dia devemos ser um dos escritores da liberdade. Parabéns otimo trabalho !!
02/12/2009 20:21:44


187 Loziane - serra
eu acho que todos os professores deviam se basear na Julia ela é um exemplo de professora
26/11/2009 16:46:09


188 maristela - cachoeira do sul
Parabéns adorei muito o filme.
25/11/2009 18:58:29


189 Vaneza Nascimento de Oliveira Melo - São Lourenço da MataPE
conheço de perto a dura realidade de trabalhar com alunos semelhantes do filme, e conheci este belissímo trabalho através de minha professora de didática de ensino superior, no curso de especialização, é simplesmente envolvente, fascinante, e junto a esta matéria sobre educação,ficou completa. Vale a pena trabalhar esse artigo em sala de aula. Obrigada!
25/11/2009 16:02:41


190 Isabela - São Bernardo do Campo SP
Esse filme é realmente muito bacana... nos mostra verdadeiras lições de vida, que se praticadas são capazes de construírem uma vida melhor...
23/11/2009 15:23:31


191 Flávia - Rio de Janeiro
Acabei de ver o filme e adorei! No início deste ano pedi para ser demitida de uma empresa pública, na qual trabalhei durante 1 ano e 7 meses. Sempre fui professora e não me adaptei à vida de ser servidora pública. Resolvi voltar às minhas origens. Voltei a lecionar em outubro deste ano e me vi em situação semelhante à da professora Eri G. Peguei 7 disciplinas em 3 turmas 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Lidar com os adolescentes de hoje em dia não é tarefa fácil, mas dá para tentar fazer o diferencial. Estamos lidando com seres humanos que merecem respeito, independente de sua raça ou posição social. Faço o que faço hoje por amor, não mais por dinheiro, pois sei que a recompensa virá depois. Devemos procurar fazer o que é certo hoje, sem esperar retornos imediatos. O filme me inspirou mais ainda e sei que, mesmo com dificuldades, posso tentar passar algo de bom para aquelas pessoas.
17/11/2009 15:43:27


192 Leticia Alves Moeda Pereira - Arealva SP
Este filme é uma lição para todos nós, dando mais força de vontade para alcançarmos nossos objetivos!!! problemas que as vezes não parece ter soluções, pode ficar pequenos diante da nossa criatividade que temos guardado dentro de nosso poder de transformação!!!
15/11/2009 13:11:53


193 katiane valéria barbosa de melo - limoeiro pernambuco
Meu nome é katiane eu assisti esse filme e posso dizer que ele faz com que nós seres humanos aprendam a ver que a força de vontade ,a luta pode fazer com problemas que parecem não ter solução ficar pequenos diante da nossa criatividade e do nosso poder de transformação, meu professor Genival passou esse filme para sala do primeiro periodo B da Faculdade Vale do Acaraú UVA Limoeiro Pernambuco e pediu que nós fizessemos um resumo falando da inportância desse filme.Pra mim foi facil comentar pois esse filme retrata a vida de muitos jovens que sofrem a cada dia e vivem presos a um mundo onde a desconfiança o medo ,afastam eles do meu social isolando cada vez mais para o mundo a criminalidade e da permanencia em gangues onde eles acham que dão um suporte para enfrentar seus problemas.sabendo que isso na verdade não passa de ilusão eu posso dizer que amei esse filme e recomendo para todos vcs leitores que iram poder ler esse meu recadinho feito com muito amor e lição de vida retirados do FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.
13/11/2009 11:38:46


194 diego - lagoa santa
Este filme e o melhor que eu já vi em toda a minha vida ! rsrs
11/11/2009 18:18:01


195 grasiela cristina mariano gomes - vila velha
esse filme ajuda muitos amigos meus, pq eles acham que a vida ta acabada mas na verdade a vida está so começando, muitos professores pensam que alguns alunos não vão ter futuro, não vão ser nada na vida e é por issu que mutios desses alunos que são umilhados por professores deixam de estudar para viver na vida do crime de assassinatos de drogas pq acham q eles são inuteis para o mundo e para muitas pessoas mas temos que lembrar de uma coisa todos nós temos um valor nossa vida é um tesouro especial pem que muitas pessoas não são capazes de nada mas é aí que eles se emganam pq um dia elels podera precisar dessas pessoas.
11/11/2009 18:00:21


196 luziane - sobral
eu a chei este filme bem feito pois o mesmo mexe com a senssibilidades das pessoas e principalmente com o professor que muita das vezes nao ecersi o seu papel.
10/11/2009 14:43:26


197 Rayka Lacerda Pereira - Humaitá AM
O filme realmente é ótimo! Nossa professora de Educação Infantil da Universidade Federal do Amazonas, Zilda Gláucia, passou esse filme em sala. E ao mesmo tempo que monstra a realidade dificuldades de muitas salas de aula, ele nos encoraja a fazer a diferença. Mesmo com todas as dificuldades que venham a aparecer. E o fato dos alunos escreverem um pouco de suas histórias nos seus diários, me fez relembrar a biblioteca popular de Paulo Freire, que icentiva que os professore educadores conheçam a realidade de cada aluno. E que eles alunos expressem sua história de vida.
28/10/2009 21:42:07


198 natan - pinhalzinho
esse filme é muito bom nota 10
27/10/2009 14:12:16


199 MARCOS ALEXANDRE ALMEIDA PINTO - RIO DE JANEIRO
PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE PODER FALAR QUE O FILME É ÓTIMO , ASSISTI NA MINHA ESCOLA A MINHA PROFESSORA DE INGLÊS PASSOU PARA QUE NÓS OS ALUNOS SE CONSENTIZASE SOBRE A DRAMA DE UMA PROFESSORA PARA TORNAR A AULA MENOS PROBLEMATICAS EM CASOS DE PRECONCEITOS RACIAIS E INTERRACIAIS , TODOS TIPOS DE PRECONCEITOS , COMO HOJE ACONTEÇE NAS ESCOLAS , E AS MAIORIAS DE BRIGAS ENTRE OS ALUNOS COMEÇAM PELO SIMPLES FATO DE NÃO TER UMA EDUCAÇÃO EXEMPLAR , A EDUCAÇÃO COMEÇA NAS ESCOLAS !! O FILME É MUITO BOM , EU RECOMENDO Á TODOS QUE AINDA NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE ASSISTIR , PARA PODER VÊ O FILME VÁRIAS VEZES POIS VALE A PENA VÊ EM VÁRIOS SENTIDOS !! EU TAMBÉM RECOMENDO ASSISTIR O FILME VERONICA COM ANDRÉIA BELTRÃO MUITO BOM TAMBÉM FILME BASEADO Á UMA PROFESSORA COM SEUS PROBLEMAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS !! MARCOS ALEXANDRE BANGU RIO DE JANEIRO
24/10/2009 20:59:12


200 camila - porto alegre,RS
Ainda naum terminei de olhar o filme na minha escola,estou anciosa ja!!!!!!!! estou na 8º serie e a minha turma tem problemas de comportamento a professora de portugues resolveu entaum passar esse filme pra nós e depois devemos fazer um rsumo de tudo akilo que vimos e falr sobre as mudanças que podem acontecer no serhumano quando ele começa aagir pelo certo,cm consciencia Tenhu certeza de que ele vai nos fazer refletir e avera alguam mudança!!1
20/10/2009 10:49:24


201 Gislaine Pereira São Paulo - São Paulo
Às vezes, fico imaginando, como uma pessoa pode ter tanto talento para fazer algo, tão comovente como esse filme, mas sei que Deus capacita todos nós. Parabéns por esse talento extraordinário tanto ao diretor como também os atores que fizeram essa família tão linda. Adorei assitir esse filme. Quando eu vi, pensei tem que ser esse filme para o meu trabalho. Que Deus abençõe a todos. Estou muito grata.
19/10/2009 21:34:44


202 Camila Alves dos Santos - AracajuSergipe
Bom assiste esse filme no meu curso de Cidadania e Trabalho nosso e amei essa história espero que sirva de lição para todos os sdolescente do mundo. Que sempre no final do mundo á sempre uma luz, esperando por vc. Parabéns pelo o filme.
14/10/2009 23:35:58


203 Josias - Currais NovosRN
O filme realmente surpreendenos pela carga de conteúdo nele expressa as nossas escolas do país a fora não estão aquém dessa realidade: violência somos uma profissão de risco e precisamos urgentemente de ajuda de todos os segmentos sociais necessitamos resgatar o valor da escola... No entanto, o filme retrata uma das possibilidades metodologia com afeto, respeito, reconhecimento e valorização dos nossos alunos. É, portanto, um filme que precisa ser apreciado pela classe docente e bem discutido, na tentativa de abrir novas possibilidades de educação aberta, de fato, para todos. Josias
07/10/2009 13:54:26


204 Fernanda Oliveira - Natal
``ESE FILME ELE MUITO LEGAL ELE FALA COISAS SOBRE A VIDA REAL E É VERDADE,POIS TEM PESSOAS QUI FICAMCOM PRECONCEITO DE PESSOAS NEGRAS NOSSA NÃO SEI NEM O QUE FALAR``
05/10/2009 16:49:08


205 Luzivan Pereira de Araujo - Rio Branco/Ac
Escritores da libertade é um excelente filme, pois trata da realidade vivida na maioria das escolas num contexto geral, aborda os problemas sociais, o trama de muitos alunos que estão nas escolas mas não sabem o que estão fazendo! O exemplo da professora deve ser copiado por todos, onde a persistência supera os obstáculos.
01/10/2009 12:28:47


206 Alessandra Sousa T - jacareí SP
Olá,gostei muito deste site eu trabalho em uma escola na qual é muito problematica,meus alunos sao rebeldes e nao querem saber de estudar a maioria deles dizem estar ali porque estaõ sendo obrigados pelos pais ou pela justiça,amo minha profissao e sei que são garotos sofridos e com uma infancia difícil,gostaria de fazêlos com que acreditassem que são capazes de vencer,sem que sejam obrigados,eles são muito inteligentes e sei que posso apostar neles,se puderem me mandem algumas dicas pelo meu email desde ja agradeço
28/09/2009 10:08:30


207 Rafaela Santos - Natal RN
Bom eu assistir esse filme achei muito interessante, pois mostra a realidade do Brasil. como os alunos não são estimulados pelos governantes e ate às vezes pelos próprios professores. E nesse filme mostra que com um pouco de esforço agente pode fazer uma boa ação. É isso e o que falta para o Brasil melhorarEducação.
26/09/2009 23:16:36


208 Val - Joao Pessoa
Se possivel alguem pode me responder sobre o filme Escritores da Liberdade... Quais eram os valores trabalhados pela professora em sala de aula? Havia um código de etica entre os alunos membros da gang? Quais valores eram definidos pela diretora da escola e funcionarios em relaçao aos alunos q passaram por reformátrio e agora fazem parte de uma escola modelo?
26/09/2009 12:08:46


209 caroline Oliveira - são paulo
AMEEII ESSE FILME CHOREI MUITOO... ESSE FILME E UMA LIÇÃO DE VIDA PARA QUALQUER UM DE NÓS
15/09/2009 16:25:36


210 André Machado - Santarém/Pará
Tive a oportunidade de assistir o filma na faculdade na disciplina de psicologia educacional escolar, muito legal a atitude da professora conseguir introjetar uma tendência pedagógica Crítico Social mediante as todos os impecilios impostos pelo corpo docente da escola e de uma cultura totalmente divergente por eles impregadas.
15/09/2009 10:45:19


211 Cristianne Melo Gomes - Prazeres Jaboatão dos GuararapesPE
A turma na sala de aula da minha filha[4 ano] não estavam se interagindo,a professora levou o filme p/a turma assistir,o resultado está sendo incrível...realmente o filme é fascinante.Professoras levem p/ a sala de aula realmenta vale apena.Parabéns,obrigado mesmo pelo o filme.
13/09/2009 18:30:17


212 kerlly, Pedagoga - Boa Vista Roraima
Adorei este espaço! Parabéns idealizador, você desenvolveu um belo trabalho! Esse filme é ideal e muito bom para ser trabalhado dentro das nossas escolas!
03/09/2009 23:24:21


213 Prof. Rossato - Santo Cristo RS
Há muito porém nunca tanto quanto agora entendo que a escola precisa mudar. E mudar muito. Esse estilo de educação: aluno, classe, quadro, professor, quatro horas por dia, revesamento de 50 em 50 minutos... está definitivamente ultrapassado. Precisamos dar fim, especialmente, a massificação imposta pelo sistema: 35 estudantes amontoados numa sala cinza com cadeiras duras... cada um não é um, é só mais um! Um número! Ninguém existe individualmente. Se faltar à aula, nem faz diferença. Aliás, faz... tem mais espaço e menos barulho. Ótimo filme. Ótimo artigo.
28/08/2009 21:52:14


214 luciana ferreira - cataguases mg
nossa o filme é tudo de bom, eu aprendi nele que nos nunca devemos desistir dos nossos sonhos por mais dificil que ele seja . temos sempre que lutar pois nada vem de mãos beijada pra ninguem. por isso sou como a professora, estou sempre buscando meus sonhos , desistir nunca. obrigado ..
18/08/2009 15:56:33


215 cristiane - serraES
Gostei muito desse filme ,excelente,muito bem feito.....nota10
06/08/2009 20:07:40


216 Marcelo Teixeira Martins - TaubatéSP
O filme é sensacional e o que foi apresentado aqui no site ficou muito bom. Parabéns e por favor, se alguém conseguir essa cena o garoto lê o seu diário e emociona a todos me envie por email ou pelo menos o link... Agradeço
01/08/2009 20:07:02


217 Ingrid Campos Ribeiro - São Paulo
Esse filme é maravilhoso amei vale apena você assistir um filme triste que fala sobre a historia real!! Essa materia é maravilhosa...♥
15/07/2009 20:41:27


218 isabel - lagartoSE
amei esse filme! só não gostei de uma coisa:não achei certo Erin ter se divorciado de Scott. tirando isso eu adorei porque é uma grande lição de vida! quando eu assisti eu chorei de tanta emoção. eu recomendo pra qualquer idade. como sempre um belissimo filme americano com um belo elenco.
04/07/2009 18:29:17


219 Shirley Aguiar Martins - sao paulosp
o filme escritores da liberdade tem um grande elenco e emociona a todos que o assistem..o filme é muito bom e tem grandes ensinamentos para adolescentes que acham que a vida é facil e que todos tem vida boa, com casa comida e roupa lavada...muito pelo contrario..a vida é dura e dificil pra quem não sabe enfrentala de forma saudavel e dificultando seu futuro...na miha opinião todos os jivens deveriam assistir este filme pois alem de ser bom e emocionante ele é uma grande lição de vida par todas as idades!!!
23/06/2009 13:28:12


220 gabriella - rio de janeiro
Esse filme é muito legal ! E mostra a realidade de algumas e escolas e professoras !
20/06/2009 20:25:59


221 Marcella - RecifePE
O filme é belíssimo.. Adoreei !
18/06/2009 09:51:26


222 jackeline ferreira de lima - centralina
esse filme demostra uma vitória que todo mundo tem oportunidae de ter uma luta de uma mulher que quer o bem de todos que ela amam . onde se considera eles como uma familia. Esse filme é bom para a queles que se interessam a vencer igual a ele venceram...!!!
17/06/2009 14:46:32


223 maria de fátima - Recife
esse filme é ótimo, é uma lição de vida e é uma motivação pra nunca disistir de seus objetivos por mais dificeis que seja, lute pra conseguir tudo que deseja, eu adorei o Filme e recomendo é bom pra refletir.
17/06/2009 09:51:28


224 Maria Elenir Lima Rodrigues Farias - Cruzeiro do Sul/ AC
O filme Escritores da Liberdade é um excelente mecanismo de conscientização para os educadores, sobretudo, porque retrata a realidade da maioria das escolas brasileiras, apontando, inclusive sugestões metodológicas de como sanar ou, pelo menos, amenizar estes problemas, através da ação de uma professora iniciante que não mediu esforços para superar a ploblemática existente em sua sala de aula, graças a sua determinação acredito que a verdadeira luta se dá na sala de aula, criatividade escrita de um diário, leituras de livros que demonstravam situações reais, etc, que propõem aos educadores, de modo geral, uma reflexão de sua ação, numa perspectiva dialética: AÇÃO REFLEXÃO AÇÃO.
15/06/2009 13:37:31


225 Bianca Luiza - Osasco
Achei o filme muito legal! Retrata a idéia de que todos somos iguais e capazes de aprender.Sem exclusão de raça,cor,cultura,sempre pensando em sociedade! Gostaria de ter a oportunidade de assistir ao filme novamente.
07/06/2009 22:32:34


226 chirley - BH
Parabéns, o filme é maravilhoso, só espero que os problemas da educação não recaia sobre o professor, pois com a participação da escola e principlamente do governo a professora não precisaria sofrer tanto...
30/05/2009 20:15:42


227 Elisabete S.C.Soares - Itaguai/RJ
O filme mostra a tarefa da educação que é justamente a de apresentar o mundo às gerações do presente visto existir um mundo para além dos limites de sua sala de aula. Mas, a lição da professora do filme está em “fazer bem sua parte”. sua ação pedagógica é inovadora porque desperta a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento como sujeito de sua história. O ato educativo deve ser ao mesmo tempo político e ético, porque visa transformar alunos “nãopensantes”, “incivilizados”, “nãohumanizados”, em seres humanos que podem exercitar o pensamento crítico sobre a realidade e seus atos.
29/05/2009 10:23:10


228 eli - guarujá
TODOS OS PROFESSORES DEVERIA SE ESPELHAR NESSE FILME PARA SEREM EDUCADORES RESPONSAVEIS POIS ELES ESTÃO FORMANDO ALQUEM PARA O FUTURO UM CIDADÃO
25/05/2009 14:44:47


229 Maria Luciene H. alves - Jundiaí SP
Vocês estão de parabéns pelo trabalho maravilhoso, amei o filme além do mais, tem um carater educativo.
24/05/2009 20:58:23


230 Adriana Gomes - Santa Maria RS
Realizo um trabalho de oficina pedagógica onde o filme Escritores da Liberdade é usado como uma ferramenta de intervenção pedagógica para que os docentes reflitam suas vidas e as histórias que podem ser reescritas e assim, resgatar seu eu educador. O nome da oficina é A escrita de si na formação profissional. Muito bom seu artigo... Parábens!!!
24/05/2009 11:30:47


231 Jaquelene Araujo - Mogi das Cruzes
Realmente o filme é muito interessante, destacandose uma das teorias de aprendizagem que considera o aluno , como um ser histórico,social, possuidor e construtor no artífice da história não só dele , mas do mundo , tendo uma participação no passado e presente. É bem incentivador a dinâmica utilizada pela professora no processo ensino/aprendizagem, sendo notado que a situação no ambiente escolar é passível de mudança, não significando isso que a ESCOLA muda o mundo , ou a situação só por si, pois ela está inserida nele sofrendo as consequências e sendo manipulada por ele.Mas a ESCOLA, o ENSINO podem ser uma ferramenta...pois a mudança não está na resolução da ESCOLA em decidir mas simplesmente em e incentivar contibuir...
15/05/2009 21:00:41


232 Milena Horácio - Linhares Espírito Santo
Adorei esse filme sou aluna do curso de pedagogia e ele nós mostra a realidade na educação confesso que estava com medo do que iria encontrar futuramente na minha profisão mas a partir desse filme mudou tudo. Acredito sim que podemos mudar,sair um pouco do cotidiano mostrar novos caminhos para nossos alunos que eles tem capacidade de crescer com um objetivo maior na sua vida.Acredito nisso.
12/05/2009 10:54:48


233 Renata - Garanhuns PE
O FILME É REALMENTE MARAVILHOSO É ALGO QUE VALE A PENA SER COLOCADO EM PRÁTICA, AO INVÉS DE SÓ CULPAR OS ALUNOS PELA FALTA DE INTERESSE, SE HÁ REALMENTE FALTA DE INTERESSE, OS CONCEITROS DADOS EM SALA DE AULA DEVEM SER REVISTOS IMEDIATAMENTE PARA QUE ASSIM AOS POUCOS POSSAMOS MUDAR ESSA INJUSTA REALIDADE.
11/05/2009 00:07:22


234 Lais Dalila - RecifePE
Amei esse filme a 1° vez que o assisti foi no colégio e ele me fez refletir que nós conseguimos tudo basta querer e ter incentivo, a professora G foi um incentivo muito grande para a turma. Muitas pessoas da minha sala choraram com esse filme e perceberam o que os professores passam e fazem só para ver o nosso aprendizado. Garanto que depois desse filme a turma de espanhol do 2° ano 2009 do colégio Centro Educacional São Francisco de Assis CESFA JaboatãoPE não é a mesma. Amei esse filme e vou assistir quantas vezes puder pois ele é uma lição de vida...
06/05/2009 14:21:09


235 Álvaro Martins - Guarulhos
Uma lição de vida o filme! Ele mostra que se cada fizer sua parte vamos ter um mundo melhor!
27/04/2009 17:26:30


236 alcilene rocha - Magé Rj
Este é um filme excelente, faz a gente pensar na nossa verdadeira vocação e educador, é um filme forte mais ao mesmo tempo cheio de momentos de emoçao. Assisti umas cinco vezes e cada vez mais acho que valeu a pena pelo assunto que ele aborda.
21/04/2009 21:29:48


237 Silvia - Belo HorizonteMG
Nossa eu adorei este artigo. Vi o filme e me encantei realmente ele nós trás uma lição de vida e uma mostra de que quando queremos podemos mudar muitas coisas.
21/04/2009 11:32:59


238 lucas alexandre e hugo mendes - Guarulhos
eu achei muito legal porque fala do diaadia das escolas e das guangues das escolas.
17/04/2009 08:22:38


239 Thais e Thamires - Guarulhos SP
Achamos o filme muito legal e emocionante, pois retrata a história de estudantes discriminados por serem negros ou expresidiarios e o começo das guerras de gangues. E isso acontece muitos nos paises. Gostamos muito a queremos assistir de novo!!♥ xau...povo :
17/04/2009 08:20:44


240 Edie Viegas - Ceará
Pude ver que é um filme inspirador e estimulante, que nos mostra como os negros eram pisados e desvalorizados aos olhos dos brancos e sentiamse oprimidos com tal situação. Naquela altura, a justiça não significava que o bandido tinha que estar preso, mas sim que alguém pagasse pelo crime, e eram sempre os negros quem pagavam. O filme nos ensina a aprender algo mais sobre tolerância, valorizar a si mesmos, investir em seus sonhos e dar continuidade a seus estudos além da escola básica, podese dizer mesmo que é um apreço sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformação individual e comunitária. Com essas considerações, vêse que a educação tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade. Merci
15/04/2009 09:49:21


241 José Carlos Barbosa Nogueira - MortugabaBa
MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO BOM O FILME, foi um momento de muita reflexão.
09/04/2009 16:58:57


242 Edioney - Coariamazonas
asorei o filme, pois atraves dele pecebemos a importancia de um bom profissional na area de educação, o desempenho da professora a metodologia usada por ela, o tempo que ela se disposi aos alunos e a dinamica para resolver tal problema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
27/03/2009 13:40:23


243 Alessandro Laborda - CoariAM
Assisti o filme na formação inicial do programa projovem adorei a maneira como o filme vai se desenrolando e a maneira como a professora Sra. G vai se adaptanto aos alunos e descobrindo o gosto pela profissão de educadora é um filme muito bom para quem está entrando nesta profissão de risco
25/03/2009 22:06:37


244 Vivian Paula Schmitt - Joinville SC
Simplesmente divino, me emocionei muito... todo profissional da educação deve ver e levar como exemplo... Nossos alunos são nossas pedras preciosas que somente precisam ser lapidadas e nós professores somos aqueles que ensinam, que amam, que mostram que eles são capazes, que eles são tão especiais qto qualquer outra pessoa...
21/03/2009 17:30:53


245 Alexandre - Florianópolis
este é um ótimo filme que eu comecei vendo na minha aula de sociologia e gostei tanto que decidi alugar o livro, eu recomendo pois alem da historia ser interessante fala a linguagem jovem que os alunoscomo eu entendem com uma maior, facilidade eu recomendo tanto o filme quanto o livro.
19/03/2009 22:03:10


246 ana talita da silva - recife
Todo o filme, comentários e ate mesmo a matéria é muito interessante. Mostra que somos de certa maneira capazes de tudo que quisermos, e que nada é impossível de conseguir. Sou grata por tudo que pude adquirir
19/03/2009 19:23:55


247 rany - lavras
eu amei este filme ele é uma verdadeira liçao de vida assisti este filme na escola mais se tiver outra oportunidade irei assistiu de novo este filho fale apena!!!!!!!
19/03/2009 17:59:20


248 Maria eliSabete liberato - Rio de janeiro
ESSE FILME É UMA LIÇÃO DE VIDA , QUE MOSTRA A REALIDADE DAS ESCOLAS NA CERTEZA QUE UM DIA OS ESTARÃO PREPARADOS PARA UM FUTURO MELHOR .NAS ESCOLAS OS PROFESSORES DEVERIAM ENSENTIVAR OS ALUNOS PARA QUE ELES CONSIGAM ASSIMILAR AS COISAS BOA DA VIDA .OBRIGA........
19/03/2009 16:15:16


249 kenny cristina de oliveira - Santo André
assisti este filme na faculdade. ADOREI,ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE O FILME ESTOU GOSTANDO MUITO.
15/03/2009 16:59:09


250 Hélio dos Santos - Aracaju Sergipe
O filme que nos mostrar a garra de uma educadora que diante dos conflitos enfrentados em uma sala de aula, poderá fazer a diferença e dessa forma também fazer a história de cada um melhorar. mas para isso é necessário que luta, esforço e amor a profissão esteja em primeiro plano e assim sendo conquistará os objetivos.
12/03/2009 17:55:54


251 leci aparecida - canhotinho
eu adoeri este filme ontem asiti so faltei chora mais foi muito devertido com a quela professora muita devertida muita bacana beijo pra todos
10/03/2009 15:19:39


252 Leonilson Brandão - ManausAM
Este filme nos mostra uma prática de metodologia de métodos usados por pessoas que tentam verdadeiramente mudar o a pespectiva de vida de outros...Embora muitas vezes nos achamos incapazes de lutar é sempre bom ter em mente o sentido pelo qual lutamos e pelo qual nos gastamos para nos darmos facilmente por vencidos, que é o que a professora Erin C Hillary Swank faz...Comparo tambem a pespectiva de metodologias com outros dois filmes A sociedade dos poetas mortos e Vem dançar... Sou Licenciado em Filosofia...E muito me chama a atenção os metodos usados por professoresmalucos como a Sra. Erin Gruwell Hillary Swank. Estão de Parabéns.
07/03/2009 10:57:33


253 antonio alves - são pedro da agua brancama
filme excelente,foi usado na abertura do ano letivo na escola que eu trabalho serviu para que professores reflita.ou dar uma injeção de ãnimo.
06/03/2009 23:41:47


254 Daniel Basso BArbosa - cuiaba
vou ser professor . para mudar vida , como ela fez
28/02/2009 01:24:43


255 Paula Möller - Porto Alegre
Um filme para mudar todo pensamento de que uma pessoa não faz a diferença. Para aqueles que querem saber mais entrem no site da fundação. http://www.freedomwritersfoundation.org/site/c.kqIXL2PFJtH/b.2259975/k.BF19/Home.htm Um bjo a todos
24/02/2009 11:47:43


256 matheus vedovelo - sao paulo sp
eu adorei o filme principalmente da mudança de abito dos alunos e o jeito e esforço que a professora faiz para lidar com os alunos e ajudalos em tudo que era possivel... e tambem gostaria de saber se alguem sabe aonde se encontra o livro.
13/02/2009 16:10:02


257 renée silvia - fortaleza
amei o filme,trouxeme uma lição de vida,me faz gostar mais ainda da minha profissão,e mostrar que podemos fazer sempre algo a mais
12/02/2009 14:17:34


258 JACINTO J SCAPUCINI NETO - São Paulo
O filme escritores brilhantes resume a todos que fazem parte desta grande familia de educadores e professores, a PERSISTENCIA e o AMOR que temos que ter pela profissão pois quem ganha são as crianças e adolescentes menos previlegiados e destruturados por inumeros fatores, pois cada cabeça é um universo unico que só descobrimos quando nos os fazemos enxergar as estrelas e novas perspectivas para um futuro melhor.
12/02/2009 13:57:39


259 Ademir Santana - Vitória da conquistaBahia
Assisti ao filme e achei excelente.
05/02/2009 19:58:55


260 Rodrigo de Freitas Germano - Rio de JaneiroRJ
Sou um adolescente de apenas 17 anos, e assistindo esse filme aprendi muito e mais do que antes me cresceu a vontade de ser um professor como a Sr. Gruwell foi para aqueles jovens. E com esse filme pude ajudar muitos amigos que se dizem incapazes de conseguirem não só estudar, mas de conquistar algo na vida. Só tenho a agradecer aos roteristas desse enriquecedor filme. Muito obrigado á: Richard LaGravenese, Erin Gruwell, Freedom Writers.
05/02/2009 01:48:48


261 Fernanda - Lagoa Real Bahia
Esse filme é, simplesmente, maravilhoso não só pelo fato de ver uma emcionante transformação de jovens rebeldes, mas também pela fé e confiança que a professora depositou em seus alunos. É um exemplo clássico de que, quando queremos algo podemos com toda certeza conseguir, basta querer e ir em frente... E mais, uma andorinha só, faz sim um verão maravilhoso, mesmo que tudo não conspire a seu favor...
04/02/2009 16:28:39


262 Maria José da Silva Ferreira - Samambaia DF
Adorei o filme estou fazendo um excelente trabalho,foi o melhor filme relacionado com a nossa profissão de educadora
28/01/2009 18:25:18


263 JOSE VITOR LOPES DE SOUSA - Codó MA
Este filme só veio corroborar com o pensamento que não exite niguem tão sábio que não possa mais aprender e nem tão inocente que não possa encinar, ou seja, totos aqueles a quem a sociedade tentou probvar incapacidade, vei depois a provar que única incapacidade esteve e estar a na falta de compreensão e disposição dos que detém a responsabilizade da condução do processo educativo.
19/01/2009 13:12:32


264 sandra - duque de caxias
sou pedagoa...assistir ao filme , magnifica atuação da professora...péssima a parceria da U.E., o grupo do contra...dizendo nas entrelinhas que os alunos são incapazes ...assim, mais uma vez percebo que práticas educacionais não são apenas as interações da sala de aula por si só...a prática educativa precisa ser revista, ensinar institucionalmente não é sinonimo de grandes resultados, isso já está comprovado ...as parcerias precisam existir, família/escola e além disso políticas públicas educacionais que garantam a qualidade do ensino nas dimensões pedagógicas,administratrivas, financeiras e de infraestruturas.
18/01/2009 17:18:46


265 alexandre magno da mota bacellar - rio de janeiro rj ilha do governador
eu acabei de ver e gostei muito msm um filme q mostra a vida real mas tbm o lado bom dela pois para mim avida nao e boa nem ruim mas sim um poco de cada mas quando temos amigos de verdade aqueles q nos podemos contar nas horas boas e ruins juntos podemos superar qualquer barreira em outras palavras podemos nos livrar dese lado ruim da vida. para os q verem este comentario e queremarrumar um amigo para todas as horas eu acredito q sou ese amigo poriso para quem quiser meu e_mail e adamotabacellar@yahoo.com.br meu orkut e alexandrebacellar@hotmail.com e meu msn e alexandrebacellar@hotmail.com
18/01/2009 17:17:24


266 Erica - São Paulo
O filme mostra de forma clara, um dos principais desafios da educação, transformar o pensamento do educando. Através de um roteiro belíssimo, baseado nas historias reais das periferias, deixa a mensagem que com um bom trabalho, dedicação é possivel mudar.
07/01/2009 09:25:30


267 Allan Carvalho - Brasília
Acabei de ver. Perfeito!
03/01/2009 18:59:03


268 LEOCI ANIZETO MADEIRA - FOZ DO IGUAÇU PARANA
O filme escritores da liberdade foi otimo,ele ajuda os futuros pedagogos há não desistirem.Mostra que a educação é o meio para transformar a sociedade.
06/12/2008 18:41:10


269 JORGE FERREIRA DE SOUZA - FOZ DO IGUAÇU
O filme é interesante ajuda o professor entender os alunos e ministrar suas aulas de acordo com a realidade do educando dessa forma a educação fica mais completa. Mas cabe lembra que o professor deverá ter um equilíbrio em suas atribuições. Pois a Erin acabou com seu relacionamento devido sua dedicação exagerada para com a educação. 03/12/08 11:40:40
03/12/2008 10:41:05


270 Paulo Cesar Lannes - Duque de Caxias
Este filme contribui sobremaneira para o avanço da educação, pois retrata a sua problemática, contudo oferece o seu antídoto a preocupação com os menos favorecidos e estancando a dificuldade na raiz, indo onde está o aluno e considerandoo como gente, olhando e vendo o mesmo como instrumento de mudança em uma sociedade caótica. Parabéns. Sou professor e fico entusiasmado quando alguém encarna o sacerdócio pela educação.
30/11/2008 02:14:13


271 Fernanda - montes claros
Parabens pela otima exibiçao da materia sobre este filme!! este filme e realmente uma liçao de vida para professores futuros!!!
26/11/2008 21:00:13


272 cleonice coelho - São Paulo
Adorei esse filme. No meu ponto de vista deveria ser trabalhado nos HTPCs, em reuniões de pais e depois se levado para sala de aula. Para se ter uma Educação de qualidade e não de quantidade a sociedade precisa tirar as vendas dos olhos e ver o que realmente precisa ser visto... PARABÉNS!!!!!
25/11/2008 19:16:59


273 alana - jardim
o filme é uma maaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..amei.Mas quem merece o osca é o professor de psicologia da faculdade leão sampaio esse é pra você Orlando júnior.pois foi ele que passou o filme..
25/11/2008 10:25:47


274 Edvânia dos Santos Nunes Rafael - Montes Claros MG
O fime Escritores da liberdade é instigante. Precisa ser assistido por todos ligados à educação, sobretudo por aqueles que, assim como eu, desejam fazer a diferença como educadora. A realidade educacional da nossa nação nos envergonha, todavia, cabe a nós, professores da nova geração, mudar essa triste realidade e formar cidadãos não apenas conscientes, mas seres humanos que realmente participem, interajam e vivam essa mudança.
22/11/2008 14:06:44


275 edvania - jundiai
a primeira vez q asisti ao filmeescritores da liberdade foi na minha escola. minha professora estava fazendo um trabalho c a gente sobre a desigualdade e preconceito. o filme mostrou pra gente a realidade do mundo la fora. ai eu amei esse filme
20/11/2008 14:35:43


276 Francisco Lima - Timon,Ma
Vi o filme,ele é exelente para ser trabalhado em sala de aula.Parabens pelo artigo.
14/11/2008 14:43:09


277 luia antonio macário - NatalRn
Professora, me ajudou muito a entender melhor o filme. Estou fazendo um trabalho na universidade e esse foi o melhor comentário sobre o filme que encontrei. Espero que continue contribuindo com a nossa formação docente. Muito obrigado.
14/11/2008 00:23:16


278 joana darc de jesus b. - rio de janeiro rio das ostras
Parabens pela excelente materia. Vi o filme e gostei muito da historia,e o que mas gostei foi a ideia da professora de dar pra todos um diario.Louvo e agradeço a DEUS pois onde estudo os professores são bem parecidos com a professora do filme, a maior parti deles são muito dedicados e demostram amar muito o que fazem.
13/11/2008 18:52:48


279 CARLA - PORTO VELHO
BEM EU ADOREI O FILME, ELE RETRATA A ATUALIDADE EM QUE VIVEMOS ,E ME ENSINOU MUITO .UMA DAS COISA QUE ELE ME ENSINOU QUE NUNCA ESQUECEREI E QUE NAO DEVEMOS OLHAR SO PARA O NOSSO PROBLEMA OU MESMO VIVER SOMENTE EM NOSSO MUNDO + ABRIR NOSSOS OLHOS PARA O MUNDO EM QUE VIVEMOS !!
12/11/2008 18:29:22


280 thalita - londrina
esse fime nos mostra q nunca podemos desistir de nossos sonhos e direitos ,mesmo passando por várias dificuldades da vida!Então essa professora é um exemplo de vida pra q nunca desistimos daquilo q realmente queremos tentar alcançar!Esse filme é d+.
12/11/2008 13:12:22


281 Amadeu Porfirio - Qupapá
Assisti vários filmes deste gênero, um deles tinha como título Uma Lição de Vida.Lembro que o ator que representava o professor era Morgan Freman.Mas este filme Escritores da Liberdade caiu como uma luva,pois sou professor/educador.A atitude e perseverança da professora Enri Crwel, me servirá de espelho.
12/11/2008 00:13:56


282 Erasmo Souza - rj,nova iguaçu
o filme é otimo adoreiiiiiii vlw
04/11/2008 13:55:16


283 Luiza - Bahia
Estudo o ensino médio , e a professora passou esse filme para nós ! Serviu de exemplo para todos de como a vontade de superar provoca mudança , adorei !
04/11/2008 12:17:16


284 Aline Dayrell - Montes Claros MG
Nossa um filme maravilhoso! Onde podemos perceber o quanto é importante o papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. E o quanto ensinar exige um amor, uma dedicação maior no ato de ensinar!
03/11/2008 19:19:01


285 Raquel - São GonçaloRj
Carambaaaaaaaa ameiii o filmee tava esperando um tempão pra ver... Amei espero q tem os Escritores da liberdade 2
01/11/2008 20:09:56


286 Tatiane de Laia Lima - Caruaru Pe
Adorei o filme ,pois acredito que todos que estejam engajados na educação deve assistir o mesmo , uma vez que traz uma reflexão como nos professores estamos em sala de aula , e o quantopode ser mudado , basta querer e esforçarse um pouco.
01/11/2008 18:23:47


287 Renann Moreira da Rocha - Laranja da Terra ES
“Escritores da Liberdade” é uma fabulosa história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive. Bom filme !!!
30/10/2008 15:20:55


288 elisabeth elisangela - recife
amei esse filme pois ele me fez refritir a vida como ela e de verdade as vezes alegre triste e adimiravel gostei muito da colaboralizacao da professora Erin............. amei e nota 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
29/10/2008 20:54:42


289 lucas - brasilia
otimoParabens pela belíssima materia.Excelente dica vou fazer um bom trabalho com meus alunos utilizando este filme.muito obrigada!
29/10/2008 17:26:42


290 Ysa de freitas - recifePE
Que linda matéria!!! Esse filme é realmente uma lição de vida. Para aqueles que buscam um herói...queprocurem, antes de tudo, dentro de si mesmos... Amei o filme...
27/10/2008 13:13:40


291 Elizabeth - Rio de Janeiro
Nossa esse filme é fantástico me emocionei do pricipio ao fim.
24/10/2008 14:20:12


292 SANDRO - rio de janeiro
adorei o filme ,a matéria de vocês me deu um leque de opçôes para o meu blog parabéns e muito obrigado por tudo
24/10/2008 01:05:19


293 Cleide Rosane Paterno Assi - ItajaiSanta Catarina
Achei o filme simplesmente o máximo!!! Vivemos exatamente o que o filme mostra no inicio: o acaso com as crianças jovens q vivemo dia a dia no meio da violencia e de como isso tudo poderia ser mudado com o simples fato de haver dedicação da parte dos professores mas acima de tudo aos professores q dedicam suas vidas ao ensino e não tem um insentivo do nosso governo q só sabem dar aumento de salários para senadores deputados vereadores prefeitos e o próprio Presidente ,salários esses q deveriam ser reduzidos e de acordo com o seu periodo de trabalho produção e investir mais na educação do povo pois dando educação teremos pessoas mais esclarecidas pessoas felizes dedicadas uma vida no minimo decente com educação para poderem ter um ponto de partida onde podem dar inicio ás suas vidas um sentido unico.
23/10/2008 23:17:11


294 Alan Jhony Galoni - São Francisco
Adorei a iniciativa da professora em criar diálogos entre os alunos e fazer com que eles interagem sem que aprofessora presisa estar interferindo no meio dando sua opinião fasendo com que eles propios fazem seus proprios grupos e não separando uns dos outros muito obrigado adorei o filme parabéns até mais Alan
19/10/2008 15:41:16


295 Dayane Rosa - São Paulo
Nossa....Que filme lindo....Adoreii ..!! Esse filme é bem real, mostra a realidade de muitos jovens. Faz as pessoas refletir,pensar nos seus atos e prestar atenção nas suas companhias que nem sem são as certas... Parabéns ao elenco.... Vocês foram otimos....
17/10/2008 21:11:22


296 Ione Viana - guanambi ba
O filme é perfeito, nos faz refletir sobre nosso papel diante dos alunos, nos mostra que podemos ser muito mais do que simplesmente professores.Vale apenas conferir
15/10/2008 22:17:09


297 Bismak Genesis Alves da Silva - Flores PE
O que mim chamou foi as dificuldades, inclusive em sua vida pessoal. Mas ela toma suas desisões e prossegue com seu objetivo de lutar para que a sala de aula faça uma diferença na vida dos estudantes. Utilizamos este Filme na sala de aula, muito bom
14/10/2008 23:57:05


298 Janaina - rj
Achei o filme lindo, maravilhoso, expressivo e representando a realidade da educação em muitos locoas do nosso país, pois fala da desigualdade, da discriminação e da vontade de nossos alunos em serem amados pelo que são. So´queria saber onde comprar o livro... Um grande abraço
08/10/2008 18:30:46


299 NEY RANGEL - SÃO LUIS/MA
Adorei o filme ele retrata a realidade da maioria das escolas, poisa educação ainda é a esperança de muita gente..
30/09/2008 16:18:18


300 Alessandra dos Santos Miranda - Cabo Frio
O que mais chamou atenção, foi o fato da inexperiência prática da professora, pois como forma de desvalorizar o recem formado, eram colocados para atuar nas piores classes afim de desmotiválos e renderse as formas arbritárias de ensino, mas atraves da sua inexperiência, ela como pessoa, usa seu conhecimento teórico e prático de vida e desenvolve metodologias para juntamente com seus alunos descobrirem valores e percepção do meio.
28/09/2008 21:52:31


301 erliane - muniz freie
muito bom... tenho fé que vai funcionar na minha vida e na vida dos meus amigos
24/09/2008 20:04:29


302 graziella mendes filippini - PALHOÇA S.C
É um excelente filme, porque traz a realidade atual de muitas intituições educacionais e a problemática vida de jovens considerados perigosos, rebeltes, gangues... Porém, uma jovem professora muda toda essa situação, quando passa a acreditar e conhecer a vida de cada . Através de um projeto pedagogico que inclui leitura, escrita , informática e respeito. O filme proporciona uma nova reflexão de mudanças no ensino e mostra que devemos usar todos recursos necessarios .
20/09/2008 11:30:35


303 Pamela Leal - São Sebastião
Esse filme é muito inspirador, pode realmente trazer idéias fantásticas de valores e respeito ao próximo. Assistam é maravilhoso e emocionante. Um abraço a todos!
17/09/2008 16:11:29


304 Beatriz Rocha dos Santos - ArujáSão Paulo
Achei esse filme maravilhoso!Embora tenha assistido na escola e com minha professora de Matemática amei demais!Acho que lutar pelos nossos sonhos é uma coisa super legal!Parabéns aos produtores e á personagem de Erin!Amei demais esse filme!
16/09/2008 14:40:01


305 Joana - Caicó
A Joaninha Caicó O filme é simplesmente maravilhoso, emocionante e nos deixa uma grande lição, nós como educadores podemos fazer a diferença na vida de nossos alunos, muitas vezes o que falta é coragem e desejo para enfrentar os desafios.
08/09/2008 08:58:24


306 Gabrielle - São Pedro da Aldeia
Achei o filme super emocionante, e muito real.O filme divulgou muito bem o que acontece hoje em dia.Foi um filme bem feito, bem trabalhado, e os atores e atrizes fizeram um paple maravilhoso.Adorei o fato da professora, não desistir de seus alunos, é isso que falta no Brasil e no mundo.Uma história real e muito comovente.A jornada da professora e dos alunos, foi triste,mas mostroulhes que todos tem uma opção melhor a seguir, todos podem fazer seu destino, construir sua jornada.Realmente um filme muito bom.Foi maravilhoso vêlo, e saber que podem existir pessoas como essa professora,dispostas a ajudar de qualquer forma possível. Amei! Parabéns a todos que ajudaram na realização deste filme. Saibam que ajudaram muitas pessoas mesmo.
04/09/2008 18:42:24


307 Grinauria Soares - Belo JardimPE
Achei o filme ótimo e me chamou a atenção o amor à causa e a dedicação que a professora teve na tentativa com êxito em transformar a vida daqueles jovens, até então sem expectativas. Parabéns à direção, autoria e elenco.
03/09/2008 21:20:07


308 murilo eduardo - gama df
eu adorei assistir esse filme por que de algum modo ele tem a ver com os alunos do brasil e do mundo
30/08/2008 17:09:20


309 A Joaninha - Caicó
O filme é simplesmente maravilhoso, emocionante e nos deixa uma grande lição, nós como educadores podemos fazer a diferença na vida de nosos alunos, muitas vezes o que falta é coragem e desejo para enfrentar os desafios.
28/08/2008 12:58:36


310 Ana Marta -
Sou Professora e, recentemente, passei este filme a meus alunos com a intenção de dar um exemplo real e comovente da exclusão social. Foi emocionante ver o enorme interesse pelo filme. Meus alunos optaram por perder o intervalo fato inédito e mais um pouco para assistir o grande triunfo frente ao preconceito! Muitos, ainda, alugaram o filme para assistir novamente. A atitude da grande Professora Erin Gruwell ultrapassa as paredes da sala de aula e derruba os muros da exclusão seja lá onde quer que for!! Excelente filme!! Maravilhosa Pessoa!!
27/08/2008 16:46:24


311 Midian - GuanambiBa
Assiti esse filme faz pouco tempo e sinceramente naum tenho palavras pra expresar o que me comoveu nele...Admirei a professora batalhadora que foi Erin..Esse filme vale nota 100000000000
27/08/2008 15:46:05


312 Marly Pinheiro - CodóMA
Sou professora e adorei este filme, pois trabalho com jovens e observei o quanto é importante valorizarmos os conhecimentos prévios dos nossos alunos, procurando sempre levantar a autoestima dos mesmos para que eles possam se sentir parte da sociedade da qual os pertence.
27/08/2008 01:40:54


313 Andrea Hulewicz - São Paulo
AMEI, lindo o filme!!! Vale muito a pena, e a matéria ficou ótima tb!!!
19/08/2008 12:45:16


314 antonia martinelli smith - Alto Parana Pr
Gostei muito do filme ele retrata algumas realidades existentes em nosso cotidiano,com esse filme vi que é possivel fazer mudanças grandes,basta acreditar...
02/08/2008 21:00:06


315 Joice - Macaúbas
Esse filme foi ótimo.. assistir pela 1º fez e adorei.. A personagem que mais mim chamou atenção foi:Erin Gruwell, uma professora, com muita vontade de trasnsformar aqueles alunos em pessoas descentes com um lindo futuro...Ela era tão batalhadora que até largou o marido.. isso nenhuma professora faria tenho certeza...Nem eu... mais ela perdeu o marido , mas ganhou uns grandes filhos, que era os seus alunos que se tornaram pessoas de ben... convidendo com pessoas de diversos tipos de raças... espero que gostem do meu comentários. Beijos.. e esse filme vale 1.000000000000...
01/08/2008 12:07:08


316 Norene Quintes - Rio de Janeiro
O filme é maravilhoso! Gostaria que todos os professores que se dizem educadores assistissem, pois é preciso investirmos em nossos alunos e também acredito que em primeiro lugar precisamos valorizálos como indivíduos capazes de criar e de se transformar. Parabéns pelo trabalho de incentivo na educação.
19/07/2008 20:25:33


317 Wandra Camila de Souza - ItuiutabaMG
Escritores da Liberdade é um excelente filme para que professores e alunos podesem assistir e refletir mais sobre ele,pois nossos professores estão muito desmotivados com suas profissões e com seus alunos.Este filme é otimo para dar alto estima a professores desmotivados com o seu trabalho, e para dar suporte a careira de futuros professores assim como eu.Indico a todos que assistam o filme pois ele é nota 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
02/07/2008 14:50:51


318 Maria Ivan Martins - Guaraí TO
O filme Escritores da Liberdade é mil, gostei muito do jeito dócil da professora, que com muito esforço e Deus ao seu lado, conseguiu derrubar várias barreiras no papel social. Assistir para usar ele com professores para suporte pedagógico, sei que vão amar.
01/07/2008 14:59:49


319 Milva Mendes dos Santos Clemente - São Luís de Montes Belos-Go
Assisti ao filme procurando algo para trabalhar currículo com meus alunos de Pedagogia e que não tivessem ainda assistido.Amei e foi amor a primeira vista.Trouxe pra sala, assitimos,choramos, discutimos e analizamos tudo que foi possível. É simplesmente maravilhoso e linnnnnnnnnnnnnnndo. Espero que continuem fazendo filmes para nos dar suportes pedagógicos.
24/06/2008 20:30:02


320 maria Helena da Silva - Cabo Verde M G
Maria Helena; Minas Gerais, filme maravilhoso!!!! Q aborda uma forma comovente e instigante, o desafio da educaçao em um contexto sicial, problemático e violento....... A jovem Erin foi campeã.....
09/06/2008 16:52:31


321 rosangela rejane dos santos - Duque de caxias, Rio de Janeiro
Maravilhoso filme,assisti para elaborar um trabalho para faculdade e com certeza foi uma incrivel experiência. Recomendarei para outras pessoas. O tratar com pessoas que naquele momento veste um papel social de alunos foi muito bem elaborado pela competente professora.
07/06/2008 22:46:05


322 Isabel C.Simeoni - São Paulo
Trabalho com crianças e adolescentes e achei o filme muito oportuno para trabalhar as diferenças e as "rivalidades"entre gangues.Excelente.
06/06/2008 12:53:49


323 Juliane - São Paulo
Como todos disseram o filme é maravilhoso, acabei de assistir e agora estou pesquisando sobre o livro. Não podemos culpar os professores, nem os alunos essa realidade está no mundo, não só no Brasil, mas o que percebemos é que a realidade, não é mostrada pois no filme não vimos ninguem gritando eu sou americano, mas se tivessemos assistido um filme onde um cara com uma basuca acaba com todo um exercito, ai eles gritariam esse cara é americano. Não sei se estão entendendo,mas o mundo é o que eles querem que acreditemos que seja.
03/06/2008 02:22:08


324 Maria Paixão Lima da Silva - Araguaina -TO
Este filme é uma lição de vida achei ótimo, muito bem produzido e dirigidos todos os professores de ensino médio deveria passar para os seus alunos, pois é um grande incentivo a leitura, pois são histórias reais de alunos que não queriam nada com a vida.
01/06/2008 18:30:01


325 Andréia Santos - Salvador- Ba.
Tenho 15 ano, curso o 1° ano do 2° grau em uma escola publica. E não tenho palavras para elogiar este filme pois é excelente, pois mostra a realidade memo sendo dura e cruel.
26/05/2008 09:42:59


326 Tamiris Moreira E. da Silva - Caçapava-SP
Assisti esse filme na escola e ameiiiii,porém estou um pouco desapontada.No filme fala que os "alunos" lançaram um livro,e eu já procurei em várias livrarias e tentei até encomendar mais não consegui.Gostaria de saber se alguém sabe onde posso achar o livro "Diário dos Escritores da Liberdade"? Já tentei em vários sites também,mas foi uma tentativa frustrante.Quem souber de alguma coisa me avisa por favor!!!!Ficarei grata.
23/05/2008 21:21:28


327 Ellen - São Luís
Parabéns pela matéria, pois realmente o filme nos dá o real siginificado da profissão de uma professora, o amor pelo trabalho é tudo, por isso a professora do filme revelou q para se chegar a um objetivo é necessário o amor, ela foi além do que esperavam, aliás ele nem esperavam uma resposta positiva com relação a sua chegada alí, ela se doou àqueles alunos e trouxe um começo de vida para várias vidas!
21/05/2008 11:37:47


328 Roseli San - Votorantim
Ao assistir o filme "Escritores da Liberdade", fiquei muito emocionada, pois nos remete a pensar sobre os desafios da atualidade e os desafios da realidade educativa. Nos mostra também que um bom professor/educador dedicado e responsável, que ame a sua profissão é capaz de possíveis avanços na vida do educando, fazendo assim a diferença para aqueles que acreditam que podem mudar...O filme foi um dos melhores que já assisti...VALE A PENA VER DE NOVO...
13/05/2008 16:32:25


329 thais h tinha - são carlos
eu achei este filme d+ varios fatos reais varios tipos de preconceitos com negro e brancos e mostra o sofrimentoa dos jovens no dia-a-dia, varios exemplos de vida, demogracia vivida pelos alunos, mostra tbm q os professores tem q dar chanses para os alunos
09/05/2008 11:27:40


330 tales henrique dos santos - são carlos
muito bom
09/05/2008 11:06:40


331 Lucas - Rio de Janeiro
Esse filme traz para nós a realidade de muitos. Essa professora é uma pessoa muito batalhadora e inteligente!! :)
08/05/2008 16:02:02


332 Isabel - Franca-SP
Este filme é, sem outra palavra mais apropriada para expressar, MARAVILHOSO!!!!!! Hillary Swank mais uma vez prende a nossa atenção com a sua atuação brilhante. "Escritores da Liberdade" é tocante do começo ao fim...É preciso que se acredite em todas as pessoas ao nosso redor, em especial, em nossos alunos, verdadeiros agentes transformadores do mundo! Acreditar em si, e principalmente na humanidade como um todo é a mensagem principal do filme. A partir de então, transformaremos a EDUCAÇÃO do nosso país.
06/05/2008 19:38:10


333 Tamyres Freitas - Guanambi
O filme é uma obra de arte. Nós como professores, nos prendemos à sistematização da própria vida, que dizer de nossa profissão? temos a obrigação de rever nossa prática, priorizando o educar, e abrindo mão do fútil cumprimento de horários e demandas. A família formada no filme, é um belo exemplo de superação e amor ao próximo. Infelizmente muitos docentes estão mais preocupados com suas particularidades e querem acarretar o problema nacional da educação apenas aos governantes.
06/05/2008 09:43:44


334 gabriela de lima tabosa - caruaru
esse filme e muito bom ele taz otimos pensamentos.
03/05/2008 12:16:42


335 Anderson Melo - Santo Antônio
Nota 10. Era o esperado, Hillary sempre maravilhosa!
30/04/2008 13:15:28


336 carolini de souza noli - São carlos
Eu gostei muitooooooooo desse filme gostaria q estivesse continuação.
29/04/2008 15:52:55


337 Tatiana Vieira de Lima - Ocara
O artigo está de parabéns! Estou idealizando projetos para trabalhar em minhas turmas, com o intuito de valorizar as vivências do aluno. Adorei o filme, pois em tempos como estes presenciar um ato de AMOR, é algo raro e também motivador para que cada um de nós dentro do nosso contexto, possamos contribuir não só em "empurrarmos goela abaixo" conteúdos científicos, mas também quando estabelecemos um contato humano com os alunos, valorizando suas vivências e experiências e conhecendo-os. Obrigada pela contribuição e incentivo.
25/04/2008 08:51:42


338 cleudimar f melo academico de Pedagogia UFT - Miranorte _TO
Um filme excelente, indicado sobretudo para profissionais da educação. O filme retrata com maestria a visão de educação hoje, ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais : o ser do professor é romântico para que se possa construir um dever ser iluminista para os alunos.Razão e afeto se coadunam. A história acrescenta uma forte mensagem de esperança, perseverança e crença no valor do ser humano, enquanto pessoa integrante de uma sociedade que caminha integralmente para um bem comum. Preparem os lenços. infelismente não é muito divulgado.
18/04/2008 10:39:03


339 maicon - ijui-RS
bom filme...........
16/04/2008 09:43:24


340 lane - almenara mg
gostaria de saber os aspectos positivos e negativos do filme ideias principais caracteristicas das personagens
15/04/2008 22:10:53


341 Karen Campos - Estrela do Indaiá-Mg
Esse filme é perfeito,é de professoras assim que o Brasil precisa! E não é gramáica,fórmulas,regras que vão fazer os alunos se interessarem pelos estudos,ao contrário,vai fazer com que eles cansem,com eles frequentem a escola por obrigação. Mas se os professores mudarem suas táticas de ensino,ah... com certeza os alunos vão frequentar as salas de aula com mais prazer! A literatura,a educação,respeito,união,o conhecimento são as bases para que o mundo melhor realmente aconteça!! Amei o filme ... filme melhor não há!! Ah...outro ponto importantíssimo encontrado nesse filme: Negros,orientais,brancos,judaícos,amarelo,roxo,cristão,evangélico,etc ... tem os mesmos direitos e deveres,não importa a etnia,o que importa que todos nós somos capazes,temos a capacidade de ser cada dia melhor!! Lembrem-se sempre: "A maior arma que temos é o conhecimento" Todos nós somos capazes
15/04/2008 21:26:44


342 Débora de Souza - vitoria-ES
eu achei o filme muito lindoooo! eu assisti na escola e acho q minha profe de port fez uma ótima escolha recomendo para todos!
12/04/2008 14:09:31


343 priscylla de a.ribeiro - Fortaleza-ce
Achei ótima a maneira com o filme foi abordado,em um país onde vivemos várias situações parecidas poque não inovar de forma a melhorar a educação. O filme é uma verdadeira lição de empenho,dedicaçaõ e amor ao próximo. sejamos consientes sem pre da nossa realidade social!!!!!!!!
11/04/2008 09:58:54


344 Marcos Antônio - Maceió - AL
ôla! sou professor da rede Estadual e dou aula para alunos de varias idades que estão tristes com a realidade de seus bairros e de suas vidas, já tinha assistido ao filme gostei muito, mas uma de nossas maiores dificuldades é a falta de estrutura na escola, por exemplo a minha está quase que abandonada...mas é claro não devemos nos deixar a abalar, devemos tentar,tantar e tentar, mas o mais dificil, como aconteceu no filme é trasforma conceitos em algo REAL, para que o aluno possa acreditar no seu trabalho. obrigado!!!!
07/04/2008 10:19:47


345 dayane - nova iguaçu
bom primeiramente vou elogiar o site q é maravilhoso e qnto ao filme nossa mto bom msm assisti ele pois foi indicado pela minha professora d portugues eu achei mto interessante pois estou me formando esse ano no curso normal e é um aprendizado na nossa area né como futuras educadoras adoreii mto msm é um filme marcante tanto para alunos e como para professores que se baseia e aprende mto com esse filme parabens
06/04/2008 23:28:39


346 Thais Americo Silva - sao bernado do campo
esse filme foi um dos melhores que ja assistir, por se tratar de jovens relacionados a violencia, criminalidade, sonhos, aprender o que eh nao verdade ser um jovem sonhador... Eu assisti esse filme no Camp-sbc(Centro de Formacao e Integracao Social) como o trabalho eles eh com jovens independentemente de sua classe social, cor, entre outro convivios .eles escolheram esse filme para passar pra gente uma auto-teflexao que devemos fazer em nossas vidas. e foi isso o que aconteceu cada um e no fizemos desse filme um espelho e assim podemos refletir nossas atitudes ,perceveranca, sonhos, entre tantas coisas. Esse filme deveriam ser visto por um maior numeros de pessoa possivel!! muito bom mesmoi! parabens ao escritor e a todos que formaram esse grande sucesso!!!!
06/04/2008 14:52:21


347 NILMA KELLY - Aracoiaba-Ce
È maravilhoso saber que ainda existem pessoas que se importam com a educação e com os problemas socias. E a respeito do filme,para mim foi o melhor.
04/04/2008 16:51:41


348 Dezinha - Paraná
È um excelente filme para tratar dos desafios e problemas ao qual enfrenta nossas instituições de ensino. Um ato criativo com o da professora leva a resultados, não a bloqueios, neste caso a aprendizagem dos alunos.
03/04/2008 19:27:15


349 thais pereira - porto velho_RO
Eu adorei esse filme poi nos ensina a não desisti daquilo que acreditamos ser certo
02/04/2008 17:14:23


350 Maria Cecília Sanches - Naviraí - MS
Este filme está muito além de um simples entretenimento. É, de longe, um dos melhores complementos da mídia para o enriquecimento das aulas na formação de educadores. Gostei muito e acredito realmente que o amor ao próximo faz a diferença!
27/03/2008 15:44:11


351 rodrigo de oliveira - fortaleza/CE
oi! passei o filme ESCRITORES DA LIBERDADE pra minha turma no JORNAIS JUVENIS ASSOCIADOS. é um grupo que reúne representantes de 20 equipes de fotaleza/CE interessadas em criar e publicar jornais comunitários. eles adoraram! e a atividade prosseguiu na discusão do texto "o gigolô das palavras" (luís fernando veríssimo), que é ótimo para "desmitificar" a escrita. acabou que tratamos de como as "fôrmas" da sociedade geram desperdícios dos potenciais das pessoas. a liberdade como princípio regente de nossas práticas educativas (ou mobilizadoras) possibilita resultados mais profundos e realmente transformadores. para saber mais sobre o projeto JORNAIS JUVENIS ASSOCIADOS, visite o site da ONG comunicação e cultura: www.comcultura.org.br. abraço, rodrigo www.tembiu.pro.br
27/03/2008 12:11:03


352 Sandra Moisés - Bebedouro
Tomei conhecimento deste filme por indicação da minha direção, como complemento do trabalho que estou desenvolvendo sobre Intolerância. Eu amei o filme e os alunos também. Alguns já o conheciam, mas mesmo assim, prendeu a atenção deles do começo ao fim.
25/03/2008 13:08:49


353 Dayane Caemerer Lopes - Caxias do sul
O filme foi ótimo!!! Mostra bem a realidade vivida pelos jovens da periferias de Los Angeles. O filme é riquissimo gera muitos questionamentos, e muito emociona tambem pois é difícil ver uma pessoa assim com tanta dedicação com o próximo como esta professora que deixou sua vida particular de lado par se dedicar a quele jovens. Vale muito apena ver este filme e possa-lo a diante. Obrigada pelo espaço.
23/03/2008 17:28:21


354 luciano alves ribeiro - campinas sp
Bom filme!
15/03/2008 23:06:43


355 Maria de Lourdes de Pontes Leandro - Afogados da Ingazeira
Gostei muito de ter assistido ao filme Escritores da Liberdade,aprendi que nos podemos fazer a diferença;ajudando aos poucos as pessoas que nos cerca,pessoas essas que nessecitam da nossa atençao e solidariedade.Esse filme realmente é uma liçao de vida,eu estou cursando o segundo ano do magisterio e gostaria de ser com a professora G quando eu estiver dentro da sala de aula com meus futuros alunos.
13/03/2008 17:37:13


356 Maria Lucia B. Piccolo - Engenheiro Beltrão/Pr
Esse filme é muito bom, achei maravilhoso, passamos o filme para alunos da escola de jovens e adultos que trabalho, foi muito bem aproveitado, pois nossa clientela já vem desmotivada pelas circunstâncias da vida como mostra o filme, cada um tem seu problema mas o que importa é a perseverança e a união para vencermos.
08/03/2008 16:47:49


357 Vitor - Parnamirim
Esse filme é muito legal, recomendo a todo mundo.Assisti ele ontem na escola.
06/03/2008 09:49:13


358 Cristiane Dias - Belo Horizonte
Este é um filme que nos faz refletir sobre a relação professor-aluno de uma forma profunda e didática. para quem acredita, assim como eu, que a educação é tudo e que tem jeito sim, é um bom começo para refletirmos nossa prática em sala de aula. Acredito que para ser uma boa professora, devemos a ser 24h por dia, sem medir esforços e se preocupar com o lado financeiro.Se escolhemos ser professoras é por amor. E amor não tem preço. Já assisti este filme várias vezes e ainda continuo me emocionado, pois me identifiquei muito com a professora Erin. Ele é simplesmente excepcional e deveria ser assistido por todos aqueles que pretendem ser educadores, e sempre repassado para aqueles que já são...
05/03/2008 19:54:46


359 Hugo Saboto Barros - Hortolândia -SP - Hortolândia
É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o Brasil, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios. A educação tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade. Eu particularmente como futuro professor quero me dedicar, e fazer o melhor para mudar a realidade em que vivemos nas instituições publicas.
04/03/2008 14:25:55


360 Rosangela Simoes de Souza Nascimento - Barra do Pirai
Achei maravilhoso este filme onde podemos ver o relato de como pode ser importante a dedicação de um professor para a vida de nossos filhos,já indiquei para vários professores e pais,minha filha o adora e com certeza tem sido uma inspiração para seguir sua carreira de professora,ela tem 14 anos ja cursa o 1º ano e seu primeiro trabalho ela estará apresentando o resumo deste filme.Fico feliz por esta materia na internet para que esteje no alcance de muitos. 04.03.2008
04/03/2008 07:29:15


361 Núbia Custódio - Manaus-Am
O filme é um belíssimo exemplo de persistência, humildade e ética no exercício do magistério. Vale a pena assistir.
01/03/2008 21:30:35


362 Silvio Nunes dos Santos - Piracicaba
O filme é simplesmente fantastico. Que professora incrível é a "Sra G.". Podemos ver os problemas que afetam a educação mesmo em classes com menos problemas. O jogo do poder. Mas o foco principal é a determinação da professora e de certa forma dos alunos. Gostaria de fazer parte de um projeto como esse.
06/01/2008 20:10:08


363 Silvio Nunes dos Santos - Piracicaba
O filme é simplesmente fantastico. Que professora incrível é a "Sra G.". Podemos ver os problemas que afetam a educação mesmo em classes com menos problemas. O jogo do poder. Mas o foco principal é a determinação da professora e de certa forma dos alunos. Gostaria de fazer parte de um projeto como esse.
06/01/2008 20:09:48


364 Joniel Gomes do Vale - Teresina
Esse filme é imprescindível!!! Sou Psicólogo e achei impecável a forma como questões ligadas ao comportamento, às emoções e aos relacionamentos são trabalhadas no filme. Tudo isso em favor de uma educação que valoriza o ser humano e permite a construção de sujeitos autênticos e conscientes.
21/12/2007 16:38:31


365 Larissa - Monte Alto
O filme é maravilhoso... amei muitoo........ gostei de ver a evolução que os alunos tiveram em relação a escola e aos etudos..... Adorei mtu...
28/11/2007 10:04:33


366 carolina silva santos - itapetinga
O que mais me motivou a assistir e indicar este filme a outras pessoas,foi a naturalidade com que foi apresentada a possibilidade e necessidade de mudanças da postura do educador quando se trata de uma turma dificíl de ser trabalhada porém,possível de ser mudada a depender do esforço,persistência e criatividade do professor.
26/11/2007 21:00:35


367 marinalva gomes - bertioga
Esse filme é maravilhoso, quem me indicou foi um professor da faculdade. Ele trata de assuntos polemincos, principalmente da necessidade do professor estabelecer vinculos de amizade e respeito com e pelos seus alunos. Nesse filme fica claro que se não houver uma dedicação e respeito do profissional da educação pelo que faz, não conseguirá exito.
16/11/2007 15:26:40


368 Jorge Luiz Tavares de Souza - Rio de Janeiro
Quero, inicialmente, parabenizar o professor João Luís Almeida Machado, editor deste portal. Este sítio é de agradável navegação e rep´leto de informações relevantes e pertinentes para que se preocupa com educação. Parabéns! Da extensa lista de filmes - alguns títulos me surpreenderam! Vou precisar revê-los com um olhar intencional voltado para a aprendizagem. Senti falta, entretanto, de alguns títulos que ajudam a professores, instrutores empresariais (como é o meu caso atualmente) e etc. a reverem suas posturas diante de seus alunos. Recentemente terminei uma pós-graduação em Educação, cujo professor de didática usava a pior didática possível para nos transmitir os conceitos daquela disciplina. Sua postura em sala era a amtítese do que pregava aos alunos. Eis os títulos: O Espelho tem duas faces, Mentes Perigosas, Ao mestre com carinho (apesar de antigo, nos mostra muito como um professor pode ajudar os alunos a criarem valores que lhes servirão para o resto de suas vidas), Conrack, O Clube do Imperador, entre outros.
16/11/2007 07:27:17


369 Thiago Rangel de Castro Cardoso - Guaratinguetá
Tal artigo vem somar esforços com outros filmes relacionados à área educacional, como Mentes Perigosas, Escola da Vida, O sorriso de Monalisa, Sociedade dos Poetas Mortos, dentre outros que podemos citar..... Sou coordenador técnico do ensino de línguas no município de Guaratinguetá/SP e certamente usarei tal reflexão na formação dos meus mediadores. Parabéns pelo ótimo trabalho!
07/11/2007 16:48:56


370 Iria Regina Da Silva - Itajaí - Santa Catarina
Excelente filme. Eu, assim como a professora Erin Gruwell acredito no poder da educação e o quanto nós professores podemos fazer a diferença na vida de nossos alunos. Não basta ensinarmos regras, cálculos etc..... precisamos entender que não podemos brincar de ensinar e nossos alunos brincarem de aprender. Penso que nossa profissão está muito além das quatro paredes da sala de aula, mas sim, se encontra nas atitudes, nos comentários, nas histórias de vida, nos problemas de família, afinal está no todo dos nossos alunos. Somos responsáveis por futuros profissionais, futuros pais, futuros políticos, então não sejamos somente mais um professor na vida de nossos alunos, mas sim " O PROFESSOR". Com certeza esse filme será tema central das minha próximas aulas.
04/11/2007 23:29:48


371 andreia vilanova - sao leopoldo
Ao assistir o filme me senti confortada pois tenho visto tantos colegas desacreditados da sua profissão e muitas vezes me pergunto se sou normal pois amo o que faço e acredito que a unica forma de mudar a nossa sociedade atual é através da EDUCAÇÃO e que nós Professores temos que cumprir nosso papel afinal ninguém nós obrigada estar a frente de trinta ou mais jovens e adolescentes que na maioria não tem nenhuma esperança ou perpectiva de futuro....
02/11/2007 15:51:03


372 Eliane de Campos - Pouso Redondo SC
Um dos melhores filmes relacionados à profissão de professor. Engolidos pelo cotidiano , muitas vezes, cruel e desmotivador, este filme se apresenta para o professor como uma injeção de ânimo a todos nós que ainda acreditamos no potencial dos nossos estudantes. Não podemos ignorar e fingir que basta ensinar para que eles aprendam. É preciso conhecê-los e amá-los. E perseverar.... Nada de imediatismos, de toma lá dá cá.
01/11/2007 22:24:55


373 Girlene Aparecida Lemonter Martins - Belo Horizonte
Filme excelente, pois contribui para a reflexão de professores e alunos nas relações pessoais dentro e fora do ambiente escolar. Ganhei o mês. Trabalharei até o final do ano com os temas apresentados no filme.
28/10/2007 21:18:16


374 Andreia Garcia Faria (Dequinha) - Cabo Frio (RJ)
Uma verdadeira lição de persistência e de preocupação com aqueles que nos cercam. Tem sido muito fácil culpar os alunos, alegando que são desinteressados e não querem nada... mas o que fazemos para mudar isso? Será que antes de convencê-los não seria recomendado que tentássemos nos convencer da nossa capacidade de doar e de provocar mudanças?!? Este filme motiva... sem desprezar ou ocultar as dificuldades para se lidar com as muitas pedras presentes em nosso caminho... Uma pena não ter havido, ao meu ver, muita propaganda desse filme, que é fantástico e emocionante! Vale mesmo a pena ver, rever, recomendar...!!!!
28/10/2007 05:31:33


375 Alexandre Celestino de Abreu - SJCampos - SP
Bom filme!
22/10/2007 16:35:14


376 Ivone Bernardes de Souza - Paraisopolis-MG
Parabens pela belíssima materia.Excelente dica vou fazer um bom trabalho com meus alunos utilizando este filme.muito obrigada!
21/10/2007 20:57:08


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.