Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Universo Escolar
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós-Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Colégio Poliedro de São José dos Campos – SP.

Gostar de aprender - 24/07/2007
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado

Ler é essencial para que possamos ter um bom desempenho na comunicação com as pessoas, na escrita e também por possibilitar a ampliação do nosso vocabulário; a leitura é informativa, envolvente, fascinante e interessante. Bem, já que sabemos dos benefícios da leitura, porque para muitos ela é tão difícil?

Em primeiro lugar precisamos encontrar prazer na leitura, procurando ler materiais que nos leguem satisfação ao ler. Nesse primeiro momento é aconselhável buscar leituras mais rápidas, ligeiras ou que estejam focadas em assuntos e temas de nosso interesse específico. Os livros, revistas, jornais, gibis que despertam nosso interesse e incentivam a leitura são aqueles que têm linguagem acessível e que, principalmente, nos colocam em universos fantásticos ou reais com os quais criemos identificação e familiaridade.

Muitas vezes, as crianças desistem da leitura ao encontrarem palavras desconhecidas, mas, na maioria dos casos, só de continuar a leitura acabamos por entender o que tais palavras querem dizer, e não podemos nos esquecer de utilizar com freqüência o dicionário e de ensinar os pequenos a usar esse grande aliado.

Nos aniversários ou datas especiais, dê livros interessantes de presente, essa atitude poderá agradar muito mais do que você imagina. Tente nunca fazer da leitura uma obrigação nem a utilize como um castigo. Para a criança ser um leitor de carterinha, ela precisa ler com prazer.

Lembrando das palavras de Paulo Freire:

“Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade”.

Pensando nisso e para facilitar o nosso entendimento na leitura segue abaixo algumas dicas:

1. Antes de iniciar a leitura de um texto é indispensável ter ao lado um dicionário e usá-lo sempre, muitas vezes. Assim como o dicionário, outros instrumentos também são pontos de apoio importantes para uma boa leitura, são eles: lápis, canetas de cores diferentes, boas condições de silêncio e iluminação.

2. Você sabe o significado da palavra “TEXTO”? Se quisermos conhecer a qualidade de um tecido temos que desfazê-lo. Obviamente não é diferente o que necessita fazer com um texto. É por este motivo que toda leitura deve ser feita com o objetivo de se descobrir a idéia principal. Mas como fazer isso?

    2.1 Após a primeira leitura, faça as seguintes perguntas:

    • DO QUE SE TRATA O TEXTO?
    • A QUE ASSUNTO SE RELACIONA?
    • O QUE ESTÁ QUERENDO ME DIZER?
    • É POSSÍVEL TRAÇAR PARALELOS COM OUTRAS OBRAS?

    2.2 Procure sublinhar as idéias principais, no entanto destaque apenas o que considerar realmente importante.

    2.3 Descobrindo a idéia principal e dividindo o texto em partes, você está já o está analisando. O “agora já sei” é na verdade a síntese que permite, em poucas palavras, descrever a descoberta.

    3. Procure relacionar o texto com outros já lidos sobre o assunto ou estudados em sala de aula. Caso o assunto seja novidade (você está vendo pela primeira vez), fique atento e esteja sempre pronto para relacionar o texto lido com idéias novas que surgirem

4. Ao concluir a leitura do texto, faça um resumo do mesmo; diga não as cópias e escreva da sua maneira, com as suas palavras, da forma que você entendeu.

Ler pode e deve ser uma gostosa aventura no mundo do aprendizado. Conhecemos novas pessoas por meio da leitura, descobrimos lugares, sonhamos e imaginamos um mundo diferente, apresentado pelos autores durante as histórias que nos são reveladas. Enfim, independente do final da história, tendo ou não um “foram felizes para sempre”, vale a pena a aventura.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










6 COMENTÁRIOS

1 geovanna feroldi da silva - gaucha pr
legal
12/02/2011 09:33:48


2 MARILEN SANTANA DE OLIVEIRA - PALMARES DO SUL
fOI DE MUITA IMPORTANCIA A LEITURA DESSE SEGUIMENTO PARA APRENDER COMO ESTUDAR E INTERPRETAR UM TEXTO, ONDE EU NÃO TINHA ESTE CONHECIMENTO. gOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO PARA MINHA APRENDIZAGEM TEÓRICA, QUE COM CERTEZA SERA DE GRANDE VALIA PARA MINHA PRÁTICA DOSCENTE. ATENCIOSAMENTE
12/11/2009 16:51:53


3 Ana - São Vicente
Adorei esta matéria ajuda muito de como devemos relacionar um texto, pois estou a procura de um tema para o meu TCC, e pretendo focar a interpretação de texto dentro da escola, ou seja o papel do professor na vida escolar do aluno. Porém ainda estou confusa....
11/11/2008 23:03:44


4 Rita de Cássia Neves Lara - Varginha
Estou com uma dificuldade imensa de registra o que o texto quer dizer, fico perdida não consigo organizar as ideias, tanto na fala quanto no papel. E o pior de tudo é que preciso ajudar meu filho a fazer a mesma coisa, estou muito angustiada.
04/10/2007 15:00:08


5 Maria Aparecida Duarte Batista - Nova Cantu .
Maria Aparecida Duarte Batista. Nova Cantu - Paraná Temos ciência de que a leitura está presente em nossas vidas de forma muito intensa, pois está associada a muitas de nossas atividades, sejam de trabalho, lazer ou mesmo de nossa rotina cotidiana,portanto, nós educadores devemos buscar metodologias inovadoras de incentivo à leitura.
07/08/2007 00:32:08


6 Elizabeth Silva Pereira - Belém Pará
As informações são ótimas e ajuda muito as que a lêem mesmo que não seja educador,pois sabemos que o brasileiro especificamente o paraense não é muito amigo da leitura.Acredito que parte da escola o incentivo e a forma simples de levar os alunos a leitura.
04/08/2007 19:50:31


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.