Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Universo Escolar
 

Afinal, quem são os Gestores no Espaço Escolar? - 11/04/2007
Concatenando esforços por uma escola melhor

Encontramos dentro da escola diversas lideranças, atuando cada qual na sua função e que precisam definir suas ações em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da escola. É importante sempre lembrar que para tornar a escola um espaço especial, visando a construção de uma sociedade melhor, precisamos desenvolver um trabalho em equipe, um trabalho solidário entre todos os que compõem o cotidiano escolar.

Temos o gestor administrativo (diretor), o pedagógico (coordenador), o educacional (orientador), o da sala de aula (professor) e outros cargos definidos pela estrutura de funcionamento das políticas públicas. Basicamente, em todas as escolas os gestores desenvolvem as seguintes funções:

Professor – deve ser entendido como um agente de educação integral, cujas habilidades, conhecimentos e atitudes em relação ao aluno, são o centro de eficácia do processo educativo.

Diretor – assume uma série de funções, tanto de natureza administrativa quanto pedagógica. Entre as suas responsabilidades principais estão:

  • Gerenciar os aspectos materiais e financeiros da escola.
  • Harmonizar as relações entre os profissionais da educação que atuam na escola.
  • Articular a relação escola-comunidade.
  • Construir em parceria com todos os segmentos da escola, as normas, regulamentos, adotando medidas condizentes com os objetivos e princípios propostos.
  • Promover um sistema de ação integrada e cooperativa.
  • Manter um processo de comunicação claro e aberto entre os membros da escola e entre a escola e a comunidade.
  • Estimular a inovação e melhoria do processo educacional.

Coordenador Pedagógico – Auxilia os professores na elaboração e diversificação de suas aulas. Busca alternativas junto aos professores para trabalhar os conteúdos propostos de forma mais efetiva, clara e que possa atingir os alunos, melhorando e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Orientador Educacional - Estende seu trabalho a todos os alunos, orientando-os em seus estudos, com o objetivo de que os mesmos sejam mais proveitosos. São funções do orientador educacional:

  • Auxiliar o educando quanto a seu auto-conhecimento, a sua vida intelectual e a sua vida emocional.
  • Trabalhar para estabelecer na escola um ambiente de alegria e confiança.
  • Procurar trazer a família para cooperar de maneira mais eficiente e positiva na vida do educando.
  • Realizar trabalho de aproximação da escola com a comunidade.
  • Realizar observações e entrevistas pessoais com os alunos e seus familiares.
  • Participar do processo de avaliação escolar e recuperação dos alunos.

Todos os líderes mencionados precisam eleger como prioridade a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo atitudes de gestão compartilhada, entendendo que a gestão não pode ser jamais um fim em si mesma e que para ter sentido, tem que estar a serviço do êxito dos alunos.

Mas é importante ficar claro que a ação de todos os líderes que não atuam na sala de aula só faz sentido se favorecer o trabalho do professor, resultando em benefícios educacionais e sociais para os alunos.

O clima organizacional precisa ser favorável à aprendizagem e precisa estimular que os professores desenvolvam trabalhos onde a curiosidade do aluno seja despertada para continuar a aprendendo e que ele receba na escola as condições para tal. Onde cada um, professores e alunos ofereçam o melhor de si.

Precisamos de uma escola autônoma, aberta, flexível, democrática, participativa e que seja um espaço de socialização. Uma escola que estabeleça diálogos com a comunidade escolar, onde os professores se comprometam com os resultados dos alunos, onde os pais e mães estejam presentes. Enfim, uma escola onde o aluno seja valorizado e estimulado a aprender.

Agora, é preciso transformá-la também num ambiente voltado à reflexão. Nesse sentido, o papel do gestor/diretor passa a ser muito importante. É essencial entender o conceito de liderança educacional como um tipo de intervenção junto a pessoas, por meio do qual se promovem novas maneiras de pensar. Se educadores não mudam sua forma de pensar, não mudarão sua forma de agir. Liderar é criar ambientes seguros, que sejam favoráveis para inovações educacionais.

Como dizia Paulo Freire:
“Ninguém educa ninguém, os homens se educam em comunhão”.

Para Saber Mais

Indicamos a leitura do livro Mestres da Mudança , uma publicação do CECIP / ARTMED, Porto Alegre, 2006, doa autores: Madza Ednir, Claudia Ceccon, Claudius Ceccon, Boudewijn van Velzen, Alex van Emst e Simon Ettekoven.

Resultado de uma parceria entre educadores brasileiros do CECIP e holandeses da APS Internacional, o livro Mestres da Mudança trata da arte e do artesanato de transformar as escolas, por mais problemáticas que sejam, em lugares onde a aventura do conhecimento acontece com prazer.

O livro sistematiza uma experiência de dez anos de trabalho e mostra que liderar pessoas não é, como geralmente se pensa, um dom reservado a poucos eleitos, e sim uma competência que pode ser aprendida, desenvolvida e aperfeiçoada. Trazendo conhecimentos que ajudam a desenvolver a capacidade de refletir sobre a complexidade dos processos de mudança, o livro estimula os educadores a experimentar novas formas de atuar profissionalmente.

Mestres da Mudança é dedicado a uma figura importante, mas que costuma estar em segundo plano nos processos de reforma educacional: o gestor escolar. É ele o principal responsável por apoiar processos de aperfeiçoamento de escolas. Para tanto, deve facilitar a interação entre as pessoas, baseada em confiança, transparência e respeito mútuos.

Elisete Oliveira Santos Baruel
Pedagoga e Relações Institucionais do Portal Planeta Educação; Especialização Pedagógica na Área da Aprendizagem (USP); Extensão Universitária do Programa de Filosofia para Crianças (UNITAU); Especialização em Gestão em Educação e Novas Modalidades de Ensino.
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado
Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós - Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Instituto de Educação Renascença.


Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










59 COMENTÁRIOS

1 MAURA LINA AGUIAR DOS SANTOS - MATIPÓ
ADOREI, O ARTIGO É MUITO RICO, DEMONSTRA MUITO BEM AS FUNÇÕES DE CADA PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.
16/01/2014 18:58:27


2 Martins - Nampula
gostei, a literatura me ajudou num momento em que eu estava carente duma informacao igual
10/08/2013 09:59:46


3 ANDREA FERRER DE SOUZA - tamboarapr
ola! moro em uma cidade pequena,sou formada em pedagogia,e aqui nossa escola tem na equipe pedagogica pessoas que nao sao formadas em pedagogia,isso da uma revolta ,pois qiem estou tanto pra isso nao consegue,aqui nao temos o pedagogo que faça o papel dele. desde ja agradeço
07/03/2013 18:42:01


4 Alentina Pires dos Santos - Anápolis GO.
É A PRIMEIRA VEZ QUE ENCONTRO SEU ARTIGO. GOSTEI DO TEMA. QUERO TRABALHAR ESSE TEMA EM UMA MONOGRAFIA. ESTE LIVRO INDICADO POSSO COMPRAR PARA FAZER MINHA FUNDAMENTAÇÃO TEORICA, PORQUE ESTOU QUERENDO LIVROS BONS. MIM RESPONDE SE PUDER. OBRIGADA
26/02/2013 20:33:15


5 Marli Reis - São Paulo
Gostaria de saber se Gestão Escolar e a mesma coisa que Gestão Educacional, se ambos são habilitados para trabalhar na Direção Escolar, Supervisão e Coordenação
15/02/2013 13:42:24


6 Danieli - Apucarana PR
Oi, estou fazendo pós em gestão escolar estou pertida que tema devo desenvolver no meu artigo... Gostaria se possível que me envie sugestões de tema seguidos de alguns livros q devo ler... Agradeço desde já URGENTE PRAZO DE ENTREGA DO ARTIGO PERTO
08/01/2013 11:33:35


7 Rosangela - Sao Luis
Gostei muito do artigo e contribuiu para a compreenção dos papeis na escola.Quero mais artigos e atividades do gestor e coordenador,para está interagindo melhor na escola em que trabalho.
04/09/2012 21:18:17


8 conceiçao - santa cruz cabralia
quero saber qual o papel de um agente administrativo escolar indigena
24/05/2012 14:19:38


9 conceiçao - santa cruz cabralia BA
QUAL e a funçao do agente administrativo escolar
01/05/2012 16:07:22


10 Maria Inêz Corrêa Lopes Zanardi - Caraguatatuba
Bom dia!!! Amei ter encontrado esse site ...estou fazendo Gestão Escolar e preciso urgente de sugestões tema para desenvolver minha monografia.Fico muito grata se puderam me auxiliar. Obrigada!! abraço!!!
23/02/2012 09:33:37


11 giovanilton ramos dos santos - itapitangaBa
Artigo muito interessante e apropriado para que cada um saiba de verdade qual sua atribuição e função, quando faz um concurso publico ou é nomeado a tal função. Já que alguns profissionais da área só quer ganhar dinheiro e não tem compromisso com a educação.
08/02/2012 11:20:06


12 Andréia Lêda Gonçalves Dias - São João do Tigre PB
Ficam bem clara as funções de cada um dos integrantes desta equipe. O que me atormenta é o fato de em nossa Escola não haver Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional. Esse fato complica um pouco o trabalho de Gerenciar uma escola, já que há tantas atribuições ao Gestor Escola além é claro a de cumprir com papel destes dois profissionais. Me deem uma luz por fovor. Os professores desta escola são profissionais de mão cheia, amam o que fazem, porém necessitam de ajuda para que não se sintam sozinhos e consequentemente, ficarem desestimulados e o pior desencantados com a Educação e a Profissão para a qual se prepararam e continuam se preparam para exercer cada vez melhor. É um pedido de SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!
24/08/2011 11:29:30


13 ANEZILIA PINTO DE ARAUJO - Palmas To
gostaria que me mandase modelo manografia com tema em função e papel do coordenador supervisor e orientador educacional.
19/08/2011 22:11:42


14 ANEZILIA PINTO DE ARAUJO - Palmas To
Boanoite,gostei muito dos artigos e manografia citado neste portal.Preciso da colaboração de quem poder me ajudar, pois estou iniciando minha manografia em: função e papel do coordenador supervisor e orientador me ajude por favor agradeço de coração.
19/08/2011 22:02:15


15 Maria Eugenia de Oliveira - vila Ameixas Cumaru PE
gostei muito do artigo uma vez que nos ajuda a definir a função de cada um dentro da Comunidade Escolar.
27/04/2011 07:27:27


16 olinda - cascavelpr
o texto e claro e objetivo e isso ai gostei.
22/04/2011 20:21:24


17 Jane Rocha - Petrópolis
Gostei muito do artigo. Vou começar uma pósgraduação de Supervisão e Orientação Educacional e gostaria de receber sugestões de temas que posso trabalhar.
11/04/2011 19:03:32


18 LUCIANA LAUXEN PEROTTI - Pareci Novo RS
Este artigo era exatamente o que estava procurando pois pretendo fazer meu artigo da pós relacionando o papel de cada responsável no processo de gestão escolar para uma escola de sucesso. Espero poder contar com a ajuda de vcs. Grande abraço!
27/03/2011 21:00:23


19 Isabel - Barra Longa MG
Estou fazendo uma monografia sobre gestão democratica e gostaria de receber sugestões de leitura sobre o temas
07/03/2011 09:46:15


20 rogiane dos santos - miracema
oi adorei o seu artigo, estou concluindo uma pos de gestao orientação e supervisao esolar e preciso fazer um artigo, mas estou sem ideia de um tema... por favor voces podem mi mandarem alguma sugestao. obrigada espera sua resposta.
26/02/2011 01:16:30


21 rogiane dos santos - miracema
oi adorei o seu artigo, estou concluindo uma pos de gestao e preciso fazer um artigo, mas estou sem ideia de um tema... por favor voces podem mi mandarem alguma sugestao. obrigada espera sua resposta.
26/02/2011 01:14:27


22  Maria das Graças O A - São Paulo
Bastnte exclarecedor nas atuaçôes especificas citadas no texto. Pesquiso a atução do Psicopedagogo Institucional Escolardesignada pelo MECpara trabalhar em uma Equipe de liderança, já atuando conforme o exposto no texto : Diretor, CP e OE.Agradeço retorno antecipadamente.
16/02/2011 18:28:31


23 gloria honofre - vitoria
Eu preciso saber qual a diferença entre diretor, gestor pedagógico, coordenador e pedagogo. preciso de esclarecimento sobre a função de cada um. o que está escrito neste artigo e um pouco diferente das funções exercidas por tais profissionais. até!
22/01/2011 20:52:30


24 Maria Isabel - Angola
olá, sou de Angola e estou a fazer o mestrado em supervisao pedagogica e estou muito perdida, se podessem me ajudar com o tema, seria muito grata. o meu tema é: As competências de actuação e intervenção dos professores e inspectores no exercício das suas funções: um estudo realizado na escola do Iº ciclo secundario do CabassangoI
20/01/2011 14:43:01


25 Soelene Pazini - Guararapes
Haverá Concurso de Coordenador Pedagógico e gostaria de receber, se possível, materiais específicos para eu estudar, ler, dicas de estudos, autores,... Agradeço e pela primeira vez acessando este site fiquei feliz por poder contar sempre com a ajuda dos senhores, pelo texto de diferentes funções... Deus abençoe a todos
23/11/2010 11:06:00


26 Eliane Santos - Blumenau sc
amei encontrar este portal, pois estou escrevendo meu artigo. O papel do orientador educacional e estou sem idéias e pouco tempo se puderem me ajudar agradeço.
24/10/2010 02:08:14


27 jucilene - Cantanhede Ma
Quero aqui manisfestar as reais dificuldades pertinente ao ensino, e como se processa suas práticas no decorrer da relação ensinoaprendizagem. A maior dificuldade que encontro hoje, é a falta de materias didadico, tanto do professor como do aluno. Temos que estimular os alunos para a melhoria dos seus estudos.
22/10/2010 15:26:47


28 priscila viegas - santo André, São Paulo
Amei o Portal, vocês estão de parabéns. Pois estou fazendo um Trabalho da Faculdade sobre gestão escolar. Este será o Tema da minha Monografia deste semestre e o Portal de vocês estão me ajudando muito! Obrigada.
11/10/2010 23:32:40


29 rose saldanha - santiagors
adorei o artigo e foi de suma importancia para minha monografia, mas gostaria de receber mais subsídios. obrigada desde já. rose
14/09/2010 22:09:53


30 giane raquel pereira xavier - vacaria/rs
Bom dia! Gostaria de saber se podem me ajudar a esclarecer alguns pontos a respeito da orientaçaõ educacional nas escolas.Sou formada em pedagogia e fiz uma pos graducação em psicologia escolar em 2001 e desde então trabalho na minha escola com orientação escolar.Este ano a nossa CRE nos informou que não poderia mais exercer este cargo por não ter uma titularização especifica em orientação.Atualmente estou fazendo um curso a distancia com carga horária de 500hs Limites e perspectivas da orientação pedagógica.Será que com mais este curso poderei voltar a exercer minhas funções como orientadora na escola sem problemas com o sindicato?
10/09/2010 11:50:00


31 Rejane - Porto AlegreRS
Acredito que o sistema educacional vigente, ainda não alcançou a fronteira da modernidade. O conteúdo acadêmico é extenso e exastivo, facilitando o desinteresse do aluno e, consequentemente exigindo, por parte dos professores, um esforço extraclasse. A dinâmica atual, simplesmente repassa conhecimentos, não instiga a curiosidade do aluno, tampouco o faz raciocinar sobre o conteúdo didático. Tal fórmula parece desestimulante pois não há interação produtiva revelando seus resultados através das baixas notas de avaliação. São necessárias novas e criativas maneiras de ensinar. Talvez, a escola seja exigida a cumprir com outras demandas, enquanto instituição, que lhe possam sobrecarregar.
20/08/2010 22:11:56


32 odair - porto real rj
ola tudo bem me ajudem por favor!!!terminei um gurso de licenciatura plena pela ucb rj no meu diploma veio curso estruturado na lei de 15 de março de 2006 estou um pouco perdido posso ser supervisor,orientador ou apenas professro tive uma carga hoara ia de 4044 horas
06/08/2010 23:32:44


33 Andréa - São Paulo
Gostaria de saber se existe o diretor pedagógico? Qual é a funçao dele? Quando na escola já tem o supervisor pedagógico, há necessidade de um coordenador pedagógico? Quem resolve a respeito de preenchimento de diários de classe, enturmação, planejamentos e reuniões pedagógicas? Agradeço. Abçs.
03/08/2010 14:08:26


34 elian denise - sao paulo
gostaria de receber dicas de textos para trabalhar com professores nas fomaçoesreunioese dicas de coordenaçao
27/07/2010 19:57:20


35 maria de fatima vieira da silva - teresinaPI
EXCELENTE TRABALHO, SE ALGUNS DIRETORES O LESSEM ESTARIAMOS MAIS PRÓXIMO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
20/06/2010 11:02:05


36 Dinalva da Silva - Boa vistaRR
Gostei muito da clareza de cada função. Mas, me parece que não ficou tão claro a função do vicegestor.
26/03/2010 15:38:32


37 Nara Lenir Sudare de Oliveira - florianópolis
É a primeira vez que acesso esse portal e sinceramente fiquei maravilhada com o trabalho de vcs. Estou engatinhando pelos caminhos da educação. Sou formada em licenciatura plena em Pedagogia com habilitações em Supervisão Educacional/Orientação EducacionalAdministração educacional juntamente com Inspenção educacional e séries Iniciais e para ser sincera me encontro perdida na minha formação, pois até o momento só trabalhei como professora das séries iniciais e atualmente estou me preparando para um concurso para Orientador Educacional e confesso que estou muito insegura a essa nova área para mim... Espero contar com o respaldo de vcs no sentido de me orientar quanto a essa função e se possivel for me indiquem algum autor ou até mesmo artigos elaborados por vcs para me ajudar nos meus estudos. Desde já fico muito grata com a colaboração. Um grande abraço a toda essa equipe maravilhosa. Lenir
10/02/2010 16:30:29


38 Maria Lúcia gustavo - Itaporanga PB
Parabéns, gostei espero estar sempre recebendo as mensagem atual. Lucia.
11/12/2009 13:38:47


39 Alessandra - Sales
Achei o artigo muito importante, mas gostaria de saber mais explicitamente o papel do Coord Pedagógico e do O.E., ambos são formados em pedagogia? E também com qual grupo dentro da escola cada um vai interagir mais diretamente.
02/12/2009 18:52:25


40 maria zelia nunes osorio - florianopi
Eu gostaria que mim enviasse mais imformção sobre o papel do supervisor pedagogico, ficarei muita feliz.
11/11/2009 19:51:54


41 Janaina dos Santos Virgilino - Duque de Caxias
Gostaria de idéias e atividades para implementar num projeto social.
07/10/2009 19:55:32


42 Andréa Alves - sobradinhodf
O texto nos mostra a função de alguns membros da escola. Só que gostaria de saber mais que consta a minha realidade, como: Qual a função também do coordenador, pedagogo,supervisor pedagogico,supervisor administrativo,vice diretor,supervisor pedagogico,...
05/10/2009 21:17:27


43 alba valeria - lauro de freitas bahia
Gostaria de ter um maior esclarecimento sobre a diferença entre COORDENADOR PEDAGÓGICO E ORIENTADOR EDUCACIONAL,ASSIM COMO O PAPEL DO SUPERVISOR EDUCACIONAL. Agradeço. Alba Valeria
01/08/2009 21:56:17


44 Socorro Barbosa - Patos pb
Preciso saber qual a função do coordenador pedagogico geral na sec, pois é uma função que não fica clara. agradeço
19/03/2009 13:46:51


45 carla - cel. xavier chaves
gostaria que especificassem a função do supervisor pedagógico.
13/03/2009 17:57:23


46 Araci de Jesus Souza - Madre de Deus
Araci de jesus souza Gostei muito do artigo pois nos mostra com clareza a função de cada proficional na area educacional.
05/12/2008 10:52:49


47 elzimar da silva braga - santa maria da vitoria
Gostaria de saber qual o papel do coordenador pedagogico no cenário educacional?
26/11/2008 00:34:43


48 Higor lessa - Belo Horizonte
Muito bom artigo, me ajudou muito na confecção do meu relatório de estagio, sou estudante de licenciatura em Biologia
09/11/2008 15:50:04


49 Danuza RibeiroGo - goiás
Trabalhar na área educacional já é um desafio , onde a reflexão faz parte do nosso dia a dia, realmente é preciso trabalhar para uma escola autônoma, aberta, flexível, democrática e participativa através de um clima organizacional que prioriza a melhorar e facilitar o processo de ensinoaprendizagem.
31/08/2008 15:33:17


50 Maria Aparecida Eufrasio da Silva - Mauá - estado de São Paulo.
Olá queridos amigos do planeta educação,é uma satisfação enorme poder escrever para vocês sou apaixonada pelo planeta educação,é maravilhoso poder visitar esta . pagina.Agradeço a Deus pela sua existência,suas dicas de filmes,seus resumos,tudo me ajuda,vocês são meus professores de internet eu vós amo sem mesmo conhece-los pessoalmente,mais sei que ai do outro lado tem alguém que se preocupa com pessoas como eu que quer sempre aprender mais,pois sabemos tão pouco e o pouco que sabemos gostamos de partilhar com alguém."Amados amigos,oro por ti sempre que nossa Senhora e o nosso Senhor derrame 2008 bençaos a cada um de vocês.Antes que eu me esqueça eu preciso fazer um trabalho da faculdade sobre o escritor Gabriel Chalita " Pedagogia do amor" se vocês tiverem alguma coisa me mande por Email eu ficarei muito feliz,mas se não tiver eu agradeço mesmo assim .Um beijo a todos queridos amigos.felicidades 2008 á todo vocês educadores como eu. Cidefag@terra.com.br
16/06/2008 22:07:02


51 viviane correia - Recife
Gostaria que me enviassem mais informações sobre o conceito dos gestor Escolar sobre a leis
05/03/2008 20:30:25


52 Leila Maciel - Cariacica es
Foi de grande importancia os artigos,pois estou preparando a minha monografia e sem nenhuma pratica na teoria tudo q vi e sei foi trabalhando na area de gestão escolar.
29/02/2008 19:18:58


53 Shirley - Leme - SP
Gostaria de saber, se legalmente, o pedagogo com habilitação em Orientação Educacional pode exercer o cargo de Coordenador pedagógico ou essa é uma atribuição apenas do pedagogo com habilitação em Adminstração ou Gestão Escolar. No aguardo de breve retorno, agradeço!
19/02/2008 01:16:43


54 marcia - campo gramde moto grosso do sul
amei a matéria, só mesmo com educação,familia e que podemos mudar os nossos jovens. abraços
26/10/2007 16:16:52


55 Regina Coeli Valias Sodré Pereira - Mococa
Gostei muito do texto e acho que escola é realmente um espaço de reflexão, de buscas. A equipe unida faz a diferança. Cada membro da escola é peça fundamental para o sucesso da efetiva aprendizagem. Abraços
06/09/2007 22:20:11


56 LÍCIA OLIVEIRA CARDOSO - Itabuna
Gostaria que me enviassem mais informações e sugestões de leitura sobre ssse tema pois estou abordando esse assunto em minha monografia Desde ja obrigada
04/08/2007 14:12:47


57 DIANA OLIVEIRA - BELÉM DO PARÁ
O TEXTO É ÓTIMO. GOSTEI MUITO DA VISÃO SOBRE GESTORES NA ESCOLA É IMPORTANTE SABER QUE TODO EDUCADOR É GESTOR DENTRO DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO. GOSTARIA SE POSSÍVEL MAIS MATERIAL SOBRE O ASSUNTO POIS ESTOU ABORDANDO O TEMA NA MONOGRAFIA.
28/05/2007 11:23:32


58 Eny figueredo - Itamaraju-Ba
Parabéns! Nós , educadores comprometidos com uma educação inovadora, reflexiva da prática, precisamos,stá em constante busca de novas leituras, que possa enriquecer nosso trabalho em educação. Este artigo, com certeza, contruiu e muito para as minhas leituras e orientações didáticas. Adorei a dica do livro. Com certeza fará parte do meu acervo em EDUCAÇÃO. EU, SIMPLISMENTE, SOU APAIXONADA PELA EDUCAÇÃO, PELO ATO DE EDUCAÇÃO.
19/05/2007 17:10:14


59 Lusangela - Gurupi-To
O Artigo demonstra bem as funções que cada um dos componentes da escola desempenha porém sempre se fala nessa mudança, numa escola autônoma e participativa como poderia se criar esse ambiente de socialização e reflexão se atualmente a maioria dos educaderes se encontram fadados, desestimulados e sobrecarregados? Desculpa!
26/04/2007 17:04:11


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.