Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Matemática
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

Introdução à Matemática - 03/04/2007
Aprendizagem lúdica vinculada à realidade

Aprender com dominó é muito mais gostoso!

É importante que no trabalho com os alunos da Educação Infantil, o professor esteja ciente de que cada criança tem seu ritmo, seu tempo. Esse tempo e esse ritmo devem ser respeitados, da mesma forma que sua cultura deve ser respeitada.

Segundo Piaget, a individualização deve ser entendida como uma tentativa de se fazer o que é melhor para cada criança – o que faz mais pelo seu desenvolvimento posterior. Isto, às vezes, consistirá em atividades individuais e outras vezes, em atividades em grupo. As atividades serão selecionadas ora pelo aluno individualmente, ora pelo professor ou pelo grupo.

Outro ponto importante, é que o professor deve trabalhar as noções ou conceitos matemáticos com a criança sempre utilizando o concreto. Para isso, apresentamos a seguir, algumas sugestões de materiais e jogos que poderão ser utilizados pelo professor e confeccionados por ele próprio.

* Dominó
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Reconhecer e identificar os números e quantidades representadas por eles e associar os números às quantidades correspondentes.
Número de Participantes: Grupo (3 a 4 alunos)
Tempo de Preparação: 10 minutos
Tempo de Execução: de 20 a 30 minutos.
Como confeccionar o material:
1- Utilizando cartolina colorida (colorset), escreva ou recorte e cole números de 1 a 9, sendo que uma das peças deverá ficar com um espaço em branco, pois será a que corresponderá ao número 0. Ao lado destes números, com uma linha separando, deverão ser colocadas as quantidades representadas através de animais ou outra coisa, que deverão ser colados, carimbados ou desenhados, formando assim, peças de um dominó.
2- Cole os números e as quantidades ( figura de animais, por exemplo ), um ao lado do outro, misturados.
3- Plastifique as “peças” utilizando contact transparente. Recorte-os.
Modo de Jogar: Os alunos deverão jogar como se estivessem jogando um dominó.

*Formando Conjuntos Humanos
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica.
Objetivo: Reconhecer, identificar e formar conjuntos; Reconhecer os tipos de conjuntos; Identificar o número de elementos dos conjuntos.
Número de Participantes: Todos os alunos
Tempo de Preparação: 10 minutos
Como formar os conjuntos:
Solicitar às crianças que se agrupem formando um conjunto de meninos e um conjunto de meninos. Num segundo momento, solicitar que se agrupem de acordo com a altura, ou seja, meninos mais altos e meninos mais baixos. Colocar barbante em volta dos grupos, dos conjuntos, formando os diagramas. Formar um conjunto de professoras. Perguntar ás crianças quantos elementos têm este conjunto. Elas responderão um elemento, então dizer-lhes que este é o que chamamos de conjunto unitário, isto é, aquele que possui apenas um único elemento.

* Associe ao número
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Reconhecer e identificar os números e quantidades representadas por eles e associar os números às quantidades correspondentes.
Tempo de Preparação: 20 minutos
Como confeccionar o material:
1- Encape uma caixa de camisa ou uma caixa menor com papel ofício branco ou AP 24 branco, colocando dez divisões, sendo separadas por cartolina branca ou papel cartão branco.
2- Escreva em dez cartões de cartolina branca ou papel cartão branco, números de 0 a 9 e cole um número em cada divisão respeitando a seqüência numérica.
3- Separe lápis de cor ou outro material, se preferir: Um lápis na cor azul, dois na cor amarela, três na cor vermelha, quatro na cor marrom, cinco na cor verde, seis na cor laranja, sete na cor preta oito na cor rosa e nove na cor roxa.
Modo de Jogar: Cada criança deverá colocar as quantidades de lápis da mesma cor onde estiver cada número correspondente.


Ábaco - Lições que vem da história e que ajudam a entender a matemática!

* Ábacos
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Reconhecer e identificar as quantidades e a ordem seqüencial.
Tempo de Preparação: 40 minutos
Tempo de Execução: 5 minutos
Como confeccionar o material:
1- Para a confecção deste material, precisaremos da ajuda de um marceneiro que deverá confeccionar uma placa de madeira que será a base. Em cima da base, deverão ser afixadas nove varetas.
2- Deverão ser confeccionadas argolas de madeira: Uma na cor vermelha, duas na cor azul, três na cor amarela, quatro na cor verde, cinco na cor laranja, seis na cor roxa, sete na cor rosa, oito na cor cinza e nove na cor marrom.
Modo de Jogar: Cada aluno deverá, individualmente, encaixar as argolas coloridas em cada vareta formando a seqüência de números de 1 a 9 e encaixando em cada vareta argolas de uma única cor.

*Numerais em Lixa
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Preparar os alunos para a escrita dos numerais, mostrando por onde iniciamos a escrita de cada um deles.
Número de Participantes: Individual
Tempo de Preparação: 50 minutos
Como confeccionar o material:
Adquirir nove placas de eucatex de 17 X 22 cm ou nove pedaços de papelão grosso do mesmo tamanho. Recortar e colar nove pedacos de lixa do mesmo tamanho, não muito grossa: número 80 ou número 100 e colar no eucatex ou papelão. Em seguida, recortar nove pedaços de cartolina branca ou de papel cartão, recortando numerais no centro de cada placa, de modo que fiquem vazados. Escrever e recortar numerais de 1 a 9 em cartolina colorida (colorset), de preferência de uma cor forte, como verde ou azul escuro, por exemplo, evitar fazer na cor amarela, pois esta é mais difícil do aluno visualizar.
Estes numerais de colorset deverão ser encaixados na cartolina branca ou no papel cartão e deverão ser retirados, cada vez que alguma criança for passar o dedo para perceber a forma do numeral e onde deve iniciar a sua escrita, orientado pelo professor.
Inicialmente, o professor deve retirar cada numeral colorido, um de cada vez, e passar o próprio dedo sobre a lixa, iniciando o movimento por onde se deve iniciar a escrita do numeral. Em seguida, pedir a cada criança, individualmente que repita o que foi feito pelo professor.

*Construindo Conjuntos
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Reconhecer, identificar e formar conjuntos; Reconhecer os tipos de conjuntos; Identificar o número de elementos de cada conjunto e o conjunto vazio.
Número de Participantes: Individual ou em grupo.
Tempo de Preparação: 10 minutos
Como construir os conjuntos:
Utilizando giz de cera, lápis de cor, tampinhas de refrigerantes ou outro material que possa ser agrupado, forme conjuntos colocando barbante em volta de cada conjunto para formar os diagramas. Se quiser, pode colorir o barbante com guache ou cola colorida. Os conjuntos deverão ter de 1 a 9 elementos, inicialmente. Depois, pode-se acrescentar o conjunto vazio, que não terá nenhum elemento dentro dele, mas isso só deverá ser feito numa etapa posterior. Os conjuntos poderão ser formados nas mesas ou no chão da sala de aula.


Amarelinha para chegar ao céu e também... para aprender matemática!

* Jogo: Amarelinha
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Reconhecer e identificar os números.
Número de Participantes: Grupo (3 a 4 alunos)
Tempo de Preparação: 10 minutos
Como confeccionar o material:
Pinte uma Amarelinha com tinta óleo no chão da sala de aula ou do pátio, por exemplo.
Modo de Jogar:
Cada jogador deverá jogar a pedra em cada número de 1 a 8, um de cada vez e ir pulando de um pé só até chegar no Céu (que fica no final da Amarelinha, depois de todas as casas).
O jogador que chegar ao céu primeiro, sem errar, ganhará o jogo.

*Relógio de Folhas de Revista
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Reconhecer e identificar as horas.
Materiais: Folhas de revista coloridas,; lápis preto; cola branca; papel cartão; placa de E.V.A com 0,3 de espessura na cor verde, azul escuro ou vermelha, de preferência; alfinete para mapa e tesoura.
Número de Participantes: Individual ou em grupo.
Tempo de Preparação: 40 minutos.
Tempo de Execução: 20 a 30 minutos.
Como confeccionar o material:

   1. Solicite aos alunos que façam 30 roletes ( canudos de papel ), utilizando as folhas de revista. Para isso, devem enrolá-las na diagonal e, no momento em que chegarem ao fim, devem fixar as pontas com cola.
   2. A seguir, dê aos alunos, já desenhado, um retângulo de papel cartão de 17,5 X 22 cm de .papel cartão. Caso seja necessário, ajude-os. Peça aos alunos para colarem os roletes neste espaço, um ao lado do outro, de maneira que fiquem juntos, o mais próximo possível. Solicite a eles que aparem as laterais com a tesoura para que todos os canudos fiquem do mesmo tamanho.
   3. Peça aos alunos para escrever os números arábicos de 1 a 12 na placa de E.V.A, e , em seguida, para recortar os números.
   4. A seguir, os alunos deverão colar os roletes ou canudos sobre o retângulo de papel cartão.
   5. Solicite que colem os números de 1 a 12, de acordo com qualquer relógio. (Mostre a eles um relógio de parede para visualizarem a disposição dos números ).
   6. Peça a eles para colocar os ponteiros um em cima do outro, com o alfinete do mapa. Eles deverão encontrar o centro do relógio e furá-lo com o alfinete, ou se for difícil para eles, o professor deverá fazer isso, para fixar os ponteiros.
   7. O relógio poderá ser pintado pelos alunos com cola colorida ou guache, pintando os roletes, ou se preferirem, ele poderá ficar na cor original das revistas.

*Jogo: Tabuleiro de Formas Geométricas
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Reconhecer e identificar as figuras geométricas: Quadrado, triângulo, retângulo e losango.
Material: 1 tábua quadrada com 18 X 18 cm de lado e uma espessura de mais de 1,5 cm e menos de 3 cm; régua; lápis preto; borracha; 25 pregos finos (de 2,5 ou 3 cm); 1 prego maior; martelo; elásticos coloridos de tamanhos diversos.
Número de Participantes: Dois alunos
Como confeccionar o material:

   1. O professor deverá marcar na tábua, com o lápis, linhas paralelas de 3 em 3 cm, na vertical e na horizontal;
   2. Na interseção das linhas, onde elas se cruzam, ele deverá marcar os 25 pontos fazendo um furo com o prego maior;
   3. Apagar as linhas de marcação;
   4. Pregar os 25 pregos nos foros marcados, deixando aproximadamente 1 cm de fora.

Modo de Jogar:
Um aluno falará o nome de uma figura geométrica e o outro deverá representá-la, utilizando o elástico colorido para desenhá-la na tábua. Vencerá aquele que conseguir desenhar corretamente as figuras geométricas solicitadas, o maior número de vezes, ou seja, quem obtiver o maior número de acertos.
*Os alunos deverão representar as figuras geométricas encaixando os elásticos coloridos nos pregos.

*Mini- mercado
Eixo de Trabalho: Matemática
Responsável: Cássia Ravena Medel, Orientadora Pedagógica
Objetivo: Aprender a comprar e vender produtos; reconhecer e identificar o dinheiro brasileiro ( cédulas e moedas ); aprender a pagar; dar troco e conferir se o troco está correto; aprender a “calcular” o que pode comprar com o dinheiro que tem e a economizar nas compras.
Número de Participantes: Grupos de 6 alunos: Um será o caixa do mini- mercado e cinco serão os compradores.
Tempo de Execução: 20 a 30 minutos
Como montar o mini- mercado:

   1. Solicitar aos alunos, demais professores e funcionários que levem para a escola embalagens vazias de produtos que são vendidos no supermercado, como por exemplo: sabão em pó, manteiga, margarina, detergente, desinfetante, leite (em caixa ), refrigerante, entre vários outros produtos.
   2. Arrumar, juntamente com os alunos, os produtos em prateleiras, agrupando os produtos por seções: Seção de Produtos de Limpeza, Seção de Gêneros Alimentícios: Massas: Pães, bolos, biscoitos e outros, Seção de Laticínios: Leite, queijo, manteiga, margarina, requeijão e outros, Seção de Utensílios do Lar: Copos, talheres, xícaras, entre outros.
   3. Confeccionar uma caixa registradora e colocar dentro dela cédulas em miniatura encapadas com contact transparente e moedas.
   4. Adquirir alguns carrinhos e cestinhas de supermercado de plástico, em miniatura, para os “fregueses” utilizarem para fazer as compras.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










41 COMENTÁRIOS

1 SONIA CRISRINA SANTOS - MACEIÓ
ACHEI MUITO BOM ESTES ARTIGOS ,VÃO ME AJUDAR MUITO, PARABÉNS
04/03/2013 20:44:40


2 Ronaldo R da Silva - Seropédica Rj
Achei muito legal este trabalho. Sou graduando em pedagogia pela UERJ / CEDERJ semi presencial , e atualmente participo do projeto Mais Educação em uma escola do município. Como temos uma proposta de educação voltada para o Construtivismo, temos sido orientados a exercer esse tipos de prática docente. Já trabalho com alguns desses materiais. Parabéns! Sou um multiplicador desta comcepção pedagógica.
20/10/2011 18:00:10


3 Hedrian Azevedo - Feira de Santana,Ba
Parabéns aos idealistas deste site que tiveram a brilhante ideia em poder compartilhar com professores uma aprendizagem para educandos de forma lúdica e significativa.
23/08/2011 08:30:04


4 simone - Pelotas
Adorei pois estou cursando Anos Iniciais o ,antigo ´Magistério preciso muito de ajuda para planejamentos de aula,estamos trabalhando com projetos se tiveres mais material me mande por favor é muito legal.
28/04/2011 15:08:29


5 Simony Helena Fernandes Andrade Malvezzi - Morrinhos Goiás
Parabéns pela generosidade de compartilhar esse material tão rico e importante para nós professores. Continue publicando cada vez mais novidades....
19/11/2009 20:24:00


6 Joyce Azevedo - Itaboraí
Adorei as brincadeiras.Minha mãe participa do projeto ``Mais Educação`` e precisava de algumas brincadeiras diferentes.
04/10/2009 15:57:07


7 Gautama - São João dos Patos MA
Parabéns! Seu trabalho está fantástico. Vou desenvolver esses jogos com meus alunos.
28/09/2009 23:43:43


8 estepane - são paulo
esse sit é bom de mas para ser verdade
27/05/2009 18:19:23


9 verginia - quaraírs
que legal as dicas de vcs!!!parabéns eu ás vezes fico desesperada sem saber ensinar matemática para minha filha que é surda!!um abraço
03/04/2009 14:52:44


10 Neiva Alves Brandão Gomes - Passos MG
muito bom o seu trabalho é uma pena que muitos professores ainda não usem o lúdico para ensinar seus alunos de forma mais divertida e prazerosa
27/02/2009 08:17:30


11 Douglas Martins de Matos - Fraiburgosc
Parabens...os trabalhos com participação com alunos eh muito mais interessante do que simplismente colocar no quadro e tentar ensinar...amarelinha, abaco dominô entre outro...Estou cursando Matemática e sei que esse artigo vai estar me ajudando a entender e compreender melhor o ensino...sucesso!
24/02/2009 22:09:40


12 igor bezerra lopes - ceára
eu acho q o abaco e um inportante calculo de matematica pq o abaco e um meio de somar prolezeplo adicao subtracao e vario outros q sao mais dois mutiplicacao e outros entao era so isso q eu tinha pra dizer bom dia ou boa noite...............
05/02/2009 10:04:47


13 Lourdes Ribeiro - Goiânia Go
Parabéns pelo artigo. Muito interessante , gostei muito tenho certeza que brincando se torna mais prazeroso aprender ...as crianças vão perder o medo da matemática e adquirir o prazer em apredela.
14/01/2009 19:30:00


14 MARIA CLEIDE CHAVES COSTA - Paulista Pe
Párabéns pela divulgação, estou muito feliz pois clareou minhas idéias de trabalhar situações de matemática através de jogos, muito importante aprender brincando.
09/01/2009 19:12:31


15 Maria do Carmo Silva - SilvaniaGo
Parabéns professora Cássia ,pelos trabalhos desenvolvidos, esta pagina me mostrou a importancia do material concreto ,para melhor desempenho da criança.Pena que nem todo os professores tem a acesso a esta página. Continue assim ,e cada vez melhor.
15/12/2008 10:45:55


16 Maria de Fatima Assis Ferreira - Guaraciaba
Trabalho com aluno surdo e gostei muito do seu material. Gostaria de receber sugestões como trabalhar a tabuada com material concreto.
20/11/2008 12:26:17


17 Carlinda F. Silva Santos - Sao Paulo
Quero dizerlhes que estão de parabens por publicar um material pedagógico tão importante para o aprendizado das primeiras séries e mais. Foime solicitado uma pasta contendo esses materiais e você me forneceram atravé dessa página.Quero dizerlhes muito obrigada.
06/11/2008 22:01:24


18 edson perrut - seropedica
olá, parabéns pelo artigo, gostei muito, estou me formando neste semestre em matematica, e estou meio perdido na minha monografia, meu tema e jogos matematicos para portadores de necessidades especiais, será que a senhora não teria mais jogos para portadores de necessidades especiais para me ajudar.
31/10/2008 17:14:11


19 Patrícia - UVA
Seu material é extremamente bom e muito proveitoso aos profissionais da educação que muitas vezes encontramse desesperados ao tentar ensinar matematica as crianças da educação infantil e nem se dão conta de que por meio de brincadeiras e jogos simples as crianças aprender muitas coisas. Parabéns.
02/09/2008 21:43:44


20 Milena Kepler - Guaíba RS
Adorei este material . Sou prof de educ infantil do maternal e iremos trabalhar sobre minimercado. Montaremos um minimercado na escola, se tiveres alguma sugestão de atividades gostaria de continuar recebendo.
16/08/2008 21:59:28


21 maria da glória zarza santos - São PauloSP
Dou aula de reforço em uma comunidade carente,e só tendo a caridade e não a didática, este material me será muito últil, muito obrigada.
10/07/2008 13:47:59


22 Elda Flores Barbosa - Dourados-MS
Gostei muito das sugestões. Gostaria se fosse possível, que você me enviasse algumas atividades/jogos para serem trabalhados com os alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos (deficiêntes auditivos), que não estão alfabetizados e ainda não se utilizam da Lingua de Sinais (LIBRAS). Um grande Abraço Profª Elda.
25/06/2008 17:35:47


23 Kenia Eliane - Jatai - Go.
Amei esta materia, os jogos sao perfeitos, o material a ser usado e conseguido atraves de reciclagem........ Cassia, voce esta de parabens.....
17/06/2008 10:23:12


24 gostaria de um modelo de avaliação para o 1º trimestredo ensino fundamentalI 4º ano 3ª série de matemática.Ficaria muito AGRADECIDA. - Rj
Seus artigos são muito bons e nos ajudam bastante .Parabéns.
30/05/2008 00:01:40


25 SUELY ESTELA S. MORAIS - mirassol doeste mt
gostaria que me enviasse sugestôes de jogos em LIBRAS , com figuras para escrever o nome da figura em libras conto com seu apoio.
19/05/2008 00:05:06


26 Marion lopes dos santos Castro - Porto Alegre RS
Marion Castro _ Porto Alegre- RS. Parabéns pelo material didático , ele nos auxilia no dia a dia com os alunos. !7/04/08.
17/04/2008 13:48:44


27 jose francisco - aracaju/se
adorei!!!!! esta pagina continuem semeando educacão só assim colheremos bons frutos para o nosso futuro e desse país. valeu!!!!!!!!!!
10/04/2008 00:39:04


28 Ewelyn - Porto Alegre
Eu adorei esta página porque ela ensina muita coisa legal
02/04/2008 21:36:28


29 ivotiara - Rio Grande
Oi Cassia adorei seu site, eu procuro uma maneira mais dinamica de trabalhar matemática com as crianças, tornando as aulas interessante, agradáveis e com sibstâncias. Quero idéias que são dificeis, adorei estas que encontrei no site, mas se puderes mandar seu imail para podermos trocar idéias eu adoraria. Abraço
25/03/2008 10:22:50


30 sandra gomes - sao leopoldo rs
muito boa a reportagem, mas por favor preciso adaptar um jogo de varetas para alunos surdos, sera que alguem tem uma ideia para me passar? desde ja agradeço
20/11/2007 20:21:16


31 solange - santo Ângelo-RS
Professora Cássia seu trabalho é muito bom, acredito que é através desse tipo de trabalho que as crianças vão construir conhecimento, pois elas só vão aprender se as atividades que realizarem forem realmente significativas para elas. Parabéns! gostaria de recebernovidades. obrigada.
02/11/2007 15:56:20


32 JAQUELINE SOUSA - NOVA RUSSAS
OI QUERO SO COMENTAR QUE ESE SITE E MUITO BOM PARA TRABALHAR COM VARIAS TECNICAS. MEU PROFESSOR DE MATEMATICA[JOSE MARINHO FILHO] E MUITO BOM POR QUE ELE TRABALHAR VARIAS TECNICAS COM AGENTE.. FICA MAIS FACIL DE TRABALHAR POR QUE ELE E AMIGO DA GENTE:GOSTAMOS MUITO DELE.... XAU; OBRIGADO:BJS...
30/10/2007 18:07:18


33 laura ferreira vendramin - nuva cantu
Novamente professora estou lhe parabenizando pelo o seu trabalho . o Brasil precisa de docente com a sua postura , usando estratégia inovadora, de criar e recriar mecanismo que envolve seus alunos num clima prazeirosos.Apartir de elementos já familiarizados por eles , propiciando assim uma nova maneira de aprendizagem. abraços
09/10/2007 22:26:40


34 Francisco Nobre de Souza - Pacatuba/CE
Seu artigo é muito bom. Sou um estudioso do assunto e muito me interessa o aprofundamento da questão. Gostaria de usar alguma coisa de seu artigo em trabalhos escolares - com a citação, claro - em em cursos que promoço ocasionalmente. Agradeceria se fosse possível um intercãmbio maior. Grato. Francisco Nobre de Souza - Professor 1º e 2º grau.
07/10/2007 20:23:21


35 Sandra Ines Araujo Santos - Morumbi
Sou coordenadora de Educação Infantil e neste 2º semestre iremos desenvolver um projeto de matemática na instituição, então ao ver seu trabalho achei muito interessante e gostaria muito de poder receber alguns materiais se possivél. É muito importante poder descobrir coisas novas. Aguardo.
15/09/2007 16:28:49


36 Kelly Maria Godinho - João Pinheiro-MG
O JOGO FAZ COM QUE NOSSAS AULAS FIQUEM MAIS INTERESSANTES E DESAFIADORAS,EU GOSTO DE TRABALHAR COM MEUS ALUNOS ASSIM QUALQUER NOVIDADE POR FAVOR ME ENVIE.OBRIGADO POR SUAS IDEIS.
03/09/2007 12:12:21


37 Edna Aparecida Milagres Godinho - Senhora dos Remédios - MG
Amei o artigo!! Estou lecionando no Curso Normal Superior e o artigo enriqueceu muito minhas aulas. Portanto, gostaria de estar recebendo novidades por email. Afinal,acredito que pessoas compromissadas com a educação sempre estão pesquisando e divulgando novidades. Obrigada. Edna.
10/08/2007 11:12:52


38 paulo nunes - maceio-al
exelente
27/04/2007 18:45:28


39 JOELMA NOVAIS - TAGUATINGA-DF
QUE INTERESSANTE! VOU DESENVOLVER ATIVIDADES LÚDICAS COM A MINHA PEQUENA da 2ª SÉRIE. PARABÉNS!
25/04/2007 21:47:04


40 laura ferreira vendramin - nova cantu
parabens professore ,voce não como é agradavel encontra artigos como esse ,que da prezer em ler e meditar as coisas boa da educação
13/04/2007 15:56:12


41 Bruna Santos de Barros - Lençóis Paulista
Fiquei muito satisfeita com o material, ele é útil e valioso em nosso dia-a-dia. Desejo sucesso, gostaria que artigos como esse fossem mais publicados. Parabéns!!!
03/04/2007 22:20:38


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.