Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Universo Escolar
 

Como entender a mudança para 9 anos do Ensino Fundamental? - 13/03/2007
Para entender melhor a nova legislação

Em janeiro de 2006, o Senado aprovou o Projeto de lei n° 144/2005 que estabelece a duração mínima de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Em fevereiro de 2006 o Presidente da República sancionou a lei n° 11.274 que regulamenta o Ensino Fundamental de 9 anos. A legislação prevê que sua medida deverá ser implantada até 2010 pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

Em resumo o que ocorreu foi que o Pré da Educação Infantil passou a fazer parte do Ensino Fundamental, sendo agora o 1° Ano desse ciclo. O Ensino Fundamental será organizado com cinco anos iniciais para crianças de 6 a 10 anos e, com quatro anos finais, para adolescentes de 11 a 14 anos.

O 1° Ano do Ensino Fundamental deverá manter sua identidade pedagógica e de instalações, observando, ainda, as orientações do Ministério da Educação de que a entrada no novo fundamental não pode representar uma ruptura com o processo anterior, vivido pelas crianças em casa ou na instituição de Educação Infantil, mas sim uma forma de dar continuidade as suas experiências para que elas, gradativamente, sistematizem os conhecimentos.

Observe a tabela de equivalência entre os regimes de 8 e 9 anos do Ensino Fundamental:

SÉRIE – Regime de 8 anos

ANO – Regime de 9 anos

Pré – Educação Infantil

1° ANO

1ª Série

2° ANO

2ª Série

3° ANO

3ª Série

4° ANO

4ª Série

5° ANO

5ª Série

6° ANO

6ª Série

7° ANO

7ª Série

8° ANO

8ª Série

9° ANO

Para exemplificar: O aluno que cursou a 3ª série em 2006, cursará em 2007 o 5° ano do Ensino Fundamental, mas o conteúdo que será trabalhado equivalerá ao da antiga 4ª série. Em caso de transferência, o que poderá acontecer é que os pais acabarão encontrando algumas escolas que ainda não aplicaram a lei em 2007, e o aluno deverá se encaixar na série adequada a sua idade cronológica e conhecimentos pedagógicos, não esquecendo que essa regularização deverá ser feita pela escola até o ano de 2010.

Para uma melhor compreensão das mudanças, o Portal do MEC colocou a disposição de Educadores, Gestores, Pais e interessados documentos para download sobre o Programa Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos.

Dentre as leituras recomendadas encontramos uma obra muito interessante e ricamente elaborada por especialistas em Educação de crianças desta faixa etária intitulada: Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade. A obra é composta por nove capítulos:

  • A infância e sua singularidade;
  • A infância na escola e na vida: uma relação fundamental;
  • O brincar como um modo de ser e estar no mundo;
  • As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola;
  • As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento;
  • Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica;
  • A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos organizadores;
  • Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão e
  • Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade.

No Portal do MEC encontramos também as Perguntas mais freqüentes sobre o assunto e as respostas do Departamento de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação Básica. Comunicação e Informação são pressupostos importantes para se obter sucesso na implementação da Lei, baseado nessa premissa acessar o site http://portal.mec.gov.br/seb pode ser um bom caminho para começar a estudar o assunto.

Finalizando, toda mudança provoca sentimentos de insegurança, resistência e muitas vezes de indignação no meio educacional. Educadores se manifestam temendo os “modismos” e questionam a falta de preparo para a implantação de medidas tão significativas.

Os Gestores realizam “malabarismos” para adequar espaço, tempo, formação dos educadores e organização administrativa para garantir a execução das Leis e Normas Educacionais.

Os pais não conseguem compreender as mudanças, confusos procuram as escolas e não obtém as respostas que acalmam suas inquietações.

E os alunos? Hoje, não conseguem entender em que série se encontram, “arrastam” suas dificuldades, independente da forma de organização do sistema de ensino.

Na verdade, o que todos querem é uma Educação de Qualidade, portanto, vamos acreditar, buscar a informação, conhecer, colaborar com a escola, participar e cobrar que os resultados se apresentem no aprendizado dos alunos.

Assim, poderemos evitar a tristeza de ver o nosso país figurando com os piores índices nos instrumentos nacionais e internacionais de avaliação do sistema educacional. Precisamos garantir que os alunos próximos do término da educação obrigatória tenham adquirido conhecimentos e habilidades essenciais para a participação efetiva na sociedade. As questões que devem ser respondidas são: até que ponto os jovens adultos estão preparados para enfrentar os desafios do futuro? Eles são capazes de analisar, raciocinar e comunicar suas idéias efetivamente? Têm capacidade para continuar aprendendo pela vida toda?

O desempenho esperado dos alunos vai além do currículo escolar, enfoca competências necessárias à vida moderna e sua efetiva participação na construção de uma sociedade melhor.

Elisete Oliveira Santos Baruel
Pedagoga e Relações Institucionais do Portal Planeta Educação; Especialização Pedagógica na Área da Aprendizagem (USP); Extensão Universitária do Programa de Filosofia para Crianças (UNITAU); Cursando MBA em Gestão em Educação e Novas Modalidades de Ensino.

Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado
Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós - Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Instituto de Educação Renascença.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










340 COMENTÁRIOS

1 valmira pereira coelho - fortunamaranhão
pode no ciclo I DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS1° A ao ANO TER UM PROFESSOR POR DISCIPLINA?
07/03/2014 10:29:24


2 Luciana Rodrigues de Araujo - Niterói
Vocês estão de Parabéns!! As informações que eu precisava estava de maneira clara, pude encontrála com facilidade, clareza. Obrigada!! Pela a ajuda!!
30/08/2013 20:42:42


3 Adriana - São Paulo Capital
Estou com muitas duvidas sobre o Ensino Fundamental de 9 anos, mudei pra outro estado e não tinha me dando conta que minha filha está no 3º ano do ensino fundamental I com 9 anos, ela não teria que está no 4º ano que seria 3º série antiga, já liguei na escola, mas falam que está certo, pq minha outra filha tem 12 anos e está no 7º ano antiga 6º série.Ainda continuo achando que está errado, gostaria que alguém me esclarecesse por favor, tenho medo dela ficar atrasada na escola.
26/08/2013 11:00:58


4 Adriana - São Paulo Capital
Estou com muitas duvidas sobre o Ensino Fundamental de 9 anos, mudei pra outro estado e não tinha me dando conta que minha filha está no 3º ano do ensino fundamental I com 9 anos, ela não teria que está no 4º ano que seria 3º série antiga, já liguei na escola, mas falam que está certo, pq minha outra filha tem 12 anos e está no 7º ano antiga 6º série.Ainda continuo achando que está errado, gostaria que alguém me esclarecesse por favor, tenho medo dela ficar atrasada na escola.
26/08/2013 11:00:07


5 michele moser - guarapuava
Gostaria de saber se minha sobrinha que completa cinco anos em novembro de 2013 vai para o primeiro ano no estado do Paraná?
22/07/2013 21:22:44


6 luciana da escola planeta criança - encruzilhada bahia
gostaria de saber comofaço para implantar o ensino de 6.º ano ao 9.º ano na minha escola.
22/07/2013 11:37:27


7 leiliene - Jaborandi
trabalho como secretária e a escola em que trabalho já aderiu o ensino de 09 anos nas séries iniciais, 1º, 2º e 3º ano. Me surgiu uma dúvida, se acaso um aluno chegasse na escola tendo que cursar a 3ª série, o que deveríamos fazer, regredílo para o 3º ano ou avançálo para a 4[ série. O que é correto fazer, e em que lei é amparada essa regularização?
02/07/2013 16:08:14


8 leliene - Jaborandi
Trabalho em Escola pública como secretária escolar e me surgiu uma dúvida. Na minha escola o ensino de 9 anos já funciona nas séries iniciais, 1º,2º e 3º ano, se por acaso chegasse na minha escola um aluno que deve estudar a 3ª série, o que devemos fazer, regredilo para 3º ano ou avançálo para a 4ª série?
02/07/2013 15:55:08


9 Viviane Costa - Porto Alegre RS
Bom dia, tenho 1 filho de 6 anos que está na 1ªsérie, porém ele já sabe ler e escrever desde os dois anos e meio. Posso mudálo direto para a 2ª série. Conforme contato com a diretora da Instituição, ela alega que a Sec.da educação do estado do RS afirma que somente a partir da 2ªsérie e mediante um teste de maturidade infantil avaliado por uma psicóloga. Isso confere???obrigada e aguardo resposta.
14/06/2013 09:25:58


10 kaua da silva candido - sao joao da boa vista
eu queria muinto estudar ai ate que eu fiquei ate duemte se puder ligua onumero e 92515378 munto obrigado
06/04/2013 14:16:54


11 cristina rosa de morais - mossoro
minha filha vai completar 6 anos em maio de 2014,ela podera engressar no ensino fundamental em 2014?
06/04/2013 14:05:44


12 valdete - Rio de Janeiro
meu filho tem 9 anos e ele n quer ir para escola,quando chega la ele começa a chorar, entao pergunto o motivo. Ele me fala q vai ficar com muitas saudades de mim,ele e muito apegado a mim.Por favor me ajudem!!!estou desesperada nao sei mais oq fazer
01/04/2013 13:49:04


13 Elenir - Pato Branco Parana
Olá, Gostaria de tirar uma dúvida: com o ensino fundamental de 9 anos, com que idade a cça poderá entrar na primeira série? e qual é o mês de corte? pois minha filha faz aniversario no dia 21 de março, fará 4 anos e no ano passado estava cursando o jardim 2, nesse ano de 2013, ela continua no jardim 2. Fui falar com a coordenadora, e a resposta foi que ela não tinha idade para estar na serie seguinte. Isso é correto? Aguardo, obg pela atenção. Elenir da Cas
10/03/2013 22:40:10


14 m.lopes - ouro pretomg
m.lopesouro pretomg meu filho fara sete anos em junho coloquei ele ainda com tres anos no maternal depois seria primeiro periodosegundo periodo,e depois o primeiro ano,mas a sua idade ele teve que fazer outro periodo novamente!isso esta correto?ele ja le e escreve muito bem,hoje esta no primeiro ano,mas tenho duvidas que ele poderia esta no segundo ano. por favor,se alguem poder me tirar esta duvida desde ja eu agradeço...
05/03/2013 16:11:20


15 simone - sao joaquim santa catarina
Minha filha tem cinco anos. e faz seis anos em abril gaostaria de sader se ela vai para primeira serie me respondam por favor.
25/02/2013 19:54:34


16 adriana maciel bernardes - caxias do sul
minha filha vai completar seis anos em abril ,nao consegui matricular ela no primeiro ano ,gostaria de saber como faço para obter uma liminar na justiça para colocar ela no primeiro ano
19/02/2013 17:24:54


17 nicolau maieski sobrinho - Joinville
Oi em Joinville, eu tenho uma filha que começou estudar em 2006, na creche e em 2007 ela iniciou o ano letivo normal, eles exigiram a pré escola para matricular na primeira serie e eles rede estadual ignoraram esse fato, sendo que a rede municipal aceita a pre escola como 1 ano de nove anos. Quem esta certo. Grato.
07/11/2012 23:18:44


18 fabiula -
olá, tenho um filho que completará 5 anos em dezembro, ele terá que ir pra escola, já que no cei, não existe mais série pra ele estudar. ele começará na primeira série ou no pré?
06/11/2012 12:42:39


19 Livia - Camaçari ba
Bom dia! Estou com sérias dúvidas sobre essa mudança, tenho uma filha de 7 anos de idade que está na estudando desde os 3 anos, agora com 7 anos está na 1º série do 2º, a diretora do escola fala que ela está no ano correto que não há nada de errado, mesmo assim fiço na dúvida, isso está mesmo certo, minha filha não está atrassada? Na região há colégios com crianças na idade dela que está cursando a 2º série do 3º, então quem está certo, minha filha está ou não atrasada? peço que me ajudem, só vocês podem me esclarecer essa dúvida. Obs: minha filha ler corretamente e escreve bem desde os 5 anos de idade.
05/11/2012 12:07:04


20 rosilene nascimento da silva - fortaleza
meu filho tem 5anos e esta no 1ano do ensino fundamental ele vai fazer 6anos em julho de 2013 e a diretora do colegio disse que ele nao vai passar porque ele e piqueno e a mesma disse que ele tem capacidade de passar me ajude por favor
06/10/2012 11:52:24


21 VILMA MENEZES - BRASILIA
PRIMEIRAMENTE ESPERO TER RESPOSTAS. OLÁ TENHO DUAS FILHAS E AS DUAS COMPLETAM ANO EM ABRIL. POR ESSE MOTIVO NÃO CONSEGUI MATRICULAR A PEQUENA NA TURMA DE 4 ANOS NA ESCOLA PÚBLICA PORQUE NÃO TINHA COMPLETOS OS 04 ANOS DIA 31/03/2012. E POR ISSO ELA AINDA ESTÁ SEM ESTUDAR POIS ESTOU SEM CONDIÇÕES DE PAGAR PARTICULAR. Minha outra filha de 06 anos já estuda desde 2010 e esse ano a escola pública em que ela estudava deu transferência para ela cursar a 1ª série do fundamental, pois desde 2010 ela já faz a Educação Infantil. Ela está desistimulada a ir a escola porque está repetindo tudo o que ela já viu, pois já com 05 anos ela lia e escrevia palavras sem nenhuma dificuldade. Agora meados de setembro de 2012 já não posso fazer nada para que ela faça a 1ª série do fundamental. Gostaria de saber se posso exigir da escola um teste de aptidão para que ano que vem ela vá direto para a 2ª série já que ela já tem condições de acompanhar uma turma que está mais adiantada no processo de alfabetização. Obrigada.
26/09/2012 15:26:31


22 Ana - Rio de Janeiro
Tenho 2 meninas uma de de 5 anos que fará 6 em novembro deste ano que está terminando o préescolar nível II, e outra que fez 4 anos que está terminando o préescolar nível I este ano. A minha dúvida é que pretendo increvêlas em um processo seletivo para um colégio da rede federal. Então eu deveria efetuar a inscrição para a educação infantil para a que irá cursar o pré II ano que vêm e 1º ano do ensino fundamental para a que está concluindo o pré II este ano?
18/09/2012 18:21:55


23 Marta - curitiba
Ainda tenho duvidas meu filho está na antigo 3°serie com 8 anos como falo 4 ano agora.
11/09/2012 09:38:52


24 Arléia - Uraí
Olá se a criança vai iniciar o 1º ano que seria o pré três já com 6 anos completo ela vai sair com 7 anos vai ter mais 8 anos pela frente para completar os 9 anos do ensino fundamental se vai sair com 7 anos completo mais os 8 anos pela frente então vai concluir com 15 anos a antiga 8ª serie?porque entrara com 14 anos mas até o final do ano vai ter 15anos. Se antes entrava no pré três com 5 anos.
27/06/2012 16:16:55


25 ivani bengivenga - jaguariúna
Sou funcionária publica municipal em ativa 5 anos e 6 meses, e também estou no segundo ano de pedagogia, acompanho de pert a mudança de séries na educação conforme,legislação, e gostaria de deixar a minha participação,já que estou procurando na net, um tema para meu TCC. Na ed. infantil de 0 á 04 anos, existe muita diferença de desempenho das crianças, porque depende muito de como são tratadas em casa, na sala é um grande desencontro de comportamentos que dificulta muito para o professor lidar com tantas diferenças de desenvolvimentos, ex: tem criança c/03 anos no infantil que não controla nenhuma necessidade fisiológica e outras que já conhecem o Abecedário inteiro e cores, reconhece seu nome e por aí vai, será que não seria justo formar classes pelo desenvolvimento que a criança apresenta? porque umas fazem aniversário muito proximo da data estipulada para mudar de sala, é onde umas são menos desenvolvidas e outras que aniversariam mais para frente são mais desenvolvidas , isso não quer dizer que são diferentes, mas que a idade delas se diferenciam em vários meses.
23/06/2012 21:51:36


26 Marcia Lima - Birigui
Boa noite! Meu filho tem 7 anos começou a estudar com 6 anos, no entanto me preocupo muito com a questão dele só ir passando de série sem au menos saber ler. Porque só mudam o que dá certo e não procuram mudar as coisas que esta errada de fato. Tenho certeza que ao longo de alguns anos o Brasil não terá lugar para tantos BURROS que tanto as escolas particulares e as municipais e estaduais terão formado pois inverteram o papel as crianças vão para a escola os pais trabalha dia e noite para pagar a escola mas quem na verdade quebra a cabeça e acaba sendo o professor dos filhos somos nós pais isto é uma vergonha para os Brasileiros que não basta trabalhar o ano todo para pagar, pagar e pagar ainda tem que se deparar com tanta falta de vontade de sermos ouvidos e ajudados. É triste saber que mesmo pagando uma escola para dar um futuro melhor para os filhos temos certeza que eles não terão um previlégio de falar eu aprendi de verdade. Pois a lei não veio para favorecer nem os professores que realmente estudaram e dão o melhor de si para ensinar a cada aluno presente mais sim sabemos que esta lei vem sim favorecer aos professores que só vão a sala de aula para passar por lá e no final do mês ir ao banco receber o dinheiro facil pois ensinar que é bom não ensina nada e ainda acha que os pais tem obrigação de alfabetizar os filhos em casa isso que é pior. Pois acredito que se fosse para ensinarmos os nossos filhos em casa jamais os levantariamos de madrugada para sairem fazendo chuva ou sol e fazer questão de que eles estivessem dentro da sala de aula. Não se tem educação como antes onde se a criança não sabia reprovava hoje não se não sabe ai que passa. mais um detalhe lutam tanto pelo direito da criança que elas tem que brincar etc, e tal, mas na realidade nossas crianças estão cada vez mais cedo nas escolas não que isso seja ruim mais pedimos que as trate com respeito pois eles não tem noção de que lá no futuro serão frustados por ter frequentado a escola mais que na verdade nada sabem. Não tenho orgulho de falar que meu filho esta no 2 ano pois ele não sabe nada e as professoras tem a caragem de falar que é normal, quando na verdade sabem que não é porque vivem mandando bilhetes e tarefas obrigando a gente a ensinar em casa. E agora a moda pegou qualquer coisa é procure uma psicopedagoga pois seu filho pode ter algum problema def. de tenção e com isso aja dinheiro do bolso dos pais que infelismente fazem questão de fantasiar de palhaços.
05/06/2012 00:25:57


27 PATRICIA - embu das artes sp
MEU FILHO FEZ DA 1 SERIE ATÉ A 5 SERIE NA ESCOLA AGORA MUDEI ELE DE ESCOLA E ELE ESTA FAZENDO NOVAMENTE A 5 SERIE 6 ANO.A ESCOLA ANTERIO COLOCOU QUE A 1 SERIE SERIA UMA PRE ESCOLA E ELE VAI SE ATRASAR POR CAUSA DISSO. O QUE DEVO FAZER. ELE NASCEU 06/11/2000.POR FAVOR NÃO SEU MAIS O QUE FAZER E A QUEM RECORRER. OBRIGADA.
08/05/2012 16:02:48


28 julia - Rio de Janeiro
isso e chato
01/05/2012 14:44:01


29 Euclides Costa - Uberlandia
Acho que há um terrível equívoco na educação brasileira. O que interessa é o que nossos filhos sabem, não em que série estão. Muitos jovens americanos e europeus nem vão a escola. São educados em casa. Considere um estudante que recebeu um bom treinamento esportivo esporte é saúde, sabe tocar piano ou violino, lê bem português, fala LIBRAS uma das línguas oficiais do Brasil, utilizada por 5 milhões de brasileiros surdos, lê latim nossa língua mãe, é fluente em inglês e chinês as duas línguas mais usadas no mundo e conhece uma língua de orgulho cultural francês, espanhol, italiano, guarani, árabe, japonês, swahili ou alemão, de acordo com a identidade cultural do jovem no meu caso, como sou mestiço, pedi a um tanzaniano para ensinar kiswahili a meus filhos. Sinceramente, não interessa que um jovem como o descrito acima esteja no quarto ano ou no quinto. Quando meus filhos mudavam de país para estudar em outro e aperfeiçoar a língua dois anos nos Estados Unidos, um ano na China, um ano na França, eu não me importava se perdiam um ano na volta ao Brasil. Nem tentava fazer a transferência. Deixavaos repetir o ano. Um de meus filhos inglês fluente, dois anos de middle school nos Estados Unidos foi reprovado em inglês por uma professora que nem falava a língua deixeio repetir o ano. O importante é que soubesse inglês, não era passar de ano. Assim, meus filhos só começaram a estudar medicina em universidades federais com 19 anos. Conheço muitos estudantes que terminam o colegial com 15 ou 16 anos, mas ficam quatro, cinco anos para passar no vestibular de medicina. O que adiantou terminar o colegial com 16 anos? O importante é aprender línguas estrangeiras, as duas línguas oficiais dos brasileiros português e libras, matemática, educação física, música e prática esportiva. Uma boa educação não custa caro. Vários surdos prontificaramse em ensinar libras para meus filhos... de graça. Da mesma forma, chineses de grande cultura ensinaram a língua mais falada do mundo para meus filhos... de graça. Não gastei um centavo para ensinar esperanto e latim. Claro que é preciso começar cedo no caso de línguas e alfabetização em chinês, a idade ideal para começar é dois anos de idade. Fico impressionado com brasileiros que não se preocupam em ensinar libras para seus filhos, contribuindo para a marginalização social dos surdos, mas preocupamse em saber que série ou que ano estão cursando. No meu caso, eu nunca perguntei em que série meus filhos estavam. Mas eu sempre perguntei ao professor de chinês: Minha filha está pronunciando corretamente os quatro tons? Quantos ideogramas ela sabe? Ou então para o professor de latim: Meu filho já sabe as quatro declinações? Ele já terminou o segundo livro da Eneida? Ou para o professor de libras: Meus filhos já conseguem manter uma conversação fluente? Ou para o professor de física: Meus filhos já conseguem localizar os cinco planetas visíveis? Conseguem levantar os parâmetros da órbita? Ou para o de biologia: Meus filhos conseguem preparar uma lâmina?
29/04/2012 21:45:28


30 Antonio Santos - Chã Grande PE.
Olá Senhores pais e educadores, gostaria de esclarecer uma dúvida, minha filha irá fazer sete anos em julho, e está matriculada na primeira série e o pior é que os livros para grau de conhecimento da minha filha é ultrapassado e reclama que já sabe responde tudo do livro, o melhor disso tudo é que ela realmente está a frente dos colegas e serve como uma auxiliar da professora, a direção do colégio me disse que por ela está com seis anos no inicio colégial não pode fazer nada, estou com minha filha sem interesse algum de estuadar, e os livros sistema de ensino que é o positivo é de um conteudo fraco e não acrescenta da tive comprar livros do segundo ano para ele desenvolver as atividades de ensino nas suas tarefas de casa. Diante dessa situação o que devo fazer ?
29/03/2012 21:33:49


31 Vanessa DalBó - Jaguaré Es
Boa noite, Sou de Jaguaré ES, tenho um irmão de 9 anos completa 10 anos em 2012, e quando ele entrou na escola no ano de 2009, a escola ainda não estava adaptada ao ensino de 9 anos, desta forma a a matricula foi feita como 1ª série/2° ano, a qual estava correta, porém no ano de 2011 a professora dizia que ele estava como 3° ano, sendo que deveria ser 3ª série/ 4° ano. Desta forma no inicio das aulas deste ano de 2012, procurei a professora da escola para esclarecer minhas duvidas, e ela também afirmou que ele tem idade para estar no 5° ano/4ª série, e que no ano anterior a professora que dava aula para ele fez a matricula dele errada. Ao procurar a professora, ela disse que procuraria a Secretaria de educação para que ele pudesse fazer uma prova para ver a capacidade dele para organizar a matricula dele. Ele fez a prova e passou. Agora eles alegaram que ele não tem idade para no próximo ano fazer o 6°ano/5ªsérie. Gostaria de entender melhor isso, pois eles iludiram o menino e agora falam que ele nao pode passar. Desde já agradeço! Aguardo retorno
26/03/2012 18:21:34


32 Reinaldo Vitorino - sao jose do jacuipe bahia
caros amigos, gostaria de uma orientação de vcs. tenho um filho de nove anos de idade e esta na quarta serie, mas estou indignado porque na escola que ele estuda os organizadores estão dizendo que ele vai repetir de ano, como podem falar isto no comesso do ano, alegão que é por causa da idade, porem acho que estão fazendo isto por motivos financeiros porque a escola é particular, desde de ja sou muito grato pela atenção que me foi dada e aguardo uma resposta. sem mais:. Reinaldo Vitorino.
25/03/2012 10:01:00


33 Nilza Martins Aquino - campinas
Boa tarde á todos,gostaria de saber quando vai começar a matricula no sesi de campinas,para alunosdo que completou 6 anos no dia 25/10/2011 para 2012,por favor me dé uma resposta preciso urgente conseguir uma vaga para a minha filha, o meu marido trabalha na sansung,será que posso ter mais chance de conseguir esta vaga,espero por um resposta,desde já agradeço .
20/03/2012 14:03:57


34 Rosângela Ribeiro - Luis Eduardo Magalhães BA
Gostaria de saber o porque do governo estabelecer a data de 31 de março para estipular quem entra e quem não entra no 1º ano do Ensino Fundamental?
15/03/2012 16:28:49


35 Katia Roussenq1 Bichels - Biguaçu SC
Olá meu nome é Kátia, Sou diretora de uma escola municipal. Temos em fincionamento os dois sistemas 8anos 8ª série e 9 anos 9º ano e estamos com dificuldade para fazer a transferência de nossos alunos para escolas estaduai pois os mesmos não compreendem que nossos alunos que concluiram a 4ª série deverâo ser matriculados no 6 ano ensino de 9 anosque equivale a 5ª série, e não no 5 ano como querem fazer. Como devo agir?
08/03/2012 16:59:15


36 katherine - Estancia velha RS
MEU FILHO TEM 4 ANOS ele é de 7 de agosto de 2007, ano passado ele fez o pré II, e a professora disse que acompanhou super bem, inclusive melhor do que os colegas mais velhos, acontece que neste ano, todos foram para o pré III exceto ele pois no próximo ano não terá 6 anos completos até inicio do ano letivo para entrar na 1ª série. Meu filho chora todos os dias e não quer mais ir na aula, diz que os amigos novos são muito pequenos, que ele não quer ficar colando papelzinho, se ja sabe as letras e numeros. O que posso fazer? Tenho medo que meu filho fique traumatizado.
01/03/2012 17:46:07


37 graziela - guarulhos
Meu filho tem 5 anos e faz 6 anos em outubro / 2012, e não estou conseguindo matricular no 1° ano, gostaria de saber se ele pode ser colocado na lei antiga, pois o mesmo está na escola desde 1 ano de idade, antes da lei nova entrar em vigor. Graziela
01/03/2012 10:24:16


38 joão barros -
meu filho faz 07 anos em 20/09/12, e já estudou pré 01 e 02, bem como o 1º ano já sabe ler e escrever agora ele vai pra que ano? devido a idade, ou seja, repetir o 1º ano ou será matriculado no 2º ano?
28/02/2012 08:02:31


39 rosemeire ribeiro correa de sousa - osasco
minha filha fez 11 anos no dia 01/02 e ela estudava no 5ºano na escola de barueri e transferir ela para osasco e ela foi para 4ª serie será que isso não ta errado ela nunca repetiu e começou com 7 anos pois ela nasceu 01/02/01 liguei para escola onde ela estudava e a diretora disse que não há serie e so ano pois esta certo pelo que vi no calendario ela teria que esta na 5ª serie que se diz 6º ano preciso de uma resposta urgente pois sei que ela esta fazendo a mesma serie novamente e ela ficará atrazado pois tenho um vizinho ira completar l2 anos em outubro e já esta na 7ª serie fico no aguardo urgente rose
23/02/2012 14:31:44


40 Elaine Arruda - Limoeiro
Curso Pedagogia e concordo com o MEC com relação aos ajustamentos entre idade e série, também sou mãe e minha filha também voltará uma série, mas acredito que estes ajustamentos irão valorizar o processo de amadurecimento da criança, há crianças mais inteligentes que outras e há crianças que precisam de tempo cronológico para adaptarse aos conteúdos didáticos. Paciência minha gente!
22/02/2012 19:46:20


41 Monica Barcelos - Vitória
Meu filho tem 6 anos, vai completar 7 em 03/04/12. Ele fez em 2011 o grupo 6 que pelo ensino de 8 anos é o pré.Será que ele não poderia fazer o 2º anoantiga 1ª série. Estou muito angustiada, procuro orientação, pois acho que ele vai ficar atrasado e o conteúdo do 1º ano grande parte ele já estudou. O que pode ser feito?
20/02/2012 20:03:18


42 Mirelle Müller - Pinhais
Minha filha faz 6 anos em outubro, e consegui matriculala no 1º ano em curitiba e em Pinhais a direção e a secretaria da educação do município não querem permitir o ingresso dela ao 1º ano querem que eu a deixe no pré, mesmo me dizendo que é possivel eles permitirem pois minha filha já é evoluida didaticamente pois eu mesma a ensino em casa desde os 2 anos, o problema é que a diretora fez um testezinho na hora de ir embora só perguntou a minha filha as letras do alfabeto e se ela sabia ler algumas palavras faceis, é claro que ela sabe só que é timida demais pra responder pra alguem que nunca tinha visto antes. Quero dizer que minha filha é uma criança a nivel de 1º ano, e o municipio quer sacrificala um ano no pré, e por eu ser pobre nao tenho carro, nem condições de pagar um escolar e onibus nem se fala, para ela estudar em curitiba agora por isso ela vai perder um ano na vida estudantil dela. Porque a vida é injusta com quem se esforça e quem não dá valor pra nada ganha tudo de mão beijada! estou triste pq fazem uma lei para alguns e nao resolvem o problema de quem nao se enquadra nesta lei. estou tao revoltada, ja busquei ajuda do mec, da secretaria estadual, das secretarias dos municipios, no ministerio publico federal do pr, na escola, e ninguem me ajuda, e agora tenho que decidir ou deixo minha filha fazer o pre na esquina de casa e ficar um ano atrasada ou faço ela caminhar todo dia 3,5 quilometros para estudar no primeiro ano. o que vcs fariam...
20/02/2012 11:16:54


43 Fabiana Varini - sao paulo
Estou com o mesmo problema de todos, esperei minha filha ficar mais velha para colocála no Jd 1. Só que como ela faz 4 anos em julho me informaram que ela tem que ir pro MATERNAL, sendo que a filha da minha vizinha faz 5 em setembro e está no Jd 2. Quer dizer que quem ja estudava no ano passado ficará sempre adiantado e minha filha como outros que ingressarem agora serão atrasados em colégio, faculdade e tudo mais.UM ABSURDO, SÓ RETARDARAM O FUTURO PROFISSIONAL DOS NOSSOS FILHOS. Gostaria de saber se há alguma coisa que o advogado pode fazer?
16/02/2012 19:27:29


44 maria rosana - são cristovão
minha filha fará 3 anos no dia 14/04/2012, será apenas 14 dias.Moral da história é que minha filha pode perder 11 meses e 16 dias e o governo na pode tolerar 14 dias. É UM TREMENDO ABSUDO! ROSANA
13/02/2012 01:27:08


45 Marcelo Bezerra - Brejão PE
Boa Tarde, Meu filho tem 5 anos vai fazer 6 no dia 22 de jumho ele começou 2 anos e cinco meses na escola particula Maternal, Jardim I Jardim II mim Mim disseram que alfabetização sendo que o nome era 1º agora não pode fica, mas então ele vai fica em que ano? Obs: A escola não é mais particula agora e municipal, este ano de 2012 quero dizer
09/02/2012 14:55:45


46 adriana da cunha ferreira - manaus
Isso que o mec fez foi uma palhaçada, não estão ajudando em nada as crianças só em retardalas..gente estupida....
06/02/2012 17:51:02


47 bernarda ramos - teresina
minha filha fara 5 anos no dia 29/09/2012 , começou a estudar com dois anos e meio. agora a escola nao aceita ela estudar a alfabetizaçao.pergunto:com quantos anos ela devera fazer a alfabetizaçao, digo primeiro ano?
06/02/2012 16:44:51


48 Isabela SantosRio de Janeiro - Rio de Janeiro
minha filha tem 6 anos e vai fazer 7 no dia 20/09 qual é seria eu tenho que matricular 1ºano ou 2º ano, aguardo resposta.
06/02/2012 11:47:42


49 frederico augusto de freitas lacerda - contagemmg
minha filha tem 3anos e fara 4 anos em 12/07 a escola não autoriza ela estudar este ano no 1 periodo . gostaria de saber vale apena eu fazer um teste neuro pisicologico para verificar as abilidades dela e caso seja positivo entrar na justiça.?
04/02/2012 16:21:09


50 denizia palmeira - areia de baraunas
minha filha tem 6 anos vai fazer 7anosno dia 09 04 que serie ela e pra ta se e no 1 ou no 2 mim falaram que ela e pra ta no 2 ai ñ sei tou em duvida porfavor mim esclareça.
31/01/2012 23:16:52


51 carina dias malu - pelotasrs
olá, me expliquem uma coisa por favor pois já estou bem perdida de tantos comentarios.meu filho tem 4 anos completara 5 agora no dia 04 de abril de 2012, tenho que colocar ele numa escola municipal que tenho pre b e ano que vem ele consegue entrar na primeira serie...sera
31/01/2012 12:51:27


52 Elizangela Marinho - Santa Barbara D`Oeste
Estou muito nervosa com essa lei acho isso um absurdo!Tenho uma filha de 6 anos ecompletará 7 anos dia 12 de julho de 2012 eu quero que ela faça a primeira série.Mas infelismente por causa dessa nova lei minha filha por apenas dose dias ficará atrasada na escola.
30/01/2012 11:11:34


53 DESIANE APARECIDA DE JESUS SANTOS - UNAIMINAS GERAIS
MINHA FILHA VAI FAZER SEIS ANOS DIA 05 DE ABRIL, E VAI COMPLETAR SEIS ANOS E ESTA IMPEDIDA DE ENTRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DEVIDO A DATA BASE, QUERO SABER SE VAI HAVER ALGUMA MUDANÇA ANTES DO DIA 06 DE FEVEREIRO, ME RESPONDA SE VOU PODER POR ELA NO ENSINO FUNDAMENTAL OU NAO ME RESPONDA POR FAVOR ESTOU DESESPERADA PRECISO COMPRAR OS MATERIAS ESCOLARES ME AJUDEM POR FAVOR
29/01/2012 22:07:02


54 Anelita Salustiano Santos - Sao Paulo
Mminha filha completará 6 anos no dia 03/07/12 e nesta ano ele iria para o 1. ano, mas quando fui matriculálo na escola particular que já estuda há 2 anos não deixaram. Então ele terá que fazer por 2 anos a mesma série? Aguardo a resposta.
27/01/2012 21:40:24


55 janaina araujo - fortaleza
oi.boa tarde me tirem uma duvida,meu filho tem 4 anos e 5 meses e esta no inf:5 quero saber se ele vai ter que repetir de novo,pois ele so faz 5 anos so em julho de 2012 e o colegio disse que nau tinha problema nenhum.eu acho um absurdo!
27/01/2012 19:15:35


56 jaqueline - sao paulo
Ola, minha filha estudou em escola publica até fazer a 6 série ,mudei ela para uma escola particular para fazer a 7 serie ,mas eles colocaram ela no 7 ano quando na verdade ela devia ter feito o 8 ano,só agora descobri que ela repetiu um ano, e agora devo cobrar da escola, esse ano ela deve fazer o 9 ano e eles colocaram ela no 8 ano. agora ela deve pular pro 9 ano e no ano que vem ir para o ensino médio?
27/01/2012 16:33:11


57 Edlamar - Salvador
Minha filha irá completar 3 anos em 21 de abril, ano passando ela fez o grupo 02, esse ano ela iria para o grupo 03, porém com essa idade limite estabelecida pelo MEC, ela teria que cursar o grupo 02 novamente, mas quando ela estiver no grupo 05,logo em seguida completará 06 anos,ou seja: com 06 anos no grupo 05, e na Alfa praticamente com 07 anos... Com esse novo acordo ela ficará prejudicada, ou melhor dizer atrasada. Ainda não pode matricular a minha filha, pois sinceramente não aceito essa decisão do MEC. Aguardo uma resposta.
26/01/2012 23:28:21


58 Joyce Claudino da Silva - Mogi das Cruzes
Oi gostaria de saber com quantos anos meu filho irá para a primeira série, ele tem 4 anos, agora e ñ sei se vai para o jardim III ou jardim IV? Sendo q ja cursou dois anos nesse jardim. Meu filho nasceu dia 09/11/2007 e agora com essa nova lei a maioria das mães nem sabem pra q serie seus filhos vão? Isso virou uma bagunça e ñ sei o q será do futuro do meu filho por favor me ajudem! Obrigada.
26/01/2012 22:35:18


59 Cheila de Aragão Varella - Rio de Janeiro
Boa tarde! Prezados senhores,é viável certas mudanças,porém estão esquecendo de outras como o que acontece comigo e outras pessoasSou Pós Graduada em Docência do Ensino Superior,a maioria pedem experiência,como têlas,se as instituições,não nos dão oportunidade . Por gentileza,mudem também esta lei,que nos impede de lecionarmos,ao término e sem experiência. Atenciosamente:Cheila de Aragão Varella
26/01/2012 17:32:28


60 LUNAYANE - Custódia
Pense numa lei que veio pra mim a tormentar meu filho tem 6 anos e fez o primeiro anos no ano passado esse ano ele vao completar 7 em maio e tem escola que quer que ele repita o primeiro isso e sem fundamento.Minha filha era pra fazer o primeiro ano esse ano. Ela vai fazer 5anos em maio e por idiotisse das competencias superiores minha filha tem que repetir o jardin 2 dois anos seguidos dois não 3 issso é um absurdo. queria um esclarecimento melhor sobre essa situação.URGENTEEEEEEEEEEEE
23/01/2012 18:57:38


61 ANDRÉIA COELHO DA SILVA - rj
minha filha concluiu no ano de 2011 o C.A em colégio particular ,ela tem 6 anos q completou no dia 18/05/2011. e a matricula dela tera q ue ser feita no 1ºou 2ºano?,já q agora o C.A é alfabetização ou 1ªano?estou muito preocupada em atrasar a minha filha ela está lendo corretamente
19/01/2012 16:22:09


62 Karliane - Governador Valadares
Meu filho em 2010 fez maternal, em 2011 1º período, agora em 2012 pra mim ele faria o 2º período mas na escola particular onde estuda falaram que ele tem que repetir o 1º período porque ele faz aniversário em 26/05 no ano que vem ele fará 6 anos e pensei que estaria no 1º ano do ensino fundamental. E aí o que é certo?
19/01/2012 10:31:20


63 joelma - são paulo
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida. Meu filho completa 7 anos em junho e saiu da escola pública completando todos os estágios da educação infantil. Ele lê e escreve palavras e frases sem dificuldade. Vou colocálo numa escola particular e me informaram que ele pode frequentar o 2º ano pq a educação infantil conta como 1ºano. Posso matricular meu filho no 2ºano sem problema?
19/01/2012 00:38:21


64 marylia araripe - araguaína
á! Meu filho completará 6 anos no dia 01/12/12 e nesta ano ele iria para o 1. ano, mas quando fui matriculálo na escola particular que já estuda há 2 anos não deixaram. Então ele terá que fazer por 2 anos a mesma série? Aguardo a resposta.
16/01/2012 22:15:12


65 angélica ferreira - maceió
Minha filha completa 5 anos em 05/06/2012 iria fazer jardim 2 mas a escola quer que ela repita o jardim 1 devido a lei dos 6 anos completos para a 1 serie o que faço?
16/01/2012 00:29:22


66 claudia aparecida da silva porfirio - Belford roxo
meu filho ira fazer 6 anos em 31/07/2013, qual a série que ele sera em 2013 desde já obrigado
13/01/2012 22:00:38


67 Joana - Curititiba PR
Minha filha completou 7 anos em out/2011 e cursava o 2o.ano. Apresentou algumas dificuldades por ser um pouco imatura. No final do 4o. bimestre achamos melhor que ela repetisse o 2o ano em 2012 por isso optamos por não fazer as provas de recuperação. Estou arrependida dessa decisão pois milha filha está muito nervosa com essa situação. O que devo fazer?
12/01/2012 15:15:21


68 Nicelia - fortaleza ce
Meu filho tem 4 anos e concluiu o infantil IV, estuda desde os dois anos, agora ele iria para o infantil V, mas por causa da lei a escola quer que ele repita o ano. Se ele já estuda há dois anos consecutivos, mesmo assim é obrigatório que ele repita a série?
10/01/2012 21:55:31


69 José Alves de Sousa - Santana do Cariri
tenho crianças de 5 anos que lê tudo e completa 6 anos em maio de 2012, ela pode se maricular no 1º ano?
10/01/2012 11:44:25


70 Jandira Rodrigues - Ararendá
Meu filho completa 4 anos em 5 de maio, mas já frequentou dois anos de creche, e já está na fase pré silábica, posso matriculálo no pré 4, ou ele terá que fazer mais um ano de crehe? Essa lei mata qualquer criança que tenha estíímulo para o estudo. Essa lei é uma palhaçada
07/01/2012 23:57:12


71 tamara aline - itapipoca/CE
quero uma resposta pois minha filha e muito ativa e miuto inteligentequero saber se posso fazer a matricula dela normal em 2012.porem ela so completa 3 anos no dia 20 de agosto de 2012.mais sinto que ela precisa estudar para se tornar mais independente por favor mandem uma resposta para o meu email.desde ja obrigada
29/12/2011 17:14:43


72 mara - Rio de Janeiro
DEIXEM DE PALHAÇADA NADA MUDA .AS MÃES ESTÃO DESESPERADAS PORQUE ACHA QUE SEUS FILHOSSS SÃO ESPERTOS E SABEM DE MAIS .PALHAÇADA COLOCAR UMA CRIANÇA DE 6 ANOS PRA FAZER A PRIMEIRA SERIE .CHEGOU MUITO TARDE ESSA NOVA LEI.VCS JOGAM OS FILHOS NA ESCOLA E ESQUECE O PRINCIPAL SO QUEREM RECEBER O SALARIO MISERA QUE A DONA DILMA DA.NÃO SEI PRA QUE TANTO FRISSON
21/12/2011 20:36:13


73 Marilda - São Sebastião do PasséBA
meu filho completa 03 anos em 08 de abril de 2012. será que ele poderá ser matriculado no grupo 03?
20/12/2011 18:23:04


74 jo - são gonçalo
gostaria de saber se posso posso matricular uma criança já alfabetizada de 6 anos no 2°ano do ensino fundamental?
16/12/2011 13:26:03


75 Ariely Alves - Nova Iguaçu
Minha filha fez 5 anos em 09/11, conclui este ano o jardim 2, ela poderá no próximo ano ir para o 1°anopréeducação infantil
13/12/2011 09:17:59


76 Angelica - Brasilia df
Minha filha estuda des dos dois anos. O que acontece e que ela tem 5 anos e estar no pre . E a escola disse que ela teria que fazer o pre de novo porque ela nao tem idade pra fazer a primeira serie. No caso minha filha teria que repetir a serie. E eu sei que ela tem capacidade de fazer a primeira serie. Acho isso um abisurdo minha filha ter que repetir nao por causa da incapacidade de proseguir. Mais sim por causa da idade. O que posso fazer para nao deixar isso acontecer? Por que minha filha e muito inteligente e nao posso permitir que ela seja prejudicada!!.. E tenha a frustaçao de fazer tudo novamente e perde o ano.
13/12/2011 05:26:14


77 adriana gonçalves - rafael jambeiro
Minha filha completa 3 anos após data estipulada pelo MEC e cursou o maternal nunhuma escola particular, a diretora diz que ela nao repete, porem querendo mudar para uma pública ai sim ela irá repetir, tendo as competencias adequada o que posso fazer para que ela nao repita, ha alguma lei judicial que eu possa mover, ou uma providencia que eu possa tomar?
12/12/2011 09:01:59


78 Danielle - NatalRN
Meu filho nasceu em 17/06 e completará 3 anos em 2012. A escola quer que ele repita pelo regresso imposto pelo governo em estipular idade para cada nivel escolar. Durante todo o nivel 2 ele acompanhou com bom desempenho e é uma criança que tem irmas mais velhas e recebe estimulaçao. Assim como muitos pais nao tenho tolerado com essa ideia. Gostaria de saber o como devo proceder, quais são as excessoes a regra e como usala ao beneficio da educação de meu pequenio, estamos falando sobre o futuro de muitas gerações.
12/12/2011 08:13:14


79 Valdirene HOffmann - Rio Branco Acre
O princípio da isonomia garante que todos em igual condição devem possuir o mesmo direito!!! Minha filha fará 5 anos em março de 2012 já fez concluiu o ensino infantil por dois anos, ou seja o pré 1 e 2 e estou revoltada pois não querem aceitála na primeira série alfabetização e isso é um absurdo, afinal a lei diz que o aluno não deve repetir a mesma série independente da idade, Mas isso pelo que vi fica só no papel... Como tudo no nosso querido BRASIL!!
09/12/2011 19:58:08


80 megg - sao paulo
Gente, é o seguinte: se uma criança não consegue acompanhar os coleguinhas, no ensino fundamental, ela irá passar de ano na marra, ng mais repete. Mas se, porventura, vc tem um filho preparado para prosseguir para o primeiro ano do fundamental, só que ele nasceu 02 horas depois do prazo estipulado, tenha certeza que ele terá que fazer tdnovamente. É um absurdo, ng liga se ele tem capacidade, só o trata como número. Estas normas feitas pelos nossos educadores são vergonhosas. Pais que estiverem nesta situação, corram a um advogado, dá tempo, peçam uma liminar e não deixem seus filhos serem prejudicados. Eles tem direito pela Constituição de passarem de ano... Boa sorte.
08/12/2011 09:30:15


81 SIMEIA CERQUEIRA - JEQUIÉ BAHIA
EM ALGUNS ESTADOS COMO PERNAMBUCO, MATOGROSSO, BELO HORIZONTE, DF LIMINARES FORAM CONCEDIDAS PARA QUE OS PAIS MATRICULEM OS FILHOS COM MENOS DE 6 ANOS. O PRINCÍPIO DA ISONOMIA GARANTE QUE TODOS EMIGUAL CONDIÇÃO DEVEM POSSUIR O MESMO DIREITO. VAMOS QUESTIONAR, BUSCAR ADVOGADOS E EXIGIR PROVIDÊNCIAS. ESSA LEI PRECISA SER REDISCUTIDA. VAMOS NOS UNIR. MEU EMAIL É HEITORZINHOCC@YAHOO.COM.BR
07/12/2011 19:22:01


82 gabrielle - fortaleza
e certo uma crianca de 7 anos fazer o jarim 2 ou esta atrasado
07/12/2011 15:57:49


83 Luciana da osta Paladino - Rio de Janeiro
Bom Dia Meu nome é Luciana , minha irmã só completa 06 anos em 11/0402012 já estuda desde 2009 , está apta para ir pro 1ª série , mais por cAusa de lei a diretora diz que não pode passar ela para a próxima SÉrie. O QUE DEVO FAZER ? URGENTE
05/12/2011 09:28:35


84 Isaura Francisco - Riacho de Santana Ba
Nós que trabalhamos na rede publica sabemos o potencial dos nossos alunos, e o potencial dos alunos de escolas particulares.Então fico me perguntando será mesmo justo? Que tipo de incentivo estamos dando as crianças mais talentosas e esforçadas? Punimos as melhores e incentivamos os desinteressados. Será realmente certo? Cadê a justiça que tanto pregamos? Marcia, voce acredita mesmo no que voce está falando? Estou chocada!!! nem acredito que li um depoimento desse de uma professora de escola publica...
02/12/2011 20:03:42


85 lucineia - ANAPOLIS
TENHO 45 ANOS PAREI DE ESTUDAR NA 8 SERIE,SE EU VOLTAR EU VOU FAZER A 8 E A 9, OU A 8 VIRA NONA.QUERO TERMINAR RAPIDO
02/12/2011 18:57:43


86 dreifus jose pessoa - nova lima
voces prejudicam as crianças colocandoas muito cedo na escola.de 0a6anos infancia de 7a12 meninice de 13a25 adolescencia,o resto da vida es adulto.
01/12/2011 12:33:02


87 Alessandra - Goiania
Minha filha tem 6 anos e está na escola particular cursando o primeiro ano,ela fará 7 anos em 23/08/2012.Só que gostaria de passa la para escola municipal,mas me informaram que por causa da idade ela terá que fazer o primeiro ano novamente,esse procedimento é o correto?Minha filha sabe ler,escrever de tudo e tem maturidade para dar continuidade ao segundo ano em 2012.Eu não quero que ela tenha que refazer o primeiro ano só por causa da idade,que medidas devo tomar?
29/11/2011 13:41:34


88 Jaqueline velozo - Guaratuba Paraná
Meu filho faz 6 anos em setembro está na escola cursando Pré 2.A escola informou que ele irá fazer novamente pela idade isso e correto ele tem sede de aprender,ja fez pre 1 na creche agora esta na escola e fazer de novo.Onde devo ir pra recorrer.Ele falou que quer conhecer numeros e letras e não ir para escola só para pintar,brincar e assistir fimes e musicas o que devo fazer?
28/11/2011 18:09:20


89 jociane teixeira especie - nova iguaçu rj
eu estou muito confusa com essa nava lei minha filha estuda numa mesma escola a tres anos esse ano de 2012ela iria fazer o primeiro ano agora a escola falou que ela tera que repetir porque ela so completa 6 anos em julho eu queria saber o que eu posso fazer para que minha filha possa ir para o primeiro ano pois acho uma injustiça pois minha filha ja esta ate lendo e agora ter de fazer a mesma serie denovo me ajuder a saber o que eu posso fazer para que isso ñ aconteça.
26/11/2011 10:23:39


90 Giselle - Curitiba
O colégio quer segurar minha filha por mais um ano por causa da idade dela. O certo é entrar com uma ação judicial ou deixar ela repetir o mesmo ano?
24/11/2011 22:47:55


91 ana paula - lagoa seca
meu filho vai completar 6 anos no dia 27 de julho de 2012 esse ano ele cursou o pre 3 para o ano ele vai poder cursa o 1 ano ou ele vai ter que repetir o pre 3.
24/11/2011 18:48:10


92 diego gilbertoda conseisao - anadias
oi como vai estou com saudades beijos mamae
23/11/2011 15:09:09


93 Manoela e Neuza - Simões Filho
temos duas crianças uma vai completar 6 anos em 31 de março de 2012 e a outra em 13 de agosto de2012 elas podem ingressar no ensino 1ano do ensino fundamental
22/11/2011 10:39:02


94 Marcia Nogueira Braz - São Paulo
Tenho um filho com 5 anos que completará 5 em julho de 2012. Como a data corte estipulada para ingresso no ensino fundamantal é em 30 de junho, ele ficará retido. Ele estuda desde 2009, já fez jardim I e II e pre, e agora tera que fazer pre novamente. A escola e eu como pedagoga afirmo que ele tem maturidade o suficiente, além de estar complematamente apto para cursar o ensino fundamental. Teria como entrar com um processo para que o meu filho não seja prejudicado, pois já está ficando abatido emocionalmente por ver seus amiguinhos de sala sendo promovidos e ele ficando...
21/11/2011 20:43:48


95 pablo rodrigo santana dutra santiago - 14
oi meu nome e pablo estou mandando ese recado pra todos mandei ese recado em 19/11/2011: tudo começo guando eu tinha meus 13 anos de idade eu acabei de termina 6 anos : D escolar minha vaida saiu tudo erada porque minha mãe acabava bebendo ela chegava em casa quebrava as coisas porque tudo que acontece com ela ela bota a culpa em min porque eu so dava vvalor a o meu pai se vc estiver lendo esaa mensagem e porque eu nunca mais esistir eu ja estou morto daki algum anos pra frente guando aconteceu esse sofrimento comigo eu acabei se atrazando na vida não praticava futebol e outros esporque andava com meus amigo agora so orque não pratiqui muito esporque eles nuca mias falaram comigo meu futuro estava no futbol eu com 14 anos hoje nem sei o que eu quero ser na vida eu acho que meu futuro tava no futebol o que tenho mais medo e que eu não tenha sucesso na vida porque eu tenho medo do meu futuro isso não ia acontecer porcalsa da minha mãe eu so jogava video game e PC não se enteresavacom nada navida so jogava o meu objetivo e tirar minha mãe do alcoom e do sigarro então eu resolvia ir pra ingreja pedia adeus pra acabar como ese pesadelo minha mãe fala que vou ser pedreiro na vida pião de obra tudo porque eu não se entereso com nada na vida mais isso e verdade se não fose acomteser isso até hoje eu teria se enteresado em tudo sou um menino com muitas deficyuldades na vida até pra estudar guando eu aprendo algo eu não comsigo aprender eu acabo esquecendo de tudo isso me calsa medo porque eu tenho medo de que não de serto na vida eu sempre quis ter sucesso na vida pra orgulhar minha mãe mais so sei que estou fazendo tudo errado então eu digo pra vc que esta lendo esa mensagem sera que vou ser um ananfabeto na vida sera que vou crecer sem saber nada sera vc s acham que vai dar tudo serto pois eu não sei eu so tenho 14 anos de idade adeus a todos muito obrigado por eu estar vivendo o resto da minha vidinha que não presta pra nada eu mesmo não presto pra nada adeus a todos que deus abençoem a todos vcs xau.deus no coraçãoooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!....
19/11/2011 19:18:46


96 rita - miradouro
é um absurdo meu filho fez 2anos de preparação na educação infantil,e agoro não permitem que ele siga para o ensino fundamental por causa da idade!? A educação esta fazendo os professores de palhaço e agora mais uma vez brincam de faz de conta com as crianças!? Afinal o que irão fazer com as crianças que já estão preparadas,vão perder um ano ou irão repetir o ano!? espero uma resposta o mais rapido
19/11/2011 00:26:11


97 Marieta Félix - TianguáCE
Trabalho matriculas em escola pública e gostaria de mais informações sobre a matéria de hoje17/11 crianças com 6 anos incompleto não ser matriculados no 1º ano do ensino fundamental,irão repetir o infantil V?
17/11/2011 21:25:05


98 danielle - Rio de Janeiro
Meu deus,meus bbs fazm 6 anos dia 1 de abril,e a data para q possam passar de serie e dia 31 d março,um dia apenas,isso significa q nao poderam passar pro proximo ano?!
17/11/2011 15:42:24


99 maria auxiliadora - PVH RO
Meu filho tem 05 anos, completará 06 no dia 08 de abril,seria possivel ele ingressar no 1º ano fundamnetal atraves de alguma brecha na lei? dá pra brigar e ganhar esse direito dele ingressar no 1º fundamental?
17/11/2011 15:07:54


100 KEILA - SALVADORBA
OLÁ TENHO DUVIDAS O PRIMEIRO ANO DO MEU FILHO NA ESCOLA FOI AOS 03 ANOS ELE FOI MATRICULADO NO MATERNAL COM 04 ANOS ELE FOI PRO JARDIM 01 E AGORA COM 05 ANOS QUE ELE FARA EM 15 DE DEZEMBRO 2011 A ESCOLA QUE ELE ESTÁ VAI DEIXAR ELE NO JARDIM 02 E UMA OUTRA ESCOLA QUE PESQUISEI VAI COLOCALO NO JARDIM 03 QUAL É O CORRETO PARA ELE TENHO MUITAS DUVIDAS SOBRE ISSO VAI CHOCALO A CRIANÇA ESSA MUDANÇA POR FAVOR ME MANDE UM EMAIL COM RESPOSTAS ANTES DAS MATRICULAS COMEÇAREM PARA QUE EU POSSA FAZER O CORRETO PRO MEU FILHOTE ATÉ MAIS .......
16/11/2011 13:32:41


101 Patricia Ferreira - São Paulo
Gostaria de saber, minha filha tem 5 anos, vai fazer 6 anos em novembro de 2012. Ela acompanha a todos os alunos em sala de aula, escreve e lê, está no mesmo colégio desde os 2 anos e meio,não concordo que tenha que refazer o próximo ano 2012 o pré, o que posso fazer para garantir a matrícula na 1ª série em 2012. Estou muito insatisfeita com esta decisão.
14/11/2011 23:26:10


102 Karla da Silva Santos - Manaus
Eu acho um completo absurdo essa lei, será que tudo que esses políticos fazem é pra esculachar com o povo, minha filha não pode ingressar numa escola por causa de uma lei estúpida. quem foi o inteligente que fez isso. Minha filhinha vai perder um ano de estudo por causa dessa lei idiota.
13/11/2011 12:47:05


103 Irismar FernandesFortaleza - Fortaleza
Seis meses na vida de uma criança é muita coisa,emagime uma planta todo este tempo sem água ou um país sem governante.
12/11/2011 10:42:53


104 Ana de Lourdes - Francisco Badaró
Olha estou muito preocupada com esse corte de lei que estipula que a criança só´poderá ingressar no 1ºano se completar 6 anos até 31 de março. A minha filha tem dois anos que frequenta a pré escola,completa 6 anos dia 12 de abril de 2012,mas ela já está completamente alfabetizada,lê até livros de histórias com ful~encia e entonação.Porém pela lei ela não poderá ingressar no 1ºano. Pergunto:o que que uma criança alfabetizada fará num pré escolar? Que motivação terá? tudo que verá estará aquem do que ela sabe.Não terá motivação.Sua aprendizagem será barrada,terá retrocesso.. Por favor me dê uma solução para que eu possa matriculála no 1ºano. E na mesma escola que ela estuda, tem o 1ºano, é questão apenas de cumprir escrita num papel.
10/11/2011 16:39:13


105 Mara Tsur - Recife
Bom dia! Tenho um filho que tem 3 anos de idade e já me encontro indignada com esta decisão que a criança só ingresse no primeiro ano quando completar 6 anos em 31 de março, meu filho faz aniversário em junho e sei que passarei por tudo que os pais de hoje já passam. Imagino como estejam esses pais, é totalmente injusto julgar uma criança pela idade, isto é podar o desenvolvimento, criar traumas e gerar muito desconforto. Pior ainda é essa decisão vim de um órgão governamental que não consegue sequer aplicar uma prova como o ENEM, pois todos os anos há confusão com relação a vazamento de provas. Como a educação pode ser melhorada num país como este. É andar para trás literalmente, mas começo a ter certeza que o objetivo é realmente este, fazer com que cada vez mais tenhamos menos educação!
10/11/2011 09:11:20


106 Viviane Araujo Brito de Jesus - São Vicente
Acho isso um absurdo,minha filha tem 10anos e esta no 4 ano q é uma 3 série ela deveria esta no 5 ano q é uma 4 série vai terminar o ensino fundamental com 15 anos de idade,ñ entendi nada essa nova lei q inventaram existe crianças q estão com a idade certa do seu ano de escolaridade e outras ñ.
09/11/2011 17:47:07


107 Patricia Oliveira - Salvador
Na tentativa de buscar esclarecimentos sobre a nova lei que regulamenta a idade para o ensino fundamental, percebi que outros pais também sofrem com o mesmo problema,o que me deixa ainda mais triste.Será que termos filhos extremamente capacitados para acompanhar a série seguinte, por serem interessados e inteligentes, apesar da pouca idade, tornouse algo fora da lei? Pois uma nova lei diz que sua idade não é compatível com o que eles pensam ser o correto.Aí eu fico me perguntando se é correto frustar uma familia inteira e a punir por possuir um membro com tanta capacidade,só porque tem pouca idade?Que valores são esses que querem nos impor? Será que não somos dignos nem mesmo de uma avaliação para comprovar o quão inteligentes são nossos filhos?Porque sou obrigada a criar este bloqueio em minha filha, quando tenho que dizerlhe que ela não acompanhará sua turminha por ser a mais nova e escuto dela que ela pode acompanhar sim, pois ela lê melhor do que os outros, escreve tudo e recebe elogios e brindes por ser a mais comportada e estudiosa da turma.Escrevo estas poucas linhas com o coração em pedaços e com lágrimas nos olhos, pois vivemos num país com tanta violência,com pouca educação e com tantas outras injustiças que não conseguimos conter, então conter crianças que querem e precisam crescer como seres HUMANIZADOS é estar contribuindo para que o nosso país continue mutilado e sem perspectiva de construir um futuro brilhante. Só me resta pedir a ajuda de todos para transformarmos nossa realidade e investirmos mais no nosso futuro e que Deus nos proteja e guie em nossa caminhada tão cheia de contratempos e provações.
08/11/2011 10:43:35


108 Sheila Dantas - Santos /SP
Olá, moro em Santos/SP, meu filho tem 5 anos,fará 6 anos em julho de 2012. Ele ele já lê e escreve e cursou os jardim I e II. O que posso fazer para garantir a matrícula na 1ª série. Eu me sinto ilesada desta lei!!!! aguardo retorno.
07/11/2011 12:40:59


109 Viviane Cordella - Santos
Olá, moro em Santos/SP, meu filho tem 5 anos,fará 6 anos em julho de 2012. Ele ele já lê e escreve e cursou os jardim I e II. O que posso fazer para garantir a matrícula na 1ª série. Estou muito nervosa e aguardo retorno.
01/11/2011 21:51:15


110 lucelia Fernandes - belo horizonte
Estou indignada minha filha completa6 anos em maio,e não podera entrar no 1ºano ,como faço para recorrer,ela estuda desde 1 ano e meio .quero entrar na justiça
01/11/2011 17:51:44


111 gabrIella - rio de janeiro
eu ainda nao entendo o proguesso de passar de 8 anos a 9 anos e ainda continuo com raiva de fAZER 9 ANOS
31/10/2011 17:46:51


112 luana fernandes gonçalves - Barra Mansa
A minha mae estava taõ feliz com o nosso colegio eu e minha irma~estudamos no mesmo colegio agora a minha irma de 9 anos vai ter que mudar de colegio por causa desta mudança so compricou a vida da gente tanta coisa pra fazer vai mecher logo no estudo das crianças eu como adolescente estou indignada tenho 15anos ficar a minha tristeza
31/10/2011 14:11:39


113 Fernanda Vettori - Franco da Rocha
Gostaria de receber uma tabelinha 2012 sobre a idade correta para o Regime 1ºa 9º ano, qual a idade correta para cada ano letivo.Meu filho tem 7 anos e faz aniversário em 29/07/2012 8 anos está indo para o 2º ano está correto ??? aguardo retorno Obrigado.
30/10/2011 16:34:14


114 sheila lima - mossoro rn
acho injusto essa data ate 31 de março pra quem ja esta ngressando na escola, exemplo minha filha tem 05 anos, acompanha bem os estudos, completa seis anos no dia 02 de maio e nao poder frequentar o primeiro ano por causa de um mes e eum dia, esses trinta e dois dias no retirando a fase da pre escola naum,nao oncordo com essa data ate 31 de março principalmente pra quem ja esta ingressando e acompanha.. posso fazer a matricula para o primeiro ano???? por favor me guieee...
28/10/2011 01:17:40


115 giovane braz - rio de janeiro
Meu filho estuda dese 3 anos de idade completa 6 anos em agosto de 2012. gostaria que ele fosse para o 1º ano pois ele já tem condições de ser alfabetizado. o que fazer?
27/10/2011 17:46:09


116 jaqueline da cruz - Belford roxo, Rj
Bom, minha filha esduda a três ano com a mesma turma, ja sabe ler, e copiar do quadro, so que ela tem 4 ano ela nasceu dia 08/05/2007 e por causa da data de nascimento a escola não que aprovala, sendo que esse ano ela estar cursando o pré e ja cumpriu a media para passar para o antigo c.a e nao tem idade, to tentando explicar que ela nao vai acompanhar os coleguinhas da classe, como fico se pela lei ela so vai por estudar em 2014.minha filha e a melhor da classe como ela vai ficar 3 anos na mesma serie. me ajudem por favor
27/10/2011 10:30:02


117 Flineia Nascimento - Salvador
Assim como varias outras pessoas, tenho um filho que esta na escola desde 2008 quando ele tinha 1 ano e meio e hoje ele esta frequentando o grupo V inclusive ja esta lendo e escrevendo. Estou pretendendo tiralo da escola atual e matriculalo em outra escola. O problema eh que estou com dificuldade de matriculalo no 1o. ano antiga alfabetização por conta de sua data de aniversario 120812, quando ele completara 06 anos. O que devo fazer. Acredito que ele tenha direito de ser alfabetizado no proximo ano, visto que ele ja se encontra com desenvolvimento cognitivo e conhecimentos previos para que sua alfabetização ocorra!Preciso de orientação para garantir a ele seu direito, poir não pretendo deixalo na escola atual, a qual, eh a unica que eceitaria ele na idade em que estacinco anos ser alfabetizado.
26/10/2011 12:19:52


118 Aline Silva - Rio de Janeiro
Meu filho completou 4 anos dia 03/09, gostaria que ele continuasse na creche municipal que está matriculado, mas fui informada que devo fazer sua matricula na escola regular para o ano 2012. Estou preocupada,pois nossa preferência era mantêlo na creche. Gostaria de saber a idade limite para sair da creche municipal. Obrigada Aline
25/10/2011 18:08:11


119 Paulo Novoa - Itapevi
Preciso de uma orientação. Minha filho fará 06 anos em 11/09/12. Até o momento ele seguiu o fluxo normal de estudos e está no Grupo V. No nosso estado apenas esse ano foi determinado que a data de corte é 30/06. E então ele terá que ficar retida e frequentar novamente o Grupo V. O pior é que o cadastro acadêmico dela está errado,Não acho jutos que ele perca o ano sendo que ele sabe ler e escrever. O que faço?
24/10/2011 16:05:46


120 Valdete Macedo de Menezes Dantas - Juazeiro Bahia
A educação infantil é um momento lúdico de grande importância tanto para crianças quanto seus pais e família, percebese no grande número pais aflitos quando a idade e serie que o filho deve entrar, uma grande controvérsia, sugerenos que o critério principal que é o acolhimento dessa criança na e pela escola, estão ficando esquecidos. Onde a maioria das pessoas, buscam não atrasar a vida acadêmica do filho, sem maiores questionamentos, exemplo, o que seria considerado atraso nesse sentido. É importante e fundamental estar bem informados, mas não inverter ou subverter a ordem, devemos observar que a criança deve ser o foco, sem perder de vista o caráter educativo, que é dinâmico e contínuo. Entretanto, vale nos questionar: como ficará a educação infantil neste momento? Considerando como momento marcante e significativo de iniciação da criança no mundo sistematizado do conhecimento. Devemos considerar o despertar do prazer de ir, ficar e estar na escola, numa relação construida ano a após ano. Atenciosamente, Valdete Dantas.
24/10/2011 09:21:44


121 Patricia - Jundiaísp
minha filha faz 4 anos dia 07 de abril 2012, fui matriculala na escola publica e me ela ficara com as crianças de 3 anos pois a data corte foi alterada de junho para março e na escola particular ela ficara com a sala de 4 anos, qual é a melhor opção fiquei preocupada pois nao quero atrasala nem adiantar. No futuro as escolas particulares tb terao que mudar a data corte de junho para março, pois tenho outra filha que fara 4 anos em 25 de maio de 2015 o que acontecera ate la todas as escola vao se alterar ou as particulares poderao se manter como estao?
24/10/2011 00:20:33


122 jares - rio de janeiro
Preciso de uma orientação. meu filho fará 06 anos em 05/07/12. ele podera cursa o primeiro ano em 2012
19/10/2011 22:09:57


123 priscila aparecida de lucas guerreiro - londrina
olá gostaria de saber se ano que vem2012 minha filha vai entrar na escola ou vai continuar na creche pois ela faz 6 anos somente em novembro de 2012,ja perguntei lá na creche nem eles sabem me dizer.
19/10/2011 21:46:46


124 Marques - Itapeva
Creio que o governo sempre quer melhorar a Educação, mas não esta acontecendo.Primeiro esse maldito ECA que dá diretos aos alunos e é onde eles podem fazer oque querem porque sao amparados pelo maldito ECA.Precisa rever muitos itens desse ECA, para valorizar o PROFESSOR.Segundo, esse ensino de 9 anos esta deixando os alunos BURROS.Explico antes passavamos pontos,explicavamos,davamos atividades de fixação,tinha materia para estudar em casa, tinha avaliações onde a criança tinha de estudar para fazer as pro vas.ESTUDAVA E APRENDIA reforçando na casa.Hoje não s epode passar pontos,nao se pode exigirmuito como faziamos,nao ha oque fazer na casa, pra onde vão, rua,tv,video game,internet.E estudar nada.Que tipo de cidadãos estamos moldando.Vem o SARESP ficam medrosos porque tem de sentar um atras do outro,tem de escrever muito,mas estamos tirando a habilidade de escrita, ja que não se pode copiar nada da lousa.Enfim aluno vai pra escola porque se nao for perde a bolsa familia.O governo deveria ser mais rigoroso, aluno que não estuda, que nao tira nota, aluno que nao tenha uma média ótima devera perder a bolsa.ALUNO TEM DE COPIAR,DE ESTUDAR,DE FAZER TAREFAS,se não fizer perde a merda de bolsa vagabundo.Pois assim estamos criando vagabundos.Aluno tem de pro var que aprendeu,que tem caderno em dia,que estuda que tira boas notas e como merecimento recebe a bolsa de ajuda.E mais os pais tem de pegar nota fiscal d etudo que compra com o dinheiro do bolsa familia para provar que estao gastando com o aluno.Existe pais que compram Tv plasma, que é isso.Palhaçada na educação, e mais pra que ter professor na sala se nao pode ensinar como antes,alfabetizar na 1 serie, continuidade na 2.Aluno que nao sabe repete sim pra criar vergonha na cara e estudar é o minimo .EDUCAÇÃO DE NOVE ANOS PALHAÇADA...
16/10/2011 18:36:09


125 emanoele - aracaju
não gostei dos anivarsario dessas pessoas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
15/10/2011 14:40:42


126 rochele - porto alegre
gostaria de saber porque meu filho nao pode entrar na escola para fazer o primeiro ano se ele completa 6anos em junho de 2012 ele vez o jardim b e ja sabe escrever e ate ja ta começando a ler,vai entrar atrasado na escola para fazer o primeiro ano entao.a data de nascimento dele è 08/06/2006 gostaria de uma resposta
13/10/2011 21:02:37


127 gilmara - Rio de Janeiro
BOM EU QUERIA MESMO É TIRAR UMA DUVIDA, EU ESTOU NO 1 ANO E O MEU SONHO E ENTRAR NA MARINHA, MAS AINDA FALTA 2 ANOS PRA MIM TERMINAR O ENSINO MEDIO, SERA QUE EU POSSO FAZER APROVA E SE EU PASSAR TEM COMO EU ESTUDAR LÁ.
13/10/2011 16:07:42


128 Rayanne - Rio de Janeiro
Olá, gostaria de saber se a criança que faz 6 anos em 04 fevereiro do ano que vem2012, fazerá de novo o Jardim III ou não ela irá logo pro o 1° ano antigo CA. Sendo que ela já está totalmente alfabetizada. Não tem logica ela fazer uma coisa que ela já sabe.Aguardo resposta.
08/10/2011 18:57:24


129 Tamy - Curitiba
Esta data de corte 31 de março,irá vigorar realmente,pois em Curitiba está tudo confuso ainda, e não temos certeza de nada. Agradeço a atençao.
06/10/2011 22:24:02


130 Vanessa - jundiaíSP
Preciso de uma orientação. Minha filha fará 06 anos em 05/07/12. Até o momento ela seguiu o fluxo normal de estudos e está no Grupo V. No nosso estado apenas esse ano foi determinado que a data de corte é 30/06. E então ela terá que ficar retida e frequentar novamente o Grupo V. O pior é que o cadastro acadêmico dela está errado, até inventaram uma escola onde ela nunca estudou para poder atrasála e pôla no grupo IV, corrigindo o erro no sistema, mas não estou falando de sistemas, estou falando de vida e do pouco caso com essas pequenas vidas. O que faço?
05/10/2011 13:58:26


131 claudia pires - resende
Gostaria da saber se a criança que completa 6 anos em abril ou em maio de 2012 poderá cursar o 1º ano uma vez que o Pl 6755 que altera a LDB ainda não foi assinado. Já existe alguma lei que obrigue a não aceitação dessa matricula pois sabendo que caberia recurso uma vez que a LDB não foi alterada o CNE autorizou ao alunos em 2011 a frequentarem o 1º ano. Então, se naõ há nada assinado ainda podemos deixar os alunos de abril e de maio em 2012 também no 1º ano. Enfim está td confuso novamente no final do ano.
30/09/2011 14:34:49


132 valneide souza - feira de santana bahia
minha filha tem 5anos faz o gropo 05,ela completa 06anos em 09/04/2012,eu gostaria de saber se ela vai para o 1ano do ensino fundamentalalfabetizaçao.
24/09/2011 23:11:28


133 Renata - Rio de Janeiro
Pretendo inscrever meu filho no CAPColégio de Aplicação no Rio de Janeiro. Quando liguei para a escola tentando obter mais informações se já tinha sido abertas as vagas. Me informaram que sim, porém, informaram que meu filho não poderia concorrer a uma vaga para a 1º série do ensino fundamental, pois exige que meu filho tenha 6 anos ate 31 de Dezembro e ele só irá fazer dia 11 fevereiro 2011. Gostaria de saber se existe alguma lei que exija faixa etária para ingressar no ensino fundamental?!
21/09/2011 13:44:42


134 marcia pereira - sao paulo
Há algum recurso possível para conseguir matricula na escola pública para criança que, apesar de já estar no jardim III em escola particular, completará seis anos no dia dez de maio de 2012, depois da data corte de 31 de março de 2012? Desde já agradeço.
21/09/2011 08:56:20


135 amilton alves ribeiro - salvador ba
207 amilton alves bahia: tenho um neto de sete e gostaria de informção a respeito dessa lei do governo porque eu não achei nenhoma escola que ja fosse enquadrado a nova lei.
20/09/2011 18:06:32


136 raquel - rio
minha filha fez 05 anos no dia 27/08 e está fazendo o jardim3 vou mudar ela de escola e gostaria de saber qual o ano ela deve realmente cursar?
19/09/2011 16:50:35


137 silvana cardoso - são josé dos campos
Gostaria de saber se me filho que completara 6 anos em01/06/2012 vai para o segundo ano ou continua no infantil III no ano que vem. Ele já está semialfabetizado.
19/09/2011 14:13:12


138 andrea p.cerqueira - saude
Bom dia,meu filho fez 7 anos em 5 maio de 2009 fez alfabetizaçao em 2008 ele poderia ser matriculado na 1 serie em 2009,se a escola nao tivesse dento da lei ?.
18/09/2011 06:58:01


139 Luciana - São Paulo
Gostaria de saber se existe algum tipo de recurso que possa entrar na Secretaria de Ensino. Tenho um filho que completará 4 anos em 01/08/12. Ele está na escola desde 1 ano e foi matriculado esse ano 2011 no maternal 2 que na escola dele antecede a 1ª fase da pré escola. Acontece que quando matriculei ele no início desse ano a escola me disse que ele poderia acompanhar a turma dele mesmo tendo nascido após 30/06. Agora em setembro período de prématricula a escola veio me dizendo que devo novamente matriculálo no maternal 2. Isso é um prejuízo financeiro pois terei que pagar novamente 1 ano que já paguei e um prejuízo para criança que terá que ver seus amigos irem para outra sala e ela não e ficar com criancinhas bem menor que ela. Por isso gostaria de saber se existe algum recurso a que possa recorrer para que meu filho vá para pré escola no próximo ano. Por favor me dê uma resposta. Grata, Luciana
12/09/2011 23:40:30


140 Andrea santos - Bayeux
Meu filho esta no 1 ano do ensino fundamental com 5 anos vou muda lo de escola ele ja esta alfabetizado so q ele completa 6 em 11/05 ele devera ir para o segundo ano
10/09/2011 21:18:30


141 Ediléia - Natal
Olá, Que me desculpe quem inventou essa lei, mas é totalmente errada, vai atrasar muita criança que já sabe escrever e está aprendendo a ler, é um desestimulo as crianças que querem aprender algo novo, minha filha vai ser uma delas, que não vai gostar de ir a escola pra aprender a mesma coisa. O Brasil vai demorar pra sair de país de terceiro mundo por essas leis `erradas` que vive mudando, mudando, pq nunca dão certo. Quer dizer que as crianças que fizerem 6 anos dia 1/04 não vão poder frequentar o 1 ano, ridiculo... coitada da educação brasileira se continuar sendo comandada por essas pessoas...kkk...
08/09/2011 23:16:00


142 Renata Rivas Tonouti - São Paulo
Sou mãe de trigemeos que fazem 6 anos em 14/05/2013. Iniciaram as atividades escolares em 2009, ou seja, no inicio de 2013 já teram 4 anos de educação infantil. Li na deliberação 73/2008 que todos os ingressantes em 2009 seguiriam a regra de ingresso no ensino fundamental no ano em que fizessem 6 anos até 30/06, logo meus filhos estariam no primeiro ano em 2013, será que isto prevalece, sendo que já terão 4 anos de educação infantil.
04/09/2011 15:16:43


143 rosana da silva - curitiba
bom dia minha filha completa 5anos em novembro de 2011, ela continua no pre ou terei que matriculala no 1ano do ensino fundamental de 9anos. obrigada pela atençao.
31/08/2011 11:59:24


144 eliete - josé gonsalves de minas
olá minha faz 5 anos em junho de 2012,ela vai sempre esta atrazada no ensino fundamental.tenho como corrigir isso entes dela entrar no ensino fundamental?
31/08/2011 08:56:23


145 ISABEL - montes clarosmg
Gostaria de saber o que pode ser feito diante dessa lei de ingresso na 1º serie somente com 06 anos completos ate 31/03. Minha filha completa 06 anos dia 22/05/12, ela ja escreve e ja esta comecando a ler, nao acho justo ela repetir o 2º periodo. Me falaram sobre um processo administrativo que posso entrar na superitendencia de educacao para pedir uma avaliacao do caso. Existe realmente esse meio?
30/08/2011 15:57:13


146 fernanda - guarulhos
oi minha finha fez 5 anos 15/05/2011 ano q vem 2012 gostaria de saber se ela ja vai para o 1 ano?
29/08/2011 08:42:57


147 Ana Paula - São Paulo
Gostaria de saber se existe alguma forma de meu filho , que completou 5 anos em 25 de julho, e estuda em uma escola desde os 2 anos e meio,não precise refazer o nivel II, ou seja, que ele possa no proximo ano estar cursando o 1º ano. Estou muito preocupada pois ele já está quase lendo e como vou trabalhar com sua cabeça e explicar que ele terá que aprender as vogais e consoantes novamente? Será que quem inventou essas nova lei saber explicar para nós pais como lidar com essa situação?
24/08/2011 17:08:50


148 Silvia Melo - Belo Horizonte
Boa tarde, meu filho completará 6 anos em 03/04/2012, neste ano termina o 2º período e está todo animado a continuar com os colegas de turma, já está lendo tudo e é bastante maduro. Fui até a direção de algumas escolas particulares e me disseram que lei é lei, ele terá que repetir o 2º período. Gostaria de saber como funciona esta lei que antes era abril, passou para julho e agora é março. Até que ponto a lei é tão rigida que não se pede uma avaliação para ver se a criança é capaz? Estou muito preocupada porque meu filho é muito maduro e disse que não quer estudar tudo repetido novamente. O que eu posso fazer por ele? Aguardo um retorno. Obrigada.
21/08/2011 16:30:29


149 jOSI - Salvador
Gostaria de saber qual a idade limite para mudança de grupo na educação infantil. Uma criança que completa 4 anos em julho pode ser matriculada no grupo 3 em fevereiro?
13/08/2011 19:10:51


150 Tatiane Matias - PetrolinaPE
Gostaria de saber como posso garantir que minhas filhas curse em 2012 o 1ºano do fundamental, pois elas já estudam há três anos, já lê e escreve, porém só completará 6 anos em 08/o4 e aqui em Pernambuco é exigido que a criança só ingresse no 1º ano se completar os 6 anos até 31/03, que é um absurdo .Existe alguma forma de exigir que a escola a matricule no 1º ano, existe alguma outra lei, artigo... Obrigada pela atenção e aguardo uma resposta.
10/08/2011 20:04:10


151 Jaqueline - simonesia
Ola sou Jaqueline tenho 9 anos e fço 10 dia 1 de outubro queria saber em que serie deveria estar?poderia me ajudar para saber se eu estou atrasada
03/08/2011 21:55:56


152 raquel lima - sao jose dos campos
minha filha tem 4 anos,se ela entrar na pre escola agora,ela fara 2 anos de pre?
11/07/2011 23:51:56


153 Débora Carine - santa cruz do sul
minha filha completou 5 anos em 14/05/2011, está matriculada no pré numa escola particular, gostaria de saber se ela terá que repetir a pré escola no proximo ano, sendo que ela está praticamente alfabetizada, tem alguma maneira de reverter essa situação, pois ela não quer se separar da turma que está junto desde 2009... Obrigada pela ate~ção aguardo resposta
29/06/2011 16:21:29


154 geovana - sao paulo
desenho de todo perssonagem
27/06/2011 15:54:32


155 Ervania Meire - Macaé RJ
Boa noite, pelo que li minha reclamação é semelhante a de várias mães, minha filha estava cursando o 1º periodo em uma escola pública dd volta redonda, nos mudamos para Macaé e ela deverá voltar para o maternal 2, mas vi que se ela for matriculada numa escola particular ela continuará no 1º período, e se for matriculada numa escola pública, tera que voltar um ano, ou seja, terá que cursar materna 2, gostaria de saber que se eu matricula´la na escola particular no 1º período, tendo ela completao 4 anos em 14/4, mas para frente ela terá que voltar, até que série a craça te qu voltar?
06/06/2011 01:19:36


156 ELAINE DUARTE - GUANAMBIBA
Minha filha completa 4 anos em 14/05/2011, está cursando o jardim 1 em determinada escola particular, porem a escola não tem turno vespertino e ela não adaptou pela manhã. Estou tentando transferila pra outra escola, só que por conta da lei, só querem pegala no maternal. Porém em uma escola me falou que podem tentar conseguir uma autorização da Secreetaria Municipal de Educação, é possivel? Me respondam por favor.
10/05/2011 13:42:10


157 LIGIA ADRIANA - TIMOTEO MG
EStou indignada com esta nova lei, minha filha completou 5 anos, dia 11 de abril, por isto estar repetindo o 1periodo, ela não quer ir mais na escola, pergunta porque os coleguinhas não estar na sala dela,não sei mais o que falar para ela. e alem de tudo ela ficara muito atrazada, vai para o 1 ano com 7 anos, não comsigo entender esta nova lei, minha filha vai repeti o ano todo por causa de 11dias, fora desta nova lei.
24/04/2011 09:13:56


158 Elaine Silva C Mendes - Panorama
Achei esse nova lei um absurdo!!! pois muitas crianças ficarão quase um ano atrasadas. Minha filha é de 15/05, no ano que for completar 6 anos que deveria já entrar no 1ºano, terá que esperar o próximo ano, quando então fará 7 anos, no meu ver, 1 ano atrasada. Será que se a criança já é alfabetizada, e bem adiantada tem alguma maneira de conseguir com que ela faça o 1ºano no mesmo ano que vai completar 6anos? é possível que se faça uma avaliação com a criança? Obrigada.
14/04/2011 23:32:13


159 Thays Felicio Antunes - Salvador
Boa Tarde! Estou com uma grande dúvida! Meu filho tem 1 ano e 7 meses completa 2 anos em Julho de 2011.Todas as escolas particulares me informaram que ele deveria entrar no grupo 1, com crianças de 1 a 1 ano e 11 meses.Logo matriculeio no Grupo 1,porém tive uma grande surpresa logo no segundo dia de aula quando a professora me falou que meu filho estava na sala do Grupo 2 , e que na escola não tinha Grupo 1.Me disse que ano que vem,quando estaria com 2 e 7 meses , ele iria para o Grupo 3. Estou realmente confusa,pois pelo que as escolas me informaram , com a mudança de uma lei,alunos que não tem 2 anos completos deveriam ficar no Grupo 1. Quem está errada,eu ou a escola?
22/02/2011 14:50:47


160 alessndra - contagem
tenho uma filha que faz 4 anos dia 30 de abril de 2011,cursou ano passado o maternal 3 e me falarm que por causa da novlei teria que repetir o maternal. Ela começou o ano e ficou desestimulada pois tinha crianças indo de madeira pra escola e mau conversam direito. Sempre amou a escola e agora nao quer ir mais .Muito esperta , ja escreve o nome , reconhece o alfabeto e numeros. O que poso fazer para nao deixar esinjustiça acontecer? Me ajudem por favor pois iso fere o direito ds crianças fere moralmente. Deveria ter alguma pessoa da secretaria de educaçao qe avaliasse essas crianças e que nao cometessem essa artrocidade.Sera que se entrassemos om um mandado de segurança para assegurar os direitos da minha filha daria certo? Peço por favor que me respondam e me iluminem.Desde ja agradeço.Aguardo anciosamente o retorno.
19/02/2011 14:25:41


161 Maura -
Meu filho fez 3 anos em janeiro e esta matriculado no infantil III, depois infantil IV, infantil V, depois pré, só que tem criança na sala dele que faz 3 anos só em novembro deste ano, vejo muita difença entre um e outro, gostaria de um ajuda...
16/02/2011 17:19:12


162 LARISSA CAVALCANTI - PETROLINA PE
MINHA FILHA ENTROU NA ESCOLA NO MATERNAL II, NAQUELE ANO ELA COMPLETARIA 3 ANOS EM 06/09/2000. EM 2001 FEZ O 1° PERÍODO E COMPLETOU 4 ANOS EM 06/09/2001. MEU FILHO ENTROU NA ESCOLA NO MATERNAL I, E NAQUELE ANO COMPLETARIA 3 ANOS NO DIA 19/12/2010. EM 2011 ESTÁ CURSANDO O MATERNAL II, MAS COMPLETARÁ 4 ANOS EM 19/12/2011. ESTOU SEM ENTENDER. ELE NÃO TERIA QUE ESTÁ CURSANDO O 1° PERÍODO? AS PRÓXIMAS SÉRIES CONTINUAM SENDO 1° PERÍODO, 2° PERÍODO, 3° PERÍODOALFABETIZAÇÃO, 1ª SÉRIE2° ANO? SE FOR ASSIM, ELE SÓ FARÁ O TERCEIRO PERÍODO NO ANO DE COMPLETAR 7 ANOS? FICARÁ UM ANO ATRASADO. PRECISO DE ESCLARECIMENTO. OBRIGADA.
16/02/2011 16:59:15


163 Amnada - Cabo FrioR.J
Olá,boa tarde! Sou professora da Ed.Infantil n aminha cidade,e tenho um ex aluno que completa 3 anos em abril,porém apresenta um bom desenvolvimento motor e psíquico,acompanhando os demais alunos que completam 3 anos antes do dia 31 de março. A mãe desse aluno quer matriculálo na creche IV, eu como professora,observei durante todo o ano que o mesmo têm certos ``avanços`` mais significativos do que outros alunos mais velhos da mesma turma,e que foram para a creche IV. por favor,peço que me esclareça,a secretária da escola disse que poderá vim uma equipe pedagógica da secretaria de educação avaliar o aluno,e que se o mesmo for julgado apto,poderá ser matriculado na creche IV,no entanto,gostaria de saber se isso é possível,e também se o responsável e o professor devem assinar um termo de responsabilidade. Antenciosamente, Amanda.
14/02/2011 17:47:53


164 Tânia - São Paulo
Boa tarde, tenho um filho que completará 4 anos em 30/10/2011 e a escola matriculou ele no maternal, alegando que assim será com a nova lei, ele sabe todos os símbolos de bancos, carros, etc. Sabe também todas as letras do alfabeto, reclama que não teve aula, pois, não escreveu nada, pinta dentro dos limites em desenhos pequenos e por aí segue. Está falando que tem bebês com fraldas na sala dele. A professora, na 1º reunião , nos explicou que as crianças aprenderão no 2º semestre as letras dos nomes dos pais e dele me indignei com isso, eu não estimulo, mas, não quero desestimular. Ao questionar a procedência dessa tal lei, ninguém consegue me dar alguma explcação plausível, para considerarem as crianças atrasadas ou retardadas. Como posso conseguir uma autorização junto a Secretaria de Educação para que ele possa frequentar o Jardim I? Grata, Tânia.
14/02/2011 16:02:37


165 maria carolina santos da silva - santos
Boa tarde... tenho uma filha de 10 anos,ela vai completar 11 anos,dia 22/04/2011,e está na 4°série do 5°ano,gostaria de saber se esta serta a série que ela esta cursando,pois vive me dizendo que esta atrazada na escola,agora não sei se esta serta ou errada,gostaria que tirassem as minhas dúvidas. Obrigada...aguardo resposta.
14/02/2011 14:21:17


166 Lamartine de Aquino Araujo - osacosp
Meu filho tem 10 anos , e vai fazer 11 anos em 01/11/2011, quero sabe em que ano e série deve estar ?
13/02/2011 18:59:40


167 Eveline - São Paulo
É um absurdo, minha filha vai completar 3 anos agora em fevereiro, fora que o tamanho dela é abaixo da média tem criança de 1 ano que é maior que ela rsrsr, vi que na sala dela tinha criança que ia fazer 4 anos, ficou meio desproporcional, na minha opinião em uma sala de aula tem que ficar as crianças da mesma idade, indiferente do mês de aniversário.
08/02/2011 20:01:56


168 Gema Rocha - Belempara
Por favor ajudeme tirando uma grande dúvida. Minha filha tem 2 anos completando 3 dia 03 de abril, na escola em que estuda a diretora matriculou no Maternal, eu deixei mais não concordei pois entendo que a mesma deveria ser matriculada no Jardim I. Mais a diretora alegou que a mesma teria que completar 3 anos até 31 de março para cursar tal série. Não estou satisfeita por isso peço orientações de quem tem razão eu ou a direção da escola. Por favor respondeme pois eu não quero prejudicar minha pequena. Obrigada.
08/02/2011 17:04:24


169 Edilaine Glauciene de oliveira - maua
Oi meu nome é Edilaine tenho um filho que tem 6 anos e completara 7 em semtebro no ano de 2010 ele estava fazendo o primeiro ano e agora com essa lei nova fui enformada que ele não cursará o segundo ano que estava cursando o jardim 5 e 2011 cursará o primeiro ano mas acho estranho que uma criança com 8 anos estará atrasado na escola hoje vi uma reportagem que dizia que a lei mudou novamente liguei na escola e os mesmo me informou que a lei não esta vigorando na cidade de maua gostaria de saber como proceder já que ja começou as aulas e meu filho esta cursando o primeiro ano em vez do segundo estou estrimamente decepcionada com nosso insino.
07/02/2011 16:25:25


170 soraia ferreira - contagem
Minha filha completara 6 anos no dia 01/04/2011,e esta estudando pela 3º no ensino infantil,pediram para eu comparecer a uma escola no dia 17/02/2011 fui antes e me disseram que ja acabou as vagas.vou deixala nesta escola que esta mesmo teria algum problema?ela precisa começar com 6 anos mesmo?o ano que vem ela fara o 1º ano ou o pre? grata.
05/02/2011 09:29:30


171 miriam - betim
minha filha faz 05 anos em junho, ela esta na escollinha junto com os meninos que ainda vão fazer 04 esse ano. não acho justo ela ficar na mesma turma deles. eu acho que atrasa ela. gostaria de saber o que faço.
04/02/2011 11:33:25


172 fernanda martins - são gonçalo
Queria saber se a escola centro educacional palhacinho sapeca no bairro boa vista é autorizada pelo mec obrigada.
03/02/2011 16:22:24


173 Daniela Quintão - Belo Horizonte
Minha filha terá que repetir o 1º período do ensino básico, porque faz aniversário dia 08/05/2011. Ela é nascida no ano de 2005. A lei diz que a criança deve entrar no ensino fundamental com 6 anos. Mas minha filha entrará faltando 1 mês e 8 dias para fazer sete anos. Um atraso que considero absurdo para uma menina que já está praticamente alfabetizada.
02/02/2011 19:47:11


174 angela - barra de gaubiraba
Meu filho vai completar 6 anos em 29 de junho de 2011, e ele já fez o maternal, jardim I e jardim II, gostaria de saber se pode ir para o 1º ano ou tem que repetir o jardim II? Agradeço.
01/02/2011 19:19:24


175 net - são paulo
morava no morumbi ,meu filho saiu numa escola do estado la.Só que mudei p o jaguaré é não consigo transferencia a quem devo recorrer? Ele foi para o primeira serie do ensino fundamental
31/01/2011 22:40:29


176 Cristiane - Governador Valadares
Ola Tenho duas criancas morava nos USA e agora vim de mudancas para o Brazil e tenho uma pergunta para voces minha menina que tem 6 anos acabou o pre na escola la e iria comecar a 1 serie e o meu menino tem 9 anos iria comecar a 4 serie la ou seja qual o ano que eles devem estar fazendo aqui? eles completaram o ano letivo e iriam comecar o outro la qual o ano que eles devem estar aqui?
31/01/2011 13:13:07


177 LIGIA ADRIANA - TIMOTÈO
MINHA FILHA COMPLETARA 6ANOS DIA 11 DE ABRIL, ELA FEZ MATERNAL1, E PRIMEIRO PERIODO, AGORA ME FALARAM QUE ELA VAI TER QUE REPETIR O 1 PERIODO, NAÔ CONSIGO ENTENDER QUE DIFERENCIA TEM 10 DIAS, SENDO QUE ELA VAI PARA 1ANO COM QUASE 7 ANOS.
27/01/2011 09:02:06


178 Fabianne - São Paulo SP
Olá. Meu filho tem 1 ano e 6 meses e completará 2 anos dia 2 de julho de 2011. As escolas não aceitam sua matricula no maternal por 2 dias!! Dizem que aceitariam se ele fizesse aniversário até 30 de junho. Tenho uma sobrinha que mora comigo e é 10 dias mais nova que meu filho 22 de junho, brinca as mesmas brincadeiras, fala igualmente e foi matriculada no maternal da escolinha. Que lei é essa que vai fazer a diferença dessas crianças passar de 10 dias para 1 ano? Gostaria de auxílio se existe alguma tolerância de datas ou se entro na justiça e quais os riscos. Muito obrigada!
26/01/2011 12:02:54


179 mary - recife
Uma criança q fez 4 anos em dezembro de 2010, pode cursar o jardim II, e consequentemente quando for pro 1 ano com 5 anos?
20/01/2011 20:32:12


180 Monique de Souza Bender - Petrópolis
Estou totalmente revoutada com esta nova lei, tenho um filho com 7 anos e 10 meses que neste ano de 2011 estara cursando o 3ºano do E.F e uma filha que completa 3 anos em 21/05/2011 eu achava que entraria no jardin 1 e a escola quer colocala no maternal, sendo que tenho um sobrinho que completa 2anos dia 05/05/2011 e a escola disse que eles ficarão na mesma serie, não acho correto pois isto só prejudicaria a minha filha e a outras crianças que estariam na mesma serie,como devo proceder a este caso ? só não acho correto a minha filha estudar com crianças 1 ano praticamente mais nova que ela pois acho que ela so vai regredir e não progredir.me ajudem não sei o que fazer .
18/01/2011 14:26:05


181 dione - prudentopolis
gostaria de saber en jardin eu coloco minha filha,ela faz quatro em2011 jardim um dois ou no pre?
17/01/2011 19:11:09


182 Adriana Lima - Contagem
Tenho uma filha que irá fazer 6 anos em 19/06/2011, ela está no segundo período. Se ela continuar na mesma escola ela irá para o 1/9, se for trocar, ela terá que repetir o segundo período. Isto é correto? Ela já lê e escreve esta alfabetizada O que faço? repetir a mesma escola, ou trocalá?
17/01/2011 13:28:03


183 dayanne - vianaMA
meu filho completa 4 anos em 30/07/2011,e gostaria desaber se ele pode entrar no jardin ainda este ano de 2011
14/01/2011 11:18:59


184 Alberto - Brasilia DF
Primeiramente, explico que em Brasilia a maioria das escolas dividem a educação infantil em Maternal 1, Maternal 2, Jardim 1 e Jardim 2. Eu tenho um filho que completa 3 anos no dia 6 de abril de 2011. Em 2010 ele fez o Maternal 1, consequentemente, ele faria o Maternal 2 em 2011 e assim por diante, enrando na primeira série com 6 anos incompletos visto que ele faz aniversário em Abril. Eu pretendo mudálo de escola, porém a nova escola disse que só o matricularia no Maternal 1, devido à nova legislação, sendo assim ele iniciaria a primeira série com 7 anos incompletos, visto que ele repetiria o Maternal 1. Por outro lado, a escola antiga disse que, se eu o mantivesse lá, ele iria para o Maternal 2. Isso está correto? Se eu mudar de escola, necessariamente perco 1 ano? Qual o fundamento legal?
13/01/2011 00:28:08


185 vanusa - GoiâniaGO
Boa noite, o meu filho faz 5 anos dia 07 de abril 2011, só que ele já fez o jardim 1 ,em outra escola que eu matriculei tem infantil 1, 2 , e 3 eles estão querendo que ele faça o infantil 2, por causa da idade e da lei, que é ate o dia 31 de março.Em outras escolas que eu saiba não existe infantil 1, 2 e 3.Me explique qual a diferença de:maternal, jardim,1, 2, para o infantil 1, 2 e 3.
12/01/2011 20:00:11


186 FLAVIA CAROLINE BARBOSA - FAZENDA RIO GRANDE PARANÁ
MEU FILHO ELE IRA FAZER 4 ANOS DIA 02/06/2011 ELE JA PODE ENTRAR NA ESCOLA PUBLICA ESTE ANO???????
12/01/2011 13:39:28


187 monica itahim martins - niteroi
eu queria saber o serguinte:o meu filho faz 6 anos no dia 26 de abril e eu queria saber se eu posso matricular ele no 1ºano alfabetização? desde ja agradeço.
08/01/2011 12:05:57


188 Greice - Contagem
Boa tarde, o meu filho faz 4 anos dia 12 de abril 2011, so que ele ja fez o maternal 3 e os amiguinhos dele passou para o 1º período e a diretora falou que ele vai ter que repetir o maternal 3,por causa da idade. Pq escola nenhuma vai aceitar ele na idade de 5 anos para entrar na 1ª série. Gostaria de saber o que eu tenho que fazer pois meu filho vai ficar atrazado, não consigo imaginar ele ter que regredir ao invés de progredir.Me ajudem por favor...
04/01/2011 14:00:36


189 Mônica Pereira - belmontebahia
Monica Pereira Meu filho completará 6 anos no dia 22/02/11 e está cursando o 2º período de uma escola particular. neste caso ele terá que cursar que série no ano de 2011?
12/12/2010 20:53:11


190 eliane cunha - belo horizonte
meu caso é o mesmo de muitos pais indignados .minha filha faz 5 anos em 05/04/11 e a direçao da escola diz que ela vai ter que repetir o ano junto c/ as crianças de 4 anos sendo que ela ja fez o maternal e primeiroperíodo,gostaria de saber dessas mentes iluminadas do saber supremo que bagunçaram a vida de varias familias ,quem vai pagar o prejuizo psicologico e a desesimulaçao da criança de ver seus coleguinhas indo pra turma de 5 anos e ela ter que permanecer na turma de 4 e tambem o financeiro .gostaria de saber de algum pai q.ja tenha entrado na justiça contra essa resoluçao.
10/12/2010 15:52:15


191 Marizete dos Santos - Gov.MangabeiraBA
Meu filho completará 6 anos no dia 10/03/11 e está cursando o 2º período de uma escola particular. neste caso ele terá que cursar que série no ano de 2011?
28/11/2010 17:15:26


192 Valéria - São Paulo
Minha filha faz 7 anos no dia 12 de maio de 2011. Já está alfabetizada. Gostaria de saber se posso matriculála no 2º ano de Ensino Fundamental.
24/11/2010 16:15:41


193 Rejane Castro - São Paulo
Minha filha nasceu prematura, hoje está com 6 anos e cinco meses, está cursando o Jardim III numa escola particular, mas ela não tem condições de acompanhar as crianças da idade dela, foi feito uma avaliação pedagógica e me disseram que devo esquecer a idade cronológica dela, pois ela não tem maturidade suficiente. A idade mental dela é de 5 anos. Tenho medo de matricular ela na 1ª serie do ensino fundamental e ela não conseguir acompanhar as outras crianças e ficar desmotivada com os estudos. O que devo fazer? É possível entrar com uma liminar para que ela possa continuar estudando, respeitando a idade mental e não a cronológica? Agradeço a atenção. Rejane Castro
22/11/2010 23:59:51


194 odenise toledo - campos dos goytacazes
Meu filho completa 6 anos dia 28 de abril de 2011 pela a lei da secretaria de educação ele terá de cursar o jardim III,sendo que fui a uma determinada escola que disse conseguir matriculálo no primeiro ano do ensino fundamental. como devo fazer neste caso.
22/11/2010 01:24:52


195 Rosimeire - Carmo do Cajuru
Tambèm estou procurando entender porque é que se cria uma lei injusta como essa para as crianças que a família preocupou em colocála na escola desde os dois anos de idade.Em 2012, minha filha completará 6 anos em 27 de abril e terá 3 anos de escolaridade comprovada.Que lei me garante o direito de ´matriculála no ensino fundamental?Que explicação poderei obter caso tenha que repetir o 2° período?Caberá busca de recurso judicial ? Por favor preciso de respostas.
19/11/2010 22:57:19


196 ERLAINE LILEANE - Orizânia MG
Meu filho completou 5 anos em 110410, e por esse motivo está novamente na turminha de 4 anos. A diretora informoume q/ ele ñ poderia avançar mesmo tendo habilidades pq ñ o aceitariam em 2011 no 1ªano devido sua data de aniversário ser em abril. Gostaria de saber se isto é legal ou cometeram um erro, meu filho se sente desestimulado e frustrado, precisei de ajuda psicológica p/ entender o pq.
19/11/2010 00:07:31


197 Danielle Aguiar - Niterói
O meu filho faz na data de 19/06/2011 5 anos. Qual é a série que ele terá que ser matriculado ano que vem 2011? jardim II ou Jardim III.
09/11/2010 15:40:12


198 monica dos Santos Medeiros - Riversul
Minha filha vai completar 5 anos em 21/4/11, e quero q ela frenquente a etapa 2 da pré escola, pois ela já não pode faze o ano passado. Gostaria de saber se eu posso fazer isto? Ou tbm posso processar o estado por este prejuizo moral pra minha filha, pois tem aoutras crianças q nem frequentavam o pré e já vão entrar na frente dela, isto é justo. Espero Resposta. Obrigada.
08/11/2010 14:45:22


199 Maria Patrícia Pinto. - VarginhaMG
Meu filho frequenta a escola desde 1 ano e meio. Com 2 ano e nove meses ele foi matrículado no maternal 1,em 2009. Em 2010 já com 3 anos e 9 mese ele foi para o 1º período de uma escola particular. Minha dúvida é: agora com 4 anos e 9 meses vou poder matrículalo no 2ºperíodo em 2011 ou ele vai ter que repetir? Já que completará 5 anos só em 19 de maio. Pois quando chegar no 1ºano não estara com 6 anos completos??? Li UM ARTIGO QUE DIZ: As crianças de 5 anos de idade,independente do mes do seu aniversário,que no seu percurso educacional estiverem matrículados e frequentaram por mais de 2 anos a Pré Escola poderão, em caráter excepcional,no ano de 2010,prosseguir no seu percurso para o ensino fundamental. Me ajudem a esclarecer esta dúvida que esta me tirando o sono,pois a papelada da rematrícula chegou e eu preciso saber qual a decisão tomar. Aguardo retorno. Obrigada.
01/11/2010 00:05:17


200 Aline Campos - Varginha
Minha filha está cursando o jardimII e fará 5 anos em 07/04/11 ela poderá cursar o Jardim III?Se não posso processar o estado pelo prejuizo da minha filha ter que retornar 1 ano com os mesmo ensinamentos e o prejuizo material cerca de R$ 11.000,00,e Minha filha faz periodo integral como vai ficar a cabeça dela?
29/10/2010 11:35:47


201 Idalina Mendonça - Belo Horizonte
Gostaria de saber se minha sobrinha que completa 5 anos em maio de 2011, pode ser matriculada no jardim II.Ela esta terminando o jardim I.
27/10/2010 18:55:49


202 ABILENI SANDES DA SILVA - SÃO PAULO
GOSTARIA DE SABER COMO FICA A SITUAÇÃO DE MEU FILHO, ELE TEM 6 ANOS,COMPLETA 7 EM 11/05/2011 ESTÁ CURSANDO O 1º ANO EM ESCOLA PARTICULAR, SERÁ QUE CONSIGO MATRICULÁ LO NO 2° ANO DO ENSINO DE 9 ANOS NA REDE PUBLICA?
26/10/2010 15:55:52


203 maria - são paulo
meu filho faz 7 anos em julho de 2011. Onde devo matriculálo? O que diz a legislação?
26/10/2010 12:57:09


204 eliete simoes - ibirarema
meu filho fara 4 anos dia 05/04/11..fiz a matricula dele na fase 1 pois se fosse nesse ano de 2010,teria feito o maternal mas dizem q ele nao podera frequentar a mesma turma e ficara 1 ano atrasado isso é vdd????/ esclareça por favor
25/10/2010 12:28:05


205 micheli - rio claro sp
gostaria de saber se existe alguma forma de poder matricular minha filha que vai completar 6 anos em abril de 2011 no ensino fundamental, ela esta na escola municipal desde os 2 anos e agora estão me dizendo que ela não entra nos casos especiais porque so tem um ano de pré escola, e que ela tem 2 anos de creche! mas como uma criança vai ter 2 anos de pré escola com 5 anos? será se contratar um advogado consigo resolver o meu caso? obrigada
21/10/2010 19:03:12


206 elaine - Campinas
Urgente!! Meu filho vai completar 7 anos no dia 16/07/11 Já esta na escola desde 2 anos. Qual ano ele será matriculado para 2011 já esta fazendo o antigo pre esse ano 2010. Estou desesperada em relação a isso
20/10/2010 10:42:56


207 Evelin - São Paulo
Palhaçada do governo. Eles querem mostrar que todas as crianças de 6 anos já estão matriculadas, que diminuiu o índice de crianças fora da escola, Limitaram essas datas, pois não haverá vaga para o restante das crianças que completam 6 anos no 2º semestre, não vejo diferença de quem nasceu em 30 de junho permitido e uma criança que nasceu em 1 de julho.Será que por esse 1 dia a criança é imatura? Minha filha completou 5 anos em julho, sabe escrever já com letra cursiva, vai se formar esse ano e se reprovar vai atrapalhar a turma anterior, pois está mais avançada que outros alunos da mesma sala que tem 1 ,2 ou três meses mais velhos que ela. A escola não à reprovou, disse que ela vai acompanhar muito bem a 1ª série, mas está difícil achar escola para ela. O que encontro fica fora do meu orçamento.
15/10/2010 00:34:18


208 Elaine Jurado Fabre - Franca
Minha filha fará 4 anos em abril 2011 na emei já me falaram que ela ficará em casa, só poderá ir p/ o pré em 2012 qdo fará 5 anos então essa lei está equivocada por que 2013 fará 6 anos e estará cursando o nivel 2 do pré, confesso que estou MUITO CONFUSA?????? Fazer esclarecer, grata.
08/10/2010 20:13:50


209 VALQUIRIA - p caldas
a respeito do assunto, soube que no estado de sâo paulo, crianças que estão cursando a ed infantil há dois anos e completam 6 anos até 30 de junho vão ser matreiculadas no primeiro ano. Por que a diferença?
04/10/2010 08:49:14


210 yrina cristian monti - são paulo
Bem eu tenho dois filhos uma menina de 9 anos e um menino de 4 anos,estarei me mudando para Craguá no fim do ano e gostaria de colocar meus filhos em preiodo integral nesta escola ,como devo prosseder,qual o valor da mensalidade para os dois em periodo integral.aguado com urgencia sua respeosta um abraço atenciosamente Yrina
27/09/2010 20:05:51


211 Luzia aparecida da silva eufrazino - ribeirão preto
Ola minha filha faz 4 anos em abril de 2011,queria saber se posso colocar ela na escola só em 2012,ela fica em casa comigo,queria saber se colocala em 2012 ela vai fazer o pré 1 ou 2.
16/09/2010 07:38:12


212 Andrea Luiza - CuritibaParaná
Bom dia, meu filho fará 06 anos em julho de 2011. Gostaria de saber se ele ja vai entrar no 1 ano do ensino fundamental. Se puder responder agradeço. Obrigada.
14/09/2010 09:51:37


213 Claudia Regina de Andrade - Guarulhos
olá, estou desesperadaaaaa. fui chamada na escola de minha filha, ela faz o préII, e fez aniversário em 25 de Julho, a professora me disse que ela não poderá ser matriculada em 2012 na 1° Série, ela já está chorando ,pois disse que os amiguinhos vão passar de ano e ela vai repetir, oque fazer???alguem me ajude por favor.
03/09/2010 19:37:40


214 Sandra Carmelia Polak - curitiba
Gostaria de Saber o que devo fazer a minha filha entrou este ano no pré II e irá completar 5 anos em dezembro minha filha esta acompanhando bem a turma está bem adiantada até lendo está, mas pelo que eu soube da Lei tem que ter 6 anos completo. Se a minha filha repetir o pré II irá prejudicar pois ela sabe mais que os amiguinhos que já completaram 5 e ficará desmotivada com a repetição trazendo prejuízo o que devo fazer a quem devo recorrer. sabe informar se neste caso após avaliação na escola ela estando e sendo capaz poderá ir para o 1 ano?
31/08/2010 21:55:43


215 Ellen - São Paulo
Minha sobrinha e afilhada fará 6 anos dia 14 de abril de 2011, existe alguma lei que permita que ela faça o primeiro ano ao invéz do terceiro ano na educação Infantil do Ensino Público?
23/08/2010 17:02:48


216 Patricia - Santo André
Bom dia, Minha filha irá completar 6 anos no dia 05/08/2011, no entanto já frequenta a escola desde que tinha 1 1/2 de idade. Atualmente está no Jardim II de uma escola particular em SBC, gostaria de saber se no ano de 2011 poderei matriculála no 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Obrigado,
23/08/2010 09:40:33


217 Cris Muniz - Juatuba
Meu filho é mais um entre os tantos que ficarão retidos pois faz aniversário em 20/06. Pra piorar ele está em seu primeiro ano de alfabetização. Apesar disso ele já lê e escreve muito bem e tem tbm um ótimo desenvolvimento matemático. De que forma eu conseguiria matriculálo no ensino fundamental em 2011??? Estou desesperada!!!
04/08/2010 21:41:19


218 Eliane - SBCampo
Minha filha faz 6 anos em abril de 2011, existe alguma lei que permita que ela faça o primeiro ano de 09 anos , ao invéz do terceiro ano na educação Infantil do Ensino Público? Aguardo resposta, muito obrigada!
04/08/2010 11:18:09


219 Dalva - Curitiba
Meu filho faz 4 anos dia 17 de Novembro desse ano de 2010, ele entrou ano passado no Mat.I na creche da prefeitura, devido a informação que obtive é q não tinha vaga no Mat.II então pularam esta fase e colocaram ele no Mat. III este ano, a diretora me informou qu ano que vem ele vai fazer o pré q agora mudou é Jardim certo? Acho q meu filho não esta desenvolvido para frequentar o pré ou seja Jardim, por Lei o certo não é ele repetir este ano no Mat.III já que o correto é quando completar 5 anos em Novembro de 2011 daí fazer o pré e quando completar 6 anos fazer a 1º. Aguardo retorno urgente.
20/07/2010 22:53:36


220 leonice - blumenau
Meu filho vai completar 6 anos dia 28.04.2011 ele poderá ir para a primeira série?ele ja esta no jardim tres.
13/07/2010 17:53:10


221 Débora Costa - São Jose dos campos SP
Olá , minha filha está com 6 anos fez em 30 de maio/2010 no Infatil III , o ano que vem 2011 , terá de ir para o primeiro ano do ensino fundamental ou para o 2o ano já que completará 07 em maio/2011? Por favor me orientem...há muita confusão nesta questõ... grata, Débora
24/06/2010 08:31:24


222 Josi - varginha mg
Olá, meu filho tem cinco anos e está no Jardim III ano que vem 2011completará 6 anos em abril.Nâo concordo com essa nova lei de 30 de março.Ele tem condições de fazer no próximo ano letivo o 1º Ano, ele já está bem desenvolvido e é capaz alguém sabe me dizer se há alguma maneira que ele possa dar continuidade a sua trajetória escolar. Obrigada.
21/06/2010 17:31:13


223 daniele - guarulhos
Olá meu filho nasceu em novembro de 2006 e em 2009 colocamos ele na escolinha mas pensamos que ele iria para o maternal em 2009 e 2010 estaria no pre 1 mas não foi que aconteceu ele entrou no mini maternal e hoje ele esta no maternal achamos que ele esta atrasado..por favor me orintemobrigado daniele
07/06/2010 11:33:49


224 DIUELEN LEITE MALOSSO - PIRACICABA
OLA, TENHO UM FILHO QUE COMPLETARÁ 6 ANOS NO DIA 19/06/2010, ELE JA ESTÁ ALFABETIZADO QUERO SABER, ELE PODERÁ NO ANO QUE VEM ENTRAR PARA O 2° ANO, JA QUE NESSE ANO ELE APRESENTA DESMOTIVAÇÃO NA ESCOLA E FALTA DE INTERESSE, EU COMO MÃE E ESTUDANTE DE PEDAGOGIA ACHO ESSE QUADRO DELE UM POUCO DIFÍCIL, E GOSTARIA QUE ELE FOSSE ADIANTADO, JA QUE AINDA POR SUA IDADE ESTÁ NO JARDIM 2. SE HOJE ELE JA APRESENTA DESMOTIVAÇÃO E FALTA DE INTERESSE, NO ANO QUE VEM QUE SERIA O 1° ANO,UM ANO DE ALFABETIZAÇÃO COMO SERÁ?
01/06/2010 15:27:10


225 Claudia Santos - taubate
Tenho uma filha de 6 anos e 9 meses que sabe ler e escrever , irá completar 7 anos no dia 31/07/2010 tendo já passado pelo processo de alfabetização gostaria de saber se ela poderia passar para a 1ª série do 2º ano ao invés do ensino fundamental básico, qual a orientação que vcs poderiam me passar , fico no aguardo.
27/04/2010 15:09:19


226 Ana - Resende
Olá, tenho uma aluno que completou 5 anos no dia 5 de abril, e ela apresenta plenas condições de fazer no próximo ano letivo o 1º Ano escolar,alguém sabe me dizer se há alguma maneira de amparar essa aluna para que ela possa dar continuidade a sua trajetória escolar. Obrigada.
09/04/2010 15:05:25


227 Emanuelle - salvador
Realmente, ainda é muito confuso,para nós pais e até mesmo para os professores, creio,a questão do ensino fundamental de 9 anos.gostaria de saber:essas dúvidas deixadas por pais serão respondidacom exclusividade a eles ou poderei encontrar essas respostas no portal da educação?Pois não acho viável repetílas.outra dúvida,a escola que meu filho estuda é da rede privada, ele está na 8ª série,agora 9ªano.Gostaria de saber se a grade curricular dessas escolas segue um padrão do mec,igual a rede pública,ou elas teem autonomia para elaborar um grade diferenciada? Durante a semana meu filho, tem aulas vagas, isso é correto?Quando fui questionar me disseram que seguiam as exigências do mec pois um aluno nesse período precisa de um tempo livre para não ficarem sobrecarregados por conta da série ser exigente. e ai os alunos ficam dentro da sala sem fazer ¨nada¨, ou segundo a escola adiantando uma atividade, coisa que sabemos que pouco acontece,e pronto. Gostria muito que vocês me respondessem.Aguardo resposta
09/04/2010 08:54:33


228 andreia - Tupanciretã
Olá! Trabalho na Educação e gostaria de saber se uma aluna que completará 7 anos em junho2010, porém está alfabetizada segundo a professora há possibilidade de passála automaticamente para o segundo ano, mediante uma avaliação? Isso tem amparo legal? Quals leis. A aluna nunca fez nenhum pré.Obrigada
17/03/2010 11:14:12


229 Carla Pedroso - Porto Alegre/ RS
Gostaria de saber se já se sabe as consequências da entrada dessas crianças de 6 anos na escola de como foi.
07/03/2010 21:31:43


230 patricia - fortaleza
minha filha tem 2anos e fara 3 no dia 09/07,ela esta no maternal 1,queria saber se era pra ela fazer o maternal 1 ou o matrenal 2? ela ja ate sabe escrever as vogais
27/02/2010 14:03:17


231 luciana marques couto - petropolis
minha filha completa 6anos dia 16 de junho neste ano de 2010.ela pode cursar o primeiro ano do ensino fundamental ainda este ano?
23/02/2010 23:58:35


232 genivalda - são paulo
gostaria de saber se existe alguma lei com que os responsaveis pela criança não aceite matricular o filho direto para a segunda serie ja que ele não fez a primeira
17/02/2010 19:12:57


233 Anna - Alagoinhas
Meu filho tem 4 anos fará 5 em08/07,já frequenta a escola há 3 anos, hoje está no jardim 2, acompanha com exito a turma, estuda em uma escola particular segundo o que tenho lido e escutado a lei dos nove anos só está se preocupando com os alunosde 6 anos completos e que nunca foram a escola, pois sendo de escola pública ou particular os alunos com idades incompletas serão prejudicados, será que as famílias deverão programar a data de nascimento dos seus filhos, aguardo uma resposta ´pois não aceito que meu filho tenha que ficar estacionado correndo o risco de regredir por causa de projetos impensados, e o meu investimento como fica? trabalho duro para oferecer educação de qualidade para elee agora?
16/02/2010 12:59:29


234 marcus - Mato Verde MG
gostaria de saber como fazer pois eu gostaria de passar a minha filha para a escola estadual mas a diretora da esola municipal nao quer da a transferencia.
15/02/2010 19:46:29


235 jaqueline - araçatuba
Olá sou mae de uma criança q completa 6 anos apenas em abril de 2010. Ela estuda em colegio particular, e a direção já me comunicou q o ano que vem ela nao podera fazer a 1 serie e sim voltar para o pre II ,no qual vai fazer este ano, nao sei qual atitude tomar,para ela nao perder 1 anos alguem pode me orientar???
09/02/2010 19:24:17


236 D.O - Vila VELHA ES
Minha filha tem 3anos ,completa 4anos dia 17 de abril,fiz sua matricula numa escola particular e fui orientada que ela tem q estudar no maternal, está certo?.Porque várias escolas da região ,fiquei sabendo +tarde que aceitariam a no nível1.ELA ESTÁ NA SERIE CERTA?OU FICARA ATRASADA? ESTA É MINHA GRANDE PREOCUPAÇÃO.
09/02/2010 14:59:19


237 Mirelle - Nova Veneza Go
por favor, existe alguma lei ou resolução jurídica que ampare uma criança que vai completar 5 anos em abril de continuar o jardim 2 e nãi repetir o jardim 1? por favor me ajude, estou desesperada de pensar que meu filho terá que repetir o jardim 1.
08/02/2010 22:35:09


238 DARCYVETE - Pojuca
Minha filha já fez o pré 1 em uma escola particular se saiu muito bem .Como ela completará 5 anos só em abril de 2010 eles querem que ela faça o pré 1 novamente, ficando a menina impedida de ir para o pré II. Uma vez que ela acompanha todas as crianças sem nenhuma dificuldade, ela ficara desmotivada se tiver que cursar o pré I novamente. O que eu devo fazer para que ela possa fazer o pré II sabendo continuara na mesma escola? Sabendo que o ingresso se dará tardio no ensino fundamental , pois a criança cursará o 1º ano com 7 anos de idade, fugindo da proposta do governo.
08/02/2010 20:58:36


239 jesean Alves dos Santos - currais novos rn
minha filha faz 5 anos em 20 de junho deste ano e a escola não quer matriculala no nível 5 e sim no 4. está de acordo realmente com a lei, essa decisão da escola? ou não? se a lei me ampara e permite q eu coloque minha filha no nível 5, me diga por favor e me mande se possível a parte da lei que trata sobre isso para que eu possa me basear e usar como argumento. por favor se possível me responda logo pois já começaram as aulas. me ajude por favor!
08/02/2010 11:27:16


240 Valdinéa - Eunápolis
Boa noite mães aflitas, também sou uma kkk O ensino fundamental de 9 e 8 anos, existirão ao mesmo tempo, portanto que já estava matriculado no ensino de 8 anos, vai continuar como antes até concluir os estudos, isto é 1ª, 2ª, 3ª etc, já as crianças com seis anos e matriculadas em 2010, é que terão direito ao ensino de 9 anos, estas e somente estas é que farão 1º ano, 2ºano, 3ºano etc. As demais permanecem como estavam. Exemplo: a criança que fez em 2009, primeira série, fará agora em 2010 segunda série. Será extinta em 2010 a primeira série, assim sucessivamente até terminar todo ensino fundamental de 8 anos. A escola, então vai possuir crianças fazendo segunda série do ensino de 8 anos e crianças cursando primeiro ano do ensino de 9 anos. Lembrando que um novo parecer do Conselho Nacional de Educação vai tirar as dúvidas quanto a criança de 5 anos, somente durante este ano de implantação oficial do ensino de 9 anos, e diz o seguinte: 2º As crianças de 5 cinco anos de idade, independentemente do mês do seu aniversário, que no seu percurso educacional estiveram matriculadas e frequentaram por mais de 2 dois anos a PréEscola, poderão, em caráter excepcional, no ano de 2010, prosseguir no seu percurso para o Ensino Fundamental. Art. 5º Esta Resolução entrará em vigor na data Espero ter ajudado. 0bs: Saliento que assim deveria ser feito, embora muitas escolas estejam agindo de forma equivocada.
05/02/2010 23:16:18


241 Tais Dias -
Minha filha já fez o pré 1 em uma escola municipal esta indo muito bem.Como ela completará 5 anos sóem abril de 2010 eles querem que ela faça o pré 1 novamente, ficando a menina impedida de ir para o pré II. Uma vez que ela acompanha todas as crianças sem nenhuma dificuldade, ela ficara desmotivada se tiver que cursar o pré I novamente. O que eu devo fazer para que ela possa fazer o pré II sabendo que ela continuara na mesma escola? Nao há uma lei que quando acontece esse problema da idade no caso completara 5 anos em abril e nao junho se a criança ja for da escola ela nao tem o direito de prosseguir?
04/02/2010 17:55:17


242 Márcio Rogério Rocha da Silva - Três Marias MG
Minha filha ja fez o primeiro periodo em 2009 em uma escola municipal e está indo muito bem. Ela completará 5 anos em abril de 2010 eles querem que ela repita novamente por causa da data base. Será que ela é obrigada a repetir se ela ja está ingressada na educação infantil. Não deveria ser pra quem está sendo ingressado agora? O que devo fazer para que isso não aconteça pra que ela repita novamente? Gostaria que fosse mais informada sobre essa lei que sai em 2010. Desde ja agradeço.
04/02/2010 14:03:47


243 adriana mendes dda silva - mogi das cruzes
minha filha faz 8 anos no dia 19 de junho, que série ela deve estar cursando segundo o ensino de 9 anos.
29/01/2010 23:45:45


244 Camila - Piracicaba
Estou aos prantos... Esta nova lei só veio a nós prejudicar, não há vagas para o 1º Ano porque não há escolas, O Pré que era feito nas creches ou escolas particulares, já não é feito mais dentro destas, as escolas foram articuladas para 8 anos de estudos não capacitando assim 9, porque mexer nisso, há tanto para melhorar e só pioram, è, eu consegui vaga para meu filho, mais ele não vai frequêntar tal escola porque é muito longe da minha casa, sabendo se que na região existem 3 escolas que pela lei antiga ele iria numa boa, infelizmente é assim que vivemos, cada dia pior... Camila Piracicaba sp
29/01/2010 10:21:44


245 Ilana - Salvador
Minha filha cursou o grupo 2 em 2009,ingressou na escola no segundo semestre julho de 2009 após completar 2 anos em junho . Hoje ela esta com 2 anos e 7 meses e vai completar 3 anos em junho de 2010. Ja fiz a matricula dela no grupo 3,mas estou confusa com esta lei do MEC, pois nao sei se ela será retida a diante, pois completará 6 anos em junho de 2013, sendo assim, iniciara com 5 anos e 8 meses o ensino fundamental1 serie, não estando com os 6 anos completos como diz a nova lei. Tenho várias dúvidas, pois ainda nao existe uma data única para todos os estados, existem alguns estados que a crianca pode completar 6 anos ate 30 de junho ,outros ate março e etc.... como fica esta situacao? Em 16.01.2010 saiu uma informacao de que as criancas de 5 anos poderão ser aceitas no ensino fundamental excepcionalmente neste ano de 2010 , mas de 2011 em diante os alunos terão que ter completado 6 anos ate 31 de março.Como ficam as criancas que já estão na escola desde 2009 , já passaram para o grupo 3 e só completarão 3 anos em junho de 2010 ? Ela vai ter que repetir ?
29/01/2010 00:07:50


246 Marcos Antonio - Ferraz de Vasconcelos
Minha filha já fez o pré 1 em uma escola municipal esta indo muito bem.Como ela completará 5 anos só em abril de 2010 eles querem que ela faça o pré 1 novamente, ficando a menina impedida de ir para o pré II. Uma vez que ela acompanha todas as crianças sem nenhuma dificuldade, ela ficara desmotivada se tiver que cursar o pré I novamente. O que eu devo fazer para que ela possa fazer o pré II sabendo que ela continuara na mesma escola? Nao há uma lei que quando acontece esse problema da idade no caso completara 5 anos em abril e nao junho se a criança ja for da escola ela nao tem o direito de prosseguir?
28/01/2010 20:58:41


247 Ana Santos - São Sebastião da Boa Vista Marajó
Gostaria de saber se uma criança que já possui três anos de experiência na préescola e ja apresenta bons rendimentos de leitura e escrita mas que vai fazer seis anos apenas em maio e não em março como mes que inicia o ano letivo, já pode ir para o 1º ano do Ens. Fund de Nove Anos. Caso sim mandemme o amparo legal. Tô precisando urgente. Obrigadão!
25/01/2010 17:54:43


248 Aline Raquel - Delmiro Gouveia AL
Olá meu filho nasceu em 22/10/2005 e o ano passado ele cursou o jardim II numa escola particular pois estava um pouco a frente dos alunos do maternal. Esse ano fui matriculalo e fui informada q esse ano ele pode ir para o jardim II porém ano q vem ele não irá para o primeiro ano pois não tem idade completa. As escolas particulares são obrigadas a cumprir tbm essa lei, pois assim os alunos irão regredir. Sabemos q o ensino de uma escola pública infelizmente é diferente de uma particular pois o nosso governo não ajuda pra que se tenha essa igualdade que ele tanto fala na lei.
18/01/2010 18:44:49


249 sueleny - anápolis
Meu filho irá completar 5 anos em 04/07/10, posso matricular ele no jardim II,tem alguma lei que me ampara, por favor me respondam, desde já agradeço..................
18/01/2010 01:55:04


250 jeane - S.J. do Rio Preto
Minha filha esta cursando o jardim 1 em uma escola particular esta indo muito bem.Como ela completará 5 anos só em setembro de 2010 eles querem que ela faça o jardim 1 novamente, ficando a menina impedida de ir para o jardim II. Uma vez que ela acompanha todas as crianças sem nenhuma dificuldade, ela ficara desmotivada se tiver que cursar o jardim I novamente. O que eu devo fazer para que ela possa fazer o jardim II sabendo que ela continuara na mesma escola? Nao há uma lei que quando acontece esse problema da idade no caso completara 5 anos em setembro e nao junho se a criança ja for da escola ela nao tem o direito de prosseguir?
17/01/2010 22:47:44


251 Joao - FlorianoPI
Meu filho completará 4 anos completos em 11 de julho de 2010. Ele fez o maternal no ano de 2009. Só que agora, a mesma escola, não quer passar ele para o jardim I, alegando que a idade dele não condiz com a lei, assim, no meu ver, ele ficará atrassado um simestre. A escola diz que a lei é bem clara quanto a idade, pois a criança teria que ter 4 anos até 30/06. O meu filho passa desta data apenas 11 dias, SERÁ QUE NÃO TEM NENHUMA RESSALVA DENTRO DA LEI, QUE EU PODERIA USAR PARA MANTER O MEU FILHO COM A MESMA TURMINHA QUE PASSARAM PARA jARDIM I. Eu particularmente não encontrei lei que falasse disso, preciso de ajuda!!!!
16/01/2010 08:48:08


252 DEISE CRISTINA - Goiania
Gostaria de saber se meu filho deverá cursar o jardim I ou o jardim II? Ele tem 4anos e oito meses.Completará 5 em Junho. Gostaria de uma resposta precisa.
14/01/2010 14:23:13


253 Mirineide Souza Santiago - ibotirama
se matricular alunos agora que vá completar 3 anos completo em junho ela poderá ir para o 1º ano, completando nessa época 6 anos em junho. Grata, Mirineide
12/01/2010 22:39:00


254 Monica - São Paulo
minha filha tem 5 anos completa 6 em março e as escolas não querem matricular ela pela idade o q eu faço ??não posso ficar com ela uma ano parado
11/01/2010 21:07:05


255 Margarete Vaz - Aguas Belas/PE
Meu filho completa 6 anos em 31 de março, desde os 3 anos ele estuda na mesma escolinha particular matenal, jardim 1 e jardim 2, ele poderá ser maticulado no 1 ano? Eu tirei algumas dúvidas com uma coordenadora pedagogica e ela falou que ele não pode ser prejudicado por conta da nova lei. Caso fosse necessário poderia ser feito um parecer pedagógico constando o desenvolvimeto propício para este novo processo. 11/01/2010.
11/01/2010 10:06:10


256 Bruna -
Minha filha em 2009 cursou a Educação Infantil de 4 anos. Gostaria de saber se em 2010 ela poderá ser matriculada na Educação Infantil de 5 anos ou deverá repetir a de 4 anos???
10/01/2010 19:35:55


257 Ana Claudia Cunha - Santo Antonio de Jesus
minha sobrinha tem 2 anos e 10 meses.. vai completar os 3 em 28 de março de 2010,a mae gostaria de matriculala esse ano, mas na escola informaram q se ela a matricular, ano q vem em 2011 tera q repetir a mesma serie. Com a nova reforma é assim mesmo que ocorre? se ela matricular a menina ano q vem nao sera um total atraso na vida escolar da criança?
08/01/2010 14:09:38


258 Dila Rodrigues - Barretos
Bom dia. Minha filha tem cinco anos completos e em 02 de maio de 2010 completará seis anos, preciso ser informada do que fazer, pois ela não está preparada para cursar o primeiro ano ela nasceu prematura completaria seis anos em julho se não fosse o caso. Acompanho de perto o desenvolvimento dela e sei que ainda é prematura para tal fase, ela ainda precisa do lúdico no processo do apresendizado e pior as escolas públicas municipais de minha cidade são de péssima qualidade aqui acabaram com o ensino, as escolas se transformaram em depósitos de crianças e verdadeiros cabides de empregos o descaso e desrespeito com a educação é total. Por favor peço que me orientem se preciso entrar com ação judicial para evitar tal crime com minha criança.
08/01/2010 02:09:44


259 leonilza - curitiba
minha filha fez em 2009 o primeiro ano na escola municipal , gostaria de saber se posso transferila para escola estadual na segunda serie, onde ja tenho + dois filhos matriculados.ficaria muito + facil p/ mim ja que as escolas ficam distantes.
05/01/2010 20:20:26


260 vanessa cristina lima - sao paulo
meu filho faz 7 anos em 9 de julho de 2010 ,estudou no 3°estagio do emei em 2009 e foi matriculado em 2010 para uma escola infantil . por que se ele deveria ir para o 2°do fundamental?
04/01/2010 19:48:36


261 Devanir Machado - Sarandi Paraná
A minha idéia e que a criança venha para a escola com 7 anos completos. Pq esta criança vai a escola muito cedo e se cança da mesma muito ceto tb. Professor Devanir
04/01/2010 17:20:10


262 Rubeval Andrade - Jaborandi BA
Minha filha completará 7 anos no dia 25/04, ele poderá ir para o 2º ano do ensino fundamental de 9 anos1ª serie.
02/01/2010 11:06:48


263 luana Francesca - Duque de CaxiasRJ
Minha filha fez todo o 2º ano com 6 anos e a professora dizia que ela tinha capacidade de passar , ela ficou de recuperação em portugues e matemática, só que a professora repetiu ela em portugues pois disse que ela não tem capacidade de passar.Ela fez uma boa prova só que a professora deu menos ponto do que ela tinha acertado e disse que por causa da idade não poderia passar para o 3° ano. Ela pode repetir por causa da idade?
25/12/2009 18:56:05


264 Vera - tietê
Sou professora do 1º ano ensino fundamental, gostaria de saber se existe alguma lei que impeça de minha filha ser minha aluna, ela poderá estudar na classe onde leciono?
22/12/2009 12:52:37


265 GLÓRIA MARIA PESSÔA DA SILVA DIAS - LimoeiroPE
TRABALHO NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA PE.OS MEUS ALUNOS EM 2010 ESTÃO COM 6 ANOS COMPLETOS E FIZERAM ALFABETIZAÇÃO EM 2009. SÃO OBRIGADOS IREM PARA O 2ºANO? JÁ QUE NÃO ACHO ELES PREPARADOS PARA O 2º ANO?
14/12/2009 18:15:09


266 nalda longo - pirassununga sp
Meu filho estava estudando em um escola pública, uma das melhores escolas da cidade, onde o ensino já é de 9 anos e tb é municipalizado, acontece que ele estava cursando o pré II. Ele é uma criança que aprende muito rápido as coisas, qdo chegou final de setembro ele começou a chorar e não querer ir mais á escola, então, eu tentei de todas as formas para conseguir leválo e não obtive resultados. Procurei a escola e a professora e nada havia acontecido, resolvi, então, procurar uma escola particular para que fizessem uma avaliação para ver até quanto ele sabia, e foi nessa escola que fiquei sabendo que meu filho já estva alfabetizado, e que, ele deveria estar cursando a 1ª serie em 2009, pois, ele tem 6 anos, e que em 2010 deveria estar no 2º ano, e o que estava acontecendo com ele era uma falta de estimulo. Procurei novamente a escola em que estava e conversei com a profª. dele e ela me disse que ele realmente ele estava a frente de sua turma, que era o 1º a fazer as atividades. Resolvi então, procurar uma psicóloga, que me disse a mesma coisa da escola particular, e que eu deveria procurar outra escola, pois, a que ele estava não o preenchia, pois, o raciocinio dele é muito rápido. Voltei a procurar a escola particular, e pedi que me orietassem no que eu deveria fazer, e nem eles sabiam o que fazer, e com isso meu filho ficou 2 meses sem ir á escola, somente no final de novembro é que eu o levei para participar na escola particular uma semana. O que eu gostaria de saber é o que devo fazer, pois, de acordo com a psicóloga eu não posso deixálo no 1º ano, pois, o que ele vai aprender ele já sabe,e a falta de estimulo vai continuar, ele faz conta de cabeça, escreve com letra de mão, lê tudo sem enroscar nas palavras, isto tudo ele aprendeu sozinho, a escola tb concorda que ele tem condições para o 2º ano, mas o que eles não sabem é o que fazer, pois, se colocarem ele no 2º ano o currículo dele terá uma falha e isso poderá trazer problemas no futuro. Se puderem me ajudar eu agradeço. obrigada.
12/12/2009 23:36:47


267 Patricia Yara Cabral de Aquino - São Paulo
Meu filho fica na escola no período Integral desde os 5 meses e meio, neste ano ele está no Maternal III, tem 3 anos e faz aniversário em Agosto, a Escola me chamou para conversar, informando que deverá fazer o Maternal III novamente, devido a nova determinação da Secretaria de Educação. Gostaria de saber se existe alguma forma de eu conseguir que ele continue e quando chegar no 1º ano ele consiga entrar com 5 anos e meio. Por estudar em escola particular com a nova Lei terei que pagar mais um ano. O que eu acho um absurdo é que na rede Pública nada se ensina e a criança passa de ano, sem avaliação alguma. Se meu filho form mal na escola particular, não conseguir acompanhar a matéria, a escola vai me chamar e se continuar ruim irá ser reprovado.
11/12/2009 15:13:10


268 Andreia Formichi - Araraquara
Gstaria de saber se crianças que completam 6 anos em julho de 2010 ainda pode ser matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental. Obrigada.
11/12/2009 09:41:52


269 JANINE S. AMARAL - vitoria
Minha filha vai fazer 6 anos dia 23/03/20010 ela vai para o 1 ano ou continua no grupo VI
11/12/2009 09:10:38


270 Cristiane Alves - São Paulo
Boa tarde, minha filha tem 5 anos e completará 6 em 12/01/2010, ela já está na pré escola pré II, devo trocala de escola, pois a escola dela ainda não obteve a aprovação para o ensino fundamental. Agradeço pela atenção.
10/12/2009 13:19:44


271 neia tx bahia - teixeira de freitas
gostaria de saber se o aluno que tem 5 anos e completará 6anos no mes de maio de 2010 se pode ser matriculado em escolinha particular no jardim 2 pois na escolar publica ele só podera´ser matriculado depois que completar 6 anos e ñ gostaria que ele ficasse fora da escola isso é meu caso pois a escolar publica mas proxima da minha casa so faz matricula com 6 anos completo me oriente por favor e o que devo fazer .
08/12/2009 09:44:56


272 Rosangela Alves - São Paulo
Minha filha tem 4 anos faz 5 anos no começo de 2010, mas já está sendo alfabetizada, vou precisar mudála de colégio, queria saber se posso matrículála no 1º ano, já que ela já está praticamente alfabetizada, não gostaria que ela fizesse o pré, pois ela demonstra grande interesse pelos estudos, creio que se ela não avançar seus conhecimentos pode se desinteressar por falta de estimulos. Gostaria de saber se é possível que ela faça o 1º ano com 5 anos sei que ela tem capacidade para fazêlo, e sei que a diferença da idade em sala não seria problema para ela já que ela faz amizade comfacilidade e tem muitos amiguinhos na escola e no prédio mais velhosGostaria de saber como consigo que ela o faça em 2010, a lei LDB 9394/1996Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, Título V ,Capítulo II, Seção I, Artigo 24, inciso V, alínea c. c possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do rendimento escolar, pode me ajudar? ela estudará em colégio particularPor favor me ajudem, preciso fazer a matrícula dela, me respondam com urgência. obrigada.
07/12/2009 15:07:48


273 denise rodrigues - bebedouro
quero saber se um aluno de primeiro ano regime de 9 anostem que concluir o ano ja saindo alfabetizado ou qual o criterio para efetivar a aprovaçao.por favor gostaria de detalhes sobre essa minha duvida.
07/12/2009 13:08:30


274 Daiana Isabel Hoepers - São José dos Pinhais
Meu nome é Daiana Isabel Hoepers, moro em São José dos Pinhais Pr. Tenho um filho que completou 5 aninhos ontem 02/12/2009, ele esta no Pré I, e para minha surpresa a escola me enviou uma declaração para eu ir fazer a matrícula dele no 1º ano. Fiquei muito preocupada pois como ele pode ir para o 1º ano se só tem 5 anos e vai fazer 6 anos somente dia 02/12/2010, quer dizer que ele vai cursar todo o 1º ano com a idade de 5aninhos, isso é muito ruim para ele. Assim as crianças que fazem aniversário em 01/01/2011, vão poder cursar o pré II, e ir para o 1º ano com 6anos completos é estranho isso. Por este motivo estou lhes escrevendo, quero saber se posso recorrer e pedir na escola para ele cursar o Pré II com 5aninhos e somente ir para p 1º ano, quando fizer 6 anos. Espero que você leia e entenda, se puder me ajude estou preocupada. Obrigada.
03/12/2009 15:29:18


275 Analia Caleffi - São Paulo
Meu filho irá completar 6 anos só em julho/2010. Ele poderá continuar na educação infantil no ano de 2010.
17/11/2009 07:52:37


276 CATIA JUSSANI - JOSE BONIFACIO SP
Bom dia. Tenho uma filha de 5 anos e irá completar 6 anos em Marco/2010. Por motivos de mudança a adaptção de uma cidade para a outra, ela ficou o ano de 2009 sem frequentar uma escola, e agora que estou matriculando ela, fui informada que ela teria que frequentar o 1ºAno do Fundamental, mas ela esta com dificuldade de se relacionar com as outras crianças por isso acho melhor ela frequentar uma pre escola antes, isso seria possível? Se for, será que no ano de 2011 ela entrará no 1ºAno do Fundamental? Desde ja agradeço a atençao dispensada.
09/11/2009 06:21:10


277 silvia gorges - tucumã
tenho uma duvida, o aluno do 1º ano reprova?
04/11/2009 21:23:58


278 teresinha - sumaré
Minha filha nasceu em 11/04,ela terá que começar o ensino médio com 5 anos ou terá que esperar o ano seguinte pra se matricular.
30/09/2009 10:22:37


279 Ednalva - Custodia
Minha filha tem cinco anos, está cursando a alfabetização o 1º ano. Em 2010 ela pode ir pra o 2ºano que é a antiga 1ª série com 6 anos?
26/07/2009 22:58:41


280 Ana Cláudia Falcão - Salvador/Ba
Minha filha cursa este ano de2009 o grupo 04 numa escola particular.Quero trocala de escola o ano que vem mas a nova escola disseme que ela não poderá cursar o grupo 05,terá que repetir o grupo 04 porque ela só fará 05 anos em 13 de agosto de 2010 pois de acordo com a nova lei de 09 anos ela terá que entrar no 1ºanoF9 com 06 anos completos.Ela acompanha as aulas igual ou melhor dos que as crianças que ja tem 04 anos.O que fazer para que as escolas aceitem minha filha na sérieano seguinte sem repetir novamente?Qual é a data limite p/ a criança entrar no 1ºano f9?
10/07/2009 15:45:18


281 ANA LÚCIA - PROMISSÃO
Minha filha tem 3 anos completou em Março...coloquei ela na escola no inicio foi bem mas agora não quer ir mais devo obrigala??? Por favor me ajudem não sei qual a medida correta a tomar neste caso
16/06/2009 15:50:36


282 GRAZIELE GONÇALVES - PARANAGUÁ
TENHO UMA FILHA DE 5 ANOS FARA 6 DIA 31/12 ESTA MATRICULADA NO PRÉ 2 POR ALGUNS MOTIVOS RESOLVI TROCALA DE ESCOLA A ESCOLA QUE EU PRETENDIA COLOCALA ELA ENTRARIA SEGUNDO A DIRETORA NO PRIMEIRO ANO ,ME DIGAM COMO ENTENDER ESSA NOVA LEI SENDO QUE NEM PROFISSIONAIS CAPACITADOS SABEM DEFINILA .GOSTARIA DE AJUDA PARA SABER O QUE ESTA CERTO E ERRADO.
08/06/2009 14:33:51


283 edilaine - belo horizonte
como faço pra ver se a escola q pretendo fazer um curso tecico é reconhecida pelo mec? desde ja agradeço.
01/06/2009 16:58:45


284 Monica - São Paulo/SP
Gostaria de um esclarecimento, meu filho estava matriculado numa escola de educação infantil particular, de acordo com uma visita recebida na escola, por uma supervisora de ensino, crianças com ano de nascimento 2002 não poderão cursar o antigo pré 1º ano, portanto estão sendo obrigadas a matricularse numa escola de ensino fundamental 1º ano agora....abril/2009... meu filho completará 07 anos em 12 de outubro de 2009, logo ele deve estar cursando o 1º ano fundamental... estou certa disto???? Favor esclarecer se realmente as escolas de educação infantil não estão mais autorizadas a ministrar o 1º ano fundamental equivalente ao pré????? Aguardo resposta com URGÊNCIA.... Grata.
27/03/2009 14:56:31


285 MARIA LINDINALVA - BUÌQUE
O aluno completou 7 anos em março de 2009,e está ainda no 1ºano do encino fumdamental está certo? no ano anterior ele cursou o Pré II.Será que este aluno não foi matriculado errado?
23/03/2009 17:57:53


286 GILZA SOUZA GONÇALVES - serrana
gostaria de saber mais em relação ao ensino de 9 anos.
22/03/2009 23:57:43


287 Rita de Cassia - curitiva
meu filho faz 7 anos em abril 2009, obtive informações que faria um processo de reclassificação na escola, agora não mais pode ser feito. Por causa de infomações erradas estou completamente perdida. Como que antes ele poderia fazer uma avaliação para passar para o segundo ano, ele já fez o préIII e então ele vai ter que repetir, ele sabe ler e escrever, o que posso fazer. E porque as escolas particulares podem fazer esse processo e as municipais não.
11/03/2009 20:35:13


288 Edenia Damasceno - Lafaiete Coutinho BA
Oi gostaria de saber mais uma vez sobre o ensino de 09 anos se o governo já oferece livros didáticos para o ensino do ciclo ou a escola tem que trabalhar com projetos didáticos buscado suportes em diversos livros para preparar as aulas para os alunos?
18/02/2009 16:46:44


289 William Leonardo - São João de meriti RJ
Gostaria de saber até que mês que a criança tem que está na série conforme a nova lei. Ex. Minha filha compelta 4 anos 30/06/2009, em 2008 ela fez o Jardim I e teve um bom desenvolvimento. Na nova escola que já está cumprindo a nova lei, ela foi impedida de ir para o Jardim II, devido a questão da idade. Qual deve ser o meu procedimento? Obrigado por este espaço!!!!
17/02/2009 00:17:35


290 janaina - mato grosso
olá gostaria de saber a idade de corte para matricular minha fillha, o aniversario dela e 12 de junho.
05/02/2009 16:52:18


291 SARAH - Belo Horizonte
Meu filho esta na 8ª serie e estuda na escola estadual do bairro que moravamos, porem, mudamos e nao estou conseguindo transferencia para ele na escola mais proxima do nosso atual endereco,a escola diz nao ter mais vagas, e eu ja fui la 2 vezes, mais nada adiantou. Existe alguma ordem para que as escolas aceitem os alunos transferidos????? Como devo agir???
05/02/2009 12:52:57


292 viviane - gama df
meu filho vai fazer 6 anos 01 de junho e eu gostaria de saber ser ele pode fazer 1 serie do 2 ano.
30/01/2009 16:16:36


293 maraisa - z
tem um criança de 3 anos e ela completa 4 anos dia 18 de julho. Amãe foi matricular ela em nucleo de desenvolvimento infantil, estadual, eles alegaram que a criança so podera estudar no ano de 2010, pois assim tera completado a idade certa. Isso é correto pois ela faz 4 anos esse ano. pois a lei disse se tiver 4 anos pode, mas nao entendei se quatro anos cmpleto ou se tem um data determinada para completa essa idacde, pois a professora disse que o prazo é somente ate dia 30 de abril... A mãe disse que vai procura recurso e lei que apara ela. Existem alguma lei que apara ela nesse caso. obrigado.....
29/01/2009 23:03:17


294 Danúbia Silva - Taboão da Serra SP
Minha filha completou 6 anos em setembro de 2008 e estava cursando a 1°serie em um colegio particular,por motivos maiores precisei colocala em um colégio público e me informaram q ela tera q refazer a 1° serie esse ano . Isso é certo ?
27/01/2009 16:01:27


295 cristiani - capão da canoa
minha filha tera 5 anos e 9 meses ela pode entrar na 1ª série? ela estuda em escolinhas desde 1 ano
25/01/2009 09:35:24


296 MARISVANE LEITE SILVA - imperatriz/MA
por favor preciso de um esclarecimento, meu filho faz 5 anos agora no inicio do ano de 2009, ele estuda numa escola particular desde os anos iniciais esta matriculado para cursar a alfabetização 1º ano em 2009 então é normal ele cursar o 1º ano com 5 anos de idade....
16/01/2009 10:19:05


297 IMACULADA - manhuaçu MG
ACHO O ENSINO DE 9ANOSPREJUDIC A AS C RIANÇAS DE 6ANOS POIS ACABARÁ COM SUA INFÃNCIA. NÃO CONCORDO COM ESSA MUDANÇA.ALGUMAS CRIANÇAS FICAM DEPRESSIVAS COM MUITOS CONTEUDOS DEIXANDO DE DESWENVOLVER E MUITAS VEZES OS PAIS NÃO COLABORAM ACHAM QUE OS FILHOS ESTÃO NA PRÉ ESCOLA E NÃO PRECISAM APRENDER AGORA.
13/01/2009 14:17:52


298 thalia - rondonia
estuda pra min e a coiza mas linda do mundo
11/01/2009 17:48:58


299 Vilma Silva Dias - São Luís Maranhão
Eu me formei a pouco tempo, mais sempre trabalhei com refoço escolar,mais o que me deixa triste nesse pais, é que existe ainda crianças que não tem oportunidade de estudar, falta de interesse dos pais do governo, e apropria falta de condições darenda familiar.As crianças tem que trabalhar, as vezes para compra comida e ajudar a família e ate mesmo para se drogar. Eu também decepcionei com a falta de consideração de uma mãe de uma aluna no particular, a criança era hiperativa, trabalhei 4 anos com a mesma, era carinhosa, mais a mãe queria que eu fosse mais rigida. Geralmente quando ela fazia prova ficava em duas materias. Ela simplesmente disse que ia tira a menina que ia procurar uma pedagoga, o resultado foi triste ela ficou no final do ano em todas as materia s. ela que que eu volte ensinala, mais eu fiquei pouco magoada pois eu também sou pedagoga.
06/01/2009 08:38:24


300 Miriam - Ibirarema
Uma criança completou 5 anos em dezembro de 2008 e está matriculada no 1 ano do ensino fundamental. Este procedimento está correto? Gostaria de esclarecimento sobre a data limite para completar 6 anos e ir para o 1 ano. obrigada!
03/01/2009 09:12:43


301 Joaquina Leite Barros - Salgueiro PE
Sou diretora de uma escola particular,tenho 30 anos de vida escolar em sala e estou indignada de fazer parte de um país onde se diz que temos liberdade de optar e agir ,quando falo assim me refiro ao regimento interno da escola particular que diante desta lei é sufocado e desvalorizado,nós que fazemos as escolas privadas :pais ,alunos,diretores e professores ,temos que unir e reinvidicar os nossos direitos,onde ficam os valores dos impostos que o governo nos cobra? Por que não nos consultaram ?Nossa realidade é diferente das escolas públicas.Seria muito mais interessante submeter as crianças a um teste de leitura ,escrita e compreensão para que assim avaliada ela entre ou não independente de idade no ensino Fudamental I .Ensino Fundamental em 9 anos ,você não é bem vindo!
31/12/2008 11:39:39


302 Rosenida Silva Ferreira - Itapecerica da Serra
minha filha fez 5 anos em novembro de 2008, nesse mesmo ano ela cursa o jardim II e já esta matriculada na 1ª serie do 1º ano para 2009, gostaria de saber se é correto ela fazer a 1ª seire do 1º ano
10/12/2008 10:02:03


303 edenete santana de araujo - petrolina pe
Acho que este depultado não tem o que fazer,pois tenho 20 anos de educação infantil pública estadual e nunca vir tamanha barbaridade, fazer as crianças repetirem a mesma série,zerando o número de novas matrículas em muitos centros de educação infantil. Isto se chama exclusão! Deixar milhares de crianças fora das escolas. Cabe ao professor e aos pais decidirem ser o educando tem ou não capacidade de engressar no ensino fundamental.A data de corte aqui vai ser 30 de junho. PAIS PROCUREM O MINISTÉRIO PÚBLICO E GARANTA O DIREITO DO SEU FILHO.
25/11/2008 00:50:58


304 fernando silva - são gonçalo rj
Gostaria de saber se existe algum amparo na minha situação, minha filha completará 6 anos em 17 de junho, por esse motivo só poderá entrar no 1º ano em 2010, eu não concordo com essa lei, pois no município de são gonçalo, tem que completar 6 anos até 30 de abril, já o Estado do Rio de Janeiro é mais flexível referente a essa data, pois minha filha mais velha em 2007 não foi permitido no município entrar no primeiro ano, e por esse motivo foi para o estado, a coordenadora da escola onde ela estudava disse que a escola não tinha autonomia para flexibilizar essa data, visto ela completar 6 anos 8 dias após a data limite. Ela foi para uma escola do estado no meio do ano, fez a alfabetização no segundo semestre, enquanto no município estava no jardim II por conta da idade, hoje ela é uma das melhores alunas do 2º ano em sua escola do município, pois voltou em 2008 no 2º ano. Dessa forma isso mostra que a lei é arbitrária, pois atrasa uma criança somente por causa de algus dias ou um mês.
18/11/2008 22:36:03


305 luiz carlos lino grigorio - baia formosa RN
MEINHA FILHA VAI FAZER 6 ANOS 14 DE MAIO ELA PODE CURSAR 1 SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SIM OU NÃO A LEI DA É EDUCAÇÃO DIZ O QUE ?
16/11/2008 18:27:31


306 Neiva Vieira de Lima - Siqueira Campos
Meu filho vai completar 6 anos no dia 11 de fevereiro e devido a nova deliberação que diz: para ingressar no 1º ano a criança deve completar 6 anos no primeiro dia letivo, ele não poderá frequentar por causa de dois dias.Não concordo com isso devido o calendário escolar cada ano iniciar em uma data diferente prejudicandoo, pois ficará desmotivado se tiver que estudar tudo o que já sabe novamente.
30/10/2008 18:21:29


307 wallde rezende - curitiba
Gostaria que alguém me explicasse....Minha filha tem 5 anos e em 20/03/2009 ela faz aniversário , hoje ela está numa escola particular no jardim ll...então a dúvida é: no ano que vem ela vai para o 1º ano? já que ela completa 6 anos só em março? outra coisa é que no ano que vem eu quero colocar ela numa escola estadual !!! agradeço se alguém me ajudar Obrigado
17/10/2008 19:56:46


308 Nídia Cristina - Caraguatatuba
Eu fico indignada com a palhaçada que fazem com a cabeça dos pais,alunos e professores. Primeiro esse ensino de 9 anos que a criança ingressaria no 1º ano com 5/6antigo pré,agora essa lei de 2009 que as crianças deverão ingressar aos 6/7 anos no 1º ano,ou seja,crianças que NÃO estão dentro dessa faixa etária e já estavam no nível l2008 ,prontas para cursarem o 1º ano em 2009 terão que fazêlo novamente? Meu filho esta com 4 anos fará 5 anos em julho de 2009 ,por isso terá que fazer novamente o Maternal. Com isso as crianças que terão que refazer um ano novamente, automaticamente perderão o interesse,o estímulo,toda a estrutura trabalhada.Quem vai sofrer as consequências?Logicamente pais,alunos e professores....infelizmente há leis mal formadas e que nos fazem de joguetes para lá e para cá sem pensar nos futuros transtornos que acarretam a população em geral. É LAMENTÁVEL.
16/10/2008 15:56:28


309 marcos wagner - São Paulo
É ridiculo o que eles estão fazendo...não sabem a burrada que é querer empurar a criança sem maturidade para uma escola que nao esta preparada para recebela e daqui 15 anos iraso ver a outra coisa errada feita por eles....politicos..dinheiro envolvido nisso com certeza...nao resolver ensino de 9 anos, 2 profesores em sala...a coisa é colocar os pais como responsaveis pelos filhos e professores apenas pra dar aula..ensinar como era antigamente...voltar ao tempo antigo qdo os alunos respeitavam os professores e iam pra escola pra aprender isso sim resolve..pensem niosso politicos imcompetentes...
05/10/2008 23:12:04


310 Elza Maria Leite Melgaço - Pará de Minas/Pitangui MG
Eu gostaria de fazer parte do site Planeta Educação. Como posso me cadastrar?
01/09/2008 20:26:55


311 Ivanilde Moraes dos Santos - Jaru/RO
Gostaria de receber modelos de ficha de avaliação do 1º ano do ensino fud. de 9 anos .Pode enviar para o email acima citado.Obrigada!
07/08/2008 12:53:59


312 ROBERTA - MOJIMIRIM
BOM DIA! sOU PROFESSORA DE UMA CLASSE SE ALFABETIZAÇÃO DE 6 ANOS, DO E.F. DE NOVE ANOS E DOUTORANDA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. MINHA PESQUISA É CENTRALIZADA AO E.F DE 9 ANOS, COM OLHAR ESPECÍFICO PARA COM O ALUNO DE 6 ANOS. GOSTARIA DE TER ACESSO AS RESPOSTAS DESSA LISTA DE QUESTIONAMENTO, TENDO POR FINALIDADE CONSTRUIR UMA BASE SEGURA DA IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE 9 ANOS. DESDE JÁ AGREÇO. ATENCIOSAMENTE PROFª ROBERTA E. MELLO FRANCATTO
23/07/2008 12:35:52


313 wagna meire - junqueiro
preciso dos conteúdos programaticos para o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
03/06/2008 12:39:48


314 Anacelly de Oliveira Andrade - CUPIRA - PE
A confusão é grande ainda, especialmente nos municípios desassistidos em Educação. Faço parte do quadro de professores contratados e estou com uma 1ª série do 2º ano. Eu tenho que me virar para dar uma aula de qualidade, porque a escola não fornece nenhum material didático. A lei deveria assegurar material para melhorar a qualidade de educação que queremos para nossos filhos. Pensem nisso! Ylecana - Cupira - PE
22/04/2008 15:31:35


315 Madalena Baumgartner Machado de Campos - Miracatu
Quais Habilidades são cobradas no 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, como resgistrar os avanços?
14/04/2008 19:26:57


316 nerly F.C. - brasilia
Gostaria de saber três dificuldades encontradas durante a pratica pedagogica com crianças de 6 anos no ensino fundamental. 10/04/08 -1943
10/04/2008 19:49:11


317 geisa n silva - jordania
Aponte três dificuldades encontradas por você durante a realização de sua prática com crianças (seis anos) do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos.
26/03/2008 18:06:00


318 Daiane Alves aguiar - Montes Claros MG
Gostaria de saber três dificuldades encontradas durante a pratica pedagogica com crianças de 6 anos no ensino fundamental.
18/03/2008 14:10:14


319 salete l. frança - primavera do leste mt
descreva três desvantagens encontradas durante a pratica pedagogica com crianças pertencentes a 1º série do ensino fundamental de nove anos.
12/03/2008 17:23:10


320 Miriele Cristina de Almeida - São José Dos Campos
2)Aponte três dificuldades encontradas por você durante a realização de sua prática com crianças (seis anos) do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos.
26/02/2008 20:04:30


321 Ana Paula Carlos Angelim - Cedro-PE
se a criança ja estiver alfabetizada aos 5 anos e nao pode entrar no primeiro ano por causa da idade ela tem que repetir a alfabetizaçao novamente.Eu acho que e um regreçao para o aluno voce tambem nao acha?
08/02/2008 15:24:48


322 MARIA DE LOURDES MORAIS DE FARIAS - RECIFE/PE
MINHA FILHA VAI CONCLUIR A ALFABETIZAÇÃO COM 5 ANOS EM 2008. SEU COLÉGIO AINDA NÃO IMPLANTOU A NOVA LEI. NO INÍCIO DE 2009 ELA COMPLETA 6 ANOS. PORTANTO, SE A ALFABETIZAÇÃO EQUIVALE AO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ELA DEVERÁ SER MATRICULADA NO PRIMEIRO ANO OU NO SEGUNDO ANO EM 2009?
10/01/2008 09:58:33


323 Maria Aparecida Pinheiro Garros - Sao Luis- Maranhao
Gostaria de saber se os alunos do 1º ano farao recuperaçao e caso nao alcance a media anual para passar de ano, ficarao reprovados.
15/12/2007 22:04:51


324 Sayuri - Bauru
Sou uma mãe precisando realmente de uma orientação. Meu filho estuda numa escola particular periodo integral que vai do bercario ao Pre . Ele tem 5 anos completados agora em outubro/2007, e será matriculado no jardim 2 para ano de 2008, agora chamado de pre. Está correto? Alguns falam que ele está atrasado , outros falam que é opcao dos pais, deixa-lo na série correspondente ou adianta-lo. Se ele continuar dessa forma ele fará em 2009 o antigo pre e agora 1º ano com 6 completos e só final de outubro estará com 7 anos...A duvida é o seguinte, a escola ta fazendo isso para segurar mais um ano dele ou está correta em agir dessa forma, analisando a questao da maturidade Grata
21/11/2007 13:01:31


325 conceição de maria - são luis maranhão
sou professora e acho que não restam dúvidas que o Ensino Fundamental de 9 anos vai gerar uma confusão em muitas cabeças, mas tudo é válido quando a "coisa" é para melhorar a educação. Em resumo, as crianças vão precisar entrar mais cedo na escola. Tchau.
17/11/2007 09:53:52


326 isabel cristina de oliveira elias - piracicaba
as crianças vão estar com outras maiores que elas e teram habitos diferentes da idade delas e suas dificuldades para acompanhar esta etapa sera muito grandes.
22/10/2007 19:10:40


327 Laid dos Santos Batista - Itumbiara
Adorei os comentários, porém gostaria de saber mais como faço para ter acesso aos nove capítulos de orientaçoes fornecidos pelo mec, pois sou acadêmica e preciso dele para me embasar na monografia.
04/09/2007 20:17:07


328 Valéria Sebrean dos Santos - Itaboraí
Acho interessante, mais mesmo assim fica uma dúvida, meu filho, faz aniversário 17/04, este ano ele está no Jardim I, seria possível me responder se no ano que vem ele irá ter que repetir por causa da idade ou poderá ser matriculado já no Jardim II, ele vai trocar de escola e lá me informaram que ele irá ter de repetir de novo. Resumindo pagamos um ano inteiro à toa?? Agradeceria se obtivesse alguma resposta. Atenciosamente, Valéria.
05/07/2007 15:10:18


329 Andressa Yuri Castro Santos. - Panorama
Olá, por favor, gostaria de saber se posso fazer a prova do Enem este ano. Estou cursando o segundo ano do ensino médio. Procurei saber no próprio site, mas não consegui encontrar nada. Desde já, Obrigada.
11/06/2007 21:02:24


330 Maria Madalena Martins Andrade - Ibipeba
Gostei deste artigo sobre a nova legislação, foi bastante clara, apesar das dúvidas que temos. Será que esta lei melhora ou confunde? Ainda não estamos adotando na nossa região, mas quando for implantá-la com certeza saberei explicar melhor.
31/05/2007 20:57:22


331 adriano marcos da silva - jaguaruana
ensino em uma escola particular alunos do 2º ano. Ao todo são 15 alunos, destes 15, 05 encontram-se com grandes dificuldades de leitura e escrita. gostaria que enviasse-me sugestões de como trabalhar estas 05 crianças, ja que as mesmas não estão atingindo a proposta da escola.
28/05/2007 12:35:03


332 thais - canarana
estou no 1ano posso fazer o enem
24/05/2007 08:13:19


333 Renata Priscila Lira dos Santos - Santa Cruz do Capibaribe-PE
Eu desejo saber se devo fazer um curso de qualquer área profissional, já que eu estou no 1º ano do Ensino Médio. E também se eu já posso fazer o ENEM a partir deste ano?
03/05/2007 11:05:54


334 Marlene Moreira - Araucaria - Paraná
Meu filho se chama Matheus, ele tem 6 anos e 5 meses, e tem dificuldade em prestar a atenção na aula, ele fica distraido olhando os colegas, e não faz a tarefa, que a professora manda, ele ainda não aprendeu a ler e nem escrever, eu gostaria muito de poder ajudá-lo, mas eu não sei como. Por favor me ajude?
16/04/2007 14:52:33


335 Luciana Faria - campos dos goytacazes
educação é tudo
10/04/2007 19:07:36


336 Jose Eugenio dos Santos - Itapipoca
Ja tenho algum conhecimento sobre a ampliação do ensino fundamental para 9 anos, gostaria de saber mesmo, quais os possiveis efeitos positivo que a implantaçao do fundeb podera causar sobre este novo sistema.
03/04/2007 16:41:41


337 Magda Eni de Oliveira - Belo Horizonte
Gostei muito das informações são claras e objetivas , se possivel gostaria de receber notícias sobre leis da educação básica. Muito obrigada, Magda
29/03/2007 19:55:04


338 Irene Zirbel Klaumann - Ituporanga
penso que só aumentando o tempo de ensino não vai mudar o nosso analfabetismo. devemos pensar em colocar em sala de alula professores capacitados e bem remunerados. o dinheiro que deveria ser aplicado na educação está indo para outro lugar que só alguns sabem e tem acesso, portanto a nossa educação continuará sendo a mesmo de tempos atrás. poucos são os que suam a camisa para que a educação dê certo, e esses poucos são professores e não políticos.
20/03/2007 20:55:44


339 Elisabete Damacena Santos - Juazeiro - Bahia
Incluir a criança de 06 anos no Ensino Fundamental é uma mudança que tem trazido preocupações aos educadores de Educação Infantil. Os pais de alunos desse seguimento, por conta da nova lei, querem que seus filhos sejam alfabetizados pela escola no máximo a criança tendo 05 anos de idade. Sabe-se, que o processo de alfabetização é amplo e não está direcionado somente ao ler e escrever. Vai muito além, dessas duas habilidades e da própria alfabetização em um único ano. É preciso que se dê importância a um fator importante: a maturidade da criança, isto é, a sua capacidade de resolver situações-problema, socializar-se com outras crianças e estar preparada para receber uma sobrecarga na qual a mesma, nem sempre, está com um desenvolvimento propício para este novo processo do Ensino Fundamental. Portanto, solicito maiores esclarecimentos e embasamento de como ficará a Educação Infantil e o que informar aos pais em relação a época certa da criança formar-se na alfabetização , 05 ou 06 anos quando a criança já estará fazendo parte do 1º ano do Ensino Fundamental?
20/03/2007 15:42:11


340 Márcia Pereira - Rondonópolis-MT
Gostaria de dizer que estou extremamente decepcionada com o rumo que as escolas estão tomando, em relação aos 9 anos. Não acho justo que uma criança que venha de uma escola particular, onde cursou a 4 série, ou seja, 2 ciclo 2 fase com 10 anos a completar em abril, tenha que voltar para a 4ª série novamente, sendo que teria que estar matriculado na 5ª série 2º ciclo 3 fase que equivale agora ao 6º ano. Nós que trabalhamos na rede publica sabemos o potencial dos nossos alunos, e o potencial dos alunos de escolas particulares.Então fico me perguntando será mesmo justo? Que tipo de incentivo estamos dando as crianças mais talentosas e esforçadas? Punimos as melhores e incentivamos os desinteressados. Será realmente certo? Cadê a justiça que tanto pregamos? Como cobra-los se nós mesmos não as praticamos?
19/03/2007 11:23:58


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.