Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Universo Escolar
Zuma Pavitra  Terapeuta Floral especializada nos Florais de Minas.

Terapias Complementares - 06/03/2007
Florais de Minas

Os florais atuam nos estados mentais e emocionais, levando a resultados de saúde psíquica e orgânica capazes de gerar uma nova pessoa. Estamos falando de alguém completamente alerta, mas relaxado, ao mesmo tempo sociável e interiorizado, desprendido e produtivo. Alguém apto a resolver problemas profissionais e pessoais com visão ampla e grande equilíbrio.

O uso profilático dos florais tem ampla atuação. A energia das flores promove a harmonia interna nas pessoas. Facilita o desenvolvimento do amor, o florescimento da liberdade e da criatividade, integrando o homem a sua vida diária.

Os florais são indicados para quem busca uma transformação física, mental, emocional e espiritual, sem ansiedade, angústia e frustração, resolvendo os medos e a insegurança. É um modo de se aproximar da felicidade, guiado pelo coração.

As flores contêm um princípio vital que se relaciona com a natureza humana. Suas essências atuam nas causas do equilíbrio, impedindo que os processos emocionais venham a desencadear uma doença no corpo físico. As primeiras pesquisas, que resultaram nesse conhecimento, foram realizadas pelo médico inglês Edward Bach, na década de 30. O sucesso dessa terapia levou estudiosos de vários países a pesquisar as flores de suas regiões. No Brasil, Breno Marques da Silva, doutor em Ciências pela USP, e Ednamara Vasconcelos e Marques, terapeuta floral, dedicaram-se a estudar a flora das montanhas de Minas Gerais e criaram os Florais de Minas, que consideram a "síntese para uma medicina de almas".

O Dr. Breno desenvolve o lado prático da teoria floral. Realiza uma alquimia que transforma flores em essências e pessoas em seres essenciais. Sua metodologia para determinar as virtudes terapêuticas de cada flor é um trabalho de pesquisa global, onde entram abordagens intuitivas, simbólicas, analógicas e empíricas.

Os Florais de Minas não são considerados medicamentos, não causam efeitos colaterais e podem ser usados simultaneamente com tratamentos homeopáticos e alopáticos. Sempre trazem benefícios como disposição, criatividade, alegria, harmonia interior, gratidão pela vida. E o que é fundamental: sem levar à dependência física ou psíquica. Também não interferem nos tratamentos médicos convencionais, nem os substituem. Pelo contrário, são poderosos coadjuvantes no processo de cura.

Um tratamento consciente

O grande mérito da Terapia Floral é não buscar especificamente a cura física, nem se preocupar com a eliminação dos sintomas. Normalmente, os medicamentos tradicionais são tomados sem que a pessoa se envolva com o modo pelo qual ele atua. Na maioria dos casos, não há sequer interesse em saber onde ele age e que tipo de modificações físicas, químicas ou psicológicas estão ocorrendo. Quem faz um tratamento, qualquer que seja ele, transfere para o outro a responsabilidade clínica e terapêutica de seu caso. Existe passividade em relação aos processos. Alguém sabe e alguém se submete a esse saber. A doença é tratada como um acontecimento alheio ao doente.

Os florais propõem outro caminho. Eles levam o indivíduo a uma avaliação constante de seu bem-estar e recuperação. Há um relacionamento íntimo com aquilo que se deseja tratar. Há uma observação de todo o seu desenvolvimento, desde a fonte emocional, até a manifestação no corpo físico. Há consciência e responsabilidade. Assim, o tratamento com florais se aproxima muito mais de uma vivência de autoconhecimento e passa a se caracterizar como terapia.

São sensíveis as transformações pelas quais as pessoas passam num curto espaço de tempo. O relacionamento entre paciente e terapeuta floral tem o objetivo de desvendar aspectos emocionais ou sentimentais ainda ocultos por uma postura em relação à vida ou a si mesmo.

A administração das essências e o acompanhamento constante de sua atuação, fazem com que os processos fiquem claros, conhecidos e compreendidos. Esse acompanhamento envolve análises objetivas e prevê novos direcionamentos em relação a uma transformação profunda, duradoura e essencial.

Os florais promovem a elevação da consciência, que se projeta em direção ao infinito e se conecta com a fonte da criação. É uma forma divina e plena de se chegar a uma integração com a vida espiritual, que é o estado de saúde perfeita.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










6 COMENTÁRIOS

1 Merli Aparecida de Carvalho - Potirendaba
Aonde encontro os Florais de Minas p/tratamento de dependente quimico
30/06/2011 14:21:44


2 ALEXSANDRA NEUBERT - São Domingos do Prata
Sou psicológa e atuo na área de Saúde Mental. Onde posso adquirir os florais mineiros? Um grande abraço.
29/03/2008 20:39:46


3 valéria - olinda-PE
Boa noite. Elizabeth; A patologia (FIBROMIALGIA). Espero que você tenha encontrado a solução. se não teve sucesso .entre contato que estou aguardando, para lhe ajudar. Que deus te proteja hoje e sempre. Valéria
21/01/2008 00:39:01


4 cristina haupt - RJ
Há mto tempo fiz um curso sobre os florais de Dr. Bach. Sou psicologa mas não atuo com os florais. Entretanto começo a me interessar mais por médotos alternativos e holisticos. Aonde no Rio, posso me informar e adquirir os florais, para receitá los?
16/08/2007 16:08:32


5 Eliane Sabati - Rio de Janeiro
Boa Tarde, sou Terapeuta Floral e vou atender um paciente que está com Fibromialgia, pesquisei sobre está doença e sei que podem ser vários os fatores emocionais que podem desencadeá-la. Minha pergunta é a seguinte, existem algum composto floral que posso prescrever para esta doença, isto é, para as dores que ela causa?. Fico no aguardo de um resposta. Um bom final de semana. Abraços. Fique com Deus
14/04/2007 15:46:41


6 Rodolfo Ferreira - Itajubá, MG.
Estou conhecendo o site agora. Gosto muito de florais. Apreciaria adquirir mais conhecimentos sobre o assunto. Como poderei usufruir as delícias dessa ciência? Agradeço a atenção e fico aguardando com grande expectativa alguma informação. Parabéns, obrigado e fiquem com Deus. Rodolfo Ferreira - Itajubá, MG.
09/04/2007 19:58:07


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.