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Universo Escolar
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

A escola e o multiculturalismo, a interdisciplinaridade e a Articulação entre os conteúdos, competências e habilidades - 09/01/2007
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel

A escola de hoje deve procurar organizar no seu Projeto Político Pedagógico, a intenção de desenvolver o currículo de forma integrada, de maneira que os conteúdos, mesmo que ainda organizados em disciplinas, sejam abordados por temas nas diversas disciplinas, as quais por sua vez, mantêm-se articuladas com a intenção de que o conhecimento construído pelos educandos venha a ajudá-los na análise, interpretação, compreensão e problematização dos fatos e dos fenômenos da realidade complexa em que vivem.

Os conteúdos específicos referentes a cada disciplina são considerados como formas de se desenvolver, nos educandos, competências e habilidades que são desenvolvidas e consolidadas, por processos de ensino-aprendizagem caracterizados pelo diálogo entre temas e conteúdos de uma mesma disciplina, assim como entre as diversas disciplinas entre si.

Atualmente, vivemos numa sociedade que é caracterizada por sua complexidade, e a escola é o local onde os fenômenos sociais e as diversas maneiras e concepções de vida social são trabalhados, analisados e discutidos nas diferentes disciplinas. Desse modo, o educador se vê diante de diferentes desafios, entre os quais, o de encontrar o meio termo entre o desafio à lógica disciplinar e a sistematização dos conteúdos. É necessário o diálogo entre as disciplinas, na construção dessa realidade.

A interdisciplinaridade deve reconhecer o domínio de cada área. Ela deve propiciar as condições necessárias para a coexistência de um diálogo entre as disciplinas. Tem a finalidade de estabelecer uma relação que leve o educando a compreender, processar, pensar, criticar e incorporar os diferentes conteúdos e as ligações entre as disciplinas, permitindo-lhe uma construção coerente e lógica dos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas.

O currículo da escola, deve trabalhar em prol da formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos, numa perspectiva de educação para a cidadania, para a paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais.

Para dar conta da formação do cidadão do século XXI, a escola deve estar comprometida em propiciar, através de diversas linguagens, a construção do saber, do conhecimento, preparando o educando para a transformação do mundo. Pela convivência com as diversas manifestações culturais, impregnadas de crenças, costumes e valores, espera-se que cada indivíduo passe a reconhecer e respeitar o direito do outro à diversidade. É necessário que o educador reconheça que a humanidade caracteriza-se pela produção da linguagem como sistema simbólico, que torna possível a construção de referências culturais, o desenvolvimento cognitivo e a formação e circulação de valores; que as diversas formas de expressão dos educandos devem ser respeitadas, em função da sua história de vida.

É necessário que o educador perceba os educandos como cidadãos de hoje, indivíduos que participam em um mundo social, do qual a escola representa apenas uma de suas instâncias. Isso envolve respeitar suas experiências de vida, sua linguagem e seus valores culturais, pois não existem conhecimentos que sejam melhores ou mais legítimos do que outros. Não cabe à escola, desqualificar ou ignorar essas experiências, e sim tentar incorporá-las, a fim de que o educando perceba uma articulação da vida social com seu cotidiano. Ao dar liberdade de expressão aos educandos, a escola permite que estes sejam encorajados a atuar criticamente em outras instâncias do mundo social.

A postura ética e crítica do indivíduo abarca a assimilação e reconstrução dos conceitos, da cultura e do conhecimento público da comunidade social no qual o educando está inserido.

A escola deve desenvolver no educando a capacidade de expressar e comunicar suas idéias, participar e interpretar as produções culturais, intervir pelo uso do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica. Este processo é viabilizado pelas disciplinas que propiciam ao educando o seu crescimento como cidadão consciente e crítico, como inserção social, política e compromisso histórico, além do exercício cotidiano dos seus direitos, deveres, atitudes, condutas, como uma atitude de respeito às diversidades e autoconfiança.

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11 COMENTÁRIOS

1 luciney martins - cuiabá mt
gostei muito pois sou pedagoga e sempre trabalhei como coordenadora agora irei trabalhar como articulada dos alunos que precisa de reforso poderia me ajudar abraço preciso mondar um projeto sala de articulação do 4ºano ao 9ºano
29/01/2013 13:11:10


2 gustavo almeida de arinelli - niteroi
este artigo me remete ao papel da escola na criança como aprendizado de vida , não só a sendo mediadora , mas sim constituindo uma troca não havendo distinção entre as crianças havendo uma harmonização
08/09/2010 15:10:19


3 valéria de fátima pinto ruivo - Angatuba/SP
Cássia Ravena,este artigo caiu como uma luva pois vou compartilhar com os meus 55 professores no nosso grupo de formação. Ele nos leva a refletir como deve ser a educação no sec XXI, fazendo um paralelo com os estudos que estamos fazendo sobre o Bom Professor com ideias de outros educadores também. Adorei o texto, Parabéns! Valéria
21/08/2010 15:38:41


4 ELAINE CRISTINA FERRAZ DA SILVA GÓIS - LENCOIS PAULISTA
GOSTEI MUITO DE SEU ARTIGO, O QUE VEMOS NA REALIDADE DAS ESCOLAS É EXATAMENTE ISSO.
18/05/2009 09:45:13


5 Herbênia de Cássia Cruz Tavares - João Pesssoa-PB
Olá professora Cássia Revena,seu artigo foi de grande utilidade para a minha vida profissional,é muito bom saber que o educador comprometido com a educação é capaz de transformar o mundo em algo melhor,ensinando o respeito a diversidade.Parabéns.
13/04/2008 17:18:45


6 Gilsa Gorett - Santa Bárbara - Ba
Esse artigo nos faz refletir o real papel da educação neste novo seculo,. Seria bom que todos os professores tivessem a oportunidade de ler e colocasse em prática alguns intens que são de grande valia para a melhoria do processo ensino/aprendizagem do educando. Parabéns pelo artigo.
04/04/2008 15:55:01


7 gustavo dos santos - lençois paulista
legal amei esse artigo bebebebe legl
16/03/2008 22:15:52


8 Danielle Gomes de Sousa - Campina Grande / PB
Gostei muito do artigo, pois estava interessada em fazer um trabalho nessa área. E estava à procura de algum artigo que me situasse mais. E as escolas realmente têm que atentar para esta temática, que é bastante importante para uma boa educação. Parabéns e espero mais artigos, e também indicações de livros sobre esta temática.
09/08/2007 23:00:35


9 ORILDES F. T. BORTOLOMEDI - Ampere
Adorei seu artigo, pode ter certeza que como eu, outro também gostaram certamente será utilizado muita coisa na pratica. Um grande abraço.
21/06/2007 11:22:35


10 Sandra Gonzaga - Salvador-BA
Colega; Foi de grande valia poder ter acesso ao seu artigo.Estou fazendo um trabalho sobre Os educandos seus direitos e curriculo e me ajudou bastante a refletir sobre o tema .Foi uma contribuição maravilhosa e fará parte da oficina que irei apresentar .
26/05/2007 18:11:13


11 Ricardo de Aguiar Ventura - Cordeiro / RJ
Cassia Ravena, que bom ler seu artigo! Acredito que todo professor deveria lê-lo, para que, um pouco mais, pudesse pensar na sua profissão e, também, nas atividades educacionais. Obrigado por sua disponibilidade em acrescentar suas experiências as nossas vidas. Espero lê-la mais vezes. Parabéns pelo seu trabalho. Ricardo
17/04/2007 11:00:52


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