Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Uma Mente Brilhante -
A Matemática e a Esquizofrenia

Imagem-de-jovem-sentado-no-gramado-em-baixo-de-arvore-com-livro-aberto

Entrar no mundo de uma pessoa que sofre qualquer tipo de desordem mental constitui um desafio inimaginável para todas as pessoas. Não conseguimos ter a mínima noção de como uma patologia do tipo de uma esquizofrenia pode afetar a vida cotidiana dessas pessoas. São verdadeiros heróis anônimos os parentes e amigos que se dedicam a dar-lhes toda a atenção que merecem, todo o carinho de que precisam, todos os cuidados de que necessitam.

O filme “Uma Mente Brilhante” nos apresenta a história de uma pessoa que, apesar de toda a sua inteligência, sofre as agruras de quem padece de um desses males. Seu caso, verídico, ganhou ainda maior notoriedade pelo fato do personagem central ser um dos grandes matemáticos do século XX. Professor de tradicional universidade norte-americana (Princeton), tendo participado de programas governamentais durante a época da Guerra Fria e, já com idade bastante avançada, tendo se tornado vencedor da maior das honrarias concedidas a pesquisadores de várias áreas, o prêmio Nobel.

John Nash (em atuação brilhante do ator Russell Crowe, indicado ao Oscar), se revela um grande matemático desde a sua chegada à universidade. Talento reconhecido pela instituição, pelos professores e, até mesmo, pelos seus colegas (apesar da competição e da inveja que reina entre alguns deles). Brilha com grande intensidade pela genialidade nos cálculos tanto quanto pelo estranho comportamento social. Mostra-se um verdadeiro desastre com as garotas e, um tanto quanto arrogante perante os colegas. Demora-se a se decidir quanto a que tese defender a fim de valorizar-se nacionalmente. Desdenha dos trabalhos de seus colegas por achar que não incorporavam novidades ao estudo da matemática, sendo apenas ensaios acerca de pontos já defendidos em obras anteriores. Não quer ser igual a eles, pretende atingir o ápice, criar algo original, próprio, que carregue sua assinatura pessoal.

Jovem-olhando-para-moca-sorrindo

Nesse momento podemos perceber, apesar de alguns indícios de anormalidade quanto aos relacionamentos, que Nash, como qualquer outro jovem intelectual (ou não intelectual) pretende firmar-se a partir de uma descoberta que possa eternizar seu nome. Vislumbramos nesse momento um pouco daquilo que existe dentro de cada um de nossos alunos, uma luz de grande intensidade, que quer se fazer notar, mas que não sabe exatamente como ultrapassar as barreiras das nuvens.
Diferentemente de nossos alunos (tenho sempre a esperança de que eles nos surpreendam e nos façam morder a língua), Nash continuou durante seus estudos, de forma obstinada, atrás da fórmula que o levaria a celebridade. Acabou criando-a ao opor-se ao conceito clássico de Adam Smith a respeito da competição (entendida como forma de estímulo para o avanço rumo a um objetivo, a uma lucratividade). Nash elaborou um conceito em que o essencial seria a colaboração do grupo para que todos conseguissem chegar a algum lugar, a um certo objetivo, a um lucro final.

Durante seus anos de estudo teve sempre por perto um colega espirituoso, muito diferente de si, de nome Charles (Paul Bettany), que o estimulava constantemente, durante suas crises mais pesadas, nas quais parecia querer se esconder de tudo e de todos. O único que o compreendia nesses momentos era o bom e prestimoso Charles.

Ao terminar seu curso de matemática, reconhecido por suas teorias e pelo brilhantismo na área, John Nash foi convidado a trabalhar no MIT (Massachussets Institute of Technology), o mais conceituado de todos os centros de pesquisa na área de matemática e engenharia dos Estados Unidos, podendo levar com ele dois de seus colegas (poderíamos imaginar Charles como uma escolha óbvia, no entanto,...).

Além de suas pesquisas, Nash foi convidado a dar algumas aulas, o que, para ele, foi um verdadeiro martírio já que as considerava perda de seu tempo e dos alunos também. Outra atividade, dessa vez instigante e interessante, também surgiu nessa mesma época. Foi aliciado para decifrar códigos para o governo, evitando que importantes mensagens soviéticas pudessem ser passadas através de inocentes matérias publicadas em jornais e revistas americanos para agentes russos infiltrados na América do Norte. Em suas mãos estava o destino da nação, ele poderia evitar a explosão de bombas nucleares nos Estados Unidos.

Jovem-sentado-sozinho

Nesse mesmo período, conheceu sua esposa, Alicia (Jennifer Connely, numa bela atuação, premiada com o Oscar de melhor atriz), uma linda jovem que se sente seduzida pelo professor inteligente e bem sucedido. Marcante e decisiva em sua vida, Alicia será seu anjo da guarda a partir de então. A partir desse momento de suas vidas, revelam-se os grandes dramas da esquizofrenia de Nash. Boa parte do que imaginava estar fazendo e algumas das pessoas mais importantes que viviam ao seu redor nem ao menos existiam.

Somente sua própria força e inteligência, aliadas a dedicação de sua esposa poderiam permitir que ele superasse as adversidades e viesse a ter uma vida normal, outra vez.

Em um filme movimentado, que atravessa as décadas de 1950, 1960 e 1970, vemos um pouco do clima aterrorizante que tomou conta dos Estados Unidos e do mundo por conta da Guerra Fria; Sentimos a necessidade que temos de contar com o apoio das outras pessoas, de sua solidariedade, mesmo quando nos achamos altivos e auto-suficientes; passamos a entender um pouco melhor o que significa estar do lado de lá de um autêntico e intransponível “Muro de Berlim” que é a esquizofrenia; entramos em contato com a teoria de Nash, que de certa forma o auxiliou na superação de suas crises (esforço bem sucedido graças ao trabalho conjunto do próprio Nash, de sua esposa e de alguns amigos).

Atuações sensacionais de Crowe, Connely e Ed Harris (como Parcher, o contato de Nash com as autoridades americanas no trabalho de decodificar as mensagens russas) tornam o filme do diretor Ron Howard um filme digno de ser visto. Principalmente por nós, professores, que temos dificuldades com certos “Muros de Berlim” que nos levam a algumas “guerras frias” em salas de aula.

Ficha Técnica

Uma Mente Brilhante
(A Beautiful Mind)

País/Ano de produção:- EUA, 2001
Duração/Gênero:- 134 min., drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Ron Howard
Roteiro de Akiva Goldsman
Elenco:- Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly, Paul Bettany,…

Links

-http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=3691

- http://www.adorocinema.com.br/filmes/mente-brilhante/mente-brilhante.asp

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










101 COMENTÁRIOS

1 Ana Pereira - lisboa
Ontem vi o filme adorei,mas queria saber o bocado mais o que uma tecnica de apoio pode ajundar. se fosse tecnica como podereria ajundar uma pessoa com esquizofrenia, muito obrigada.
25/05/2012 08:05:54


2 Mislene Aguiar - Batinga/ItanhémBA
Esse filme é muito interesante, pois nos mostra uma raelidade que muitas vezes vivida por pessoas em nosso cotidiano, e passa dasapercebida, que é uma doença e têm tratamento.........
24/03/2012 18:40:07


3 rodolfo cunha - jose bonifacio / sao paulo
sem duvida nenhuma é um dos melhores filmes q assisti até hj na minha vida!!!!!!!commovente..
09/03/2012 08:44:52


4 veronica - cuiaba
o filme e muito intereante por que ele nos leva a psicologia...com muito drama e emocao.
29/02/2012 18:34:14


5 Fabio de Oliveira - Goiânia
ola meu irmao esta com um problema parecido com esse e gostaria saber o que fazer pois ja tem mais de 2 meses que nao come! fala que eta fazendo jejum e que é um profeta! e nos falamos pra ele que ele esta com problemas que precisa ir ao medico e ele diz que nao tem nada!esta muito magro aquele rapaz forte que conheciamos nao existe mais esta parecendo aquelas pessoas da africa muito magro!
18/02/2012 20:05:58


6 gabriel - vitoria
gostei muito até a escola fez uma prova sobre este filme nos gostamos muito e agora nos estamos falando sobre este filme todo o dia na sala de aula
15/11/2011 16:31:04


7 Adilma Vilela - Limoeiro PE
bom! amei.
29/09/2011 15:15:36


8 Adilma Vilela - Limoeiro PE
Estou estudando Psiquiatria e minha prof. indicou para assistirmos. É bom! mostra como é a mente de um esquizofrenico. Estraordinário.....
29/09/2011 15:13:57


9 leyla gerlane - teresinaPI
Realmente quem fez esse filme foi uma mente brilhante! Simplismente magnífico, me emocionei, uma história belíssima. O filme me proporcionou mais conhecimento sobre a esquizofrenia e seus sintomas,a realidade de quem sofre esquizofrenia.PERFEITO
19/09/2011 21:34:08


10 Horhanna - recife
Filme lindo amei
21/08/2011 23:49:00


11 RUI CARLOS MAIA SILVA - Botucatu/SP
Olá Assisti ao filme e me emocionei. Refleti o tempo todo sobre as experiências emocionais de Nash que foi definido como uma doença, um esquizofrénico me pergunto, é realmente uma doença ou estado alterado de consciencia elevado, uma realidade dimensional diferente, pois ele percebia padrões em tudo que observava ao seu redor, talvez a ciência fractal possa esclarecer isso, retirando de Nash e talvez de muitas outras pessoas em estado semelhante, o rótulo de doente. Abraço, Luz e Paz!!!
14/08/2011 06:51:16


12 MARIA DA CONCEIÇÃO DE ARAUJO RIBEIRO - RECIFE
Nossa esse filme é a realidade da vida do meu irmão, ele é desse mesmo jeitinho, só um pouco violento, quando não toma os remédios. AMEI TANTO ESSE FILME QUE VOU COMPRAR PRA MEU IRMÃO ASSISTIR E VER O QUE ACONTECE COM ELE. BJS.
28/06/2011 12:04:55


13 Vanderley - Apucarana PR
Não padece dúvidas, o filme é extraordinário! Se fizermos uma análise biográfica dos grandes gênios da humanidade, vamos perceber que são muitos os que em algum momento acabam apresentando algum distúrbio de personali dade, como é o caso de John Forbes Nash. Coisas de gênios...
22/06/2011 16:19:06


14 E liciane dos santos - Gaspar
Estou com esta esquizrofrenia ha vinte anos. eu pergunto não ha uma cura para este tipo de doença.se alguem puder me dar esta resposta me envie desculpe os erros !!!
19/06/2011 17:35:52


15 RUDENICE DIAS DE SOUZA - CAMARAGIBE
GOSTO MUITO DE ASSISTI FILMES QUE SÃO BASEADOS EM FATOS REAIS E ESSE É ÓTIMO. ACREDITO QUE O NASCH CONSEGUIU SUPERAR POR CAUSA DA SUA ESPOSA ALICIA QUE DEDICOU SEU AMOR E SUA COMPAIXÃO A NASCH.O VERDADEIRO AMOR TUDO SUPORTA, TUDO SOFRE,TUDO SUPERA, SÓ EXISTE UM AMOR MAIOR O DE DEUSSSS......
19/05/2011 14:53:26


16 Jaciara Beirão - ItuporangaSC.
Na verdade este filme demostra a realidade de um matemático que luta pelo reconhecimento de seus estudo e quando consegue,sofre de esquizofrenia e sua esposa sem saber o que estava acontecendo vai pedir ajuda aos amigos dele e enfim descobre que ele esta ficando louco,mas um filho surge para unir os dois,e ainda dizem que o amor não vence barreiras...
18/05/2011 19:15:04


17 Bruna - São paulo
Esse filme é otimo eu adorei não consigo PARAR DE ASSITIR e muito bom eu adorei esse filme ♥
25/04/2011 21:03:14


18 neusa torres - limeira
um otimo filme para estudos e pesquiza de comportamentos humanos . tras para a realidade o que muitos vive na ficçaõ podemos tirar varias conclusão ,ajudar algém sempre e bom....
21/04/2011 21:50:35


19 Naiara - capao da canoa
esse filme é mmuito lindo eu amei ele :D
13/04/2011 18:17:08


20 rosilete - santa helena paranà
òtimo filme. adorei parabèns.... gostaria muito que me mandase o resumo do filme.desde jà obrigada.
12/04/2011 10:19:50


21 Mateus Wolschick - santa clara do sul rs
Olá preciso fazer um resumo do filme ou dizendo uma resenha do filme.Ja olhei o filme mas nao sei fazer resenha por favor voçês podem me ajudar me mandando um resumo .Obrigada
06/04/2011 22:05:09


22 amanda luyza - teresina pi
adorei esse filme ... amei de verdade nunca assitir filme ingual a esse ele merecia ganhar o oscar mesmo ....
13/03/2011 15:22:18


23 Aline moreira - caçapaa
ahh eu amei esse filme !!!!eh bom para relaões humanaas pois aprendemos a conviver mesmo com nossos problemas e a vencer!
02/03/2011 14:21:10


24 mtc - queluz_belas
E um filme muit interezante.adorei
02/03/2011 08:38:24


25 adriana - guarulhos
Eu preciso assistir este filme e não estou encontrando, pois tenho esta doença e me endicaram, não sei aonde compra , aluga empresta etc estou desesperada preciso saber mais desta doença e assistir o filme se alguem puder me ajudar me escreva....
23/02/2011 16:28:21


26 bruna fernanda botan - morro agudo sp
estou estudando sobre psiquiatria,minha professora passou esse FILME pra nos,eu amei foi muito bom a historia foi muito interesante eu ate comprei o filme pra mim.....esse filme vai fica na historia.....FOI OTIMO
12/02/2011 19:19:11


27 Elaine Aparecida Ramos - PalmitaSP
É um filme que mostra quase toda a realidade e de como ela era tratada naque epoca hoje os metodos estão detratamento aos portadores de saúde mental esta mais humanizado. Mas mesmo naqula epoca a esposa preferir em ter seu marido amado junto dela ao inves dele voltar aquela torura em que erasubmetido no manicomio e ela tambem podecontarcom a ajuda dos amigos de faculdade dele e isso é o mais importante jamais tira a pessoa com problema de saúde mental do convivio famiiar fica muito mais facil de superao seu problema e isso tambem nao quer dizer q uma pessoa com transtornos mentais não seja capaz de se tonar algum reconhecido e respeitado pela sociedade
06/02/2011 14:29:56


28 Liu Kim - Macapá Ap Brasil
Um filme muito interessante, que em nem um momento foge a realidade, mostra inclusive situações do dia a dia dos Academicos como persseguição de grupos e de outros alunos, enfim, um filmo muito bom e eu recomendo! abs a todos... Twitter @liukimferreira
24/12/2010 20:13:58


29 Liu Kim - Macapá Ap Brasil
Um filme muito interessante, que em nem um momento foge a realidade, mostra inclusive situações do dia a dia dos Academicos como persseguição de grupos e de outros alunos, enfim, um filmo muito bom e eu recomendo! abs a todos... Twitter @liukimferreira
24/12/2010 20:08:46


30 Carlos Eduardo Sinclair - Magé
Que filme!!! Simplesmente extraordinário!!! Emocionante! Tenho uma aluna autista e não consegui ainda uma abordagem eficiente. Meus colegas e eu temos dificuldades com a interação. Se alguém puder ajudar...
24/12/2010 04:08:58


31 Marden Carvalho - Londres
Sem dúvida um excelente filme, mas ainda assim incompleto pois não da a noção exata de como evitar tais transtornos. Escrevi um artigo onde cito várias fontes que poderão ajudar aos portadores de esquizofrenia. Espero que vocês possam dar uma olhada neste material e quem sabe assim ajudar aos pacientes a encarar esta doença sob um novo prisma. Obrigado e parabéns pelos de vocês e o respeito que se é dado ao caso. O artigo Esquizofrenia esta em: http://marden.co.cc
20/12/2010 16:21:12


32 nadia - São Raimundo Nonato
Gente adorei esse filme!!!! incrivel..........amei d+, naum tem como naum se emocional assistindo esse filme por ele simplismente fala tudo aquilo que precisamos. Desde o incentivo de estudar matematica até a visão que ele nos dar da importancia da nossa familia!!!! bjus
08/12/2010 22:09:36


33 Isabel Cristina - Manaus
Realmente um otimo filme, e que nos ensina muito ainda mais a respeito da psicologia, e a psiquiatria. Mostrando que a família é uma das maiores ajudas para quem sofre de esquizofrenia, pois realmente essas imagens pessoas, objetos existem para essas pessoas. Vale a pena assistir centenas de vezes.
05/11/2010 18:16:59


34 gessyvaldo - vargem grandema
gostei muito desse filme.pois o mesmo nos uma realidade q devemos nos adequar,e dar total apoio as pessoas q tao passando por esse obstaculo. e pensar que qualquer um de nos podemos passar por esse problema.
26/10/2010 10:40:19


35 rose -
esse filme e muito bom, para passar para os professores que estao se formando.
15/10/2010 17:24:38


36 michael amaral - são luis
o melhor filme que ja assisti, ja o assisti até agora 667 vezes e pretendo assisti mais ainda, sou fanatico por matematica e amo a vida de john nash, falou.
12/08/2010 15:42:28


37 JEANE - NATAL/RN
Um filme excepcional,muito bom mesmo. Recomendo a todas as pessoas, é um aprendizado muito rico que considero como principal foco, a junção de quatro palavras importantes: VOCÊ NÃO PODE DESISTIR. Nós não podemos desistir de lutar pelos nossos objetivos e pelas pessoas que amamos. Um abraço.
16/06/2010 12:38:42


38 Rafaela de Jesus Almeida - aracaju
Estou fazendo um trabalho sobre o filme,não tive a sorte de encotralo, mas fiz pesquisas e pelo o que li é realmente ótimo.
09/06/2010 07:42:06


39 ana paula gonçalves - belo horizonte
olha o filme e muito lindo eprazeroso e excelente e otimo para a nossa vida e tudo de realidade parabens pelo o autor do filme
06/06/2010 19:01:50


40 aglaia bianca da silva cunha - recifepe
é um otimo filme pra quem deseja descobrir algo sobre si proprio e suas capacidades e limitaçoes,nos ensinar a pensar na vida d outra forma e cuidar daqueles que sofrem desta patologia,pra nós estudantes de tecnicos de enfermagem,relata de como devemos cuidar e lidar com esse tipo de doença que chega ser tao absurda a forma como ela agride o ser humano,mas com sabedoria e perspicacia podemos influenciar na recuperaçao deste paciente,o filme é digno e magistral,eu recomendo a todos que assistam ,será um grande aprendizado,um grande abraço,aglaia bianca
11/05/2010 01:37:46


41 Ana Caroline Tonini Ribeiro - Vila Velha
Este filme, é ótimo vale a pena ver pessoal!! Bjs para todos..
29/04/2010 21:10:06


42 marisa - rancho alegre/ PR
O filme é maravilhoso, recomendo para tdas as aréas do ensino da educação e saúde que assistem é de grande ajuda mostra a realidade da doença e como lidar e ajudar conviver. Me ajudou a construçao do conhecimento do trabalho que estou desenvolvendo no curso de EDUCAÇÃO ESPECIAL. PARABÉNS...
24/04/2010 15:53:23


43 Amanda Nazaretto - Rio de Janeiro
Adorei o resumo !
07/04/2010 14:45:46


44 Izabela sem chão - guarulhos
estou passando por um caso parecido.Meu namorado ainda não tem o diagnostico pronto mas ele se encaixa na esquizofrenia. Peso ou melhor suplico por alguma ajuda,por uma explicação alguém que já tenha passado por algo parecido. Por favor!!! sou a Izabela de São Paulo.meu email belinha_tecno@hotmail.com Quem poder me ajudar agradecerei muito.
14/02/2010 17:09:17


45 Claudiana - Juazeiro do Norte Ce
È muito comovente. nos revela a realidade... adorei é magnifico!!!!!
22/01/2010 00:03:51


46 Oliveiro - Ribeirão Preto
Um ótimo filme!!! Principalmente para algumas famílias que sofrem com seus filhos que são médiuns, e acabam internandoos e submetendoos a rigorosos tratamentos psiquiátricos. Este filme mostra que com muita dedicação, paciência e amor, é possível vencer. Para os cientistas que não acreditam em “DEUS” se deixam levar pela razão esquecem o lado espiritual e normalmente o diagnostico medico considera como loucura o que na verdade são problemas espirituais Mediunidade. É óbvio que existem doenças psíquicas que causam estes transtornos mas neste caso fica explicito que são decorrentes da mediunidade deles.
13/12/2009 10:22:19


47 Elivandra Freitas - CanindéCe
Uma Mente Brilhante Excelente!!!O filme prega uma campanha contra o preconceito, mostrando que pessoas que parecem ser meros loucos, merecem muito respeito, porque, quaisquer que sejam as maneiras de se comportar, ainda podem contribuir muito à sociedade.
24/11/2009 10:02:47


48 Felipe Xavier - Vitoria, ES
Gostei do filme é bem legal, a minha da escola perdiu ate um trabalho sobre ele...
11/11/2009 12:45:27


49 MARIA APARECIDA MENDES DE CAMARGO - GOIANIAGO
REALMENTE O FILME É MUITO BOM,NOS MOSTRA A REALIDADE DA DOENÇA,MAS TBM NOS MOSTROU QUE COM MUITO CARINHO,ATENÇÃO DA ESPOSA,DOS AMIGOS,JONH PODE VENCER A DOENÇA,MESMO SEM TER CURA ELE CONSEGUIU SE SUPERAR E SER UM VENCEDOR.FOI MUITO LINDO QDO ELE RECEBEU O PREMIO NOBEL DA PAZ.CHOREI DE EMOÇÃO.
25/10/2009 20:33:49


50 Gracinha Feitosa - Teresina
Assistir ao filme leva o conhecimento do é que um problema mental, portanto é de grande relevância o filme pois tras a tona um problema que hoje é vivencia de muitas pessoas
03/10/2009 21:19:16


51 jovita magalhaes - patos de minas
adorei o filme
30/09/2009 19:50:13


52 Michael Batista - Rio de Janeiro
Um dos melhores que já vi, pois é uma historias mais comovente e que serve para reflexão, valorização entre outros. Pois voce reflete muita coisa ja vivida ou que possa viver. Garanto que é uma otimo filme.
22/09/2009 23:05:43


53 clara - bahia
eu gostei muito desse filme
12/09/2009 11:25:19


54 antônio marcos de jesus santana - indiaroba/SE
ESSE FILME EXTRAORDINÁRIO, PRA QUEM TEM BOM GOSTO.
27/08/2009 22:02:11


55 Anonimo - Fortaleza
Muito bom o Filme ! O 4 Melhor Filme do Mundo
22/07/2009 21:47:46


56 suila isla - itaparica
Gostei muito desse filme por que UMA MENTE BRILHANTE: Realmente é um filme que demonstra uma realidade do cotidiano da epoca, onde os matematicos e outros deslumbravam sua espectativa em ser professores nas universidades.
21/04/2009 10:56:41


57 Franciele - MedianeiraPR
Ótimo filme, excelentes resenhas. Parabéns ao site e também aos internautas que estão buscando ampliar seus saberes, visitando o planeta educação. Além deste filme, qual mais trabalham sobre matemáticos? Obrigada
10/02/2009 14:29:03


58 janete - paulista/ pernambuco
este filme retrata o limite de superação de um ser humano, e esta mostrando a elaboração de uma teoria revolucionária que poderia ser aplicada a economia moderna.
07/11/2008 13:24:12


59 Daniela Rosa - Ivatuba PR
Execelente, gostei muito. Este filme retratou o que acontece com pessoas que tem a Esquizofrenia e as dificuldades daqueles que muitas vezes não sabe como lidar com tal situação ou mesmo são sabem que esta dificuldade existe e pode acontecer com alguém próximo ou nós mesmos, mas não idenfificamos, vamos ler mais,pesquisar e procurar entender.
05/11/2008 13:21:23


60 Sebastião Hilario de Oliveira - Paraguaçu MG
Excelente filme. Ótimo gancho para propor estudos comparativos com a importância da inclusão de alunos com necessidades especiais, pois o aluno bem dotado , talentoso, também precisa de tratamento diferenciado. Destaque para o próprio John Nash que luta contra seus delírios como deve lutar um alcoólatra em abstinência ou um dependente químico em reabilitação. Mostra que a doença não tem cura, ou seja, as fantasias, alucinações, manias extravagantes continuam a existir na mente. Tem por bem estar e sobrevivência que acostumarse, aprender a conviver com ela.
26/10/2008 21:28:11


61  Karine - TrindadePE
AMEI O FILME... TD DE BOM... ÓTIMO!
14/10/2008 09:33:38


62 maria soalange de oliveira santos - Rosana SP
eu achei o filme muito bom, muito rico Agora gostaria que se puderem me informar qual o tipo de esquizofrenia o personagem sofria no filme desde já agradeço
21/09/2008 00:23:41


63 camila tanizaki - rio branco
Nossa não sei como agradeçer pelo maravilho relatorio assitir o filme em casa e amei uma bela historia, isso está contribuindo demais para minha vida profissional e na faculdade.Adorei meus parabens pelo otimo site. :
18/09/2008 10:47:23


64 bruno santos - salvadorba
gostei muito do site, o filme é lindo nos faz ver como a inteligencia mental não é tudo, a inteligencia sentimental é uma linda junção
07/09/2008 21:26:57


65 jonilson firmino da silva - rio branco/acre
Eu gostaria de saber qual o primeiro surto de esquizofrenia John Nash teve no decorrer do filme
26/08/2008 23:48:21


66 Anna - Juiz de Fora
Nossa muito bom esse site! uns dos melhores que encontrei! minha professora pediu para realizarmos uma pesquisa relacionado ao filme e à doença... Muito bom!
20/08/2008 13:21:29


67 Rinalva Vieira - Registrosp
ola tudo com vcs??? vou dizer desde já o filme é excelente... faço tec. de enfermagem...e o profº de psiquiatria, passou para nos assistirmos... foi execelente, o que o filme quis dizer , é que pessoas assim como Jhon tem que ser cuidado com carinho dar toda a atenção para ele...tem que ter um apoio familias e de amigos....dizer o que é real e o que é imaginario...enfim..tem que ter muito amor para fazer como Alicia fez...não é dificil é apenas um ato de coragem ... depois que eu assisti eu recomendo que assistam é otimo.... dou nota 1000 bjus
06/08/2008 11:21:42


68 cleide Rosa - cipóbahia
o filme é explêndido, muito bom mesmo. Traz reflexões dos nossos limites. preciso e devo assistir mais vezes.
29/07/2008 21:31:14


69 adriano- pão de açúcar - PE - PÃO DE AÇÚCAR - TAQUARITINGA DO NORTE - PE
AMEI O TEXTO, SUPER EXPLICADO. MAIS ME AJUDE POR FAVOR É PRA HOJE QUE É PRECISO. O QUE TEM A VER COM A SOCIOLOGIA DURKHEIM E WEBER? AGRADEÇO DESDE JÁ!!!
04/06/2008 13:45:47


70 Juliane Soares de Andrade - Ferreiros/Pe
O site Planeta Educação procura mostrar o interrese de muitas pessoas sendo assim estudantes,professores,curiosos... Adorei muito ele e espero que vcs continuem com essa competencia... beijos e sucesso!
27/05/2008 12:10:00


71 Larissa - Lajedo
Eu adorei o texto q vc fez,está perfeito! Mas eu queria entender melhor como é que esse filme tem a ver com a sociologia de Durkheim e Weber! Agradeço!
15/05/2008 15:23:11


72 sabrina - serra
" Uma mente brilhante" eh realmente brilhante!!! Adorei esse filme! Foi um dos melhore filmes q eu jah assistir!!! Gostei MuitoOoOo....
29/04/2008 10:52:39


73 Anne - São Luís
Um filme realmente brilhante, comovente e saber que retrata uma história real instiga ainda mais o fascínio deste conto. Gostei muito da atuação dos atores e de tudo o mais que foi abordado neste filme, como a esquizofrenia, o amor, a superação e principalmente os mistérios da mente brilhante de um gênio.
20/04/2008 01:33:51


74 Bárbara - Recife - PE
esse site é MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!! depois que o descobri, fica difícil fazer algum trabalho sem antes consultá-lo! serei estudante de Letras e adoruu filmes com temas didáticos!! e esse site é bastante enriquecedor no curriculum do profissional de educação!! parabéns!!!
14/04/2008 12:48:52


75 YORRANÊ BRITO GUEDES - birigui sp
UM FILME MUITO BEM FEITO, ESTUDADO.... QUEM POSSUI AMIGOS COM ESSE PROBLEMA PASSA A ENTENDE-LOS MELHOR... E ACABA SE TORNANDO MAIS HUMILDES E GENEROSO. E POR FIM VALORIZA A VIDA.........
19/02/2008 15:04:21


76 Maria Aparecida Eufrasio da Silva - Mauá-Estado de São Paulo
Depois que descobri o planeta educação não saio mais dele.Ele é perfeito,eu sou estudante de pedagogia estou no 2ª ano 3º semestre ,e sempre preciso ver filmes mas tem aqueles que eu fico sem qualquer idéia para fazer meu relatório,e quem me socorre nesta hora são vocês com suas sinapses e suas resenhas que são perfeitas,ainda não dou aula,mas não vejo a hora de ser professora.Valeu muito por vocês existirem mesmo sem conhece-los amo todos vocês,que com carinho se preocupa com pessoa como eu que precisa de vocês para se tornar alguém."Que vocês tenham muito sucesso em 08 e eu espero que nós possamos se comunicar mais vezes " eu estou tentando achar um bom relato par o filme "Uma mente Brilhante" só que não consegui achar nenhum,me ajude,pois não sei falar palavras academicas,ou seja palavras bonitas mas quero aprender com vocês,para melhorar o meu vocabulário. Meus amigos,muito obrigado por tudo,e que DEUS DERRAME UMA CHUVA DE BENÇÃOS SOBRE TODOS QQUE FAZEM PARTE DO PLANETAEDUCAÇÃO.2008 beijos.
06/02/2008 18:16:25


77 marcia helena araujo sales - fortaleza
Adorei o projeto Eu já utilizava um projeto bem semelhante nas escolas nas quais coordeno. Alguns dos filmes que vc sugere eu já utilizei. Parabéns e sucesso. Sua análise é sensivel e real. Gostaria de saber sua opinião sobre alguns outros filmes que vc não cita no site. São eles: Um dia depois de amanhã, os sem floresta, procurando nemo, os selvagens, GATTACA - experiencia genética, DNA. Obrigada pela atenção. Marcia, professora de educação ambiental e biologia
19/01/2008 09:16:49


78 Dewelson Moura de Mesquita - Mossoró-RN
As vezes não imaginamos o que queremos, e também não queremos o que temos. Toda doença mental é difícil e a coisa mais triste é ver o preconceito das pessoas em relação a isso. O personagem principal do filme foi uma demonstração perfeita disso porque foi um homem muito inteligente mas também provou do preconceito das pessoas mesmo assim não desistiu e essa é a característica principal dos grandes vencedores.
12/01/2008 20:40:03


79 Tayana Graça da silva - Manaus-AM
Vi o filme por recomendo de um professor de matematica, achei bem interessante. Abrage bastante a mente dele por dentro, as coisas que el via, mais porem saia diretamente de sua propia imaginação. Como uma pessoa tao inteligante pode acreditar ate certo ponto em coisas que sao inaceitaves no mundo real, e como elas podem lutar contra isso! Muito bom o filme!
21/11/2007 00:06:25


80 Valdirene F. Pinto - Brasilia - DF
Este filme está entre os melhores que já assisti, a maneira como John Nash percebe,externa e valoriza as coisas(como o lenço da esposa que ele guardou por tanto tempo, mesmo vivendo tantas alucinações) é maravilhosa, sua persistência e vontade de vencer sua doença... lindo, emocionante,extraordinário.
06/11/2007 19:50:44


81 Anderson Moura - Taboão da Serra
Esse filme nos mostra como o nossa mente é realmente um campo muito muito vasto e que precisa cada vez mais de atenção, é brilhante ate demais chega assutar. Mas será que ele via pessoas daquele jeito sinistro...
29/10/2007 16:32:23


82 márcia luciane silva - montes claros
Eu gostei muito do filme " uma mente brihlante, pois faço faculdade d enfermagem e assisti-lo para fazer umtrabalho e aprendi como por exemplo identificar e tratar uma pessoa com esquizofrenia. foi muito útil para mim.
21/10/2007 16:23:53


83 antonielson dias - feira de santana BA
a criatividade humana é realmente uma das mais grandiosas e exuberantes maravilhas de toda nossa vida. um filme com tal magnitude merece não só um aplauso, merece milhares de aplausos. o envolvimento emocional e artistico nos leva a uma interação constante com a ida e obra de uma grande e importante figura matemática de nossa historia.
20/09/2007 09:48:40


84 Werllon - Valão do Barro
É incrível como Nash canaliza suas ações para conseguir suas metas. O filme trata de maneira mt forte e comovente como uma pessoa com distúrbios q lhe aterrorizam. Ótimo filme!!! Nota 10!!!
18/09/2007 06:36:27


85 Luciana da Silva Lima - Belém
Para nós, fãs da matemática pura, o filme no mínimo é perfeito. Adorei , inigual.
13/09/2007 16:28:22


86 Alcione Maria de Souza - Nova Serrana - MG
Uma Mente Brilhante - Eu assisti hoje pela segunda vez, e adorei o filme. Gostei mesmo foi da vontade de vencer de Jonh Nash. Com o filme eu entendi que com um apoio e com confiança dos amigos e parentes a esquizofrenia fica mais fácil de superar e tentar viver uma vida em sociedade. É realmente uma lição, e também um exemplo que temos, que um esquizofrenico pode e deve ser considerado como um ser sociável. Alcione - 08/09/2007
08/09/2007 19:58:16


87 WILLAME - Araruna,PB
" O FILME UMA MENTE BRILHANTE É UM SUCESSO DE BILHETERIA PQ REALMENTE FAZ PARTE DO DIA-A-DIA DE MUITAS PESSOAS FAMOSAS"!!!!!!!!!!!!!!!
07/08/2007 21:17:56


88 Duda de Albuquerque - Sao Paulo
Este filme é muito legal, extraordinario. A força de Jonh Nash para conquistar o seu objetivo é muito comovente..Este filme é D++++++!!!!!!!!!!!!!!!
01/08/2007 16:30:51


89 Jucelia Sena de Souza - Rio Pardo de Minas
o que chama a minha atençâo é o desejo de johan de lutar contra seus amigos imaginários,quando eie tem convicção de sua esquizofrenia.o que me leva a ter uma grande emoção é o amor incondicional e verdadeiro da sua esposa que mesmo em meio tantas dificuldades não desistiu.Fica ai aprova de que o amor verdadeiro nao vive só de encanto,pois a simples adimiração e desejo pelo seu professor estende-se a um afeto sincero.Como sou romantica de carteirinha toda vez que assisto ao filme tenho que chorar com as lindas palavras de Johan para sua esposa quando recebe o prémio tão almejado.
24/07/2007 11:08:40


90 maria aparecida alves ferreira - corguinho mato grosso do sul.
achei interesante o filme pois pasei aprender que temos de vencer nossos limites sou portadora desa doença mais sou feliz tenhos amigos visiveis ou nao ate voltei estudar mes sabendo ser dificil chegar ao obejetivo obrigado pela oportunidade de expresar.
09/07/2007 21:31:09


91 Leandro Henrique - Santa Cruz da Esperança
Foi um dos melhores filmes de que já assisti, algumas partes são cansativas de se entender, mas vale a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
22/06/2007 17:57:16


92 Manoel Colombo - Porto Alegre RS.
UMA MENTE BRILHANTE: Realmente é um filme que demonstra uma realidade do cotidiano da epoca, onde os matematicos e outros tantos, deslumbravam sua espectativa em ser professores nas universidades, e johan, foi um que alem de querer, teve uma experiencia alem do imaginario, suas ilusoes, faslsas realidades, que pareciam reais, as iluzões de esquizofrenia, onde em certos momentos de sua lucidez tambem apresentava uma certa inquitude motivado pelos colegas, e mais após o casamento, sua esposa ao perceber que estava tendo problemas de desvio mental, procurou auto ajuda para o mesmo, o afeto pelo marido e aceitação do sintomas, custou muito para perceber do que estava se passando, mas sempre com aquela mente brilhante de conhecimento, até o final com as falsas ilusões esquizofrenicas, que seu sentimentos eram reais. tratamento que começou com insulinoterapia, e com eletrocovulsioterapia, e farmacoterapicos. mesmo assim terminou sendo premiado pelos seus professores e colegas, pela brilhante performanse de espirito de lutas, durante sua caminhada dentro da esquizpfrenia, no qual serve de muitos parametros para os estudiosos da psicanalise.
15/06/2007 16:46:36


93 MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA - taquarituba
Assisti hoje (e tenho de confessar que o controle do meu DVD não funcionou justamente hoje), portanto assisti no idioma inglês, sem legenda. Mesmo sem entender praticamente nada do inglês o filme me comoveu, tanto pela história em si quanto pela atuação de Russell Crowe. E, com certeza, assitirei novamente em português ou legendado, porque vale a pena.
07/06/2007 20:21:23


94 NARA - boa esperança mg
Uma mente brilhante, é uma lição de vida, que mostra que mesmo com dificuldades é possível vencer.
05/06/2007 11:13:21


95 Ingrid Sampaio - Ipatinga
O filme Uma Mente Brilhante é perfeito. ótimo e Maravilhoso. Gostei muito de saber o quanto esse matemático teve força de vontade de conseguir o que queria, mesmo com tantas limitações. O filme parece tão real que nos faz refletir sobre nossas vidas. Com certeza vou vê-lo muitas e muitas vezes.
04/06/2007 15:45:30


96 JOSELMA CLEMENTINO DA SILVA - CARNAIBA
REALMEMTE O FILME É MUITO BOM. ADOREI DEMAIS! NÃO TENHO DÚVIDA QUE VOU ASSISTI-LO MAIS VEZES. É VERO, QUE REALMENTE É UMA MENTE BRILHANTE.
15/05/2007 12:40:25


97 Nathalia - Recife
o filme é interessante mais é muito monotono tem partes legais mais ao msm tempo partes que sao cansativas demais
10/05/2007 21:44:55


98 HODRIGU DOS SANTOS - MARINGÁ
MUITO INTERESSANTE E ME INSPIROU PROFUNDAMENTE A ENTRAR PARA A FACULDADE DE MATEMÁTICA, A QUAL CURSO ATUALMENTE E ME DEDICO INCANSAVELMENTE...
06/05/2007 15:04:48


99 samuel lima - arapiraca
"um dos melhores filmes que já assisti, foi realmente um trabalho genial"
05/05/2007 21:08:10


100 maria goreti alves guimarães - caçador
um filme extraordinário , muito comovente que nos faz refletir sobre nossa natureza e nossas limitações.
04/05/2007 14:27:16


101 XÊNIA BIA DE CARVALHO - TERESINA
O FILME É OTIMO, POSSO DIZER QUE É EMOCIONANTE RESUMINDO TUDO DE BOM.
02/05/2007 10:12:02


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.