Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Ensino de Línguas
Aline Tosini Coordenadora e Consultora em Língua Inglesa do Planeta Educação; pós-graduanda em Administração de Empresas pela FGV e graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba.

Estratégias para desenvolver seu inglês - 16/08/2006
Use o universo cultural e social para facilitar a aprendizagem

No mundo de hoje, da globalização, da televisão a cabo e da Internet, a linguagem falada assume um papel jamais desempenhado na história da humanidade. Desta forma, as pessoas, ao procurar um curso de inglês, preferem os chamados cursos de conversação, evitando a gramática e esperando encontrar solução para a questão da comunicação oral. Infelizmente, na maior parte das vezes, o resultado não é satisfatório. 

O aluno ainda continua com uma enorme dificuldade para falar e entender o idioma.

Isto se deve ao excesso de concentração nas palavras e conteúdos e pelo esquecimento dos sons (musicalidade) do idioma. No livro “Os 7 trunfos para falar inglês”, a autora Lílian Prist apresenta estratégias com sugestões práticas para aprender inglês e mostra que não é preciso emigrar ou depender de escolas de idiomas para desenvolver o aprendizado. Basta mudar o enfoque!

Segundo Lílian, não devemos nos preocupar com apostilas, tempos de verbos, pronomes e preposições. Priorizar a linguagem oral e mergulhar no universo cultural e social da língua inglesa é que podem e devem fazer a diferença. Seguem abaixo algumas sugestões práticas e eficazes para melhorar seu inglês, independentemente de sua idade ou atual nível de conhecimento. 

Além dos exercícios práticos, serão apresentados sete trunfos para o seu desenvolvimento lingüístico. Veja como pode ser fácil e agradável!

Sete trunfos para aprender inglês

1- Inicialmente é importante ouvir, ouvir e ouvir. Você passou os primeiros anos de sua vida ouvindo, recebendo informações. A fala não acontece simultaneamente. Faça o mesmo com o inglês.

2- Comece a dar prioridade ao amplo, aos aspectos gerais. Dê menos importância às minúcias e às regras gramaticais (fundamentais para textos e literatura, mas não para adquirir fluência).

3- Concentre sua atenção nos sons, nos ritmos e entonação. Como uma música que você ouve no rádio e consegue cantarolar, mas não se lembra da letra. Focalize mais a “música” do que a “letra” ao ouvir pessoas falando inglês.

4- Não se preocupe excessivamente em entender cada palavra, se preocupe em observar as expressões faciais, os gestos e a forma como as pessoas falam.

5- Valorize ao máximo o que sabe. Ao ouvir uma frase com dez palavras, onde há duas que não conhece, muita gente concentra toda atenção exatamente naquelas duas que não entende e acaba não compreendendo nada. Comece a procurar significados a partir do que entende, do que é familiar.

6- Seja mais receptivo. Aceite os sons estranhos, as expressões que não têm correspondentes em português, as características do novo idioma, sem restrições. Derrube barreiras!

7- Relaxe e divirta-se com seu aprendizado. Tensão e ansiedade de aprender rapidamente acabam causando verdadeiros bloqueios.



Exercícios muito eficazes para melhorar seu inglês

Exercício 1
Material necessário:

  • Um filme sem legendas (drama, romance, aventura ou comédia). Em caso de fita cassete e não DVD, a legenda pode ser coberta com papel e fita adesiva.

Tempo necessário: Mínimo 5 minutos.
Freqüência: 4 a 5 vezes por semana.
Procedimento: Assista a filmes sem legendas (ou cubra com papel e fita adesiva) apenas para acostumar o ouvido. Preste atenção nas imagens e deixe o som como se fosse uma música de fundo. Esqueça o hábito de querer entender as palavras.

Exercício 2
Material necessário:

  • Um filme sem legendas (drama, romance, aventura ou comédia). Em caso de fita cassete e não DVD, a legenda pode ser coberta com papel e fita adesiva.

Tempo necessário: Mínimo 15 minutos.
Freqüência: 3 vezes por semana.
Procedimento: Faça exatamente como no exercício anterior. Entretanto, depois de terminar os 5 minutos do exercício, deixe a TV ligada e vá fazer outra coisa (ler jornal, costurar, brincar com os filhos, cozinhar, etc.).
A idéia é ouvir som em inglês, sem ver as imagens e sem se preocupar em entender, apenas para acostumar o ouvido.

Exercício 3
Material necessário:

  • Um filme de qualquer gênero (exceto documentário) em inglês. Pode ser um filme inédito ou não para você. Se não for possível tirar as legendas, cubra com um pedaço de papel e prenda com fita adesiva. Dê preferência a filmes com atores, assunto e cenários que sejam do seu agrado.
  • Um caderno de desenho (qualquer caderno sem pauta).
  • Um jogo de canetas hidrográficas com 12 cores.

Tempo necessário: cerca de 10 minutos.
Freqüência: 1 ou 2 vezes por semana.
Procedimento: Assista cerca de 2 minutos do filme, sem legendas e sem som (use a tecla mute).
Concentre-se no visual da tela. Tente imaginar o que está acontecendo, sem se preocupar em entender. Faça um desenho ou um símbolo do que viu, usando quantas cores desejar.
Coloque o som em volume normal (desligue o mute). Assista novamente os mesmos 2 minutos de filme (agora com som).
Não se preocupe em entender. É fundamental que você não preste atenção ao que os atores dizem. Concentre-se apenas no visual, como se estivesse sem som.

Exercício 4
Material necessário:

  • Um filme que já tenha visto e cuja estória você se lembre. (tente recordar algumas cenas do filme antes de alugá-lo, para ter certeza de que ele se presta a este exercício).
  • Um caderno de desenho (qualquer caderno sem pauta).
  • Um jogo de canetas hidrográficas com 12 cores.

Tempo necessário: 10 minutos.
Freqüência: 2 a 3 vezes por mês.
Procedimento: Escolha uma cena do filme de que você se lembre. Se não for possível tirar as legendas, cubra com um pedaço de papel e prenda com fita adesiva. Assista 5 minutos. Olhe atentamente para o rosto das pessoas que estiverem falando e tente imitar o movimento da boca, dos olhos, das mãos, da cabeça.
Pare a fita.
Feche os olhos e tente lembrar o que viu. Faça alguns desenhos ou símbolos representando as cenas que recorda. Assista novamente à fita da mesma maneira (mais 5 minutos).


Exercício 5
Material necessário:

  • Um texto que você queira ler. Um dicionário inglês-inglês.
  • Um caderno sem pauta.
  • Um jogo de canetas coloridas (não utilize preto, cinza ou marrom, cores que não estimulam tanto a memorização).

Tempo necessário: A seu critério, dependendo do tamanho do texto.
Freqüência: A seu critério.
Procedimento: Escolha um texto em inglês que você queira ler. Escolha duas canetas de cores diferentes.
Comece a ler o texto e vá sublinhando com uma das cores à medida que for lendo. Se aparecer uma palavra desconhecida, pule e não sublinhe. Ao terminar o parágrafo, pare e releia. Veja se é possível entender a partir do contexto, mesmo se não souber o significado da palavra específica.
Se não for possível, escreva esta palavra com a segunda cor em um caderno sem pauta.
Procure o significado no dicionário (tente inglês-inglês e só utilize inglês-português em último caso).
Imagine uma situação onde esta palavra possa ser usada. Faça um desenho ou um símbolo desta palavra usando uma outra cor qualquer. Continue da mesma maneira mais 1 ou 2 parágrafos.

Exercício 6
Material necessário:

  • Um texto técnico (ou um texto muito longo) que você queira ler.
  • Um dicionário inglês-inglês.
  • Um caderno sem pauta.
  • Um jogo de canetas coloridas (não utilize preto, cinza ou marrom, cores que não estimulam tanto a memorização).

Tempo necessário: A seu critério, dependendo do tamanho do texto.
Freqüência: A seu critério.
Procedimento: Escolha uma caneta colorida para cada página que for ler. Leia o texto e vá sublinhando (com a cor escolhida para aquela página) o que entender e pulando o que precisa de tradução.
Releia cada página e tente entender mesmo com a palavra que falta. Se não conseguir, tente o dicionário inglês-inglês (só utilize o inglês-português em último caso).
Cada página terá as linhas sublinhadas em uma cor e terá palavras não sublinhadas (as que você não entendeu).
Escolha uma única cor para as palavras que irá procurar no dicionário. Não sublinhe, apenas as escreva com esta cor em um caderno sem pauta.
No final da leitura, faça símbolos ou desenhos ao lado de cada palavra e tente imaginar uma situação onde poderiam ser utilizadas.
Faça desenhos das situações imaginadas e releia todo o texto uma última vez.

Exercício 7
Material necessário:

  • Um livro que você queira ler.
  • Um dicionário inglês-inglês.
  • Um bloquinho de papel sem pauta
  • Três canetas coloridas (não utilize preto, cinza ou marrom, cores que não estimulam a imaginação).

Tempo necessário: A seu critério.
Freqüência: A seu critério.
Procedimento: Abra o livro que você quer ler. Escolha uma das três canetas e faça um símbolo no canto superior esquerdo da página que for ler.
Leia sem parar para consultar dicionário; tente entender mesmo que haja palavras desconhecidas. Não sublinhe nada.
No final da leitura de cada página, escreva ao lado do símbolo as palavras em que teve dificuldade. Se não couber, faça uma cópia do símbolo no seu bloco de anotações e, ao lado, escreva as palavras que não entendeu (usando a mesma cor).
Continue o mesmo procedimento nas páginas seguintes. A cada três páginas consulte o dicionário (inglês-inglês, só utilize inglês-português em último caso).
Uma vez encontrada a explicação, faça um desenho ou símbolo representando-a. Escreva em português o significado, mas não coloque todas as letras da palavra. Deixe uma ou duas letras faltando.

Exercício 8
Material necessário:

  • Um seriado da TV do tipo Seinfeld, Friends, Mad About You.
  • Um caderno de desenho (ou qualquer caderno sem pauta).
  • Um jogo de canetas coloridas.

Tempo necessário: Cerca de 45 minutos (dependendo do feriado).
Freqüência: 1 vez por semana.
Procedimento: Alugue um seriado americano. Assista a primeira vez com a legenda visível para entender. Retire a legenda através do menu no DVD ou, em caso de fita cassete, cubra a legenda com papel e fita adesiva.
Assista aos primeiros dois minutos de olhos fechados e tente imaginar as cenas. Assista aos dois minutos seguintes de olhos abertos observando muito atentamente o rosto, mãos e pés dos personagens.
Continue intercalando dois minutos de olhos abertos e fechados. Volte o filme para o início e assista novamente, sem as legendas. Pare a cada cinco minutos para fazer desenhos ou símbolos das cenas que viu.

*Todas as dicas e exercícios sugeridos neste texto foram retirados do livro “Os 7 trunfos para falar inglês”, da autora Lilian Prist.

Bibliografia:
LILIAN PRIST, “Os 7 trunfos para falar inglês, editora DPL.
International Dictionary of English - Cambridge

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










15 COMENTÁRIOS

1 lais emanuelle borba de brito - cumaru pernanbuco
muito bom as dicas
30/04/2013 16:36:49


2 lucas - paranagua
Fissurado pelo ingles e penssando no meu futuro comecei a procurar escolas para aprender ingles influenciado pela minha avo que e uma otima pesquizadora e encontrei voceis
05/01/2013 22:17:01


3 Nilva knupp - Rio das Ostras RJ
Gostei das dicas vou comprar o livro.
01/06/2011 21:01:42


4 eliaze gomes carneiro - capela do alto alegre
amei as sugestões de atividades.
18/02/2010 21:30:46


5 Lucineth Morel Maria José M. Dos Santos Eunice P. De Almeida - Dourados MS
Com essas estrategias ficou bem mais facil de aprender e entender o ingles é uma materia dificil mas que faz parte de nosso cotidiano valeu!
02/09/2009 21:04:22


6 thalita e joao carlos - dourados
As estratégias para aperfeiçoar o nosso ingles sempre é valida mas eu prefiro o espanhol,no entanto o falar fluentemente é o que vale no mercado de trabalho ,tanto o ingles como o espanhol.......................valeuuuuuuuuuu.
02/09/2009 20:59:39


7 amanda caroline - paiçandu
a lingua inglesa faz mesmo parte de todos, pois se não foce a lingua inglesa ninguem teria um trabalho honrrado
10/02/2009 18:03:47


8 Mazunga - CabindaAngola
Estou muito animado ao ler estas frases de aconselhamento como aprender ingles com facilidade. Sao caminhos mostrados e quem os por em pratica podera avancar no caminho de aprendizagem da lingua inglesa. Muito obrigado.
01/09/2008 04:20:14


9 Edileuza - Monsenhor Tabosa Ceará
Fiquei muito feliz em encontrar essas dicas pois estou sempre procurando inovações e essa veio na hora certa. Obrigada e parabés.
09/01/2008 14:05:58


10 Marcos - Diadema
Fico muito contente de saber estas técnicas algumas eu já faço a algum tempo,mas fico satisfeito por aprender mais obrigado!
30/09/2007 19:23:04


11 aidilma ornelas de barros. - lauro de freitas
No momento me encontro cursando letras com inglês,mas tenho muita dificuldade em ouvir e falar. Como pode me ajudar?
28/09/2007 16:25:29


12 reginaldo silva - jaguariuna
eu estudo inglês em casa e não noção de como fazer para melhorar meu inglês vendo este meio de estrategia vou praticar assim. Atenciosamente, reginaldo
01/07/2007 20:29:09


13 Juliana - campina Grande pb
Gostei muito das Estratégias para desenvolver meu inglês.mas tenho dificuldade na pronucia e queria uma forma para melhorar essa pequena dificuldade
16/06/2007 23:15:36


14  Francis Rosa Abreu - Manaus
Gostei muito das Estratégias para desenvolver meu inglês,mais tenho muita dificuldade na fonética. Muitas vezes fica perdida na hora de falar. Gostaria de saber uma forma pra melhorar a pronuncia. Obrigada.
10/05/2007 13:12:30


15 Frelino da Costa Soares - Dili-Timor Leste
Eu fico bastante com a informacao que aguardado no este sitio.
06/04/2007 03:23:05


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.