Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Filosofando
João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

O Bom Senso - 10/05/2006
René Descartes

Inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem.

E é improvável que todos se enganem a esse respeito; mas isso é antes uma prova de que o poder de julgar de forma correta e discernir entre o verdadeiro e o falso, que é justamente o que é denominado bom senso ou razão, é igual em todos os homens; e, assim sendo, de que a diversidade de nossas opiniões não se origina do fato de serem alguns mais racionais que outros, mas apenas de dirigirmos nossos pensamentos por caminhos diferentes e não considerarmos as mesmas coisas.

Pois é insuficiente ter o espírito bom, o mais importante é aplicá-lo bem. As maiores almas são capazes dos maiores vícios, como também das maiores virtudes, e os que andam muito devagar podem avançar bem mais, se continuarem sempre pelo caminho reto, do que aqueles que correm e dele se afastam.

René Descartes
Em sua célebre obra O Discurso do Método

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










5 COMENTÁRIOS

1 Franklin Ribeiro - São Paulo
Apenas uma pequena correção: Faltou o principal argumento do texto, senão a sustentação fica sem sentido. depois da palavra POIS.. existe uma palavra NÃO.. fica assim. Pois NÃO é insuficiente ter o espírito bom.... Corrijam urgente!!
16/11/2012 14:32:15


2 Elis Junior Dourado de Sousa - Santa Quiteria
Quando tento entender quem não me entende, vejo o quanto eu também sou complicado.
26/01/2011 19:52:37


3 ELIS JUNIOR DOURADO - SANTA QUITERIA
A dúvida sobre a existência de Deus é como o pensamento mais conhecido de Renê descartes: Penso, logo existo. Tudo quem segui uma linha de pensamento, passa por um processo de existência mental, ou seja, pela criação. Criação do imaginário.... Elis Júnior Dourado
02/07/2009 13:31:02


4 francisco de assis - pauloafonso
é sem dúvida uma grande mensagem, gostaria de ter vários textos do pensamento lógico. pois penso logo existo.
02/01/2008 15:10:46


5 Grasiela I.M.P. - Cascavel-Pr
O trecho exposto é um dos trechos do livro Desacartes -Nova Cultura, gostaria de encontrae algo mais elaborado enquanto reflexões atuais do pensamento cartesiano para aplicá-lo com adolescentes para que possam compreender o assunto da melhor forma possível.
16/08/2007 13:44:07


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.