Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Ensino de Línguas
Flávia Quirino Nogueira  Pós-Graduanda em Administração de Empresas pela FGV e Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba

Behind the words: Speak, talk, say and tell - 17/04/2006
Iguais, mas diferentes...

O aprendizado de uma língua estrangeira consiste não apenas na assimilação de seus elementos gramaticais e lexicais, mas também em saber empregar o conhecimento adquirido sem a interferência negativa da língua mãe. Sendo esta interferência mais alarmante no oral, podemos também incluir a ocorrência no plano gramatical, levando os aprendizes de um idioma a produzirem frases desestruturadas e incompreensíveis. Na ânsia de se comunicarem e expressarem suas idéias, os alunos muitas vezes associam a estrutura usada no português à língua inglesa, criando assim uma grande confusão e uso inadequado de algumas palavras e expressões.

Assim, se faz necessário identificar e conhecer as diferenças entre a língua portuguesa e inglesa para que possamos prever os erros bem como evitá-los antes de se tornarem hábitos. Vale ressaltar, que muitos destes erros podem ser observados mesmo em alunos que já possuem um nível elevado de fluência, e resultam da falta de contato com a língua ou de um aprendizado defasado.

Os verbos Speak, Talk, Say e Tell, embora praticamente sinônimos no significado e gramaticalmente diferentes, geram inúmeras dúvidas para os alunos, e é preciso se atentar a algumas regras para evitar alguns deslizes na comunicação. Para entender melhor as diferenças, segue abaixo uma classificação por área de significado e alguns exemplos para reforçar a explicação:

SIGNIFICADO

PORTUGUÊS

INGLÊS

EXEMPLOS

ter habilidade lingüística

falar

speak

He speaks English and French.

transmitir informação

dizer, falar, contar, afirmar, relatar, avisar

say, tell, state, report

He said that he`s not going to run for president.
He told the reporters he`s not going to run for president.
He stated clearly that he`s not going to run for president.
The government has reported a decline in the foreign debt.

conversar, bater papo

falar, conversar, dialogar

speak, talk, chat

I spoke with my friends yesterday about the old times.
We talked all night about the old times.
He likes to chat with his old friends.


Uses

Examples

Say

used with direct and indirect speech

Say is most often used without a personal object.
If we want to put a personal object after say, we use to.

She said that it was my last chance.
He said, ‘Good morning.’
She said that she would be late. (not She said me...)
And I say to all the people of this great country...

Tell

used with direct and indirect speech
after tell, we usually say who is told, i.e., tell someone something

only used to mean ‘instruct’ or ‘inform’

Tell is used to tell someone to do something

Tell is not used before objects like a word, a name, a sentence, a phrase.

We do not usually use it after tell to refer to a fact.

tell someone again (repeat)

She told me that she would be late.

She told me that it was my last chance.
(not He told them, ‘Good morning.’)
Tom’s mother told him to clean his room.

Alice said a naughty word...
(not Alice told a naughty word...)
‘I’ll tell you tomorrow.’ (not I’ll tell you it tomorrow.)

‘I don’t want to tell you again to get your homework done.’

Talk

There is not very much difference between speak and talk.
Talk is the more usual word to refer to conversational exchanges and informal communication.

When she walked into the room everybody stopped talking.

Speak

Is often used for one-way communication and for exchanges in more serious or formal situations.

Speak is the usual word to refer to knowledge and use of languages.

I’ll have to speak to that boy -- he’s getting very lazy.
After she had finished reading the letter, nobody spoke.
She speaks three languages fluently.


Referências:

        *  http://www.languageguide.org/english/grammar/br/part1/speak.jsp
        * http://www.longman.com/ae/azar/grammar_ex/message_board/archive/articles/00024a.htm
        * http://www.sk.com.br

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










10 COMENTÁRIOS

1 Liliane Bertalia - Três Lagoas MS
Adorei o site!!!!!!!!!muitas informações que aprimoram o conhecimento.
06/11/2009 20:49:20


2 Aparecida Elisandra - Lençóis Paulista
Gostei muito deste site tras muitas informações uteis para nós professores.
19/05/2009 19:54:48


3 milton - lowell mas U S A
I loved this site,I wod like to lorned more English, If you have more option,jus send a email to me. obrigada
22/01/2009 16:05:36


4 eliete - erechim
Gostei muito deste site , gostaria de saber se ha uma maneira de praticar o meu english on line . Como posso fazer tirar as minhas duvidas . Espero resposta em breve obrigada
04/12/2008 15:14:43


5 tonyberto - varzelâmdia
tenho uma aluna de 10 anos de idade que estuda comigo há 03 anos, preciso de material didático para melhorar minhas aulas de inglês e para que ela seja fluente. pois na cidade não há escola particular, me envie algum material.
28/02/2008 16:29:10


6 ana elisa de almeida - capão bonito
Gostei muito da parte gramatical dos verbos em ingles, gostaria de saber se tem como também praticar um pouquinho on line. Obrigada
19/10/2007 00:41:43


7 Ana Ivonete - Feira de Santana, Ba
Bastante útil,bom para tirar dúvidas
16/10/2007 21:47:59


8 marcia - Boston - USA
Excelente explicaçao! E que venha mais...
18/09/2007 17:36:47


9 Adriano Teixeira Bastos Neto - São Sebastião - SP
Claro e conciso. Bastante útil para quem quer aparar umas arestas em seu Inglês
29/08/2007 12:38:42


10 Maria Aparecida Thomé - Fundão
Maravilhoso !!!!! simples e objetivo.....
23/05/2007 22:07:29


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.