Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Planeta Literatura
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Dicionário de Inglês da Turma da Mônica - 19/05/2005
Estimulando o encontro com a língua inglesa

Capa-do-Dicionario-de-Ingles-da-Turma-da-Monica

Não é segredo para ninguém que a melhor fase para iniciar os estudos de língua estrangeira é a infância, mais especificamente o período que vai dos 7 aos 9 anos de idade, quando a criança já completou o período de alfabetização e está em franco processo de maturação da relação que está estabelecendo com as letras. É claro que isso não significa dizer que em outras faixas etárias a introdução do inglês, do espanhol ou de qualquer outra língua estrangeira não possa acontecer com sucesso.

Independentemente disso, antes mesmo de matricular seu filho numa escola de inglês ou espanhol, ou ainda de esperar que comecem as aulas de língua estrangeira na escola em que as crianças estão matriculadas é essencial estimular a curiosidade, o interesse e o gosto pelo estudo entre os pequenos. Isso pode acontecer de diversas maneiras, mas o caminho principal não pode deixar de ser a introdução ao conhecimento através dos livros.

Isso é válido para todas as áreas do conhecimento, inclusive para o estudo de línguas. No caso da língua falada no país onde as crianças nasceram esse estímulo acontece a partir da leitura de quadrinhos, fábulas, contos, livros criados especificamente para esse público ou ainda através da utilização dos materiais das outras disciplinas como apoio e retaguarda.

O mesmo não se dá com as línguas estrangeiras. A estrutura de apoio em países como o Brasil não é das mais eficientes nem mesmo para o estudo do português, imaginem então como é para o inglês ou para o espanhol. O mínimo que se deve fazer é requisitar que as bibliotecas escolares ou municipais tenham alguns livros que dêem suporte ao estudo dessas importantes línguas entre os pedidos regularmente realizados as editoras ou a seus mantenedores.

Desenho-da-turma-da-Monica-em-sala-de-aula-junto-com-professora-sorrindo

Lembrando sempre que tanto o inglês quanto o espanhol são línguas de grande utilização no mercado de trabalho e que, em virtude desse fato (entre outros que poderiam ser destacados, como a utilização do inglês como língua básica da Internet), teria que ter uma atenção maior por parte das pessoas que organizam os currículos educacionais e que organizam anualmente os planejamentos estratégicos da educação em nosso país.

Mas, voltando ao tema desse artigo, entre os livros básicos para a constituição de uma biblioteca de apoio que realmente estimule as crianças a aprender uma língua estrangeira está, necessariamente, um bom dicionário. E, no caso das crianças entre 5 e 10 anos, tem que ser um livro destinado especialmente a essa faixa etária.

Isso significa, na prática, que esse material tem que ser rico em ilustrações, de fácil identificação dos vocábulos, de manuseio constante (e por isso mesmo reforçado em sua formatação) e, de preferência, que possua um forte apelo entre a criançada.

Esse apelo no caso tem que ser concretizado a partir da utilização de elementos que tenham trânsito entre os pequenos. Nesse aspecto repousa o êxito do trabalho editado pela FTD em parceria com a Maurício de Souza produções que resultou no surgimento do Dicionário de Inglês da Turma da Mônica.

Não há, no Brasil, personagens tão populares e de tão grande aceitação entre as crianças como a Mônica, o Cebolinha, o Cascão, o Chico Bento, a Magali, o Franjinha e todos os outros personagens criados por Maurício de Souza. Essa empatia entre o público-alvo e esses personagens é decisiva para o sucesso de vários empreendimentos que apresentam a charmosa turma de Maurício.

Desenho-da-turma-da-Monica-em-familia

Associar autênticos ícones da brasilidade como o Chico Bento ou a Mônica ao estudo do inglês é também uma grande e importante jogada de marketing no sentido de consolidação da necessidade de aprendizagem de línguas estrangeiras. Ao ver esses personagens reconhecendo elementos do cotidiano em português e em inglês, os pequenos estudantes percebem que esse movimento em direção ao aprendizado é essencial e importante para eles assim como para o Cebolinha, a Rosinha ou a Magali.

A riqueza é ainda maior se considerarmos que ao estruturar o dicionário dessa forma os editores tornaram a aprendizagem uma atividade extremamente lúdica, aproximada dos quadrinhos que compõem muitas gibitecas existentes em escolas ou bibliotecas municipais. Não há melhor forma de consolidar o amor pela leitura entre as crianças que a utilização das revistas em quadrinhos como “atalho” ou apoio.

Quando as crianças se interessam pelas revistinhas é claro que as cores, os personagens, os movimentos, as tramas e o próprio formato desse recurso os conquistam, mas não podemos deixar de reconhecer que os balões com diálogos também os fascinam. É um dos melhores e mais eficientes meios de aproximar nossos pequenos alunos das palavras e do conhecimento.

Uma forma de utilizar o dicionário em aula seria, por exemplo, aproveitar as próprias histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e pedir aos alunos que reescrevessem os enredos utilizando as palavras aprendidas em aula ou pesquisadas no material de apoio. Para tanto é essencial que os professores de inglês que trabalham com alunos de 1ª a 4ª série escolham de preferência as tirinhas com poucos quadrinhos e que, com o amadurecimento das turmas, ampliem gradualmente essa prática inserindo histórias um pouco maiores.

Imagem-da-turma-da-Monica-no-Parque-de-Diversoes

No caso do “Dicionário da Turma da Mônica”, além do material ser ricamente ilustrado e de fácil consulta para qualquer criança que esteja cursando as séries iniciais do Ensino Fundamental, há ainda um adendo de especial importância, junto com o livro vem um CD com a pronúncia das palavras sendo apresentada pela conhecida voz da Mônica e de uma especialista em língua inglesa.

Isso permite que os professores que tiverem esse material a mão possam, com o auxílio de um CD player portátil, reforçar a compreensão das diferenças que existem entre os sons da língua portuguesa e da inglesa. Além da pronúncia dos próprios professores também acaba sendo possível que as crianças percebam pelo CD como são faladas as palavras que eles estão aprendendo a partir do dicionário.

Seria interessante que a FTD e a Maurício de Souza produções disponibilizassem também, para as escolas e professores, o livro no formato eletrônico ou como transparências, em uma pasta. Isso facilitaria muito a organização e o trabalho dos educadores em sua rotina de trabalho em sala de aula.

A utilização do dicionário com crianças que freqüentam as salas de educação infantil também pode ocorrer sem maiores problemas. Nesse caso seria necessária apenas uma adaptação do trabalho de forma que as imagens e palavras fossem introduzidas de forma extremamente gradual. Isso quer dizer que, se na 3ª série, por exemplo, os professores podem utilizar a formatação temática do dicionário para consolidar palavras sobre um determinado assunto (cores, trânsito, sala de aula, família, animais,...), no pré-primário esse trabalho não pode ser feito com grandes grupos de palavras (o aconselhável é que se introduzam de 3 a 5 novos vocábulos a cada semana ou quinzena).

De qualquer forma, vale destacar as qualidades desse ótimo material e ressaltar a necessidade das escolas, professores e mesmo dos pais estarem atentos e prontos a dar estímulos a aprendizagem de seus filhos desde a mais tenra idade. Esse apoio e dedicação nos primeiros anos escolares são decisivos para que nas séries posteriores as crianças tenham rendimentos destacados, maior participação, grande curiosidade e, o mais importante, vontade de aprender.

Isso vale tanto para a matemática, o português, as ciências, a história, a geografia e também para o inglês. Nesse aspecto, o “golden goal” do Dicionário de Inglês da Turma da Mônica não pode ser desperdiçado pois ele torna muito mais “light” o trabalho em aula e “interesting” tanto para as crianças quanto para os “teachers”...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










69 COMENTÁRIOS

1 ANA VITORIA - JOAO PESSOA
EU ESTOU PRECISANDO
24/11/2012 19:50:07


2 joão - araras
tambem tem da turma da monica jovem
05/01/2012 21:49:44


3 carla - rio de janeiro
isso e paia nao encontrei o que eu queria
26/10/2011 11:32:57


4 Viviane Fernandes - São Paulo
Sou fonoaudióloga e achei muito bom esse material, alem desse estou tentando encontrar O dicionário da Turma da Monica.Como posso adiquirilos?
19/10/2011 18:04:33


5 Denise - brasilia
Olá fiquei interssadíssima em adquirir este material parece ótimo!! Sou profesora de ingles para crianças. Estou ansiosa pelo retorno. Desde já agradeço.
14/10/2011 15:02:23


6 Juliana - recife
Olá, fiquei muito interessada no material citado. Como faço para adquirilo? Sou professora de Inglês há três anos. Nunca ouvi falar desse material. Parece excelente. Ficarei muito grata pela ajuda, abraço!
31/05/2011 00:33:15


7 camila - minas gerais
que isso é legal bom otimo
17/03/2011 16:46:13


8 RAQUEL FERNANDES - VILA VELHA ES
OLÁ, GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ADQUIRIR ESTE MATERIAL MARAVILHOSO, SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL. POR FAVOR ENVIEME NOTÍCIAS ASSIM QUE FOR POSSÍVEL, ESTAREI AGUARDANDO ANCIOSA, ATENCIOSAMENTE,RAQUEL.
14/03/2011 17:00:46


9 Ana Lúcia Renovato Dourado - Porangatugo
Achei muito interessante o material apresentado por vocês, e como acompanho as escolas de Tempo Integral do nosso município, gostaria que vocês disponibilizassem o dicionàrio da Turma da Mônica para que eu possa imprimir e repassar para nossos professores como estratégias de trabalho para as oficinas de inglês das nossas escolas. Desde já agradeço a compreensão em nos ajudar... abraços
16/02/2011 10:56:01


10 tereza - bahia
querofazer assinatura da revista turma da monica em ingles e adquirir este dicionario. mandemme resposta por favor.
09/01/2011 01:18:32


11 Lidiane Amaral - São João da Barra RJ
Sou professora de Lingua Inglesa e achei excelente o arquivo e ótimo material. Como posso adquirir?
13/12/2010 09:20:52


12 Raquel Rodrigues da Silva - Itapevi
sou estudante de espanhol,achei exelente esse material e gostaria de saber onde consigo comprar o dicionario e o gibi aguardo resposta, obrigado pela oportunidade de estar entrando em contato com vocês.
25/10/2010 04:37:26


13 maria elizabete - são paulo
Olá gostaria de saber como posso adquirir o dicionário de ingles, quanto custa. Achei lindo esse materia e bem elaborado, espero contato. maria elizabete.
21/10/2010 17:24:03


14 zelia martis - GUARAI
GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR ESSE DICIONARIO DE INGLES DA MONICA,PERTO DE MINHA CIDADE NO TOCANTINS.GOSTEI MUITO E ESTOU PRECISANDO DE UM DESSES. OBRIGADO.GUARDO RESPOSTA.
24/08/2010 14:39:51


15 RTER5 - SAO JOAQUIM
AMMMMMMMMMO TURMA DA MMMMMMMMMMMMMOOOOOOOOOOOOOOONNNNNNNNNNNNNNNNNNNIIIIIIIIIIIIIIIIIICCCCCCCCCCCCCCCA
04/08/2010 19:46:10


16 Giovanna - Chapeco SC
Onde posso comprar quadrinhos da monica em ingles. São para presenter as criaças que cuidei nos EUA thanks Gio
10/06/2010 14:33:12


17 marianne rodrigues ribeiro - campinas
oi monica eu me divirto com vc eu jogos o seus jogos de pinta vc é muito divertido
18/05/2010 07:43:26


18 Tânia Rohde - São Leopoldo
Olá! Queremos adquirir alguns exemplares da Turma da Mônica de Ingles, mas não os encontro. Como adquirir estas obras?
17/04/2010 00:37:57


19 Nilzeth Rodrigues de Oliveira - São Gonçalo
Sou professora de espanhol crianças e adolescentes e gostaria de saber onde encontrar materiais da Turma da Mônica em espanhol que possam enriquecer minhas aulas. Gostaria de sugestões.Muito obrigada pela atenção.Nilzeth.
02/11/2009 17:14:12


20 Noemi - IPATINGA
da para aprender Ingles no computador de graça? afinal eu achei muito legal foi uma otima ideia fazer isso . isso tambem vai incentivar as crianças a aprander ingles e ingles esta em praticamente em todos os lugares do mundo.Porisso eu acho muito bom continuem fazendo coisas para a crianças aprenderem cada vez mais.
28/10/2009 21:12:50


21 Flavia - Rio de Janeiro
Onde posso adquirir o material?
21/10/2009 00:01:11


22 grace areas - belo horizonte
Excelente material!!! Como posso adiquirílo?
21/09/2009 12:30:08


23 Elzi nunes pimentel - Divisópolis MGerais
Achei super interessante esse material. E gostaria de saber, como posso adquirilo? Obrigada.
28/08/2009 12:51:37


24 Marcia Elaine de Oliveira - Londrina Paraná
Parabéns pelo trabalho e também envolver personagens tão próximos das crianças falando uma uma outra língua. Gostaria muito de ter o material na biblioteca da escola , pois temos todas as turmas estudando Inglês da educação infantil ao ensino fundamental e no recreio eles adoram ler gibis.Por favor, como posso adquirilo?
15/08/2009 15:45:10


25 Marcelo - Jaraguá do Sul SC
Vejo os gibis traduzindo de portugues para ingles. Eu quero que fez LIBRAS língua brasileira de sinais e ao mesmo tempo gostaria de enisnar as crianças surdas. Pois minha noiva é professora de LIBRAS de serie do ensino fundamental e medio.
27/07/2009 18:08:51


26 Diego Martín - Currais Novos, RN
Parabens pelo trabalho que gostaria de ter nas minas mãos! Realmente, verificar que existe gente trabalhando para podermos melhorar nosso ensino é muito gratificante. Como posso adquirilo ?
21/06/2009 23:32:37


27 Fabiana - Nhandeara/SP
Como faço para adquirir este material. Sou professora e adorei.
27/04/2009 16:53:58


28 thsais barcala - santo antonio da platina parana
Preciso saber como faço para adquirir esse material . Sou professora de ensino fundamental e me interessei muito pelo material. Preciso saber tbem o preço, e se vem com cd para as liçoes . obrigada
24/04/2009 00:09:49


29 claudia - Contagem
Como faço para adquirir essse material?
01/04/2009 16:18:46


30 rejane sousa - BenevidesPará
Olá! Estou iniciando como professora de Inglês de 1ª e 4ª série do ensino fundamental, gostaria de saber como posso adquirir este material que parecer ser demais!!!!!!!!!!
15/03/2009 14:55:06


31 ildenete oliveira - fortaleza
sou professora de inglês e gostaria de saber onde comprar esse dicionário!!!
08/03/2009 14:24:06


32 Isabel C. Ferrreira - BeneditaPortugal
Sou professora de Inglês na rede pública de Portugal. Sempre adorei os personagens da turma da Mônica e gostaria muito de divulgálos podendo usufruir de matérias didácticos. Obrigada!
27/01/2009 18:34:26


33 Glauciana Alencar Viana - Barreiras
Gostaria de adquirir esse material,como faço?
17/01/2009 19:33:28


34 Valeska Angeline - São Paulo SP
Muito bem! Parabenizo a equipe pela atitude em elobarar material para o ensino. Eu sou professora de inglês e espanhol e gostaria de saber como posso comprar o dicionário em inglês. Por favor, há dicionário em espanhol? Onde posso comprar quadrinhos da turma da Mônica em espanhol? Obrigada e aguardo.
19/11/2008 11:05:36


35 Ana Lucia Couto - Belo Horizonte
Eu adoro a turma da mõnica , sou professora de espanhol de crianças e adolescentes e gostaria de saber onde encontrar materiais em espanhol com essa turminha que é demais ... Beijos e Parabens Mauricio por tudo...........
31/10/2008 18:04:13


36 Daniele Fernanda da Silva Santos - Guararapes
Sou professora de espanhol crianças e adolescentes e gostaria de saber onde encontrar materiais da Turma da Mônica em espanhol que possam enriquecer minhas aulas. Gostaria de sugestões.Muito obrigada pela atenção. Daniele
26/10/2008 13:44:46


37 Patricia Polga - Moraes Almeida Pará
Meu filho começou a estudar inglês e gostou muito, sou professora e sei da importância de se saber uma outra língua, por isso li o artigo e me interessei. gostaria de saber como faço para obter um dicionário destes, ele é ótimo para crianças.
11/10/2008 22:00:13


38 Lilian Valadão Rezende - Faria Lemos
Amei o dicionário! Sou professora de inglês e gostaria de saber como comprar. Obrigada.
16/09/2008 10:50:51


39 Simone Veridiana Pereira - AraguariMG
Parabéns a equipe que fez o dicionário e ao mesmo tempo gostaria de saber como posso adquirir, pois sou professora de Inglês do infantil de 1ª e 4ª ano do ensino fundamental e de 5ª ao 9°ano.
16/08/2008 11:24:06


40 Maria de Fátima B. Medeiros - São Paulo
Parabéns ao Mauricio de Souza, ao qual sempre torci muito para dar certo tudo que ele pensasse e executasse. Ele faz parte da nossa família, com certeza, desde os primeiros dias de vida dos nossos filhos já liamos histórias da Mônica, Cebolinha, Cascão e o meu predileto, que me faz dar boas risadas, Chico Bento. Gostaria de saber como posso adquirir e qual o valor. Sou professora e quero levar à minha escola essa idéia de termos os personagens tipicamente brasileiros em nossa educação. Achei o intento maravilhoso. Ainda tenho outra curisiodade, soube que no Chile utilizarão também os recursos educativos da turma da Mônica, gostaria de me manter informada sobre a parte educativa que estão executandop, pois comento muito com meus alunos a importância de um Mauricio de Souza em nosso país tão sem incentivo aos profissionais da área de quadrinhos e outras artes, sem falar na educação. Aguardo anciosa uma resposta e Felicidades sempre.
22/07/2008 11:38:05


41 Lina Alvarenga - Niterói
Olá! Eu gostaria de comprar o dicionário da Turma da mônica para o meu sobrinho de 8 anos que iniciou os estudos de língua estrangeira no ano passado. Minha irmães e eu estudamos inglês desde cedo e hoje temos um ótimo domínio da língua. Vejo que meu sobrinho quer aprender mais, porém precisa de algum material que possa levá-lo a pesquisar. Desde já agradeço, Lina
10/04/2008 12:30:37


42 Mônica Rezende Sousa Ribeiro - Patos de MInas / MG
Sou professora de espanhol (crianças, adolescentes e adultos) e gostaria de saber onde encontrar materiais da Turma da Mônica em espanhol que possam enriquecer minhas aulas. Gostaria de sugestões. Este site aqui de inglês é muito interessante. Parabenizo toda a equipe e aguardo retorno. Muito obrigada pela oportunidade e atenção. Mônica
02/03/2008 12:26:16


43 GILMAR - BELEM - PA
GOSTARIA DE CONSEGUIR ESTE MATERIAL PAR REFORÇAR MINHAS AULAS. COMO POSSO FAZER.
21/02/2008 19:22:55


44 marici - olímpia
olá´gostaria de saber como posso adquirir este material e o valor do mesmo, sou professora de inglês das séries iniciais e me interessei muito por este dicionário, aguardo resposta com urgência. Obrigada.
08/02/2008 18:44:07


45 Andreia Vieira - Marinha Grande-leiria
Gostava de saber como posso adquirir o dicionário da turma da Mónica
22/01/2008 12:00:53


46 Márcia Nogueira Sales Oliveira - Rio Branco - Acre
Gostaria de saber o preço do dicionário da Turma da Mônica. Obrigada.
18/01/2008 11:10:20


47 michel - ananindeua
gostaria de adquirir materiais alternativos para as minhas aulas de 1ª a 8ª séries do fundamental. obrigado.
17/01/2008 17:43:30


48 Soraya Elisa Ferreira de Almeida - Mariana - MG
Sou professora de Inglês e estou iniciando um trabalho com o Ensino Fundamental I. Gostaria de adquirir o material para enriquecer e despertar o interesse pelo ensino/aprendizagem da língua Inglesa. Obrigada, Soraya.
06/01/2008 12:37:57


49 karina monteiro salviano da silveira - angicos - RN
Gostaria de adquirir esse material pois estou iniciando turmas para crianças e achei muito interessante... obrigada
03/01/2008 13:34:21


50 Daniela Ribeiro - Belo Horizonte
Sou professora de Espanhol e gostaría de saber sobre dicionários da turma em espanhol ou site da turma em espanhol. Obrigada,Daniela
19/12/2007 19:44:12


51 Luzia Barbosa - Salvador - BA - Salvador-BA
Parabéns. Sou professora de Inglês, e achei exelente o dicionário !! Preciso adquiri-lo para enriquecer o trabalho realizado em sala de aula e despertar o interesse pelo estudo da Língua Inglesa de forma prazerosa. Desde já agradeço e aguardo resposta. Luzia
08/12/2007 12:01:57


52 SONIA MARIA RIBEIRO - SÃO PAULO
GOSTARIA DE ADQUIRIR ESTE DICIONARIO O MAIS URGENTE POSSIVEL.
18/11/2007 22:38:35


53 ana maria braz vargas - cidreira rs
Gostaria de saber o custos e como adiquirir o material de ingles da turma da monica e outros mostrados no site
06/11/2007 13:50:13


54 Marilúcia da silva Mascarenhas - Itaberaba-Ba
Sou professora de Inglês e gostaria de receber informações onde encontrar este maravilhoso Dicionário de Inglês de Maurício de Souza. Pois, preciso inovar minhas aulas de Inglês para que os alunos possam ter uma melhor aprendizagem no ensino da língua inglesa.Necessito com URGÊNCIA... Atenciosamente, Marilúcia da silva Mascarenhas Itaberaba-Bahia
26/10/2007 21:10:02


55 Eliane Rabello - Rio Claro-RJ
Sou professora de Inglês e gostaria de receber informações sobre todo o material didático para o ensino de Língua Inglesa para séries iniciais e se possível, exemplares do professor. Desde já, agradeço à atenção. Eliane
12/09/2007 14:52:13


56 Vanessa - são paulo
Olá gostaria de saber quanto custa esse dicionário, minha filha tem 7 anos e começou o mes passado a fazer aulas de ingles no cna gostaria de saber se esse dicionário é proprio pra ela.
04/09/2007 17:03:34


57 Reni Bagolan de Abreu - São Roque
Gostaria de saber se esse material de legislação é falado ou escrito, pois como estou estudando para concurso, gostaria de saber se posso ouvir enquanto dirijo para o trabalho, obrigada
20/08/2007 21:48:34


58 Patrícia Maildes da Silva - Rio Verde - Goias
hello... Gostaria muito de adquirir este dicionário, pois achei o artigo muito interessante e crei que o dicionária é muito valido pra o aprendizado. Como eu faço?
19/08/2007 20:51:30


59 Áurea Garcia - Lisboa-Portugal
Comprei dois dicionários de inglês da turma da Mónica. É simplesmente maravilhoso, muito ilustrado e com grande qualidade. Parabés para o Maurício de Sousa e equipa. O meu marido é professor de Inglês e vai utilizar nas aulas para incentivar mais os alunos para a aprendizagem doa língua inglesa.
14/08/2007 10:44:55


60 luiz paulo pelissari - rodeio bonito rs
bom eu acho muito bom vcs fazerem esses tipos de educaçao mas eu acho q vcs deveriam botar + para as séries de quinta a oitava mas continuem assim
07/08/2007 21:06:35


61 SIMONE DA COSTA E SILVA - BALNEARIO CAMBORIU -SC
GOSTARIA DE ADQUIRIR ESSE DICIONARIO QUANTO CUSTA E COMO FAÇO?
23/07/2007 08:50:09


62 Ernesto - Formosa
Eu quero sabe em portuques a palavra thirteen
03/07/2007 08:43:32


63 andreia - presidente prudente
gosto muito de estudar nesta escola eu gostaria muito que minha professora fosse a fernanda novamente porque preciso muito aprender ingles e ela foi a melhor professora que já tive com ela aprendo muito. Andréia Tescaro
16/05/2007 17:49:16


64 giuliana peragallo - belo horizonte
Favor informar onde adquirir o dicionário e o valor.
02/05/2007 16:18:34


65 Andreia Aparecida Tescaro Tavares - Presidente Prudente SP
gostaria de adquirir esse dicionário favoe entrar em contato urgente...
25/04/2007 16:34:41


66 Katia Cilene Barros Santos de Almeida - São Paulo
Amei este dicionário. Comprei e utilizo muito as figuras e o Cd nas aulas.
17/04/2007 22:06:39


67 Bruna Claro - Rio de Janeiro
Achei super interessante esse material. E gostaria de saber, como posso adquiri-lo? Obrigada.
12/04/2007 19:42:39


68 Keila - São Luís
Achei ótimo esse método de ensino e, gostaria de saber como posso adquirir este dicionário, sou professora de língua inglesa do ensino infantil. Parabéns por este lindo dicionário!!!!!!!!!!!!!
01/04/2007 12:05:33


69 Nelson Batista dos Santos - Luziápolis - Campo Alegre - AL
Quero parabenizar a equipe que fez o dicionário e ao mesmo tempo gostaria de saber como posso adquirir, pois sou professor de Inglês de 1ª e 4ª série do ensino fundamental e de 5ª e 6ª, mande resposta com urgencia e se pode fazer pedido através de boleto bancário e como adquiro o mesmo
25/03/2007 22:28:21


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.