Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Cinema na Educação
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós-Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Colégio Poliedro de São José dos Campos – SP.

O Preço do Desafio - 15/02/2005
A Matemática contra as discriminações

Não há dúvidas quanto ao fato de que entre os homens não há melhores ou piores.

São as oportunidades que temos ao longo de nossas vidas que legam aos seres humanos as chances para conseguir resultados mais ou menos expressivos.

Porém, a retórica discriminatória sempre teve eco ao longo da história, encontrando inclusive alguns tristes expoentes que chegaram a causar grandes tragédias em virtude de seus pensamentos racistas, como Adolf Hitler.

Quem chegou a pensar, em algum momento, que a derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial representaria para a humanidade um futuro de maior tolerância e respeito constatou que nem mesmo as mazelas vividas por judeus, negros, ciganos ou homossexuais (entre outros) diminuiram as perseguições sofridas por tantos grupos humanos ao redor do mundo.

Do apartheid na África do Sul a matança indiscriminada de grupamentos indígenas nas Américas na luta por terras e riquezas minerais, das guerras no sudeste asiático entre as superpotências da Guerra Fria (menosprezando e submetendo os povos locais a seus interesses) as perseguições desferidas contra imigrantes na “civilizada” Europa, as violências continuaram acontecendo.

Muitas vezes a discriminação é, porém, silenciosa. Ela não se revela na forma de espancamentos ou prisões arbitrárias. Não ficam marcas de hematomas ou cicatrizes que possam referendar as agressões.

Há outras formas, muito mais discretas, porém tão nefastas quanto aquelas promovidas por membros da Ku Klux Klan ou das tropas de elite do nazismo. Refiro-me, nesses casos, a discriminação social e econômica, que exclui sem ser ruidosa, sem causar grande impacto ou comoção...

Nós, brasileiros, conhecemos essa triste realidade a partir dos índices de desemprego ou do perfil dos presos que lotam cadeias públicas em todo o nosso país.

Por dados como esses ficamos sabendo que as chances dadas à população negra ou aos nordestinos e seus descendentes não são as mesmas oferecidas à população branca.

E ainda pensamos no racismo como um fenômeno tipicamente norte-americano...

“O Preço do Desafio” nos conta a história de um grupo de estudantes de origem hispânica que, confinados a uma escola sucateada nos subúrbios de Los Angeles, superou as mazelas impostas pelo sistema para demonstrar que a etnia não é fator decisivo para o sucesso ou para o fracasso.

Essa história provavelmente já foi vivida em outros locais dos Estados Unidos e, acredito, no Brasil. Ela poderia muito bem ser transposta para nossas terras e contada por professores e estudantes brasileiros que também já conseguiram superar tantas e tantas dificuldades.

Esse é o grande mote desse notável filme, a capacidade de superação, a gana (como dizem os personagens ao longo da projeção), a constatação de que a superioridade de uns sobre os outros não existe se as condições de vida e de trabalho são similares. E a razão de toda essa superação foi a disposição e a força de um professor de matemática, também hispânico...

É por essas e outras que fico sempre a pensar porque muitas vezes reclamamos tanto se temos essa força toda dentro de nós!

O Filme

Jaime Escalante (Edward James Olmos, em atuação inspirada) é o novo professor de matemática da Garfield High School (Ensino Médio), uma escola situada nos subúrbios de Los Angeles que tem uma reputação nada agradável quanto à disciplina e resultados de seus alunos.

Escalante trocou um emprego rentável e muito mais tranqüilo numa indústria pelo desafio de lecionar. Estava destinado a introduzir seus alunos ao recém lançado mundo da informática...

Ao chegar a escola foi surpreendido pela informação da não existência de computadores naquela instituição.

Por esse motivo ficou encarregado de dar aulas de matemática. Ao entrar na sala de aula pela primeira vez, outra surpresa, os alunos circulavam de um lado para outro, não se importando com a presença do novo professor e, menos ainda como o estudo que deveriam então realizar.

Escalante teve que, literalmente, se desdobrar para conseguir fazer com que os alunos participassem de suas aulas.

Para isso, tentou cativá-los com a utilização de técnicas diferenciadas em relação ao que eles conheciam, mostrou interesse real pelo aperfeiçoamento de cada um dos estudantes que freqüentavam sua disciplina e, acima de tudo, mostrou a todos que eles eram capazes de superar as dificuldades que se colocavam ao longo de seus caminhos a despeito das dúvidas que pairavam sobre sua capacidade pelo fato de serem hispânicos.

Não foi tão fácil quanto se possa imaginar. A rebeldia de alguns fez com que o professor passasse por situações difíceis, sendo inclusive ameaçado quanto a sua integridade física.

Porém, respaldado pelo apoio daqueles estudantes que entenderam sua proposta e seu trabalho árduo, resolveu propor ao grupo um desafio ainda maior, aprender cálculo e conseguir passar nos exames de admissão para as melhores universidades a partir dos resultados obtidos numa prova nacional de matemática (fato inédito para aquela escola até esse momento de sua história).

“O Preço do Desafio” (baseado em fatos reais) do diretor Ramón Menéndez nos apresenta uma história arrebatadora, onde as possibilidades de um grupo de estudantes são colocadas a prova diante de um grandioso desafio que poderá lhes fazer entrar não apenas no seleto mundo universitário, mas também, demonstrar que as discriminações as quais eram submetidos escondiam toda sua força e capacidade...

Aos Professores

1- Um dos temas abordados no filme “O Preço do Desafio” é a indisciplina. Freqüentemente enfrentamos situações de desacato, desrespeito, apatia ou desinteresse por parte de nossos estudantes.

Seja aonde for a indisciplina aparece como tema cotidiano das conversas entre profissionais da educação.

E como lidar com esse dilema? O que podemos fazer? O mais importante, antes da tomada de qualquer decisão mais radical é que tentemos manter a calma,elhor é se antecipar a qualquer ato de indisciplina.

Para isso, é fundamental que os professores tenham suas aulas planejadas com o intuito de tornar o trabalho em sala o mais interessante e agradável possível.

A diversificação, o uso de novo só dessa forma poderemos tomar as decisões mais corretas para essas situações.

No entanto, antes de remediar, o ms materiais, a exploração das tecnologias de ponta, a articulação de trabalhos que envolvam os alunos e a criação de pontes que liguem o que está sendo aprendido com o que existe no mundo lá fora devem ser artifícios usados o mais freqüentemente possível pelos educadores.

Ao encaminhar seus trabalhos dessa forma, evitam-se muitos e muitos problemas...

2- A paixão demonstrada pelo professor Escalante pela matemática é outro fator importante apresentado em “O Preço do Desafio”.

O respeito dos alunos pelo professor e pela disciplina por ele ministrada aumenta na medida em que essa relação de proximidade pelo conhecimento fica mais evidente.

É lógico que não basta isso, é necessário que cada professor aperfeiçoe suas práticas pedagógicas a fim de permitir que seus educandos entendam as relações entre o conhecimento lecionado e o mundo em que vivem...

3- Quando dialogamos com nossos estudantes e firmamos um trabalho em que se estabelece um contrato pedagógico, através do qual se definem as responsabilidades e compromissos tanto dos professores quanto dos estudantes, fica muito mais fácil trabalhar e se evitam diversos tipos de problema.

Questões como pontualidade, freqüência, avaliações, postura, vestuário e materiais, quando discutidas antecipadamente, permitem que o professor e também os alunos se sintam como parte de um grupo, no qual todos devem respeitar as normas discutidas para garantir um melhor ambiente para todos.

4- Entre as estratégias utilizadas pelo professor Escalante em “O Preço do Desafio” podemos perceber as aulas expositivas e os exercícios em série como um recurso muito comum.

Quando falamos na necessidade de renovar nosso estoque de recursos, introduzindo uma prática que integre mais os estudantes ao processo de construção do conhecimento, não estamos pregando o fim da utilização de exercícios e aulas expositivas, mesmo porque elas ainda são (e sempre serão) recursos valiosos para as aulas dos mais inovadores e arrojados educadores.

O importante é que utilizemos também essas técnicas desde que venham a ser contextualizadas e adequadas aos novos tempos, a uma nova clientela e não apenas meras reproduções de conhecimento livresco.

Devem ser debatidas, enriquecedoras, inclusivas e abertas sempre a qualquer questionamento.

Ficha Técnica

O Preço do Desafio
(Stand and Deliver)
País/Ano de produção: EUA, 1988
Duração/Gênero: 102 min., Drama
Direção de Ramón Menéndez
Roteiro de Ramón Menéndez e Tom Musca
Elenco: Edward James Olmos, Lou Diamond Phillips, Andy Garcia,
Estelle Harris, Virginia Paris, Mark Eliot, Will Gotay, Patrick Baca.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










27 COMENTÁRIOS

1 Bruna -
Baixar o Filme O Preço do Desafio Dublado http://mcaf.ee/qp9zb
29/10/2013 16:49:50


2 José Escalente - Arapiraca AL
Ótimo filme ! Onde você pode fazer uma boa e saudável discussão sobre o filme ! Uma história de superação tanto a do professor quanto a dos alunos ! Abraços !
25/05/2013 11:57:55


3 Sheila Pires da Silva - matões MA
Sem filme é ótimo ele traduzir um pouco da nossa realidade, o grande desafio que nós ´professores temos que enfrenta dia a dia ......mas eu ama ser professora.....................
03/04/2013 14:26:46


4 Bruna - Florianopolis
Baixar o Filme O Preço do Desafio Dublado http://mcaf.ee/qp9zb
09/03/2013 19:28:18


5 Bety Abreu - Santo Antonio da Platina Pr
Faltou abordar o preconceito ou préconceito pois quando os alunos passam, despertam a suspeita de fraude considerando as origens deles, e eles têm que repetir os exames.
12/02/2013 15:04:28


6 Rogério - Florianopolis
Baixar o Filme O Preço do Desafio Dublado http://migre.me/d9LdK
07/02/2013 17:11:19


7 César Ricardo de Andrade - Franca
Esse filme é uma fraude!!!
22/09/2012 19:38:56


8 manoel pinto da silva - porto veho
passa o tempo, mas a liçao permanece. Que tremendo exmplo de superaçaõ.
14/09/2012 19:02:16


9 silvani de paula ferreira - TRES PONTAS
Eu gostaria muito de assistir esse filme, mas nao encontro em lugar algum, alguem pode me dar uma dica?
02/12/2011 14:46:16


10 Ellen Ribeiro - Macapá
Assisti o filme pra fazer um trabalho de filosofia, e relacionar com um texto, que principalmente fala a questão de como o ensino é repassado aos alunos. Muitas vezes aprendemos por que temos que aprender, mas sem sabermos o porque. E quando questionados, os próprios professores estão no controle automático e não sabem responder.
31/03/2011 01:19:17


11 Joao Alberto - RondonópolisMT
Realmente o filme é interessantissimo, retrata muuito bem o professor apaixonado por sua profissão e a desenvolve com a maior dedicação, acreditando no potencial e capacidade dos educandos. Pena que a realidade é outra, pois nós professores, ao menos aqui em minha cidade, somos desmotivados e o que era paixão, tornase obrigação e exaustivo, pois nao existe mais estimulo ao professor,ou seja o professor pode ate dar valor ao aluno, mas as escolas infelizmente não dão mais valor ao professor.
28/10/2010 10:36:15


12 Mauricelia Vieira Timon/MA - TIMON/MA
O FILME É PERFEITO PRA MOSTRAR O PAPEL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE,QUE PROFESSOR TEM QUE LECIONAR POR AMOR Ñ POR OBRIGAÇÃO.POIS SÓ SE EDUCA QUANDO SE TEM PAIXÃO.
15/09/2010 10:48:55


13 Mauricelia Vieira Timon /MA - TimonMA
Este filme é muito interesante pois mostra a força de vontade e o amor no que faz,não se pode fazer educação sem paixão foi o que demonstrou o professor Jaime Escalate,apaixonado por lecionar e conseguia que os alunos tivessem prazer em estudar apesar das dificudades de cada um.
15/09/2010 10:24:45


14 Jorge Araújo da Silva - Maceió Al
Nunca tive em minha vida educacional um professor que me desafiasse. Jorge Araújo Maceió
25/06/2010 17:49:40


15 Jorge Araújo da Silva - Maceió Al
É um filme para se repensar à didática de nós, professores. Jorge Araújo Maceió
25/06/2010 17:44:40


16 walas da silva santos - Pinheiros
Pelo amor de deus, quam tiver este filome o preço do desafio dublado, faça uma cópia e envie pra mim, entre em contato comigo pelo email walas.fisico@gmail.com ou walas.matematico@hotmail.com, que deposito numa conta o valor para enciar pra mim, estou precisando muito.
25/06/2010 16:28:55


17 JOSÉ MÁRIO DA SILVA DOMINGUES - CAMPOSRJ
SOU ALUNO DO 5º ANO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS DA NATUREZA DO IFF CAMPUS CAMPOS, E GOSTARIA DE RELATAR O QUÃO INTERESSANTE ESTÁ SENDO PARA MIM AGORA QUE COMECEI A FAZER O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO. EM RELAÇÃO AO FILME PUDE CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DA DEDICAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE, QUANDO SE QUER, OU MELHOR, QUANDO SE INTENDE A IMPORTÂNCIA QUE É DISPERTAR NOS OUTROS O INTERESSE PELA BUSCA INCESSANTE DO SABER, E QUE ULTRAPASSA TODOS OS OBSTÁCULOS.
18/04/2010 20:10:35


18 Claudia Gadelha - Araruama
Este filme serviu para provar que eu não estava errada quando escolhi ser pedagoga.Como educadores temos o dever e a responsabilidade de motivarmos nossos educandos da melhor maneira possível, sem levarmos em conta sua raça, seu credo, sua condição econômica. Temos que educálos para a vida. Devemos segui o exemplo de dedicação do Querido Professor Escalante e seguir, mesmo quando o sistema nos puxa para baixo.
06/05/2009 16:06:30


19 Roberto Luiz Rodrigues - São Paulo
Este filme mostra a realidade que vivemos até os dias de hoje inclusive no Brasil levando em consideração o esforço de um homem que não vê limites para ensinar e ver o sucesso de seus educandos.Nós do curso de letras não podemos ser mais um e sim fazer a diferença no meio educacional.
11/03/2009 18:48:44


20 DEBORAH MORAES - TIMONMA
É uma reflexão de fundamental importância a correlação do filme com os paradigmas do concenso e do conflito que vivencia se nosso ambiente escolar .E interessante observar que foi uma realidade não tão distante da nossa.
17/10/2008 19:56:25


21 aline - salvador
ADOREI ESTE FILME!!MUITO INTERESSANTE!! É UMA LIÇÃO DE VIDA PRA TODOS NOS,Ñ SÓ NA ESCOLA MAS NA NOSSA VIDA PESSOAL.. MEU PROF DE MATEMATICA PASSOU HJ..E ADOREI ESTA DE PARABENS!!! VLWWWWWWWW BJSSS
29/07/2008 18:06:17


22 Ruan paz UF:PI - Teresina
Mostra que desafios existem pra serem quebrados e não deixados de lado como é feito na maioria das vezes. Nós de licenciatura temos que encontrar meios de chamar a atenção de nossos alunos, transformando a ala dinâmica. Como foi feito pelo professor no filme ao se vestir de cozinheiro, todos imediatamente se calaram e fixaram seu olhar nele. O filme é esplendido. Peso muito obrigado aos criadores deste filme por me propiciar a oportunidade de assistir ao filme e me dar mais animo no decorrer do meu trabalho que eu acho fantástico.
29/04/2008 18:13:14


23 José Paulino Neto - Maceió, Al
Este filme faz com que nós educadores, tenhamos consciência do papel importante que temos na sociedade, e que o segreo para o sucesso, está n nós msmos. Precisamos gostar, mais que isso, amar nossa profissão. Tendo isso podemos mudar esse quadro. A conquista, o carinho, o respeito por nossos alunos são elementos indispensáveis. Vamos multiplicar esse trabalho do professor ficticio, para assim, tornar seu método real.
29/03/2008 17:06:06


24 Stephanie Paiva - Rio de Janeiro
O Filme mostra a importancia do prof na vida dos alunos, pois só mostrou a garra e perseverança nas horas de problemas, o filme mostra o querer dos alunos e imcopetencia dos professores, isso ate hj é visto!! Até hj a escola existe, o professor está vivo(eu ate achei a foto dele, atual) tudo isso porque a cada ano q passava mais e mais alunos conseguiam passar na prova!! espero q esse filme ajude as pessoas que tem preconceitos e poutras coisas porque realmente esse filme foi feito para o mundo!!! O tema aborda quase todos os problemas que o mundo passa!! Parabéns de coração!
06/11/2007 19:15:51


25 Leandro Moreira Gonzaga - Astolfo Dutra
Eu assisti esse filme ontem, ótimo, um filme bastante educativo e que aborda vários temas.
11/09/2007 05:34:00


26 monica carvalho - embu das artes
podemos perceber o quanto o professor é importante na vida de cada indivídio,pois o aluno acaba sendo o que o professor acredita que ele seja.Nessa instituição num primeiro momento os docentes não acreditam na capacidade de seus alunos,mas com a chegada de um professor "revolucionário"esta concepção é mudado pelo fato dele acreditar na capacidade dos mesmos e que pode fazer a diferença ,o que faz com que o indíce de aprovação na prova nacional de matemática seja um sucesso pelo fato de ter desenvolvido em seus alunos garra,auto-estima e motivação para os estudos atravez de estímulos que faziam as aulas serem bem mais agradavéis
30/08/2007 11:04:39


27 Walter Brito - Aracaju-SE
Este filme é prova de que quando um professor tem consciência do seu papel e boa vontade a educação acontece .
06/06/2007 15:34:34


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.