Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Para melhor entender a Vida - 21/01/2005
biologo.com.br

www.biologo.com.br

Logotipo-de-Biologo-ponto-com-ponto-br

Há alguns filmes e desenhos animados em que o homem apresenta o claro desejo de se miniaturizar e entrar dentro do corpo humano para entender precisamente como funciona o nosso organismo. São trabalhos como “Viagem Insólita” (do diretor Joe Dante) ou ainda “Osmose Jones” (estrelado pelo astro Bill Murray) que tentam nos colocar dentro dos sistemas que regem a circulação do sangue, os batimentos cardíacos, o funcionamento do sistema imunológico, a digestão dos alimentos e todas as funções desempenhadas por nossos corpos. Fazem grande sucesso entre públicos das mais diversas idades, nacionalidades ou interesses...

Um outro setor bastante procurado quando falamos de informações acerca da vida são os documentários produzidos por grandes centros de pesquisa e que são financiados e veiculados por canais de televisão como Discovery Channel, Animal Planet, BBC ou ainda o National Geographic Channel. Neles ficamos sabendo detalhes acerca da reprodução das espécies mais diversificadas, podemos observar os hábitos de animais que vivem nas profundezas dos mares, somos informados sobre os alimentos mais comuns nas dietas dos grandes felinos, acompanhamos a mecânica do vôo dos pássaros,...

Em suma, podemos atestar que a curiosidade dos homens a respeito da vida que os cerca, percebida na necessidade de acompanhar desde o menor dos micróbios ou insetos até os maiores mamíferos ou ecossistemas com os quais lidamos ao redor do mundo, dá a Biologia uma grande popularidade entre as ciências.

Se não bastasse toda essa exposição na mídia (percebida também através de um grande número de matérias dedicadas à ecologia, a citologia, a biodiversidade, a biologia marinha, a botânica ou a microbiologia, entre tantas especialidades do setor), há também as pesquisas que são realizadas nos maiores laboratórios e nas melhores universidades do mundo em busca de remédios, melhoramentos genéticos, informações sobre ecossistemas, fauna, flora,...

Por isso mesmo, é até natural que a internet viesse a disponibilizar sites e portais qualificados no que tange a Biologia. Já havíamos, por exemplo, dedicado um artigo a Base de Dados Tropical, considerada uma das melhores referências encontradas na web a respeito de vários temas da Biologia.

Trazemos agora, através desse artigo, informações a respeito de um outro referencial dos mais poderosos para quem quer ou precisa de mais notícias, artigos, dados e materiais relacionados à Biologia. Trata-se do portal Biólogo ( www.biologo.com.br ). Confiram a seguir algumas das melhores qualidades desse site!

Imagem-em-preto-e-branco-de-golfinho-pulando-no-mar-e-imagem-colorida-de-borboleta
A Biologia abre nossos olhos para a vida marinha e também para o universo dos insetos. Somos levados
a buscar informações sobre animais como golfinhos ou borboletas para entender melhor a
complexa relação que se estabelece entre todos os seres vivos de nosso planeta.

O Site

Ao entrarmos no site, temos um visual simples, sem imagens ou animações, desprovido de grandes contrastes quanto às cores. Acredito que a intenção tenha sido a de dar um enfoque mais objetivo e uma apresentação inicial mais sóbria, com a composição de cores básicas (amarelo, branco, preto e verde) informando ao visitante um claro propósito de maior seriedade por parte dos realizadores do portal.

Visualizamos nessa homepage alguns links que nos permitem acesso a sugestões de livros nacionais e importados relativos ao estudo da biologia (um desses links abre diretamente na página de livros de biologia de uma grande loja virtual). Além dessas conexões, temos ainda as últimas notícias relacionadas a esse campo do conhecimento e alguns artigos da coluna Ecologia Hoje, para quem se dedica mais especificamente a essa área de estudos. Vale a pena conferir.

Porém, o mais interessante está na parte superior do site, onde encontramos quatro “janelas” que nos dão acesso a Áreas, Instituições, Temas da Biologia, além de um quarto canal onde há variedades valiosas como fotos, artigos especiais, simulados, apostilas, equipamentos,...

No setor que se dedica as Áreas temos as subdivisões da Biologia relacionadas, literalmente de A a Z. O abre-alas desse segmento é a Astrobiologia e esse índice se fecha com a Zoologia. Ao escolher qualquer um desses atalhos, o internauta tem acesso a uma relação de links selecionados sobre tal temática para que possa iniciar seus estudos e pesquisas. Os links sugeridos estão em inglês e português. Alguns temas têm uma maior quantidade de materiais e endereços sugeridos na internet por conta de sua maior popularidade e conseqüente produção, em maior escala, de materiais.

Em Instituições, o portal Biólogo nos coloca em contato com herbários, jardins botânicos, laboratórios, museus, ONGs e tantos outros locais onde se realizem pesquisas ou trabalhos relacionados a Biologia. Ao se clicar em qualquer uma das opções disponíveis no catálogo encontramos links para grupos como o Laboratório de Vertebrados da UFRJ, o Instituto de Botânica de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, o American Museum of Science and Energy ou ainda o Herbário Barbosa Rodrigues de Santa Catarina (entre muitos e muitos outros).

Os Temas permitem uma busca mais localizada por parte dos estudantes, pesquisadores e professores. Nessa “janela” do site temos informações sobre a profissão de biólogo, links para sites especializados em aves, mamíferos, crustáceos, orquídeas, primatas,...

Além disso, o Biólogo também tem um mecanismo de busca através do qual o visitante pode tentar encontrar assuntos específicos de seu interesse ou estudo.

Imagem-de-flor-e-imagem-de-dois-macaquinhos-na-arvore
Orquídeas e primatas também merecem especial atenção dos especialistas em Biologia.
As pesquisas acerca das diferentes espécies e ecossistemas possibilitam o surgimento de medicamentos,
alimentos, cosméticos e também permitem que a luta pela preservação obtenha maiores êxitos.

Aos Professores

Vários pensadores discutiram em suas filosofias a necessidade de que os homens conhecessem melhor a si mesmos. Que buscassem nessa viagem interior uma harmonia e paz de espírito para que sua relação com os outros e com a natureza pudesse ser cada vez mais rica, diversa e benéfica para a própria humanidade e também para todos os seres vivos que habitam esse planeta.

Ampliar a compreensão e a discussão aberta por todos aqueles filósofos é fundamental para a humanidade e para cada um especificamente. Para nós que estamos inseridos no universo educacional, a premência é ainda maior, quer queiramos ou não perceber isso. Em termos gerais isso significa que todos nós, estejamos ou não diretamente ligados ao estudo da biologia e suas especialidades, precisamos contar com o apoio das conquistas e estudos realizados nesse setor para implementar nossas vidas.

Temos que ler também sobre Biologia. Devemos assistir aos bons documentários produzidos para essa ciência. Carecemos de maiores informações para que superemos a visão de alguns filósofos e passemos a entender que fazemos parte de um organismo vivo muito mais amplo que nossos próprios corpos. Somos membros de uma vida coletiva que atende pelo nome de Planeta Terra.

Sendo assim, precisamos nos atualizar e utilizar os conhecimentos disponíveis na área das ciências biológicas a nosso favor. Contribuições como a do portal Biólogo ( www.biologo.com.br ) nos auxiliam ao colocar dados sobre a vida na Terra ao alcance de um clique de mouse. Basta apenas ligar o computador e começar sua pesquisa. Boa viagem!

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










6 COMENTÁRIOS

1 Selenya - Ribeirão Pires
Pretendo ser biologa e me especializar na área de biologia marinha e o site me esclareceu umas dúvidas, valeu...alguém pode me dizer quais são as melhores universidades, alguém pode me dizer?
03/11/2010 17:46:54


2 lanuce alves - Rio de Janeiro
boa noite? eu estou no segundo ano do ensino medio gostaria de sabe sobre um coisa da biologia, tem como vc me ajuda? DO QUE VC ENTENDE SOBRE A BIOLOGIA E A SUA IMPORTANCIA PARA ENTENDEMOS MELHOR NOSSO UNIVERSO.SER vc pode me responde eu agradeceria muito muito obrigada abraço
11/03/2010 00:08:24


3 RAFAEL DE SOUZA SANTOS - NAZARE DAS FARINHA BA
GOSTO MUITO DE BIOLOGIA E PRETENDO ESTUDAR PRA SER BIOLOGO ME INDENTIFICO COM OS ANIMAIS MESMO COM UMA PROFESSORA QUE NAO DA TANTA IMPORTANCIA DE ENSINAR EU PROCURO ME DEDICAR A CADA DIA NA AREA DE BIOLOGIA.E VOU SER O GRANDE BIOLOGO.
10/08/2009 19:07:03


4 Multiplástico e Brindes Ind. e Com. Ltda - Belo Horizonte/MG
Como fabricantes de bolsas, mochilas, necessaires, portalápis, portaCD`s, etc, gostaráimos de fazer parte do dados de fornecedores a escola de vocês. tem como me enviar os emails, nomes, telefones, das pessoas que posso estar fazendo uma ação de Marketing Direto e apresentando nossa organização. Visite nosso site www.multiplastico.com.br Atenciosamente, Elizabete Ger. Vendas 31 33736373
23/09/2008 16:24:43


5 wesley - são paulo
oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo bom eu quero saber a onde o biologo vai trabalha a onde vai procura a area eu quero fazer um curso de biologia eu gosto muito de animais gosto de estuda livros de animais eu queria saber qual é o salario do biologo.
20/06/2008 19:21:17


6 JULIANA - BELO HORIZONTE
BOA NOITE! PRIMEIRAMENTE QUERO PEDIR UMA ORIENTAÇÃO. NA VERDADE QUERO FAZER FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA, MAS PARA MIM É MUITO DIFICIL, POIS TENHO QUE TRABALHAR, MAS FUI ORIENTADA A FAZER PRIMEIRO O CURSO DE BIOLOGIA,POIS GOSTO MUITO DE ANIMAIS E GOSTO DE ESTUDA-LOS. ENTAO QUERO SABER SE EU FAZENDO TAMBEM O CURSO DE BIOLOGIA, EM QUAL AREA DE ATUACAO VOU TER MAIS CONTATO COM OS ANIMAIS? POIS A MINHA PREOCUPACAO É ESSA. SE EU FIZER O CURSO SE VOU TER CONTATO DIRETO COM OS ANIMAIS
10/09/2007 23:28:08


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.