Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

O Clube do Imperador - 05/04/2004
Em busca da Formação Plena

Filme-o-clube-do-imperador

Não há entre os autênticos educadores um único que não tenha o interesse genuíno de fazer com que sua aula extrapole os limites dos conteúdos que estão sendo trabalhados e permita a seus estudantes uma formação plena, integral. E quando falamos nisso, destacamos que essa idéia envolve a busca não apenas do conhecimento do ponto de vista acadêmico, mas também ético e filosófico.

Queremos transformar nossas crianças e jovens em pessoas que saibam o quanto é importante valorizar a vida, estimular o progresso, perceber o mundo em que vivem, amar o conhecimento, gostar de conviver com outras pessoas (e com as diferenças), enfim, crescer em busca da harmonia, do amor e da paz.

Há, sem dúvida, como nos diz o mestre Rubem Alves, aqueles que entram em aula apenas para “dar aulas”. São competentes (ou não tão competentes) “dadores” de aulas de história, matemática, ciências ou português, entretanto não conseguem perceber que o papel dos educadores extrapola conceitos e teorias, regras gramaticais e descrições de paisagens, fatos históricos ou fórmulas matemáticas.

A educação carrega em si, de forma implícita a realização da plenitude de nossos alunos através de seu contato conosco, os professores. Isso não significa que somos exemplares e virtuosos. Somos sujeitos a falhas e imperfeições como todas as outras pessoas. O que se espera é que consigamos, através de nossa prática pedagógica, de nossa proximidade com os estudantes, de nossa capacidade de dialogar e tantas outras habilidades e competências que devemos ter, que sejamos capazes de falar ao coração, atingir a alma, perpetuando palavras, pensamentos e ações que estão além de meros conteúdos.

Muitos educadores sabem disso. São eles que estão sempre se dispondo a escutar seus alunos tanto em aula e em relação aos tópicos e temas trabalhados em suas disciplinas quanto fora de aula para ajudar a dissipar as dúvidas que surgem na estrada da vida; são esses professores que estudam sempre e constantemente buscam novas fórmulas e metodologias que tornem suas aulas ainda mais motivadoras; são esses profissionais que nunca parecem satisfeitos e que às vezes são chamados de inconformados por sua atitude de perene procura de respostas aos problemas do cotidiano da escola.

Se você está se percebendo nessas linhas e notando que suas atitudes são condizentes com aquilo que está escrito, parabéns! Você deveria receber prêmios (o maior de todos é o carinho e a consideração de nossos alunos) e reconhecimento por sua postura e conduta profissional. Sei que não é isso que você está querendo através de suas realizações, afinal de contas o nosso espírito de educadores não é tão afeito aos holofotes, a fama e a celebridade, o que realmente vale é saber que passamos a fazer parte da história de vida de nossos estudantes e que os auxiliamos a obter sucesso e alcançar a felicidade profissional e pessoal.

O filme “O Clube do Imperador” nos coloca diante de um professor que persegue esse nosso sonho de forma abnegada. Tenho certeza que só isso já é suficiente para que você se interesse em saber mais e assista ao filme... Boa diversão!

O Filme

Cenas-do-filme

William Hundert (Kevin Kline) é um conceituado professor de história da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) verdadeiramente apaixonado por seu trabalho. Além disso, Hundert é um dos baluartes da tradicional escola onde dá suas aulas. Respeitado pelo diretor e pelos alunos, todos os anos esse professor organiza uma competição cultural que se tornou clássica no colégio, o “Clube do Imperador”.

Em sua nova turma de estudantes o professor Hundert começa desde o princípio a estimular o gosto pelo estudo dos grandes acontecimentos relacionados aos generais e imperadores romanos e aos filósofos e artistas gregos. É capaz de gastar uma aula inteira se dedicando a explicitar pensamentos e campanhas militares para os jovens estudantes.

Seus novos estudantes são muito promissores o que o anima ainda mais a realizar um trabalho de qualidade. Entre eles há, inclusive, o filho de um dos vencedores de uma das edições passadas do “Clube do Imperador”. Depois de alguns dias de aula transcorridos, sua aula é interrompida para a chegada de um novo estudante, Sedgewick Bell (Emile Hirsch), arrogante e prepotente filho de um senador.

Confrontado algumas vezes pelo garoto, Hundert resolve contar com o apoio do pai do garoto para conseguir fazer com que ele se aplique mais nos estudos e valorize a educação a que está tendo acesso. De seu empenho surge a primeira grande oportunidade de valorizar Sedgewick e dar-lhe o necessário estímulo para um maior interesse na escola ao ter em suas mãos a chance de classificá-lo para as finais do “Clube do Imperador”.

Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos (seja na formação ética ou na acadêmica)? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes?

Todas essas questões estão, de certa forma, presentes no filme “Clube do Imperador”, isso já o qualifica a ser visto por educadores e seus pupilos, pelos pais e por todas as pessoas interessadas em melhorar a educação. Assistam!

Aos Professores

Cenas-do-filme-homem-conversando-com-jovem

1- Jamais deixem de sonhar! Mais do que isso, invistam em seus sonhos, façam com que eles se tornem realidade. Apliquem seu tempo, utilizem seus conhecimentos, pesquisem quando necessário e permitam que todo o seu esforço e experiência se transformem em projetos que revertam em favor da educação, da escola onde trabalham, da comunidade a qual servem e, principalmente de seus alunos.

2- Tendo como exemplo o filme “O Clube do Imperador”, por que não realizar concursos culturais em sua escola. Podem ser criadas competições em qualquer disciplina ou mesmo em todas, por séries ou níveis de dificuldade, agregando notas ao desempenho dos alunos em cada disciplina ou para premiar com medalhas e troféus os vencedores. O mais importante é fazer com que os alunos se interessem e queiram cada vez mais estudar.

3- Muitos professores me questionam nas palestras e workshops que realizo a respeito da formação mais ampla e integral do aluno. Costumo lhes dizer que os alunos se pautam muito em nossas atitudes e postura diante do mundo. Uma das observações mais constantes de nossos estudantes em relação a seus professores relaciona-se a coerência entre discurso e prática. Não adianta, por exemplo, o professor defender de forma veemente a democracia se suas atitudes são de intolerância e incompreensão...

4- As escolas deveriam se preocupar em documentar a passagem de seus estudantes pela escola através de fotografias como ocorre regularmente nos Estados Unidos com os Yearbooks (livros do ano). Além disso, seria muito interessante se a cada 5 ou 10 anos as escolas conseguissem reunir os alunos que se formaram e seus professores para reuniões e confraternizações em que se falasse sobre o que aconteceu com cada um depois do término de seus compromissos escolares. Seria estimulante para professores e alunos saber que seu convívio foi fundamental para o futuro de ambos...

Ficha Técnica

O Clube do Imperador
(The Emperor’s Club)

País/Ano de produção: EUA, 2002
Duração/Gênero: 109 min., Drama
Direção de Michael Hoffman
Roteiro de Ethan Canin e Neil Tolkin
Elenco: Kevin Kline, Emily Hirsch, Embeth Davidtz, Rob Morrow, Edward Herrmann,
Harris Yulin, Paul Dano, Rishi Mehta, Jesse Eisenberg, Gabriel Millman.

Links
- http://www.video21.com.br/padrao.php?page=acervos_&res=5513
- http://www.webcine.com.br/filmessi/emperclu.htm

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










120 COMENTÁRIOS

1 Raylena - Parintins
Gostou muito do filme... Principalmente por mostrar o que todo mundo ja sabe que não se pode mosdar o caracter de uma pessoa sem começar pela familia ou pelo menos com o apoio dela...
23/08/2012 17:34:40


2 vitoria - marica
o filme mostra como podemos ter capacidade de ganhar o que queremos,se tiver conhecimento voce vai alem dos seus limites e tambem estimula os coladores das escolas como eles vao ficar se continuarem desse jeito.na mesma condiçao.agradeço o autor por ter escrito este filme famtastico que me mostrou que somos capaz de tudo.estudem
11/08/2012 15:57:17


3 Jéssica Rosario - rio de janeiro
Esse filme realmente é muito bom adorei muito quando vi esse filme me emocionou muito,quem nao viu esse fil me eu recomendo
18/06/2012 22:01:22


4 joao maheus - manaus
nao asistir mas tem muitos comentario
15/02/2012 21:46:54


5 keyte - petrolina
eu gostei muito do filme. os meus alunos gostarão erá que vai ter mais filmes assim?.eu sou uma prifessora igual o sr.hundert. mais nem um aluno meu mim trapassa naõ kkk
24/01/2012 16:25:58


6 Luiz Seabra - Manaus
Infelizmente um caráter ilibado de um docente, como do Sr. H, do filme em questão, não pode ser implantado em alunos como o Sr. Bell, como acontece na transmissão de dados via bluetooth em aparelhos eletrônicos que trazem essa função. Mesmo quando ele tentou, do modo convencional, quebrando a sua própria regra de conduta, não obteve sucesso. Tudo vem de berço. E o educador que se propôe a ir além do ensinar a matéria deve ter em mente que certamente encontrará certas resistências para imprimir conceitos de moral. Contudo, sou daqueles que acredito na persistência e mesmo que um ou dois não apreenda, há de se crer que muitos assimilarão e, esses um dia lerão uma placa onde o conteúdo diz: que valeu a pena. Boa tarde para todos!
20/09/2011 16:54:38


7 Antonio Junior - Capanema/ Pará
Esse filme é ótimo para se fazer uma reflexão profunda sobre como melhorar a educação e qual a melhor metodologia que poderia ser aplicada para ajudar no desenpenho do aluno. Mas é importante enfatizar que o educador não pode mudar o carater do seu aluno, mas pode mostrar, da melhor maneira possivel os caminhos para que o educando possa, por sí própio, a trilhar para que se consiga uma formação ética e de qualidade, independente da instituição de ensino.
20/06/2011 10:30:04


8 julha - rio de janeiro
eu amei esse filme
30/05/2011 21:34:25


9 amanda freitas franco - nova russas
19/03/2011 na escola assistir com meus colegas a tia mandou fazer a redaçao sobre o filme eu fiz todos gostaram eu vim para lhe contar que eu gosto ate hoje,obrigada pela atençao. ♥
19/04/2011 11:45:17


10 Layze Ingrid - açu rn
A primeira vez que assisti o filme foi em casa com uma amiga e a segunda vez na escola onde houve um debate acerca da educação imposta pelo professor Handert. Uma das coisas que mais me chamou atenção, foi uma frase de Aristófanes citada pelo professor, que no final diz: ...a estupidez é eterna, com isso pude perceber que a educação não é para todos e nem é feita para todos, pois muitos não estão preparados para serem moldados, para crescer e serem cidadãos morais, que era um dos fatos que o senhor Handert tentava transmitir aos seus alunos, ensinando lhes sobre ética,senhor Bell é o oposto a isso, pois muitos não têm acesso a educação, enquanto Bell demonstra ser o lado de uma sociedade que nasce em berço de ouro e onde a formação de um ser nada lhe diz respeito, pois suas condições proporcionam uma vida de luxos, de lucroque era o fim na vida deste,lucrar usando o contexto da ética citada pelo professor como fonte de conseguir votos para sua campanhae o esforço não é necessário. O clube do imperador é um filme bem amplo, repassa algo muito mais que a educação, também transmite as relações familiares, pois o caráter do menino foi construído com base nas atitudes do pai, através de um âmbito de poder, ganância e vitória a qualquer custo. Este filme com certeza é excelente e nos faz pensar bastante em qual situação estamos: se somos o lado podre representado por Bell, ou o senhor Hundert, que acima de tudo, ainda acredita na educação.
21/03/2011 18:35:39


11 marcelo -
eu preciso saber quais semelhanças com o contexto atual do ensino?
28/11/2010 10:00:14


12 Mauro - rio de janeiro
O filme é maravilhoso, nos fazendo refletir sobre o verdadeiro papel de docente. Se possivel gostaria de receber em meu email, o mais rápido possível, algumas respostas referentes ao filme: o idealismo pode cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes? Destacar do filme um fato que corresponda essa ação e justificar? No filme o que o professor quis dizer com esta frase Apenas a sensação de fracasso de não ter conseguido salvar o aluno? Desde já, agradeço, Mauro
11/11/2010 10:21:08


13 Elis Viana - São Paulo
Estas perguntas: Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos seja na formação ética ou na acadêmica? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes?, citadas nesse artigo, são do professor ou retiradas de algum lugar? Preciso de uma resposta no meu email. Obrigado
12/10/2010 17:29:22


14 Josué Marcilio - CuiabáMT
Muitos questionamentos nos surgem com relação aos métodos educacionais, a possibilidade de “moldar” alguém e as chances que uma pessoa tem de se tornar bem sucedida na vida, na política ou em outras atividades, sendo honesta e bemintencionada. As contradições começam na educação que se dá aos homens que serão os “patrões do mundo”, que nasceram para mandar e ser obedecidos. Certamente os métodos de ensino nos Estados Unidos hoje são outros. Decoreba e lições moralistas dificilmente podem criar bons cidadãos. Moral e ética são conceitos muito relativos. O povo que se diz o mais democrático do mundo não respeita o direito de autodeterminação dos povos. Muito embora esse posicionamento aos poucos venha sendo substituído, com o movimento hippie, com maio de 68 na Europa, com a queda do muro de Berlim, o fim da União Soviética, a ascensão do mundo islâmico, os movimentos pacifistas e ecológicos, mesmo assim a mentalidade dos “donos do mundo” ainda se mantém em larga escala. Acho muito discutível que seja função do professor “moldar” seus alunos. O pai do menino tinha razão ao dizer que ele é que o ia moldar. Mesmo isso teria sido diferente se a índole do filho não tendesse à trapaça e ao vencer na vida a qualquer custo. A moralidade do professor, de alguma maneira favorecendo seu protegido, e deixando de assumir a quebra do vidro do carro, é colocada em xeque. O filme é bemsucedido ao mostrar toda uma situação em que se movem pessoas bemintencionadas porém desprovidas dos meios de promover mudanças, um sistema autosustentado e poderoso, e uma atitude dúbia com referência a quais valores podem e devem ser mantidos, e quais deveriam ser descartados. O ator escolhido para representar o político é queixudo, mostrando uma vontade firme – segundo os estudiosos de fisiognomonia – diversamente do menino que, embora trapaceiro, não tinha cristalizado uma atitude perante a vida, agia pelos impulsos da idade. O artista político pode deixar de fazer sucesso, mas isso depende de uma série de fatores. A educação certamente pesa, mas não é o único fator a ser considerado. Seria preciso que todas as pessoas mudassem de foco, que deixasse de ser mais importante a aparência que a realidade das coisas, que a competição fosse usada em contextos apropriados, e que fosse canalizada a habilidade de cada um. Algumas pessoas têm mais propensão a ser líderes, outros funcionam melhor dirigidas, uns se dedicam mais a pensar, outros a agir. Mas, dado o contexto atual, isso parece longe de ser alcançado.
16/09/2010 17:07:13


15 Doroni Hilgenberg - Manaus Amazonas
O filme é maravilhoso e retrata muito bem o ideal de um professor comprometido com o saber, o conhecimento e o carater dos seus alunos e deixa uma grande lição: A autoridade do professor quando bem direcionada e com carater educativo, tem o poder de suplantar o poder mesmo contrariando poderosos. Quando estava no penultimo ano de Pedagogia 2004 assistimos o filme e eu fiz uma resenha sobre o mesmo. Doroni
14/09/2010 17:33:39


16 Valdinei - cuiabá
preciso URGENTE de umas respostas: Depois de assistir ao filme, analiseo criticamente e aponte, em seu resumo, a forma de resolução de conflito mais adequada para a real pacificação entre o professor Hundert e o aluno Sedgewick. esta forma de resolução de conflito poderá ser utilizada tendo SEDGEWICK apenas capacidade de direito? valdineicabreiras@hotmail.com
03/09/2010 13:52:46


17 Eialdo - fortaleza
O filme é extraordinário, em todos os sentidos nos fez ver o certo e o errado a ética e o esforço do professor em querer realmente o melhor de um aluno.
28/08/2010 15:04:57


18 Lenyo o evagelico - beira
Com este filme consegui confirmar que dificilmente quase inposivel e mudar um carecter mau de algem e principalmente se nao formos pais ou responsaveis por esse algem mas tudo feito com amor sempre cai bem derepente tudo que o aluno precisava era de um pouco de carinho por parte dos seus responsaveis, o professor ate que o instruio bem mas nao mostrou nenhum afeto por ele... Possivel e basta fazer com amor
23/06/2010 08:48:29


19 Ednete Morais Costa Elias - Teixeira de Freitas Bahia
Na verdade eu ainda não tenho condição de postar um comentário pois ainda vou ver o filme. O que eu quero é uma opinião como posso trabalhar a Disciplina Sociologia no Curso de História do qual sou a professora. Sds!
18/06/2010 15:56:53


20 Elízabete Konig Hoffmann - Três Forquilhas RS
gostaria de receber as respostas dessas perguntas por email. será possivel aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? até que ponto o convivio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? o individualismo e a busca da vitória a qualquer preço sâo ensinamentos que devem continuar fazendo parte das liçôes trabalhadas na escola?até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperaçâo de seus alunos seja na formaçâo ética ou na acadêmica?^será que o idealismo muitas vezes nâo chega acegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relaçâo a seus estudantes?
17/05/2010 10:16:52


21 Francisco Carvalho - Teresina PI.
Este filme Clube do Imperador, foi um dos filmes onde mais pude observar a tentativa de se mudar o caráter de uma pessoa. Isto é, para melhor. Pois o prefessor responsável por essa proeza, até que tentou de todas a sformas, contudo, não conseguiu.
25/04/2010 15:59:27


22 Pillatos - Salvador
A temática do filme essencialmente é a tentativa de transformar uma pessoa para melhor, pelos meios da escola, pelas mãos do professor. O que infelizmente não é possível, já que uma consciência é moldada de acordo com o meio e as pessoas que nos rodeiam e não só de um fator. As qualidades desse professor relatados no filme são incríveis, dignidade, honra, honestidade e humildade fazem parte de sua conduta e que por meios de suas aulas de historia, são passadas para seus alunos através de grandes nomes da antiguidade. Vendo isso, acredito que olhando hoje para nossa educação publica e privada também, vemos professores que não possuem esse olhar, se limitando principalmente a passar o seu assunto, aplicar sua prova e pronto. Isso reflete nos alunos, que por mais que tenham uma conduta nobre, não possuem um orientador, um exemplo. Os alunos tornamse então robôs que só aprendem a estudar pra passar na prova ou ganhar algo encima disso. Precisamos aprender e ensinar não só as formulas na matemática ou estatísticas na geografia, mas sim mostrar os códigos de honra, a serem pessoas mais justas, aprender a perdoar, a ouvir e a falar, ser honestas e a principal, a que podemos alcançar um objetivo, sem precisar trapacear, ou passar por cima de alguém pra isso.
17/04/2010 21:42:58


23 Ramon - Salvador
Uma coisa que o Professor William Hundert, tentou passar aos alunos , foi tentar moldar a consciência e o caráter de uma pessoa, atráves da escola. Diante de alunos com futuro prospero, e com valores dignos e morais, vindo do berço, se depara com Bell um aluno muito inteligente, com varias caracteristicas de sucesso entre elas, saber influenciar os outros com naturalidade, porem sem carater e muito arrogante. Tentando passar para o garoto de forma especial, seus valores e tentanto ajudalo, Hundert acaba por quebrar suas regras, por acreditar que Bell pudesse mudar o seu comportamento, dando a ele uma chance de participar do prestigiado concurso da escola. O fato é que, a falta de honestidade de Bell, fez com que o professor percebesse que aquilo foi em vão e que aquilo que ele queria passar, não só os conteúdos de história e sim os valores de respeito e honestidade, não foram aprendidos. 25 anos depois, o professor foi convidado para fazer o mesmo concursos de decadas atraz, aqual trazia Bell e varios de seus alunos. Tendo na sua mente, a mudança do comportamento do garoto, ele aceita o convite. Nessa reunião, novamente o professor percebe as trapaças de Bell e percebe que o Rapaz, não queria uma revanche saudável, visando a consciliação com a turma e sim ganhar o concurso sendo tudo isso que importa pra ele. Nisso, podemos perceber a sociedade, a qual participamos, onde a vitoria a todo custo, o dnheiro, o poder e a má fé, são predominantes no universo capitalista, globalizado, onde a diginidade, valores de honra, honestidade e justiça não importam, ou são esquecidos, para assim chegar a vítoria, custando o que custar , que na maioria das vezes são vitorias vazias e sem significado a qual são rapidamente esquecidas. Um homen honrado que contribui positivamente, tem um valor, é reconhecido e relembrado sempre.
17/04/2010 21:05:44


24 kirk melo - barbacena mg
O melhor do filme é nao ter tido aquele final feliz tipico e já manjado de filmes afins. MOstrando que nem tudo são rosas mesmo e que o que fica é realmente nossa dedicação e fé no que fazemos.
28/02/2010 15:53:32


25 camilinha_jay@hotmail.com - sul
meu show de bola o filmeele teve a lição q mereçeu,,, mas naum precisamos levar a vida taum a sério se naum..naum teria graça temos q quebrar regras,,,e isso ele vai aprender c tempo....
09/02/2010 19:03:21


26 Alexander - Ribeirão Preto SP
O filme não é só relacionado com o professor e os alunos, mas sim com a essência que todo ser humano devia ter, principalmente nos dias de hoje, onde ninguém liga pra esses tipos de valores ética, moral, honra, coletivismo e por ae vai, a não ser os valores de sua conta bancária, vivem individualmente, e numa competição onde cada vez mais perdem essa essência. Infelizmente.
16/12/2009 17:15:08


27 Daniele Silva Campos - Pacaraima RR
Este filme me fez refletir como o professor deve ensinar seus alunos a discernir o certo e errado acreditando em seu potencial, todos os professores deveriam assistir o clube do imperador e reavaliar sua didatica.
05/12/2009 13:51:31


28 Larissa - Porto AlegreRS
Achei o filme sensacional, pois mostra o que é ser EDUCAÇÃO atraves da Política e do Amor de Educar. O filme nós mostra a lição de nos educadores jamais desistir de querer ensinar e sim ensinar o que aprendemos...ensinar tudo claramente e sinceramente...pois com a educação certa , sem erros e mentiras, ela consegue ir pra frente, e é disso que precisamos ENSINAR para essas novas crianças ..
09/09/2009 22:20:55


29 Mariana Morais Dias - AnápolisGO
Filme perfeito,serve de base para muitos alunos pois ele teve o castigo q mereceu,o filho ficar sabendo,e o professor foi muito ingenoo de pensar q poderia mudar aquele aluno,e o jesto mais bonito foi o perdão q o outro aluno deu ao professor!
09/09/2009 14:53:26


30 maria tamires - jaboatão dos guararapes
eu adorei o filme ele mostrar que os professores tenm que se empear para todos os alunos e não so pra um
26/08/2009 22:54:30


31 jessica - natal
adoro este filme o clube do imperador
14/07/2009 10:22:50


32 Ana Paula - Rio de Janeiro
O filme retrata a vida de um professor, que não pensa só nele e sim no que ensinar aos seus alunos, um filme de grande aprendizado p pais e professores que poderem assistir, vou indicalo p algumas pessoas.
12/07/2009 16:09:34


33 Janete - Sapiranga RS
Ótimo artigo! Eu adorei o filme. É uma pena que nossas escolas atuais ainda sejam tão conteudistas e existam tantos professores apenas dadores de aula... Parece que esquecem que Educação é transformação. Você já leu a história Eu lecionei a todos eles? Parabéns pelo artigo. Abraços.
05/07/2009 09:55:06


34 Denilson Pereira - São Paulo
Muito bom esse filme, na escola em que trabalho realizamos a semana Clube do Imperador, primeiro colocamos a famosa frase do filme espalhado pela escola e em seguida exibimos o filme depois realizamos um trabalho de discussão e reflexão, o produto final: cartazes, apresentações culturais culminou com o encerramento com um concurso de perguntas, foi muito bom nunc a vi os alunos tão entusiasmados. Na semana que vem irei projetar durante o intervalo um pequeno vídeo com as realizações dos alunos.
13/06/2009 21:18:51


35 Clesio de Luca - FlorianópolisSC
Sobre o filme, sensacional, fantástico! torci para que não terminasse, queria mais. Grande mensagem dos atores, um filme que não irei esquecer. Bravo! Util, verdadeiro, necessário conforme ensinou Sócrates.
07/06/2009 20:25:30


36 cleverson alberti - CascavelPR
Qual são os contextos sociais e familiares que o filme apresenta???
10/05/2009 15:53:35


37 Cristiane malaquias matos - são Paulo
O filme é otimo e me fez refletir sobre um verdadeiro papel de docente. Se possivel gostaria de receber em meu email algumas resposta referente ao filme: o idealismo pode cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes? Destacar do filme um fato que corresponda essa ação e justificar? No filme o que o professor quis dizer com esta frase Apenas a sensação de fracasso de não ter conseguido salvar o aluno?
14/04/2009 22:09:44


38 luhany - uberlandia
muito bom muito interessante mas eu acho que aquele menino precisava de amor e so jesus pode dar este amor eu como aluna quando eu me sentia so a minha atitudo era tentar chamar atençao mas quando entreguei a minha vida para jesus eu nao preciso chamar atençao eu tenho o mais impotante que e a presença do senhor
19/03/2009 15:23:39


39 iduval -
eu gostei muito desse e meu professor tbm por isso q ele passo um trabalho sobre esse filme pra nos interpreta :D
12/03/2009 13:58:38


40 André Rossi - São Paulo
Preciso urgente do nomes dos 8 imperadores Romanos citados no filme... se possivel me escrevam no email per favore... André
26/11/2008 22:37:29


41 Maryvane Mota - Salvador
Assitir o filme e adorei. É importante que professores assitam e reflitam, pois numa sala de aula existem pessoas diferentes, com valores e virtudes diferentes e que precisamos enquanto professor enxergar a individualidade e/ou a subjetividade de cada aluno.
25/11/2008 16:06:48


42 Vitória do nascimento10 anos - EscadaPE
EU AMEI ESSE SAITE, ESTA TUDO NO MEU TRABALHO SOBRE O CLUBE DO IMPERADOR . SEGUNDA VEZ QUE ASSISTO ESSE FILME, É QUERO ASSISTIR DE NOVO SE NECESSARIO... OBRIGADA PELA OPOTUNIDADE... BEIJOS....XAUU
10/11/2008 18:31:51


43 katia lopes de souza - joinville
gostaria de obter respostas dessas perguntas obrigado...Preciso de ajuda para essas respostas,por favor me respodam para o meu mail. Será possível através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos seja na formação ética ou na acadêmica? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes. Desde já agradeço.
02/11/2008 07:50:05


44 Neide - Minas Gerais
Esse filme foi muito bonito,serviu de inpiração para minha vida,eu ja estava preste a para de estudar ,depois que eu vi o Filme tudo mudou em minha vida. Agora eu so uma otima aluna adoro esdutar graças a esse filme.
14/10/2008 08:21:04


45 Vitoria - São paulo
Queria por favor obter as respostas para estas perguntas,Será possível através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos seja na formação ética ou na acadêmica? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes. Desde já agradeço.
01/10/2008 21:30:16


46 Elizângela Magalhaes - São paulo
Preciso de ajuda para essas respostas,por favor me respodam para o meu mail. Será possível através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos seja na formação ética ou na acadêmica? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes. Desde já agradeço.
20/09/2008 20:31:58


47 lucilene cavalcante da silva - Irecê Ba
muito bom! Utilizem tb o filme pq o resultado em relação à competição existente entre os alunos pode se dar de certa forma sadia ,e poderá despertar o interesse na apredizagem de cada um durante o processo ensino aprendizagem, qualquer que seja a metodologia aplicada.
10/09/2008 18:29:26


48 Gabriel Vasconcelos - Juiz de Fora Minas Gerais
O fim depende do começo! Este é o lema do colégio de rapazes St. Benedict`s, frequentado pela nata da sociedade americana. Filhos de gente rica e importante. É neste ambiente, cujos alicerces são a tradição e honra, que leciona o professor Hundert um apaixonado por História Antiga que dá aulas onde a emoção e a alegria estão sempre presentes. Mas um aluno em especial começa a incomodar. Tratase do arrogante Sedgewick, filho de um respeitado senador, que inicia uma guerra particular com o mestre. Uma batalha de egos e vontades que vai durante mais de vinte e cinco anos.
17/08/2008 18:50:57


49 diego - porto velho
o que eu acho desse filme é que ele passa a ideia de como verdadeiramente deve agir um professora com compromisso e gosto pelo que faz tentar ajudar a tranformar nao o aluno mas ajudar pra ele se aperfeiçoem, gostei muito do filme.
21/07/2008 00:28:35


50 Ricardo - salvador
gostaria de saber o que vocês achão em comparação entre sociedade dos poetas mortos e clube do imperador. tem muito a ver
16/07/2008 18:01:07


51 Maria Aparecida M. R. Barros - Guarujá S.Paulo
Esse filme foi um achado para mim,estou cursando a faculdade de Letras e descobri que ser professor quanto educador é muito mais do que há em nosa volta. Ele retrata uma relação entre professor/aluno, como aluno/professor,não é só o aluno que aprende mas o professor também aprende, e muito.
16/06/2008 17:51:14


52 Renata Fernandes - Amapa
Esse filme e muito interresante. meu professor de etica e bioetica passou ele para os alunos pra q a gente possa fazer um relatorio falando da moral da etica do caratereda virtude de cada um do fime é muito iteressante e é verdade da para ver principalmente como o professor passou por cima da etica e da moral de seu cargo de professor e o do filho do govrnador como ele tem um carater pessico em coloar duas vezes de uma forma discarada. esse filme nos ensina muitas coisas q aparece no nosso cotidiano. Assinstem é otimo eu indico.
11/06/2008 23:08:36


53 Daniele - Sumidouro-RJ
O filme é ótimo!!! É um exemplo a ser seguido pelos novos professorores...
23/05/2008 10:29:34


54 Arthur - uberlândia
O filme não foi para fazer um trabalho, mas serviu de incentivo a minha pessoa, pois estou começando a dar aulas agora e é muito gratificante a um professor ver o interesse de seus alunos. Muito bom o filme !
22/05/2008 18:32:21


55 ivangelo da costa fontenele - viçosa do ceará
o filme eh d+, porém mesmo mostrando o trabalho de um educador notável, mostra bm sua falha ao perceber tão tardiamente que sim, ele poderia moldar seu pupilo... isso se explicita no filme com relação a influencia do resultado na classificação dos meninos para a prova final, em que o proprio professor altera o resultado. o educador tem um grande poder em mãos, deve saber apenas que, sua contribuição mesmo "ínfima" eh pra toda vida
22/05/2008 10:48:47


56 THAINE LUCAS - SPO-AMAZONAS
Nossa eu assistir o filme e gostei muito é muito interessante,nos mostra uma liçao de moral e além do mais mostra q os educa- dores não devem desistir tão facil pois so com educadores igual ao [HUNDERT] q a educação vai pra frente.....
19/05/2008 23:22:57


57 rodrigo dos reis - porto alegre/rs
Nossa muito legal interessante e estimulante....Me ajudou de forma extraordinária em dois trabalhos:sociologoa da educação e psicologia da educação(universidade federal do rio grande do sul).
18/05/2008 21:17:49


58 Lidiane - Arabutã- SC
Eu gostei. É um filme que traz informações que só vem a acrescentar nossa formação pedagógica. A escola não é apenas um lugar que os alunos vão para receber informações/ conteúdos/conhecimento, mas também é um espaço de troca de experiências e formação e educação de carácter. Os alunos não aprendem tudo, mas bastante do que nos propomos a lhes ensinar. No entanto, também há alunos que se recusam a aprender, aí está um enorme desafio para nós professores, porque temos que trabalhar o lado cognitivo e o lado emocional/afetivo com os alunos. Acredito, então que diante dessa situação quem mais aprende somos nós os professores, porque encaramos um grande desafio e queremos vencê-lo.
12/05/2008 10:23:55


59 juliadtycunha@hotmial.com - caucaia
serviu para fazer um relatório, tb de psicologia da adolescência
08/05/2008 18:09:40


60 joao - fortaleza
serviu pra um trabalho de eticaaaaaaaaaaa valeu
05/05/2008 14:02:21


61 MAIARA APARECIDA DE ALMEIDA CRUZ - BARRETOS-SP
VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PORQUE VC SABE AVALIAR TODOS OS PRINCIPAIS DESTAQUES DO FILME EU ESTOU FAZENDO FACULDADE DE LETRAS E APRENDI QUE PRA SER UMA BOA PROFESSORA É ACIMA DE TUDO VALORIZAR CADA ALUNO
25/04/2008 14:01:44


62 jilnete Silva - Teixeira de Freitas - Ba
Pra quem já é professor, bate fundo todas os acontecimentos vistos e ocorridos no filme. É aprofundar-se numa reflexão e revisitar valores e atitudes. Em qual momento erramos? É de direito tirarmos o mérito de alguém? Qual a maneira correta de ajudar um aluno a acreditar em si mesmo? O que ele já traz consigo? O filme mexe muito com tudo que somos enquanto educadores. Por isso, é preciso rever conceitos.
17/04/2008 23:51:09


63 Babi - RJ
Estas perguntas: "Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos (seja na formação ética ou na acadêmica)? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes?", citadas nesse artigo, são do professor ou retiradas de algum lugar? Preciso de uma resposta no meu e-mail. Obrigado
17/04/2008 14:10:00


64 Kátia dos Santos - Santa Catarina
Preciso de ajuda para essas respostas,por favor me respodam para o meu -mail. Será possível através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos (seja na formação ética ou na acadêmica)? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes. Desde já agradeço.
08/04/2008 00:08:54


65 Jaguaraci - Salvador-BA
Assistir esse filme com olhares criticos de educador, basicamente foi o que vi, um professor que acredita nos seus alunos. Muito bom, necessitamos de mais William Hundert nas escolas brasileira.
07/04/2008 16:18:19


66 Isabella - Aquiraz - CE
filme que eu assisti hj e é mto legal ...! educativo
27/03/2008 21:16:53


67 gisele senhorini bortolani - Barretos-SP
Realmente os educadores tem uma decisão em suas mãos, mais não deixem de acreditar num futuro melhor para nossos alunos.
25/03/2008 11:23:03


68 Fernanda De Oliveira Marcondes. - São Paulo
Aonde Comprar ou alugar o filme o clube do inperador.
18/03/2008 20:37:12


69 carla patricia dias de sousa - floriano (pi)
sou estudante do curso de pedagogia. Assisti o filme e adorei, recmendo para que professores passam para seus alunos. carla dias 16-03-08
16/03/2008 16:24:38


70 elizan santos - leopoldina
o filme retrata exatamente o que acontece hoje, os jovens cada vez mais distantes de manter uma relaçao reciproca de respeito e aprendizagem, julgam-se os mais espertos...mas o bom profissional " o professor" capta mesmo que fora da sala de aula o teor de seus alunos.
15/03/2008 18:03:16


71 Micheli Lima - São Mateus ES
Assisti o filme e gostei muito!!! è realmente uma prova de dedicação ao bem do ser humano!!! ajudando as pessoas a se encontrar dentro de um mundo tão distante da realidade com oo nosso!! Vale a pena assistir!! Principalmente estudantes q ñ sabem o q querem ser da vida ainda!!!!
03/03/2008 11:20:54


72 Silmara lopes - Teresina Pi
Sou estudante e me encantei com o filme,ele é mto bom de verdade!!!Recomendo a todos os meus amigos pois em liguagem de facil compreensão conseguimos entender o q se quer passar!
29/02/2008 17:06:12


73 Fábio - Crato-CE
Gostei muito deste filme. Ele mostra verdadeiramente o papel do educador, que vai muito além do professor! Seria muito bom que todos que viram o filme podessem ver outro, com o mesmo sentindo, só que em outra realidade. O nome do filme é "O jarro".:) até!
27/02/2008 14:54:14


74 Dayana - Florianópolis-SC
Esse filme mostra que a educação é importante não só mente do Professores mais sim dos Alunos! e que as fezes é preciso errar para aprender o certo...também pois retrata os valores a etica e principalmente a confiança. frase q vou levar em memória "o caráter de um homem é o seu destino" acho importante a confiança q o professor deposita em seu aluno,para ser um aluno honesto e dedicado,mais o professor foi enganado..... Duas fezes e mesmo assim não falou nada!
26/02/2008 10:34:21


75 EMANOEL LOURENCO - SÃO VICENTE FÉRRER - PE
O FILME É MUITO INTERESSANTE. ESTOU USANDO COM MEUS ALUNOS DO CURSO NORMAL MÉDIO E ELES FICARAM MUITO INTERESSADOS. PERCEBERAM A CRITICIDADE DO FILME E AS LIÇÕES QUE NOS ENSINA.
22/02/2008 07:56:41


76 isabel - estançia
adorei o filme ele mostra a forma em q o professor gosta de ensinar e q ver o aluno aprender
17/02/2008 21:37:17


77 maicon - Estância
bom adorei o filme,mas este filme foi bem crítico e por isso acho ele, um grande desperdíssio de cultura,pois a educação éum meio crítico.
16/02/2008 14:37:22


78 Rivaildo Alves da Silva - Campina Grande - PB
Este filme é espetacular, mostra que nenhum professor, por melhor que seja, não tem a fórmula correta para trabalhar, aplicar e ter total sucesso com seus alunos. Essa relação professor-aluno nos reservam surpresas no dia-a-dia, motivo pelo qual estamos sempre buscando formas e maneiras éticas de conquistar nossos alunos.
26/01/2008 18:27:08


79 Adriana Fernandes Zetum - Anchieta - E.S
O filme é um verdadeiro estimulante para todos os educadores de fato. Aqueles que acreditam que educar é muito mais do que uma simples transmissão de conteúdos, ele suscita em nós a verdadeira essência educacional, que transcende ao cognitivo e revela-nos um ser competente, responsável, profissional e acima de tudo humano.
26/01/2008 10:58:10


80 ARNALDO C MARQUES - Jataúba - PE
O filme é muito bom e inclusive coloca em xeque a profissão do professor.
11/12/2007 09:21:24


81 LEILA - São Paulo
Não sou professora de História, mas, considero este filme indispensável quando o assunto tratado for ética nas relações pessoais e profissionais. É um filme realmente fantástico. Gostaria de saber como faço para adquirir o DVD com este filme.
28/11/2007 14:25:58


82 Jefferson - Cuiabá-Mt
o filme é excelente, aborda os dois lados da educação inclusive entendi que não só a escola tem a responsabilidade de ensinar mas, também a responponsabilidade dos pais, na educação de seus filhos. Enfin, a educação é uma troca professor-aluno, pais e filho, assim teremos uma educação mais completa.
26/11/2007 14:20:22


83 Marta - RJ
Um ótimo filme, pois relata como o dia -a-dia de uma relação professor aluno, pode ser complicada, temos em mãos a responsabilidade com a educação de nossos alunos, a forma dialética do ensino, o construir juntos uma sociedade melhor.
15/11/2007 19:23:59


84 jaqueline - sapucaia do sul
Muito bom o filme todos devem olhar ,mas olhem de coração aberto pois temos muito que aprender como pais alunos e professores
14/11/2007 11:40:05


85 kenneth buswell - nilopolis - rj
Muito bom filme para que os educadores entendam as diversas formas e estilos de educar!
10/11/2007 21:24:51


86 islaines e - unai
preciso muito da resenha do filme clube do imperador
08/11/2007 23:25:17


87 Katia Rocha - Natal
Parabens pelo filme, se todos os professores assistissem esse filme ,saberiam dar o valor na sua categoria como professor.
02/11/2007 09:52:38


88 PAULO BATISTA DA SILVA - Duque de Caxias-RJ
Excelente filme para aprendermos a nao julgar e a tomar certas atitudes e que essas atitudes sejam certas!!!!!!!!!!!
01/11/2007 20:59:34


89 teresinha de jesus cirqueira - gurupi
è um filme maravilhoso paraquem quer conhecer o munto tual eu com aluna de letras apachonei quera que alguem me enviase um artigo sobre o filme
25/10/2007 22:53:09


90 Laurah Crystina - Rondonópolis Mato Grosso
Esse filme demonstra bastante, o caráter de uma pessoa. E ensina que não podemos repetir o mesmo erro!!!!!
22/10/2007 18:06:04


91 Jefferson Xavier - Teresina - PI
Quando eu descobri esse filme e analisei o seu conteúdo não pensei duas vezes. Repassei para os meus alunos do SENAC do curso de Ética e Trabalho. Tudo a ver. Eles amaram o filme e fizemos uma mesa temática sobre o mesmo. Houve debates e a reflexão foi super válida porque despertou consciência crítica entre todos. Eu recomendo repassar a seus alunos independente da disciplina. Parabéns ao professor João Luís Machado pelo texto. Excelente!!!
22/10/2007 14:12:20


92 ROSEANE LIARTE - TERESINA-PI
CONSIDERO O FILME MUITO INTERESSANTE E DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA SOCIEDADE DE UM MODO GERAL,POIS ABORDA TEMAS QUE MERECEM SER DISCUTIDOS CONSTANTEMENTE ,COMO POR EXEMPLO A QUESTÃO ÉTICA QUE SE APRESENTA NO FILME COMO UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A DIMENSÃO MORAL DO COMPORTAMENTO DO HOMEM.ISSO É NOTÁVEL NO PERSONAGEM DO PROFESSOR HUNDERT QUE MESMO QUEBRANDO ALGUNS VALORES ÉTICOS DE SUA PROFISSÃO PELA VONTADE INCESSANTE DE TENTAR MOLDAR O CARÁTER DE UM DE SEUS ALUNOS QUE NÃO RESPEITAVA AS NORMAS E PRINCÍPIOS ÉTICOS DA ESCOLA,FICA NÍTIDO O QUANTO ELE PROFESSOR VALORIZA A QUESTÃO ÉTICA,POIS NO FINAL DO FILME É NOTÁVEL O SEU ARREPENDIMENTO POR TER TOMADO UMA POSTURA INADEQUADA EM SUA PRÁTICA DOCENTE.ENFIM ADOREI O FILME! É EXTRAORDINÁRIO...APRESENTA UM PANORAMA DO PAPEL DE TODA E QUA LQUER PROFISSÃO NOS FAZENDO COMPREENDER VALORES INDIPENSÁVEIS COMO ÉTICA E COMPETÊNCIA.
05/10/2007 15:02:05


93 Raquel - Cascavel-PR
Que bom, professores, poder contar com a opinião de vocês, através dos artigos publicados. Isso muito tem me ajudado nas minhas questões acadêmicas. Gostei de sua maneira de expor os comentários. Bravo!!!
03/10/2007 23:27:14


94 Andresa & Késia universitárias - Piripiri-Piauí
adoramos o filme, pois mostra o empenho do professor em querer trasformar um aluno rebelde em normal como os outros,, mais infelizmente não conseguiu..... nós como futuras pedagogas da Universidade Estadual do Piauí, concideramos o filme como um exemplo muito bom de superação acadêmica vivida pelo professor, e levaremos isso para nossa vida profissional como pedagogas.........
01/10/2007 14:33:41


95 fabiana - São paulo
Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seu aluno? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes?Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperaçao de seus alunos(sejana formaçao ética ou na academica)? Se for possivel me responda pelo e-mail
25/09/2007 14:33:52


96 claudia - Sao Paulo
Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seu aluno? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes?Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperaçao de seus alunos(sejana formaçao ética ou na academica)? Se for possivel me responda pelo e-mail
24/09/2007 17:35:14


97 Jônatas Mesquita - Ribeirão Preto
Estas perguntas: "Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos (seja na formação ética ou na acadêmica)? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes?", citadas nesse artigo, são do professor ou retiradas de algum lugar? Preciso de uma resposta no meu e-mail. Obrigado
14/09/2007 17:34:25


98 carlos - sao paulo
o filme o clube do imperador ensina as pessoas a importancia da vida com virtude e principios! justin!!!
14/09/2007 11:02:08


99 Elisangela Cruz - Salvador
O professor Júlio Cesar Bastos, comentou sobre o filme e como pode influenciar na nossa vida. Reflita!
12/09/2007 19:30:39


100 Elaine - Belo Horizonte
Hundert continua primando pela memorização, pelo estudo da historia dos grandes homens. Apesar de primar por uma educação etica, não inova na postura dos alunos. Eles não são incentivados a desenvolver sua capacidade critica, sua criatividade, mas sim devem seguir pelos caminhos já trilhados dos grandes. O professor esta alí, enxendo os alunos de conhecimento, sem que eles reflitam sobre a importancia disso. epararam como os alunos estudam? Decorando o que está escrito no livro. Repararam a postura professor aluno na sala de aula? O primeiro superior, dono do conhecimento e da verdade. Já está mais que na hora de extrapolarmos esse tipo de educação e ciarmos alunos criticos, criativos, capazes de criar caminhos novos e inventivos.
10/09/2007 16:27:48


101 Paulo Roberto Rezende - São Gonçalo - RJ
O filme retrata a realidade do professor, pelo menos daqueles que abraçaram a profissão por amor. Quem assim o fez sabe exatamente do que estou falando... Ótimo para trabalhar com Ética, Política, Relações Humanas, Sociologia e áreas afins. Nota 10 - especialmente para a cena final...
30/08/2007 05:20:44


102 SILVIO SANTOS - ITABERABA BAHIA
O FILME E INETRESANTE MOSTRA QUE PARA SERMOS BONS EDUCADORES JA MAIS DEVEMOS NO PRENDER AO CONTEUDO PROGRAMADO A SALA DE AULA E IMPREVISISIVEL, E SE O PROFESSOR NAO TIVER BEM PREPARADO LE PERDE A AMINISTRAÇAO DA AULA, E OS ALUNOS E OS ALUNOS SAO PREJUDIVADOS E MASTRA TBEM QUE ANTES DE TOMARMOS QUALQER ATITUDE CONTRA UM ALUNO POR MAIS REBELEDE QUE ELE SEJA E IMPORTANTE CONHECER O ALICERCE EDUCACIONAL DELE A FAMILIA .E A MINHA CRITICA E QUE JA MIS DEVEMOS TENTAR RESOLVER UM PROBLEMA CAUSANDO OUTRO COMO FEZ O PROFESSOR AINDA BEM QUE EM FILMES SEMPRE O FINAL E FELIZ.
06/08/2007 19:17:52


103 sheila carneiro - uruoca
Adorei o filme nos mostrou que o verdadeiro mestre sempre aprende não importa a idade, não podemos salvar todos mais podemos tentar mudar alguns e os valores eles são ensinados também na escola familiar.
01/08/2007 16:39:44


104 rosimeire tedelk monsalve - pradópolis
já li os comentários do filme, muito bom, mas estou com um pequeno problema, quero passar para meus professores e não encontro o filme, o que poço fazer para conseguir o filme em fita ou dvd, estou necessitando de ajuda. e-mail - rositedelk@hotmail.com
26/07/2007 23:41:06


105 Thiago Freitas de Oliveira - Belém
Será que todo professor é crítico a tal ponto de querer fazer parte da construção profissional do aluno? O que se vê no filme é um modelo de escola une conhecimento e responsabilidade social.
14/06/2007 20:11:04


106 Lucia de F. Campo Marchioni - Limeira -SP.
Gostei muito do filme, um professor que se dedica toda sua sabedoria na tentativa de mudar um aluno rebelde e mau amado, chegando ao ponto de errar contra o outro aluno, que era bom e competente que no final soube perdoar e valorizar seu professor qua coloca seu filho, para aprender com ele. 10/06/07
10/06/2007 20:37:27


107 Rubia Porto Rodrigues - Penedo-AL
Gosto muito de trabalhar com este filme. Além de abordar a éltica e a relação professor-aluno, o filme traz outra temática importante: a avaliação. É o grande desafio que todo professor tem, como avaliar seus alunos? Quais critérios devem ser estabelecidos? Dar uma nova oportunidade? Acreditar no potencial de seus alunos? Questões como estas são muito fortes e devem ser discutidas e revisadas sempre. É um boa indicação!
04/06/2007 16:45:13


108 José Orlando Alves Professor de hitórias - Capeiruçu BA:
maravilhoso o flime muito bom para sem assitido e debatido por professores nas escolas, pois mostra que nunca é tarde para se reparar os erros e fazer a coisa da forma correta
21/05/2007 13:22:22


109 Delzirê da Silva Bezerra - Filadélfia-Tocantins
Adorei o filme, pois retrata a realidade e as dificuldades enfrentadas pelos nossos professores, pois nem sempre é possível mudar o cárater de nossos alunos, muitos já vem esculpidos desde a infância.
15/05/2007 20:41:43


110 regina Elane - Vitória da Conquista -BA
muito interessante umfilme que mostra que nem sempre o professor consegue mudar a forma como so alunos pensam ou não conseguem faze-lós pensar de maneira correta sobre determinados assuntos.Muitos alunos já trazem de casa um comportamento e não se deixammelhorar mesmo com toda ajuda que recebem. Temos que aprender com nossos professores a pensar e ajir de maneira correta.
15/05/2007 14:54:23


111 Edenilson Silva - MEDIANEIRA PR
Um otimo filme, mostrando que por mais bom e interessado que seja um professor nem sempre ele vai conseguir mudar o carater de alguns alunos , pois isso ja vem desde criança do modo que ela é educada em casa.
12/05/2007 11:09:46


112 Adllys - Foz do Iguaçu - PR
gosteei muuuuuuito deste filme, pois fala a realidade de muitos colégios. Como os alunos fazem para trapaciareem. Mais meesmo assim recomeendo o filme. tchaau =* booa nooite a toodos ;D
10/05/2007 18:07:30


113 glaucia cponceição vidoto rosseto - piacatu
como aluna do curso de letras achei excelente ,pois teve como tema em sala de aula,rever valor,seguir certas regras as vezes impostas ,e o retrato de uma boa visaso da heteronomia.
09/05/2007 21:50:51


114 thâmara - Cacoal
achei esse filme maravilhoso!!!! =D pois retrata os valores a etica e principalmente a confiança. frase q vou levar em memória "o caráter de um homem é o seu destino" acho importante a confiança q o professor deposita em seu aluno,para ser um aluno honesto e dedicado,mais o professor foi enganado (pois ele trapaceo. como sou uma aluna do ensino fundamental este filme me fez ter uma reflexão do meu comportamento ético,aprendi a valoriza o meu estudo e quando agente quer mudar de atitude agente consegue “querer é poder”e que a cola não vai levar alugar algum. série:8ª
03/05/2007 23:35:34


115 CLAUDIA - SAO BENEDITO
ADOREI O FILME...FALA DESSA RELAÇAO TAO IMPORTANTE...RELAÇAO PROFESSOR-ALUNO E MEU LEMA É : " O FIM DEPENDE DO PRINCIPIO..."
24/04/2007 17:50:47


116 sabrina - adamantina
eu achei este filme maravilhoso!!! pois ele retrata o prazer e a competencia do professor de dar a sua aula.
30/03/2007 20:03:56


117 Fernanda Fontes - Sorocaba
Não gosto desse filme ... acho realmente ruim. Retrata a velha competição americana, a convivência agradável como uma mera concessão, o professor vestido com sua capa de herói solitário .... Coloca a desonestidade e a competição como naturais, que até devem ser evitadas, mas não se sabe onde, nem como enfrentá-los. O mal de toda a sociedade está depositado em indivíduos maus, impedindo uma localização histórica e espacial desta sociedade. Acho que não vale a pena gastar tempo com ele ... Há filmes melhores!
29/03/2007 16:04:10


118 Digilany Lemes - Goiânia - GO
È um filme extraodinário, pois aborda os dois lados da edução: aluno e professor.Aquele que aprende e o que ensina, pois ambos os lados precisam "andar" juntos para que o conteúdo seja assimilado para sempre.E como diz no filme, ele não sirva só para você próprio mas também para os demais.Pude melhorar a minha visão tanto em relação à matéria de Historia, pois durante todo o ensino médio detestei e hoje cursando Enfermagem pela matéria de Práticas Pedagógicas fui convidada a assistir o filme, e com certeza foi muito significante para mim.Pois quem não sabe do seu passado permiance como criança.....
28/03/2007 22:48:51


119 keli tiago - paramaiba
é otimo o filme pois retrata os valores a etica e principalmente a confiança. é otimo para todos primcipalmente para universitarios na area de educação. vi e recomendo
28/03/2007 14:06:19


120 Gabriela Escobar - Recife
o filme retrata bem a forma que um professor gosta de ensinar, e a capacidade que os alunos têm de se maravilhar com um assunto da historia antiga. no filme, achei muito importante a confiança que o professor deposita no aluno, e vai até as ultimas consequencias para ve-lo honesto, mas mesmo quebrando regras, o aluno nao soube "agradecer" e trapaceou. nao apenas uma vez, mas duas, quando proporcionou uma revanche. e mais uma vez o professor foi enganado, e percebeu que ele nao tinha mudado em nada, e que só no decorrer da vida é que ele vai aprender, vai aprender com as perdas. enfim, adorei o filme e o assunto abordado nele.
21/03/2007 10:13:30


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.