Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Educação e Tecnologia
Ana Paula Barros de Paiva Analista de Produto na área de Tecnologias Educacionais na empresa Planeta Educação; Graduada em Pedagogia com ênfase em projetos educativos, tendo larga experiência no ensino e desenvolvimento da Educação Infantil em escolas públicas e privadas. E-mail: anapaula.paiva@vitaebrasil.com.br

Atividades Lúdicas como Auxílio ao Professor - 26/06/2012
O uso da tecnologia em sala de aula

"A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento." (John Dewey)

Desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, existe uma grande preocupação em realizar atividades atrativas para os alunos com conteúdo pedagógico de cada disciplina e que auxilie efetivamente no desenvolvimento e aprendizado do aluno.

Os alunos de hoje aprendem com muita facilidade e rapidez, cansam-se muito facilmente das práticas diárias, anseiam por novidades e coisas novas.

Muitas vezes, o professor precisa elaborar aulas diversificadas do mesmo conteúdo para atingir a todos os alunos, mas a realidade de muitos educadores de hoje os fazem dobrar sua jornada de trabalho, não tendo tempo suficiente para se dedicar ao planejamento de suas aulas e atualizá-las semanalmente.

O professor sabe da importância de novos recursos que o auxiliem nas aulas, diminuindo a indisciplina e explorando as atividades em grupo.

Professores encontram dificuldades diferentes dentro de uma sala de aula e, por isso, Jogos e Atividades Lúdicas que integrem conteúdos podem ser um dos apoios para o professor no desenvolvimento e planejamento das aulas.

De acordo com John Dewey, o aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, no qual não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento.

Aqui, cabe a busca do professor por recursos de apoio, como o uso do laboratório de Informática da escola, pois o próprio professor pode construir uma primeira atividade que exigirá tempo para sua construção, mas que, depois, poderá ser alterada de acordo com os próximos conteúdos.

No caso de o professor não ter muita habilidade com a tecnologia, ele pode solicitar ajuda de um aluno, que, certamente, se sentirá muito importante dentro da escola.

Recursos Tecnológicos são muito atrativos e despertam o interesse e gosto por sua utilização, permitindo-se criar atividades em planilhas eletrônicas, multimídia, fazer edição de filmes e imagens, situações em que os alunos participem ativamente do processo de construção do próprio conhecimento.

Dentro deste contexto, faz-se necessária uma análise da turma para que os objetivos propostos sejam alcançados.

É importante lembrar sempre que a atividade lúdica, independente do recurso ou material utilizado, não trará os resultados esperados se não for bem-direcionada e planejada. O cuidado ao apresentar este tipo de atividade deve estar ligado diretamente ao contexto em que ela está inserida.

O uso de recursos tecnológicos vem ganhando espaço cada dia mais e de forma muito acelerada, e, disponibilizar este contato desde cedo e manter durante toda a formação do aluno, de certo apoiará o professor em sua vida pessoal e profissional, pois a tecnologia está presente em todos os aspectos da sociedade.

Na Educação Infantil, já está provado como jogos e brincadeiras apoiam o desenvolvimento integral da criança, pois trabalham aspectos da vida.

Qualquer disciplina, matéria ou conteúdo pode ter atividades preparadas, construídas e realizadas com recursos tecnológicos ou não.

Afinal, este recurso não limita a criatividade, mas, sim, apresenta inúmeras possibilidades de criação.

Conclui-se que o aluno de hoje tem a necessidade de novas experiências a cada dia, seja na tomada de decisões ou na experimentação de algo novo e, assim, a rotina da escola não se tornará maçante, mas algo agradável que propõe uma diversidade de tarefas a ser construídas com autonomia pelo aluno.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.