Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Planeta Cultura
 

Consciência ecológica - o Planeta Terra agradece - 15/06/2012
Rosemary de Ross

Diante de tantas notícias sobre escândalos políticos, invasões de hackers, estupros, violências de todas as espécies, abandono de crianças, assaltos e drogas, falar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas pode parecer inoportuno.

Contudo, o que poucas pessoas sabem é que a situação é alarmante e relembrar que podemos ajudar a amenizar a situação fazendo nossa parte, é sempre bom.

Nos últimos anos, com muita evidência, estamos vivenciando a fúria da natureza provocada pela ação inconsequente do ser humano.

O aumento da poluição, a devastação da natureza, o tráfico e venda ilegal de animais silvestres, a exploração dos recursos naturais de maneira desordenada e tantas outras situações vêm causando um impacto terrível no meio ambiente.

A resposta da natureza a tudo isso é rápida e assustadora: aquecimento global e mudanças climáticas.

Em cada catástrofe natural que presenciamos, seja ela terremoto, tsunami, ciclone, furação, tornado, inundação, vulcão, seca, poluição, nevascas, podemos perceber a destruição do planeta Terra e a resposta da natureza à ação do homem.

Somos corresponsáveis pela criação e devemos preservar e resgatar o planeta Terra.

Não somos capazes de mudar tudo, mas com atitudes simples relacionadas ao nosso dia a dia, podemos colaborar para que o processo de aquecimento global e as mudanças climáticas sejam amenizados.

Atitudes que fazem a diferença e diante das quais o Planeta Terra agradece:

• Plante árvores - elas tiram o CO2 do ar e liberam oxigênio.

• Recicle o lixo - quando não é reciclado o lixo acaba em um aterro, gerando metano e CO2 além disso, produtos reciclados requerem menos energia para serem produzidos.

• Evite queimadas - a queima lança CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera.

• Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes - as lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente.

• Feche a torneira enquanto escova os dentes - a cada 5 minutos que deixamos a torneira aberta, consumimos em torno de 12 litros de água.

• Agilize seu banho - a cada 15 minutos, gastamos em média 135 litros de água com o chuveiro ligado.

• Evite usar sacolas plásticas - o plástico demora mais ou menos 450 anos para se decompor. Uma boa opção é usar sacolas retornáveis.

Ainda há tempo de revertermos esta situação e estas são apenas algumas atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente.

As mudanças simples de comportamento contribuem e podem diminuir consideravelmente os impactos ambientais.

Cuidar e respeitar a água, o oxigênio, a fauna e a flora que constituem sua substância primeira e fundamental, é o único caminho para um futuro melhor.

O Planeta Terra agradece!

Rosemary de Ross é formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança. Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.