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Educação e Tecnologia
Ana Paula Barros de Paiva Analista de Produto na área de Tecnologias Educacionais na empresa Planeta Educação; Graduada em Pedagogia com ênfase em projetos educativos, tendo larga experiência no ensino e desenvolvimento da Educação Infantil em escolas públicas e privadas. E-mail: anapaula.paiva@vitaebrasil.com.br

Alfabetizar Diferente! - 21/05/2012
Alfabetização com Recursos Tecnológicos

O processo de Alfabetização para criança é um momento de muitas novidades e desafios. É preciso ter cuidado e atenção nesta fase, pois as crianças vêm de experiências em que, até então, aprendiam diversas coisas por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e muita música em roda no chão.

São nesses momentos que o contato e o vínculo se estabelecem pelas relações socioemocionais e no dia a dia. Além disso, as crianças nessa fase também trazem experiências familiares que refletem diretamente na ação delas.

Ao chegar à escola, qual não é a surpresa do aluno no Processo de Alfabetização, cheio de ansiedade e curiosidade, além do receio e daquele medo do diferente? O professor não será o mesmo, talvez a escola seja outra. Então, como podemos receber esses pequenos alunos?

Preparar a primeira aula com brincadeiras divertidas e que tenham conteúdo. Por que não um Baralho de Imagens com seus respectivos nomes embaixo? Poderá ser um dos instrumentos para a avaliação diagnóstica!

Sabendo dessa ansiedade e curiosidade dos alunos, das mudanças que a educação vem passando a cada dia e da tecnologia que a cada minuto nos apresenta um recurso novo que interfere diretamente na vida de todos, é imprescindível que o professor se aproprie de novas ferramentas tecnológicas para criar aulas atrativas para que seus alunos tenham total interesse em aprender.

Recordando um pouco, a tecnologia em si não é uma novidade do mundo atual, pois ela sempre existiu. Quem se lembra do velho ferro de passar roupas que utilizava brasa quente? Quando chegou o ferro elétrico, foi uma forte tecnologia para aquela época. Hoje, o que temos é uma tecnologia acelerada, que a cada dia apresenta uma novidade que podemos usar ao nosso favor e bem-estar.

O computador, por exemplo, pode ser um grande aliado do professor. Afinal, qual criança não se interessa por uma aula informatizada? O simples fato de a criança ver um computador, notebook ou Tablet, ela já fica interessada e empolgada para usá-los, o que desperta, automaticamente, a vontade de aprender.

É lindo e prazeroso ver o brilho nos olhos das crianças querendo aprender. Professor, você é a peça-chave dentro de uma sala de aula, tome isso para si e seus alunos serão os verdadeiros protagonistas, assumindo o papel de desenvolver-se com autonomia.

Aos professores interessados em desenvolver novas aptidões para o seu trabalho em sala, aí vão algumas dicas de possibilidades de trabalhar com a tecnologia na turma de Alfabetização:

Utilizando o computador
Crie atividades e dê oportunidades para que os alunos utilizem o Processador de Texto, Multimídia, Visualização e Criação de Imagens, além da Reprodução de Vídeos.
O próprio professor pode criar atividades integradas ao utilizar recursos tecnológicos na sala de aula ou, inicialmente, pode trabalhar a partir de temas como: “A Brincadeira que mais gosta”; “A comida ou música preferida”, entre outras.

Falando do Processo de Alfabetização, não é pertinente aqui querer que a criança escreva um texto, afinal, cada criança precisa enfrentar desafios que possam ser superados naquela faixa etária, de modo que não fique desmotivada dentro da escola.

Entretanto, ela pode tentar escrever seu nome ou identificar e digitar a primeira letra dele, assim como selecionar e colar uma imagem de um Banco de Imagens que o professor tenha preparado anteriormente à aula, as quais estejam relacionadas ao tema abordado daquele dia. Além disso, é possível também utilizar Softwares Free previamente selecionados para Alfabetização e faixa etária da turma.

Ao falar de Vídeos e Reprodução, parece assustador num primeiro momento ou, então, surgem dúvidas, como: O que vou fazer com isso? Criar vídeos?

É importante esclarecer que nesta faixa etária as crianças não irão reproduzir um vídeo que a professora levou para sala de aula. Você, professor, pode construí-lo (seja sozinho ou com auxílio de outra pessoa), deixando que as crianças localizem os botões para a devida reprodução.

Tablet
É um instrumento muito atrativo que pode auxiliar o professor. Existe uma diversidade de aplicativos que podem auxiliar na Alfabetização, dado que é possível escrever e desenhar qualquer coisa desejada a partir de movimentos simples dos dedos. Veja os eixos de alguns aplicativos: Alfabeto, Letras, Palavras, Memória, Quebra-Cabeça, Músicas, Concentração, entre outros.

Aqui, cabe ao professor ter a sensibilidade e pesquisar os aplicativos que mais combinam com a turma, pois não existe uma receita pronta para o desenvolvimento, ou seja, é o professor que precisa utilizar estratégias, pesquisar e encontrar a melhor maneira de atingir os seus alunos, de forma que eles sintam prazer em aprender.

Mesmo que você, professor, não tenha a habilidade de trabalhar com muitos recursos da Informática, comece pelo pouco que você sabe, solicite ajuda, estude e, gradativamente, você perceberá que muita coisa é construída aos poucos.

Lembre-se sempre: Dentro da sala de aula, você é o espelho para cada criança. Por isso, pesquise, crie e reinvente se for necessário, mas proporcione os melhores momentos para que cada criança desenvolva-se com autonomia, não perdendo essa oportunidade grandiosa de aprender dentro da escola. Assim, você fará parte desse grande grupo de pessoas, as quais acreditam e amam muito a Educação!

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