Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Matemática
Ton Ferreira Consultor de Governos na empresa Vitae Brasil. Mestrando em Projetos Educacionais pela USP, MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Salesianos e Pós-Graduado em Ética, Valores e Cidadania pela USP. Formado em Matemática pela UNESP. Experiência na área Gestão de Pessoas e de Formação Continuada, Docência e Palestras com foco em educação, ciência e tecnologia.

Como trabalhar os quatro blocos de conteúdos de Matemática durante a semana? - 28/02/2011
Adreiton Ferreira

'

Trabalhar os quatro blocos de conteúdos de Matemática durante a semana tornou-se um desafio aos professores do Ensino Fundamental I.

Com o objetivo de desenvolver uniformemente os blocos de conteúdos (Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação) durante a semana, os docentes buscam estratégias de abordagem, as quais, muitas vezes, tornam-se cansativas e braçais.

Mas por que isso acontece?

Isso ocorre, na maioria das vezes, pelo fato de serem selecionadas atividades específicas para cada conteúdo, ou seja, se o professor precisa trabalhar Números e Operações na segunda-feira, por exemplo, ele busca atividades específicas para tal conteúdo e, na terça, se precisa trabalhar Grandezas e Medidas, mais uma vez, ele busca atividades específicas para tal bloco, fazendo, assim, que sua pesquisa por atividades torne-se exaustiva.

Para que essa seleção de atividades seja mais simples e de fácil construção, uma dica é trabalhar os quatro blocos de conteúdos por assuntos e não mais por conteúdos específicos.

Acompanhe o exemplo abaixo:

Assunto:

Altura dos Alunos (é um assunto do Bloco: Grandezas e Medidas).

Primeiro Momento:

Fazer uma atividade em dupla, na qual os alunos meçam a altura do seu parceiro, utilizando barbante e régua. Neste momento, estão sendo trabalhados instrumentos de medidas convencionais e não convencionais, ou seja, o Bloco Grandezas e Medidas se faz presente.

Segundo Momento:

O professor, ao pedir aos alunos que meçam o comprimento do barbante, que vai dos pés até a cabeça, com a régua, está trabalhando o bloco Números e Operações, pois o aluno terá que responder quantas réguas couberam “dentro” do seu barbante e, para isso, necessitará adicionar o número de réguas. Mais do que isso, quando solicitado o comprimento de sua altura em cm, por exemplo, terá que adicionar os centímetros dessas réguas.

Terceiro Momento:

O professor pode propor algumas situações-problemas inerentes ao experimento com os instrumentos convencionais e não convencionais, como perguntar quantos alunos tem 3 réguas, por exemplo, ou quantos alunos possuem mais de 3 réguas de altura, qual aluno é o de maior altura, ou aquele que possui menor altura.
Com essas situações, o professor já estará levantando dados para um Tratamento da Informação.

Quarto Momento:

Sabendo todas as alturas, o professor poderá construir junto aos seus alunos uma maneira que evidencie essas informações, ou seja, demonstrar esses dados em uma estratégia de organização e acomodação de dados, sendo viável a construção de uma tabela. Essa tabela pode ser construída da seguinte maneira: O professor faz uma pesquisa na sala de aula perguntando o seguinte: Quem tem de 1m a 1,10m? Neste momento será anotado o número de alunos com as alturas entre esses valores. E agora, quem tem de 1,11m a 1,20m? E assim sucessivamente, até se esgotarem todas as alturas.

Quinto Momento:

Após a tabela já construída, o professor pode disponibilizar aos seus alunos o papel quadriculado, o qual servirá para a construção de um gráfico. Neste momento, o aluno estará trabalhando dois blocos simultaneamente, pois estará tratando as informações de uma tabela e ao mesmo tempo tendo a noção de espaço ao construir esse gráfico (Espaço e Forma).

Com este exemplo, fica claro o “percorrer” pelos quatro blocos de conteúdos sem a necessidade de incansáveis buscas por atividades específicas para cada um deles.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










12 COMENTÁRIOS

1 ildeane marques de oliveira - augusto de lima
amei muito... super criativo... aceito mais sugestões
04/04/2014 21:31:03


2 Rosemeire Aparecida Dias Ramos - Itapevi
GOSTEI MUITO DESSE ARTIGO, ELE MUITO ME AJUDOU, TRABALHAR CONTEÚDOS COM CRIATIVIDADE É MUITO PRAZEROSO,PRODUTIVO E TRAZ SIGNIFICADOS,VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS, CONTINUE MANDANDO BOAS IDÉIAS.
27/11/2012 11:02:35


3 Elisa Maria de Melo Duque - Pindamonhangaba
Tom, boa dica: trabalhar os blocos por assuntos e não por conteúdos específicos. Parabéns pelo artigo! Muito interessante e prático.
02/08/2011 20:15:25


4 patricia santos - ouricurí
adorei acho q vou querer fazer um curso desses
13/07/2011 20:01:55


5 Rafaella Souza - Pindamonhangaba/SP
Algumas ações rotineiras, podem parecer simples, mas quando são descomplicadas, facilita a realização! Parabéns pelo artigo Ton!
14/03/2011 11:44:13


6 Renata Alessandra - Pindamonhangaba
Num primeiro momento Ton, parece complicado responder a esta questão. Mas sua linha de raciocínio, assim como seus exemplos simples mas altamente didáticos, tornam tudo tão claro que nos passa pela cabeça: Porque não pensei nisso antes? Assim é o mundo da matemática e, como você nos mostrou durante o curso, ela pode se tornar simples, se a olharmos com vontade e desprendimento. Parabéns pelo artigo!
04/03/2011 00:30:08


7 Joao Paulo Plentz - Aparecida
Muito interessante, pois acredito que todos os momentos tem as participaõoes dos alunos, e assim, prendendo a atenção deles fazendo que realmente aprendam. Parabens
02/03/2011 23:57:23


8 Rosemar Rose -
Ton,parabens pelo artigo.O exemplo com o exemplo dado fica muito claro como contemplar todos os blocos durante a semana.
02/03/2011 23:04:43


9 Célia Ascenço - Pindamonhangaba
Ton,sua proposta contempla o desenvolvimento de diferentes habilidades, privilegiando a organização do tempo didático de forma produtiva e significativa. Divulgarei entre a equipe e ficaremos à espera de outras sugestões.
02/03/2011 22:56:51


10 ROSANGELAPINDAMONHANGABA - Pindamonhangaba
A educação nos dá o privilégio de sermos criativos, inovadores e a possibilidade de evoluir, basta querermos. Parabéns pelo seu artigo: criativo, inovador e a evolução... depende de mim!
02/03/2011 16:05:08


11 MARIA HELENA - PINDAMONHANGABA
TON,GOSTEI MUITO E VOU APRESENTAR AOS PROFESSORES ESTA SEQUENCIA DE ATIVIDADES NA HTPC.
02/03/2011 09:40:14


12 MÁRCIA - PINDAMONHANGABA
TON, ACHEI A PROPOSTA BASTANTE ADEQUADA E POSSÍVEL DE SER REALIZADA. CONTINUE DIVULGANDO BOAS IDÉIAS.
01/03/2011 14:03:57


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.