Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Ensino de Línguas
 

Deficientes auditivos no ensino regular: Você faz a diferença! - 24/06/2010
Juliana S. R. Bettoni

Tornou-se comum nos dias de hoje encontrar alunos inclusos na rede regular de ensino com algum grau de deficiência auditiva (leve, moderada ou severa). A dúvida é como trabalhar com esses alunos para que a aprendizagem realmente aconteça, sabendo das inúmeras dificuldades deparadas pelos profissionais de ensino devido à falta de recursos e preparação de educadores para desempenhar tal trabalho com competência.

Segundo a lei nº 9.394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB), o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”, é garantido. 

Na mesma diretriz, o Artigo 59º, inciso III, diz que “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores de ensino regular capacitados para a integração desses educandos em classes comuns”.

Por que existem profissionais despreparados se a lei garante o acolhimento educacional especializado? É perceptível a deficiência no sistema. Perante a imperfeição, o que educador pode fazer? Esperar a solução surgir? E o educando? É “omitido” até o problema ser deliberado? O número de deficientes auditivos inseridos no ensino regular no Brasil está crescendo e, consequentemente, a preocupação com seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, o que torna indispensável uma via de comunicação em comum entre professor e aluno.

A Língua Brasileira de Sinais, um direito do surdo, é reconhecida como língua e uma forma mais garantida de uma aprendizagem eficaz. Constitui uma estrutura singular, própria e um sistema linguístico independente, sendo o canal visual de comunicação mediado pelo intérprete de Libras, capaz de auxiliar o educador no processo de ensino e o educando na aprendizagem, porém esse recurso ainda é escasso.

E então educador: devemos realmente fingir que está tudo bem ou nesse caso seria mais ético buscarmos uma forma de compreendermos nossos alunos? Um curso talvez? Você sabia que atualmente alguns cursos de Libras são gratuitos e acessíveis a todos? Possibilidades para realizar trabalhos magníficos existem desde que os responsáveis honrem os ideais assumidos.

Tive uma experiência gratificante com um aluno com surdez e problemas na fala. No início do ano letivo, deparei-me com um desafio: ensinar a língua inglesa a uma criança surda e que mal falava. Fiquei perdida. Fiz o que estava ao meu alcance naquele momento, pesquisei mais afundo sobre o assunto. 

Primeiramente era preciso estabelecer uma via de comunicação entre nós, sendo uma opção a língua de sinais, porém tanto eu quanto meu aluno não a conhecíamos, além disso, é inadequado ao ensino da língua inglesa, pois cada país possui um sistema linguístico.

Numa das aulas, descobri algo que futuramente ajudaria muito (e de fato ajudou): meu aluno fazia leitura labial e começou com sessões de fonoaudiologia. A partir desse ponto mudei minha postura em sala, falava de frente para a turma e sempre prendendo sua atenção. Foi um longo período de 4 meses até obter algum resultado, o mínimo que fosse.

Eu estava apresentando aos alunos as cores e a estrutura “What color is it?” (Que cor é essa?), chamei-o até a mesa, mostrei um objeto de cor azul, perguntei “What color is it?” e, com dificuldade, ele respondeu-me “Blue!” (Azul!), ganhei o dia! Acredito que três fatores o fizeram chegar até aqui: seu esforço próprio, meu interesse em ajudá-lo e a preocupação dos pais. É óbvio que há um longo processo pela frente, mas com certeza um grande passo já foi dado.

Esta foi uma das diversas experiências que poderei encontrar em minha carreira educacional e sei que surgirão muitas dificuldades, mas estou disposta a enfrentá-las, afinal, obstáculos existem para ser ultrapassados. É preciso que os interessados mobilizem-se e lutem pelos direitos a ser cumpridos. O verdadeiro profissional preocupado peleja pela educação de seus alunos, busca recursos, pede auxílio e se interessa, tudo pelo bem-estar e sucesso dos pequenos.

Juliana S. R. Bettoni é mediadora da empresa Futurekids no Programa de Línguas Estrangeiras no município de Caçapava.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










4 COMENTÁRIOS

1 Eliane de Oliveira Costa Guedes - Caçapava
Bomdia Juliana, gostei muito do que vc comentou penso também que um bom profissional tem que buscar o conhecimento para suprir de toda maneira seus alunos principalmente os alunos que possuem alguma deficiencia seja ela qual for,por isso é que ,além de aprender libras na Uniararas eu também visito alguns sites e estou a procura de um curso que existe na Vila Menino Jesus,pois eu quero ser este profissional onde não fica apenas esperando pelo o que a Escola ou até mesmo o Governo possa nos dar,temos que sair do nosso mundinho e conhecer o mundo real as necessidades de cada individuo,por enquanto eu estou trabalhando no Lar de Idosos é bem gratificante mas não vejo a hora de poder ter uma sala e cuidar dos meus alunos e poder também aprender com eles,pois quanto mais aprendemos com as outras pessoas melhor é para o nosso crescimento,bom espero conhecela pessoalmente quem sabe um dia.Fique com Deus.
28/02/2012 11:43:49


2 Iris Verges - São Jose dos Campos
Juliana, parabens pelo artigo. Ha dois pontos em seu texto que me chamaram a atenção:1. qdo vc percebe que o aluno le labio e enxergar o outro é algo que falta hj em dia 2. qdo vc diz que essa é uma das experiencias que vc poderá encontrar mostra sua vontade de continuar nessa area. Parabens!
04/07/2010 20:40:49


3 Erica Pereira - Caçapava
Parabéns querida!!! O texto está ótimo e o mais interessante que se trata de uma experiência sua, vivência de sala de aula. Mostra que na Educação há profissionais preocupados com seus alunos. Acredito que são os Educadores que devem buscar o conhecimento URGENTEMENTE, as crianças não tem tempo para esperar. Você está fazendo sua diferença!!!
29/06/2010 09:27:55


4 Camila León - São Paulo
Juliana! Parabéns por diversos motivos: 1 Por ter se empenhado em escrever o artigo para a coluna ensino de línguas do Planeta Educação 2 Por ter se conscientizado de que nós, educadores, podemos fazer a diferença na vida dos alunos que passam por nós 3 Por ter pesquisado e estudado sobre as leis, teorias que embasam o trabalho com a educação inclusiva 4 Tenho certeza de que sua contribuição com este artigo irá motivar mais profissionais a fazerem a diferença na vida de seus alunos... Abraços
26/06/2010 18:36:59


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.