Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Diário de Classe
Vanessa Malhone Pedagoga, Pós-graduada em administração, Coordenadora Educacional do Programa Qualificação de Gestores da Vitae Futurekids. E-mail: vanessa.malhone@fk1.com.br

Um novo caminho para a Gestão Educacional - 07/04/2010
Vanessa Malhone

Nos dias de hoje, há uma crescente expectativa sobre os Gestores Escolares no que se refere à sua capacidade de conciliar as demandas burocráticas e as pedagógicas, visando à garantia do aprendizado. Tais expectativas são evidenciadas, na prática, por meio da gestão do espaço, dos recursos financeiros, das atribuições legais e da interatividade com a comunidade escolar – alunos, funcionários, professores e pais de alunos.

Com isso, o gestor sente-se sobrecarregado e desmotivado com tamanha carga de responsabilidade sob sua supervisão, o que o leva muitas vezes a imaginar que não há esperanças de resultados significativos para uma Educação de Qualidade. Porém, apesar de o gestor ser a figura central para a melhoria do processo educacional, ele não está sozinho nesta empreitada. Cabe a ele o direcionamento competente de habilidades e a identificação de talentos dentro de sua equipe para uma gestão mais democrática e eficiente, onde a responsabilidade é compartilhada por todos.

Para um bom gerenciamento escolar, muito mais que recursos financeiros, é fundamental que sua administração seja reflexiva e humana, com uma visão sistêmica da realidade de sua instituição. Estudos mostram que o investimento voltado à formação dos Gestores da Educação aumenta, em muito, o desempenho escolar dos alunos e os resultados positivos em provas e avaliações do MEC. O bom gerenciamento dos recursos recebidos gera mais frutos do que a simples quantidade de dinheiro investida nas escolas. Concluímos, assim, que o Gestor Educacional, por meio de novas práticas e experiências gerenciais, precisa ter em suas mãos a capacidade e a coragem de enfrentar as mudanças em prol de uma educação de qualidade, administrando com muita competência os recursos financeiros e materiais, os obstáculos, os conflitos pessoais.

A Vitae Futurekids, empresa responsável por soluções na área educacional, atenta à importância do papel dos líderes educacionais, desenvolveu o "Programa de Qualificação de Gestores da Educação". O objetivo principal é promover a formação e o aperfeiçoamento dessas lideranças, acreditando na capacidade de mudança através do contato com os referenciais teóricos e tecnológicos das contribuições técnicas, administrativas e gerenciais mais recentes da administração, tornando maior a competência profissional.

O programa apresenta procedimentos e técnicas para que o gestor tenha acesso às inovações na área gerencial, de forma a converter a instituição escolar em profícuo e verdadeiro local onde todos aprendem através da troca de experiências.

A formação é estruturada de modo continuado (articulada e planejada, não se restringindo a intervenções pontuais), em serviço (estratégias de formação para solucionar o problema da falta de disponibilidade do gestor) e autoformativa (projetos de pesquisa-ação), garantindo a efetiva participação dos gestores. Por meio de várias estratégias e ações, o programa oferece formação presencial e à distância, orientações técnicas articuladas com a prática, oficinas, workshops, estudos dirigidos, ciclo de palestras e seminários temáticos, projetos de pesquisa e ação, fóruns de discussão da prática e intercâmbio com outras experiências gerenciais.

Ao longo do curso de formação, as atitudes dos gestores são amplamente discutidas através de diversas temáticas: Gestão Participativa, Administração do Tempo, Gerenciando Pessoas e Resultados, Administrando as Competências, as Relações e os Conflitos, Solucionando Problemas, Motivando Pessoas, Tomando Decisões e Pensamento Sistêmico.

O Programa foi estruturado em 4 módulos: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência. Os resultados são evidenciados em curto prazo nas experiências dos gestores, pois é um programa que automaticamente faz um processo de reconstrução das práticas profissionais e pessoais por meio de reflexões, técnicas e dinâmicas que podem lhe dizer muito sobre sua gestão.

“O Curso de Gestores em Educação foi uma bênção de Deus, veio na hora em que eu estava mais precisando, como sou originário da área pedagógica, minha formação não estava voltada para a administração de pessoas e da escola, encontrava-me com muitas dificuldades desde que assumi essa missão, sentia a necessidade de participar de cursos de formação que me dessem embasamento para lidar com as situações existentes na escola.

Somos gratos à Prefeitura do Município por nos possibilitar esse aprendizado, porque tudo que vem sendo realizado nos possibilita melhorar a nossa prática, com consciência das áreas que requerem melhorias e fortalecendo as outras que somos mais favorecidos. Pena que os módulos são muito rápidos”, afirma o gestor Itamar Aparecido Ferreira.

A educação brasileira precisa de gestores que façam a diferença em suas instituições. Precisa de gestores que estejam preparados para novos desafios. Precisa não somente de gestores, mas de líderes educacionais comprometidos com seus professores, funcionários, pais e alunos. Comprometidos com sua equipe. O Programa Qualificação de Gestores da Educação é a resposta imediata para que isso aconteça, é o investimento certo com as respostas concretas. É o novo caminho para a Gestão Educacional.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.