Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Parecidos, mas não iguais - 25/02/2010
Sinônimos Imperfeitos

Ao nos referir aos sinônimos podemos imaginar, num primeiro momento, que quando uma palavra é sinônima de outra, uma pode ser usada no lugar de outra sem o menor problema. Isto é natural porque há, evidentemente, a aproximação de ideias, conceitos, palavras e expressões, enfim...

Contudo, há que se considerar que na comunicação efetiva até mesmo entre alguns sinônimos há diferenças.

Por exemplo:

As palavras escutar e ouvir podem parecer sinônimas, mas uma coisa é ouvir e outra é escutar. Ouvir está mais ligado ao sentido da audição, embora também possa ser considerado como levar em consideração. Escutar é mais utilizado quando se realmente presta atenção ao que se está ouvindo.

Veja as denominações que o dicionário Aulete – Digital nos traz para “ouvir” e “escutar’:

Escutar:

“Ouvir com atenção, tomando conhecimento do que está ouvindo. Captar (som) pela audição; Ouvir. Dar atenção a conselho, advertência de (alguém); Ouvir; Atender. Usar de escuta ou de outro artifício para ouvir de modo clandestino as comunicações de alguém ou o que se passa em uma residência, empresa, instituição, órgão, governo etc.; espionar.” (Aulete – Digital)

Ouvir:

“Perceber sons com o ouvido; escutar. Tornar-se ou permanecer atento por meio do sentido da audição. Ter o sentido da audição. Pedir conselho, opinião etc. de. Receber repreensão, crítica. Tomar depoimento de. Levar em consideração.” (Aulete – Digital)

Para se notar melhor a diferença entre estas duas palavras consideradas sinônimas, veja estas frases:

Minha avó não ouve muito bem, por isso tenho que repetir todas as falas da cerimônia matrimonial para que ela possa escutá-las, guardando-as no seu coração.

Ele só escuta os conselhos dos amigos da faculdade, por isso sua mãe sente saudades de quando ele sentava-se e ouvia as histórias que ela costuma contar na infância.

Sendo assim, será necessária uma adequação no emprego de uma ou outra palavra, ou seja, é muito mais que consultar um dicionário de sinônimos, é preciso saber a carga semântica de cada palavra, ou seja, a carga de significado que cada expressão possui, de forma que a comunicação não seja prejudicada.

Para finalizar, observe também as palavras “oculista” e “oftalmologista”. Elas são sinônimas, mas uma coisa é dizer “vou ao oculista” e, outra, é dizer “vou ao oftalmologista”. Esta segunda palavra, oftalmologista, soa muito mais pomposa, agradável...

Sendo assim, é para este fenômeno que precisamos nos atentar. Antes de optarmos qual palavra devemos empregar, é conveniente fazermos perguntas do tipo: O que é mais adequado? O que fica mais fácil para as pessoas com quem estou conversando entender?

É como escolher a roupa que vamos vestir para irmos à praia, shopping, igrejas, bailes etc. Ninguém se veste da mesma forma para ir à praia e para ir a uma palestra.

Desta mesma forma é necessário cuidado para fazermos a melhor adequação com nossas palavras num processo de comunicação.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










1 COMENTÁRIOS

1 Fabiao Manhique - Maputo
Os sinónimos imperfeitos podem ser detectados de muitas formas, mas sugiro uma que consiste na analise do eixo paradigmático. Com efeito, neste eixo as palavras são organizadas de forma hierárquica assim, os seus sentidos não são exactamente iguais, são aproximados. Neste sentido, dizer [por exemplo] que uma mulher é bela significa avaliala como sendo mais que bonita.
29/11/2012 05:49:54


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.