Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Universo Escolar
 

Como os Pais Podem Ajudar os Filhos com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) - 01/10/2009
Psicóloga Maria Cristina Capobianco

A CHADD ( www.chadd.org) é uma associação internacional que dá suporte a crianças, adolescentes e adultos que lidam com diagnósticos relacionados à aprendizagem. Seu site, hoje em dia, está em Espanhol também e dá muitas dicas para pais e professores.

Muitos pais se culpam pelo fracasso escolar de seus filhos. Eles precisam saber que cada filho é diferente e apreende de forma singular.O importante é que possam se apropiar deste momento e das dificuldades dos seus filhos, mantendo-se informados tanto dos aspectos que dizem respeito às necessidades deles, à adaptação do método de ensino, à relação com cada um dos professores. Fazer reuniões com os professores periodicamente é essencial para acompanhar os tropeços e avanços das crianças.

A psicóloga afirma que é importante manter-se informado sobre os direitos educacionais de crianças que apresentam necessidades especiais. É necessário reforçar e valorizar os talentos e os pontos fortes dos filhos para que eles aumentem suas autoconfianças. Se sua força reside na arte, computação, atletismo, é importante ajudá-lo a potencializar ao máximo estes talentos, pois lhe dará um senso de orgulho e realização.

A criança precisa saber que seus pais a apoia e a ama incondicionalmente e precisa ouvir isto repetidamente.

Os pais podem ajudar os filhos com TDA/H a associar seus comportamentos com suas consequências. Deste modo a criança aprende através de seus erros. Frequentemente, crianças que possuem a patologia são rejeitadas pelos pares devido a sua impulsividade e agressividade. Os pais podem ajudá-las a entender e procurar maneiras de se reaproximar dos seus amigos.

Muitas crianças que apresentam o déficit de atenção têm sua autoestima desgastada. Para reverter essa situação, os pais podem ajudar muitos seus filhos, reservando um “tempo/momento especial” para eles, deste modo, a criança se fortifica, explica a psicóloga.

Os pais devem colocar limites claros e consistentes para ajudar às crianças a compreender o que é esperado deles. Estas crianças não se dão bem em espaços ambíguos nos quais não sabem exatamente o que é esperado delas, e tem dificuldades de ler entre linhas.

As psicoterapias com profissionais experientes e conhecedores da  ampla variedade de causas que provocam o fracasso escolar se revelam muito proveitosas. A inclusão dos pais nestes processos é fundamental, pois eles podem aprender a oferecer o suporte necessário para que seus filhos superem as dificuldades escolares encontradas.

Recomendo a pais e professores que procurem a CHADD ( www.chadd.org), associação internacional que dá suporte a crianças, adolescentes e adultos que lidam com diagnósticos relacionados à aprendizagem. Seu site hoje em dia está em Espanhol também e da muitas dicas para pais e professores.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










29 COMENTÁRIOS

1 luana hentz fonseca - toledo pr
minha vai fazer 6 anos mes de junho, ela tem muita dificuldade em aprender e gravar informações, ela e muito agitada. me sinto culpada pois trabalho muito e nao consigo dar a atenção que ela precisa. ela ja tem acompanhamento com pedagoga da escola, e vai ter tbem psicologo, sera que isso nao e muito pesado pra ela, ela nao pode se fechar mais ainda ficar com vergonha por causa dos outros coleguinhas???
20/05/2014 11:13:11


2 Vanderlei Monge - Rio de janeiro
Bom dia, estou nesta mesma situação e eu e minha esposa estamos nos sentindo impotente diante desta situação. Rio de Janeiro Meu filho tem 12 anos,não tem atenção nas aulas parece que fica dormindo acordado, não faz os trabalhos de casa, não quer estudar. faço quadro de horários mas o mesmo não segue só quer ficar jogando, brincando. trabalho quase o dia todo chego em casa as 16:00h, peço para estudar nunca está animado. não sei mas o que fazer, como agir. as notas estão baixas super baixas, está no 7º ano.
12/09/2013 08:33:21


3 sandra lopes - portugal
O meu filho tem 8 anos e foilhe diagnosticado défice de atenção e hiperatividade ainda andava no infantário. Durante a época escolar toma Conserta 27mg, resulta um pouco, mas por vezes, tenho muitas dificuldades em ajudalo a cumprir as tarefas em casa, desde a fazer os tpc´s até o simples escovar dos dentes... tem uma autoestima baixa e fica frustrado muito facilmente mesmo fazendolhe reforço positivo.Chora quando tem que fazer os trabalhos de casa. Ajudemme a ajudalo!Cumprimentos
26/08/2013 18:54:33


4 tatiane Santana - Rio de Janeiro
Meu filho tem 13 anos, tem depressão e Déficit de Atenção, está tomando remédio daforim e concerta desde de novembro de 2012. Continua não tendo atenção nas aulas parece que fica dormindo acordado, não faz os trabalhos de casa, não quer estudar. faço quadro de horários mas o mesmo não segue só quer ficar jogando, brincando. trabalho quase o dia todo chego em casa as 16:00h, peço para estudar nunca está animado. não sei mas o que fazer, como agir. as notas estão baixas super baixas, está no 7º ano.
09/08/2013 09:49:43


5 ana paula de carvalho paiva - rio de janeiro
Meu filho matheus tem 12 anos já repetiu a 5 série 2 vezes,e tem esses sitomas, ele é muito inteligente só que não consegue se consentrar na escola.Como posso ajudar pois essa situação tira minha paciencia e dos professores dele.Vivo muito triste com esse problema domeu filho.Qual seria a melhor solução para ajudalo.
14/07/2013 09:42:52


6 sanny - uberlandia mg
meu filho tem deficit de atençao como ajudar na escola aprendizagem
27/06/2013 09:42:24


7 REGINA - Criciuma
meu filho tem 12 anos esta com dificuldades na escola e agora descobri que ele tem defict de atencao como faco para ajudalo
18/06/2013 21:35:42


8 Eliene jesus - salvador
Ola bom dia minha filha é muito inteligente,so q na hora da prova se atrapalha bastante.Ela se destrai facilmente,as vezes foje das atividades,como posso ajudala.
12/06/2013 08:23:54


9 Ana Lucia - campos dos goytacazes
MINHA FILHA TEM 7 ANOS E TEM ESSES SINTOMAS COMO FAZER PARA AJUDAR,CONVERSO QUE ESTOU MUITO PREOCUPADA.
31/05/2013 10:54:01


10 gislene jesus custodio de oliveira - guarulhos
Meu filho tem 8 anos e tem muita dificuldades,gostaria de saber como posso ajudalo,ele não consegue guardar nomes de pessoas,endeço de sua residencia,numeros,não consegue ficar sentado nem para se alimentar,na escola ja repetiu o 2ºano duas vezes e não consegue fazer nada das atividades que são passadas,ele não tem medo de nada,não achei uma coisa ou um bicho,situação para que ele demonstrase medo,não consigo sair com ele,quando saimos temos que segurar em sua mão por que ele não para,ja levei ao psicóloga e ela disse que ele tem problema com atenção e tem hiperatividade,por esse motivo venho buscar uma ajuda gostaria de saber o que ele tem e como posso ajudalo,qual os profissionais que devo procurar e por onde começar... obs:eu moro em guarulhos e gostaria de saber si tem tratamento gratuito ja que tenho uma renda baixa e não tenho condições para pagar,desde ja agradeço,a ajuda sera muito bem vinda...grata
21/05/2013 23:04:00


11 eliana - Saltillo
meu filho tem 18 anos e tiene 04 anos tomando Concert de 54 a principio sentimos los efectos positivo y negativos tales como pierda de peso pero el primer ano se fue alcuadro de honor de la escuela. todos los maetrso dicem que es muy noble, tienen mucha participacion en el salon llegor a ser el mejor delegate de alguos debates. pero se distre. Su aut estima e mui buena pero en situacinos de miedo no dice la verdad. El ano pasado su Dr.un neurologo nos recomendo seguir con el medicamento a cada 02 dias e y usar tb el omega 3. Este ano esta pesado. No se que hacer.
15/04/2013 02:25:18


12 robson - campo grande ms
A minha filha tem todos os sintomas quero poder ajudala gostaria de saber o que posso fazer ela tem 6 anos e esta na 1 serie ela nao consegue se concentrar sempre chega em casa com tarefinhas que deveria ter feito no colegio como posso ajudar a minha filha obrigado.
11/04/2013 14:47:36


13 thacyane almeida - Itagibá BA
oi tudo bem meu filho tem 7anos ele tem todos os sintomas ta no segundo ano não sabe ler ainda, ele não consegue se concentra tudo chama a atenção dele ele ta fazendo aula de reforço mas ta com muita dificuldade não sei o que fazer me sinto muito cupada me ajude.
19/03/2013 20:08:48


14 simone - ContagemMG
Olá pessoal, Meu nome é Simone, sou Terapeuta Ocupacional e atendo diariamente crianças com TDAH. Para o sucesso da criança no contexto escolar é necessário um acompanhado multiprofissional. Eu tenho observado como os meus pacientes têm evoluído bem. A intervenção do TO inclui atendimento individual, orientação familiar e consultória escolar.
19/03/2013 19:15:40


15 Thais da Silva - USA Boston
Ola Meu filho tem 7 anos,e ele tem uma grande diculdade para aprender na escola,se destrai com qualquer coisa e agitado demais,ja tentaram ensinar ele sosinho e com fone no ouvido p nao se destrair com nada e mesmo assim nao aprende o que eu faco p ajudar ele em casa?
12/03/2013 16:22:50


16 maria helena - duque de caxias /rj
preciso de ajuda a escola do meu filho praticamente quer espulsalo faz de tudo para tiralo de la ele tem 7 anos e não consegue aprender estou pedindo socorro não sei o que fazer
07/03/2013 17:40:07


17 Marcia Aguiar - Belo Horizonte
Meu filho tem 6 anos e estão com esses sintomas , o que devo fazer para ajudalo por favor me ajude pois não sei o que fazer.
27/02/2013 18:10:45


18 rose - parnamirim/rn
oi! que bom encontrei este email, me ajude tenho um filho de 6 anos muito inteligente.mas tudo tira a sua atençao. a neura pediu um eletrocefalograma fiz deu normal. ela fala que ele nao e hiperalta. mas quero entender o que ele tem. ele e muito agitado. me ajude por favor.
21/02/2013 13:06:49


19 dirlene oliveira - sao paulo
eu tenho um filho com 8 anos ele e hiperativo com deficit de atencao quero muito ajudar mais nao sei como ele nao le nada mal escreve o nome dele me judem quero muito ajudar meu filho obrigado dirlene
06/02/2013 22:24:05


20 eduardo castro - feira de santana
oi, tenho uma filha de 9 anos, se possível me ajuda ela é muito inteligente, aprende as coisas rápido, mas, para o estudo ela é muito fraca, ainda está se alfabetizando, por favor me ajuda, o que devemos fazer? as vz penso q é por causa da mãe ela é fracassíma nos estudos. EDUARDO CASTRO OBRIGADO DESDE JÁ.
29/01/2013 23:11:23


21 marcela rodrigues - são paulo
tenho um filho de 6 anos,e ele tem todos os sintomas como posso ajudalo?tó muito preoculpada!
19/12/2012 11:12:18


22 ALESSANDRA - sao paulo
tenho uma filha de 17anos que tem defict de atençao .gostaria de saber como posso ajudalá.
16/12/2012 01:49:09


23 Veronica - Brasilia
Oi Vê ! Podemos ajudar nossos filhos. Beijo
14/11/2012 05:26:42


24 cristiane - aracaju
meu filho tem 7 anos e tem deficit de atenção, a pisicologa disse que tem que fazer analise mas é muito caro, como posso ajudar meu filho em casa, ele vai bem na escola, so é distraido, desatento e esquecido...mas vai muito bem na escola...tem algum jogo,ou dinamica que eu possa fazer em casa para ajudar ele?
11/11/2012 08:58:57


25 lilia souza - teixeira de freitas BA
Minha filha tem 7 anos e foi diagnosticada com deficit de atenção ela faz tratamento com Ritalina 20 mg.Mas na verdade ñ sei como ajudala com os estudos,o medicamento ajuda mas sei que tenho que fazer minha parte,é muito difícil pra mim gostaria de saber se teria alguma forma de ser ajudada.
28/08/2012 17:12:33


26 Cátia C. C. Guindalini - São Paulo SP Brasil
Eu tenho uma filha que é trigemelar trigêmea de uma menino e de outra menina de 10 anos, no ano passado ela apresentou algumas dificuldades com os irmãos e porque ela não conseguia ir tão bem na escola como os irmãos isso a deixou inferiorizada perante os amigos e os irmãos. Hoje ela esta sendo acompanhada por psicologa, e também começara o tratamento com uma fonoaudióloga, nos estudos quero poder ajudála melhor mais ainda sou limitada. Não sei ainda como ajudála e nem como avançar nos estudos?
26/08/2012 18:51:13


27 Rosimar Andrade - São FIdélis
Meu filho tem 14 anos e tem esses sintomas, o que devo fazer para ajudálo..
08/08/2012 19:10:43


28 silvia - xanxere
MINHA FILHA TEM 7 ANOS E TEM ESSES SINTOMAS COMO, FAZER PARA AJUDAR?
29/06/2011 06:42:09


29 moemi tagame - dracena sp
muito obrigada pelas infomações.gostaria den saber mais.
30/05/2011 21:20:19


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.