Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

A Semana - Opiniões
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Celular na Sala de Aula - 08/09/2009
O que fazer?

Imagem-de-cortornos-azuis-de-celular

O telefone celular é, certamente, uma das mais celebradas invenções da humanidade. Tornou-se objeto do desejo não apenas no sentido de termos acesso a um aparelho qualquer ou aos serviços a ele relacionados. A constante atualização de seu design e possibilidades técnicas (cada vez mais ampliadas) estimulada por acirrada competição entre empresas poderosas (Nokia, Motorola, Sony Ericsson, LG, Apple...) faz com que as pessoas, no mundo inteiro, troquem de aparelhos com enorme constância.

O uso dos celulares, no entanto, traz não apenas benefícios, mas em alguns casos, gera transtornos e dificuldades. Existe certa “ética” quanto ao uso do celular, que não é explícita, mas oculta e imperceptível, a orientar a maioria das pessoas.

Sabe-se, por exemplo, que em locais públicos, como cinemas ou teatros, é preciso desligar os celulares ou, na melhor das hipóteses, deixá-lo em modo de vibração, para que os demais presentes não sejam incomodados em caso de telefonema. É esperado que as pessoas ajam desta forma, mas nem sempre é o que acontece.

Outra “regra de ouro”, se assim as pudermos chamar, estipula que as pessoas devem utilizar seus celulares sempre de acordo com suas necessidades, sem exageros. Ainda assim, há muitos homens e mulheres que, até mesmo para exibir-se publicamente, ostentam seus modernos aparelhos, realizando o uso indiscriminado da telefonia celular a todo o momento, mesmo naqueles em que não há nenhuma aparente necessidade (ou seja, por motivos totalmente fúteis).

É certo também que existem leis, como aquelas relacionadas ao trânsito, que abertamente condenam o uso de aparelhos celulares pelos condutores de veículos. Estas leis preveem sanções, multas e até mesmo, com o acúmulo de pontos, a perda da carteira de motorista. Mas ande no trânsito em qualquer lugar do Brasil e perceba, ao seu redor, se os motoristas estão minimamente preocupados com sua segurança ou mesmo com as multas que a eles podem ser aplicadas quanto ao uso dos celulares...

O exagero no uso dos telefones celulares, além dos inconvenientes na vida cotidiana, tem ocasionado também problemas invisíveis a “olho nu”, ou seja, que precisariam de microscópios para serem detectados e tratados. Estas dificuldades vão além daquilo que pode ser considerado prejuízo no trânsito, nos cinemas, em locais de trabalho... Refere-se à overdose de informações e de ligação com o mundo (profissional ou pessoal). Tratam-se, portanto, de problemas que estão relacionados a stress, ansiedade, depressão e afins – de fundo psicológico e emocional.

O fato de estarmos “ligados” pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, entre as quais temos que incluir os celulares, cada vez mais integrados a todas as redes, não apenas via telefonia, provoca ou estimula problemas psíquicos em todas as faixas etárias, inclusive crianças e adolescentes. É claro que não pode e nem deve ser considerado fator primordial e único para que isto aconteça, mas certamente contribui e reforça sintomas e dificuldades decorrentes de um todo, associado à velocidade e as cobranças cada vez mais acentuadas do mundo em que estamos vivendo.

Nas escolas não é diferente. Há os problemas relacionados à ética quanto ao uso de telefones celulares que, para princípio de conversa, deve começar com os profissionais que atuam nas escolas. Diretores, coordenadores, orientadores, funcionários em geral e, principalmente os professores, devem desligar seus aparelhos quando estiverem trabalhando ou, caso seja muito necessário e acordado com os demais colegas, manter em modo de vibração (silencioso) para que as mensagens e ligações fiquem em arquivo e depois possam ser respondidas.

Em sala de aula, especificamente, o toque de um celular, ainda mais com a variedade de músicas e demais estilos (muitos deles cômicos) pode atrapalhar consideravelmente o andamento das ações previstas pelo professor. Portanto, o exemplo começa com ele e, depois, deve ser combinado com os alunos, seguido das devidas explicações, ou seja, dos motivos que levam a escola (sim, a instituição e não apenas o indivíduo, o profissional) a pedir aos alunos que deixem seus celulares desativados durante o dia de atividades educacionais.

Isto, certamente, inclui a questão do envio de torpedos com mensagens de texto. Esta prática, ainda que silenciosa, tira o foco dos alunos e pode, em muitos momentos, ser utilizada para fins indevidos, como passar respostas em provas ou testes...

Na hora do intervalo, na mudança de professores (período entre uma aula e outra), daí sim é possível que alunos e professores examinem seus celulares para verificar se há mensagens importantes ou telefonemas de retorno necessário. Ainda assim, cabe lembrar que isto não deve se tornar uma “neurose”, ou seja, não devemos nos tornar escravos do aparelho e dos serviços, tendo que a toda hora conferir as mensagens (como já foi detectado, por exemplo, com as pessoas que trabalham muitas horas por dia diante do computador e que se sentem compelidas a ver e-mails, atender comunicadores instantâneos, responder mensagens no Twitter...).

No caso das salas de aula, por outro lado, diferentemente do que se pensa, os celulares não precisam ser vistos apenas como problemas ou dificuldades. Além de canais de comunicação com as famílias e os amigos, ou mesmo entre a escola e os alunos, estes aparelhos podem ainda se tornar elementos de aprendizagem, incluídos em projetos educacionais.

As peculiaridades destes equipamentos, cada vez mais equipados, contando com recursos como câmeras (que fotografam e filmam com boa qualidade de som e imagem), gravadores de áudio, calendários, comunicadores instantâneos (envio de torpedos), calculadoras e tantos outras ferramentas – possibilitam a criação de projetos e ações pedagógicas que não podem e nem devem ser desprezadas.

Entrevistas, criação de banco de imagens, gravação de minidocumentários, elemento de comunicação entre alunos e dos estudantes com os professores, envio de mensagens sobre dúvidas e avaliações, utilização de agendas dos celulares para organização da vida escolar... São algumas das possibilidades de trabalho com o celular em sala de aula. Há inúmeras outras que podem ser pensadas e criadas pelos professores, se transformando em projetos que, com certeza, serão bastante atraentes aos olhos dos alunos!

Neste sentido, chegamos à conclusão de que, ao mesmo tempo em que o celular deve sofrer algumas restrições de uso nas escolas, tanto para permitir um melhor andamento das ações pedagógicas quanto para “desligar” um pouco os alunos do ritmo frenético em que vivemos, é possível tornar este equipamento, tão popular e acessível, igualmente num elemento de trabalho educacional com a criação de projetos que o incluam como ferramenta de pesquisa e produção. Então, que assim seja!

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










34 COMENTÁRIOS

1 Miguel - São Paulo
Adorei esse site vou fazer meus trabalhos escolares somente aki p
14/11/2012 15:16:06


2 Rafaella Rodrigues - Santarém Pá
Esse artigo foi maravilhoso, e me ajudou muito a elabora um trabalho de Português que falava justamente sobre esse assunto. Muito obrigada mesmo, espero qe esse artigo possa ajudar muito mais pessoas...
10/11/2012 17:32:39


3 danielle - petrolina
eu acho certo ,pois ninguem merece estar esplicando uma atividade e o aluno estar intertido no celular mais eles só deviam primeiramente chamar a atenção depois sim tomar o celular
01/11/2012 10:26:09


4 laiane - miguelopolis
oi professor eu gostei muito da matéria pois isso me ajudou muito a fazer uma redação mais detalhada sobre o uso do celular :
30/10/2012 17:44:01


5 Thaina nascimento e Ayla thayza - BelémPará
THAINA esse assunto é muito interessante me ajudou bastante no trabalho de portugues, e eu também acho errado o uso do celular na escola essa regra deveria ser respeitada por todos. AYlA isso me ajudou muito no meu trabalho de portugues.
23/10/2012 17:35:01


6 thaina nascimento dos santos - belem
o uso de celular nas escolas tem se tornado cada vez mais normal,as pessoas ainda não se deram conta de que assim como o celular ajuda ele também pode nos atrapalhar bastante, como nas escolas, empregos isso tem sido um grande problema para todos, então não seja mais um e sim ajude a acabar com isso.
23/10/2012 16:28:20


7 Ana -
Caros, Sim, se estivermos em Marte o celular é super aliado pedagógico. Aqui, o celular é ouvido para tocar Funk no volume máximo, tirar fotos das partes íntimas, fazer filmes pornôs e divulgar, jogar qualquer porcaria durante a aula, assistir futebol, etc. O professor fica na frente, incapaz, sendo tratado feito lixo. E não há nada que lhe dê respaldo, pq alunos não sabem ser gentis e guardar o equipamento qdo lhes é pedido. Querido autor, aprecio sua boafé, mas acredito que o senhor não está a par da realidade das escolas. Talvez as propostas sejam aplicáveis na Suíça.
23/10/2012 16:10:27


8 ivanilda vendramini - Porto Velho/RO
Sou educadora e ainda não encontrei a tal tecnologia em celulares que agrade para fins pedagógico de que tanto falam . Mas uma coisa tenho certo em minha cabeça o quanto o celular interfere diretamente no aprendizado dos alunos enquanto a mair tecnologia que o professor tem é o livro didático. O BRASILEIRO não sabe usar o celular com ética e responsabilidade o que ELE quer é poder usar indiscriminadamente em qualquer lugar como bem lhe comvém.
04/10/2012 15:24:01


9 Beatriz - Matias Barbosa
Eu acho certo nao poder usar o celular na sala de aula mas na minha escola a diretora toma o celular e eu acho isso muito errado.Ninguem pode pegar as coisas das pessoas desse jeito nao.Nem no intervalo e possivel usar.Acho isso mto errado
04/10/2012 13:35:37


10 Luis Vicente - Santana do Araguaia Pará
O uso do celular é de fundamental importância, porém em sala de o aparelho deve ficar sempre no silênciuoso e quando tocar o proprietário do mesmo deve ver se é algo importânte, se não nada importânte o telefone deve ser desligado.
20/08/2012 15:23:06


11 maria rosa - feira de santana
Achei bem interessante o que foi discutido no texto, porém ainda tenho dificuldades sobre como agir em casos de alunos que se reúnem no intervalo para assistir vídeos pornôs? e por isso lhes pergunto como agir nesses casos? por favor me ajudem.
09/08/2012 21:19:19


12 Otto Augusto Helbing da Costa - Manaus Amazonas
Concordo plenamente com a opinião da professora Maria José de Matos, no uso do celular na sala de aula tanto por parte dos alunos e principalmente por parte dos professores que devem dar o bom exemplo. Sou professor e sei do problema do uso do celular em sala de aula. Os alunos não se concentram nas aulas e eu peço para desligarem o celular, mas eles não obedecem. Para quem desconhece as LEIS, é PROIBIDO o uso de celulares em sala de aula, teatros, etc. Aqui em Manaus é lei Municipal e fixei na porta da sala, eles nem notam ou faz de conta que sabem. Nos Estados Unidos que é um pais de primeiro mundo, os alunos deixam os celulares num local, e ainda pagam pela guarda no final das aulas. Infelismmete no Brasil o nivel cultural é bauxissímo, o brasileiro não respeita as leis e as desconhecem. O sistema pedagógico implantados nas escolas atualmente estão tirando a autonomia do professor em sala de aula, o professor encontra enorme dificudades para penalizar os alunos indisciplinados ou punilos.
23/06/2012 13:50:24


13 Júnior Barros dos Santos - EirunepéAM CEP. 69.880000
Em minha escola, não ha exemplo de forma alguma da parte dos professores, são mensagens chegando o tempo todo, ao ponto de nos alunos pedirmos para o professor desligar seu aparelho. De nossa parte alunos fazemos de acordo com a lei federal de não levar aparelhos eletrônicos a instituição educacional!
15/06/2012 11:58:48


14 jesuina gomes - macapa
Parabens professor pelo belissimo artigo que já está me ajudando no meu TCC Obrigadão!!!
31/05/2012 19:10:27


15 samuca correria - lençois bahia
sou professor e tamabem uso o celular, mas há um lugar onde todos os alunos põe o seu aparelho e se tocar ele tem o direito de prgar e atender, mas hoje percebi que um aluno tinha um video porno e estava mostrando para os coleguinhas, o que fazer neste caso,ele mim disse que o cartão de memoria não era dele mesmo assim eu recolhi para mostrar a mãe e a direção da escola. EU FIZ CERTO O QUE VOCÊ ACHAM. SAMUCA GUIA @BOL.COM.BR MORO NA CHAPADA DIAMANTINA.
29/05/2012 22:15:45


16 Telma da Silva - SantanaAmapá
Olá professor... Gostei muito de seu texto, proibir ou não o uso do celular em sala? Opiniões se divergem nessa questão. Mas vivemos em um mundo informatizado, as tecnologias estão presentes em vários âmbitos, e não se deve ignorar. E na escola não é indiferente, as mídias devem ser integradas ao planejamento de ensino. Valeu! Estou fazendo o meu TCC em mídias sobre o usodo celular na prática pedagógica se você puder contribuir ainda mais lhe agradeço. Abraços...
19/04/2012 19:35:35


17 guilherme bernardino - congonhinhas, paraná
será mesmo que mesmo que o celular deve ser visto como um vilao em sala de aula
02/04/2012 17:17:16


18 Elisangela - SÃO PEDRO DA ALDEIA
Boa tarde professor, muito bom o seu texto, concordo com quase tudo, o único parágrafo que me preocupou foi Nas escolas não é diferente. Há os problemas relacionados à ética quanto ao uso de telefones celulares que, para princípio de conversa, deve começar com os profissionais que atuam nas escolas. Diretores, coordenadores, orientadores, funcionários em geral e, principalmente os professores, devem desligar seus aparelhos quando estiverem trabalhando ou, caso seja muito necessário e acordado com os demais colegas, manter em modo de vibração silencioso para que as mensagens e ligações fiquem em arquivo e depois possam ser respondidas. Na minha opinião, ética deve existir sempre, não concordo com o fato de um Diretor da escola desligar o seu celular, até porque o celular é uma fonte de comunicação com pais, fornecedores, secretaria de educação,pais, pois em muitas escolas não há telefones...sem contar, sinceramente, existe hierarquia sim, e ela deve ser obedecida, ou seja, cada um no seu quadrado, e obedecendo as regras dele.
29/03/2012 14:20:05


19 Natália - Santarém
Vai me ajudar em meu trabalho de português...Obrigada! :P
04/11/2011 17:52:57


20 vanessa - Jundiaí
Muuiitoo boom,sou contra o uso de celular nas escolas mesmo eu snedo aluno porque sempre tem um engracadinho em minha sala que fica escutando musicaa e muitas vezes ``indecentes``,e é uma vergonha porque tem professores na minha escola que veem os alunos com os celulares e simplesmente nao fazem.Ou fingem que nao veem para nao da confusão ou tem MEDO do alunoo Beijoos
03/11/2011 11:50:51


21 roseli garcia - limeira
acho que a mentalidade de alguns professores precisam mudar urgente! é questão de sobrevivencia... a tecnologia esta aí e ponto final! agregála às nossas estrategias de ensino será um ganho ao prof. e alunos, uma vez que estes últimos são de uma geração que já nasceu informatizada, e aí?? que sentido eles vêem em ficarmos ensino regras gramaticais, por exemplo, uma vez que, num click, as tem nos multiplos sites... Repensemos urgente nossa visão e viva a Tecnologia!!!
02/11/2011 12:28:17


22 Roberta - São Paulo
O Projeto Minha Vida Mobile tem oferecido oficinas gratuitas para professores e alunos de escolas que queiram aprender a usar o aparelho celular para construção de conteúdos audiovisuais, tais como, fotografia, vídeos, áudios e oficinas de palavra. Tem sido uma alternativa bem interessante de ressignificar o uso dos aparelhos, que, queira ou não, estão nas mãos dos estudantes, e tornálo aliado do processo pedagógico. É fundamental incluir os professores nessa capacitação, pois a tecnologia é algo mais novo para eles do que para as crianças e adolescentes, que já nasceram nesse contexto. O site é www.mvmob.com.br Visitem e compartilhem para construirmos juntos!
25/10/2011 15:04:55


23 Rafaela Guimarães Pereira - Guarulhos
Acho que dependendo da situação a celular é realmente importante, sou aluna, e as vezes minha mãe tem necessidade pra falar comigo e eu com ela, e nem sempre o telefone da escola está disponivel , as vezes está ocupado, por isso que acho o uso do celular correto, mas com a permissão do professor, e se for necessario realmente! Essa é minha opnião.
21/10/2011 11:34:58


24 Philip - alfenos
`Sou professora e não suporto ver o nível dos nossos alunos, totalmente despreparados para um ENEN, ou vestibulares, porque nunca param para prestar atenção às aulas. Na minha opinião é que a lei seja cumprida.` pra começar, uma professora nunca irá preparar um aluno para o ENEN, por que o nome correto é ENEM
20/10/2011 19:05:38


25 BETE - TRES LAGOAS MS
NÃO ACRESCENTOU EM NADA O TEXTO. JÁ SEI COMO DEVEMOS NOS POSICIONAR ENQUANTO PROFESSORES ÉTICA.O QUE QUERO SABER É COMO COIBIR DE MANEIRA PRATICA O NÃO USO EM SALA DE AULA.QUAL A PUNIÇÃO AO ALUNO??TOMAR O CELULAR E ENTREGAR PARA OS PAIS???GUARDAR O CELULAR TRANCAFIADO DURANTE A ESTADA NO COLÉGIO SEM CRIAR OUTROS PROBLEMAS???? e AÍ????
20/10/2011 12:40:44


26 Maria José de Matos - AlfenasMG
Não concordo com os comentários acima, de que foi um texto legal. Ao autor do texto: se você ler outros relatos de celulares nas salas de aula, você verá que o aluno fica totalmente desconcentrado das matérias, principalmente aquelas que precisam de memorização, por exemplo, o Inglês e outras. Sou professora e não suporto ver o nível dos nossos alunos, totalmente despreparados para um ENEN, ou vestibulares, porque nunca param para prestar atenção às aulas. Na minha opinião é que a lei seja cumprida. As escolas deverão até recolher os aparelhos ligados, pois eles trocam mensagens, músicas e pornografias o tempo todo. É uma vergonha. O celular não deveria fazer parte do material a ser colocado na mochila do aluno. Mesmo porque eu duvido que os alunos se comuniquem com seus pais diariamente. Os telefones fixos das escolas poderão atender aos pais que querem ter notícias dos seus filhos. É muito estressante para o professor ter que falar toda hora aos alunos: vc se lembra que o celular é proibido em sala de aula? Eu já tenho a minha opinião a ser dada aos diretores das escolas: divulguem, se for possível. Se o aluno quiser levar o celular para a aula, OK, mas será depositado em caixa com cadeado na sala de aula, com várias repartições, uma pra cada aluno e só será entregue no final da aula. Outra coisa: nos 15 minutos de intervalo, eles poderiam trocar idéias com os colegas sobre coisas mais úteis e não ficarem jogando ou exibindo seu celular para os colegas. OK? Minha opinião é esta. Obrigada.
09/10/2011 17:56:06


27 Ana - Cachoeira do Sul
Muito bom ficou a matéria, o assunto vai me ajudar muitono meu trabalho que será justamente sobre o uso do celular na sala de aula.Obrigada
24/09/2011 14:53:01


28 Leonardo - São José / SC
Muito bom, estou desenvolvendo o meu TCC justamente sobre o esse tema.Parabéns.
26/08/2011 01:44:12


29 Michael - São paulo
Eu gostei ajudou eu no trabalho de português também ^^ Vlw
23/08/2011 12:40:34


30 LUZIA LIMA - FORTALEZACE
406 não, 407 achei importantíssima p/ o meu estudo o qual irá me ajudar na realização da minha tarefa falando sobre esse dipositivocelularquando situado no contexto da educação. Obrigada!!!!!
02/04/2011 14:19:25


31 Waldety - Terra Nova MT
Ótimo seu artigo Professor joão Luiz, me ajudou na elaboração de um texto em Convergência das Mídias, espero que mais educadores o leiam.
05/12/2010 12:10:22


32 vandin - bastos
vlw, seria otimo se isso viese ocorrer , os alunos aprenderes com seu proprio aparelho celular..
30/09/2010 01:12:16


33 valmir - pato branco parana
achei ótimo o artigos,pois estou fazendo especialização em midias integradas na educação e esse trabalho vai me ajudar em muito pois estou pesquisando sobre o uso e a importância do celular como apoio pedagógico,obrigado
07/05/2010 17:10:09


34 FERNANDA - Pelotas
ADOREI A MATÉRIA SOBRE O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA.ME AJUDOU NO TRABALHO DE PORTUGUêS NA ESCOLA.OBRIGADA!!!!!!
24/04/2010 23:17:44


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.