Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Ensino de Línguas
Rômulo de Andrade Faria Tradutor e revisor técnico, foi consultor de línguas do programa Línguas Estrangeiras do Planeta Educação. Graduado em Letras – Português/Inglês – pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes – SP. Possui mais de 10 anos de experiência como professor de Inglês. Articulista das colunas de Ensino de Línguas, Cinema na Escola e Educação Inclusiva.

Aprendendo inglês pelo Twitter - 05/08/2009
Como usar esta nova tecnologia em seu benefício

Qual é o maior fenômeno da internet atualmente? Orkut? Facebook? You Tube? My Space? Todos esses websites já tiveram (ou ainda estão tendo) seu período de febre entre os usuários da rede mundial de computadores. 

Porém, nenhum deles pode ser comparado à crescente popularidade do Twitter “uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviarem e lerem atualizações de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las”1.

Muitas pessoas ainda acreditam que o Twitter é apenas mais uma ferramenta utilizada por pessoas desocupadas, que passam o dia se divertindo à frente de um computador. Porém, não é preciso muita pesquisa para perceber que grandes empresas multinacionais também estão aderindo à febre e utilizando essa ferramenta para estreitar o contato com os clientes ou para aumentar sua publicidade. 

A Starbucks, por exemplo, praticamente aboliu a famosa “caixa de sugestões” e passou a receber as mensagens por meio dos seus seguidores online.

No ramo da educação, a situação é muito semelhante, pois por meio do Twitter é possível compilar em apenas uma página, mensagens recebidas diretamente de grandes empresas como a Revista Nova Escola, o IG Educação, o BBC Education, o Education.com, o Discovery Education e até mesmo do site Planeta Educação (com suas novidades postadas em tempo real).

Dessa forma, o professor poupará o tempo gasto para pesquisar notícias, planos de aula, dicas de pronúncia, artigos etc., pois passará a recebê-los diretamente na sua página de entrada.

Outra ótima indicação é o Twitter do site Tecla SAP, que conta com a colaboração de nomes como Jack Scholes, Ron Martinez e José Roberto A. Igreja, postando diariamente conteúdos relacionados a falsos cognatos, gírias, expressões idiomáticas, phrasal verbs, erros comuns ou exercícios. 

Todos os dias aprendo algo novo com esse pessoal. Aliás, acabei de descobrir que “Engineer”, além de significar “Engenheiro”, também representa outra profissão não tão comum. Para descobrir o outro significado dessa palavra, acesse o Twitter ou o site oficial do “Tecla SAP” e confira.

Com essas rápidas sugestões de contatos via Twitter, ampliaremos nossas oportunidades de crescimento como professores da língua, compartilhando informações e conhecimentos com pessoas de todo o Brasil e, quem sabe, de todo o mundo. Para uma breve explicação sobre o que é o Twitter, acesse o vídeo Twitter in Plain English e também o artigo "Na trilha do Twitter", no Blog "Escolhendo a Pílula Vermelha".

1 Texto retirado do site www.wikipedia.com

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










6 COMENTÁRIOS

1 Marisvanda - Canto do Buriti
Ótimas sugestões, adorei vai me ajudar muito na minha monografia que pretendo fazer sobre a utilização das novas tecnologias como ferramenta educacional. Poderia me enviar sugestões?
16/05/2012 23:51:40


2 regina chirlei Barbosa Cunha - Porteirinha
Artigo muito interrressante
16/10/2010 14:06:50


3 Camila León - SJC SP
Dear: thanks for sahring with us this new tool for teachinglearning English and also exchanging interesting news about everything. Keep on this way! Best.
09/09/2009 12:29:38


4 Ulisses Wehby de Carvalho - São Paulo
Rômulo, Obrigado pela menção ao Tecla SAP. Vou retribuir a gentileza no blog ainda hoje. Abraços a todos
13/08/2009 14:01:38


5 Daniel Veras - Taboão da Serra
Ótimo texto. O Twitter é um meio bom para se treinar o inglês, de uma maneira que nem todos conheciam.... Mas vale lembrar do LIVE MOCHA, que também é espetacular.
07/08/2009 20:51:22


6 Vanessa Brites Genesio - São José dos Campos SP
eu já aderi ao Twitter e confirmo que é uma ferramenta inteligente, onde você pode aprimorar e ampliar seus conhecimentos, e mais do que isso, compartilhar conhecimento com pessoas e empresas de todos os lugares do mundo. Parabéns pelo artigo!
06/08/2009 09:57:27


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.