Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Carpe Diem
João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Se eu quiser falar com Deus - 19/05/2009
Caíram as linhas para o Céu, o que fazer?

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
(...)

Gilberto Gil
Cantor e Compositor Brasileiro

Apago a luz. Folgo o nó da gravata. Tiro os sapatos. Esqueço a data. Desligo-me momentaneamente dos compromissos, do trabalho, das contas, da família, dos amigos... Relaxo o corpo e tento fazer com que ele se desprenda, se desapegue, se liberte... Solto a voz, libero o cérebro, foco o pensamento, quero apenas falar com Deus...

Pedir-lhe a paz que todos desejamos. Orar pelo entendimento entre os homens. Rogar por alimento ao alcance de todos. Suplicar pelo fim da miséria. Desejar que o analfabetismo seja superado. Rezar para que a corrupção acabe. Pedir não mais dinheiro, mas sim compreensão, amor, felicidade...

Mas o telefone toca. O celular vibra. A televisão ligada na casa do vizinho traz as notícias da guerra nos morros ou dos conflitos no Oriente Médio. O rádio no quarto do meu filho reproduz uma música “irada” mesmo. Um homem passa na rua e chuta latas e cachorros. A interferência impede a meditação...

Forço a barra. Quero ligação direta com Deus. Preciso de seu conforto, carinho, aconchego. De novo busco o ambiente ideal. Quero um momento de paz, de solidão. Deito-me no chão. Peço numa oração de início que se torne possível falar com Deus. Vem-me a memória a música do Gil. Será que conseguirei falar com Deus?

Um carro dobra a esquina cantando os pneus. Alguém grita impropérios ao motorista pela barbeiragem. Inicia-se uma discussão de trânsito. Apitos do guarda. Mulheres exaltadas a comentar a confusão. Crianças em correria para ver o que está acontecendo. No bar próximo a confusão, alguns bêbados que por ali já faziam hora se exaltam numa discussão sobre futebol...

E eu querendo falar com Deus... Imaginando fazer-lhe ouvir minhas dores, angústias, medos, pequenos sofrimentos... Sonhando de olhos abertos com um local onde seja possível simplesmente orar em silêncio para chegar ao Criador... Como falar com Deus com tanta interferência?

E é então que percebo o quanto estamos distantes de Deus... Criamos tanta estática que talvez por isso Ele não esteja ouvindo e sabendo de tudo o que acontece por aqui... Deus do Céu, o que será preciso fazer para que possamos falar contigo? Será que com tanto barulho nos arredores conseguiremos? O que será do mundo se nem ao menos com Deus conseguimos falar? A propósito, será que mesmo entre nós conseguimos nos fazer ouvir?

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










30 COMENTÁRIOS

1 sandra regina pellegrino - sao paulo
adorei ! mas ainda estou precisando conversar com deus estou sentindo um vazio estou oca por dentro,sem rumo sem direcao estou precisando retomar a vontade viver que pouco a pouco esta sumindo de mim
06/09/2012 21:55:03


2 SOLIMAR - WANDERLANDIATO
Deus é senhor de todos os tempos, de todos os lugares,seu amor não tem limite,eu particularmente não tenho palavras para expressa sua grandiosidade e perfeiçãoEle criou o ceu a terra e tudo que neles existem, tem poder sobre tudo e todos,tem amor incondicional tanto é que deixou sofre seu filho unico para limpar o pecado do mundo.Deus é o senhor da verdade, poder sabedoria, ele tudo pode e eu tudo posso em seu nome desde que seja o bem porque é so bem o amor a justiça.Deus é tudo de bom sem ele nada somos, nada temos nada teremos e nada faremos ele é unico em todos os aspectos ele é perfeito. Bom dia que Deus seja presença constante em nossas vidas
17/11/2011 11:37:26


3 salvador pereira coelho - planaltina DF
DEUS e tudo de bom para nos,sem ele não tem sabor a vida.
18/10/2011 17:42:25


4 larissa - rio de janeiro
deus te um plano na sua vida amem
12/05/2011 17:58:24


5 larissa - rio de janeiro
posso te fazer uma pergunta o que deus fez pra vc querer larga ele.ele te ama tanto pra vc fazer isso porque vc largou deus porque se ele vou ta qualquer hora e se vc não fazer tudo aquilo que a biblia diz me desculpe mas assim vc vai para o inferno se vc tiver fazendo tudo o que a biblia diz ai vc talves vai se deus quiser vc vai em nome de jesus amem.
12/05/2011 17:55:58


6 Vanessa Almeida - São Vicente
Prá falar com Deus... 1º Queira 2º Faça. Desligue o celular, tire o cabo do telefone do aparelho, desligue a chave de força ou... Concentre seu pensamento n`Ele onde quer que Você esteja: na fila do banco, dentro do ônubus, caminhando, andando na rua, num templo religioso, no chuveiro, no banheiro, a sós, dentro do seu quarto. Li isto no livro A Cabana e questiono: o que é mais importante? Ter um relacionamento amplo com Deus ou profundo? Prefiro que seja... PROFUNDO.
16/07/2009 23:35:18


7 marlene aparecida ribeiro gomes - lençóis paulista
falar com Deus é muito bom se quisermos falar com ele a todos os instantes de nossa vida basta ficar ligado ao trono porque tudo que está ligado no céu também está ligado na terra.
22/06/2009 14:21:50


8 Tânia Maria da Silva Barros - Lençóis Paulista
Adorei o artigo. Quem acretida realmente na presença de Deus pode estar no meio de qualquer barulho que não será impedido de conversar com ele. Deus é a maior força que nos faz viver diante dos obstáculos que vivemos diariamente. Acreditem em Deus que seus dias serão muito mais prazerosos.
22/06/2009 14:03:29


9 luiza helelena trecenti - lençóis paulista
falar com Deus é simples, estamos sempre nos comunicando com Ele através dos nossos atos e palavras. Devemos crer e acreditar em todos os momentos de nossas vidas.
22/06/2009 14:00:27


10 sandra Cristina Andreciolli de Matos - Lençóis Paulista
Gostei muito da imagem ao fundo do texto, nossa vida atribulada nos faz esquecermos de falar com DEUS com frequencia. Temos que nos habituar falar com ELE a todo momento, não precisamos de um tempo especifico, pode ser no transito.
19/06/2009 20:31:40


11 aparecida elisandra mathias de oliveira - Lençois Paulista
Mesmo com toda nossa vida atribulada e com tantos compromissos a fazer, acredito ainda que sempre é possível conversar com Deus e entrar em sintonia. Algo tenho aprendido, que falar com Deus basta falar no coração, bem baixinho, mas com uma sinceridade, simplicidade, que com certeza Deus nos ouve e nos atentende.
15/06/2009 09:42:04


12 BEL - cabo frio
SE EU QUIZER FALAR COM DEUS?ISSO SO VAI DEPENDER DE MIM,POIS JÁ EXISTE UMA SINTONIA DIRETA POR PARTE DELE PARA CONOSCO,ENTÃO CABE A MIM ENTRAR NO MEU QUARTO INTIMOnosso coração,AO QUAL NINGUEM TEM ACESSO,E ENVIAR A MENSAGEM,O PEDIDO,SEM IMPORTAR COM O EXTERIOR.
13/06/2009 12:21:12


13 Joselice - Campo Formoso Bahia
A oração é o canal que nos liga a Deus, se você a utiliza diariamente,nenhum barulho lhe impedirá que se comunique.
10/06/2009 14:30:23


14 Maria Terezinha Pereira Giglioli - Lençois Paulista
Não precisamos esperar o tempo parar, para conversarmos com Deus. As pessoas cristãs ficam o tempo todo em sintonia com Ele.Mesmo nas horas mais dificeis, nas pessoas incredulas,Deus não nos abandona, pois o seu amor por nós é incondicional.
09/06/2009 16:07:11


15 Maria Cristina Galli Nacli - Macatuba Sp
Mesmo com toda nossa vida atribulada e com tantos compromissos a fazer, acredito ainda que sempre é possível conversar com Deus e entrar em sintonia. Deus é amor, esperança e toda forma de vibração positiva. Quando estou no ônibus, indo para a escola, penso muito NELE para me dar forças para continuar prosseguindo em minha missão, e sinto que Ele está presente e assim as minhas forças são recuperadas.Amém.
06/06/2009 16:46:39


16 Berenice Soares da Costa - Bertioga SP
É de uma facilidade tamanha você falar com Deus, pois não há tempo nem hora específica para tal, o que deve haver por parte das pessoas é estarem em comunhão com Ele. Pois, se tivermos passando por tribulações, podemos orar e pedir que acalme a situação, pedir direção á Ele e, não resolvermos por nossas próprias forças, vontade e na hora que queremos, por que o que predomina é a vontade e o tempo Dele. por que Ele sim Tudo Pode, por isso dizemos Deus Todo Poderoso criador do céu e da Terra. Não tem importância onde estamos para falar com Ele, não é necessário que seja o falar verbal mas também através do pensamentoem espírito de oração poi Ele tudo sabe, tudo escuta, seus ouvidos não são agravados ,Ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, em todos os lugares,é só crer e praticar o que exige da gente sabedoria, sabemos que as lutas são grandes, por isso a Palavra diz a cada dia o seu mal não temas por que as lutas vêm mas a vitória é certa quando se põe Ele na frente. Ele é a luz não precisa de vela, Ele atende nossos desejos e nossas orações e não nos deixa voltar de mãos vazias.
03/06/2009 10:21:23


17 Elaine Ferraz - Lençóis Paulista
Sempre me vem essa pergunta, como vou conseguir fazer as minhas preces chegar até DEUS, se sempre que estou rezando e conversando com ele sou interrompida por algo. Mas ao mesmo tempo penso: Ele deve entender as interferencias que temos no mundo em que vivemos.
01/06/2009 09:27:54


18 Renata - Lençóis Paulista
Realmente é muito difícil desligarse deste mundo tão conturbado, mas se tentamos conversar com Deus, Ele sabe disso, e com certeza, se tivermos fé, Ele nos atenderá.
01/06/2009 09:15:37


19 Deborah Martini - Embu Guaçu SP
É mesmo difícil para o homem moderno manter o contato com Deus, mas é uma questão de vida ou morte, sanidade ou loucura. Precisamos de Deus. Muuuuito. Abraços. Deborah
31/05/2009 11:42:42


20 Luiza Aurora Raphaeli Dávila - LençóisPaulista SP
Se eu quiser falar com Deus , não preciso ir até o alto de uma montanha para contemplar o céu, estar no meio a uma multidão e me sentir sozinho, preciso apenas fechar meus olhos, abrir meu coração e observar as cores que se vislumbram diante de meus olhos depois de uma chuva forte ao final de uma tarde de verão, o som que nasce quase que imperceptível das abelhas em torno de um favo de mel, das borboletas azuis dando mais cor e vida áquela flor acanhada e simples que acaba de nascer, da batida das asas de um beija flor querendo perpetuar novas espécies, das água s que caem apressadas e geladas da cachoeira esperando com ansiedade se encontrar com os rios que descem mansamente ao caminho de outros e assim consequentemente um dia chegarem ao mar, nos amanheceres , badaladas dos sinos da igreja chamando para mais um momento de preces, enfim eu converso com Deus a todo momento desde o momento que desperto até o meu adormecer, e tenho certeza de que ele me ouve e sabe de todas as minhas necessidades, como também sabe que é Nele que me fortaleço todos os dias e NELE posso confiar. Esse é o Deus que quero falar.
30/05/2009 22:28:41


21 Maria das Graças S.Silva - Cubatão
Muitas vezes os nossos problemas são tão importantes que esquecemos de ouvir o outro,até mesmo de ouvirmos a voz do nosso coração pedindo para amar mais,ser solidário,ajudar mesmo que seja apenas para ouvir o desabafo de uma amiga desesperada,estressada,irritada,confusa que maior amor do que esse de saber ouvir para aprender a saber falar nõ somente com Deus que não o vemos mas com nosso próximo amigo,colega,irmão ou simplesmente um ser humano comum`.
29/05/2009 15:25:44


22 HELEN RIQUETTI - AGUDOS
DEUS É ONIPRESENTE ENTÃO POSSO DIZER QUE ELE ESTÁ NOS OUVINDO SIM. O QUE ACONTECE É QUE NÓS NÃO ESTAMOS PRESTANDO ATENÇÃO EM SUAS PALAVRAS QUANDO ELE NOS FALA COM SUA DOCE VOZ, TALVEZ POR PREOCUPAÇÕES DO DIA OU POR NÃO ESTARMOS COM OS OUVIDOS ABERTOS PARA OUVIR O ESPIRITO SANTO.
28/05/2009 11:32:54


23 vera lúcia dos santos - agudos
É, realmente,está muito difícil falar com Deus.Mas particularmente,sempre encontro um tempinho para Ele,pois,sem têlo em minha vida não consigo absolutamente nada.Falo isso por experiência própria.Deus já me fez muita falta,por isso jamais o deixarei de buscálo novamente.Por isso,não esperem a coisa ficar preta e nem ter tempo para ter com Ele,pois quando menos esperamos,o tempo já foi.
28/05/2009 11:05:54


24 katia Virginia Bergamo Ribeiro - Lençóis Paulista
Precisamos dar a Deus a verdadeira importância em nossa vida, pois só nos lembramos Dele quando estamos em um momento de desespero. Então encontramos tempo para se desligar do computador, do trabalho, e fazermos uma oração. Deus está conectado o tempo todo à nossa vida, nós é que não percebemos ou não queremos perceber.
28/05/2009 11:04:40


25 Maria benedita Peralta de Godoi - Lençóis Paulista
Desculpemme, errei o capítulo do livro de Isaías é 59:1,2 e não 55.
27/05/2009 16:07:38


26 Vanessa Brites Genesio - São José dos Campos SP
A humanidade vem se afastando de Deus a cada dia. A culpa não é do barulho, das interferências do mundo. Nós somos a interferência. Nosso trabalho, nossas contas, nossas dívidas, nossa família... quando tudo está ruim, nos lembramos dEle. Mas não basta só pedir. É preciso agradecer as bençãos que recebemos. Quantas vezes lamuriamos, pedindo à Ele que nos ajude e quando tudo se resolve, vamos celebrar as vitórias com amigos, familiares, com happy hours com colegas do trabalho... e Deus? Onde está Ele neste momento? Nem ao menos nos lembramos de Sua existência. Creio que a falta de comunicação com Deus vem de nós. Ele estará sempre disposto a nos ouvir. Cabe a nós falarmos mais com Ele.
27/05/2009 16:06:48


27 Maria Benedita Peralta de Godoi - Lençóis Paulista
Eu penso que as interferências sempre existirão, seja na sua casa ou mesmo num lugar ermo mas o que realmente importa é que o Criador, nosso Deus e Pai sempre está com os ouvidos bem abertos e atentos para nos ouvir!!!!! Isaías 55:1,2.
27/05/2009 13:29:31


28 Valéria Borante Galli - Lençóis PaulistaSP
Como falar com Deus com tantas tribulações do nosso dia a dia? Ele é maravilhoso ouve o nosso pensamento e sabe o que precisamos no momento certo. Ao nos levantarmos devemos agradecer o dia que iniciaremos e pedir a sua proteção já estamos conversando, problemas sempre teremos.... com certeza você terá um dia menos agitado.
27/05/2009 08:25:40


29 Lislene Souza - Bertioga/SP
Difícil não é? Ficamos tão preocupados com as coisas do diaadia, com os nossos problemas e outras coisas mais... e muitas vezes ao invés de falarmos com Deus somente pedimos a ele e esquecemos da simplicidade de apenas falar, conversar pois nem temos idéia de que isso irá nos fazer sentir bem!!!
25/05/2009 10:41:02


30 Sheila Tojeiro - são josé dos pinhais
Como conseguir falar com Deus se não conseguimos ficar a sós conosco mesmo? Sem que as intemperieis do dia nos atrapalhe? Se não conseguimos nos fazer ouvir entre os nossos, dos da nossa casa, do no trabalho? Algo tenho aprendido, que falar com Deus basta falar no coração, bem baixinho, mas com uma sinceridade, simplicidade, que com certeza Deus nos ouve e nos atentende. Sem rodeios, sem palavras rebeuscadas, mas com verdade. Sim Ele nos ouve, ainda que em meio aos barulhos do nosso dia a dia. Pois Ele é Fiel!!! Sheila Tojeiro
21/05/2009 14:14:02


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.