Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Ensino de Línguas
Erica Pereira  Coordenadora de Língua Inglesa do projeto educacional Planeta Educação em Caçapava/SP; Formada em Pedagogia; Formanda no curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Possui experiência como professora de inglês há 12 anos.

O Ensino da Língua Inglesa com música - 28/04/2009
Música, linguagem universal

Música é uma linguagem universal, usada para a comunicação, inspiração, educação, entretenimento etc. Ela consegue mudar o humor das pessoas (quando estamos tristes, basta ouvirmos uma música alegre; ou quando estamos nervosos ou ansiosos, é só ouvirmos uma música relaxante). 

Quem não se lembra de músicas que aprendeu na infância? “Meu lanchinho, meu lanchinho, vou comer, vou comer, pra ficar fortinho, pra ficar fortinho e crescer, e crescer.”

Às vezes ouvimos uma música uma única vez no dia e ela fica o dia todo na nossa mente. As propagandas, por exemplo, têm usado técnicas musicais por anos. Os jingles são criados especificamente para nos lembrar de seus produtos. Quem não se lembra da propaganda do MC Donald’s: “dois hamburgers, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim”?

Qual o poder que a música exerce sobre a nossa mente?

Se pensarmos sobre isso, notaremos que podemos usar música para ensinar. Na educação, está comprovado que este é um dos melhores métodos de aprendizagem. Aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, emoção e audição.

Para os professores de línguas estrangeiras, a utilização de músicas no ensino se torna mais fácil, principalmente quando se acredita que a tradução não é necessária para transformar informações em conhecimentos de forma significativa.

Segundo a teoria de Krashen, na qual o filtro afetivo é o primeiro obstáculo, a motivação do aprendiz ao aprender uma língua é que regula e seleciona os modelos de língua a serem aprendidos, bem como a ordem de prioridade e a velocidade na aquisição do idioma.

Vygotsky também enfatiza que os nossos pensamentos são frutos da motivação. Ao sentirmos necessidades específicas, desejos, interesses ou emoções, somos motivados a produzir pensamentos. Trazendo isto para a aquisição de uma língua estrangeira logo chegamos à conclusão de que é necessária uma motivação intrínseca para que sujeito sinta maior afinidade e interesse por ela.

Desta maneira, podemos dizer que a música e o uso de jogos lúdicos estão ligados diretamente com a motivação e a autoconfiança.

Quais seriam então as vantagens em usar a música como instrumento de aprendizagem no ensino de línguas?

As músicas, além de ensinar, ajudam os professores a manter a disciplina na sala de aula. Quando as crianças estão agitadas, por exemplo, podemos cantar uma música para acalmá-las; ou se as crianças estão muito calmas, ainda acordando, podemos cantar uma música para despertá-las.

As crianças aprendem mais rápido com músicas, que se tornam memoráveis, pois ajudam aos alunos a se lembrarem da linguagem facilmente, independente do foco do professor, gramática ou vocabulário. Utilizando música, o professor pode começar a aula para apresentar um tema novo, terminar outro, ou simplesmente utilizá-la no meio de um projeto para enfatizar o assunto.

Algumas músicas são divertidas, e quanto mais os professores se interessam pela música, mais os alunos se sentem motivados. Dessa forma, os alunos mais tímidos tendem a ter uma maior participação cantando ou fazendo gestos, enquanto desenvolvem um trabalho em grupo.

As músicas também são ótimas para fazer apresentações no final de ano, em festas ou reuniões de pais.

Como atingir os objetivos linguísticos através das músicas?

Professor, antes de elaborar alguma atividade com música para ensinar uma língua estrangeira, veja as seguintes questões:
1 - O significado da música ficou claro? Preciso me certificar se compreendi a letra da música, pesquisar o vocabulário novo antes de aplicar a atividade.

2 - Como posso avaliar o progresso dos meus alunos com esta atividade?

3 - A compreensão e o vocabulário são fáceis de lembrar? Vai ser significativo para o meu aluno?

4 - Esta música está adequada para a idade, o ano/a série, o contexto a ser ensinado etc.?

5 - O vocabulário da música será usado em outras situações de sala de aula ou fora do contexto de sala de aula?

Lembre-se de que a utilização de músicas para ensinar inglês promove a prática do vocabulário ativo, aquele que é adquirido através da fala. Os alunos de inglês desenvolvem com muita rapidez o vocabulário passivo, o que é resultado de muitas atividades de listening e reading, mas o vocabulário ativo, dependendo da metodologia utilizada, é deixado de lado...

Para auxiliar seu aluno a adquirir as quatro habilidades de uma língua (ouvir, falar, ler e escrever), elabore atividades com músicas que possam incentivar as quatro habilidades e a aquisição dos vocabulários passivos e ativos.

Transforme sua aula num momento de aprendizado lúdico, dinâmico, motivador e significativo para seus alunos! Você e eles não irão se arrepender! Pode apostar!

Dicas de sites com atividades de música na aprendizagem de língua Inglesa:

www.musicalenglishlessons.org
www.letslets.com
www.britishcouncil.org/kids-songs.htm
www.supersimplesongs.com
www.learnenglish-a-z.com/learn-english-songs.html

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










54 COMENTÁRIOS

1 marilia - Sao Paulo
Adorei seu artigo. Sou pedagoga e Psicopedagoga Pós em Estudos avançados Lingua Inglesa. Gostaria de formatar curso de Inglês utilizando aprendizado através musica para crianças e adutos. Onde consigo comprar o material para ensinar a todos os níveis de Inglês. Não entendi se ha chance de aprendizado para iniciantes. Agradecida Marilia França.
16/08/2013 13:16:19


2 Juliana Costa Nunes Lima - Rio de Janeiro
Gostei muito do artigo e estou desenvolvendo o meu tcc sobre esse tema. Gostaria de saber mais sobre os dados deste artigo, assim como as referências bibliográficas e os teóricos envolvidos neste artigo. Muito obrigada
28/07/2013 14:28:12


3 Tania Rodrigues - São Paulo
oi Erica, gostei muito do seu artigo e pretendo fazer meu tcc baseado na música, eu já ministro aulas e uso músicas como uma ótima ferramenta, você poderia me indicar algumas bases teóricas e fontes que vc utilizou para fazer seu artigo? Eu também gostaria de citar o seu artigo em meu projeto. Agradeço desde já a sua atenção!
24/07/2013 16:13:56


4 Clemildes Sena Luz - ValençaBahia
Achei muito bom esse artigo. Ratifico os inúmeros comentários positivos aqui mensionados.Tambem estou a desenvolver um projeto de TCC. Sou graduanda em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e gostaria de saber se posso usar seu artigo como fonte bibliográfica para o meu trabalho. De igual modo, gostaria de parabenizála e saber se é possível outorgarme as referências bibliográficas que deram origem a essa obra. Grata, Clemildes Sena Luz
06/07/2013 16:42:18


5 João Alexandre Ribeiro - São paulo
Gostei muito parabens, sou estudante de ingles,acho que cantar ajuda e muito valeu,se possivel me envie mais conteudos de pesquisa sobre o tema,parabnes de verdade um abraço.
19/05/2013 10:37:13


6 sirlene soane - riachão das neves
sou professora de ingles, gostaria de receber dicas e temas de como trabalhar a musica em ingles na sala pois canto tambem aguardo resposta thank you!!!
09/04/2013 11:04:55


7 Sandra - Armação dos BúziosRJ
Parabéns! Estava desmotivada com as aulas de língua inglesa, mas você me mostrou outro caminho. May God bless you!
20/02/2013 16:49:18


8 Graziela - Rio de Janeiro
Oi gostaria de compartilhar um site com várias atividades de músicas que podem ser baixadas de graça: http://www.getenglishlessons.com
18/02/2013 12:40:00


9 celia rocha - curitiba pr
Oi Erica também gostaria de citar parte de seu trabalho no meu trab de pós. Poderia enviarme mais detalhes?? Sou formada nesse curso mas nao estou praticando ainda. obrigada
19/01/2013 15:10:25


10 Carlos Henrique Sbalqueiro - Curitiba
Olá. Sou formado em letras português/ espanhol e fiz uma pósgraduação sobre em O ensino de língua estrangeira na UTFPR. Iniciei a escrita da monografia, cujo tema é: O ensino de línguas através da música e gostaria de usar parte de seu artigo como referência. Você pode me passar data da publicação e algo a mais que ache importante para o meu trabalho? Abraços
20/12/2012 20:14:40


11 Ruthe ramos - Jacundapa
Excelente. gostei muito do seu artigosabemos que a musica esta presente em todos momentos de nossa vida.Se possivel peço a vc que me envia esse trabalho para me auxiliar nas minhas atividades.Sou professora do municipio de lingua inglesa.04/09/20012
04/09/2012 19:43:09


12 Alair Cardoso de Paiva - Rio de Janeiro
Gosto muito de aprender o inglês e a relação do idioma com o funcionamento da mente quais as motivações para aprendermos, etc. Toda e qualquer dica que tiver relação direta do aprendizado do inglês e o funcionamento da mente para o aprendizdo de tal idioma será aceita com muito agradecimento afinal o mundo é feito de pessoas e transmissão de conhecimento. Obrigado
21/08/2012 02:54:34


13 amanda - limoeiro
o texto estar adequado para o meu ensino
14/08/2012 18:47:11


14 Gecica - PiripiriPI
Cadê as respostas?
01/06/2012 21:19:14


15 luana lisboa de sousa - BRAGANÇA
oi gostei muito do seu artigo pretendo fazer meu tcc baseado na musica tabém.não tenho fontes nem livros que falem sobre o ensino da ling.inglesa com musica presico de bases teóricas será que você poderia me dizer quais você se baseou gostaria de citar o seu artigo para meu projeto tambem mas quero fontes desde ja obrgada!espero resposta breve.
02/05/2012 13:02:19


16 valéria Mota - Cumaru do Norte /PA
Sou estudante do curso de Letras com licenciatura em língua Inglesa, gostei muito do seu trabalho gostaria de usar como refencial teórico, se possivel me passe suas fontes de pesquisa, pois pretendo usar no meu projeto de intervenção.meu muito obrigada!
26/03/2012 14:19:29


17 Fernando May - Panambi
Boa Noite Érica, eu encontrei algumas coisas interessantes no seu artigo e gostaria de citálas no meu TCC, mais não estou encontrando a data de postagem do seu artigo para minha bibliografia. Tem como me fornecer??? Obrigada!!! Parabéns pelo trabalho!!
15/03/2012 11:45:55


18 PAULO DE LIMA VERDE JÚNIOR - MANAUS AMAZONAS
Gostaria de conhecer e aprofundar mais no ensino da língua inglesa através da música. Quais as informações necessárias para conhecer e aprender técnicas para sala de aula?
24/02/2012 15:04:59


19 http://musicaevangelica.net - anapolis
Parabéns pelo post
06/12/2011 22:35:08


20 Ana - Sao Paulo
Ola. Eu estou fazendo um projeto de pesquisa sobre Aprendizagem de L.I com música e gostaria de saber quais são os materiais que você utilizou. E gostaria de utilizar seu artigo para o projeto. Queria pedir, quais são os nomes que você utilizou para que eu possa fazer um referencial teorico. Desde já obrigada. Eu adorei seu artigo.
04/12/2011 14:20:29


21 Sara Maynne - GurupiTO
Boa Noite Érica, eu encontrei algumas coisas interessantes no seu artigo e gostaria de citálas no meu TCC, mais não estou encontrando a data de postagem do seu artigo para minha bibliografia. Tem como me fornecer??? Obrigada!!! Parabéns pelo trabalho!!
15/11/2011 21:13:05


22 rita - Salesópolis
Gostei muito de seu trabalho e gostaria de utilizar algumas ideias no meu TCC do curso redefor.Se possível me envie orientação. Parabéns pelo sucesso! RitaCCCB
14/10/2011 23:49:33


23 sonia maria alves da silva - bom jesus
estou cursando mestrado em educação,ministro aulas de ingles com música e gostaria de desenvolver o meu projeto de pesquisa envolvendo esse tema. Gostaria dos nomes do seu referencial teórico e também do seu material. obrigada!!
04/10/2011 14:48:42


24 carla santos - Pelotas
Gostei muito do seu artigo, estou cursando espanhol pela UFPEL e escrevendo uma pesquisa sobre O USO DA MÚSICA COMO ENSINO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. Se for possível, me envia mais material para pesquisa. Grande abraço aguardo
17/09/2011 19:10:41


25 Maria Lucia Barili - Maríliasp
Faço o curso Redefor Unesp,especializaçao em Língua Inglesa. Gostaria que me enviasse, se possível, material de pesquisa para o TCC. Também pensei em Inglês através da música. Ficarei muito grata.
30/08/2011 13:50:13


26 Vilcarlos - Teresina
Bom dia!! Será que você poderia me enviar provas de ingles para mestrado em linguagem. Estou precisando muito. agradeço, Vilcarlos
28/06/2011 09:28:59


27 cimara edite fernandes carvalho - turiaçuma
Fiz o curso de Letras e me apaixonei pela Lingua Inglesa,trabalhando com a música fica mais acessível e divertido para todos
09/06/2011 20:15:23


28 thiago - indaiatuba
bom,eu estou compondo uma musica inglesa e preciso da letra e é claro o violão mas deixa q eu compro o violão
29/04/2011 18:47:34


29 Jane Márcia Minas Gerais - Conselheiro LafaieteMG
Muito bom o seu artigo, Erica! Eu estou terminando minha pós graduação em Língua Inglesa e preciso fazer o TCC. Solicito, se possível, indicarme alguns autores acadêmicos que falem doa importância do ensino da Língua Inglesaem cursos particulares de maneira que os alunos possam desenvolver as quatro habilidades ouvir, falar, ler e escrever. Obrigada. Jane
30/03/2011 22:34:19


30 Lívia - Barbacena
Olá...Érica.Tudo bem? Amei o seu artigo.Estou cursando pósgraduação em L.I e o tema da minha monografia está relacionado à musica como agente facilitador ao aprendizado da língua inglesa.Você poderia me ajudar citando nomes de livros que eu posso utilizar como fonte de pesquisa?Desde já lhe agradeço.Abraços.
23/03/2011 20:44:02


31 rosimayre - Medicilândia
Moro na zona rurual. Preciso de teóricos acadêmicos que falem sobre o ensino da língua inglesa para o referencial teórico do meu artigo de pósgraduação. fostes excelente no seu trabalho. Ajudeme, please.
30/01/2011 18:07:29


32 Líbia Lopes de Sousa - Araçu
Olá, gostei muito do seu artigo. Pois me interessa muito essa áre de Ensino de Linguas através da música. Concluí minha graduação na UEG INHUMAS com o TCC no tema A música como fator motivacional na aprendizagem de lingua inglesa. E no momento estou concluindo outra na minha especialização pela UFG Goiânia com o tema CRENÇAS DOS ALUNOS SOBRE O USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. é maravilhoso esse tema,quem estuda uma vez nunca para. Gosto de compartilhar, pois muitos me ajudaram com materiais. Parabéns pelo seu artigo!
11/01/2011 08:46:57


33 Elida - Mossoro
Oi Boa noite estou concluindo o curso , estou pesquisando o tema pretendo abordálo. professora Erica! Estou cursando graduação em Língua Inglesa e pretendo fazer a minha monografia relacionada ao uso da música no ensino de língua inglesa. Você poderia me ajudar citando nomes de livros que eu posso utilizar como fonte de pesquisa? Desde já, muito obrigada! Abraço,Elida
31/12/2010 23:27:38


34 vanessa - juazeiro
sabe o meu sonho é aprender ingles sei que um dia eu vou realisar meu sonho
13/12/2010 15:28:01


35 Vânia Carla Schütt da Silva - Terra de Areia
Olá, Erica!! Gostei muito de seu artigo. Estou procurando por material para embasar minha monografia. Quero tratar sobre esse assunto: a música no aprendizado da língua inglesa. Gostaria de saber se poderia sugerir outras fontes de pesquisa. Se tiver outras dicas, ficarei grata. Abraços. Vânia
12/09/2010 22:11:26


36 Marcia - Rio Branco
Boa noite, Professora Seria possível a senhora me enviar os nomes de alguns autores e de seus livros que tratem sobre o ensino da língua inglesa através da música? Eu estou precisando como referencial teórico para um préprojeto de pósgraduação. Muito obrigada.
07/09/2010 20:38:05


37 Silmara Gracia Dio - Jundiaí
Boa tarde, professora Erica! Estou cursando pós graduação em Língua Inglesa e pretendo fazer a minha monografia relacionada ao uso da música no ensino de língua inglesa. Você poderia me ajudar citando nomes de livros que eu posso utilizar como fonte de pesquisa? Desde já, muito obrigada! Abraço, Silmara.
30/07/2010 18:12:45


38 Maria Joelma - São Miguel dos Campos AL
Professora Erica,gostei muito do seu artigo, estou concluindo a minha graduação e pretendo fazer o meu TCC sobre esse assunto.
24/07/2010 17:52:06


39 Silvania Francisca de jesus - São paulo
Sou professora de inglês para crainças e adolescentes e eles apreciam muito a aula quando trabalho ccom a música.
13/07/2010 20:51:04


40 goretti de souza - Santa Inês MA.
Foi muito bom encontrar esse artigo,sou professora, desejo muito trabalhar musica na sala de aula,estou fazendo um projeto com esse assunto se desse pra me dar uma ajuda serei muito grata.Valeu, parabéns!
17/06/2010 00:00:39


41 José Dirceu Silveira - Pitanga/Pr
Estou desenvolvedo um Projeto: A motivação através da música no ensino de língua inglesa e esse seu artigo está bem dentro daquilo que procuro, Professora Erica. aproveitandome da sua bondade, gostaria de receber exemplos de atividades relacionadas à música.
27/05/2010 15:29:05


42 Jumar Adorno - Salvador
A prática de levar a música para sala de aula não é só algo que agrada as crianças. A criança precisa ser habituada a se expressar, não só oralmente, mas também musicalmente. A música é um poderoso recurso educativo que representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil a temática foi proposta com a finalidade de despertar a curiosidade e o interesse das crianças para instrumentos musicais e/ou para objetos sonoros, além de contribuir para o entendimento de questões elementares referente à produção do som, às suas qualidades e ao funcionamento dos instrumentos musicais, através de sua construção utilizando materiais alternativos.
22/05/2010 23:57:06


43 Luci - Jacarezinho PR
Adorei seu artigo, e virá a contribuir no meu projeto direcionado à leitura que está em desenvolvimento assim como indicarei as minhas cursistas que com certeza também agradecerão. Parabéns!
28/03/2010 19:25:56


44 Líly - cariacica
Muito bom artigo. quero fazer um projeto relacionado ao poder da música no ensino de inglês e achei o artigo muito interessante....
23/03/2010 12:12:15


45 Jeniffer -
Achei muito bom esse artigo. Como muitos dos que ja comentaram aqui, tambem estou a desenvolver um projeto de TCC, faço Letras, e gostaria de saber se posso usar o artigo como fonte bibliografico para o meu trabalho, que eh o ensino de lingua estrangeira ´por meio da musica.
16/03/2010 11:28:09


46 ELAINE CRISTINA - FlorianoPI
Nossa achei seu trabalho incrível. Sou estudante de Letras/Inglês e vou começar o meu Projeto de Pesquisa e o meu tema é O ENSINO DA LINGUA INGLESA COM MUSICA, tbm achei de mais os sites recomendados. Vc está de Parabéns.
24/08/2009 23:31:07


47 Anderson Santos - Mindelo
Estou a fazer a minha monografia sob o tema Music in English language and teaching e aí gostaria de poder usar o teu trabalho como fonte bibliográfico, se é possivel é claro!!
20/08/2009 14:34:23


48 raquel Wacheiski de Sousa - Ariquemes Ro
Estava lendo o seu trabalho e achei muito interessate, sou estudante de Letras Portugues/Ingles, e estou desenvolvendo um projeto que tem o tema: Ensinando Inglês através da música. e gostaria de usar seu trabalho como fonte blibliográfica, mas não estou encontrando o dia da publicação do seu trabalho. se for possivel e puder uasr seu trabalho para isso gostaria de saber o dia para poder citar. desde já agradeço.
25/05/2009 10:25:56


49 Maria Benedita Peralta de Godoi - Lençóis Paulista
Achei o artigo muito interessante e verdadeiro pois a música ajudanos em tudo, principalmente na aprendizagem, pois até aquilo que muitas vezes parece ser chato ou monótono fica mais atraente se aplicado com música.
20/05/2009 15:57:11


50 Vanessa Brites Genesio - São José dos Campos SP
Entrei nos sites recomendados e são muito legais. Uma alternativa seria usar clipes musicais ara trabalhar com as habilidades auditiva e visual. Parabéns!
13/05/2009 14:17:54


51 Magali C. Malagi C. Felipe - Lençóis Paulista
Achei o artigo super interessante pois sou professora de inglês da Rede Municipal. Também acho que a música fixa melhor os conteúdos e além disso é uma forma prazerosa de se aprender uma língua nova. Sempre que posso procuro introduzir a música, relacionada com o tema que está sendo estudado. Os alunos no começo ficam inibidos mas acabam se soltando e aprendem se divertindo.
12/05/2009 18:48:00


52 Mara Néia de Almeida - São Paulo, SP
Muito bom esse artigo. Eu sempre uso música para ensinar as característas da Literatura de um período literário, por exemplo música para mostras as características do barroco, do romantismo, do trovadorismo. Os alunos acabam gravando mais facilmente essas caractéristicas e acabam conhecendo músicas de Caetano Veloso, Chico Buarque e outros.
10/05/2009 21:36:24


53 Maria Cristina Galli Nacli - Macatuba Sp
Achei muito interessante o artigo, uma vez que a criança aprende com mais facilidade quando se envolve música, que traduz toda uma vitalidade envolvida na compreensão dos textos.
06/05/2009 14:51:41


54 Ilana Gottardi - Lençóis Paulista
Em Lençóis Paulista, temos uma professora especialista que leciona Inglês para as crianças. Ela sempre trabalha com música, e eu acho que isso serve para fixar melhor os conteúdos ensinados, vez que as mesmas repetem diversas vezes o que aprenderam de maneira lúdica.
05/05/2009 15:21:22


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.