Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Os ditongos e o Novo Acordo Ortográfico - 11/12/2008
Ditongos decrescentes e crescentes

As vogais na Língua Portuguesa são fundamentais para a formação das palavras. Como Monteiro Lobato afirma em “Emília no país da gramática”, elas são as cinco senhoras, pois jamais conseguiríamos formar alguma palavra sem o auxílio delas.

Por isso, a compreensão dos ditongos (duas vogais faladas na mesma sílaba) é fundamental, uma vez que diminui significativamente a probabilidade de erros ortográficos.

Observe a seguir, conceitos referentes ao emprego de ditongos crescentes e decrescentes válidos para o Acordo Ortográfico que entrará em vigor no ano de 2009, mas antes note que há ditongos orais que serão apresentados logo a seguir e ditongos nasais, estes serão abordados mais no final do presente artigo.

Pois bem, vamos começar.

Ditongos decrescentes – Primeira vogal forte e segunda fraca. Estes ditongos são representados graficamente por: ai, ei, éi, ui; au, eu, éu, iu, ou, no caso, sempre seguidos por i ou u.

Exemplos: braçais, caixote, eirado, lençóis, cacaueiro, deu, ilhéu, mediu, passou.

No demais, há também os ditongos “ae/ao”.

As formas das 2ª e 3ª pessoas do singular do presente do indicativo e da 2ª pessoa do singular do imperativo dos verbos terminados em uir, air e oer são descritas por “ui” e não “ue”.

Exemplos: constituis, influi, retribui, atrais, cai, sai; móis, remói, sói.

No momento da separação silábica, atente que as formas de ditongos “ui”, como em fluido e gratuito são inseparáveis, porém, nada impede que os seus derivados sejam separáveis.

Exemplos:

Fluido – Flui-do (Inseparável)
Fluidez – Flu-i-dez (Separável)

Ditongos crescentes - Primeira vogal fraca e segunda forte. Estes ditongos São representados por: ea, eo, ia, ie, io, oa, ua, ue, uo.

Exemplos: áurea, áureo, calúnia, espécie, exímio, mágoa, míngua, tênue, tríduo.

Há também, ditongos nasais, estes podem ser tônicos ou átonos e são representados por vogal com til (som forte) e semivogal (som fraco), e por uma vogal seguida da consoante nasal m.

As vogais fortes com til seguido por vogais fracas são: ãe, ãi, ão e oe.

As vogais seguidas pela consoante nasal m são am e em.

Exemplos: cães, mãe, cãibra, mão, mãozinha, não, quão, sótão, Camões, orações, oraçõezinhas, põe, repões. Assim como: amam, deviam, escreveram, puseram, enfim, enquanto, homenzarrão, homenzinho, nuvenzinha, tens, virgens, amém, etc.

Fonte: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=acordo&version=1990

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










8 COMENTÁRIOS

1 edurda souza - belo horizonte
pra voce ficar boa no estudos
13/02/2012 19:10:34


2 salatiel - campina grande pb
EU GOSTIL....KKKKK
28/04/2011 11:05:17


3 vanessa - paris
adorei e d+ muito linda ta a emilia parabens monteiro lobato
18/04/2011 18:34:39


4 haiton - ANGOLA
ADOREI E MAIS
30/01/2011 09:48:40


5 Maria de fatima da silva alves - Recife
Para vc se aprofundar nos estudos
21/05/2010 09:46:50


6 maria gorete - poá
historia de monteirO lObatO! é Uma estoria que todOs que Tem esse estudO se passa ah Imaginar ah hIstoria..... AdimirO! mim espirO! Na histOria [red]MONTEIRO LOBADO AH HISTORA mais perfeitaa sz`
11/04/2010 15:35:33


7 renata ferreira - santa rita
que coisa bonita
27/08/2009 09:51:53


8 angela - são gonçalo
fiquei muito interessada com a página de vocês, trabalho com crianças e estou encontrando dificuldades para encontrar textos, poemas, parlendas etc. com as novas regras de ortografia, voces podem me ajudar com algum material ou incando algum site de pesquisa, obrigada angela
14/03/2009 18:20:04


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.