Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

O Nome da Marca pelo Produto - 30/10/2008
Estudo da Figura de Linguagem Metonímia e Metáfora

Algumas vezes a marca de algum produto “fixa” em nossa mente a tal ponto de não percebemos que, várias vezes, deixamos de utilizar o nome real de determinado produto e passamos a fazer uso do nome da marca que a ele foi propagada com indiscutível sucesso.

É o caso de produtos como Nescau e Toddy (Achocolatados em pó), Bombril (Esponja de aço), Cotonete (Haste pequena envolta ao algodão), entre tantos outros.

A tais substituições damos o nome de metonímia, que nada mais é que a substituição de um nome pelo outro desde que mantenham alguma semelhança entre eles.

Segundo o dicionário digital Aulete, metonímia é:

“Figura de linguagem baseada no uso de um nome no lugar de outro, pelo emprego da parte pelo todo, do efeito pela causa, do autor pela obra, do continente pelo conteúdo etc.”

Sendo assim, várias vezes a identificamos em diversas situações de nosso diálogo, tanto na oralidade quanto na escrita.

Veja esses exemplos:

  • Tenho verdadeira paixão por folhear Luís Fernando Veríssimo.
  • Aquele rapaz é tão esforçado, dizem que ele tem uma cabeça que lhe concede rendimentos favoráveis.
  • O apego demasiado ao ouro e à prata só nos acarretou muitos ônus à vida daquele jovem casal.
  • Na próxima semana irei ao médico revisar minha saúde que se encontra um pouco fragilizada.

Mas cuidado, não confunda metonímia com metáfora, pois a primeira só é notada quando atentamos para o contexto e, a segunda, é de teor comparativo. Para entender melhor essa diferença, vamos recorrer novamente à definição da lexicografia no que se refere à metáfora:

“Figura de linguagem que consiste em estabelecer uma analogia de significados entre duas palavras ou expressões, empregando uma pela outra”. (Aulete)

Ou seja, sempre que nos utilizarmos de uma comparação que encontra sentido no pensamento de cada qual, teremos uma metáfora. É o caso de quando dizemos, por exemplo, “não sei mais o que fazer, minha vida é um abismo sem fundo”, pois o receptor imediatamente buscará sentido coerente na analogia e o aplicará na mensagem para assim compreendê-la.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










4 COMENTÁRIOS

1 Daiane - Macapá
o brigado esse site mi ajudou muito
18/06/2013 18:29:31


2 Eliézer Almeida - ItaporangaSP
Muitissimo obrigado pra quem criou esse site,por que ele me ajudou a passar para a 8ª série,eu tirei dois 10 nesse ano graças a esse site!!! Valeu..
14/11/2011 01:21:53


3 Jessica - São Gonçalo
Obrigada... Esse email me ajudou muito! Continue assim! beijokasss
07/09/2011 11:36:54


4 Silvana Benedita Alves - Lençóis Paulista SP
Muito obrigada, exclarecimentos sobre pontos da Língua portuguesa é sempre bom, pois, sempre encontramos formas diferentes de entendimento. Grata. Silvana
18/05/2009 19:11:09


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.