Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Dicas de Navegação
João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Mapeando o Brasil -
O IBGE na Internet

IBGE

www.ibge.gov.br

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é o caminho natural para todas as pessoas que precisam de informações que nos permitam conhecer a fundo o Brasil. É interessante notar que, além do riquíssimo acervo de informações que o IBGE possui, a frequência com que são feitas novas pesquisas (atualização constante dos dados), o trabalho sério e profissional realizado pelo Instituto (que lhe confere credibilidade nacional e internacional) e a prática de divulgar com rapidez e transparência os resultados de seus levantamentos faz com que seja obrigatória a visita ao site dessa organização governamental.

A recente divulgação dos dados do Censo, feito no ano 2000, divulgados pela imprensa, conferiu ao IBGE uma grande notoriedade, uma exposição pública que fez com que o Instituto voltasse a despertar as atenções do grande público e dos especialistas. Para melhor entender os resultados (inclusive tendo a chance de acessar resultados sem que interpretações de terceiros sobre os assuntos pesquisados prejudiquem nossa própria análise e compreensão!), o aconselhável é que possamos conhecer o IBGE, por isso, que tal começar pelo site na internet? É o que pretendemos, portanto, vamos lá.

A Home Page do IBGE apresenta uma série de caminhos ou links entre os quais podemos chamar a atenção para os seguintes:
a) Notícias - onde são divulgadas informações relativas aos dados das pesquisas do IBGE, tanto daquelas que são feitas regularmente como as de maior envergadura, que se realizam num período de tempo mais prolongado (como o próprio Censo). Há, também, informações sobre concursos, mas o forte são mesmo os levantamentos estatísticos.
b) Destaques - Nesse link são apresentados os editais de concursos do próprio IBGE ou de outras agências do governo, seminários, pesquisas e a prestação de contas do Instituto.
c) Canais - todos os caminhos do site tem seus links disponibilizados no setor de canais, dos dados do Censo 2000, passando pelas informações de todos os municípios do país, um endereço voltado para jovens e estudantes (IBGE Teen), Classificações estatísticas (os sistemas estatísticos utilizados pelo IBGE), Mapas, dados que possam ser utilizados e manuseados por crianças de 7 a 12 anos, informações sobre o Brasil colocadas de forma sintética, um histórico sobre o povoamento do Brasil (Brasil - 500 anos de povoamento), questionários eletrônicos (pesquisas do IBGE feitas pela Internet), o SIDRA (link que permite acesso a pesquisas feitas em anos anteriores e o consequente cruzamento de informações de dados), o ENCE (a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, uma outra página a ser visitada e estudada!), além de uma Loja Virtual e o serviço IBGE Wap.
d) Links Específicos, apresentados na parte superior da Home Page, com dados sobre População, Economia, Indicadores Conjunturais (que prestam informações acerca da situação do Brasil atual, explicativos da nossa realidade), Geociências (dividida em Geografia, Cartografia, Geodésia e Estudos Ambientais), um Catálogo IBGE (contendo mapas, cartas, documentos digitais, cartogramas e publicações), arquivos para Download e a Biblioteca (para pesquisa on-line, acesso ao acervo e a periódicos).

Visitando alguns dos links da página do IBGE, como o setor destinado a crianças de 7 a 12 anos, encontramos um ambiente descontraído, colorido, com seus ícones sendo apresentados bem de acordo com a clientela ao qual se destina (são estilizados como desenhos feitos por crianças). Nesse setor foram disponibilizados Mapas, há um cuidado com o Vocabulário, estimula-se a curiosidade dos jovens visitantes com a seção "Você Sabia?", existem dicas de aulas para os professores, uma biblioteca, jogos relacionados ao tema central do site e uma área em que determinados assuntos são colocados em destaque. O desenho de uma bússola nos leva a dados sobre geografia (população, as paisagens brasileiras e a questão ambiental) e um outro, no formato de gráfico de pizza (bem colorido, com alguns números) nos encaminha para informações sobre estatística (como é feito o censo, dados sobre o trabalho infantil, sobre educação, a respeito da população jovem desse país,...). Vale a pena fazer uma visita e "levar" os alunos!

No IBGE Teen, temos novamente o acesso a mapas (com maior nível de detalhamento que naquele destinado as crianças), Biblioteca (contando com material selecionado para o nível de interesse e maturidade do jovem visitante) e a apresentação dos dados do Censo 2000. Como novidades são apresentados o setor "Testando" em que se disponibilizam dois diferentes tipos de atividades para testar a adrenalina e o conhecimento dos teens que visitam essa página, uma Agenda em que se apresentam todos os dias em que ocorrem celebrações importantes em nosso calendário e informações sobre cada uma dessas datas especiais; em Notícias o destaque vai para artigos (textos de estilo jornalístico) voltados especificamente para o público jovem, em que os dados e as estatísticas do IBGE são apreciadas e apresentadas. Em "Mão na Roda!", a grande quantidade e variedade de informações do acervo do IBGE são disponibilizadas para as pesquisas escolares. Obrigatório para professores e estudantes!

O Site do IBGE é uma dessas páginas em que, professores, pesquisadores e estudantes conseguem resolver várias dúvidas e, ainda melhor, acessando informações frescas, recentes, que contam com toda a credibilidade de uma organização de pesquisas eficiente e respeitada. A organização das páginas e o visual muito agradável, o respeito ao visitante (seja de que idade for, movido por interesses diferenciados, tendo que realizar pesquisas para a universidade ou para o Ensino Fundamental ou querendo apenas conhecer melhor o Brasil) e a grande quantidade de informações disponibilizadas constituem outras qualidades indiscutíveis do site. Não perca essa oportunidade de conhecer e mapear melhor nosso país! Imperdível!

Obs.: A visita é válida para professores e estudantes de todas as áreas do conhecimento, da matemática a geografia, da história a redação!

Avaliação deste Artigo: 2 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 Geruza R. Sles - Recife
O IBGE estar de parabêns, pelo alto nível de suas informações e modalidades. Sem duvída, tratase de um site de grande relevância para a educação e conhecimento.
02/02/2010 09:18:54


2 bianca - camaçari-bahia
esse site é muito legal pra quem quer aprender e passar de ano na 5 serie como eu .
18/03/2008 19:32:40


3 leticia da silva santos - feira de santana
oi!!esse comentario é legal, mas é muito grande
30/03/2007 16:21:52


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.