Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Filosofando
 

A felicidade só depende de você - 04/08/2008
Autor desconhecido

Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas:

`Seu marido a faz feliz? Ele a faz feliz de verdade?´Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança. Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro `NÃO´, daqueles bem redondos!

- `Não, o meu marido não me faz feliz´! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima). `Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz´. E continuou:

O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente:

O ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada, mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma.

As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de `experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza. Quando alguém que eu amo morre eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.

Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.

Eu amo meu marido e me sinto amada por ele desde que nos casamos. Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade.

Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos´.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade. SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém o tenha machucado, magoado, mesmo que alguém não o ame ou não lhe dê o devido valor.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










38 COMENTÁRIOS

1 Gilberto Cardoso da Silva - Lagoa Santa
Enquanto basearmos nossa felicidade nas coisas materiais ou nas coisas efêmeras da vida sentiremos o vazio existêncial que muitas pessoas sentem quando as perdem, criamos nossos filhos para o mundo, por isso um dia nossa casa estará vazia, não o nosso coração, nosso esposo e nossa esposa não nos pertence, são seres livres e pode haver separação se fraquejar o sentimento, ainda mais os objetos que o tempo corrói, o ladrão rouba, e as traças comem, por isso precisamos de algo mais para preencher a essência de nosso ser, cada um ab busque e será sempre feliz...
09/07/2013 22:21:42


2 Alice - Itatiba
O artigo é lindo, mas a realidade é bem outra, se você estiver completamente sozinha como é o meu caso, não tenho mãe, filhos, irmãos e para piorar depois de 10 anos de união meu marido me abandonou, chego em casa todos os dias ela esta sem ninguém, quero sair e não tenho ninguém, daí a tristeza bate, eu daria tudo para ter uma família, a solidão é a pior coisa da vida, pior do que estar doente, pois já estive muito doente mas tinha o meu marido e daí não foi tão ruim, mas você não ter ninguém aos 49 anos, só ter pela frente um asilo e mais solidão, não ter com quem conversar, ninguém para te acariciar, fazer algo e muito triste.
26/06/2013 10:30:42


3 d. marlene - goiania
não entendi por que meu comentário não foi editado..por que não concordei com o domínio de emoções?
11/06/2013 13:53:15


4 d. marlene - goiania
sinto muito em não concordar com tanta felicidade......escrever é uma coisa viver é outra, ninguem tem esse domínio de sentimentos. se não seria um deus. e sofrimento faz parte do homem na sua essência. precisamos do outro pra confirmar nossa existência. passar otimismo verdadeiro é uma coisa mas.........desculpe não existe dessa forma.
11/06/2013 13:46:39


5 CINTIA GONZAGA - belo horizonte
PRECISO ARRUMAR UM EMPREGO E FAZER UMA FACULDADE E IR PARA A DISNEY!!!
25/04/2013 15:15:20


6 Luis Filipe Galdino - MaceióAL
3 SIMPLES PASSOS PARA FELICIDADE!!! 1 Ame agora. 2 Perdoe hoje. 3 Sorria sempre e dance de vagar, saboreie a canção, pois a cantiga é breve e o tempo voa. Luis Filipe Galdino. Não se esqueça. A decisão de ser feliz é isoladamente sua.
16/03/2013 14:05:01


7 Simone - Curitiba
Com toda certeza nao devemos achar que a nossa felicidade depende apenas dos outros, e devemos incentivar as pessoas a se valorizar, mas acho que voce nunca enfrentou uma situaçao realmente dificil na sua vida, talvez vc seja uma egoísta.
23/01/2013 22:45:58


8 francieli - maringa
eu sei que depende da gente mas em certos casos a felicidade esta em outro rumo e a gente ñ pode chegar ate ela como gostaria de ser feliz cem maguar ninguém .
30/11/2012 15:19:59


9 Bruna - ribeirão preto
Apartir de agora viverei assim minha felicidade so depende de mim mesma....beijos valeu a dica !!!!
23/11/2012 23:31:02


10 rosana - paranavai
sou feliz....amo meus filhos....amo minha casa... amo meu trabalho , nao trocaria minha vida com ninguem q eu conheço... entao sou feliz...
03/11/2012 18:16:44


11 Aline - Piraí
Bom dia! Esse texto diz tudo!!! Estou sem palavras.
15/10/2012 08:45:13


12 Felipe - Brusque
Texto muito bom, mais é dificel ser feliz sem depender de alguem, viver sozinho é triste, ainda mais quando se ama uma pessoa que só pensa nela e ela não da o valor que voce merece, ai voce passa os dias pensando nela e como queria estar com ela, isso é triste, mais sei que a felicidade depende de mim mais não é facil.
16/09/2012 15:13:20


13 ANNA TÉRCIA - MAGÉ
ESSE TEXTO E EXATAMENTE O QUE DEVEMOS SEGUIR, POIS NAO DEVEMOS ENTREGAR A NOSSA FELICIDADES NAS MAOS DE OUTRA PESSOA, POIS SO AGENTE SABE COMO PODEMOS SER FELIZ TOTALMENTE, A FELICIDADE ESTA NO SEU JEITO DE OLHAR A VIDA. ENTAO SORRIR POIS SO VC E CAPAZ DE SER FELIZ!!!!!!!!!!!!
04/02/2011 01:17:42


14 Alda Inez Meceió/Alagoas - Maceió
O artigo é maravilhoso. Se todas as pessoas pensassem e agissem dessa forma muito provavelmente a violência diminuiria muito, pois deixariamos de culpar o outro pelas nossa angustias e infelicidade.
01/01/2011 12:29:05


15 Patrícia Michelle - PetrolinaPE
Nossa, eu estava mesmo precisando ouvir essa mensagem, estou passando por um momento de mudanças para ser feliz!
15/09/2010 09:37:51


16 barbara - brasil
eu adoro parlenda
06/08/2010 21:04:00


17 LILIAN JANE - MONTES CLAROS/MG
QUE LINDO! TODAS AS PESSOAS DEVERIAM LER E DIVULGAR ESTE ARTIGO! TODOS DEVEM TER EM MENTE QUE A FELICIDADE É UM ESTADO EM QUE O SER HUMANO CHEGA AO ÁPICE POR CONTA PRÓPRIA E NÃO POR CONTA DE OUTREM!A MINHA FELICIDADE ESTÁ DENTRO DE MIM... ELA DEPENDE UNICAMENTE DE MIM... EU SOU E ESTOU FELIZ INDEPENDENTEMENTE DE QUE OS OUTROS ME FAÇAM FELIZ! ÁS VEZES MTS A PROCURAM NO DINHEIRO, CARRO... PROCURAM NAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE VEM MASCARADAS, MAS UM DIA A CASA CAI E AÍ... FOISE EMBORA O QUE CHAMAVA DE FELICIDADE!SENDO QUE A MESMA SE ENCONTRA GUARDADA EM UM LUGAR TÃO NOSSO! TÃO ÍNTIMO... BASTA SABER PROCURÁLA! EU SOU FELIZ! DIGO ISTO TODOS OS DIAS MESMO COM AS INTEMPÉRIES QUE NOS ASSOLAM NO COTIDIANO......
28/06/2010 12:23:13


18 Sonia T. Yamashita de Campos Lima - Mogi das Cruzes
Interessantíssimo esse texto. Fiz recentemente uma cirurgia e uns dias antes organizei toda a minha casa, com tudo que eu precisaria nesses dias de convalescença, um mês sem poder dirigir e sair à rua sozinha praticamente. Venho refletindo sobre isso, e é incontestável a maneira como cada um VÊ a vida, a forma como agradecemos cada momento, o frescor do dia, o calor do sol, as pessoas, o SER em cada um dos papéis desempenhados, o respeitar as pessoas, sentir a amorosidade no ar, não se preocupar se já é domingo a noite e a segundafeira está chegando, isso faz parte e como vivêla da melhor maneira possível ? VIVER e deixar viver, sentir as possibilidades que o mundo nos dá e compartilhar toda a beleza percebida. E nunca esquecer de AGRADECER SEMPRE.
29/09/2009 12:42:44


19 ADRIANA - SÃO PAULO
ESTOU VIVENDO ALGO DESTE TIPO, SÓ QUE AO CONTRÁRIO: MEU MARIDO ME RESPONSABILIZA O TEMPO TODO POR MUITAS COISAS! EU ESTOU SUFOCADA! EU O AMO, MAS NÃO AGUENTO MAIS ACHAR QUE NÃO O FAÇO FELIZ! SE EU O FAÇO TÃO INFELIZ, PORQUE SERÁ QUE ELE CONTUNUA COMIGO? ACHO QUE A RESPOSTA ESTA EXATAMENTE NESTE ARTIGO! A FELICIDADE SÓ DEPENDE DELE, PENA QUE NÃO SABE DISSO!
18/09/2009 09:57:58


20 Rosemeire - Guaratinguetá
Seria bom se todas as pessoas chegassem a esse nível de pensamento. Mesmo que não conseguissem chegar, pelo menos tivessem a oportunidade de ler este texto. Aí está a chave para todos os nossos problemas... que não são poucos!!!
07/07/2009 10:40:15


21 simone - Macatuba
Realmente ! este texto é maravilhoso nos mostra que naão precisamos do outro para ser feliz, temos que buscar a felicidade verdadeira em nós mesmo sempre valorizxando a cada dia a vida e a saúde, porque sem ela não somos nada .Deus deu tudo para para nós por isso seremos realmente felizes se tivermos ele em primeiro lugar em nossa vida!
22/06/2009 10:02:48


22 lis de sousa silva - lencois paulista
A felicidade para mim e como um estado de espirito, que podemos criar ou destruir.E o que entendi do texto.parabéns por ele.Até breve
08/06/2009 09:52:54


23 Tatiana Valvassore - Lençóis Paulista
Todos nós podemos e devemos ser felizes.Jesus deu avida por cada um de nóse a felicidade só depende de nós mesmos,poisDEUS está sempre do nosso lado.
03/06/2009 18:27:06


24 denise aparecida murari cabrero - agudosSP
adorei o texto pois é o que penso nos somos responsaveis pela nossa felicidade, nao podemos deixar que os momentos da nossa vida nos leve a ficar triste ou nos deixar levar por situaçoes que deixe a gente magoado e no fim culpar um amigo ou uma situaçao de trabalho
02/06/2009 17:11:38


25 Luciana Andretto Santos - Lençóis Paulista
Realmente , nossa felicidade depende de nós mesmos! Mas como é díficil colocar isso em prática. Pórem estou fazendo esse exercício diariamente! Até breve!
01/06/2009 09:19:53


26 Elaine Cristina Ferraz da Silva - Lençóis Paulista
Maravilhosa a mensagem. Muitas pessoas realmente esperam a felicidade através do outro, como se ela mesma não pudesse fazer nada para isso.
25/05/2009 08:38:21


27 Valéria de Pádua Fleuri - Lençóis Paulista SP
è isso aí, não podemos esperar que alguem nos faça feliz, nós mesmas temos que ser feliz pelo simples fato de vivermos, por termos saúde,emprego, amigos,etc...
21/05/2009 19:48:30


28 Tania S.Paulo - São Paulo
simplesmente brilante....teríamos que ler todos os dias..
13/04/2009 15:25:46


29 Dan - Queimada Nova
Valeu, essa mensagem era o que estava precisando
20/02/2009 12:56:57


30 maria dos anjos santos - castanhal para
eu estava precisando de uma força, esta mensagem levantou meu astral,valeu!
04/01/2009 10:08:25


31 michelle cavalcante - sao luis ma
Concordo em gênero e número. Quem constrói a felicidade somos nós, somos responsáveis pela nossa vida e pela vida do outro, e essa felicidade acaba se espalhando no ambiente em que vivemos.
25/09/2008 11:41:35


32 Maria Inês Ferraris Medola - Lençóis Paulista SP
Maria Inês Lençóis Paulista SP É isso mesmo!!!! Devemos ser os únicos responsáveis pela nossa felicidade. Já se diz: É nossa! Portanto, nos pertence! E fim!!!
09/09/2008 14:02:11


33 regiane - uberlandia
otimo temos q nos valorizar e vivermos em plena felicidade pois se esperarmos dos outros poderemos levar muitos golpes e derrotas...
05/09/2008 12:58:35


34 janete welinski petris - Ribeirão Preto
maravilhoso se cada um desse este valor a si próprio não teria tanta depressão Parabenizar pela esta mensagem, serviu para como grande eixo.
30/08/2008 15:05:21


35 Rosilda Ferreira - Porto NacionalTO
Esse texto acorda qualquer um da ilusão de que a sua felicidade depende dos outros. O que esperamos dos outros na verdade está dentro de nós mesmos. Maravilhoso!!!!
27/08/2008 16:07:18


36 jéssica - taboao da serra
Muito lindo. Sem duvidas isso faz com que as pessoas reflitam !!!
22/08/2008 21:38:08


37 milena prudencio do nascimento - jaguarariba
simplesmente amei
22/08/2008 21:32:22


38 marcelli - guaruja
maravilhoso, eu precisava ler uma mensagem como esta no dia de hoje.
22/08/2008 09:02:39


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.