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Aprender com as Diferenças
Liliane Garcez Doutoranda na área de Filosofia e Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Mestre na área de Psicologia e Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Graduação em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas. Docente em cursos de Pós-Graduação, Formação Continuada de Educadores, Oficinas, Seminários, abordando temas relacionados a Práticas Inclusivas, Diversidade em Sala de Aula, Construção Coletiva do Conceito de Inclusão e outros. Participação em Comissões, como a Comissão de Sistematização do 5º Congresso Nacional de Educação – 5 º CONED - “Educação, Democracia e Qualidade Social – Educação Pública, gratuita e de qualidade é direito de todos e dever do Estado – Educação não é mercadoria”, Comissão de Sistematização do 4º Congresso Nacional de Educação – 4 º CONED - “Educação, Democracia e Qualidade Social – Garantir direitos, verbas públicas e vida digna: uma outra educação é possível” , Participação em Fóruns, como o Fórum Permanente de Educação Inclusiva na Representação do MEC/SP desde 1999, como membro da Comissão Executiva desde 2002, Fórum em Defesa da Escola Pública de São Paulo desde 1999 e do Fórum Paulista Permanente de Educação Especial – participante desde abril de 2002. Autora de Publicações e de Material Técnico-Didático para Revistas Especializadas e Periódicos sobre o tema.

Fórum Permanente de Educação Inclusiva - 25/04/2008
Resumo do Histórico

Educacao-inclusiva

O Fórum Permanente de Educação Inclusiva, iniciativa do MEC-SP em 1998, surgiu da necessidade de subsidiar os municípios para a crescente demanda de matrícula de alunos com deficiência na rede regular de ensino.

Chamado inicialmente de Fórum Estadual de Educação Especial, passou a chamar-se de Fórum Permanente de Educação Inclusiva a partir de 2001, dada a perspectiva de subsidiar os participantes na construção de uma escola de qualidade para todos (as), respeitando suas características individuais, cognitivas, motoras, culturais e sociais.

Ao longo de dez anos de caminhada, o Fórum vem se constituindo como um espaço importante de troca de experiências e de formação de educadores.

Hoje, congrega além de representações de escolas e secretarias de educação dos municípios, universidades, instituições e pessoas que, de formas diferenciadas, têm vínculo com a educação inclusiva.
Atualmente contamos com quatro Fóruns Regionais:

  1. Alto Tietê,
  2. BR-116,
  3. Oeste e
  4. Pontal do Paranapanema.

Em julho, estaremos lançando o FoPEI - Litoral Paulista que, da mesma forma que os demais, debruçar-se-á sobre questões relativas a Legislação, Políticas Públicas, Parâmetros Curriculares e Projetos Pedagógicos, no nível local, trabalhando para aproximar as pessoas que compartilham essas experiências.
Esta estratégia tem permitido uma discussão mais aprofundada das especificidades das políticas públicas educacionais em cada região, sustentada por nossa Carta de Princípios.
 
CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  1. Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados.
  1. Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais.
  1. Defendemos a cultura da diversidade em oposição à cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade.
  1. Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência de todos como resultado da qualidade social da educação.
  1. Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas.
  1. Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares.
  1. Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania.

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES DO FÓRUM

As reuniões do Fórum Permanente de Educação Inclusiva ocorrem na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, desde 2003.  
Os participantes encontram-se uma vez por mês, mais precisamente toda primeira terça-feira, exceto nos feriados já agendados segundo cronograma abaixo, das 9h00 às 13h00, na sala 103 do bloco B

Fevereiro

19.02

Março

04.03

Abril

01.04

Maio

06.05

Junho

03.06

Julho

Baixada Santista

Agosto

05.08

Setembro

02.09

Outubro

07.10

Novembro

04.11

Dezembro

02.12

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14 COMENTÁRIOS

1 luciana - Fortaleza
muito interessante esse tema sobre educação inclusiva. estou criando um site sobre educação e pensei em postar assuntos relacionados a temas como esse
04/04/2013 16:39:08


2 Leliane Aparecida Castro Rocha - São Paulo
Gostaria de saber como faço para participar dos foruns, dos eventos e datas
09/06/2011 23:55:09


3 Heloiza Chaves Pinto - Itacoatiara Amazonas
Fico Feliz de poder participar e colaborar com sugestões, gostaria de publicar um artigo sobre essa tematica. Como faço quais os caminhos? Parabens
20/05/2011 17:34:15


4 Fernanda de Almeida Silva - São Paulo
Boa tarde, gostaria de receber informações sobre as datas em que acontecem o Fórum de Educação na USP. Aguardo um retorno. Sei que esta próximo de acontecer o encontro deste mês de abril. Grata
05/04/2011 14:23:43


5 HELENA RFSA KLEINER Neuropsicóloga - São Paulo/SP
Parabéns pelo trabalho. Participo do Forum de Educação Inclusiva em Santana do Parnaíba. Realizo trabalho em Escolas Públicas, atendo professores, familiares e alunos com problemas de aquisição de leitura e escrita, distúrbios comportamentais e neuropsicológicos. Acredito que essa população carece de mais atenção e assistência do Estado. A boa educação não se faz apenas com material escolar e roteiro de aula. Há que se fortalecer o ser humano em suas bases psicológica, emocional e física. O professor estressado comunicará inconscientemente sua angústia aos seus alunos que receberão mensagens ambíguas e responderão com indisciplina. Os familiares se sentirão desorientados e angustiados e reagirão com agressão e ausência. Precisamos pensar a escola de forma integral, para que as carências e necessidades de cada um dos seus atores sejam acolhidas, todos, sem distinção.
13/01/2011 07:49:38


6 Sebastião Carnégie Bacelar Nunes de Carvalho - São Luís/MA
Gostaria de saber mais a respeito dos fóruns de outubro novembro e dezembro/2010 e os que acontecerão em 2011, precisamos informações para hoje, para informações no Projeto Incluir do Ministério da Educação e Cultura. Sebastião Carnégie Mat. UFMA 108798
12/08/2010 14:42:28


7 Mônica Gaboni Silva - São Paulo
Sou educadora e mãe de um adolescente com TDAH. Gostaria de saber mais sobre mecanismos que facilitem a aprendizagem e como avalialos de forma justa. Além de observar meu filho , tenho muitos alunos com este diagnóstico.e após a avaliação escrita, faço uma oral , onde as mesmas questões anteriormente erradas são revisadas e muitas vezes corrigidas pela criança de forma correta . Isto que faço é certo ?Quais os direitos destas crianças com TDAH ?
04/11/2009 16:21:01


8 Selma Aparecida da Costa Vieira - Nova Veneza Goias
Sou mae de uma criança com necessidades especiais, sou aluna de pedagogia pela Universidade Castelo Branco ensino à distância. Gostaria de receber sugestões de atividades pedagogicas a serem desenvolvidas em sala de aula regular. Meu filho tem 9 anos e está matriculado no 3º ano que corresponde a 2° série. Ele tem características de AUTISMO. PARABÉNS PELO SITE.
08/10/2009 16:29:12


9 Cristiana Victoria José - Rio de Janeiro
Gostaria de receber mais informações sobre fóruns nacionais e estaduais, além da programação de vocês ainda em 2009. Atenciosamente Cristiana
26/09/2009 18:30:31


10 marilene pereira dantas - SP
Sou Psic e Pedagoga e atendo cçs com dificuldades que enfrentam muitos problemas nas escolas gostaria de ter notícias s/eventos, resoluções sobre Inclusão... grata marilene
29/04/2009 12:34:44


11 Angela Monroy - Londrina
Sou professora formadora de recursos humanos para a educação especial. Será muito útil receber informações sobre congressos/seminários e legislação , durante o ano de 2009. Parabéns pelo site. Angela
26/12/2008 17:23:08


12 Luci Mara Lundin - Santos
Sou professora de Educação Inclusi no curso de pedagogia da Universidade Santa Cecília de Santos e gostaria de participar das reuniões do fórum, gostaria de saber como devo proceder para tanto. Agradeço e parabens pelo site e trabalho desenvolvido.
16/09/2008 11:12:39


13 MARIA DO SOCORRO LOPES FONSECA - SAO PAULO
Gostaria de receber informaçoes sobre politicas publicas para educaçao inclusiva mais especificamente para portadores de necessidades educacionais auditiva, e, se possivel endereços de unidades escolares onde ocorre inclusao do surdo na sala de aula junto aos alunosnormais. agradeço .
24/08/2008 11:55:08


14 CLAUDIA RIBEIRO DE ARAUJO PAULINO - BRASILIA
Gostaria de receber informações sobre congressos/seminários sobre educação inclusiva a serem realizados neste ano (2008). Agradeço e parabéns pelo site. Cláudia
11/05/2008 23:29:38


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