Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Significação das Palavras - 18/03/2008
A Carga Semântica nas Expressões

Entendemos por semântica, a ciência que estuda o significado das palavras.

Quando analisamos algumas expressões (considerando a concepção e bagagem cultural de cada um), percebemos que há palavras que possuem uma semântica muito intensa, ou seja, com várias possibilidades de interpretações.

É importante frisar que mesmo elas possuindo semelhança na grafia e nos sons, são divergentes no sentido, deixando a diferenciação ser notada apenas pelo contexto em que elas estão envolvidas.

Nesse momento, iremos entender o sentido denotativo e o sentido conotativo de algumas construções.

Dizemos que sentido denotativo é a palavra com sentido real e imutável.

O dicionário é o melhor exemplo, ou seja, definição do significado, sentido literal. Podemos afirmar também, que é a representação mental da palavra tal como está no enunciado. Para exemplificar, pense na palavra “caderno” (folhas de papel sobrepostas) e perceba que tem o mesmo sentido em todo lugar, por isso o sentido denotativo é também universal.

Observe também esse exemplo:

        “Com as minhas mãos exaustas e calejadas, concluirei a construção de minha casa, sinônimo de moradia segura; um quarto com uma cama, uma cozinha e uma sala, assim será o lugar onde descansarei e regozijarei ao findar de um tão árduo dia”.

O sentido denotativo remete nossos pensamentos aos sinônimos, que são palavras que mesmo não possuindo grafia idêntica, são semelhantes em seu significado.

Já o sentido conotativo é figurativo, metafórico e simbólico que podem sugerir várias interpretações. É freqüentemente utilizado para transmitir idéia de depressão, tristeza ou em algumas vezes, até mesmo sentido cômico.

Considere essa oração:

    "Mergulhei em um mar de amargas lágrimas. Lágrimas essas, causadas pela ausência de uma mão amiga que me chame para a superfície segura do amor”. Entre outras expressões, mar de lágrimas, refere-se ao um período de choro intenso.

Mas o sentido conotativo não é apenas figurado, esse sentido é de acordo com o contexto que está sendo expresso, leva em consideração a formação individual do receptor, podendo ter ou não aceitabilidade, sendo de ordem abstrata e subjetiva.

Ditados populares também são exemplos de conotação:

"Santinha de pau oco". Pessoas que possuem boa índole apenas aparentemente, pois antigamente os bandidos utilizavam de imagens ocas de santos para esconderem os produtos do furto.

"Gato escaldado tem medo de água fria". Refere-se aqueles que sofreram algum agravo e sentem-se sensibilizados pelo ocorrido.

"Sem eira nem beira". Ausência de bens ou posses, ou em alguns casos, expressões que não tem sentido lógico.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










7 COMENTÁRIOS

1 ilton - Cubatão
O artigo é bastante explicativo e de fácil aprendizado. Desta forma notase a importância de saber interpretar o momento e a carga semântica das frazes, analisando o contexto em que elas estão inseridas. Parabéns pelo artigo.
03/07/2012 22:02:26


2 larissa - fortaleza
amei, vamos ver o resultado da prova amanha yn
20/06/2010 14:24:31


3 MARIA JOANA - Rio Grande
eu gostei muito deste artigo,principalmente por estar na 7ª série. gostei porque entendi mais do que quando a profª da escola me ensinou. bj
29/04/2009 19:06:44


4 maura - pedra corrida
achom que poderia haver mais palavras soltas tanto no sentido conotativo quanto no denotativo.
10/12/2008 16:17:35


5 Lívia Fernandes - Rio de Janeiro
Parabéns pelo artigo. O texto é bem claro e explicativo.
25/03/2008 11:22:53


6 Groove Forder ;) - SP
Parabéns!! Ótimo artigo!
24/03/2008 14:46:00


7 Walter Giovanni - Belo Horizonte - MG
Gostei muito , ainda mais desses novos dois ultimos ditados populares que naum sabia. Muito importante acompanhar os articos, ainda mais para quem esta querendo fazer concurso, pois esta bem claro. Parabens.
18/03/2008 10:12:16


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.