Logotipo do Planeta Educação

Fazer busca detalhada


placeholder for flash movie

Ensino de Línguas
Aline Tosini Coordenadora e Consultora em Língua Inglesa do Planeta Educação; pós-graduanda em Administração de Empresas pela FGV e graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba.

Tecnologia na Aula de Inglês - 18/02/2008
Learning english with computers, softwares and internet

As etapas normalmente realizadas durante uma aula de inglês como explanação de conteúdos, atividades lúdicas, exercícios escritos e orais podem ser desenvolvidas e aplicadas através da utilização de ferramentas tecnológicas como multimídia, processador de texto e etc.

As metodologias atuais e os métodos áudios-visuais abrem caminho para a introdução de novas ferramentas na sala de aula e cabe ao professor aproveitar a oportunidade e incluir ferramentas digitais na elaboração e prática de atividades, não deixando de focalizar o desenvolvimento das habilidades propostas pela metodologia da escola.

Porque não transferir as atividades pedagógicas aplicadas através da utilização da lousa para arquivos em multimídia refletidos através de um projetor? Que tal a utilização de softwares educacionais de ensino de línguas para estimular a oralidade em sala de aula? Ou mesmo para estudar gramática de forma mais divertida e lúdica?

A Internet favorece a pesquisa e, portanto, não há limites para o uso de ferramentas tecnológicas e para a elaboração de aulas divertidas e dinâmicas. O conteúdo disponível on-line é vasto, porém não deixa de ser necessário e muito importante a avaliação destes materiais, tarefa indispensável para a seleção de conteúdos lingüísticos favoráveis ao ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Os softwares educacionais de línguas e outros elementos visuais e sonoros acompanhados de conteúdos lingüísticos pertinentes apóiam o aprendizado. A aquisição deste tipo de software enriquece os materiais da escola e oferece aos alunos a oportunidade de interação com a língua inglesa através de atividades dinâmicas e muito lúdicas, as quais, certamente estimulam o aprendizado da língua estudada.

O uso da tecnologia na educação favorece o ensino e aprendizado e estimula o interesse do aluno em relação aos conteúdos, no entanto, é importante não excluir as aulas de inglês da era digital e começar a utilizar mais os recursos tecnológicos disponíveis para ensinar a língua inglesa.

Contudo, acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e do mundo não é atitude somente para empresários e grandes empresas, os professores de inglês juntamente com as escolas de idiomas também devem se antecipar às mudanças da sociedade.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










11 COMENTÁRIOS

1 Arthur - Belo Horizonte
Boa materia me ajudou em meu trabalho mt obrigado ^^
26/09/2012 17:41:52


2 wynny -
ADOREI TUDO, AS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE INGLÊS AJUDA BASTANTE.
10/03/2012 14:42:13


3 claudio silva - maceióal
otima materia...
19/09/2011 15:58:40


4 maria claudice - pacatuba
estou precisando de atividades ludicas de ingles, para alunos de ensino fundamental e ou medio,para fazer um trabalho na faculdade e estou precisando de ajuda com urgencia.vcs podem mim ajudar?
10/05/2011 14:03:01


5 Rejane Sales - Simões Filho
Ensino inglês do 6º ao 9º ano antigo de 5ª a 8ª e estou sendo cobrada de atividades ludicas, aulas diferentes. Preciso de uma dica urgente!!! Vocês podem me ajudar?
15/03/2011 07:36:53


6 sayonara Barros Pauferro - Irece
PRECISO DE DICAS PARA AULA DE INGLES, NOMES DE FILMES ETC.. OBREGAGA
21/02/2011 11:12:26


7 Marcela Souza Macêdo Smigura - Santo EstevãoBa
O uso das TIcs e seu avanço na sociedade leva o profissional da educação á busca de novos paradigmas que se distancie da tradicionais formas de aprendizagem, o proferssor deverá estar inserido como o uso das novas tecnologias na sala de aula, como forma de interagir com os alunos,e com o meio que cada vez mais os interessa que é o espaço das tecnologias.
26/06/2009 15:54:55


8 Maraina pereira - Estrela do Sul MG
Preciso de uma Dinâmica para trabalhar a oralidade em lingua inglesa na sala de aula......URGENTE!!! Será que você pode me ajudar? Desde já lhe agradeço!!!
12/03/2009 16:09:52


9 jurema demes - floriano piaui
gostaria de saber como utilizar o computador para ensinar verbos irregulares na disciplina inglês de forma mais divertida ,pois os alunos tem muita dificuldade para aprender obrigada!!!
07/11/2008 10:44:50


10 nirvana nicolato - ubamg
Pesquiso o tema Tecnologia da Educação desde a monografia da graduação. Sou professora de língua inglesa e agora busco melhorar este estudo para a monografia do pós. Gostei muito! Grata!
18/08/2008 23:50:17


11 Erica de Fátima dos Santos Pereira- FK Caçapava - Caçapava
A matéria nos mostra a importância da tecnologia e seus recursos no nosso dia a dia. Crianças se sentem fascinadas com computadores e a possibilidade de unir tecnologia na aula de inglês facilita o aprendizado. Muitas pessoas tem o preconceito de "falar inglês", associando a um país, esquecendo-se que são mais de 100 países que falam o inglês. Mostrar à criança a parte prazerosa de se aprender um idioma é muito gratificante. Amplia horizontes, desperta-se curiosidade e proporciona cultura.
20/02/2008 16:10:19


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.